Representantes da Comissão de Sustentabilidade da CMA visitam cooperativa para alinhar recolhimento de material reciclável

por Texto: Camila Farias - Agência CMA — publicado 22/05/2024 13h29, última modificação 22/05/2024 13h29

Nesta quarta-feira (22/05), representantes da Comissão que é responsável pelo Plano de Logística Sustentável realizaram uma visita à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), no bairro Santa Maria. A assessoria do vereador Breno Garibalde também esteve presente

A finalidade da visita foi conhecer o espaço da cooperativa e discutir parcerias quanto ao recolhimento dos resíduos recicláveis da Câmara de Aracaju. Segundo Verena Dalton, presidente da Comissão, “a visita foi bastante proveitosa tanto para conhecer o incrível trabalho realizado pela cooperativa quanto para nos atualizar a respeito dos materiais com os quais eles têm trabalhado e os principais desafios enfrentados”, explica.

Além disso, Verena destacou que foi possível estabelecer um diálogo para acertar a regularidade do recolhimento de material reciclável separado na sede parlamentar. Em 2023, foram realizadas 03 coletas pela cooperativa e em 2024, a previsão é que ocorram 12 coletas.

Relembre o acordo
Em 2023, a CMA deu seus primeiros passos para a implementação da coleta seletiva, firmando acordo de cooperação com a CARE, uma cooperativa formada por pessoas físicas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Esse acordo prevê que se separe e se destine materiais recicláveis e inservíveis, em conformidade com a licença de operação da cooperativa. O intuito do acordo, além da destinação dos resíduos sólidos da CMA para reciclagem ou para logística reversa, é contribuir com o fortalecimento do digno trabalho coletivo dessa entidade social e de organizações com visões semelhantes.