Plano de Gestão de Logística Sustentável da CMA promove qualidade de vida no ambiente de trabalho
Ações estão sendo implementadas e desenvolvidas intersetorialmente
No Brasil, de acordo com a legislação trabalhista, a carga semanal de trabalho pode chegar a 44 horas. Considerando que uma semana tem 168 horas, é possível que 26,19% delas sejam passadas no ambiente de trabalho. Por este motivo, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entende que o espaço laboral é fundamental na promoção da qualidade de vida, bem-estar, saúde e segurança dos servidores.
PLS e Qualidade de Vida no Trabalho
O tópico “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho” está presente no 1º eixo temático do PLS e está vinculado ao 3° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades”.
A presidente da comissão gestora do PLS, a analista administrativa Verena Dalton, explica que ações nesse sentido estão sendo articuladas de maneira intersetorial na Câmara Municipal de Aracaju, especificamente pelos setores de Saúde Funcional, Divisão de Gestão de Pessoas, Setor de Promoção Social e Setor de Segurança no Trabalho. “Na CMA, há unidades organizacionais que rotineiramente se dedicam a cuidar dos servidores e colaboradores. Portanto, faz sentido buscar fortalecer a atuação delas para promover a qualidade de vida no trabalho. Este conceito envolve âmbitos plurais e complexos da vida humana, como saúde, segurança, fatores sociais e econômicos, entre outros. Desta forma, a colaboração multiprofissional parece ser uma abordagem mais apropriada para alcançar melhores resultados”, declarou Verena.
A enfermeira Maiara Simões, do setor de Saúde Funcional da CMA, destaca as ações que estão sendo planejadas e implementadas pela unidade a fim de garantir a saúde dos servidores da Casa Legislativa. “Uma das estratégias do Eixo de Qualidade de Vida no Trabalho foi elaborar um calendário anual de atividades. Nesse calendário, foram traçadas atividades que têm um setor principal como responsável e os demais funcionam como coadjuvantes. Para 2024, o setor de Saúde Funcional desenvolverá ações voltadas à prevenção e promoção da saúde, incluindo campanhas de vacinação, testagem de doenças transmissíveis e combate ao câncer de mama e de próstata. Além disso, o setor servirá de retaguarda para as demais atividades executadas pelos demais componentes do Eixo de Qualidade de Vida no Trabalho”. Segundo a enfermeira, as ações visam reduzir a incidência de doenças transmissíveis e não transmissíveis e instituir o tratamento precoce das doenças diagnosticadas.
A assistente administrativa da Divisão de Recursos Humanos da CMA, Anna Carolline, conta que a principal tarefa da área, dentro do eixo de qualidade de vida no trabalho, é a construção e compartilhamento de um banco de dados com informações dos servidores. “Elas possibilitarão a execução de atividades pelos demais setores componentes do mesmo eixo: Saúde Funcional/Setor Médico, Promoção Social e Segurança no Trabalho”, disse. “Podemos perceber que se trata de uma função de base, que serve de ponto de partida para as próximas etapas a serem desenvolvidas. É importante frisar que os dados que possam vir a ser compartilhados futuramente - pois ainda estamos em estudo quanto ao modo adequado de transmissão - terão avaliadas a real necessidade para as propostas dos setores”, pontuou.
No setor de Promoção Social da Câmara Municipal de Aracaju são realizadas atividades voltadas ao bem-estar dos servidores da Casa. Para Patrícia Matos, coordenadora do setor na CMA, a saúde mental e física devem estar aliadas para uma boa qualidade de vida. “Para concretização disso, dispomos de profissionais da área de nutrição e psicologia. São realizados atendimentos, avaliações e campanhas com nossa nutricionista; além de acolhimento, orientações e encaminhamentos com nossa psicóloga. Realizamos intermediações de interesses e necessidades dos servidores junto a órgãos externos competentes de serviço de saúde e assistência", disse Patrícia Matos.
Ela também explicou como é feito o trabalho intersetorial do setor de Promoção com as demais unidades da CMA. “Criamos e gerenciamos um banco de dados com informações de contato dos servidores que utilizamos para, por exemplo, ao identificar riscos ou ocorrências de acidentes de trabalho, contatar o setor de Segurança do Trabalho; ao identificar riscos ou ocorrências de urgência em saúde, contatar o setor de Saúde Funcional; bem como contatar o contato de emergência fornecido pelo servidor em caso de necessidade”.
Segundo a assistente social, como o Plano de Logística Sustentável é recente, novos projetos estão em fase de delineamento. O PLS entrou em vigor no dia 05 de abril de 2024.
Números
Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2023, o Brasil ficou na 10ª posição no ranking dos países com maior carga horária de trabalho, com uma média de 39,5 horas por semana. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que o país com maior carga horária semanal média é o Butão, com 54,4 horas semanais. A menor média é de Vanuatu, na Oceania, que tem jornada média de 24,7 horas semanais, pouco mais de 4 horas, se considerada uma semana de trabalho de 6 dias.