Comissão gestora do Plano Sustentável da CMA se reune para discutir resultados e melhorias

por Por Camila Farias — publicado 14/05/2024 13h18, última modificação 14/05/2024 13h18

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (14/05), a Comissão gestora responsável pelo Plano de Sustentabilidade da Câmara de Aracaju se reuniu para discutir sobre o andamento e monitoramento das ações ambientais que estão sendo realizadas na Casa Parlamentar, assim como discutir com os setores envolvidos, destacar as ações de comunicação que estão ocorrendo e definir as próximas atividades até junho.

A comissão é composta por 8 pessoas de setores como comunicação, diretoria administrativa, promoção social, Superintendência de relações institucionais e Superintendência executiva. O vereador Breno Garibalde também integra a Comissão.

Segundo Breno, é satisfatório ver que os trabalhos ligados à sustentabilidade estão ocorrendo. “Nós avaliamos os números e percebemos os avanços que a Casa Parlamentar tem tido. Estamos focados, por exemplo, na redução do uso do papel e do copo plástico, com a finalidade de desenvolver um consumo consciente de todos”, explica.

Werden, que atua na equipe de Comunicação da CMA, explicou que durante a reunião foi possível analisar os resultados. “Vimos o que tem sido economizado em termos de energia e água, os setores que ainda estão utilizando muito papel para imprimir, dentre outros. Realizar esse levantamento é importante porque permite um diálogo com os setores, o que traz melhorias”.

Além disso, Werden também ressaltou que a Comissão está sendo reestruturada, expandindo o número de pessoas envolvidas. “Isso é importante para que haja maior capilaridade das ações e um retorno maior”, pontuou.

Alguns resultados
O total de copos descartáveis utilizados em todos os endereços da CMA, que além da Sede possui dois prédios anexos e a Escola do Legislativo, foi de 20.800 copos (água e café) no primeiro bimestre de 2023. O total do primeiro bimestre de 2024 foi de 18.200. O que significa uma redução de 12,5% no consumo do item.

Em relação ao uso de papel, Verena Dalton, que é presidente da Comissão, destacou que “felizmente, já observamos uma queda significativa na demanda por papel A4 no Almoxarifado, em comparação aos anos anteriores. E que, se considerarmos os últimos 3 meses do ano passado, quando já havíamos dado início à campanha CMA Sustentável (lançada em meados de outubro) e compararmos ao mesmo período de 2022, nossa demanda mensal média de papel A4 caiu de 21.000 folhas para cerca de 8.666. Isso representa uma redução de mais de 58%”.

Já em relação ao uso da água em torneiras, descargas e pias, por exemplo, a equipe ressaltou que a meta anual da instituição é reduzir 5% do consumo.