Câmara Municipal de Aracaju adota ações para estimular consumo consciente
No ambiente de trabalho, a pausa para o café é “sagrada” para muitos. Beber água, no entanto, é essencial a todos. Em instituições públicas e privadas, o consumo tanto da água quanto do café está associado ao uso de copos descartáveis, justificado por uma duvidosa questão de praticidade.
Em órgãos como a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), constituída por um número de servidores superior à centena, somente contabilizando os efetivos, o impacto do consumo dos descartáveis é significativo não apenas para os cofres públicos, mas principalmente para o meio ambiente. De acordo com pesquisadores, um copo descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza.
A lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias que são prejudiciais à saúde humana. Além disso, a fauna marinha, particularmente, tem sofrido os impactos dessa grande quantidade de plásticos. Espécies como as tartarugas marinhas acabam ingerindo esses materiais, o que pode resultar até na morte dos animais.
CMA Sustentável
Atenta à questão ambiental, a Câmara Municipal de Aracaju efetivou, em 05 de abril deste ano, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), que visa solucionar as problemáticas mais urgentes da Casa legislativa no que diz respeito à sustentabilidade e ao consumo consciente.
Ações como uso da água, gestão de resíduos, qualidade de vida e educação para a sustentabilidade estão sendo implementadas no parlamento Aracajuano. As medidas estão inseridas dentre os quatro eixos temáticos e oito matrizes que compõem o documento, cada uma delas relacionadas a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O primeiro eixo temático do PLS da CMA está ligado ao ODS Nº 12, que objetiva “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Ele é o eixo mais extenso e envolve os seguintes assuntos: compras, contratações e usos sustentáveis de recursos; com os tópicos a) material de consumo, compreendendo papel para impressão e copos descartáveis. E esse último item, de acordo com o PLS, é um dos insumos que mais geram desperdícios.
Números
Em 2022, foram utilizados 1.453 pacotes de copos descartáveis na Câmara Municipal de Aracaju. Em 2023, esse número saltou para 1.574. O objetivo para os 12 meses seguintes é alcançar uma redução em 5% na média anual desse consumo por meio de medidas como “acompanhamento do consumo mensal de pacotes de copos descartáveis, adoção de novos procedimentos de oferta de água e café no Plenário e aquisição e distribuição de garrafas reutilizáveis”. De acordo com a média de consumo dos últimos dois anos, o atual estoque de pacotes de copos descartáveis para água (200ml) e café (50ml) pode durar por mais de 6 meses. A meta é alongar esse período.
Resultados
As iniciativas adotadas para estimular o consumo consciente começam a dar bons frutos. O total de copos descartáveis utilizados em todos os endereços da CMA, que além da Sede possui dois prédios anexos e a Escola do Legislativo, foi de 20.800 copos (água e café) no primeiro bimestre de 2023. O total do primeiro bimestre de 2024 foi de 18.200. O que significa uma redução de 12,5% no consumo do item. No mesmo período (janeiro e fevereiro) de 2022, 24.500 copos foram consumidos. A redução em 2023 foi de cerca de 15%. E a redução de 2024, em comparação a 2022, é de 25,7%.
Comissão Gestora
A presidenta da Comissão Gestora do PLS, Verena Dalton, explica que o Plano é uma iniciativa pioneira que visa orientar o Poder Legislativo aracajuano em direção a padrões de eficiência de gastos públicos e de responsabilidade socioambiental. Segundo a presidente da comissão, as ações têm se pautado por intermédio de analises de dados junto às unidades da CMA.
“Nosso histórico de consumo foi feito a partir de um levantamento de informações junto à Diretoria Administrativa. Verificou-se, com a ajuda do setor de Almoxarifado, a quantidade de copos descartáveis demandada a eles, ao longo de 2022 e 2023, mês a mês, tal como foi feito de outros materiais de consumo. Eles geraram um relatório com o número de pacotes com 100 unidades de copos - tanto os maiores, para água, quanto os copos pequenos, para café, entregues para cada um dos prédios da CMA. Faremos o monitoramento das nossas metas de sustentabilidade, comparando as quantidades distribuídas nesse período anterior à Campanha CMA Sustentável e ao início das ações do PLS com as quantidades distribuídas mensalmente ao longo deste ano de 2024”, disse Verena.
A assistente Administrativa do Almoxarifado, Tamires Silva Barbosa, é uma das responsáveis por monitorar os gastos com itens de expediente na CMA. A servidora conta como é conduzido o trabalho em parceria com a comissão do PLS.
“Nosso setor fica responsável pelo controle do material, pela entrada e saída. Recebemos e fazemos a distribuição. A partir disso nós elaboramos um relatório mensal que é enviado para a comissão do PLS sobre o consumo por cada setor e prédio da CMA, para tentar controlar a saída desses materiais e dessa forma achar a melhor forma de reduzir o consumo”.
Servidores da CMA e o PLS
A diretora administrativa da CMA, Givanilde dos Santos, destacou o envolvimento dos servidores da Casa na implementação do PLS. A gestora lembrou que a iniciativa teve origem em capacitação promovida na Escola do Legislativo.
“O Plano de Gestão de Logística Sustentável é fruto de um longo trabalho desenvolvido por servidores da Câmara Municipal de Aracaju, tendo iniciado logo após a realização da Oficina de Gestão Pública Sustentável, ofertada por nossa Escola do Legislativo, em parceria com o Interlegis. Dentre os vários eixos temáticos presentes no referido Plano, estamos trabalhando com o item Material de consumo, que engloba um grande desafio: ‘reduzir o consumo geral de copos descartáveis na instituição, substituindo-os parcialmente por itens reutilizáveis’. Para isso, buscamos adquirir copos com material que cause menos impacto ao meio ambiente e realizar campanhas de conscientização aos servidores para adotar copos ou garrafas de uso individual. Assim sendo, é de suma importância o envolvimento de todos os colaboradores desta Casa Legislativa para que possamos alcançar essa meta”.
Atitudes Sustentáveis
No Setor Legislativo da CMA, boas práticas ambientais e atitudes de consumo consciente já podem ser vistas. No posto de trabalho da analista legislativa, Stefany Kivia, a garrafa reutilizável de água está presente.
“Desde o primeiro dia aqui na Câmara, eu já trouxe a minha garrafa para usar diariamente. Em 2024, é inadmissível o uso diário de copos descartáveis no ambiente de trabalho, em que o acesso à água é mais fácil e onde a temos em disponibilidade. Desde sempre uso a garrafa e quando consumo café, utilizo minha xicara que fica aqui no armário", afirmou Stefany.
Para Ruan de Freitas Teixeira, que também é analista legislativo na CMA “o cotidiano do serviço público é repleto de desafios, entre eles está o uso consciente dos recursos. Reduzir de forma eficiente o consumo de recursos naturais é uma tarefa necessária, por exemplo, eliminando o uso de descartáveis, substituindo-os por garrafas e canecas pessoais, é uma maneira de contribuir para uma Administração pública mais consciente e eficiente, a população apoia e o planeta agradece”.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
São 17 ODS formulados para estimular ações em cinco áreas, chamadas de “5 P’s”: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. Eles constituem um compromisso internacional assumido pelo Brasil com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e de promover universalmente o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental. Esses ODS foram os pilares para construção do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Câmara Municipal de Aracaju.