Procuradoria da Mulher da CMA participa de reunião em delegacia especializada em violência contra a mulher
Nesta quarta-feira (03/04), as integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju realizaram uma reunião na Delegacia responsável pelo Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), com o objetivo de firmar parcerias e conhecer o fluxo de trabalho. Participaram da ação a Dra. Mariana Diniz, diretora do DAGV, Dra. Meire Mansuet , delegada de combate ao racismo, homotransfobia e intolerância religiosa, a Dra. Marília Miranda, Dra. Flávia Félix, Dra. Lara Schuster, delegadas da mulher, e o Dr. Paulo Márcio, delegado de atendimento ao idoso e pessoa com deficiência.
A advogada e integrante da Procuradoria da Mulher, Vanessa Reillane, explicou que essa reunião foi importante para o entendimento a respeito dos grupos de atendimento. “Visitar uma instituição especializada em mulheres, idosos, pessoas com deficiência e LGBT foi essencial para fazermos essa troca de conhecimento. Dessa forma, ficamos à disposição para dar diversas orientações às mulheres que vão além da esfera criminal. Esperamos com essa parceria que haja um fortalecimento dos serviços oferecidos às mulheres”, destacou.
A psicóloga Carol Almeida destacou que “reuniões como essa são importantes porque precisamos ter o contato com a rede e os serviços que são realizados pelas instituições. Isso contribui para uma melhora na orientação do nosso trabalho, assim como um avanço nos atendimentos”, pontuou.
A assistente social, Viviane Sarmento reforçou que “essa é mais uma porta a que tivemos acesso para ficar informada sobre o fluxo de atendimento à mulher, que é vítima de violência. Foi possível nos somar nessa parceria, que, sem dúvidas, fortalecerá nosso atendimento”.
A Diretora do DAGV, Dra. Mariana Diniz, pontuou que a reunião foi “bastante proveitosa. Conseguimos trocar ideias, mostrar o funcionamento do nosso departamento, sobretudo, no que envolve a violência doméstica e sexual contra a mulher. É sempre bom estreitarmos os laços com os parceiros. Estamos felizes em saber que a Câmara de vereadores está com um grupo de profissionais capacitado para prestar o apoio jurídico e psicossocial para as mulheres. Isso fortalece ainda mais a nossa rede de proteção”, finalizou.
Conheça a Procuradoria da Mulher (CMA)
Em março de 2024, a Câmara Municipal de Aracaju inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher " Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social serão oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180.
A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.
A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Corrêa, Sheyla Galba e Sonia Meire.