Integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju visitam Hospital São José

por Agência CMA — publicado 06/03/2025 12h40, última modificação 06/03/2025 12h40
Unidade hospitalar filantrópica recebeu recursos destinados pela CMA por meio de emendas parlamentares
Integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju visitam Hospital São José

Foto: Débora Melo

Nesta terça-feira, 25 de fevereiro, integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) visitaram o Hospital São José - no bairro Industrial, para conhecer as instalações da instituição, as atividades desenvolvidas na unidade hospitalar e discutirem parcerias para futuras ações.

Na oportunidade, a coordenadora jurídica do Hospital São José, Carolina Teixeira, destacou as emendas impositivas enviadas pela CMA à instituição, que estão sendo utilizadas para compra de equipamentos e ampliação de estruturas de atendimento.

“Precisamos superar as nossas dificuldades e contamos com o apoio do nosso Parlamento para avançarmos, especialmente pela iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Ricardo Vasconcelos, de trazer para as instituições filantrópicas o Instituto das Emendas Participativas. Isso vai permitir, por exemplo, que, no nosso serviço de saúde mental, tenhamos um espaço exclusivo destinado para acolhimento de mulheres vítimas. Então, tanto a visita é extremamente importante para que a procuradoria conheça a realidade da nossa instituição, mas também a gente reforça a importância das emendas parlamentares e municipais, que contribuem muito com o fortalecimento e ampliação dos serviços e a otimização também da nossa estrutura para acolher quem mais precisa”, afirmou Carolina Teixeira.

A advogada da Procuradoria da CMA, Vanessa Reillane, falou sobre o trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. Segundo ela, é importante que a população conheça a legislação vigente a  fim de salvaguardar direitos.

“Recentemente, fizemos um levantamento das leis voltadas para as mulheres, que já foram editadas ao longo do tempo. A sociedade precisa conhecer dessas leis. Muitas delas são editadas e os usuários finais não têm conhecimento. Então está aqui também como um foco, um objetivo da gente atravessar os espaços para apresentar para as mulheres e para a sociedade, em geral, quais são as leis que nós temos.  Somente tendo ciência dos seus direitos é que você vai poder reivindicá-los. Queremos levar conscientização, levar movimentos e ações através de palestras, através de círculos, através de reuniões, através de debates, de conscientização, tanto que nós temos já editado, enquanto lei, quanto de políticas preventivas”.

A psicóloga da Procuradoria da Mulher, Ana Karoliny, ressaltou a atenção à saúde mental das mulheres encaminhadas à unidade hospitalar.

“Hoje, essa visita ao Hospital São José é para observar como está sendo esse atendimento psiquiátrico. Muitas vezes essas mulheres têm uma vulnerabilidade maior, apresentam um sofrimento psíquico mais grave, mais persistente. Então, é importante conhecer como elas estão sendo acolhidas, como elas estão sendo cuidadas aqui e como nós podemos fortalecer esses laços para trabalhar cada vez mais de forma humanizada, de forma cuidadosa, respeitando todos os direitos dessas mulheres”.

Procuradoria da Mulher 

É um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política e encaminhar aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado. A Procuradoria da Mulher pode receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes; assim como fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju, que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias; firmar parcerias nacionais e internacionais, além de promover pesquisas,  palestras e estudos sobre violência e discriminação. 

Serviços 

O órgão conta com atendimento de assistentes sociais, jurídico e de psicologia.