Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Seu Marcos participa de feijoada em comemoração aos 55 anos do Externato São Francisco de Assis

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2019 15h33, última modificação 13/05/2019 15h33
Seu Marcos participa de feijoada em comemoração aos 55 anos do Externato São Francisco de Assis

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Seu Marcos (PHS) participou na tarde de sábado, 11, da feijoada beneficente em comemoração aos 55 anos do Externato São Francisco de Assis, situado no Bairro Suissa. Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para conhecer as instalações e o funcionamento da instituição. Seu Marcos também teve a oportunidade de conversar com as mães das crianças assistidas pelo projeto.

O Externato foi fundado em 1964 e é dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. Este ano, a obra completa 55 anos. “Que trabalho lindo que as irmãs realizam em Aracaju. A garra da Irmã Mabel, da irmã Mônica e demais franciscanas é admirável. Estou emocionado de poder me somar com a causa e pela confiança a mim depositada”, disse o parlamentar.

O Externato São Francisco de Assis (ESFA) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área social, atendendo crianças de famílias carentes e/ou em situação de vulnerabilidade. Atualmente, aproximadamente 100 crianças são atendidas, na faixa etária de 3 a 10 anos, com aulas de informática, reforço escolar, capoeira e música.

Jogo idealizado por Lucas Aribé ensina como deixar as calçadas livres de obstáculos

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2019 16h20, última modificação 13/05/2019 16h20
Jogo idealizado por Lucas Aribé ensina como deixar as calçadas livres de obstáculos

Foto: Assessoria do parlamentar

A Campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude” iniciou esta semana com um importante passo rumo à conscientização da população aracajuana. Começou nesta segunda-feira, 13, a distribuição de um jogo educativo nas escolas das redes pública e privada de Aracaju.

“A intenção é que as crianças tornem-se multiplicadoras dessa mensagem de cidadania que estamos disseminando através da campanha e que elas aprendam desde cedo as práticas que permitem o livre caminhar de todos pelas calçadas da cidade”, explicou o idealizador do jogo, o vereador Lucas Aribé (PSB). Ele ressaltou ainda que três mil cópias do jogo serão distribuídas e as unidades de ensino poderão ter acesso ao material para reprodução.

O tabuleiro simula uma cidade e, ao circular pelas calçadas, cada jogador vai se deparando com situações que impedem a passagem de quem anda a pé. Ele avança a medida em que essas barreiras são eliminadas. A coordenadora pedagógica de uma das primeiras instituições a receber a visita, Elisângela Dantas, valorizou a proposta da campanha. “Trabalhamos com metodologias ativas de forma que nosso aluno realmente seja protagonista do conhecimento e esse tipo de jogos os ajuda a desenvolver essa habilidade”, disse.

A campanha das calçadas é uma mobilização do gabinete do vereador Lucas Aribé em prol de uma Aracaju mais acessível. “A nossa caravana da acessibilidade está percorrendo vários bairros e não é difícil se deparar com passeios obstruídos, mas acreditamos que estamos no caminho certo e através do diálogo a nossa sociedade vai compreender que o respeito ao direito de ir e vir do próximo é um exercício de cidadania que deve ser aplicado diariamente”, destacou o parlamentar.

Escola do Legislativo inicia aulas do curso de Licitações e Contratos Públicos

por Danilo Cardoso — publicado 14/05/2019 09h34, última modificação 14/05/2019 09h34
Escola do Legislativo inicia aulas do curso de Licitações e Contratos Públicos

Foto: Heribaldo Martins

Com carga horária de 20 horas, foi iniciado nesta segunda-feira, 13, a nova turma do curso de Licitações e Contratos Públicos promovido pela Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto Lima, vinculada a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD), levou as boas vindas aos alunos que terão uma semana de aprendizado do conteúdo.

A unidade de ensino tem como objetivo capacitar os servidores e assessores da Casa Legislativa para assim oferecer um melhor atendimento ao público. Os cursos são gratuitos e também estão abertos para toda sociedade civil que busca aprimorar conhecimento e aprender sobre um novo tema.

O presidente da CMA ficou feliz ao presenciar a sala lotada de estudantes que buscam conhecimento e qualificação. “É com muito alegria que a Câmara oferece curso não só para servidores da Casa, mas também para as pessoas que buscam conhecimento. Aqui nesta sala tem servidores públicos, advogados, administradores, contadores e concurseiros QUE querem aprender e se aperfeiçoar em uma área e fico feliz em saber que a Escola está sendo bem requisitada”, declarou Nitinho.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, esta é uma oportunidade dos servidores e da população se aprofundarem sobre o tema. “O curso de Licitações e Contratos Administrativos traz para o servidor a amplitude do conhecimento já que todas as entidades da esfera pública são obrigadas a realizar o processo licitatório para aquisição de bens ou serviços. Este curso qualificam não só os servidores, como também todos aqueles que querem trabalhar na área”.

Visando adquirir conhecimentos para prestar concurso público, a personal trainer Gessyka Lutielle ficou sabendo do curso pelas redes sociais e prontamente elogiou a iniciativa da escola em abrir o curso para toda a população. “Comecei a estudar para concursos públicos e sei que conhecimento é poder, por isso estou sempre buscando mais conhecimento para melhorar, já que pretendo ser uma servidora pública”.

Armando Batalha Junior comemora lançamento do programa Patrulha Maria da Penha em Aracaju

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 10h35, última modificação 14/05/2019 10h35
Armando Batalha Junior comemora lançamento do programa Patrulha Maria da Penha em Aracaju

Foto: César de Oliveira

Nesta terça-feira,  14, o vereador Armando Batalha Junior (Cidadania) abriu os trabalhos legislativos comemorando o lançamento do programa Patrulha Maria da Penha, cujo objetivo é dar assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e que receberam medidas protetivas de urgência, previstas na Lei 11.340/2006, a famosa Lei Maria da Penha.

O projeto será executado pela prefeitura de Aracaju em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe. “Toda ação que visa reduzir a violência contra a mulher merece aplausos. Por isso, parabenizo a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira e também do presidente do TJ, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho”, elogia o vereador.

Advogado criminalista, Armando Batalha Junior é um crítico defensor de novas políticas públicas que possam oferecer um melhor acompanhamento às mulheres que sofrem violência dentro de casa. “Não basta apenas afastar o agressor da vítima, é necessário ofertar uma assistência social para essas mulheres. Aconselhar, conversar, dialogar e principalmente escutá-las. A missão parece complexa, mas não é. Basta boa vontade como esta iniciativa parceria dos poderes executivo e judiciário”, destaca o vereador.

Criada pela Lei Municipal nº 4.480, de 8 de maio de 2017, o programa funcionará como grupamento da Guarda Municipal de Aracaju e vai atuar no cumprimento da ordem judicial e evitar a reincidência dos atos abusivos, bem como garantir o encaminhamento das vítimas aos serviços sociais existentes na capital sergipana.

Bigode do Santa Maria agradece àqueles que contribuem à Aracaju

por Equipe CMA — publicado 14/05/2019 11h13, última modificação 14/05/2019 11h13
Bigode do Santa Maria agradece àqueles que contribuem à Aracaju

Foto: César de Oliveira

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) ocupou a Tribuna no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 14, para agradecer à secretaria de Inclusão Social por realizar palestra educativa no bairro Santa Maria. O parlamentar aproveitou a oportunidade também para reverenciar o ex-governador do Estado Jackson Barreto e presidente da Emurb por atender sempre que os solicitam.

“Eu sempre agradeço às pessoas que sempre nos ajudam a levar conhecimento àquela região; é muito importante sempre reconhecer e elogiar aqueles que merecem”, agradeceu Bigode.

Bigode também ressaltou o empenho do ex-governador Jackson Barreto e ao presidente da Emurb. Segundo o parlamentar, ambos cumprem seus papeis com total dedicação. “Sempre que solicito algum pedido, que sirva de interesse ao povo do Santa Maria, região pobre de Aracaju, eles fazem tudo que estão aos seus alcances. Tudo pelo melhor atendimento à sociedade”, completou.

Valorização das quadrilhas juninas em Aracaju é tema de Tribuna Livre

por Fernanda Sales — publicado 14/05/2019 11h57, última modificação 14/05/2019 11h57
Valorização das quadrilhas juninas em Aracaju é tema de Tribuna Livre

Foto: César de Oliveira

A Valorização das Quadrilhas Juninas em Aracaju foi o tema da Tribuna Livre desta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, Sérgio Luís, discursou sobre o movimento junino e solicitou apoio dos vereadores para captação de recursos de incentivo à cultura para as quadrilhas juninas da capital.

De acordo com o presidente Sérgio Luís, existem leis de incentivo à cultura no município de Aracaju, mas as quadrilhas juninas não estão sendo contempladas. “Infelizmente, falta compromisso com as nossas quadrilhas. Já tivemos 60 quadrilhas juninas no Estado e agora só temos dez. O custo de uma quadrilha é de 70 a 150 mil reais e a cada ano fica mais difícil manter uma quadrilha”, explicou.

Ainda durante seu discurso, Sérgio Luís solicitou a colaboração dos vereadores e agradeceu ao vereador Cabo Didi, por ter solicitado o tema para a Tribuna Livre. “Obrigado Cabo Didi por reconhecer nossas dificuldades e por me dar essa oportunidade de falar aqui. O que nosso movimento pede é que os vereadores busquem uma maneira de ajudar as nossas quadrilhas. Analisem com carinho essa situação e, quando forem votar o orçamento no final do ano, convide o movimento junino para discutir orçamento para a cultura. O mês de junho está se aproximando, todos os eventos solicitam uma quadrilha junina, e porque não ajudar as quadrilhas juninas?”, frisou o orador da Tribuna, destacando ainda que em outros municípios do estado as prefeituras incentivam as quadrilhas com recursos de 60 a 70 mil reais. “Se os outros municípios conseguem, por que Aracaju não pode conseguir?”, questionou.

O vereador Cabo Didi (Sem partido) enfatizou o apoio ao movimento com a realização dessa tribuna e pediu ajuda aos parlamentares da Casa. “Muitos estados valorizam as suas culturas. É preciso valorizar as nossas tradições. Antigamente, Sergipe era considerado o estado do forró, hoje em dia ninguém fala mais nisso. Outro destaque para as quadrilhas é que leva muitos jovens para a cultura e tira esse tempo ocioso dos jovens que poderia estar no mundo das drogas”, destacou o parlamentar.

Para o vereador Lucas Aribé (PSB), é lamentável o descaso dos órgãos públicos com a cultura junina. “Quadrilha é algo que contagia, que anima as escolas e vários eventos durante o mês de junho. O poder público não poder dar as costas para essas tradições que agradam o povo. A ex-vereadora Lucimara Passos colocou emendas na LOA para a prefeitura ajudar as quadrilhas juninas. É preciso mais apoio e patrocínio para manter as quadrilhas em Sergipe. O valor para ajudar as quadrilhas não vai quebrar a gestão” , enfatizou.

Américo de Deus (Rede) comentou durante a Tribuna da sua luta para valorizar essa tradição cultural. “Em vários momentos utilizei essa Tribuna para pedir apoio às quadrilhas. Essa visão míope da prefeitura e do estado de Sergipe está acabando com as quadrilhas. Espero que no orçamento de 2020 tenham recursos do Ministério da Cultura destinados para as quadrilhas. Nós, como vereadores, precisamos cobrar isso, pois quadrilha é cultura, é tradição”.

“Lamentavelmente é preciso de uma tribuna livre para se dizer o óbvio. Era preciso mais valorização da cultura em Sergipe. Percebo que o atleta, o músico e a cultura em geral, inclusive as quadrilhas, vivem se humilhando. É lamentável o não comprometimento da gestão em incentivar a cultura”, disse Emília Corrêa (Patriota).

Elber Batalha (PSB) sugeriu que o tema também fosse discutido em sessão especial e falou sobre as dificuldades das quadrilhas. “A visão do Ministério Público com relação à quadrilha junina dificulta a realização de premiações. Quadrilha junina é uma manifestação cultural e o MP não libera premiação para todas as quadrilhas participantes. Para o MP, durante as competições é necessário haver concurso e selecionar apenas as vencedoras. Já fui secretário de cultura e sentir essa dificuldade. Por isso vamos fazer uma sessão especial, chamar o Ministério Público e órgãos competentes para discutirmos o tema”, finalizou o parlamentar.

Moradores do bairro Jabotiana encaminham solicitação ao vereador Juvêncio Oliveira

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 11h45, última modificação 14/05/2019 11h45
Moradores do bairro Jabotiana encaminham solicitação ao vereador Juvêncio Oliveira

Foto: César de Oliveira

O bairro Jabotiana tem sido pauta constante nos órgãos públicos municipais, uma vez que os conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia estão passando por obras contínuas. Procurado por moradores da região, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) propositura de número 1308/2019, a ser encaminhada para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

A indicação, que solicita com urgência o serviço de tapa-buracos na Avenida Cezartina Regis, trecho também conhecido como Avenida principal do Sol Nascente, foi pautada por moradores e também, comerciantes do conjunto, assim como frisa o vereador Juvêncio. “O bairro Jabotiana é representado por cidadãos muito ativos, observadores e impulsionadores de melhorias, agradeço cada conversa, pois onde existe diálogo, existe solução”, pontua.

Para a moradora e também proprietária de um salão de beleza do conjunto, Rebeca Gois, o conjunto não deve ser mais considerado apenas residencial. “Vimos este conjunto crescer, hoje o comércio toma conta do local e a cada dia de movimento, mais buracos surgem, mais carros são danificados e mais pedestres têm que escalar para conseguir caminhar por aqui. Juvêncio sempre nos ouviu e correu atrás para resolver nossas necessidades, acredito que teremos voz junto à prefeitura de Aracaju”, declara a moradora e comerciante.

Pastor Alves diz estar preocupado com possível fechamento da Rádio Comércio

por Equipe CMA — publicado 14/05/2019 11h49, última modificação 14/05/2019 11h49
Pastor Alves diz estar preocupado com possível fechamento da Rádio Comércio

Foto: César de Oliveira

O vereador Pastor Alves (PRB) ocupou a Tribuna no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 14, para fazer um apelo à iniciativa privada e ao setor público para que deem mais atenção à Rádio Comércio, que pode ser fechada por falta de investimentos e recursos.

O parlamentar disse estar preocupado porque a Rádio Comércio pode fechar a qualquer momento por conta da falta de interesse de alguns setores. “A Rádio Comércio presta um grande serviço à população. Eu queria pedir ao deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), aos presidentes desta casa e da Assembleia Legislativa e ao Fecomércio, que invistam na rádio, que só contribui para o comércio do estado”, ressaltou o camarista.

De acordo ainda com o vereador, a Rádio Comércio presta serviço fundamental à Sergipe, além de gerar empregos. “A Rádio Comércio contribui muito para o comércio de Sergipe, que é muito grande, são poucos municípios e poucas capitais que têm um comércio tão forte quanto o nosso. Deixo aqui meu apelo para debater e salvar a rádio” finalizou o Pastor.

Verba de R$ 3 milhões para festejos juninos anima vereador Armando Batalha Junior

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 13h26, última modificação 14/05/2019 13h26
Verba de R$ 3 milhões para festejos juninos anima vereador Armando Batalha Junior

Foto: César de Oliveira

A notícia da liberação de uma verba na ordem de R$ 3 milhões para promover os festejos juninos na capital e em outras cidades sergipanas ganhou repercussão na Câmara Municipal de Aracaju. O vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) afirmou que é importante valorizar a cultura local e manter viva a tradição junina em Sergipe. “Quando fiquei sabendo que o deputado federal Fábio Mitidieri conseguiu esse recurso, entrei em contato imediatamente para parabenizá-lo. Aproveitei para estender os elogios no plenário da Câmara Municipal de Aracaju”, pontuou.

Além de Aracaju, os municípios de Estância, Indiaroba e Boquim foram beneficiados com a verba. “São cidades com tradição no período junino e isto fomenta o turismo na região, afinal de contas Sergipe ainda é o país do forró!”, afirma o vereador, acrescentando que os municípios devem se preocupar neste momento com a parte burocrática, no que diz respeito as certidões negativas e outros documentos necessários para o recebimento do recurso conquistado por Fábio Mitidieri junto ao governo federal.

Armando Batalha Junior destaca que a verba chega num momento importante, pois vai ajudar na geração de emprego e renda nestes municípios. “São diversos grupos que trabalham e conseguem um dinheiro extra no mês de junho. Vendedores de bebidas, churrasquinho, cachorro-quente, enfim, vários trabalhadores serão contemplados”, comemora.

 

Meireles lamenta paralisação da obra do loteamento Jardim Bahia

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 13h30, última modificação 14/05/2019 13h30
Meireles lamenta paralisação da obra do loteamento Jardim Bahia

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles lamentou hoje (14), a demora para a conclusão de uma obra iniciada há 45 dias, na rua B do Loteamento Jardim Bahia, no Bairro Soledade, zona Norte da capital. “São 45 dias de transtornos, impedindo os moradores do constitucional direito de ir e vir. É complicado, pois isso tem gerado um transtorno generalizado”, afirmou o parlamentar, em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal.

Fábio destacou a sua luta para que a Prefeitura fizesse esse investimento de modo a garantir dignidade à população. “No ano passado, levamos o prefeito Edvaldo Nogueira à nossa comunidade quando ele se comprometeu em fazer melhorias na redondeza. Meses depois, apresentou-nos o projeto contemplando os loteamentos. Como morador da comunidade, fiquei muito feliz, pois conhecemos bem o sofrimento que enfrentamos ao longo de décadas por falta de ação do poder público”, frisou Fábio.

A lentidão para concluir a obra, no entanto, salientou o parlamentar, tem gerado prejuízo e colocado a saúde da população em risco. Ele lembrou que a obra foi iniciada em janeiro, mas está interrompida devido a falta de colaboração da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). “Eu espero que Governo e Prefeitura se entendam e continuem esse serviço que favorecerá a todos os moradores”, disse.

Vereador Cabo Didi parabenizou o Deputado Georgeo Passos pelo seu pronunciamento

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 14h23, última modificação 14/05/2019 14h23
Vereador Cabo Didi parabenizou o Deputado Georgeo Passos pelo seu pronunciamento

Foto: César de Oliveira

Na manhã de hoje (14), o vereador Cabo Didi (sem partido) aproveitou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para parabenizar o Deputado Estadual Georgeo Passos (cidadania 23), pelo seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, ao dizer que o direito do militar reformado é igual ao de um desembargador. "Mais uma vez quero parabeniza-lo e dizer ao deputado que os militares merecem, pois há uma lei (310/2018) que foi criada como esse intuito, embora hoje exista um impasse como todos sabem," comentou o parlamentar.

Durante sua explanação, o vereador Didi exibiu na tela da tribuna fotos do projeto 'A População vai ao Batalhão'. É um projeto do Cabo Elvio, junto com a Polícia Militar e o SESI. "Eu trago a necessidade do poder público em fazer o seu papel e poder a população com esse tipo de trabalho social," enfatizou aproveitando ainda para falar de um jovem que é campeão de luta olímpica que está indo para seleção brasileira disputar o mundial escolar na Hungria. Por fim, reforçou a importância destes trabalhos que vem tirando essas crianças e jovens das ruas. Esse projeto é apoiado pela Polícia Militar.

Ao término da sua fala, o vereador Cabo Didi falou do projeto 'Fumaça Zero', pois no último dia 09, um olheiro esteve no Conjunto Santa Tereza para uma peneira com um dos garotos, o mesmo passou e foi convidado para um teste no Clube do Corinthians. "Gostaria de pedir ajuda esse menino, para que ele possa ir para São Paulo e fazer este teste, pois o custo é alto,"frisou Cabo Didi.

Jason cobra ações voltadas para jovens e moradores de rua

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 14h27, última modificação 14/05/2019 14h27
Jason cobra ações voltadas para jovens e moradores de rua

Foto: César de Oliveira

Preocupado com a situação da população que reside nas ruas de Aracaju, na terça (14), o vereador Jason Neto (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar do poder público uma solução para essas famílias, bem como projetos que visam ajudar pessoas que vivem no mundo das drogas. Para o vereador, tem chamado atenção o número crescente de moradores de rua.

“Fiz um tour pela cidade e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que moram nas ruas. Crianças e adultos que estão morando em barracas espalhadas pelos sinais de trânsito e praças na capital. Aracaju possui 72 mil famílias de baixa renda e em situação de pobreza, no mínimo são 144 mil pessoas que vivem nessa situação”, explicou Jason.

O vereador disse que já procurou uma posição da Secretaria de Ação Social de Aracaju. “Sei que o secretário de Ação Social, Antônio Bittencourt, tem feito um bom trabalho e inclusive me disse que existem projetos da secretaria que visam retirar essas famílias das ruas e cadastramento das mesmas, mas não pode impedir que elas voltem para as ruas. Houve um aumento de 1,4% de pessoas cadastradas no programa Bolsa Família, mas isso ainda é muito pouco”, disse Jason.

Segundo o vereador, várias ações da prefeitura já melhoraram a vida das pessoas, a exemplo de 1.110 casas que serão construídas no Bairro 17 de Marco, pavimentação de ruas, melhorias nos canais. “São ações de benefício, mas a situação dessas famílias precisa ser mudada. Muitas famílias foram obrigadas a morar nas ruas devido a falta de emprego. É revoltante pois são pessoas que já pagaram impostos e hoje vivem nessa situação”, falou Jason.

O vereador justificou que essa situação deixa as pessoas mais vulneráveis a adentrar no mundo das drogas. “Também é lamentável que jovens entrem cada vez mais no mundo das drogas, pior é que o não vemos nenhuma ação do Governo do Estado para mudar essa situação, para fazer com que eles entrem para sociedade. E a prefeitura também não tem projetos que visam ajudar essas pessoas. Existe a Fazenda Esperança, que cuida dessas pessoas e é instituição particular, mas ainda é muito pouco”, finalizou Jason Neto. 

Vereador Anderson de Tuca quer implementar Comedouros e Bebedouros em Aracaju

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 14h31, última modificação 14/05/2019 14h31
Vereador Anderson de Tuca quer implementar Comedouros e Bebedouros em Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) utilizou o pequeno expediente da Sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta terça feira, 14, para destacar a visita do Vereador Alexandro Campos que trouxe a ideia dos Comedouros e Bebedouros para a capital Sergipana.

“O vereador Alexandro teve uma ideia maravilhosa que nós queremos implantar na nossa cidade. Eu acho que o que a gente vê de bom em um parlamento é sempre válido trazer pra nossa cidade. Ele criou um Comedouro e Bebedouro para os animais abandonados, a ideia é fazermos parcerias com as comunidades para instalar em pontos que possuem concentração de animais”, conta.

Anderson de Tuca destaca que é necessário dar uma atenção aos animais de rua. “É preciso ter um olhar diferenciado para os animais, em especial, os abandonados, esquecidos. A gente é a favor da castração, mas enquanto elas não ocorrem, a gente tem que cuidar desses animais que encontramos nas praças, no parque das sementeira, na 13 de julho, Santa Maria, coqueiral e diversos bairros”.

Visita

O vereador da cidade de Capela, Alexandro Nascimento, esteve em Aracaju na última terça feira, 7, junto à sua esposa, Valdete Mota, para apresentar o protótipo do Comedouro e Bebedouro ao vereador Anderson de Tuca.

Produzido com canos de PVC, Madeira e alguns materiais de construção os Comedouros foram espalhados por diversos pontos de Capela, onde alguns moradores são responsáveis por abastecer de ração, ideia que o vereador Anderson de Tuca quer dar continuidade em Aracaju.

O vereador Alexandro fica empolgado com a parceria para a implantação dos Comedouros em Aracaju. “Nosso trabalho inicialmente foi disseminar essa ideia para que outros municípios reconhecessem essa mobilização no sentido de ajudar os animais que hoje é um problema social. Estou satisfeito com a parceria com o vereador Anderson de Tuca para construir e ampliar o nosso projeto”, comenta.

Elber faz reflexões sobre a Abolição da Escravatura e o preconceito com o negro no Brasil

por Luciana Gonçalves, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 15h08, última modificação 14/05/2019 15h08
Elber faz reflexões sobre a Abolição da Escravatura e o preconceito com o negro no Brasil

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o Dia da Abolição da Escravatura, comemorado no dia 13 de maio.

O parlamentar lamentou que, infelizmente, a data passou em branco por diversos segmentos da sociedade, inclusive pelas redes sociais, responsáveis hoje por disseminar todo tipo de informação. “Lamentavelmente, pouquíssimas pessoas lembraram desta data. A Lei Áurea foi assinada há 130 anos, onde as mazelas oficiais da escravidão no Brasil foram dizimadas naquele momento, de uma forma oficial”, relembrou.

Porém, o vereador disse que muito pouco ainda foi conquistado com a abolição dos escravos, mesmo 130 anos depois da Lei Áurea ter sido assinada. “Ainda há muito que se lute para que a comunidade negra no Brasil tenha a tão sonhada igualdade”, disse.

Dados dos Negros no Brasil

Em seu discurso, Elber mostrou na CMA pesquisas de órgãos oficiais as quais dão conta do abismo social que existe no Brasil entre brancos e negros. “A Revista Exame editou uma matéria esta semana mostrando isso. As mulheres negras, segundo o IBGE são as que mais se sentem inseguras no Brasil. Já em relação ao índice de violência, 1,5% são brancos enquanto 2,10% são negros, ou seja, a cada 3 pessoas vítimas de violência, 1 é negra”, pontuou.

Continuando, Elber disse que, num dado histórico, o Brasil só teve um presidente negro em toda sua história (Nilo Peçanha em 1909-1910). A renda dos negros no Brasil é 40% menor que dos brancos. “De lá para cá, a hegemonia branca nas eleições é bastante significativa. A renda dos negros no Brasil é 40% menor que dos brancos. Outro dado alarmante diz que 70% das casas que recebem Bolsa Família são de negros. E 2/3 de quem mora em favelas, são negros. Tivemos apenas 1 presidente negro compondo a Suprema Corte, que foi Joaquim Barbosa. As mulheres negras tem uma taxa de desemprego altíssima, passando de 12%. Além de que a taxa de analfabetismo entre os negros é de 11,5%, enquanto dos brancos é de 2%. A renda dos negros no Brasil é 40% menor que dos brancos”, lembrou.

Outro dado alarmante apresentado pelo vereador diz respeito à taxa de homicídios entre negros, que é mais que o dobro em relação aos brancos. Mais de 29 mil negros são assassinado no Brasil, segundo a ONU Mulher. “Eu vejo muita gente dizer que não existe preconceito racial, que só existe preconceito contra o pobre. Mas, o pobre, em sua grande maioria é negro e quando se fez a abolição, não foi feita uma política de reinserção social. Muitos negros abolidos não sabiam o que fazer com a liberdade e pediam para voltar a serem escravos. O 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, passou meio que ao largo ontem. Os brasileiros estão mais preocupados com questões econômicas, e os grandes temas sociais que até hoje nos afligem ficam em segundo plano. Fica aqui nossa homenagem a toda população negra do Brasil”, finalizou.

CMA concederá título de cidadão aracajuano ao professor Sérgio Luiz Thiessen

por Danilo Cardoso — publicado 14/05/2019 15h42, última modificação 14/05/2019 15h42

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá nesta quarta-feira, 15, o título de Cidadão Aracajuano ao professor de Educação Física Sérgio Luiz Thiessen. O professor, que hoje faz parte da Escola de Natação Agitação, será homenageado em Sessão Solene no Plenário da Casa Legislativa às 16h. A propositura é de autoria do vereador e presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD).

Coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebe título de cidadão aracajuano

por Eduardo Costa e Danilo Cardoso — publicado 14/05/2019 17h05, última modificação 14/05/2019 17h37
Coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebe título de cidadão aracajuano

Foto: Heribaldo Martins

O Coronel de Infantaria José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebeu nesta terça-feira, 14, o título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) entregou a outorga ao militar. A homenagem foi de requerimento do presidente da Casa, o vereador Nitinho (PSD), e aconteceu no Plenário Legislativo. 

Coronel Carneiro tem 44 anos, nasceu em Salvador-BA e está em Aracaju há um ano e seis meses. Ele incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991 e já teve a oportunidade de trabalhar em todas as unidades federativas do Brasil. Além disso, ele já fez cursos de língua coreana e de Estado-Maior Conjunto nas cidades de Icheon e Daejon, na Coreia do Sul. Em Aracaju, ele é o comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC).

Apesar do pouco tempo em Aracaju, Coronel Carneiro tem exercido um importante trabalho à frente do 28º BC. Porém, ele fez questão de destacar que a premiação não envolve apenas a sua atuação, mas também o Exército como um todo. “Embora seja uma alegria pessoal, destaco que toda honraria que um comandante recebe tem cunho institucional. Hoje, a Câmara Municipal de Aracaju está prestigiando o 28º Batalhão de Caçadores, o Exército Brasileiro que está desde 1917 cumprindo uma missão limpa aqui na cidade nas partes do ‘Braço Forte’ e da ‘Mão Amiga’, procurando cada vez mais apoiar e proteger a sociedade, dando o suporte e protegê-la em momentos de desastres ou calamidades”, afirmou.

“Ninguém faz nada sozinho. A equipe do 28º BC, todos os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados contribuem para o cumprimento da missão do Batalhão e sua visão de futuro. Dentro dela, sempre destaco o segmento voltado para a sociedade sergipana, e nesse sentido a gente busca se constituir no vetor de cidadania e desenvolvimento social, visando ampliar a integração com as pessoas e colaborar com o suporte necessário à população”, continuou o Coronel, agradecendo aos seus companheiros de trabalho.

Substituindo o presidente da Casa na Sessão Solene, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) não escondeu a satisfação em presidir homenagem. “O presidente Nitinho foi muito bem na autoria desse título. Quando ele me informou que não poderia estar presente, tão logo eu pude ver o currículo do Coronel Carneio, me coloquei à disposição de estar presente, por tudo que ele fez no estado. Pelo pouco que pude conversar com ele, já percebi isso. Muito mais importante que receber qualquer honraria é merecê-la, e ele merece muito na data de hoje”, destacou Armando.

O Plenário e a Galeria da CMA estiveram lotados e contaram com as presenças de familiares, amigos e companheiros do Coronel Carneiro, além de diversas autoridades. Uma delas foi o vereador Américo de Deus (REDE), também representando a Câmara Municipal de Aracaju.

Emília cobra transparência em relatórios de óbitos do Nestor Piva

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 14/05/2019 16h51, última modificação 14/05/2019 16h51
Emília cobra transparência em relatórios de óbitos do Nestor Piva

Foto: César de Oliveira

Ao ter conhecimento que o número de óbitos do Hospital Nestor Paiva aumentou após terceirização, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) protocolou o requerimento 154/2019, em caráter de urgência, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), solicitando da direção e coordenação da entidade, o relatório de números de óbitos e a causa morte, notificados antes e depois da terceirização. 

De acordo com a parlamentar, o intuito dessa solicitação é obter transparência e constatar, de fato, se essa informação é verídica. “Se me derem um retorno eu até já sei a resposta, mas eu fiz justamente porque recebi informações contrárias, que o número de óbitos aumentaram assustadoramente após a terceirização”, destacou. 

Por fim, Emília ressaltou a dificuldade que tem para ter acesso à essas informações por ser da oposição, mas que ainda assim está aguardando a resposta da coordenação e direção do hospital. “Os números que vão trazer, provavelmente bancada de situação, vão ser números de estabilização ou diminuição, o que não condiz com a realidade. De qualquer maneira, estarei aguardando essa resposta. Minha parte eu tenho feito”, afirmou.

Oposição desunida não ganha eleição”, alertou Emília Corrêa

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2019 17h02, última modificação 14/05/2019 17h02
Oposição desunida não ganha eleição”, alertou Emília Corrêa

Foto: César de Oliveira

Ao fazer uma reflexão sobre a montagem do processo eleitoral, sobretudo, para eleições do próximo ano, durante discurso, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), líder da oposição no Legislativo Municipal, foi enfática ao dizer que oposição desunida não ganha eleição. 
“Meu recado é para a “macro” oposição. Não adianta fazer oposição sem união. Se for dessa forma não vai dar em nada. Vai perder novamente. E vai perder feio. É preciso deixar a vaidade de lado se quiser vencer uma eleição”, declarou. 
Ainda de acordo com Emília Corrêa, o grupo, denominado “Liga da Renovação”, do qual faz parte, está se fortalecendo e ganhando cada vez mais membros. “No nosso grupo, inclusive, também temos conversado sobre esse assunto e a cada dia chega mais gente com credibilidade. É um grupo vem dialogando com o senador da república Alessandro Vieira (Cidadania), deputado estadual Georgeo Passos (Rede), Dr. Emerson (Rede), vereador Américo de Deus (Rede), Milton Andrade (PMN) e a delegada Daniele Garcia”, afirmou.

Nitinho visita UPA Nestor Piva para conferir serviço prestado após terceirização

por Danilo Cardoso — publicado 14/05/2019 19h16, última modificação 14/05/2019 19h16
Nitinho visita UPA Nestor Piva para conferir serviço prestado após terceirização

Foto: Heribaldo Martins

Após quatro meses de terceirização da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, localizado na Zona Norte da Capital, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), visitou o local nesta terça-feira, 14, para conferir de perto o andamento dos serviços prestado à população.

Acompanhado pelos gestores da unidade, o vereador pôde conferir as melhorias na unidade que praticamente dobrou o número de usuários atendidos. No início do mês de janeiro de 2019, após a Prefeitura de Aracaju ter sérios problemas em fechar a escala médica do Nestor Piva e manter o atendimento para a população, foi dado início a terceirização dos serviços por um período de seis meses e renováveis por mais seis.

Revelando que já havia observado as melhorias dos serviços com a terceirização em outras cidades, o presidente da Câmara foi enfático. “Na cidade de São Paulo mostrou eficiência quando terceirizou parte dos serviços de saúde e o que pude constatar hoje foi ums melhoria significativa no atendimento. Quando vim aqui outras vezes, era parado na porta da unidade por pessoas que reivindicava atendimento, hoje não teve nada disto, passei por todos os setores e não vi uma reclamação”, salientou Nitinho.

Para a diretora administrativa da unidade de pronto atendimento Nestor Piva, Jória Dias, a visita do presidente do parlamento municipal é de extrema importância para mostrar as ações da nova gestão. “Esta visita acaba legitimando as ações da empresa Centro Médico do Trabalhador e acabando com os boatos sobre os serviços prestados. A saúde vive em debate dentro da Câmara e nada melhor que o presidente venha conhecer de perto o atendimento prestado a população”.

Acompanhando o filho e a nora vítima de acidente de trânsito, o funcionário público federal era só elogio ao atendimento do local. “Sempre escutei através da imprensa que o atendimento nos hospitais públicos era ruim, porém não foi isto que encontrei aqui. Desde a hora que cheguei fui bem atendido e com muita educação por todos os profissionais”, declarou João Bosco Araújo.

Américo de Deus se reúne com guias de turismo e discute exercício da profissão em Aracaju

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 10h05, última modificação 15/05/2019 10h06
Américo de Deus se reúne com guias de turismo e discute exercício da profissão em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde desta terça-feira, 14, o vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu com os guias de turismo, dentre eles, Erica Micheline Amorim Costa, Débora Alves Tavares, Sheila de Cássia da Silva Oliveira e Alessandro Tavares Santos, para falar sobre o Projeto de Lei 380/2017 de autoria do vereador que altera os artigos 4º e 5º da Lei nº 4.9302017.


“A reunião foi produtiva com cunho de solicitar apoio junto aos órgãos para um evento de divulgação educativo, como também me agradecer pela conquista na aprovação do Projeto de Lei nº 380 que altera os artigos 4º e 5º da Lei nº 4.9302017”, disse o parlamentar.

A Lei nº 4.930/2017 dispõe sobre o exercício da profissão de guia de turismo e o Projeto de Lei 380/2017 de autoria do vereador Américo de Deus que altera os artigos 4º e 5º determina que as empresas de turismo que exerçam atividades que sejam obrigatórias à participação do guia de turismo, sejam obrigadas a utilizarem-se desses profissionais, legalmente habilitados, quando em exercício no município de Aracaju. Já, no artigo 5º, diz que fica estabelecido que os grupos de viagens com o objetivo de turismo que tenham como origem ou chegada o município de Aracaju, estão obrigados ao acompanhamento de profissionais de guia de turismo, conforme preceitua a Lei Federal nº 8.623 de 28 de janeiro de 1993.

Para relembrar foi votado na manhã da quarta-feira, 08, na Câmara Municipal de Aracaju, o veto total ao Projeto de Lei nº 380/2017, que altera os artigos 4º e 5º da Lei nº 4.930/2017, que dispõe sobre o exercício da profissão de guia de turismo, de autoria do vereador Américo de Deus (Rede). Com 15 votos a favor do projeto o veto foi derrubado.

Américo lamenta anúncio de corte de repasse à universidades federais

por Viviane Cavalcante — publicado 15/05/2019 11h08, última modificação 15/05/2019 11h08
Américo lamenta anúncio de corte de repasse à universidades federais

Foto: Gilton Rosas

O discurso do vereador Américo de Deus (Rede) na Sessão desta quarta-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi para fazer uma reflexão acerca de uma decisão do Ministério da Educação (MEC) em cortar em 30% os recursos destinados a universidades federais de todo o país. Para o parlamentar, essa medida requer um certo cuidado pois, vai trazer prejuízos principalmente para a parcela mais carente da população.

“Essa é uma notícia que está deixando alunos e professores apreensivos sem saber como as instituições de ensino irão ficar. Já que, esse corte de 30% irá refletir diretamente com gastos como água, energia, internet, por exemplo, causando assim dificuldades financeiras par as universidades”, ressaltou.

Américo de Deus citou o exemplo da insatisfação dos estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) que realizaram uma manifestação na última segunda-feira, 13, em forma de protesto pelo corte de 30% no orçamento anunciado pelo MEC. “A justificativa do governo federal para o corte é investir na educação base. Mas, não é cortando esses recursos que vai resolver a situação”, opinou.

Por fim, o parlamentar solicitou que o Ministério da Educação reveja essa medida que irá prejudicar, em sua opinião, diversos alunos que muitas vezes não tem condições de pagar uma universidade particular e tem a universidade pública como única forma de ter uma graduação.

Bigode do Santa Maria fala sobre a questão do furto de água

por Viviane Costa Cavalcante publicado 15/05/2019 11h10, última modificação 15/05/2019 11h10
Bigode do Santa Maria fala sobre a questão do furto de água

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 15, para falar de uma operação que causou a prisão de idosos por furto de energia. De acordo com o vereador, a operação foi feita no Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro e as pessoas que foram presas são de famílias carentes.

Bigode ressaltou que a questão de furto de água é um problema antigo que atinge não só pessoas carentes. “Tem fazendeiros ricos no sertão que fazem gato de água também prejudicando o fornecimento de água de muitas pessoas. E uns pobres coitados que não tem nem o que comer quanto mais dinheiro para pagar conta de água e luz”, analisou.

Diante da situação, Bigode sugeriu que o diretor operacional e financeiro da Deso, façam um estudo técnico para verificar quantas famílias de renda baixa comprovada existem para que houvesse isenção de pagamento na taxa de água. “Funcionaria assim: a Deso colocaria um limite de água e se a família de baixa renda ultrapassasse esse limite, pagaria o excedente”, sugeriu.

Pastor Alves cobra agilidade nas obras do bairro Marivan

por Fernanda Sales — publicado 15/05/2019 12h10, última modificação 15/05/2019 12h10
Pastor Alves cobra agilidade nas obras do bairro Marivan

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 15, durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Alves (PRB) ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente para solicitar agilidade nas obras do bairro Marivan e cobrar ações paliativas para as ruas que passam o transporte público.

O vereador destacou que se reuniu na noite de ontem, 14, com a população do bairro Marivan. “Ontem tive uma reunião com o padre Félix e a comissão de moradores do bairro. A situação é preocupante, pois as chuvas estão chegando e é preciso agilidade nas obras. Peço ao Poder Executivo e, principalmente, ao superintendente da Emurb, Sérgio Ferrari, para analisar esta situação”, afirmou.

“As obras estão à ‘passos de tartaruga’, mas o dinheiro está em caixa. Sei que o prefeito vai entrar de férias e são férias merecidas, pois ele vem trabalhando muito. Aracaju vem se tornando uma cidade melhor. Mas quero pedir um paliativo nas ruas do Marivan, principalmente nas ruas onde passam os ônibus, que já estão intransitáveis. A comunidade precisa dessa atenção, pois o ônibus está para sair do bairro porque não tem mais condições de rodar. Vou ainda hoje conversar pessoalmente com Ferrari, porque a população não pode ficar sem ônibus por falta de estrutura nas ruas. Depois de tanta luta para colocar o ônibus neste bairro, não podemos deixar que os buracos atrapalhem a passagem do ônibus”, frisou o parlamentar.

Apartes

Em aparte, Américo de Deus (Rede) ressaltou que além do Marivan, outras obras estão paralisadas ou atrasadas. “Não só no Marivan como no Santa Maira, Coroa do Meio, Soledade e outros bairros. Não há condições da empresa fazer terraplanagem, drenagem e só depois o asfalto com tanta demora. Isso dificulta o transporte público de passar pelas ruas. Parabéns Pastor Alves pela iniciativa em cobrar agilidade das obras”.

Fábio Meireles (PPS) também parabenizou o trabalho de Pastor Alves por se reunir diretamente com a população e frisou que o maior atraso não é da Prefeitura, mas sim da empresa contratada pela Deso.

Dia Internacional da Família

Nesta quinta-feira, 15, é comemorado o Dia internacional da Família. E o parlamentar Pastor Alves destacou a importância desta data pedindo bênçãos a todas as famílias. Pastor Alves também solicitou que entre em pauta o seu Projeto de Resolução 02/2019, para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida em Aracaju.

Oração para Soneca

Finalizando o seu discurso, Pastor Alves pediu orações para o vereador licenciado Palhaço Soneca. “Quero pedir ao povo evangélico que ore pelo Palhaço Soneca, que está afastado por problemas de saúde. O vereador Armando Batalha está fazendo um belíssimo trabalho durante o licenciamento dele, mas gostaria de orações para o vereador, que está acamado, possa voltar logo. Melhoras Palhaço Soneca!”.

Câmara aprova oito proposituras nesta quarta

por Leilane Coelho — publicado 15/05/2019 12h22, última modificação 15/05/2019 12h22
Câmara aprova oito proposituras nesta quarta

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 15, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram seis Projetos de Lei e dois Requerimentos durante a votação da Pauta do Dia.

Dos PLs aprovados dois estavam em 2º votação e quatro em 1º votação. Dos aprovados em 2º votação, estava o Projeto de Lei nº 221/2017, de autoria do vereador Bigode do Santa Maria (MDB), que institui a campanha voluntária “Mulher coração” de alerta e orientação à mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.

Já em 1º primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 27/2018, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PATRI), que prevê limite de tempo para atendimento ao público dos serviços prestados pelos cartórios de registro e de notas compreendidos no município de Aracaju.

Também foram aprovados dois Requerimentos, ambos de autoria do Poder Executivo. O primeiro Requerimento aprovado trata sobre um Projeto de Lei que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 3.809.

Já o segundo Requerimento aprovado trata sobre um Projeto de Lei Complementar que revoga as Leis Complementares que especifica e dá providências correlatas.

Camilo de Lula convida a todos para Greve Nacional da Educação

por Equipe CMA — publicado 15/05/2019 12h26, última modificação 15/05/2019 12h26
Camilo de Lula convida a todos para Greve Nacional da Educação

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo de Lula (PT) ocupou a Tribuna no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 15, para se solidarizar com os trabalhadores da empresa Almaviva que de acordo com o parlamentar desrespeita seus funcionários e, convida a todos para participar hoje da Greve Nacional da luta dos estudantes contra os cortes de investimentos para a educação.

Camilo faz denúncia à empresa Almaviva através do Sintel, e se solidariza com os funcionários da empresa. “Gostaria de dizer que a alma viva desrespeita seus atendentes de telemarketing. Lá não se paga todos os direitos trabalhistas e nem os empregados conseguem acordos. A Almaviva não funciona à favor do trabalhador”, repudiou o petista.

Hoje acontece a Greve Nacional dos Estudantes, e o parlamentar faz um apelo para convidar a todos para irem às ruas em protesto contra o corte no repasse de verbas e diz que a Greve é uma forma dos estudantes mostrarem que acreditam no futuro do país. “Vamos participar hoje dessa luta contra os cortes na educação e contra tudo que Bolsonaro vem fazendo. Esse governo destrói tudo que foi construído e conquistado pelo ex-presidente Lula. Eu me somo à luta junto dos trabalhadores da educação de todo o país”, reclamou Camilo.

Bigode encaminha demandas para melhorar a saúde de Aracaju

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 12h30, última modificação 15/05/2019 12h30
Bigode encaminha demandas para melhorar a saúde de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1°secretário da comissão de direitos humanos da Câmara Municipal de Aracaju, encaminhou demandas para a melhoria da saúde de Aracaju, o fato ocorreu após o parlamentar ter sido procurado pelo Conselho Local de Saúde da UBS, Osvaldo Leite, que fica localizada na zona sul da capital, no bairro Santa Maria. Através dos conselheiros, Jaziel, Ana Paula, Marta, Rita Sá e Jackson, o vereador encaminhou ofícios para o Conselho Municipal de Saúde e tambem para a secretaria de saúde da capital sergipana, com a finalidade de melhorar os serviços em prol das pessoas que residem na região do Santa Maria.

"A saúde é prioridade, por se tratar de um serviço essencial, dessa forma o povo não pode esperar por muito tempo, por que sem saúde, o cidadão fica impossibilitado de desenvolver outras atividades da vida", afirmou Bigode.

Meireles destaca importância da família como pilar de valores e princípios

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 14h09, última modificação 15/05/2019 14h09
Meireles destaca importância da família como pilar de valores e princípios

Foto: Gilton Rosas

No Dia Internacional da Família, celebrado hoje (15), o vereador Fábio Meireles destacou a importância dessa instituição que é a base do processo de consolidação de valores e princípios éticos e morais. Para ele, a origem continua sendo referência em toda a sociedade. “É na estrutura familiar que aprendemos sobre valores, como ética e respeito”, disse.

Ao abordar o tema na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, Meireles defendeu a necessidade de uma reflexão sobre a importância e a responsabilidade da família como instituição formadora do caráter do ser humano. “Não podemos negligenciar e nem delegar a outros, papéis que são nossos. É nosso dever instruir os que estão sob a nossa tutela para que saibam se conduzir em todas as fases da vida”, salientou, dizendo que foi assim que ocorreu com ele. “Quando eu estive fora do eixo, foi a minha família que me resgatou”, revelou.

Para o parlamentar os tempos atuais têm sido desafiadores em virtude das amplas e emergentes transformações que têm ocorrido no seio familiar. “A família tem sido colocada à prova. Ela tem sido depreciada e isso traz consequências muito sérias, como o aumento do índice de violência, por exemplo. Nós temos visto isso todo o tempo e precisamos olhar a base e lutar para reestruturar esse pilar tão importante”, destacou.

Sobre medidas cautelares: "Fui ao Fórum e pedi para ser notificado", afirma Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 14h32, última modificação 15/05/2019 14h32
Sobre medidas cautelares: "Fui ao Fórum e pedi para ser notificado", afirma Cabo Amintas

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 15, para esclarecer a narrativa sobre as medidas cautelares adotadas pela justiça e para apoiar o manifesto dos professores na porta da Casa Legislativa.

De início, o parlamentar trouxe novas informações sobre as medidas judiciais contra ele, anunciadas pela imprensa há pouco mais de uma semana. Como durante todo esse tempo o vereador não recebeu qualquer comunicado oficial da justiça, preferiu ir até o Fórum Gumercindo Bessa para pedir que fosse notificado, mesmo já cumprindo, por precaução, as restrições divulgadas.

“Na manhã de hoje fiz questão de, mesmo sem ser chamado, ir até o Fórum Gumercindo Bessa e pedi para ser notificado sobre toda a situação que acontece em relação ao nosso nome. Fui notificado, inclusive das [medidas] cautelares e de antemão já informo que irei cumprir, sem sombra de dúvidas. Já vinha cumprindo, mas a partir desse momento, oficialmente notificado, vamos cumprir mais que 100% e não vamos tratar do assunto do qual estamos proibidos pela justiça”, esclareceu.

Entre outras determinações, a justiça adotou como medidas cautelares:
1) Proibição de ter acesso à Tribuna da Câmara dos Vereadores para fins de discursos sobre fraudes na contratação de bandas artísticas;
2) Proibição de conceder entrevistas sobre fraudes na contratação de bandas artísticas, em qualquer meio de comunicação;
3) Proibição de requerer a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), bem como de subscrever requerimento para instauração de CPI acerca de fraudes na contratação de bandas artísticas;
Ainda durante o Pequeno Expediente, Cabo Amintas também falou sobre a manifestação dos professores da rede municipal, que, entre outras demandas, buscam o reajuste do piso da categoria de 4,7%.

“Quero expressar o meu apoio à todos os profissionais da educação, do ensino, da Prefeitura de Aracaju. A esses professores aposentados e aos que estão ainda na ativa, que estão aí na porta da Câmara pedindo apoio de todos os vereadores para que a gente possa sensibilizar — e eu tenho certeza que o líder do prefeito vai levar essa demanda pra ele — em relação ao piso salarial do magistério. O piso que, pasmem, é lei. Enquanto o vereador Cabo Amintas cumpre a lei 100%, se não vai sofrer as sanções, o prefeito não está nem aí. Sabem o que eles querem? Só 4,7% [de reajuste]”, explicou.

Amintas lembrou ainda o dia da família, agradecendo o apoio das pessoas que estão ao seu lado em momentos de dificuldade. Além disso, lamentou que o trabalho feito por ele gere tantas reações antagônicas. “Vocês passam comigo todos os perrengues. Vocês são a base de tudo. De forma alguma eu vou decepcioná-los. Sabemos que o nosso trabalho tem sido feito e como é combativo e acabam surgindo muitas pessoas que desejam ser nossas inimigas”, reconheceu.

Por fim, o vereador ainda se pronunciou sobre uma situação inusitada. Um cidadão, que parecia ser assessor de um parlamentar da Casa, ofendeu Amintas na sala de reuniões da Câmara. Em outra situação, esse mesmo homem ameaçou agredir um funcionário da Câmara Municipal.

“Ontem, na sala de reunião, uma pessoa que eu achava ser assessor de um vereador, disse uma ofensa a minha pessoa e eu não voltei pra respondê-lo porque resolvi conversar primeiro com o vereador. Assessor meu que destratar um colega parlamentar aqui, no popular, ele ‘pega o beco’. Fui informado que o rapaz nem assessor é, e que a poucos instantes ele ameaçou agredir um funcionário da Casa. Disse que daria um soco no funcionário da Câmara Municipal. Essa Casa tem que tomar uma providência! Entra todo tipo de gente aqui e o segurança dessa Casa quase foi agredido. Quero saber quem vai responder por isso! E outra coisa: não vou admitir que ninguém que não é meu assessor use meu nome e vou exigir que os colegas vereadores façam o mesmo”, concluiu.

Presidente Bolsonaro sanciona lei e vereador Armando Batalha Júnior enxerga avanços na defesa de mulheres vítimas de violência

por Gilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 14h40, última modificação 15/05/2019 14h40
Presidente Bolsonaro sanciona lei e vereador Armando Batalha Júnior enxerga avanços na defesa de mulheres vítimas de violência

Foto: Gilton Rosas

Depois de duras críticas ao decreto que prevê a flexibilização do porte de armas, o vereador Armando Batalha Junior (Cidadania) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para elogiar a sanção da lei 13.827/2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera a lei Maria da Penha para permitir a concessão imediata de medidas protetivas por delegados e até mesmo o policial. “Quando o governo federal toma uma decisão ruim, a gente critica; quando a medida é acertada, necessário se faz o reconhecimento e registro diante do plenário”, comentou o vereador.

Armando Batalha Júnior destaca que a partir da nova lei, a autoridade policial após tomar conhecimento de que a mulher possa ser agredida, ele mesmo, de imediato, pode conceder a medida protetiva para afastar o agressor da vítima. “Nesse caso a medida deve ser comunicada à Justiça em 24 horas, que decidirá pela manutenção ou revogação dela. Trata-se de uma decisão inédita e que representa um grande avanço como forma de redução dos casos de feminicídio no país, pois encurta o lapso temporal, dá agilidade e desburocratiza todo o processo”, explica.

O vereador destaca ainda que o próprio policial também pode ofertar a medida protetiva quando o município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia. “Alguns juristas já iniciaram o debate sobre a constitucionalidade deste item, porém é preciso salientar que não é uma decisão de mérito que cabe a autoridade policial, esta situação será submetida posteriormente ao poder judiciário. Ainda assim reitero os parabéns ao presidente da república pela sanção da lei e torço que haja uma considerável redução da violência em face da mulher”, afirma o parlamentar.

Anderson de Tuca cobra mais uma vez melhoria na região Leste

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 14h49, última modificação 15/05/2019 14h49
Anderson de Tuca cobra mais uma vez melhoria na região Leste

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) utilizou o pequeno expediente da Sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quarta feira, 15, para cobrar mais uma vez que a situação problemática da Antiga Ferrovia da Leste, localizado nas proximidades da Av. São Paulo, que corta as ruas Amazonas e Pernambuco, seja resolvida. O terreno está abandonado e segundo moradores da região é um atrativo para a criminalidade.

O parlamentar visitou na tarde de ontem a superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Jovanka Carvalho, junto aos moradores da região Diolinda Almeida e Rafael Vieira de Andrade, para buscar uma solução para o problema.

“A gente debateu a triste realidade da região da Leste, a gente quer que alguém tome a par da situação. Sei que essa situação não se resolve do dia pra noite, mas a partir do momento que a gente não se incomoda, que não fazemos nada... Eu estou muito incomodado, aguardei a superintendente tomar posse e levei representantes da comunidade que estão sem aguentar a condição que existe la, o local só serve para depósito de lixo da região leste”, conta.

Durante a reunião a superintendente da SPU, Jovanka Carvalho, se mostrou atenciosa ao caso e explicou que o terreno problemático não pertence somente a União o que dificulta uma ação efetiva do órgão para resolver a situação.

“Tive o conhecimento nessa conversa que existe uma divisão, um pedaço é da Prefeitura, outro pedaço do Governo do Estado, um do Dnit, outro da SPU. A gente vai marcar uma audiência com seus respectivos órgãos, porque nesse caso é necessário que alguém ceda, alguém vai precisar dizer ‘Não tenho interesse’, porque se não esse descaso continuará”, destaca o vereador.

SPU

Na reunião os representantes da comunidade explanaram as dificuldades que passam devido a região abandonada, já que o local é depósito de lixo, ponto de usuários de drogas. Os moradores aproveitaram a ocasião para mostrar as câmeras espelhadas na região instaladas por eles para tentar coibir um pouco da criminalidade.

A superintendente da SPU, Jovanka Carvalho, se mostrou disposta a dar uma atenção a situação da região e prometeu ajudar a buscar uma saída institucional rápida através do diálogo. Enquanto isso Jovanka buscará um paliativo para melhorar um pouco a situação da população. “Quais são as diligências que eu irei tomar? Vou mandar fazer uma limpeza, tentar manter essa regularidade de limpeza, mandar colocar uma placa da União no local com o objetivo de coibir que joguem lixo no local. Também em vou diligenciar como a gente pode fazer na questão de segurança”, explica.

“Não é favor. É Lei”, diz Lucas Aribé ao cobrar reajuste do piso do magistério

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 15h03, última modificação 15/05/2019 15h03
“Não é favor. É Lei”, diz Lucas Aribé ao cobrar reajuste do piso do magistério

Foto: Gilton Rosas

O vereador Lucas Aribé (PSB) cobrou a atualização do piso do magistério aracajuano. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Grande Expediente da Sessão desta quarta-feira (15), o parlamentar lastimou a postura do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) em relação ao funcionalismo público.

Com aumento fixado em 4,17% para este ano, o piso do magistério está em R$ 2.557,74 e segue o padrão dos anos anteriores, conforme o artigo 5º da Lei nº 11.738/2008, que estabelece a revisão anual do piso nacional do magistério sempre a partir de janeiro.

“Não há justificativa para que a lei não seja cumprida. A gente reconhece os débitos herdados pela gestão, mas o município pode se organizar melhor para garantir, ao menos, o cumprimento da lei. O piso não é favor, os professores não estão pedindo esmola”, afirmou Lucas Aribé ao reivindicar o envio do Projeto de Lei para readequar o vencimento básico da categoria.

Lucas lembrou que assim como os professores, as demais categorias de servidores municipais estão sem a recomposição salarial desde o início da atual gestão. Ele classificou o tratamento do Executivo com os trabalhadores como humilhante. “São três anos de desrespeito. No ano que vem, como teremos eleição, os reajustes chegam, enquanto isso, o que a gente ouve é que não tem dinheiro e as perdas, no caso dos professores, já chegam a 12,51%”, completou o vereador.


CMA concederá título de cidadã aracajuana à Conselheira Tutelar Silvânia Santos de Souza

por Eduardo Andrade e Danilo Cardoso — publicado 15/05/2019 16h00, última modificação 15/05/2019 16h00
CMA concederá título de cidadã aracajuana à Conselheira Tutelar Silvânia Santos de Souza

Foto: César de Oliveira

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá nesta quinta-feira, 16, o título de Cidadã Aracajuana à Conselheira Tutelar Silvânia Santos de Souza, conhecida como "Mãozinha". Ela será homenageada em Sessão Solene no Plenário da Casa Legislativa às 16h. A propositura do título é de autoria do vereador Manuel Marcos (PSDB).

Seu Marcos visita UBS do Bairro Veneza

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 16h23, última modificação 15/05/2019 16h23
Seu Marcos visita UBS do Bairro Veneza

Foto: Assessoria de Imprensa

A pedido do Conselho Local de Saúde (CLS), usuários e profissionais da saúde, o vereador Seu Marcos (PHS) esteve na manhã desta quarta-feira, 16, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Cardoso, no Bairro Veneza.

A visita foi registrada e destacada na fala do parlamentar durante o pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju. De acordo com ele, os pedidos de inspeção em unidades hospitalares do município tem sido constantes e que relatórios explicando os problemas e solicitando melhorias são frequentes em seu mandato.

“Mais uma vez visitei uma das UBSs de Aracaju. Desta vez, a pedido do CSL, usuários e profissionais, estive na Walter Cardoso. Tive o cuidado de ouvir atentamente todas as reivindicações e ressalto que levarei um relatório à Secretaria Municipal de Saúde. Quero agradecer a agente de Saúde e assistente social, Denise Alves, que me recebeu e em nome dela saúdo todas as assistentes sociais, pela passagem em comemoração a profissão", destacou.

Seu Marcos aproveitou para esclarecer que continuará exercendo seu papel de legislador. “ Engana-se quem achou que não iria continuar cobrando do executivo melhorias para saúde, por estar vice-líder do prefeito. Nada mudou. Continuo fazendo o meu trabalho: ouvindo o povo e cobrando melhorias para a população", frisou .

Lei Maria da Penha nas escolas de Seu Marcos vai ser sancionada em ato no MP/SE

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2019 16h35, última modificação 15/05/2019 16h35
Lei Maria da Penha nas escolas de Seu Marcos vai ser sancionada em ato no MP/SE

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira, 16, às 11h, o prefeito Edvaldo Nogueira vai sancionar, em ato simbólico, no Ministério Público de Sergipe ( MP/SE) o projeto de Lei n°303/ 2017, que dispõe sobre noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais da capital. A autoria do Projeto é do vereador Seu Marcos (PHS).

O evento acontece na Escola dos Procuradores MP/SE, que tem apoiado a execução da futura Lei. A ideia de realizar um ato simbólico para marcar a assinatura da sanção é do procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d'Ávila Fontes e da promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional ( COP) da Mulher, Euza Missano.

autoria da propositura é do vereador Seu Marcos (PHS) que convida toda a população, órgãos de Defesa da Mulher no Estado, militantes e a imprensa para o ato. “Agradeço demais a divulgação dos meios de comunicação e o apoio dos órgãos públicos de defesa da Mulher, além da população aracajuana que abraçou a resolução, destacou o vereador.

Professor Sérgio Luiz Thiessen recebe título de cidadão aracajuano na CMA

por Eduardo Andrade e Danilo Cardoso — publicado 15/05/2019 17h51, última modificação 15/05/2019 17h51
Professor Sérgio Luiz Thiessen recebe título de cidadão aracajuano na CMA

Foto: Heribaldo Martins

O Professor de Educação Física Sérgio Luiz Thiessen recebeu nesta quarta-feira, 15, o título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi de requerimento do presidente da Casa, o vereador Nitinho (PSD), e aconteceu no Plenário Legislativo.

Sérgio, que atualmente faz parte da escola de natação Agitação e completou 57 anos na mesma data que recebeu o título, nasceu no Rio de Janeiro e está em Aracaju desde 1993. Graduado em Educação Física em 2011 e atualmente mestrando em educação, o professor foi importante para ajudar a disseminar o esporte no Estado. Em Aracaju, ele já praticou ou participou diretamente de esportes como natação, futsal, futebol, judô, atletismo, tênis, tênis de mesa, caratê, vôlei, squash e xadrez.

Mesmo com poucas palavras, o professor não escondeu a alegria em estar recebendo o título de cidadão aracajuano justamente no dia de seu aniversário. “Estou muito emocionado, é um momento gratificante. Sempre me considerei aracajuano porque aqui construí família, negócios, amigos e amores. Receber esta homenagem foi um presente no dia do meu aniversário e me deixa realmente emocionado”, afirmou.

A propositura do título foi de autoria do vereador Nitinho, presidente da CMA. Ele considera que a homenagem é tardia, por conta do grande trabalho realizado por Sérgio em Aracaju. “Me sinto muito orgulhoso em conceder este título a alguém que tanto fez pelo esporte aqui. Sua história, já desde os anos 1970, já envolvem a prática de esportes. E não apenas com um, mas passando por diversos esportes como tênis de mesa, vôlei e atletismo, fazendo parte de Seleções Brasileiras. Em Aracaju casou e hoje tem dois filhos, sempre foi um batalhador e tem uma história digna. Um homem carinhoso, de sorriso aberto e que passa alegria para quem se aproxima. Sérgio Luiz não é só um professor, mas educa e mostra o caminho da vida, procurando ser aquele cidadão que vê no semelhante a sua história. Isso é muito importante. Essa homenagem é tardia, deveria ter sido feita antes. Que ele possa desfrutar bastante dessa homenagem, ainda mais hoje, dia de seu aniversário. Tem presente melhor que esse?”, disse Nitinho.

O Plenário da CMA contou com a presença de familiares, amigos e companheiros do professor. Além disso, os vereadores Lucas Aribé (PSB) e Américo de Deus (REDE) também prestigiaram a solenidade. “Meu eterno professor! Fico muito feliz em participar dessa Sessão promovida pelo presidente Nitinho. É uma justíssima homenagem a uma pessoa tão querida e conhecida em Aracaju. O presidente foi de grande inteligência quando escolheu esta figura para receber o título”, pontuou Lucas, que foi aluno de natação do professor Sérgio.

“É mais do que justa a homenagem. Sérgio é um desportista e um incentivador do esporte no estado. Ele contribuiu muito com sua visão em termos de amplitude ao esporte e ao social. Estamos apenas ratificando este título, para nós é mais do que uma honra. Sérgio já é aracajuano de fato, e agora será de direito”, lembrou Américo de Deus.

Vinícius Porto destaca importância de concurso público para auditor de tributos anunciado pela PMA

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 08h22, última modificação 16/05/2019 08h22
Vinícius Porto destaca importância de concurso público para auditor de tributos anunciado pela PMA

Foto: Gilton Rosas

O vereador, Vinícius Porto (DEM) usou a Tribuna nesta quarta-feira, 15, para destacar a realização de concurso público para o cargo de auditor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda. “O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira assinou o decreto, que autoriza o concurso. Serão 20 vagas para nível superior”, disse o parlamentar ao frisar que hoje existe uma grande defasagem do quadro de auditores, em decorrência de processos de aposentadoria.

Para o parlamentar,  mesmo diante das dificuldades financeiras da Prefeitura, a opção pelo concurso para auditores de tributos é o caminho para resolver parte da crise. “As atividades de tributação, arrecadação e fiscalização são reconhecidamente, nos dias atuais, essenciais ao funcionamento de qualquer gestão. Sem o trabalho do Auditor, cujas prerrogativas lhe são atribuídas pela lei, não é possível captar os recursos necessários à implementação das políticas públicas”, reforça Vinícius Porto.

O parlamentar ressalta que das categorias da Prefeitura, esta é a que mais tempo está sem a realização de concurso. São mais de 20 anos”, justificou. O edital do concurso, que será confeccionado pela comissão nomeada no decreto, disporá o quantitativo de vagas e os requisitos para investidura no cargo, observando todas as legislações municipais. Caberá à comissão, formada por servidores municipais, supervisionar, acompanhar e fiscalizar a execução do concurso até a fase final. As secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e a da Fazenda serão as responsáveis por dar suporte técnico-administrativo para a comissão.

Vinícius Porto defende o fim do uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais de Aracaju

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 08h29, última modificação 16/05/2019 08h29
Vinícius Porto defende o fim do uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais de Aracaju

Foto: César de Oliveira

A  Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei (PL) que proíbe o fornecimento de canudos de plástico a estabelecimentos comerciais da cidade. De autoria do vereador Vinícius Porto, em parceria com mais dois vereadores,  o PL segue para a sanção  do prefeito, Edvaldo Nogueira.

Pelo texto, fica proibido no município de Aracaju o fornecimento de canudos de material plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais. A  lei também se aplica a clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie. Os estabelecimentos poderão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

Entre as justificativas apresentadas, o vereador Vinícius Porto ressaltou que esse tipo de projeto de lei é importante, lembrando que os prejuízos que o plástico oferece ao meio ambiente são quase que irreparáveis. "O canudinho tradicional representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar cerca de 450 anos para se decompor na natureza. E seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. São quatro minutos que equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente”, alerta o parlamentar.

Para o vereador, Vinícius Porto trata-se de uma ação para o bem da humanidade. “ A natureza merece atenção. É nosso dever contribuir para uma gestão eficiente de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável. Precisamos sair da zona de conforto e perceber o mal que o plástico faz para nossa saúde. Quando os canudos e outros materiais plásticos são descartados no meio-ambiente, eles chegam aos oceanos e acabam contaminando toda uma cadeia alimentar”, enfatiza o parlamentar.

Ao lado do secretário nacional do esporte, Vereador Zezinho visita obras do CIE

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 09h01, última modificação 16/05/2019 09h01
Ao lado do secretário nacional do esporte, Vereador Zezinho visita obras do CIE

Foto: Assessoria do parlamentar

Em mais uma visita às obras do Centro de Iniciação ao Esporte, localizado no conjunto Bugio, Zona Norte de Aracaju, o vereador Zezinho recebeu o secretário nacional do Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, Washington Cerqueira; o deputado federal, Fabio Mitidieri; e o secretário municipal de esporte, Antônio Hora Filho.

Zezinho do Bugio aproveitou para apresentar as instalações do Centro que, segundo ele, representa um grande avanço para o esporte sergipano. “Além da honra, é um momento épico para mim receber estes grandes entusiastas da prática esportiva. O CIE é construído com a somação de esforços e eles vêm para conhecer, bem como para também contribuir”, falou Zezinho.

O vereador fez explanações ainda sobre o grande papel que o CIE vai ter na vida dos jovens das diversas comunidades da nossa região. “Este é um sonho de milhares de moradores das nossas comunidades que está sendo realizado, graças ao nosso empenho, ao trabalho da prefeitura e pela captação de recursos do deputado Fábio, o qual eu presto minha gratidão”, disse.

Segundo Zezinho, o secretário geral se comprometeu em viabilizar para que os recursos sejam garantidos. “Washington Coração Valente, que é um grande ídolo, não só meu como também da comunidade, garantiu fiscalizar os recursos que já foram destinados e dar prosseguimento a esta grande obra que está a cada dia mais bonita”, finalizou Zezinho.

O parlamentar fez questão de convidar o secretário e demais autoridades políticas para, em breve, prestigiarem a inauguração do Centro.

Américo de Deus cobra investimentos para os festejos juninos

por Equipe CMA — publicado 16/05/2019 10h49, última modificação 16/05/2019 10h49
Américo de Deus cobra investimentos para os festejos juninos

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 16, para fazer um apelo à prefeitura pela liberação de recursos para o São João e pela valorização dos artistas locais. Aproveitou também para cobrar do prefeito que recebam os guardas municipais para entrarem em acordo sobre o cargo de carreira.

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai entrar de férias e viajar, e o vereador reforça que antes da viagem ele possa receber os guardas municipais que tanto cuidam da nossa segurança para entrarem em acordo e rever a situação do plano de carreira desta categoria. “O problema hoje vivido pelos guardas municipais é muito crítico, o plano de alguns se aposentarem é desmotivador. O valor do auxilio alimentação para eles é de 8 reais, então esse dinheiro não tá dando e não atende mais aos anseios da classe” cobrou Américo.

Os festejos juninos estão cada vez mais próximos, e mais uma vez o vereador solicita que Edvaldo deixe o processo do forró caju já em evidência e a valorização dos nossos artistas locais. “Não podemos mais esperar, o tempo é escasso. Então espero que possamos fazer um apelo dos nossos artistas capacitados e habilitados para fazer o melhor forró”. O parlamentar aproveitou também para parabenizar a gestão sobre a entrega da reforma do Colégio Municipal José de Airton Andrade, localizada no bairro Jabotiana.

Nitinho assume interinamente a Prefeitura de Aracaju neste sábado

por Fernanda Sales — publicado 16/05/2019 16h38, última modificação 16/05/2019 16h42
Nitinho assume interinamente a Prefeitura de Aracaju neste sábado

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), assumirá interinamente o cargo de prefeito de Aracaju, substituindo o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), que entrará de férias entre os dias 18 de maio e 3 de junho. A solenidade de transmissão de cargo acontecerá neste sábado, 18, às 17h, na sede do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, Conjunto Costa e Silva.

Nitinho assume pela segunda vez o comando da administração municipal, uma vez que a prefeitura não tem o cargo de vice. A primeira vez que assumiu o cargo foi ano passado, quando o prefeito se ausentou por dez dias para participar de um curso de gestão na Universidade de Colúmbia, em Nova York.

Posse na Câmara

Durante os dias de afastamento do presidente da CMA, quem assumirá a Casa Parlamentar é o vice-presidente, Thiaguinho Batalha (PMB). A solenidade de posse será realizada nesta sexta-feira, no Plenário da Câmara de Aracaju, a partir das 10h.

Vereador Bigode do Santa Maria parabeniza a profissão dos garis

por Equipe CMA — publicado 16/05/2019 10h53, última modificação 16/05/2019 10h53
Vereador Bigode do Santa Maria parabeniza a profissão dos garis

Foto: César de Oliveira

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) ocupou a Tribuna no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 16, para parabenizar a profissão dos garis. O parlamentar destacou a importância da classe que é responsável pela limpeza da cidade e merece mais valorização. O vereador aproveitou ainda para cobrar revisão na Avenida Vasco da Gama.

Responsáveis por deixar a cidade mais limpa, os agentes de limpeza foram homenageados por Bigode, em alusão ao Dia do Gari. “Faço aqui um merecido reconhecimento a esses batalhadores que enfrentam sol e chuva, dia e noite, para manter as ruas da cidade limpas e organizadas. Agradeço o compromisso e empenho diário desses trabalhadores e desejo-lhes muitas conquistas e mais reconhecimento”, destaca o vereador.

O parlamentar aproveitou também para fazer um apelo e uma cobrança à prefeitura para que deem mais atenção à Avenida Vasco da Gama que se encontra danificada. “A avenida precisa de redutor de velocidade e sinalização, a população reclama dos vândalos que passam voando. Faço essa cobrança para que vejam a situação desse povo que tanto precisam desse poder público”, completou Bigode.

Vereador Jason Neto cobra a realização do Forró Caju

por Elida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 11h41, última modificação 16/05/2019 11h41
Vereador Jason Neto cobra a realização do Forró Caju

Foto: Gilton Rosas

Restando menos de um mês para chegada dos festejos juninos, o vereador Jason Neto (PDT) cobra um posicionamento do prefeito Edvaldo Nogueira sobre a realização do Forró Caju, uma festa tradicional na cidade e que movimenta o fluxo turístico em Aracaju. Segundo o vereador, muitas pessoas dependem da festa para garantir uma melhoria ou até mesmo a renda da família, irão sofrer se não houver a realização do Forró Caju.

“Há muito tempo venho sendo procurado por taxistas, vendedores ambulantes e a comunidade em geral. Eles questionam a realização do Forró Caju e me cobram um posicionamento. Digo que sou totalmente a favor de que a festa aconteça. O forró caju gera recursos financeiros para o município, isso porque é um ponto forte para o turismo na cidade e o evento gera renda para as pessoas que vivem de vendas em festas e shows, além de promover um fluxo nos hotéis e restaurantes”, afirma o vereador.

Artistas da casa

Sabendo das dificuldades em que passam os artistas sergipanos, sobretudo os forrozeiros, Jason Neto deixa claro seu apoio a uma programação com músicos locais. “Não posso deixar de enaltecer e apoiar os artistas da casa. As bandas, os cantores de forró e trios pé-de-serra que tanto esperam a época junina para melhorar a sua renda e, claro, se apresentar nos shows da cidade. Defendo que os artistas aracajuanos sejam prioridade nas escolhas atrações do forró caju’, disse.

Recursos

“Sei da responsabilidade do prefeito em se esquivar da realização da festa, seria para não deixar despesas; como aconteceu ano passado, que acreditou em verbas do Governo Federal. Nessa parte, até concordo com o prefeito, mas de acordo com o deputado Fábio Mitidieri, que está conseguindo verbas para vários municípios, é possível conseguir alguns recursos e a festa pode ser realizada, claro que em um formato menor”, finalizou Jason Neto.

Elber faz reflexões sobre o Dia Internacional de Combate à LGTBfobia

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 12h00, última modificação 16/05/2019 12h00
Elber faz reflexões sobre o Dia Internacional de Combate à LGTBfobia

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre o Dia Internacional de Combate à LGTBfobia, comemorado no dia 17 de maio. O parlamentar salientou a importância do tema num período que descreveu como de ‘retrocesso social e preconceito que estamos vivendo’.

Elber mostrou um documento produzido pela comunidade LGBT de Sergipe o qual diz que, proporcionalmente, o Estado foi o que mais assassinou pessoas trans no Brasil. “Sergipe ficou em 1º lugar dentre os estados do nordeste em número de assassinatos de pessoas trans. A LGBTfobia não é uma bandeira de luta ou causa social. É acima de tudo, uma bandeira de direitos humanos e humanidade. Em quase todos esses crimes foram pautados por questões de preconceito e ódio por conta da orientação sexual”, lamentou.

O parlamentar lastimou que o país hoje vive um retrocesso nas questões dos direitos humanos, quando o próprio ministério acaba agregando outras funções. “O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos caminha hoje para um conservadorismo, num retrocesso de conquistas importantíssimas e, por conta de uma bandeira de campanha, essa comunidade tem sido relegada ao abandono”, relatou.

CMA X Causa LGBT

O vereador destacou também a luta da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que tem uma história na defesa da comunidade LGBT. “Fui autor da lei que combate à LGBTfobia em Aracaju em espaços públicos e privados, impondo, inclusive, multa com a possibilidade de cassação do alvará de funcionamento aos estabelecimentos que incentivarem este tipo de conduta. Outra lei de minha autoria versa sobre a utilização do nome social. Lembro da ex-vereadora Rosângela que também fez seu nome nessa história porque foi ela quem incluiu a possibilidade do companheiro ou companheira LGBT ficarem com a pensão por morte no Aracaju Previdência. Este parlamento sempre foi de vanguarda nessas questões LGBT”, lembrou.

“Quero dizer que defender a causa LGBT é defender, acima de tudo, a igualdade, cidadania e os direitos humanos. Várias pessoas são assassinadas, espancadas, sofrem agressões psicológicas, físicas e morais em seu dia a dia. Não podemos fechar os olhos para isso em nome de um preconceito extremamente conservador que estamos vivendo neste momento no Brasil. Dia 23 de maio o STF volta a julgar a criminalização como crime de racismo da LGBTfobia. O machismo arraigado em nossa sociedade faz com que homens conservadores ao extremo e preconceituosos, muitas vezes se relacionam sexualmente com pessoas trans e, não conseguindo conviver com seu próprio preconceito interno, assassinam, matam e espancam. A grande maioria dos crimes são cometidos por homens, muitas vezes casados com filhos. É um dado triste, mas de luta”, finalizou.

PMA atende indicação de Américo de Deus e reinaugura Emef José Airton de Andrade

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 12h55, última modificação 16/05/2019 12h56
PMA atende indicação de Américo de Deus e reinaugura Emef José Airton de Andrade

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 16, às 8h, a Prefeitura de Aracaju reinaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, localizada no Bairro Jabotiana. A reinauguração foi comemorada pelo vereador Américo de Deus que durante a tribuna falou da sua luta para que o colégio voltasse a funcionar.

“Eu parabenizo a comunidade do Largo do Aparecida, do Bairro Jabotiana, pela reforma do Colégio José Airton de Andrade. Hoje aconteceu a reinauguração da reforma do colégio ao qual eu fiz indicações para que esse serviço fosse realizado para disponibilizar o ensino para a comunidade. Fico feliz pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e a nossa secretária de Educação, Maria Cecília Leite, atender as nossas reivindicações”, agradeceu o parlamentar.

A reinauguração é uma vitória para comunidade, pois em 2014 a escola havia sido incendiada após furto na unidade. Agora a escola volta a funcionar. Ao todo o vereador Américo de Deus apresentou duas indicações e três ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação pedindo em caráter de urgência a conclusão da reforma, pois seu fechamento estava causando transtornos aos pais e alunos da unidade.

Camilo Lula denuncia condições de trabalho no setor de Telemarketing

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 13h35, última modificação 16/05/2019 16h25
Camilo Lula denuncia condições de trabalho no setor de Telemarketing

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo de Lula (PT) ocupou a Tribuna no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 15, para denunciar as condições de trabalho dos atendentes de Telemarketing que trabalham na Alma Viva.

De acordo com o parlamentar Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações, Telefonia Móvel, Centros de Atendimento, Call Centers- SINTELL, realizou no último dia 07 de maio uma paralisação. “O Sintell convocou uma paralisação para alertar os trabalhadores do quanto a empresa Alma Viva desrespeita os seus trabalhadores. O sindicato afirma uma série de desprezo aos direitos dos trabalhadores, como por exemplo, os descontos abusivos no plano de saúde, falta de enfermeiros no ambulatório, assédio moral, não pagamento de vale alimentação para os trabalhadores durante os seis primeiros meses de trabalho, o não cumprimento dos acordos coletivos e muitos outros abusos”.

O parlamentar concluiu colocando seu mandato à disposição dos trabalhadores da Alma Viva. “Me solidarizo aos trabalhadores da Alma Viva, contem com o nosso mandato para denunciar as condições do trabalho e lutar pela manutenção e garantias dos direitos dessa classe”.

Vereador Didi cobra que serviço seja concluído no Santa Tereza

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 13h43, última modificação 16/05/2019 13h43
Vereador Didi cobra que serviço seja concluído no Santa Tereza

Foto: César de Oliveira

O vereador Cabo Didi (sem partido), subiu na tribuna na manhã de hoje (16), para parabenizar os garis pelo seu dia e para destacar a importância dessas pessoas que deixam a nossa cidade limpa.

O parlamentar comentou que logo ao chegar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sua primeira reclamação foi que o muro da escola Josino Pinto, no Bairro Aeroporto, estava caindo. "Recebemos a reclamação e encaminhamos um ofício para a Secretária Municipal de Educação, Maria Cecília Leite. Quero agradecer a Secretária Cecília pelo serviço que foi feito no muro da escola Josino Pinto, pois beneficia alunos e professores", frisou.

Durante sua explanação, o vereador Cabo Didi aproveitou para mostrar no painel da tribuna as ruas do conjunto Santa Tereza que estão esburacadas. O parlamentar ressaltou que não sabe ao certo se por consequência das obras da Deso ou da EMURB, as ruas foram danificadas.

"Acho que o poder público está levando a sério a formação de lagoas. Não sabemos se ficamos alegres ou tristes depois que a rede de esgoto é implantada, pois sobram vários buracos e ruas danificadas pelo Poder Público. Faço um apelo ao presidente Ferrari para que esteja atento a essa situação", explicou o parlamentar.

Ao fim do seu pronunciamento, cabo Didi falou sobre a tribuna livre que aconteceu na última terça-feira sobre as quadrilhas. O vereador disse que o projeto estava sendo sancionado na cidade de Tobias Barreto. "Então é uma prova que tem como ajudar os quadrilheiros e eu peço que a gente se junte, para fazer um projeto que seja de nós todos, para que a gente possa ajudar a cultura," frisou.

Lei Maria da Penha nas escolas de Seu Marcos agora é Lei

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 16h24, última modificação 16/05/2019 16h24
Lei Maria da Penha nas escolas de Seu Marcos agora é Lei

Foto: Assessoria de Imprensa

Foi sancionada a Lei 5.195/2019 que insere na grade curricular o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha. A nova legislação, que tem como autor o vereador Seu Marcos (PHS), foi assinada na manhã desta quinta-feira, 16, pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante solenidade simbólica no Ministério Público de Sergipe (MP/SE).

A ideia é que a nova lei possa servir de mecanismo de prevenção contra a violência doméstica praticada contra mulheres, promover a reflexão crítica entre estudantes, professores e todos os profissionais da educação. Além de esclarecer sobre a importância do registro e das denúncias, no caso de agressão, nos órgãos responsáveis de defesa.

“Estamos plantando uma sementinha do bem e estou muito feliz com a repercussão do projeto, daqui há 10 anos teremos grandes resultados. Desde da sua criação, a Lei Maria da Penha tem sido sustentada em três pilares: punição aos agressores, assistência às vítimas e prevenção. Infelizmente, pouco fizemos no âmbito da prevenção. Talvez se na década de 80 e 90 tivessem apostado na educação, como forma de prevenção, não teríamos que construir tantos presídios" , defendeu o autor.

Em sua fala de agradecimento, o prefeito Edvaldo Nogueira parabenizou o parlamentar e falou da importância da nova legislação. “Este é um dia histórico. Damos mais um passo importante de criação de uma consciência social, de luta pela igualdade de gênero. Ao sancionar esta lei, trabalharemos em cima da prevenção nas nossas escolas, educando crianças e adolescentes. Acredito que este é o caminho”, afirmou Edvaldo.

Para o procurador-geral do MP/SE, Eduardo Barreto D’Ávila, a proteção dos direitos da mulher ao ser inserida no âmbito escolar pode trazer avanços positivos para área da segurança pública. “Vivemos numa época muito triste, com grande aumento do índice de feminicídio e de violência doméstica, que é algo completamente inconcebível. O trabalho nas escolas será muito importante para mudar mentalidades e nos levar à maturidade da cidadania. Como disse Edvaldo, a união dos três poderes demonstra seriedade e preocupação com a educação e com a segurança das mulheres ”, avaliou.

Já a promotora do Centro de Atendimento Operacional (CAOP) da Mulher do MP/SE, Euza Missano, agradeceu o empenho do vereador Seu Marcos e do prefeito Edvaldo Nogueira, que aceitou que a assinatura da sanção fosse na Escola dos Procuradores do MP/SE. “Quero agradecer em nome do Ministério Público a sensibilidade do prefeito, não só em sancionar o projeto como também apoiar a possibilidade de uma conduta pedagógica contra a violência doméstica. A pretensão do MP é que essa ação se estenda para todos os municípios e também para as escolas particulares. Agradeço ao vereador Seu Marcos pela brilhante iniciativa em propor esse projeto, que servirá de piloto, sem ele não estaríamos aqui hoje”, explicou.

A 5.195/2019 vai ser denominada, por Decreto Municipal, Andrea Belizário, em homenagem à professora assassinada na porta da Emef. José Souza de Jesus, no Bairro 17 de Março, no dia 2 de maio, pelo seu ex-marido que era subtenente do Corpo de Bombeiros. A sugestão do nome partiu do próprio legislador ao prefeito, que acatou e se sensibilizou de imediato com o pedido.

Após publicação em Diário Oficial, a execução da lei ficará a cargo da Secretaria Municipal da Educação, que contará com participação de entidades governamentais e não governamentais ligadas à luta pelos direitos das mulheres e contra a violência contra a mulher.

Voos diretos para Aracaju podem contribuir para impulsionar o turismo, diz Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 16h33, última modificação 16/05/2019 16h33
Voos diretos para Aracaju podem contribuir para impulsionar o turismo, diz Fábio Meireles

Foto: César de Oliveira

Ao se referir a uma reportagem publicada pelo Jornal da Cidade sobre um acordo feito entre as companhias aéreas Azul e Gol que resultará na garantia de voo direto para a capital sergipana, o vereador Fábio Meireles destacou que essa medida, de certo, contribuirá para impulsionar o turismo no Estado.

“A dificuldade de voos em Aracaju sempre foi apontada como um sério problema, não só para os sergipanos que precisam se deslocar para outros Estados, como também para turistas que nos visitam”, falou Fábio, em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju.

O parlamentar lembrou que a questão dos voos foi apontada como um dos gargalos do turismo em Sergipe, durante Sessão Especial promovida pelo seu mandato, com autoridades no assunto. “Esperamos que esse acordo seja profícuo e que o nosso Estado e a nossa capital ganhem com isso, estimulando que mais pessoas nos visitem, contribuindo para o desenvolvimento de Sergipe”.

Cabo Amintas chama atenção para feminicídios e ressalta confiança no trabalho da polícia

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2019 16h35, última modificação 16/05/2019 16h44
Cabo Amintas chama atenção para feminicídios e ressalta confiança no trabalho da polícia

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 16, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar casos de violência que chocaram o estado de Sergipe recentemente, dando ênfase aos feminicídios.

De início, o parlamentar destacou o caso da jovem Ana Paula Jesus dos Santos, 26, ocorrido na madrugada do último sábado (11), no conjunto Dom Pedro I, na Zona Oeste de Aracaju. O que prematuramente era tratado como latrocínio, tornou-se suspeita de feminicídio.

“Esse é o Victor Aragão, até então esposo da Ana Paula. Ele foi preso no dia de ontem pela Polícia Civil sergipana como principal suspeito da morte da esposa. Nós não estamos aqui para julgar antecipadamente, mas eu confio na polícia sergipana. Essa jovem, casada com o Vitor, achava que estava protegida pelo seu marido. Aí é morta a marretadas... Se ele for mesmo o autor, é muita cara de pau inventar um latrocínio. Mas esquece que a polícia é muito bem preparada! Não há nenhuma comprovação de uma terceira pessoa no quarto em que ela foi assassinada”, explicou.

O vereador também evidenciou o caráter machista da violência sofrida pelas mulheres. “As mulheres têm sido vítimas de violência de uma forma absurda nesse estado. Infelizmente, a nossa sociedade machista foi criada ensinando aos homens para que se sintam donos das mulheres. Aí cresce um sentimento de posse, de ‘nós somos os donos’. O cara se separa da mulher e ela não pode seguir a vida dela. No caso da jovem Ana Paula, segundo as informações, ela já queria encerrar o relacionamento. Ele [o marido e suspeito] nega. Assim como nega o feminicídio”, afirmou.

E continuou. “Eu confio na polícia sergipana. Se esse rapaz é o autor do crime, ele vai pagar. Porque a polícia desse estado faz um grande trabalho na parte investigativa. Vão provar o que aconteceu dentro daquele quarto".

Por fim, Cabo Amintas ainda comentou sobre o grande trabalho que essa equipe de investigação faz, especificamente. O parlamentar relembrou que o grupo que trabalha nesse caso de feminicídio é o mesmo que desvendou o caso do borracheiro que agia como 'serial killer' em Nossa Senhora do Socorro. Amintas também se solidarizou com as famílias atingidas por tamanha violência.

“O cara matou no mínimo 4 pessoas, uma delas desaparecida há mais de um ano. E a polícia sergipana está fazendo um trabalho belíssimo. No dia de ontem a primeira vítima foi identificada e enterrada. Minha solidariedade às famílias que têm perdido seus entes queridos para uma violência sem precedentes no nosso estado. Parabéns aos policiais, que estão no dia a dia, assim como os guardas municipais, recebendo R$8 pra comer e sendo esquecido por esse governo”, concluiu.

Zezinho do Bugio cobra revitalização do canal no bairro São Carlos

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2019 09h41, última modificação 17/05/2019 09h41
Zezinho do Bugio cobra revitalização do canal no bairro São Carlos

Foto: César de Oliveira

Utilizando a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na manhã de quinta-feira, 16, o vereador Zezinho do Bugio enfatizou a necessidade em revitalizar o canal localizado no bairro São Carlos, zona norte da cidade, que vem causando prejuízo e desconforto para a população daquela comunidade.


Segundo Zezinho, existe uma promessa antiga aos moradores para a cobertura do canal, mas até agora nada foi feito. “Estive recentemente no São Carlos e conversei com os moradores que me reclamaram da demora em resolver os problemas em relação o canal. É necessário a sua cobertura e revitalização, pois promessa é feita e tem que ser cumprida. Vou continuar a cobrar do prefeito a celeridade. É questão de saúde pública”, exclamou.


Falando ainda da preocupação, Zezinho lembrou do fato em que um morador foi arrastado pelas águas e veio a falecer no local. “Vocês devem recordar que até morte já teve ali. Não se deve esperar mais! A população do São Carlos merece essa atenção”, afirmou. 


CIE 


Zezinho lembrou da última visita ao Centro de Iniciação ao Esporte que realizou, acompanhado pelo secretário nacional do esporte, Washington e por autoridades políticas do Estado. “Eu, que nasci ali no Bugio, receber o grande ídolo, jogador e entusiasta do esporte, Washington Coração Valente, foi motivo de muita alegria. Ele se comprometeu em nos ajudar na viabilização dos recursos que já foram destinados, bem como na busca por outros”, falou.


Quadra reformada


Após ter visitado as escolas e a secretária de educação do município, Zezinho falou do contentamento em ver que a quadra do Colégio Manoel Bomfim já está sendo reformada. “Ali, realizamos um extenso trabalho social esportivo com dezenas de crianças da nossa comunidade. Então, além de beneficiar os alunos, vai ajudar com a promoção do esporte para todos”, falou.


Zezinho finalizou parabenizando o vereador Seu Marcos por também ter buscado a realização da reforma. “Não poderia deixar de parabenizar o colega vereador Seu Marcos por todo o incentivo na reforma da quadra. Faço aqui meus agradecimentos ao parlamentar que, morador da comunidade, tem trabalhado pelo bem de todos”, agradeceu o vereador.

Vereador Lucas Aribé destaca ações da campanha das calçadas em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2019 09h47, última modificação 17/05/2019 09h47
Vereador Lucas Aribé destaca ações da campanha das calçadas em Aracaju

Foto: César de Oliveira

O vereador Lucas Aribé (PSB) apresentou, nesta quinta-feira, 16, um balanço parcial da campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”. Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas desde o dia 24 de abril visando conscientizar a população aracajuana sobre a necessidade de que os passeios estejam livres de obstáculos para os pedestres.

De porta em porta, Lucas já percorreu cinco bairros da capital sergipana juntamente com a caravana da acessibilidade e flagrou diversas situações que ferem o direito de ir e vir de quem anda a pé pelas calçadas. “Estivemos nos bairros Coroa do Meio, Farolândia, Sol Nascente, Santa Tereza e Inácio Barbosa e, infelizmente, notamos que muitas pessoas estão ocupando os espaços indevidamente com carros, cadeiras, entulhos e outros obstáculos”, afirmou o vereador.

Lucas também destacou o início da entrega do Jogo das Calçadas em escolas da capital, um material educativo destinado para crianças do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. “Esta semana já visitamos o Colégio Babylândia, o Liceu, o Coesi e a APAE com mais de 750 jogos entregues. Até o final da campanha iremos nas escolas municipais, estaduais e instituições de assistência à pessoa com deficiência, totalizando três mil exemplares distribuídos”, detalhou o vereador, ressaltando que o jogo também será disponibilizado para reprodução pela internet.

Nas plataformas digitais, postagens educativas orientam a população sobre os comportamentos inapropriados de ocupação das calçadas e mostra bons exemplos de cidadãos que abraçam a campanha e, prontamente, removem as barreiras dos passeios de sua residência. O site de Lucas também disponibilizou um ebook que explica o passo a passo de como o munícipe pode se tornar um guardião das calçadas.

O vereador chamou atenção para a recorrência da pauta. Segundo ele, a problemática das calçadas na capital já norteou outras ações do seu mandato, mas infelizmente, a inércia do Poder Público dificulta a sua resolução. “Infelizmente, os gestores viram as costas e a população continua sofrendo e sendo exposta aos riscos de caminhar por calçadas sem segurança, conforto e autonomia”, lamentou Lucas Aribé.

Apoio

Os vereadores Emília Correa e Américo de Deus fizeram apartes ao discurso de Lucas Aribé, valorizando a iniciativa da campanha, classificada por eles como imprescindível. “Essa campanha demonstra o comprometimento do vereador Lucas Aribé que tem agido conforme sua preocupação não somente com as pessoas com deficiência, mas com todos”, disse Emília. “Essas visitas aos bairros para orientar a população é uma ação proativa do vereador. Parabéns pelo projeto belíssimo”, completou Américo.

Ao adotar uma atitude cidadã eliminando as barreias de sua calçada, o cidadão aracajuano pode compartilhar pelas redes sociais com a hastag #GuardiaodasCalcadas ou através do whatsapp do Gabinete 99180-0852.

CMA concede título de cidadania aracajuana a Silvânia Santos Sousa

por Danilo Cardoso — publicado 17/05/2019 10h46, última modificação 17/05/2019 10h46
CMA concede título de cidadania aracajuana a Silvânia Santos Sousa

Foto: Heribaldo Martins

Com uma história de luta e amor por esta cidade com mais de 30 anos, a conselheira tutelar Silvânia Santos Sousa, conhecida como Mãozinha, recebeu na tarde desta quinta-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o título de Cidadã Aracajuana. A honraria foi entregue pelo vereador Manuel Marcos (PSDB). O autor do requerimento é o ex-vereador Emanuel Nascimento.

Comentando toda sua história de vida, a conselheira tutelar externou toda a alegria de receber tamanha honraria. “Vim para Aracaju muito nova e esta cidade acolheu a mim e toda minha família. Sou de família pobre e hoje não estou aqui como vítima da sociedade, pelo contrário, estou aqui pelo meu trabalho e como protagonista da minha própria história. Estou feliz por este título e quero dizer que a gente não deve ser vitimizar por ser negra, vim da periferia e ser transexual, hoje estou aqui e mostrei o quanto sou capaz”, relatou Silvânia Sousa.

O vereador Manuel Marcos frisou que a história da homenageada já a credenciava a receber a honraria e que entregar este título foi um momento único. “Silvânia é uma pessoa expressiva que faz um trabalho extraordinário. No dia de hoje, amanheci vendo Silvânia falar sobre o conselho tutelar e das dificuldades que ela encontra nas famílias mais pobres da região do Bugio, Santo Dumont e Soledade. Ela faz um trabalho de um espírito altruístico extraordinário, então por isto, todo mundo que se dedica fazer um trabalho pelas pessoas de Aracaju, a gente tem a honra de entregar esta outorga”.

Thiaguinho Batalha participa de sanção de projeto para ensinar sobre a Lei Maria da Penha nas escolas

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2019 09h52, última modificação 17/05/2019 09h52
Thiaguinho Batalha participa de sanção de projeto para ensinar sobre a Lei Maria da Penha nas escolas

Foto: Assessoria do parlamentar

O veredor Thiaguinho Batalha participou na manhã desta quinta-feira, 16, de uma solenidade no pleno do Colégio de Procuradores no Ministério Público, para sancionar o Projeto de Lei 303/2017 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou a lei e pediu para que todos os componentes da mesa assinassem, inclusive o vereador Thiaguinho Batalha, que estava representando a Câmara Municipal de Aracaju.

“Um grande passo para a nossa cidade a aprovação dessa lei. Agora as escolas municipais terão que ensinar aos seus alunos sobre a lei Maria da Penha. Servirá para conscientizar desde pequeno e combater a violência contra a mulher que é inadmissível”, afirmou Thiaguinho.

Anderson de Tuca usa Tribuna para alertar sobre o aumento do feminicídio

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2019 10h50, última modificação 20/05/2019 09h54
Anderson de Tuca usa Tribuna para alertar sobre o aumento do feminicídio

Foto: César de Oliveira

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) utilizou o Pequeno Expediente da Sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 16, para fazer um alerta sobre o aumento do feminicídio no Brasil. Em 2018 foram registrados 1.173 casos, aproximadamente três mulheres são assassinadas por dia.

Anderson destaca que como pai, pode imaginar o sofrimento que as famílias passam a cada caso de feminicídio. “Eu sou pai, tenho duas filhas, eu não quero que isso aconteça com minha filha. Então quando eu vejo um fato desse e me imagino, eu, pai de uma mulher dessa, de uma garota como essa que faça valer o seu direito, a mulher tem seu papel de denunciar”, comenta.

O parlamentar aproveitou para comentar sobre o projeto lei 303/2017, do Vereador Seu Marcos, sancionada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira hoje, que tem o objetivo de dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de noções básicas sobre a lei da Maria da Penha nas escolas do município de Aracaju.

“Para a gente falar para nossas crianças da importância e do importância e do respeito com a mulher, sei que a educação vem de casa, mas a gente como poder público está fazendo nossa parte através desse projeto. Que a mulher já saiba desde criança os seus direitos, essa lei é fenomenal, me sinto orgulhoso em poder falar que fiz parte”, destaca.

Vereadores prestigiam Prêmio Setransp de Jornalismo

por Fernanda Sales — publicado 17/05/2019 11h34, última modificação 17/05/2019 11h34
Vereadores prestigiam Prêmio Setransp de Jornalismo

Foto: China Tom

Na noite desta quinta-feira, 16, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Juvêncio Oliveira (DEM), Vinícius Porto (DEM), Lucas Aribé (PSB) e Cabo Didi prestigiaram a solenidade do Prêmio Setransp de Jornalismo - Ano VIII. O tema deste ano foi "Transporte coletivo e sua influência na vida das pessoas" e teve como homenageada a diretora do Sest/Senat em Sergipe, Danielle Queiroz.

De acordo com o presidente Nitinho, é essencial prestigiar a categoria dos jornalistas do Estado. “Primeiro quero parabenizar Amâncio, que é um grande idealizador deste evento. Já tem alguns anos que participo desta solenidade, que é uma forma de incentivar e valorizar os jornalistas de Aracaju e de Sergipe, que tanto trabalham diariamente levando aquilo que tem de melhor para a população, os telespectadores e as pessoas que ouvem rádio diariamente. Parabéns aos homenageados e premiados no dia de hoje. Sucesso, que vocês continuem trabalhando com dedicação para informar a sociedade”, destacou.

O vereador Lucas Aribé, que também é jornalista, enfatizou a honra de prestigiar essa premiação. “É uma troca de conhecimento e não poderia deixar de estar aqui, não só por gostar de prestigiar meus colegas jornalistas, como também pela honra de ter recebido o convite em braile. Estou muito satisfeito com a organização do evento. Estamos aqui para agradecer e prestigiar”.

Cabo Didi também agradeceu o convite. “É muito importante esse prêmio para valorizar os jornalistas da nossa terra, como também o sistema de transporte do Setransp. Está de parabéns os jornalistas que vão receber a homenagem”.

“É uma noite de brilhantismo e de reconhecimento para aqueles que vem se esforçando para levar a informação ao povo sergipano, cada qual com a sua forma e a sua maneira peculiar de desenvolver o seu trabalho. A cada ano, o Setransp prepara esse momento de reconhecimento como forma de premiar aqueles que se destacam e, da mesma forma, incentivar para que nos próximos anos outros jornalistas sejam homenageados”, disse o parlamentar Juvêncio Oliveira.

O líder da situação na CMA, Vinícius Porto, destaca que essa é uma iniciativa fantástica para premiar jornalistas. “Esse é o oitavo ano que o Setransp realiza este evento e eu não poderia deixar de prestigiar esta categoria que diariamente transmite as informações, conhecem os problemas da cidade e informam tudo que está acontecendo. Parabéns aos homenageados”.

Para o presidente do Setransp, Alberto Almeida, ao longo dos anos a qualidade dos trabalhos apresentados só aumenta e com isso aumenta ainda mais a responsabilidade e dificuldade dos jurados escolherem os premiados. “Este ano, foram 54 trabalhos apresentados em diversas categorias. O nível de detalhamento nas matérias, principalmente com esse tema muito importante para a sociedade, que é o transporte e a mobilidade urbana. De todos os trabalhos apresentados, só escolhemos 18, mas todos os inscritos mereciam receber troféus”, finalizou.

Vereadores de Aracaju participam de entrega de nova frota de ônibus coletivo

por Equipe CMA — publicado 17/05/2019 11h50, última modificação 17/05/2019 11h59
Vereadores de Aracaju participam de entrega de nova frota de ônibus coletivo

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta sexta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participaram junto do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), da entrega de trinta novos ônibus destinados para reforçar o transporte público. A entrega aconteceu na praça Fausto Cardoso, localizada no Centro da capital. Ao todo, foram entregues 30 ônibus para a população.

O prefeito Edvaldo, ressaltou os esforços da gestão para manter o ritmo de investimentos. “Mais um compromisso firmado que foi cumprido com a população, que é de oferecer um atendimento de qualidade e excelência para aqueles que utilizam os serviços públicos de mobilidade urbana”, disse o prefeito.

 O vereador Jason Neto (PDT) junto com seus colegas vereadores prestigiaram o evento e pontua que futuros novos ônibus já estão solicitados. “Esse processo de melhorias e investimentos na área da mobilidade urbana, especificamente no que diz respeito ao transporte coletivo e com todo conforto para o usuário que utiliza o transporte todos os dias, seja para o trabalho, colégios ou até mesmo momento de lazer. Com essa etapa da licitação”, contemplou.

Todos os novos ônibus têm câmeras de segurança, iluminação interna com tecnologia LED que deixa os veículos mais claros. Entre os itens de acessibilidade, cada veículo conta com espaços reservados para cadeirantes, sinal sonoro e visual de fechamento das portas, 20% de bancos destinados à pessoas com deficiência, idosos ou grávidas.

Thiaguinho Batalha assume por 15 dias a presidência da Câmara de Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 17/05/2019 12h35, última modificação 17/05/2019 12h35
Thiaguinho Batalha assume por 15 dias a presidência da Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17, a solenidade de Transmissão de Cargo do vice-presidente, Thiaguinho Batalha (PMB), como presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju. Durante 15 dias, o presidente da Casa, Nitinho (PSD), assumirá a Prefeitura de Aracaju, enquanto Edvaldo Nogueira entrará de férias. Estiveram presentes os vereadores Pastor Alves (PRB), Cabo Didi, Dr. Gonzaga (MDB), Fábio Meireles (PPS), Seu Marcos (PHS), Vinícius Porto (DEM) e Zezinho do Bugio (PTB), além dos secretários municipais de Governo, Jorginho Araújo, e da Família e da Assistência Social, Professor Bittencourt.

Para Thiaguinho Batalha, assumir a Casa Parlamentar durante este período de Nitinho como prefeito de Aracaju é uma grande responsabilidade. “Estaremos nessas duas semanas conduzindo os trabalhos legislativos. Tenho certeza que iremos conduzir da melhor maneira possível, sempre em comum acordo com os colegas vereadores. E para que a gente tenha pautas, acima de tudo, propositivas”, informou o presidente interino da CMA.

Nitinho assume a Prefeitura de Aracaju neste sábado, 18, e deixa o comando da Câmara com muita tranquilidade ao vereador Thiaguinho Batalha. “Tenho um carinho pelo vereador Thiaguinho, que é uma pessoa que confio extremamente, um cidadão jovem e compromissado com o povo de Aracaju. Nessa minha saída no período de 15 dias, tenho certeza que ele dará continuidade aos trabalhos que estamos exercendo no Poder Legislativo. E assumindo a Prefeitura de Aracaju, estarei dando continuidade as belíssimas ações que o prefeito vem fazendo à frente da prefeitura, que está bem organizada, com planejamento. Então estarei mantendo e fortalecendo a administração de Edvaldo Nogueira”, destacou.

Os vereadores Cabo Didi, Pastor Alves e Dr. Gonzaga parabenizaram os vereadores durante a transmissão de cargo e destacaram que ambos farão um belíssimo trabalho, tanto na Câmara quanto na Prefeitura.

Fábio Meireles, Seu Marcos e Zezinho do Bugio enfatizaram que esta transição de cargo só tem a dar certo e desejaram boa sorte aos dois parlamentares. “Este é um dia muito importante para o legislativo e o executivo. Será um espaço de tempo pequeno, mas é um momento muito valioso e de grande aprendizado para os dois vereadores”, disse Seu Marcos.

O líder do prefeito na CMA, Vinícius Porto, enfatiza que a Prefeitura e a Câmara estarão em boas mãos. “O prefeito está de férias, são férias merecidas e durante este período, Nitinho assumirá interinamente pela segunda a gestão da Prefeitura. E Thiaguinho Batalha assume a Câmara com muita preparação, tenho certeza que ele dará continuidade ao trabalho que Nitinho vem fazendo pela Casa Parlamentar”, frisou.

Sessão Especial celebra Dia do Defensor Público

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 17/05/2019 12h42, última modificação 17/05/2019 12h42
Sessão Especial celebra Dia do Defensor Público

Foto: Gilton Rosas

Em alusão ao Dia do Defensor Público, comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta sexta-feira, 17, uma Sessão Especial para debater a importância e atuação do órgão. Representantes da Defensoria Pública, de órgãos públicos e autoridades políticas também prestigiaram a solenidade. 

Autora do requerimento, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) que também exerce a função de Defensora Pública, destacou que uma das missões do órgão é equilibrar a desigualdade social e o acesso à Justiça ao hipossuficiente. “O trabalho da Defensoria Pública é imprescindível para a efetividade da cidadania. Agradeço a Deus por ter me concedido a alma de Defensora Pública. Já são 31 anos atuando nessa profissão e sou apaixonada como a primeira vez. Lutar por aqueles que mais precisam é, e sempre será o nosso maior estímulo”, declarou. 

Herick Argôlo, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), reafirmou a importância do trabalho desenvolvido pela Defensoria e pontuou algumas ações desenvolvidas pela instituição ao longo da semana em comemoração ao Dia do Defensor Público. “Realizamos, durante toda semana, uma série de ações em defesa da população menos favorecida. Beneficiamos centenas de pessoas. Essa é a melhor maneira de festejar o nosso dia, lembrando daqueles que, de certa forma, são esquecidos pelo Poder Público. Parabéns a todos esses guerreiros que fazem essa linda missão”, comentou. 

Compartilhando do mesmo pensamento, Leó Neto, defensor geral do Estado de Sergipe, fez questão de estar presente na solenidade e parabenizou a iniciativa da vereadora Emília Corrêa. “Sem Defensoria não podemos falar em cidadania. E Emília Corrêa tem essa sensibilidade. Ela, mais que ninguém, a importância dessa profissão. Fico feliz em estar celebrando esse dia aqui na Casa do povo que tem a mesma característica da Defensoria”.

O presidente da Ordem Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB-SE), Inácio Krauss, enfatizou que o papel da Defensoria vai muito além de dar voz aos menos favorecidos. “O Defensor Público é responsável pela transformação social no país. Esse trabalho vai vai além de dar voz aos desvalidos. Eles dão assistência. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Indicações do vereador Américo de Deus são atendidas em diversos bairros

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/05/2019 08h17, última modificação 20/05/2019 08h17
Indicações do vereador Américo de Deus são atendidas em diversos bairros

Foto: Assessoria do parlamentar

O trabalho não para. É assim para o vereador Américo de Deus (Rede) que tem visitado bairros de Aracaju, feito indicações e enviado ofícios aos órgãos públicos objetivando cobrar melhorias para as comunidades. O trabalho não tem sido em vão e os resultados já aparecem.

“Solicitamos ao subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, da Guarda Municipal de Aracaju, rondas ostensivas na Praça José Andrade Góes, localizada na Avenida Visconde de Maracaju, além disso também protocolamos, na Emurb e Emsurb, indicações direcionadas à limpeza do canal do bairro Porto Dantas, que é uma preocupação nossa diante das chuvas de grande intensidade que estão se aproximando, as quais podem causar alagamentos na região, solicitamos também a recolocação das caixas coletoras da Praça Etelvino Alves de Lima, no Conjunto Santa Tereza, pois as que existiam foram danificadas e outras, infelizmente, foram furtadas, igualmente, solicitamos a realização do serviço de limpeza na fachada principal do Colégio Anísio Teixeira, localizado no bairro Atalaia, e capinagem em trechos da Avenida Tiradentes, no bairro Aruana. A maioria dessas solicitações estão sendo atendidas pelos órgãos responsáveis e com esses resultados estamos satisfeitos em continuar o trabalho em prol do cidadão aracajuano”, relatou o vereador Américo de Deus.

Dessa forma o parlamentar vem baseando o seu mandato com compromisso e engajamento para que a população mais carente da atenção dos órgãos públicos tenham voz, através dos seus representantes políticos. Ao longo de sua caminhada Américo de Deus tem se reunido com membros de associações, conselhos, sindicatos, secretarias, empresas municipais, em busca de que ações de melhorias sejam realizadas, como estas apresentadas por ele, que é motivo de comemoração, pois são ganhos para a cidade de Aracaju. Aos poucos a realidade está mudando quando existe empenho por parte dos parlamentares que não descansam e não fogem de suas responsabilidades. Diante dos resultados obtidos, Américo de Deus garante que trabalhará com mais afinco para ver uma Aracaju moderna e organizada.

Vinícius Porto destaca iniciativa Edvaldo Nogueira em trabalhar pela inclusão de Aracaju na rota dos cruzeiros marítimos

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/05/2019 09h40, última modificação 20/05/2019 09h40
Vinícius Porto destaca iniciativa Edvaldo Nogueira  em trabalhar pela  inclusão de Aracaju na rota dos cruzeiros marítimos

Foto: César de Oliveira

Está em fase de discussão e entendimentos, a possibilidade de Aracaju ser inserida no roteiro de cruzeiros marítimos da costa brasileira. Todos os esforços estão sendo feitos pelo prefeito, Edvaldo Nogueira que esta semana se reuniu com empresários que atuam na área, representantes do setor turístico, além de secretários municipais e estaduais para aprofundar e avaliar a infraestrutura, capacidade de recepção, condições do porto de Sergipe, além dos atrativos turísticos da cidade.

O assunto foi destacado pelo vereador, Vinícius Porto que definiu como estratégica para o desenvolvimento econômico e social de Aracaju, a iniciativa do prefeito. “Estamos felizes e entusiasmados com essa possibilidade. A reunião  que contou com a presença do presidente da Associação de Cruzeiros Marítimos  Marco Ferraz foi bastante produtiva. Ele  apontou a necessidade de ampliação das rotas existentes no país. Também destacou os números que comprovam a pujança do mercado. De acordo com ele, na temporada 2017/2018, sete navios operaram na costa brasileira, transportando 418 mil cruzeiristas. O total dos impactos econômicos diretos, indiretos e induzidos foi de R$ 1,792 bilhão. Além disso, o setor gerou 28 mil empregos diretos”, detalha o parlamentar.

Vinícius Porto também ressaltou que os empresários Renê Hermann, da Costa Cruzeiros, e Márcia Leite, da MSC Cruzeiros, também expuseram o interesse de poder contar com a inserção de Aracaju na programação de seus cruzeiros, ressaltando que a capital sergipana e demais cidades turísticas do Estado podem se tornar uma grande novidade nos roteiros. “Na atualidade, o turismo não é somente uma atividade de lazer. É  uma atividade econômica importante, que gera muitos empregos e renda. O prefeito está de parabéns por investir nesta área e trabalhar em busca de novas iniciativas para fortalecer e desenvolver o setor”, afirma.

Seu Marcos participa de retiro dos jovens do Santuário Nossa Senhora Aparecida

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/05/2019 13h39, última modificação 20/05/2019 13h39
Seu Marcos participa de retiro dos jovens do Santuário Nossa Senhora Aparecida

Foto: Assessoria de Imprensa

Na tarde de domingo, 19, o vereador Seu Marcos (PHS) participou do retiro dos jovens da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, do Bugio, para apresentar a Lei n 5.195/2019, que trata sobre o ensino das Lei Maria da Penha nas escolas. O encontro aconteceu na cidade de Areia Branca e teve como tema Maria: templo do Espírito Santo.

Para o vereador Seu Marcos, o evento foi mais uma forma de conscientizar jovens e adolescentes sobre a violência que assola o país. “Em meio às intempéries do mundo e as dúvidas do caminho da fé, esse grupo de jovens, de uma turma do Crisma, advindos do Santuário N. Sra. Aparecida, orientados pelo catequista Cássio Ferreira da Silva e o pároco Padre Jadilson Andrade, fizeram o diferencial. Se uniram para refletir: a importância da mãe de Deus; de respeitar as mulheres; e o valor do silêncio e da escuta. Uma reflexão sobre a fé e sobre o respeito, tão escassa atualmente", explicou o parlamentar.

Seu Marcos aproveitou para agradecer o convite para palestrar sobre a Lei de sua autoria. “Agradeço a Cássio e ao Padre Jadilson pelo convite. Falar sobre violência doméstica é necessário. Precisamos dar apoio às mulheres violentadas e agredidas, não só pelos seu parceiros, mas por uma sociedade machista. O conhecimento da Lei 5.195/2019 é de grande importância, porque conscientiza, desde cedo, através da educação, os pequeninos. O sucesso de um povo, advém da educação das nossas crianças. E é disso que trata a norma: educação, como forma de prevenção”, esclareceu.

CMA e Escola do Legislativo irão participar do Congresso Brasileiro de Vereadores

por eduardo.andrade — publicado 20/05/2019 14h22, última modificação 20/05/2019 14h22

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima marcarão presença no 2º Congresso Brasileiro de Vereadores. O evento acontecerá em Aracaju nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, e é realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB) e pela União de Vereadores e Câmaras de Sergipe (UVCS).

O convite à CMA foi feito oficialmente pela presidente da UVCS, Maria Evânia, que esteve na sede da Casa Legislativa. Além disso, ela também se reuniu com o presidente da Câmara, o vereador Nitinho Vitale (PSD), e com membros da Escola do Legislativo.

Um dos palestrantes confirmados do Congresso será o diretor da Escola do Legislativo, Dr. Vander Costa. Ele, que é advogado, mestre em Administração e Gestão Estratégica, professor universitário e contador, falará sobre a “Representatividade Política e sobre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju”.

O 2º Congresso Brasileiro de Vereadores será realizado no Hotel Del Mar, localizado na Av. Santos Dumont, nº 1500, bairro Coroa do Meio. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.valesolucoesemgestao.com.br/eventos.

Sessão Especial de autoria do Cabo Amintas discute Segurança Pública para Aracaju

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 08h15, última modificação 21/05/2019 08h15
Sessão Especial de autoria do Cabo Amintas discute Segurança Pública para Aracaju

Foto: China Tom

A sessão especial que ocupou o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta segunda-feira, 20, trouxe representantes dos mais diversos setores da Segurança Pública. A sessão, de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB), buscou debater e expor problemas e demandas dos serviço e dos servidores.

Algumas das autoridades presentes puderam usar a tribuna por dez minutos e discorrer sobre os assuntos que mais se encaixassem na temática. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), Adriano Bandeira, falou sobre os problemas enfrentados pelos servidores. Adriano também citou a falta de efetivo e o impacto desse aspecto nos concursos públicos, além da falta de reajuste.

“É o nosso dever mostrar à sociedade sergipana, ao povo de Aracaju, os problemas enfrentados pela segurança pública e pelos policiais civis, que eu represento neste momento. Falar de concurso público também é um pilar a ser tratado nas Casas Legislativas porque só na Polícia Civil nós temos 350 vagas em aberto. Se fôssemos atender as determinações da ONU, não adiantaria um concurso público para 350 policiais civis. Seriam necessários, pelo menos mais uma vez e meia em relação à quantidade de efetivo já existente na Polícia Civil. [...] Não é possível que o governo do estado continue dando um tratamento à Polícia Civil, diferente do que dá ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público. A Constituição Federal diz que a revisão geral anual é uma obrigação do estado para com os servidores públicos. Nós policiais civis não temos tratamento igualitário. Nós não temos reajuste salarial desde o ano de 2008, quando Déda dividiu até 2010. A última revisão geral anual que tivemos foi em 2014”, explicou.

Já a idealizadora do Clube dos 30, Melissa Rollemberg, deu ênfase para à importância da sessão e a necessidade de que o governo atenda as demandas de efetivo das categorias. O número 30, que o grupo leva no nome, faz parte de uma alusão ao tempo da nova Constituição Federal e às mais de três décadas que algumas instituições estão sem realizar concursos, a exemplo da Câmara de Vereadores de Aracaju e Secretaria da Fazenda.

“Essa audiência é de suma importância não só para as instituições que cada um presente aqui faz parte, mas também para a sociedade civil. Falo em nome do Clube dos 30 quando digo que acredito que para o desenvolvimento de uma profissão, para que as pessoas possam trabalhar de forma digna, elas precisam ter reconhecimento e precisam também de todo o aparato que o governo e os governantes possam oferece para a excelência no trabalho. Oito reais num ticket alimentação é um absurdo, senhor governador! É um absurdo! A situação segurança pública no estado de Sergipe é muito crítica. Nós temos problemas que se arrastam mas não existe muito envolvimento em relação aos governos para resolvê-los, principalmente se falarmos da questão do efetivo”, ressaltou.

Do poder legislativo estadual, o único presente foi o deputado Georgeo Passos (Cidadania). Durante sua fala, o parlamentar ressaltou que a segurança pública sozinha não resolverá os problemas do estado e apontou para uma tríade capaz de melhorar a realidade social vigente.

“Não iremos vencer essa luta da segurança pública apenas com repressão policial. Quem estiver achando que vamos vencer desse jeito pode ter certeza que vamos continuar gastando milhões e milhões e não vamos sair do lugar. Eu acho que a formação do ser humano precisa ser reavaliada. Precisamos melhorar muito! Não só na área da educação mas também na área de saúde pública, de assistência social. Com esse tripé, damos condição ao cidadão para que ele possa caminhar com suas pernas e não precise, muitas das vezes, ir pro mundo do crime. A gente sabe que vocês policiais, sejam civis, militares ou da guarda municipal, arriscam suas vidas todos os dias pelo bem da segurança. Mas é um enxugar de gelo, já que não temos políticas públicas voltadas para a resolução do caso”, evidenciou.

Também estiveram presentes e usaram a tribuna os vereadores Américo de Deus (Rede), Cabo Didi (Sem Partido) e Lucas Aribé (PSB). Dentre os especialistas, estiveram o comandante do policiamento da capital, coronel José Moura Neto, o coordenador geral da Polícia Comunitária do estado e comandante do 1º Batalhão, o tenente coronel Hilário, o presidente da comissão de direitos humanos, Robson Barros, representando a OAB, além de presidente e vice-presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Eder Rodrigues e André Luiz Andrade, entre outros.

O autor da sessão foi o último a falar e não poupou críticas ao executivo e ao legislativo. Cabo Amintas afirmou que a Câmara não se preocupa com a segurança pública e destacou o uso dos agentes de segurança como “cortina de fumaça” em ano de eleição.

“Essa Casa não se preocupa com a segurança pública. Pelo contrário, eles só se preocupam com o que podem fazer pra movimentar a segurança pública e favorecê-los politicamente. Infelizmente a guarda municipal, ou até a polícia, são usadas apenas para promover o prefeito. Quando chega o ano de eleição a gente vê os guardas em pontos estratégicos, uniformizados, e as pessoas acham que a segurança pública está bem, se depender do prefeito. E essa não é a realidade. Aqui nessa Casa eu já mostrei vídeos de viaturas sem combustível! A gente sabe o que passa cada guarda municipal, a gente sabe do descaso do prefeito com a guarda municipal e do governo com a segurança pública no geral. Com o tamanho do déficit, por que não convocar? Por que o prefeito não corta uma parte dos R$ 5 milhões por mês gastos em cargos de comissão? Por que não se cortam esses CC’s? Porque vai desagradar o político que está aqui pra aprovar as leis dele, pra dizer amém a tudo que ele quer”, alfinetou.

“Continuarei trabalhando para a garantia de direitos dos menos favorecidos”, afirma Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 08h50, última modificação 21/05/2019 08h50
“Continuarei trabalhando para a garantia de direitos dos menos favorecidos”, afirma Meireles

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles disse ontem que continuará exercendo o seu mandato com foco nos menos favorecidos. “O meu objetivo é cumprir o mandato que me fora confiado pelo povo. E para esse povo continuarei voltado de modo a reivindicar e fazer valer os seus direitos essenciais”, disse em entrevista ao radialista Kleber Alves, na Radio Liberdade AM, no início da noite de ontem, 20.

Ao ser questionado sobre como se comportará no processo eleitoral de 2020, Fábio foi enfático: “2020, discute-se em 2020. Agora, é hora de continuar de mangas arregaçadas buscando obras e investimentos para as comunidades mais carentes. É isso que tenho feito desde que fui eleito vereador por Aracaju”, afirmou, ao citar as obras iniciadas em áreas da zona norte, como o loteamento Jardim Bahia.

Ele ressaltou que há décadas, os moradores daquela região eram esquecidos pelo poder público. “Eu não votei no prefeito Edvaldo Nogueira, mas apoio o seu mandato porque tenho visto o esforço que ele vem fazendo para que haja uma melhoria nos bairros da periferia da capital. Eu circulo e converso com residentes de norte a sul de Aracaju e vejo o que tem acontecido ”, disse, ao citar a ajuda do ex-deputado federal André Moura.

“Indiscutivelmente, André demonstrou um jeito diferenciado de fazer política, ajudando não só a Aracaju, mas a todo o Estado de Sergipe com montantes vultosos de recursos, independente de questões ideológicas e de posicionamento político”, salientou o vereador, citando que, graças a parceria estabelecida entre André e o prefeito Edvaldo Nogueira foi possível o início das obras na região da Soledade e outras áreas da periferia da capital.

Vereador Bigode agradece ao presidente da Emsurb

por Abrahão Crispim — publicado 21/05/2019 10h41, última modificação 21/05/2019 10h41
Vereador Bigode agradece ao presidente da Emsurb

Foto: César de Oliveira

Durante o Pequeno Expediente, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ao presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, pela atenção dada a comunidade do bairro Santa Maria.

Segundo o parlamentar, a iniciativa demonstra compromisso da administração municipal com as áreas mais carentes da capital sergipana. “A Prefeitura está cumprindo a obrigação de limpar os canais para evitar enchentes”, disse ao agradecer ao presidente da Emsurb pela presteza no atendimento aos pleitos que visam beneficiar os aracajuanos.

Bigode ainda ressaltou que tem gente que só faz reclamar e nunca agradece as coisas que são realizadas mesmo com as dificuldades. “Precisamos entender a situação dos governantes também. Esse é meu segundo mandato e sempre vou parabenizar as pessoas que trabalham em benefício da população”, finalizou.

Elber clama que poder público realize obras de drenagem no Lourival Batista

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 10h50, última modificação 21/05/2019 10h50
Elber clama que poder público realize obras de drenagem no Lourival Batista

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) reclamou que governos municipais, historicamente, não têm um plano com medidas que evitem enchentes nas comunidades aracajuana que sofrem, ano após ano, com as chuvas e os consequentes alagamentos dessas áreas menos favorecidas.

O parlamentar destacou os alagamentos recorrentes do conjunto Lourival Batista, no bairro Novo Paraíso, que desde a fundação do conjunto, aquela comunidade vive uma situação de desespero. “Depois da construção da avenida Osvaldo Aranha, que teve o nível da pista elevado, todas as águas que caem naquela região, ficam represadas no conjunto Lourival Batista. Ano a ano a comunidade daquele conjunto perde tudo que tem, num total desrespeito da Prefeitura de Aracaju, e incluo todos as gestões passadas também”, frisou.

Segundo Elber, as obras para que aquele conjunto não sofra mais com enchentes decorrentes da chuva são relativamente simples. “É um obra que precisa da parceria dos governos municipal, estadual e federal, através do DNIT, porque consiste simplesmente na duplicação das manilhas que atravessam a avenida Osvaldo Aranha. Já tive 3 reuniões com 3 superintendentes diferentes do DNIT, já levei a comunidade, que já fez abaixo-assinado e ninguém tem piedade daquelas pessoas”, reclama.

Elber disse que fez uma visita ao conjunto no último fim de semana e viu de perto o sofrimento e as perdas da comunidade. “Sábado eu estive lá e vi pessoas sofrendo porque perderam geladeiras, eletrodomésticos, móveis de madeira. E olha que a chuva que caiu essa semana não foi muita, imagina só quando o inverno de fato chegar. Em 2015 a água chegou a altura de 1,5m, as pessoas lá perderam tudo que tinham. Os moradores de lá, quase todos, estão fazendo laje, já se precavendo de uma possível enchente que eles sabem que vai chegar e colocam logo os móveis para cima quando vir a chuva”, explicou.

“É uma situação de calamidade, que se repete há anos e nada do poder público tomar uma posição. É um absurdo e desrespeito com o contribuinte. Aí, lá vem Edvaldo Nogueira criar ITBI para laje para um povo que tem, talvez na laje, a única forma de continuar com o mínimo de dignidade e risco de sobrevivência vivendo em sua casa com sua família. Conclamo para que a Prefeitura e o Governo olhem para a comunidade do Lourival Batista”, finalizou.

Thiaguinho Batalha concede entrevista à rádio como presidente interino da CMA

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 11h13, última modificação 21/05/2019 11h13
Thiaguinho Batalha concede entrevista à rádio como presidente interino da CMA

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 21, o vereador Thiaguinho Batalha concedeu entrevista à Rádio Xodó FM. Foi a primeira entrevista como presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju. Na pauta, Thiaguinho falou sobre o desafio de comandar a casa legislativa durante esses 15 dias.

“Vamos tentar imprimir o nosso ritmo nesse curto período no comando da câmara e tentar dar celeridade na pauta e nos projetos dos nossos colegas vereadores”, ressaltou Thiaguinho.

Outros assuntos discutidos na entrevista foram os projetos Ação Cidadã e o Forró em Campo. “Estamos realizando mais uma edição do Ação Cidadã neste sábado no Santos Dumont. Um projeto viabilizado com parcerias privadas para oferecer um dia de serviços gratuitos e lazer para a população. Já levamos em alguns bairros e agora é a vez de beneficiar a população do Santos Dumont”, destacou Thiaguinho.

Já o Forró em Campo acontece no dia 7 de junho no bairro Suissa e terá como atração principal o cantor Luanzinho Moraes. “O Forró em Campo valoriza a nossa cultura, que é um dos pontos fortes do nosso mandato. Este ano teremos várias edições começando pelo Suissa com diversas atrações no dia 7 de junho, sempre com o intuito de valorizar a cultura sergipana e fortalecer os arraiás de bairros da nossa capital”, afirmou o presidente interino da CMA.


Tribuna Livre destaca importância da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade e inclusão

por Fernanda Sales — publicado 21/05/2019 11h48, última modificação 21/05/2019 11h48
Tribuna Livre destaca importância da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade e inclusão

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 21, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a Tribuna Livre com o tema “Audiodescrição – Comunicar para incluir, uma ferramenta de acessibilidade comunicacional à serviço da inclusão”. O assunto foi discutido entre os vereadores e a professora Dra. Rita de Cácia Santos Souza, que fez a apresentação sobre o tema.

Segundo a professora Rita de Cácia, a audiodescrição é a arte de transformar imagens em palavras, o que abre uma janela para o mundo para as pessoas com deficiência visual. “Essa ferramenta transforma o que é visto no que é ouvido, o visual no verbal, permitindo as pessoas cegas ou de baixa visão entenderem verdadeiramente o que assistem. Lembrando que outras pessoas podem se beneficiar da audiodescrição, como idosos, pessoas com dificuldade de entendimento ou com déficit cognitivo”, enfatizou.

A oradora da Tribuna também destacou que há um Decreto Federal Nº 5296/2004, que estabeleceu a obrigatoriedade das televisões brasileiras implantarem a audiodescrição em sua programação. “A audiodescrição é extremamente necessária em todos os espaços, independente da quantidade de deficientes no local. É preciso analisar todos os ambientes que as pessoas cegas frequentam, como museus, escolas, câmara de vereadores. Precisamos de mais sensibilidade com essa questão, para que todos tenham direito de se comunicar”, afirmou.

Apartes

O vereador Lucas Aribé (PSB), que é deficiente visual, destacou a importância da audiodescrição. “Todos nós publicamos fotos, imagens, vídeos e tudo precisa ser descrito também para os cegos e pessoas com baixa visão. Muitas pessoas vêm utilizando a hashtag #pratodomundover. Quando postamos fotos e vídeo sem legenda ou sem descrição, estamos excluindo as pessoas com deficiência da comunicação. As TVs de Sergipe também precisam promover audiodescrição nos seus telejornais. Também sugiro que a Escola do Legislativo possa promover o curso de audiodescrição para quem quiser aprender”, disse.

Américo de Deus (Rede) destacou que esta é uma ferramenta que gera mais acessibilidade aos deficientes e destacou a importância dessa tecnologia para a inclusão, enfatizando que a lei é de 2004 e é obrigatória, mas que não é cumprida pela maioria das pessoas e instituições há 15 anos.

“Vivemos em um país que não passa da fase da conscientização. Apesar de existir um decreto, ele não é aplicado na prática. É preciso mais inclusão para as pessoas com deficiência. O que eu puder fazer vou aplicar a audiodescrição e o que aprendi aqui”, falou Emília Corrêa (Patriota).

Isac Silveira (PCdoB) frisou que a inclusão social é mais que uma política social. “O IBGE aponta que existem mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual e, mesmo assim, as instituições têm resistência em aplicar políticas públicas para beneficiar essas pessoas”.

Elber Batalha (PSB) disse que já assistiu filmes com audiodescrição e percebeu a importância dessa ferramenta para quem não pode enxergar. E o vereador Camilo Lula, parabenizou a aula e explicação da professora Rita sobre o assunto.

Américo de Deus alerta sobre o crescente número de mosquito aedes aegypti

por Viviane Cavalcante — publicado 21/05/2019 12h00, última modificação 22/05/2019 08h50
Américo de Deus alerta sobre o crescente número de mosquito aedes aegypti

Foto: César de Oliveira

Ocupando o Grande Expediente nesta terça-feira, 21, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Américo de Deus (Rede) chamou a atenção pelo aumento significativo do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente dos casos de dengue na cidade. “Estamos em estado de alerta. É preciso somarmos esforços para combater o mosquito transmissor”, enfatizou.

Além de medidas simples como retirar pneus e entulhos dos quintais para não acumular água, carro fumacê, limpeza das caixas d’águas, Américo lembrou que a Emsurb precisa fazer a limpeza constante dos canais da cidade.

Praças

Mostrando fotos da praça Etelvino Alves, no conjunto Santa Tereza o parlamentar apresentou a situação de abandono da localidade. “É muito triste ver uma praça que sempre atendeu a comunidade, principalmente aos jovens, esteja desse jeito: com bancos quebrados, quadra sem proteção e com estruturas danificadas”, observou.

Américo disse que a praça poderia ser um espaço de lazer para a comunidade local e um lugar de atividades para os jovens, afastando-os da criminalidade. “Essa praça não é a única desse jeito. A prefeitura poderia fazer um programa de recuperação de praças. São ações simples e que não gastam tanto que podem transformar as praças e trazendo diversos benefícios para a população”, afirmou.

Canais

O vereador trouxe para Casa também, uma possível solução para o transbordo de canais em época de chuvas fortes na capital sergipana. De acordo com o parlamentar, se a prefeitura implantasse um sistema de comportas nos canais garantiria uma maior eficiência ao sistema de drenagem da cidade minimizando assim, os alagamentos e reduzindo os riscos de enchentes.

Quadrilhas

Com a proximidade do mês de junho e dos seus festejos, Américo de Deus cobrou mais uma vez investimentos nas quadrilhas juninas. “Venho aqui pedir investimentos nas quadrilhas para que elas possam se apresentar nos concursos durante o mês de junho”, disse.

Ensino Público

O pronunciamento do vereador Américo de Deus nesta terça-feira foi também para elogiar o estudante de medicina Emanuel Lucas que estava visitando a CMA, por seus esforços e seu desempenho na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Fico feliz quando uma pessoa que estudou a vida inteira na escola pública, mora na periferia foca nos estudos e passa no curso de medicina na UFS. Não é porque somos de origem simples que devemos desistir dos nossos sonhos”, finalizou.

 

 

Câmara aprova 30 proposituras nesta terça, 21

por Leilane Coelho — publicado 21/05/2019 13h54, última modificação 21/05/2019 13h54
Câmara aprova 30 proposituras nesta terça, 21

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 21, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju apreciaram 30 proposituras, destas 15 Projetos de Lei, sete Projetos de Decreto Legislativo, dois Projetos de Resolução, um Requerimento e cinco Moções.

Em 1º votação foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 5/2018, de autoria do Poder Executivo, que revoga as leis complementares Nº 58/2002, 62/2003, 74/2008, 75/2008 e 132/2014 que especifica e dá outras providências.

Também de autoria do Poder Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 296/2018 que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 3.809 que dispõe sobre a adoção de medidas para cobrança da dívida ativa do município de Aracaju e dá outras providências.

Já em 3º votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 326/2017, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS), que institui o programa de cadastro de jovens moradores de rua no município de Aracaju.

Bastante elogiado pelo parlamento, o Projeto de Lei nº 148/2018, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB), foi aprovado por unanimidade. O PL institui o uso de bengala verde como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão, e como instrumento de orientação e mobilidade, na cidade de Aracaju.

Sobre o assunto, o vereador Elber Batalha (PSB) disse que é de extrema importância a aprovação desse projeto. “Eu não sabia dessa distinção e acredito que muitos também não sabem. Excelente iniciativa de Lucas, que através desse projeto traz conscientização para muitos”.

Cabo Didi cobra aos órgãos públicos serviços de qualidade e parabeniza o trabalho do secretário Ferrari

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 14h29, última modificação 21/05/2019 14h29
Cabo Didi cobra aos órgãos públicos serviços de qualidade e parabeniza o trabalho do secretário Ferrari

Foto: César de Oliveira

O vereador Cabo Didi (sem partido) subiu a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de hoje, 21, para mostrar vídeo à população aracajuana dos buracos feitos pela empresa de saneamento básico (DESO).

No primeiro vídeo, o vereador conversa com um morador do bairro Aruana, que indignado com as ruas esburacadas, pergunta ao prefeito onde aplica o dinheiro do IPTU, pois os buracos geram transtornos aos moradores, bem como a população fica a mercê de acidentes e atropelamentos. O vereador aproveitou para reclamar do asfalto que foi usado no local, que é de péssima qualidade, já que apenas com um mês que de colocado os buracos já apareceram, tanto devido as chuvas, como por conta do material usado na obra ser de baixa qualidade.


"Nessa rua transita ônibus e a prefeitura tem que fazer um serviço reforçado, para beneficiar os moradores e a própria prefeitura que não precisará retornar para novamente fazer o serviço," frisou o parlamentar.


Cabo Didi aproveitou para parabenizar o secretário Municipal de Infraestrutura, Sérgio Ferrari, pelo trabalho que vem sendo feito na zona de expansão da nossa cidade. "Nós levamos essas reclamações ao secretário e da mesma forma que a gente critica, temos que ter a hombridade de agradecer pelo atendimento em solucionar esses problemas," comentou.

O vereador falou do serviço da Deso que está sendo feito em toda a cidade e tem deixado a desejar, já que a empresa deixa buracos por toda a cidade. Na visão do parlamentar, o que acontece é realmente para com o objetivo de acelerar a privatização, pois empresa não vem prestando um bom serviço.

Ao término do seu pronunciamento, o vereador mostrou o vídeo da quadrilha Sangue Nordestino do Santa Tereza, quando fez uma homenagem aos quadrilheiros dos anos 80 e pediu ao prefeito que não deixe morrer essa tradição . Didi conversou com uma moradora da travessa "C" na Zenza, no povoado Areia Branca, onde a senhora pede que as autoridades tomem providências para resolver o problema dessa travessa, que por conta das chuvas a água empossa, deixando o local intransitável e dificultando a vida dos maradores.

Vereador Dr. Manuel Marcos reconhece a eficácia do Nestor Piva

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 14h45, última modificação 21/05/2019 14h45
Vereador Dr. Manuel Marcos reconhece a eficácia do Nestor Piva

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 21, para relatar a visita feita recentemente ao Hospital Nestor Piva. Na ótica do parlamentar, a referida unidade de saúde possui atendimento humanizado além de, dispor uma gestão dinâmica e organizada. “Nem só de crítica vive o político, sou desconfiado com essa coeris de reclamar por reclamar”, disse.

Ele salienta que tem pautado seu olhar sob a perspectiva da vereança e também da profissão a qual exerce, a medicina. “Estou visitando várias unidades hospitalares, Unidades de Pronto Atendimento, postos de saúde e tive a oportunidade de ir ao Nestor Piva. Fui como médico e, circulando pela entidade, percebi que o atendimento é diferenciado. Há humanização, fiquei impressionado com a higienização, sobretudo, com o acolhimento – algo que muito se questiona sobre a eficácia quando se trata de serviço público. Na parte ambulatorial o paciente já recebe seu medicamento e evita-se protocolos desnecessários”, pontua.

Na ocasião, o vereador relata a dinâmica da equipe que atua no setor emergencial. “Presenciei a situação de chegarem três ambulâncias com as sirenes ligadas. Já haviam médicos especialistas em emergência para atender os pacientes e dar continuidade àquele atendimento. Entendo que é nesse momento que a assistência qualificada salva a vida das pessoas, além de permitir uma recuperação mais rápida perante o estado nefasto de doença que muitos chegam”, avalia.

Diante do exposto, Dr. Manuel Marcos parabeniza a atual secretária municipal da saúde, Waneska de Souza Barboza e os gestores administrativos do Hospital Nestor Piva. “Tenho que reconhecer a eficácia no atendimento, agilidade e dinâmica. Aproveito e também deixo o apelo para que as demais unidades de saúde municipais sejam tão eficazes e atuantes quanto ao que presenciei no Nestor Piva”, completa.

Thiaguinho Batalha se reúne para tratar do concurso da Câmara

por Ana Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 15h06, última modificação 21/05/2019 15h06
Thiaguinho Batalha se reúne para tratar do concurso da Câmara

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador e atualmente presidente, Thiaguinho Batalha se reuniu com o secretário-executivo Geraldo Alcântara para falar sobre a liberação do edital do concurso na manhã desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Quando liberado, cerca de 50 vagas serão ofertadas. A previsão máxima é para o mês de julho.

Vários profissionais estão na espera do concurso da câmara. Pensando nisso, o vereador se reuniu em um dos seus primeiros dias à frente da presidência para saber o andamento dos trâmites.

No encontro com o secretário Geraldo, Thiaguinho recebeu respostas positivas sobre o assunto. De acordo com o responsável pelo setor da câmara, o regulamento já está sendo finalizado e deve ser lançado em breve até o mês de julho.

Para o parlamentar, a oportunidade na presidência servirá para acelerar alguns processos na câmara. “Nesse período, vamos agilizar algumas pendências e projetos, além de valorizar servidores e saber ainda mais sobre o concurso”, declarou.

Emília Corrêa: “Essas pessoas devem ser respeitadas pelo Poder Público”

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamnentar — publicado 21/05/2019 15h18, última modificação 21/05/2019 15h18
Emília Corrêa: “Essas pessoas devem ser respeitadas pelo Poder Público”

Foto: César de Oliveira

Previsto para amanhã, 22, o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o fornecimento de medicamentos de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de doenças raras foi o tema abordado pela vereadora Emília Corrêa (Patriota) no Legislativo Municipal. 

Através de um vídeo, a parlamentar mostrou o dilema enfrentado por essas famílias que, atualmente, precisam recorrer à justiça para ter acesso aos medicamentos. “Só sabe quem passa. Esse é um dilema que afeta milhares de famílias por todo país. Espero que o STF veja a responsabilidade que tem ao tomar essa decisão e obrigue o Estado a incluir na lista de fornecimento esses medicamentos. Isso não vai alterar o contexto do Estado, mas, certamente, fará uma diferença imensa na vida dessas pessoas”, afirmou. 

Carro Fumacê

Outra assunto destacado pela vereadora Emília Corrêa foi sobre os recorrentes casos de dengue que tem acontecido na cidade. Na oportunidade, Emília cobrou ações do Poder Executivo no combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. “Um carro fumacê, por exemplo, vai ajudar no controle e evitar a reprodução do mosquito, principalmente nos bairros mais periféricos que estão infestados. Uma coisa tão simples, mas não estão se importando. Não estão dando a devida importância para a Saúde Pública. Nem isso. Imagine com outros problemas”, concluiu.

CMA concederá título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 21/05/2019 15h40, última modificação 21/05/2019 15h37

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá nesta quarta-feira, 22, o título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto da Rocha. O parlamentar será homenageado em Sessão Solene no Plenário da Casa Legislativa, às 16h. A propositura é de autoria do ex-vereador Emmanuel Nascimento.

Armando Batalha Júnior faz alerta aos pais sobre violência infantil

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 16h43, última modificação 21/05/2019 16h43
Armando Batalha Júnior faz alerta aos pais sobre violência infantil

Foto: César de Oliveira

Nesta terça-feira, 21, o vereador Armando Batalha Junior(Cidadania) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para falar sobre o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil, celebrado no último sábado, 18 de maio. Estima-se que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são exploradas sexualmente no Brasil.

Para Armando Batalha Junior, a situação é extremamente preocupante, sobretudo porque a maioria dos crimes acontece no ambiente doméstico, ou seja, dentro da casa da própria vítima, tornando o acesso da polícia mais difícil. “Muitas vezes o agressor é um tio, padrasto, vizinho ou o próprio pai. Difícil acreditar, mas esta é uma triste realidade”, informa.

De acordo o vereador, após o surgimento da internet os pais acabaram perdendo um pouco o controle do conteúdo que os filhos têm acesso no mundo virtual. “Temos que chamar a atenção da sociedade em geral, pois além da violência física há um crescimento assustador de uma nova modalidade de crime denominada estupro virtual. Por isso, todo cuidado é pouco com a educação dos menores”, alerta.

"Nas Ruas" com o Cabo Amintas mostra o retrato do abandono do Bairro Soledade.

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/05/2019 16h51, última modificação 21/05/2019 16h51
"Nas Ruas" com o Cabo Amintas mostra o retrato do abandono do Bairro Soledade.

Foto: Gilton Rosas

Na noite desta segunda-feira, 20, o programa “Nas Ruas”, live apresentada pelo vereador Cabo Amintas (PTB) através de suas redes sociais, chegou até o bairro Soledade. Depois de pedidos da comunidade para que o parlamentar mostrasse os problemas do local, Amintas atendeu o pedido e apareceu na comunidade para ouvir as demandas da população.

“Fui convidado por moradores do bairro que entraram em contato dizendo: ‘Cabo Amintas, venha mostrar as condições aqui da rua, venha mostrar o que está acontecendo aqui’. Então viemos. Isso é até uma ajuda para a prefeitura. O papel do vereador não é só dizer amém!”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores da Soledade, Vicente, que mora há 17 anos no bairro, destacou a quantidade de problemas no local conhecido como Porto do Gringo. Além da iluminação pública precária, o presidente, junto de outros moradores, mostrou ao parlamentar as ruas esburacadas e a água fétida proveniente do esgoto no decorrer das vias e um matagal onde, de acordo com a comunidade, deveria existir uma praça.

“Saneamento básico a gente não tem e enquanto não tiver, dá pra ver aí como é: esgoto precário, ruas em que é uma luta pra passar um carro. Quando chove é um transtorno, até pedestre pra descer [a rua] é difícil. Se chover pesado mesmo não passa ninguém”, afirmou um morador.

Enquanto continuava sua caminhada pelas ruas, Amintas foi parado por outra moradora, que vive há 10 anos no loteamento Porto do Gringo. Ela reclamou do descaso com o bairro e destacou que durante todos esses anos morando ali, nunca viu nenhuma melhoria acontecendo em benefício da comunidade. A mulher também falou que os buracos que se localizam em frente a sua residência, só estão tapados graças ao esforço de seu marido e a ajuda de um outro vizinho.

“A problemática do bairro Soledade já se arrasta há anos. Entre gestão, sai gestão, brincando com o sentimento das pessoas. Muita gente usando a Tribuna dizendo que está tudo normal no bairro Soledade. Tem quase 40 anos esse Loteamento. Quase 40 anos. E nada foi feito!”, afirmou Eduilson Vieira, morador que contatou Cabo Amintas para falar sobre a situação da comunidade.

Já um outro morador da área desabafou sobre a falta de comprometimento dos políticos com a comunidade. “Aqui só chega promessa, parece que as pessoas só querem se iludir e iludir as outras com mentiras. Você é um dos vereadores que atua de verdade, que fala de verdade, por isso você incomoda muita gente. Quem sofre são as pessoas que são verdadeiras. Não adianta vir pra uma campanha e prometer, como infelizmente colegas seus fizeram, prometeram pra comunidade e não cumpriram. Tem que dar nome, não tem mimimi. Exemplo disso é o seu colega Fábio Meireles (Cidadania). Ele e o prefeito vieram aqui no Loteamento, prometeram e não cumpriram. Mas o povo está aguardando, e na hora certa vai dar a resposta”, declarou.

Por fim, o parlamentar ainda visitou algumas casas para conhecer o caos nas residências em períodos chuvosos. Foi possível ver casas onde o esgoto escorre para o interior do local enquanto outras são invadidas pela água da chuva.

Anderson de Tuca visita Mercado Virgínia Leite Franco

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 08h24, última modificação 22/05/2019 08h24
Anderson de Tuca visita Mercado Virgínia Leite Franco

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB) visitou na manhã desta terça feira, 21, o Mercado Maria Virgínia Leite Franco para conversar com os comerciantes da região que relataram que a situação do mercado melhorou, mas ainda há falhas, como o calor intenso e a falta de divulgação. O parlamentar aproveitou seu espaço no grande expediente para expor a situação aos vereadores.

“Hoje estivemos visitando o mercado, onde temos que incentivar o turismo. Nossa cidade tem praias, tem a orla mais bonita, mas temos que incentivar as pessoas a irem ao mercado da cidade. Percebi que tem limpeza no mercado, perguntei aos vendedores e aos visitantes, mas é preciso fazer uma política de marketing para fazer com que as pessoas vão ao mercado”

O parlamentar fez questão de visitar todo o Mercado Maria Virginia de Leite Franco conversando com os vendedores para saber de perto como anda a situação do local. “Existe uma região na parte de cima do mercado que é um calor insuportável, eu sei que fazer uma reforma causa um grande custo, mas há alguns paleativos, colocar ventiladores, climatizadores, então o mercado hoje poderia ser usado de uma melhor forma. Tivemos a oportunidade de ouvir as pessoas que estão no dia a dia em um calor insuportável, vamos buscar medidas para melhorar o mercado e incentivar o turismo. Observei que está limpo, faço questão de parabenizar, mas é preciso melhorar, que tal transformarmos nosso mercado em um cartão postal? É dinheiro, é recurso para nossa cidade”, conta.

A comerciante Nadja Carneiro, já trabalha no mercado há 18 anos e comenta que a organização do local tem sido boa, mas que ainda há muito a mudar. “Uma das coisas que mais me incomoda é a falta de clientes, porque a divulgação daqui é pouca. É preciso que esse mercado seja divulgado e não isolado, como é, os turistas sempre reclamam que não indicam eles para cá, somente para o outro mercado, aqui também é um ponto turístico. Sem falar no calor, que é insuportável, ninguém consegue comprar porque não aguenta ficar dentro das lojas”, conta.

Américo de Deus agradece a Emsurb por pleitos atendidos

por Viviane Cavalcante — publicado 22/05/2019 10h39, última modificação 22/05/2019 10h39
Américo de Deus agradece a Emsurb por pleitos atendidos

Foto: China Tom

Nesta quarta-feira, 22, o vereador Américo de deus (Rede) agradeceu da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ao presidente da Emsurb, Luiz Roberto por ter atendido alguns dos seus pleitos. “A gente vai a Tribuna para cobrar, mas, para agradecer também quando somos atendidos”, ressaltou.

De acordo com o vereador a Emsurb fez a limpeza de entulho que estava amontoado em frente a Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atalaia. Além disso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos recolocou as lixeiras que haviam sido arrancadas de praças do Conjunto Santa Tereza. “Agradeço muito por minhas solicitações terem sido atendidas”, reforçou.

Outro ponto abordado pelo vereador é com relação a discussão que gira em torno da liberação ou não de armas para a população brasileira. “Será mesmo que precisamos de armas nas mãos da população? Acho que precisamos mesmo é de educação. Eduque as crianças e não precise punir os homens”, analisou.

Para Américo de Deus, outros assuntos são prioridade ao invés de discutir sobre armamento. O vereador chamou a atenção que precisa-se discutir soluções sobre a falta de empregos dos brasileiros e que está causando diversos problemas como aumento dos casos de depressão e violência. “Aqui no estado mesmo, a fábrica Escurial já anunciou que vai fechar e serão mais de 600 pessoas demitidas, sem contar as que vão sofrer indiretamente por causa dessa situação”, lamentou dizendo que a sociedade brasileira clama por mais políticas públicas sociais.

“Defender o fim do exame da OAB é prejudicar a própria sociedade”, diz Armando Batalha Júnior

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 10h24, última modificação 22/05/2019 10h24
“Defender o fim do exame da OAB é prejudicar a própria sociedade”, diz Armando Batalha Júnior

Foto: César de Oliveira

Advogado e professor universitário, o vereador Armando Batalha Júnior proferiu duras palavras contra as pessoas que defendem o fim do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo o parlamentar, o teste é fundamental para filtrar o ingresso de profissionais no mercado de trabalho. “O exame aprova o bacharel mais preparado, tornando-lhe um profissional mais qualificado ao menos na teoria. Do contrário, a sociedade será tão prejudicada quanto a própria categoria”, enfatizou.

O discurso do parlamentar aconteceu após a justificativa do voto favorável a moção de solidariedade ao presidente da OAB-SE, Inacio Kraus. “Na verdade meu voto tem algumas ressalvas. Ainda vejo o nobre colega presidente da instituição atuar de forma tímida na defesa da classe. De qualquer sorte, voto sim em homenagem a OAB-SE, entidade que tenho muito orgulho de fazer parte”, acrescentou.

Bigode cobra resolução de problema de esgoto no Santa Maria

por Viviane Cavalcante — publicado 22/05/2019 10h51, última modificação 22/05/2019 10h51
Bigode cobra resolução de problema de esgoto no Santa Maria

Foto: China Tom

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira,22, para falar de uma situação que está causando transtorno para os moradores do bairro Santa Maria. De acordo com Bigode, a empresa Camel ganhou a licitação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para realizar serviços de infraestrutura e acabou cobrindo as “tampas de PV” (tampão de poço).

“A Deso precisa fazer o serviço de desentupimento e não pode porque as tampas estão embaixo do asfalto e só a Camel sabe onde estão e não querem retirar o asfalto para a Deso fazer o serviço. Resultado: a água de esgoto está voltando para a casa dos moradores do bairro, fica nesse jogo de empurra e quem está sofrendo é a população”, lamentou.

Bigode disse ainda que com a chuva dos últimos dias a situação está ainda pior. O vereador pede então que a situação seja resolvida o mais rápido possível. “A população me reclama todos os dias pedindo providência e eu, venho aqui para cobrar uma solução”, finalizou.

“Aracaju está na contramão nacional e mostra desenvolvimento”, afirma Camilo Lula

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 14h06, última modificação 22/05/2019 14h06
“Aracaju está na contramão nacional e mostra desenvolvimento”, afirma Camilo Lula

Foto: China Tom

Nesta quarta feira, 22, o vereador Camilo Lula ocupou a Tribuna da Câmara Municipal (CMA), para salientar a crise fiscal, ambiental e de investimento que assola o país. De acordo com o parlamentar “o crescimento do desemprego faz parte de um projeto neoliberal, que foi implantado desde Temer e que tem continuação no Governo Bolsonaro. Esse projeto de desinvestimento é o que provoca a hibernação da Fafen, o fechamento da fábrica Escurial e de outras indústrias em Laranjeiras e Socorro. A destruição da capacidade produtiva gera desemprego e falta de perspectiva”.

No entanto, para o parlamentar “Aracaju vem nadando contra a maré, a linha de pensamento que a gestão municipal do governo Edvaldo Nogueira em Aracaju, nos contempla. Quem conhece o Japãozinho e o Coqueiral consegue identificar claramente a diferença após as obras de pavimentação”. Ao mencionar exemplos de obras por toda a cidade o Vereador Camilo Lula citou “No Bairro Farolândia tem obra de 4 milhões, no Bairro Aruana foi feito investimento de 13,3 milhões de reais para drenagem e pavimentação asfáltica de trinta ruas, no Jardim Petrópolis- Bairro Santo Antônio mais de 500 mil reais em obras de saneamento básico, nos bairros Nova Liberdade I e II foram investidos mais de 20 milhões de reais para beneficiar vinte e nove ruas, no Bairro Augusto Franco 5,3 milhões de reais para cobertura de canal e construção de quatro mil metros quadrados de calçadas, no Bairro Marivan foram investidos 12 milhões de reais para infraestrutura de cinquenta e três ruas, no Bairro Soledade doze ruas foram contempladas com rede de esgoto e calçamento”.

O parlamentar ainda destacou “quem conhece a zona norte da cidade sabe a importância da Avenida Euclides Figueredo e o quanto a obra de drenagem resolve um problema histórico para a população que precisa passar todos os dias por lá”.

O vereador Camilo Lula frisou a satisfação de ter participado em dois momentos históricos da ocupação recanto das Mangabeiras, “tive o prazer de ter participado das primeiras reuniões de organização na ocupação Recanto das Mangabeiras e acompanhar de perto a organização do povo pela luta da moradia e depois como vereador ao votar para aprovação do projeto de lei para a construção das 1.100 casas para aquelas famílias”, de acordo com o vereador “após a construção dessas casas Aracaju passa a ter menos de 1% de residência subnormal o que é um grande avanço para toda a população aracajuana, morar é um direito”.

O petista concluiu “Se muito vale o que foi feito mais vale o que será. O sonho de todo vereador é quando o interesse da gestão está alinhado às necessidades do povo. Além do que ressaltei é preciso tratar de outros pontos para melhorar a vida dos aracajuanos e aracajuanas. Contem com o meu empenho e trabalho para continuar nessa luta”.

Vereador Dr. Manuel Marcos defende construção de Hospital Infantil

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 14h08, última modificação 22/05/2019 14h08
Vereador Dr. Manuel Marcos defende construção de Hospital Infantil

Foto: China Tom

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 22, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) cobrou mais atenção do Poder Público no atendimento pediátrico. Na avaliação do parlamentar, a atual oferta de serviços não atende a demanda e o ideal é construir um hospital infantil.

“O sistema público de saúde de Sergipe não tem um local específico para atender as crianças. Atualmente, contamos com pequenos setores de pediatria no Hospital de Urgência de Sergipe e unidades regionais que vivem tento que atuar acima da capacidade que os espaços comportam. Não acredito que esta seja melhor maneira de ofertar o serviço para o público infantil. Nossa população está crescendo e é preciso que quem administra nossos recursos tenham esse olhar”, opina.

Na percepção de Dr. Manuel Marcos, a crise nos setores de pediatria se atenua ainda mais na atual estação, ou seja, o período chuvoso. “Com a proximidade do frio, as pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Crianças são as que mais sofrem, por terem um sistema imunológico frágil”, salienta.

O parlamentar ainda reforça que “precisamos olhar para os filhos do povo assim como olhamos os nossos. Dando a melhor assistência e tratando com zelo. Afinal, o erário público é da população e ela precisa que os recursos sejam aplicados conforme as necessidades coletivas. Não possuir um hospital infantil é uma falta de atenção dos gestores público, é condenar as crianças a ter um desenvolvimento comprometido por doenças”, completa.

Câmara realiza Audiência Pública sobre direitos da mulher

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 14h20, última modificação 22/05/2019 14h20
Câmara realiza Audiência Pública sobre direitos da mulher

Foto: Heribaldo Martins

As conquistas e a luta pelos direitos da mulher foi o tema da Audiência Pública realizada na tarde de terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O debate foi presidido pelo vereador Seu Marcos ( PHS) a convite do Secretário de Assistência Social de Aracaju, Professor Antônio Bittencourt , autor da propositura.

A audiência contou com a presença da secretaria Estadual da Inclusão e do Trabalho, Linei Pereira, da Coordenadora do Tribunal de Justiça, a juíza Rosa Geane, da vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Martins, da presidente da União Brasileira de Mulheres em Sergipe, Pureza Sobrinha, da coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Aracaju, Ana Márcia Menezes e da professora da Universidade Federal de Sergipe, Carolina Westrup.

Durante o encontro, o vereador Seu Marcos, ressaltou a importância da Lei n° 5.195/2019, que trata do Ensino das noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas. " É preciso reconhecer a educação como forma de prevenção. Promover a igualdade de direitos e oportunidades, investir na educação. Agradeço aos vereadores, ao prefeito que se sensibilizaram para a aprovação da lei. E vocês que tem me apoiado demais, hoje sou convidado para palestrar. Virei multiplicador. Daqui a 10 anos, vamos ter bons resultados, acredito", disse o parlamentar.

“A cada dois dias, no Brasil uma mulher morre. A cada duas horas uma mulher é assassinada. Portanto, é necessário que tenhamos o fortalecimento de políticas de amparo às mulheres. Fiquei feliz com a Lei do vereador Seu Marcos, não precisei provocar o senhor para a criação da norma, mas o Tribunal de Justiça está enviando e provocando as prefeituras e os vereadores dos demais municípios para a implantação da proposta do ensino da Lei Maria da Penha em toda a rede escolar. Não podemos mais aceitar essa realidade de violência doméstica no Estado”, destacou a juíza Rosa Geane.

Ao fazer uma homenagem ao pai, aniversariante do dia, e agradecer ao vereador Seu Marcos por aceitar o convite em presidir a audiência, o atual secretario e vereador licenciado, Professor Bittencourt, discursou sobre a necessidade do debate é do respeito. “ É importante estabelecer o debate sobre a violência de gênero, mas é preciso a construção de uma sociedade que todos e todas se enxerguem em comunhão. Que possamos harmonizar as relações para que amanhã não precisemos de leis como a do vereador Seu Marcos. Que mais do que por gênero a gente se reconheça como ser humano “, alertou.

Fábio destaca parceria entre André e Edvaldo e diz que Aracaju virou grande canteiro de obras

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 15h19, última modificação 22/05/2019 15h19
Fábio destaca parceria entre André e Edvaldo e diz que Aracaju virou grande canteiro de obras

Foto: China Tom

O vereador Fábio Meireles destacou hoje, 22, a importância da parceria estabelecida entre o então deputado federal André Moura (PSC) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), resultando num grande número de obras, especialmente, na periferia da capital. Ele citou o exemplo do Loteamento Jardim Bahia, no Bairro Soledade, cujos serviços já foram iniciados, mas o andamento está comprometido por conta das fortes chuvas que têm caído na cidade.

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira, Fábio lembrou que até outubro, o prefeito prometeu assinar a ordem de serviço para começar as obras nos Loteamentos Rosa do Sol, Isabel Martins e Santa Catarina. Já as ações de melhoria do Porto do Gringo e do Monte Belo estão projetadas, mas sem definição de data para que seja dada a ordem de serviço.

“Conhecemos a angústia da população, mas não posso deixar de reconhecer o esforço para que haja uma melhor condição para essas comunidades”, disse Fábio, ressaltando que esses seis loteamentos nunca tiveram a atenção do poder público. “Hoje, existem projetos, existem recursos e, creio que muito em breve, a população poderá respirar aliviada, pois terá condições de morar com dignidade, em um lugar que sempre foi esquecido pelos gestores”, afirmou.

Fábio enfatizou que grande parte desses feitos devem ser atribuídos, também, ao ex-deputado André Moura que, independente de posicionamento político, sempre buscou investimentos para obras importantes na capital e no interior de Sergipe. “Quem teve sabedoria, o buscou e ele ajudou com muita tranquilidade. Os resultados estão ai para que todos vejam”, salientou Meireles.

Elber desmente Prefeitura que diz pagar o piso dos professores

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 15h40, última modificação 22/05/2019 15h40
Elber desmente Prefeitura que diz pagar o piso dos professores

Foto: China Tom

O vereador Elber Batalha (PSB) desmentiu uma informação repassada pelo líder do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Vinícius Porto (DEM), o qual disse que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) cumpre o piso e a lei nacional do magistério na capital.

Elber disse que foi procurado por uma comissão de professores da rede municipal de ensino que entregou ao parlamentar um estudo feito sobre a educação em Aracaju. De acordo com o relatório, em 2008, o salário do professor de nível médio era de R$950,00. “Esse valor é o vencimento inicial do plano de carreira e percentual de reajuste do piso tem que ser aplicado a este plano de carreira. R$2.557,73 é o valor hoje do salário nacional um professor de nível médio com os reajustes. Só que o prefeito Edvaldo Nogueira paga a este mesmo professor em Aracaju R$2.135,00”, informou.

O problema, segundo Elber, é que a Prefeitura age de má-fé, já que não existe mais professores concursados que recebem esse salário. “Só que, na verdade, eles extinguiram a função e passaram a fazer contratação direta através de processo seletivo e diz que no município não tem esse servidor que receba abaixo do piso”, denunciou.

O Piso: João x Edvaldo

O oposicionista fez um retrospecto do pagamento do piso dos professores em Aracaju. De acordo com Elber, em 2010, o piso nacional foi reajustado em 7,86% e o prefeito Edvaldo Nogueira deu 0% de aumento. Já em 2011, nacionalmente teve reajuste de 15,85% e Edvaldo deu apenas 6%. Em 2012 o piso teve um aumento de 22,22% e, mesmo sendo ano eleitoral, Edvaldo deu apenas 16%. Num comparativo com a gestão do prefeito João Alves, em 2013, para recuperar toda perda salarial que esses servidores tiveram, ele deu 20,68% e equiparou toda perda. Em 2014, João Alves deu igual ao nacional, 8,32%, em 2015 deu 13,01% e em 2016 foi dado 11,36%.

“Aí, volta a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e, em consequência, a desgraça dos professores. Em 2017 o piso nacional reajusta em 7,64 e ele deu 0%. Em 2018, o nacional foi 6,81% e Edvaldo Nogueira deu 0%. Já em 2019, o piso se reajusta em 4,17% e Edvaldo também não deu nenhum reajuste. A promessa dele de campanha era que o pagamento do piso seria prioridade na gestão. E, mesmo assim, a gestão atual do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) literalmente se agacha para o prefeito Edvaldo Nogueira. Sinceramente, não dá para entender. Essa gestão não honra a história dos presidentes passados como Rosângela, Elba, Edna entre outros”, lamenta.

Fundeb

Ainda de acordo com o relatório, a obrigatoriedade do município de Aracaju é de investir 25% em educação. Mas, segundo um documento oficial do Ministério da Educação, a Prefeitura de Aracaju em 2017 aplicou apenas 15,12% dos recursos em educação, apropriando-se dos recursos federais para outros fins. “A Prefeitura de Aracaju deveria ter aplicado R$159 milhões e só aplicou R$57 milhões. Se ele usasse só o repasse do Fundeb, daria para Edvaldo Nogueira pagar o piso a todos e ainda sobrava”, informou.

“Quero lembrar que a não aplicação dos recursos do Fundeb já foi motivo de afastamento de prefeito aqui em Sergipe. Eu quero saber se só não existe lei para Edvaldo Nogueira. Ele desrespeita tudo que é decisão judicial que chega. Será que nesse Estado só existe justiça para pobre e preto?”.

“Com o investimento para as obras da Euclides Figueiredo, iremos resolver um conjunto de problemas da Zona Norte”, declara Juvêncio

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 15h46, última modificação 22/05/2019 15h46
“Com o investimento para as obras da Euclides Figueiredo, iremos resolver um conjunto de problemas da Zona Norte”, declara Juvêncio

Foto: China Tom

Em uma manhã de importantes debates na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 22, grandes obras executadas pela atual gestão municipal foram destacadas em discursos dos parlamentares, a exemplo do bairro Soledade e das obras da avenida Euclides Figueiredo, como pontua o vereador Juvêncio Oliveira (DEM).

Compartilho da alegria de todos os colegas desta Casa que têm acompanhado o trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira no tocante à infraestrutura da nossa capital. Hoje, gostaria de parabenizar, em especial, um dos grandes investimentos o qual eu tive a honra de acompanhar de perto sua aprovação; o que viabiliza a drenagem e pavimentação de toda a extensão da avenida que corta os bairros da zona Norte de Aracaju”, declara Juvêncio.

Sobre a obra é importante ressaltar que, a mesma está entre as demandas definidas dentro do contrato assinado de R$ 63 milhões da União, através de emenda impositiva da bancada federal de Sergipe, assinatura esta formalizada em setembro de 2017.

Ainda sobre a obra, o vereador Juvêncio Oliveira destaca a relação harmoniosa que vem construindo com os órgãos responsáveis pela infraestrutura da cidade. “Posso afirmar que dentro do meu gabinete a maior parte das indicações é destinada para a melhoria física da nossa Aracaju, onde a região da Euclides Figueiredo tem nossas observações. É com este olhar, que sempre afirmo que a população busca qualidade de vida através da sua rotina, sua moradia e do seu convívio social. Com este investimento iremos resolver um conjunto de problemas das comunidades da Zona Norte”, conclui.


“Eu não sou covarde com a população aracajuana”, declarou Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/05/2019 15h54, última modificação 22/05/2019 15h54
“Eu não sou covarde com a população aracajuana”, declarou Cabo Amintas

Foto: China Tom

Na manhã desta quarta-feira, 22, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para repercutir as demandas dos moradores do bairro Soledade, que participaram da live “Nas Ruas”, através das redes sociais do parlamentar, na última segunda-feira.

Iniciando seu tempo no Grande Expediente, Amintas exibiu alguns trechos da live, onde moradores do Loteamento Porto do Gringo expuseram suas dificuldades. Entre os problemas mais ouvidos e constatados, iluminação pública precária, ruas esburacadas e água fétida proveniente do esgoto no decorrer das vias.

“Fui convidado pela população do bairro Soledade para fazer uma visita àquele bairro, mostrar o caos que está a localidade. Visitei alguns loteamentos durante a live do “Nas Ruas”, que acontece nas minhas redes sociais todas às segundas. Em uma live a gente não tem muito controle sobre o que as pessoas dizem. Em alguns momentos uma pessoa começou a elogiar bastante o deputado Gilmar Carvalho, e a gente deixa, não estamos em campanha. Algumas pessoas criticaram o vereador do bairro, Fábio Meireles”, afirmou.

Depois do vídeo, Amintas fez algumas observações. “Este é o bairro Soledade. Eu visitei apenas dois loteamentos porque os mosquitos não deixavam a gente nem caminhar muito por lá. Durante a live não tivemos a intenção de denegrir a imagem de nenhum colega, mas não posso ser irresponsável com a população aracajuana. Se eu encontrei um problema e não mostro, estou sendo covarde. E eu não sou covarde com a população aracajuana”, afirmou.

Durante o momento destinado aos apartes, alguns parlamentares se pronunciaram sobre situação. O vereador Fábio Meireles (Cidadania), que foi citado por moradores, falou sobre sua atuação no bairro.

“O senhor até comentou na live ‘cuidado aí, cuidado pra não cair!’ porque aquela rua é ladeirada. Quando chove, por mais que se faça um paliativo, acaba. Uma coisa foi o bairro Soledade enquanto sofria os danos e não havia perspectiva alguma. Eu não prometo, eu me comprometo. Fiz, faço e sempre farei”, disse.

Os vereadores Elber Batalha (PSB) e Emília Corrêa (Patriota) usaram o tempo para congratular Amintas pelo trabalho exercido nas comunidades. Emília também comentou sobre a importância da atuação dos parlamentares em todos os cantos da cidade. Já Elber, criticou o executivo e a falta de priorização do setor diante das obras que necessitam urgência em alguns pontos da cidade.

“Não discuto que existem obras. O que eu discuto é uma falta de gerenciamento, de priorização. A gente sente falta de um prefeito operante, de um prefeito que chegue na rua de Fábio Meireles e diga: ‘essa comunidade não pode passar tanto tempo com a rua assim, essa obra tem que ser adiantada porque as pessoas precisam sair e entrar em casa’”, criticou.

Por fim, Cabo Amintas falou sobre a importância dos parlamentares assumirem suas limitações, já que são legisladores, não executores.

“A postura tem que ser de união. Acabou o tempo do ‘eleitor burro’. As pessoas já entendem o que o vereador pode e o que o vereador não pode. Não estou indo num bairro em busca de votos, não estou em campanha. Eu estou indo em busca de mostrar o que está acontecendo. Não falo nem de resolver o problema porque temos que assumir para o povo as nossas limitações. Vereador não pode fazer quase nada, ainda mais se for de oposição”, concluiu.

Câmara concede título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 22/05/2019 18h25, última modificação 22/05/2019 18h25
Câmara concede título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto

Foto: Gilton Rosas

O deputado estadual Francisco Gualberto recebeu nesta quarta-feira, 22, o título de Cidadão Aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi de requerimento do ex-vereador Emmanuel Nascimento e aconteceu no Plenário Legislativo.

Gualberto, que recebeu o título um dia antes de completar 63 anos, nasceu no Povoado Caípe Velho, em São Cristóvão. Ele veio para Aracaju em 1980, onde reside até hoje. Depois de trabalhar como porteiro e em obras, ele conseguiu aprovação em concurso para a antiga Fafen e participou da construção do Partido dos Trabalhadores (PT). Depois de concorrer ao Senado em 1994 sem sucesso, em 2000 foi eleito vereador por Aracaju, e em 2003 assumiu como deputado estadual (após ficar como suplente na eleição do ano anterior). Desde então Gualberto tem sempre conseguido a reeleição na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), cumprindo agora seu quinto mandato na Casa.

O deputado não escondeu a emoção e falou sobre a alegria em receber a homenagem. “Estou muito feliz e só me resta fazer agradecimentos. Nasci na primeira capital, e desde 1980 sou abraçado pela nova capital e por seu povo. Agradeço ao ex-vereador Emmanuel Nascimento, que fez a propositura quando estava nesta Casa, e à atual gestão, já que a pauta para recebimento deste título foi feita pelo vereador Nitinho, e atual presidente da CMA que está aqui. Já fui membro desta Casa, e para mim foi uma grande escola política, de aprendizado social e de convivência. Continuo cometendo erros como ser humano, mas aprendi muito aqui, tanto que da minha legislatura saíram vários deputados estaduais e federais. Foi uma conjuntura especial na minha vida. Hoje estou na Alese cumprindo meu quinto mandato, me sinto bastante feliz lá. Um título como esse mexe muito com a emoção da gente, é uma consagração que a Câmara está me dando”, afirmou.

Como a propositura foi do ex-vereador Emmanuel Nascimento, a CMA entregou a honraria em nome de seu presidente interino, Thiaguinho Batalha (PMB). Ele ressaltou a importância da homenagem e do trabalho de Gualberto pela população. “É uma justa homenagem. Francisco Gualberto tem muitos serviços prestados por Aracaju e por todo o Sergipe. Já passou por essa casa como um grande parlamentar, assim como é na Assembleia Legislativa com cinco mandatos. É um lutador pelo povo e por sua gente e recebe uma justíssima homenagem, a da honraria máxima de cidadão aracajuano”, disse Thiaguinho.

A Casa Legislativa contou com a presença de várias autoridades e amigos de Francisco Gualberto, que prestigiaram a solenidade em sua homenagem. Entre eles, estiveram presentes o prefeito em exercício Nitinho Vitale (PSD) e o governador Belivaldo Chagas (PSD).

“Quero parabenizar nosso amigo e ex-presidente dessa Casa, Emmanuel Nascimento, por ser o autor desta grande honra. Francisco Gualberto é uma pessoa querida por todos e que não foge do debate, é um cidadão de lado e tem a qualidade de um bom político. Sou um fã dele, Gualberto tem uma história de luta política ao lado dos trabalhadores, tanto que está em seu quinto mandato reconhecido pelo povo de Sergipe. Que ele possa receber e se aproveitar bastante deste título, até porque ele é tardio e já deveria ter sido entregue há muitos anos. Ele acredita e veste a camisa de Aracaju e do nosso estado, estamos fazendo hoje uma grande homenagem ao novo cidadão aracajuano”, declarou Nitinho.

“Ele é um cidadão que tem lutado muito por Sergipe e fiz questão de estar presente nesta solenidade. É um reconhecimento por tudo que ele tem feito, principalmente por Aracaju”, pontuou o governador Belivaldo.

Bigode busca melhorias para o bairro São Conrado

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 10h20, última modificação 23/05/2019 10h21
Bigode busca melhorias para o bairro São Conrado

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1° secretário da comissão de direitos humanos da Câmara Municipal de Aracaju, esteve na última quarta-feira, 22, com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, com a finalidade de buscar melhorias para o bairro São Conrado.

O parlamentar informou que, várias ruas do referido bairro, estão necessitando pelo menos do serviço de tapa buraco, entre elas, as antigas ruas, A, C,D,E,F,N e G. Com o serviço paliativo sendo desenvolvido, vai diminuir o sofrimento do povo.

"Pedir para ser realizado esse serviço paliativo no São Conrado, até que as obras sejam desenvolvidas, tenho certeza que meu amigo Sérgio Ferrari, vai resolver esse problema, porque a população não pode sofrer", concluiu Bigode. 

Bigode do Santa Maria pede que o povo reconheça o trabalho dos vereadores na sociedade

por Equipe CMA — publicado 23/05/2019 10h47, última modificação 23/05/2019 10h47
Bigode do Santa Maria pede que o povo reconheça o trabalho dos vereadores na sociedade

Foto: China Tom

Na manhã desta quinta-feira, 23, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reverenciar a importância e a contribuição dos vereadores para a sociedade e que o Executivo sozinho não executa nada. Ressaltou também que o prefeito Edvaldo Nogueira leva o nome dos vereadores por cada projeto assinado.

O vereador Bigode parabenizou o trabalho dos vereadores para a sociedade e pede que as pessoas tenham consciência e reconheçam o papel deles. “Muitos acreditam que quem faz tudo acontecer é o Executivo, mas todos os desenvolvimentos executados na capital e nos municípios sempre passam por aqui. Se não fosse os vereadores nada seria feito, parabenizo todos os vereadores que aqui estão e os que já passaram por essa casa”, saudou o parlamentar.

O emedebista ainda preservou o nome e o trabalho do atual prefeito da capital sergipana Edvaldo Nogueira, por sempre prestar gratidão aos camaristas. “Defendo Edvaldo Nogueira porque ele ressalta e reverencia os vereadores por onde passa e todos os projetos que ele assina”, finalizou Bigode.

Jason cobra mais atenção ao Residencial Vitória da Resistência

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 10h40, última modificação 23/05/2019 10h40
Jason cobra mais atenção ao Residencial Vitória da Resistência

Foto: China Tom

Durante a Sessão da ultima quarta-feira, 22, o vereador Jason Neto ( PDT) pediu mais atenção ao Residencial Vitória da Resistência, região norte da capital, na divisa entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Segundo o parlamentar, a região anda um pouco esquecida e muita coisa precisa ser feita para os moradores tenham uma moradia digna. 

Em 2016, a Câmara sancionou a Lei 183 que se referia a construção do Residencial Vitória da Resistência, composto por 410 casas, mas os moradores continuam cobrando melhorias na localidade. “Há mais de um ano fui procurado por uma comissão de moradores que me pediram ajuda, principalmente na busca das escrituras dos imóveis. Em outubro do ano passado estivemos com o secretário de planejamento, Augusto Fábio, levamos alguns moradores para ter uma resposta sobre as escrituras daquelas casas, mas infelizmente sem resposta”, disse o vereador. 

Jason relatou que semana passada esteve novamente com o secretário, mas novamente sem êxito . “Sem justificativa concreta, na verdade o que espero, é que o prefeito Edvaldo Nogueira entregue a escritura das casas,”, completou Jason, falando também que procurou o sercretário de governo, Jorge Araújo.

“Recentemente, em conversa com Jorge Araújo, ele me garantiu que o processo das escrituras já esta sendo encaminhado. As pessoas realizaram o sonho da casa própria, reformaram , zelaram e no no enteando estão sem as escrituras’, disse o parlamentar . ressaltando que a localidade precisa de mais atenção. 

“A localidade é um pouco esquecida, para se ter uma ideia, nesses quase quatro anos nem ponto de ônibus tem no local, inclusive fiz uma indicação a SMTT para que pelo menos, colocassem um placa sinalizando ponto de ônibus. Pedi também ao presidente da Emurb para que fizesse um asfaltamento no residencial”, finalizou Jason.

Seu Marcos parabeniza atuação do Sindsmisfu

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 11h25, última modificação 23/05/2019 11h25
Seu Marcos parabeniza atuação do Sindsmisfu

Foto: Assessoria do parlamentar

A justiça concedeu a volta do pagamento do auxílio de insalubridade aos servidores do Ministério da Saúde. A ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Servidores do Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde no Estado de Sergipe (Sidsmifu), após o governo federal retirar do contracheque o benefício em janeiro deste ano .

“Ficou acordado que maio será o mês base para o pagamento do retroativo e para a implantação da insalubridade dos servidores. Desde que foi retirado o auxílio, o presidente do Sindsmisfu tem realizado atos para cobrar a volta do pagamento pelo Ministério da Saúde. Eu participei de algumas manifestações em frente a sede do MS aqui em Sergipe”, destacou parlamentar.

Ainda de acordo com o vereador, a luta do Sindsmifu foi essencial para volta da insalubridade. “ Parabéns ao presidente Ricardo da Sucam e toda a diretoria pela luta em defesa dos direitos da classe. Se o sindicato não tivesse se organizado e impetrado uma ação contra o MS, vários trabalhadores, que arriscam suas vidas para cuidar diariamente da população, não teriam conseguido a volta do pagamento”, parabenizou o vereador.

Vereador Isac fala sobre empresas vencedoras de licitações que abandonam obras

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 11h30, última modificação 23/05/2019 11h30
Vereador Isac fala sobre empresas vencedoras de licitações que abandonam obras

Foto: Assessoria do parlamentar

Em mais um discurso, durante Sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Isac Silveira (PCdoB) levantou um assunto de grande importância para a população aracajuana: o abandono de obras pela cidade, em especial escolas municipais.

Segundo Isac, algumas escolas estão para ser reformadas. “A escola Dom João Távora, no Manoel Preto, e a Carvalho Neto vão passar por reformas. Em algumas as obras já havia até começado, mas infelizmente as licitações ainda oportunizam que empresas pouco honestas ganhem o processo e desistam no meio do caminho”, disse o vereador.

Bastante indignado com toda essa situação Isac expôs o problema aos colegas de parlamento. “As empresas baixam os valores das licitações, ganham e param no meio do caminho o serviço. É a terceira empresa que desiste da obra depois de ganhar a licitação do Colégio Carvalho Neto. As empresas têm usado esse artifício para tentar se manter no mercado de trabalho. Infelizmente a legislação permite"

Isac também falou sobre o trabalho que vem sendo feito pela administração em toda a educação municipal. “Temos que reconhecer o trabalho que vem sendo realizado na pasta. Talvez seja uma das áreas em que o prefeito Edvaldo Nogueira tem mais avançado. Foi construída a escola José Souza, no bairro Santa Maria, e a administração já reformou mais de oito escolas. Ainda há muito que se fazer, mas estamos avançando”.

Nesta semana o vereador Isac se reuniu com a secretária municipal de educação, Cecília Leite para tratar dessas escolas e suas reformas, e aproveitou para falar sobre a educação integral no Colégio Dom João Távora. “Vamos apresentar um projeto ao prefeito Edvaldo para que a escola Dom João Távora passe a ser integral. Durante o meu encontro com a secretária Cecília, ela deixou claro que o ensino integral pode passar a acontecer, que é possível”, contou o parlamentar.

Cabo Didi homenageia agentes de trânsito

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 11h38, última modificação 23/05/2019 11h38
Cabo Didi homenageia agentes de trânsito

Foto: China Tom

O vereador Cabo Didi (sem partido) aproveitou na manhã de hoje, 23, a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para parabenizar os agentes de trânsito pelo seu dia.

O parlamentar, falou da importância do trabalhador de trânsito na mantenedora eficácia das normas legais e educadoras, pois é através da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas que nossa cidade anda com fluidez. Além da atuação dos órgãos fiscalizadores que possuem grande influência na mudança de comportamento da população, no que tange a mobilidade urbana.

"Quero falar da importância dos agentes de trânsito em nossas vidas que conscientizam a população e os motoristas no que se refere ao respeito no transito e ao próximo", frisou Didi.

Vinícius Porto exige que verifiquem dados antes de apresentarem na Câmara

por Equipe CMA — publicado 23/05/2019 13h45, última modificação 23/05/2019 13h57
Vinícius Porto exige que verifiquem dados antes de apresentarem na Câmara

Foto: China Tom

Na manhã desta quinta-feira, 23, o vereador Vinícius Porto (DEM) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e alertou que a oposição tenha um certo cuidado ao apresentar dados e que é preciso checar a veracidade. O parlamentar aproveitou ainda para parabenizar a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pela nota recebida e avaliada pelo TCE-SE, 9,3.

Vinícius Porto rebateu hoje os pronunciamentos feitos pela oposição na Tribuna de ontem e impõe que é necessário analisar os fatos e dados antes de apresentar na Tribuna. “Quando trouxermos algum documento para essa casa, é preciso que verifique a veracidade dos dados. Isso não é bom para a democracia, Aracaju graças a Deus está pagando o piso salarial dos professores de Aracaju” completou o democrata, em alusão aos dados expostos em relação ao piso salarial dos professores de Aracaju.

O parlamentar terminou seu discurso ao demonstrar alívio sobre a prefeitura investir mais de 25% e se orgulha por fazer parte deste trabalho. “Na gestão de Edvaldo há grande avanço sim. Pagamos os direitos, licença e férias garantidos pelos professores, parabenizo a equipe que compõe a atual gestão. O Tribunal de Contas do Estado avaliou o governo de Edvaldo e deu nota 9.3, mas vamos em busca do 10”, finalizou Vinicius Porto.

Thiaguinho Batalha participa de abertura de 2° Congresso Brasileiro de Vereadores

por Viviane Cavalcante — publicado 23/05/2019 13h32, última modificação 23/05/2019 13h32
Thiaguinho Batalha participa de abertura de 2° Congresso Brasileiro de Vereadores

Foto: César de Oliveira

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Thiaguinho Batalha (PMB) nesta quinta-feira, 23, participou do 2° Congresso Brasileiro de Vereadores. O evento acontecerá em Aracaju nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, e é realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB) e pela União de Vereadores e Câmaras de Sergipe (UVCS).

Para Thiaguinho, essa é uma oportunidade de trocar experiências com parlamentares daqui e fora do estado. "É fundamental que a Câmara de Aracaju esteja presente e apoie esse evento", disse. O presidente acrescentou que é uma maneira dos vereadores se qualificarem e se atualizarem em gestão pública.

De acordo com a presidente da UVCS, Maria Ivânia, organizadora do evento, esse é um congresso que pretende promover o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal. "Foi bem simples para organizar esse congresso graças as parcerias que conseguimos fechar. A exemplo da Escola do Legislativo de Aracaju e Assembleia Legislativa de Sergipe", informou.
Um dos palestrantes do dia é o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, que revelou que irá tratar sobre "representatividade política" e também a importância de um vereador para a sociedade. "E dentro desse viés iremos falar sobre a importância da Escola do Legislativo com o intuito de qualificar vereadores e servidores da casa", disse. 

O prefeito interino da capital sergipana, Nitinho (PSD) afirmou que apoia encontros como esse por considerar que vereador é o político que mais está próximo do povo. "O vereador é que está em contato direto com as mazelas do povo e tenta solucionar essas questões", pontuou. Nitinho aproveitou para parabenizar a organizadora do evento Maria Ivânia, que é vereadora por Itabaianinha, por todo empenho e dedicação na concretização do 2° Congresso Brasileiro de Vereadores. 

Câmara aprova PL que autoriza convênio entre a PMA e o Ipesaúde

por Leilane Coelho — publicado 23/05/2019 13h49, última modificação 23/05/2019 13h49
Câmara aprova PL que autoriza convênio entre a PMA e o Ipesaúde

Foto: China Tom

Durante a 37º Sessão Ordinária na manhã desta quinta-feira, 23,  os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram o Projeto de Lei nº 146/2019 que autoriza o município de Aracaju a celebrar convênio e/ou contrato com o Instituto de Promoção e de Assistências à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), de autoria do Poder Executivo.

O presidente interino da Casa, Thiaguinho Batalha (PMB) frisou que o dia de hoje é uma vitória da oposição e situação. “Uma vitória de fundamental importância e hoje temos que ressaltar o trabalho da bancada e o trabalho também da oposição. Foi um trabalho de todos os vereadores porque quem vai ganhar com isso é o servidor municipal e o servidor do legislativo sendo contemplados com esse plano de saúde. Então, hoje aprovamos aqui e é assim que a gente espera que o parlamento trabalhe, em harmonia e em sintonia, principalmente em benefício da população aracajuana”.

Após a leitura do PL, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernandes, defendeu a aprovação da propositura e explanou os benefícios do projeto. “Este projeto foi tema de audiência pública e também será votado na Alese, no entanto, foi adiado para poder contemplar outros municípios, mas nós como servidores não nos opusemos a isso, pois sabemos a importância dele. Este projeto beneficia os servidores do município, pois nós pagaremos de forma igual e isonômica o valor de 8% igual aos servidores do Estado. Também queremos agradecer ao Ministério Público do Estado pelo apoio nesta causa”, disse.

Ainda sobre o assunto, o vereador Armando Batalha (Cidadania) falou sobre a importância da aprovação do projeto para os servidores do município. “Parabenizo a cada um de vocês por terem tido sapiência e deixar que o sentimento de bem comum sobressaísse. Tive a oportunidade de fazer uma análise deste projeto e noteis dois pontos importantíssimos; o primeiro como foi muito bem dito pelo Sepuma é a equiparação entre servidores municipais e estaduais;  outro ponto importante é que abre também aos comissionados a oportunidade de serem contemplados e, finalizo parabenizando a Casa pela sensibilidade na aprovação do projeto".

Sessões Extraordinárias

Após a aprovação do Projeto de Lei nº 146/2019 em 1º votação, durante a 37º Sessão Ordinária, foram abertas mais três Sessões Extraordinárias para a aprovação do PL em 2º, 3º votação e Redação Final. Após estas aprovações o projeto segue para a sanção do prefeito.

Anderson de Tuca destaca mais uma ação do Vereador nas Ruas

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2019 13h27, última modificação 23/05/2019 13h27
Anderson de Tuca destaca mais uma ação do Vereador nas Ruas

Arte: Assessoria do parlamentar

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), utilizou o pequeno expediente da Sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quinta feira, 23, para destacar mais uma ação executada do Projeto Vereador nas Ruas, onde foi resolvido o problema de pavimentação na Rua Vila Ana, no Conjunto Manuel Preto.

“A rua Vila Ana estava totalmente intransitável, os moradores utilizaram nossas redes sociais pedindo uma atenção ao local, formos em loco, fizemos uma indicação aqui no parlamento, mas ainda assim fiz questão de pedir pessoalmente ao senhor Ferrari para tomar as medidas cabíveis, porque nessa região não estava nem podendo se quer passar carro. Já com o paliativo realizado ontem é possível transitar pela rua”, conta.

O parlamentar destaca que faz questão de verificar as reclamações que a população realiza nas redes sociais. “A gente cobra e mostra, não estamos aqui só para criticar, quando um problema é solucionado a gente faz questão de parabenizar a prefeitura e mostrar os problemas que foram resolvidos na região Manoel Preto atendendo o pedido do meu seguidor Toinho”, fala.

Antiga prefeitura

Anderson de Tuca aproveitou seu momento na Tribuna para destacar o pedido de revogação da lei que cedeu a antiga Prefeitura de Aracaju para a Universidade Tiradentes.

“Solicitei um projeto para revogar a lei que cedeu o prédio da Prefeitura de Aracaju, fizeram tanta questão, mas até agora ninguém teve interesse. Eu fui contra esse projeto de lei, porque acho que aquele local poderia virar uma escola, uma creche, um posto de saúde, um local mais útil, mas infelizmente a destinação que foi dada foi outra, e se quer iniciaram a obra”, explica.


Américo de Deus parabeniza os agentes de trânsito

por Abrahão Crispim — publicado 23/05/2019 14h43, última modificação 23/05/2019 14h43
Américo de Deus parabeniza os agentes de trânsito

Foto: China Tom

No Grande Expediente, nesta manhã de quinta-feira, 23, o parlamentar Américo de Deus (Rede) em seu pronunciamento enalteceu a categoria de agente de trânsito. “O agente de trânsito é, sobretudo, um agente social que presta relevantes serviços à sociedade”, defendeu Américo, que foi elogiado pelos colegas por tão relevante iniciativa.

Outro assunto abordado por Américo foi sobre a situação da comunidade das Malvinas, conhecida como Recanto da Paz, no bairro Santa Maria, e lembrou a situação de vulnerabilidade que se encontra a comunidade. “Estão passando uma situação triste, faço um apelo ao governador Belivaldo Chagas, que veja com carinho a situação daquele povo. É um esgoto constante, ruas alagadas nas épocas chuvosas,” ressaltou.

O vereador também mostrou imagens feitas por usuários da Unidade Básica de Saúde Antônio Alves, no bairro Atalaia, mostrando a situação precária do posto de saúde. De acordo com munícipes, o local amanhece cheio de goteiras sempre que chove e o teto e as paredes têm infiltrações. “Eles afirmam que o local está totalmente abandonado e são constantes os alagamentos em dias de chuva forte na região”, destacou.

Américo ainda desejou boa recuperação ao ex-governador João Alves Filho, após sofrer uma queda dentro de sua residência, em Brasília. “O ex-governador foi internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo e está em observação”, informou.

Lei Maria da Penha

Por fim, Américo parabenizou o vereador Seu Marcos (PHS) pelo Projeto de Lei aprovado, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju.