Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Thiaguinho cobra da SMTT cumprimento de lei que garante estacionamento para gestantes

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamenta — publicado 26/04/2017 14h45, última modificação 20/11/2017 17h41
Thiaguinho cobra da SMTT cumprimento de lei que garante estacionamento para gestantes

Gilton Rosas

Foi aprovado ontem, 25, o requerimento de n° 227/2017, de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que solicita à SMTT informações sobre o descumprimento da Lei n° 4.216/2012, que trata sobre a reserva de vagas em estabelecimentos públicos e privados para gestantes e lactantes.

Segundo o parlamentar, a lei, de autoria do então vereador Fábio Mitidieri, garante mais conforto e segurança para as gestantes, que enfrentam muitos obstáculos no seu dia-a-dia, como dificuldades para andar, dores na coluna e cansaço. Porém, o benefício não está chegando para elas.

"A SMTT precisa explicar por que não está cumprindo a lei. As mulheres grávidas, além de estarem mais sensíveis, também passam por inúmeras dificuldades, principalmente para se locomover. A gente observa que foi uma conquista importante, mas que não está sendo colocada em prática", avaliou Thiaguinho.

Carlito Alves reforça convite para show gospel no Santa Maria

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/04/2017 12h50, última modificação 20/11/2017 17h43
Carlito Alves reforça convite para show gospel no Santa Maria

Gilton Rosas

A noite da sexta-feira, 28, será marcada pela fé no bairro Santa Maria. O lembrete do show do cantor Lázaro que acontecerá a partir das 19h, na região foi feito pelo vereador Carlito Alves (PRB/SE) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 26.

O objetivo do Projeto Sergipe no Altar é trazer a música gospel pelo menos uma vez por mês para a população e em abril não foi diferente. O lugar escolhido foi o Santa Maria e a voz dessa vez é a do cantor Lázaro que marca a vida de várias pessoas por onde passa com sua força.

Por isso, o parlamentar fez questão de convidar a todos para a ocasião. "Reforço aqui o convite a todos os vereadores, pessoas da imprensa e funcionários da casa, além da população para participar desse momento", falou durante o seu pronunciamento.

Além do show no Santa Maria, em frente à Escola Vitória do Santa Maria, Lázaro também se apresentará no sábado, 30, no estacionamento do Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro. Já no próximo mês, o cantor J Neto já está confirmado na agenda do projeto.

Kitty Lima usa Tribuna da CMA para falar da importância da criação da SEDA

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 27/04/2017 07h05, última modificação 20/11/2017 17h46
Kitty Lima usa Tribuna da CMA para falar da importância da criação da SEDA

Gilton Rosas

Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Kitty Lima (REDE) usou a tribuna para falar sobre uma importante indicação de sua autoria; a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), pasta que teria a missão de debater e executar políticas públicas em defesa da causa animal. “Nós, da causa animal, que lidamos diariamente com esse tema, ficamos perdidos porque muitas vezes chegamos a um órgão público que deveria atuar em prol da causa e percebemos que na verdade ele não entende nada sobre o assunto e nem está preparado para lidar no dia-a-dia com essa temática”, explicou Kitty Lima.

De acordo com a vereadora, a nova pasta surgiria para suprir essa lacuna que interfere diretamente no trabalho que é realizado por ela na CMA em prol da causa animal. “Do que adianta eu estar aqui brigando por políticas públicas para os animais se a gente não tiver uma secretaria para dar apoio? Nas grandes capitais, a SEDA é responsável pelas ações voltadas ao direito dos animais e por refletir, juntamente com os demais setores da sociedade, sobre a ampliação e garantia desses direitos”, pontuou.

A SEDA também será responsável, caso seja concretizada, por coibir os casos de maus-tratos, conscientizar a população sobre a guarda responsável, reduzir a população de animais domésticos na capital e promover campanhas de adoção. “São políticas públicas que tenho buscado aqui nesta Casa incansavelmente, mas sem nenhum suporte de uma secretaria desta natureza. Vale ressaltar que uma das principais atividades a ser desenvolvida pela SEDA será o atendimento médico veterinário em comunidades através de consultas e campanhas de vacinação, auxiliando assim o combate a zoonoses”, esclareceu a vereadora.

Esta semana, Kitty esteve reunida com representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para tratar sobre a responsabilidade de cada um desses órgãos para o cumprimento e garantia das políticas públicas voltadas aos animais. “O que mais me impressionou foi que durante os meus questionamentos o que presenciei foi um show de empurra-empurra de responsabilidades. Quem estava ali nem ao menos sabia a obrigação de cada um em relação ao tema porque esta é uma causa nova. Isso demonstra a importância da criação da SEDA, um órgão que estará comprometido em trabalhar de forma consciente em respeito à fauna e todas as formas de vida”, disse Kitty, que fez a indicação preocupada ainda com a máquina pública.

“Eu tive o cuidado de anexar ainda à indicação um projeto enxuto para que não venha a onerar muito a Prefeitura de Aracaju. Tenho a consciência que o municípios, assim como a maioria das prefeituras em todo o país, passa por um momento delicado em suas finanças e é preciso trabalhar com responsabilidade também com a máquina pública”, frisou.

Quem vive na zona norte de Aracaju já sabe que bastam alguns minutos de chuva para que as ruas e casas sejam tomadas pela água. O problema das enchentes voltou a nortear o discurso do vereador Fábio Meireles (PPS), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), qu

por fernanda.silva — publicado 26/04/2016 17h00, última modificação 20/11/2017 17h50
Quem vive na zona norte de Aracaju já sabe que bastam alguns minutos de chuva para que as ruas e casas sejam tomadas pela água. O problema das enchentes voltou a nortear o discurso do vereador Fábio Meireles (PPS), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), qu

Gilton Rosas

Quem vive na zona norte de Aracaju já sabe que bastam alguns minutos de chuva para que as ruas e casas sejam tomadas pela água. O problema das enchentes voltou a nortear o discurso do vereador Fábio Meireles (PPS), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que nesta quarta-feira, 26, chamou atenção para os prejuízos causados à população.

Durante o grande expediente da sessão plenária, o parlamentar exibiu vídeos expondo os efeitos dos alagamentos, que segundo Fábio Meireles, são provocados pela ineficiência do Poder Público ao longo dos anos. “Essa situação do Almirante Tamandaré é histórica e se repete comigo no Jardim Bahia. As inundações acontecem há décadas, mas nenhum gestor tomou a iniciativa de viabilizar a limpeza dos canais”, citou Meireles.

O vereador cobrou ações efetivas do poder público e também planejamento. Fábio destacou que seu objetivo não é apenas criticar o Executivo, mas alertar para a urgência dessa demanda. “Eu acredito que o prefeito vai resolver essa situação, mas enquanto ela persistir, precisamos mostrar aqui para expor a realidade da população que espera de cada um de nós, a sua parcela de contribuição”, completou Fábio.

Atendimento normalizado 

O vereador também comemorou o fim da greve dos médicos após três meses de impasse entre o Sindicato dos Médicos (Sindimed) e a Prefeitura de Aracaju (PMA). “Felizmente, a população mais sofrida voltou a ter o direito de ser atendido nas unidades de saúde dos seus bairros”, observou.

Fábio lembrou que, durante a paralisação, propôs alternativas para o pagamento do salário de dezembro e reuniu o Conselho Municipal de Saúde na CMA para discutir os efeitos do movimento paredista. “Votei contra o projeto que autorizou o crédito de antecipação do salário porque acredito que o salário tem que ser respeitado e pago em dia, como tem sido agora. Propusemos parcelar em cinco vezes, buscamos o Conselho Municipal de Saúde, mas a princípio não fomos compreendidos porque acreditavam que queríamos cercear a palavra dos médicos, mas eles têm assento no Conselho e o importante é que o prefeito Edvaldo Nogueira modificou a proposta e a assistência da população foi regularizada”, concluiu Meireles. 

Iran propõe recuperação e ampliação de rede de ciclovias na cidade

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/04/2017 15h45, última modificação 20/11/2017 17h52
Iran propõe recuperação e ampliação de rede de ciclovias na cidade

Assessoria do parlamentar

O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aprovou diversas Indicações de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que propõem a recuperação e a ampliação da rede de ciclovias localizadas no município de Aracaju.

O parlamentar destacou que desde a Administração anterior que vem diagnosticando os problemas de manutenção das ciclovias existentes e o anseio da população pela ampliação e interligação da rede de ciclovias. “Sei do compromisso que o atual prefeito tem com essa política estimuladora da mobilidade urbana, por essa razão estou reapresentando as sugestões e irei canalizar esforços para vermos esse anseio da expressiva parcela do povo de Aracaju, que é adepta ao uso de bicicletas, sendo atendido”, afirmou.

As Indicações 176 e 177, por exemplo, foram apresentadas por Iran e solicitam ao Poder Executivo que, através da EMURB (Empresa Municipal de Obras e Urbanização), providencie a construção de uma ciclovia ligando a Avenida Heráclito Rollemberg e a Avenida Antônio Alves, com início no Bairro São Conrado, conjunto Orlando Dantas, passando pelo Bairro Farolândia, Conjunto Augusto Franco, sendo finalizada no Bairro Atalaia, na Praça Carvalho Neto; propondo, também, a construção de uma ciclovia por toda a extensão da Ponte que dá acesso ao Shopping Riomar, ligando o Bairro 13 de Julho ao Bairro Coroa do Meio.

Iran informou, ainda, que a Indicação 178 propõe a recuperação da ciclovia existente na Avenida Tancredo Neves, em toda a sua extensão. “A assessoria do nosso mandato constatou a necessidade de recuperação desta ciclovia”, disse. Já a Indicação 174 prevê que seja providenciada a Manutenção da sinalização da ciclovia existente na Avenida São Paulo. “Estou propondo essas medidas e irei acompanhar os seus desdobramentos, trabalhando para que as providências sejam tomadas, porque vários(as) ciclistas serão beneficiados(as), tendo em vista que essas ciclovias atendem a uma significativa parcela da população aracajuana”, justificou Iran Barbosa.

Seu Marcos receberá Título de Cidadão Aracajuano

por fernanda.silva — publicado 26/04/2017 16h30, última modificação 20/11/2017 17h54
Seu Marcos receberá Título de Cidadão Aracajuano

Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 26, o vereador Seu Marcos (PHS) agradeceu a indicação para receber Título de Cidadania Aracajuana pela Câmara Municipal de Aracaju. A iniciativa foi feita pelo vereador Fábio Meireles (PPS) e aprovada por unanimidade por todos os vereadores da casa na sessão de ontem, 25.
 
Após 25 anos em Aracaju, Seu Marcos que é natural da cidade de Coruripe, em Alagoas, será agraciado com a maior honraria do legislativo municipal, o Título de Cidadão Aracajuano. Morador do bairro 18 do Forte desde de sua chegada na capital, Seu Marcos tem uma história de muitos serviços prestados às comunidades carentes dos bairros da zona norte, em especial do Bugio, Japãozinho, Soledade, Santos Dumont e Olaria. Bairros que foram determinantes para sua vitória nas urnas na eleição de 2016. 
 
Durante a justificativa para a indicação do Título, Fábio Meireles falou do merecimento e da alegria de ser o autor do pedido. "Seu Marcos merece, mais do que nunca, receber essa homenagem pelos trabalhos prestados à população carente dos bairros de Aracaju. Uma pessoa honesta, íntegra e de uma postura de trabalho notável. O título vai ser o reconhecimento da sua  vitória das urnas", explicou.
 
Vinicius Porto (DEM) falou também da trajetória  de Seu Marcos. Como ex-presidente da Câmara, Vinícius ressaltou aos colegas o trabalho desenvolvido por Seu Marcos durante a parceria com o ex - vereador  Agnaldo. "Conheço Seu Marcos há alguns anos,  ele participava do mandato de Dr. Agnaldo e era notável o acolhimento carinhoso que tratava a população que o procurava aqui na Câmara. Sempre gentil, prestativo com a população. Seu Marcos é merecedor deste título", descreveu.
 
Já para a vereadora Emília Corrêa (PEN) a postura de Seu Marcos durante os quase três meses de mandato demonstra responsabilidade e respeito com o povo que o elegeu. Os vereadores Palhaço Soneca(PPS), Zezinho do Bugio(PTB), Isaac Siqueira(PSB), Lucas Aribé (PSB), Américo de Deus (Rede), Professor Bittencourt (PCdoB), Nitinho(PSD), Cabo Amintas(PTB), Jason Neto(PDT), Pastor Carlitos (PRB) e Manoel Marcos (PSDB), usaram a palavra para parabenizar o autor da indicação e falar da importância de Seu Marcos como vereador da capital e como as ações de seu mandato tem atendido e respeitado as comunidades que o elegeu. Também foi unânime entre os parlamentares a honestidade, a dignidade, a bondade, a humildade  é a cumplicidade da pessoa de Seu Marcos. 
 
Emocionado pelas palavras de carinho dos colegas vereadores, Seu Marcos agradeceu a todos os colegas pela aprovação e pela subscrição do pedido. "Ontem, foi um dia memorável. Quero agradecer aos meus amigos colegas pelas palavras de incentivo e de carinho referidas a mim. Tenho uma história sofrida, mas muito bonita também e que me orgulho. O dia de ontem vai ficar marcado na minha história! ", frisou.

Nitinho parabeniza estudantes por título no Mundial de Robótica

por Danilo Cardoso — publicado 26/04/2017 15h10, última modificação 20/11/2017 17h56
Nitinho parabeniza estudantes por título no Mundial de Robótica

Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), aprovou na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 26, o Requerimento nº243/2017 que concede votos de congratulações aos estudantes, professores e diretora do Colégio Coesi, vencedor do Campeonato Mundial de Robótica ‘First Lego League’, realizado na cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos.

A equipe ROBOCOE conquistou o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação, na competição realizada no dia 22 de abril. “Parabenizo a diretora do Coesi, Maria Aparecida Santos Nunes, o coordenador Adailton, o treinador Hélio e os alunos Hélio Igor, Gabriel Andrade, Emily Nascimento, Zuleide Gomes, Felipe Prata, Arthur Gustavo, Fernanda Pereira, Mateus Rosendo, Adriana Souza, Pedro Araujo e Lucas Matheus por este grande feito”, disse Nitinho.

“Com a reforma trabalhista os sindicatos serão desvalorizados”, diz Lucas Aribé

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 14h35, última modificação 20/11/2017 17h58
“Com a reforma trabalhista os sindicatos serão desvalorizados”, diz Lucas Aribé

César de Oliveira

Em Brasília, com quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados votou, na noite de ontem, 26, a favor da reforma trabalhista do Governo de Michel Temer, o que deixou políticos e cidadãos indignados e perplexos, já que a reforma traz perdas consideráveis aos trabalhadores que ao longo de sua militância conquistaram seus direitos com duras lutas. Um dos políticos que considera uma perda ao trabalhador foi o vereador Lucas Aribé (PSB), que discursou na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no grande expediente, nesta quinta-feira, 27.

“É com muita tristeza que eu subo nesta tribuna para comentar a votação de ontem na Câmara Federal. Hoje temos um presidente golpista que tira as garantias do trabalhador. Eu não posso fugir dos meus princípios e ideologia, por isso, declaro que sou contra a reforma trabalhista, a reforma da previdência e da terceirização. Estamos vivendo um processo de perdas históricas para a classe trabalhadora que suou a camisa para conseguir” frisou o parlamentar Lucas Aribé.

O texto da reforma trabalhista foi aprovado por 296 votos a favor e 177 contra, e agora segue para o Senado. Entre os pontos questionados pelos trabalhadores representados pelos seus sindicatos estão: a modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dando mais liberdade para que patrões e empresários negociem diretamente, sem ficarem presos ao que diz a lei, considerando a CLT defasada porque é de 1943; outra questão é que os acordos coletivos vão ter força de Lei; redução da hora de almoço com tempo mínimo de 30 minutos; mudança do tempo dos contratos temporários de 90 para 180 dias, prorrogáveis por mais 90; fim da contribuição sindical; parcelamento de férias e jornada de trabalho.

“Com a reforma trabalhista os sindicatos serão desvalorizados. Os sindicatos estão ai para lutar por melhorias nas condições de trabalho e salarial. A reforma irá interferir na jornada de trabalho e nas férias”, concluiu o vereador Lucas Aribé.

Comissão analisará reforma do Regimento Interno da Câmara

por Danilo Cardoso — publicado 27/04/2017 12h05, última modificação 20/11/2017 18h01
Comissão analisará reforma do Regimento Interno da Câmara

César de Oliveira

Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), anunciou a comissão formada por seis vereadores que irão estudar e reformular o Regimento Interno da Casa, vigente desde 1971. Além dos parlamentares, três servidores ajudarão nos estudos das novas regras.

Com o intuito de readequar e atualizar o Regimento Interno da CMA que existe há 46 anos, os vereadores Elber Batalha Filho (PSB), Iran Barbosa (PT), Emília Corrêa (PEN), Américo de Deus (Rede), Carlito Alves (PRB) e Professor Bittencourt (PCdoB) irão se debruçar nos estudos da modernização das regras ao lado dos servidores da Casa, Roberto Bomfim e Elias Aureliano, e do assessor Sérgio Bezerra, que será o secretário da comissão.

“Nosso Regimento estava muito desfasado e necessitando urgente de uma reforma. Teremos como presidente da comissão o competente vereador Iran Barbosa, um dos parlamentares mais preparados na Casa”, comentou Nitinho.

O vereador Iran Barbosa, presidente da comissão, afirma que esta é uma reinvindicação antiga dentro da Câmara Municipal de Aracaju. “Este regimento é inspirado no modelo autoritário do período da Ditadura Civil Militar e é verdade que ao longo dos anos foram acontecendo algumas mudanças na tentativa de melhorar, mas ocorreu uma incoerência interna onde em dispositivos adotam posturas diferentes dentro do Regimento”, destacou o parlamentar.

Américo de Deus convoca trabalhadores para participar da greve geral desta sexta

por fernanda.silva — publicado 27/04/2017 10h15, última modificação 20/11/2017 18h09
Américo de Deus convoca trabalhadores para participar da greve geral desta sexta

César de Oliveira

Durante o Pequeno Expediente, realizado na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a tribuna para convocar trabalhadores, estudantes e toda a população aracajuana para participarem da paralização geral que acontecerá nesta sexta-feira, 28. O objetivo desta greve geral é manifestar contra as Reformas da Previdência e Trabalhistas, que estão sendo propostas pelo Governo Michel Temer.

De acordo com Américo de Deus, é preciso que todos vão para às ruas protestar contra as reformas do atual Governo, que prejudicam a classe trabalhadora e a população mais pobre. “O país está sucateado com tanta corrupção em todos os cantos e quem ‘paga o pato’ são os trabalhadores e as pessoas mais humildes desse país por conta da irresponsabilidade dos políticos que estão no poder e não tem compromisso com o povo. A Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização prejudicam os trabalhadores, pois as empresas precisam dar dignidade e bom emprego para os trabalhadores e isso não está acontecendo e nem irá acontecer”, destacou o parlamentar.

Ainda durante seu discurso, Américo ressaltou que outro problema que está ocorrendo de forma abusiva é com relação às taxas de juros dos cartões de créditos. “As taxas de juros do cartão de crédito são abusivas para os cidadãos. Um país como esse não dá garantia de vida digna para a população. Então, esse atual governo não nos representa. Precisamos ir às ruas para buscar nossos direitos. Mas ratifico que a greve tem que ser com responsabilidade, sem brigas, de maneira ordeira. Cada um precisa fazer a sua parte. Sou representante do povo e não concordo com o que está acontecendo”, frisou.

Em Aracaju, a paralização acontecerá durante todo o dia, mas a concentração está marcada para 14h na Praça General Valadão, localizada no Centro, de onde a multidão seguirá em uma grande caminhada de protesto pelas ruas do Centro da Capital.

Américo de Deus convoca trabalhadores para participar da greve geral desta sexta

por fernanda.silva — publicado 27/04/2017 10h15, última modificação 20/11/2017 18h03
Américo de Deus convoca trabalhadores para participar da greve geral desta sexta

César de Oliveira

Durante o Pequeno Expediente, realizado na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a tribuna para convocar trabalhadores, estudantes e toda a população aracajuana para participarem da paralização geral que acontecerá nesta sexta-feira, 28. O objetivo desta greve geral é manifestar contra as Reformas da Previdência e Trabalhistas, que estão sendo propostas pelo Governo Michel Temer.

De acordo com Américo de Deus, é preciso que todos vão para às ruas protestar contra as reformas do atual Governo, que prejudicam a classe trabalhadora e a população mais pobre. “O país está sucateado com tanta corrupção em todos os cantos e quem ‘paga o pato’ são os trabalhadores e as pessoas mais humildes desse país por conta da irresponsabilidade dos políticos que estão no poder e não tem compromisso com o povo. A Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização prejudicam os trabalhadores, pois as empresas precisam dar dignidade e bom emprego para os trabalhadores e isso não está acontecendo e nem irá acontecer”, destacou o parlamentar.

Ainda durante seu discurso, Américo ressaltou que outro problema que está ocorrendo de forma abusiva é com relação às taxas de juros dos cartões de créditos. “As taxas de juros do cartão de crédito são abusivas para os cidadãos. Um país como esse não dá garantia de vida digna para a população. Então, esse atual governo não nos representa. Precisamos ir às ruas para buscar nossos direitos. Mas ratifico que a greve tem que ser com responsabilidade, sem brigas, de maneira ordeira. Cada um precisa fazer a sua parte. Sou representante do povo e não concordo com o que está acontecendo”, frisou.

Em Aracaju, a paralização acontecerá durante todo o dia, mas a concentração está marcada para 14h na Praça General Valadão, localizada no Centro, de onde a multidão seguirá em uma grande caminhada de protesto pelas ruas do Centro da Capital.

Nitinho prestigia festa dos 50 anos do Rotary Club de Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 27/04/2017 11h00, última modificação 20/11/2017 18h05

Comemorando 50 anos de ações humanitárias, prestação de serviços e promoção da qualidade de vida dos mais necessitados, o Rotary Club de Aracaju – Norte realizou uma grande festa no auditório do Mercure Hotel contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), de autoridades e dezenas de sócios representativos da instituição.

Elencando os serviços prestados do RotaryClub como seu maior diferencial, o presidente da CMA destacou. “O Rotary presta este serviço de qualidade por todo mundo e em Aracaju não é diferente, são uns verdadeiros abnegados das causas humanitárias e estão sempre atentos aos mais necessitados. Que tenham vida longa”, disse Nitinho.

O presidente do Rotary Club de Aracaju – Norte afirmou que a entidade foi criada para fazer o bem no mundo. “O nosso trabalho se desenvolve em todo o planeta, marcando presença em mais de 200 países, com cerca de um milhão e 300 mil rotarianos e em aqui em Sergipe também temos um número bastante significativo de pessoas que prestam serviço e companheirismo”, acrescentou Carlos Melo.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e rotariano, Carlos Pina, explicou sua trajetória dentro da instituição. “Era integrante do clube Bahia Norte, que fundou este clube em Aracaju, e quando fui transferido para Sergipe optei por ficar no Aracaju Norte, que já estava em pleno funcionamento e por aqui estou há 30 anos”, destacou.

"O Rio Sergipe, que achamos lindo, em breve será um esgoto", disse Isac

por Bruna Cury — publicado 27/04/2017 10h25, última modificação 20/11/2017 18h07
"O Rio Sergipe, que achamos lindo, em breve será um esgoto", disse Isac

Gilton Rosas

Em Tribuna, durante o Grande Expediente, o vereador Isac Silveira apresentou para os parlamentares presentes um dos seus projetos, o "Programa de recuperação de rios, afluentes e canais de Aracaju", objetivando sua despoluição e outras providências.

Isac Silveira, do PCdoB, iniciou seu discurso dizendo que Aracaju é conhecida como cidade litorânea, com a presença de rios e afluentes em todos os bairros. "Aracaju é considerada a cidade das águas. No início da sua formação a capital tinha influência dos rios e afluentes".
Em seguida afirmou que os Aracajuanos acham que muitos canais são esgotos. "Os moradores que vivem próximos de um canal começam a ver esses canais como esgotos, e não são", disse Isac inconformado.

"Quando ouvimos que choveu, e determinado canal transbordou é porque canalizamos um rio. É triste ver que muitos afluentes canalizados estão poluídos. Não há tratamento nem fiscalização da DESO. Aliás, a DESO deu as costas para questão dos rios afluentes em Aracaju", desabafou o vereador.

Isac também afirmou à todos os presentes que "o Rio Sergipe que achamos lindo, em breve será um esgoto".
Ao final do seu discurso os vereadores Zezinho do Bugio, Vinicius Porto e Manoel Marcos parabenizaram Isac pelo projeto e pela coragem em tratar do assunto

Américo fala sobre a greve geral no Programa Batalha na Jornal

por Patricia Franca, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 15h45, última modificação 20/11/2017 18h09
Américo fala sobre a greve geral no Programa Batalha na Jornal

Assessoria dio palrmanetar

Convidado pelo jornalista Carlos Batalha, o vereador Américo de Deus (REDE), participou na tarde de ontem, 26, do Programa Batalha na Jornal, onde comentou que, “para ter um país decente, cada um tem que tomar consciência dos seus direitos, dos seus deveres e das suas ações, a greve é um instrumento utilizado quando todas as instâncias já foram aplicadas e não resolvidas e entendo que a paralisação tem que ser por adesão, por questão de consciência e não por força bruta, cada cidadão tem que aderir de livre e espontânea vontade, porque se for a base de truculência nós não vamos ter um país decente”, afirmou o parlamentar.

“É bem verdade que o projeto neoliberal, tira do trabalhador seus direitos que foram conquistados com muita luta, com muito sacrifício, com muita ação e este projeto traz consigo a questão da terceirização, da reforma trabalhista, da reforma da previdência, os grandes eventos historicamente foram alicerçados quando as pessoas fizeram o processo de manifestação, onde foram às ruas espontaneamente, para que a população tenha legitimidade e não é na força da imposição e sim na força do convencimento na situação que está sendo colocada no Brasil de uma forma geral”, comentou o vereador.

Durante sua entrevista o vereador Américo de Deus afirmou sua satisfação com a bancada do partido REDE e ressaltou que quando colocou seu nome à disposição do partido tinha certeza de que o país estava precisando, pois, passa um momento de descrédito da classe politica partidária, de corrupção e comenta que recebeu um voto de confiança através do voto amigo, do voto consciente. O  vereador aproveitou para avisar a população aracajuana que não perdeu o foco que é representar o povo de Aracaju, como funcionário do povo que ele é.

Iran Barbosa convoca os trabalhadores para a greve geral

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamenta — publicado 27/04/2017 15h35, última modificação 20/11/2017 18h12
Iran Barbosa convoca os trabalhadores para a greve geral

César de Oliveira

O vereador Iran Barbosa (PT), lamentou e criticou na manhã desta quinta-feira, 27, no Parlamento de Aracaju, a aprovação da proposta de Reforma Trabalhista, na Câmara Federal, em votação realizada ontem. “Esta aprovação é o preço que setores do empresariado cobram do governo que se instalou, ilegitimamente, no Palácio do Planalto. Parece-nos que a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a grande incentivadora do golpe que foi dado na esfera federal, está cobrando a fatura. E a fatura é esta: acabar com as conquistas históricas da classe trabalhadora, atingindo direitos sociais e trabalhistas e congelando os investimentos públicos nas políticas sociais por 20 anos”, declarou.

Diante da ofensiva contra os direitos dos brasileiros, o vereador petista convocou a população a aderir e participar da greve geral de amanhã, 28, convocada pelas centrais sindicais e que tem recebido o apoio de vários setores da sociedade, como a Igreja e entidades como a Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho. “A classe trabalhadora deve ir às ruas no Brasil inteiro e dizer não a essas reformas (trabalhista e previdenciária), mesmo sem o apoio da grande mídia, que também é golpista, porque patrocinou o golpe que foi dado. Os trabalhadores estarão em massa, amanhã, cruzando os braços e indo às ruas contra essas medidas antipopulares e antitrabalhistas”, conclamou.

O parlamentar aproveitou para alertar a população sobre as informações mentirosas, veiculadas em alguns meios de comunicação, apontando que o movimento sindical prepara ações violentas para impor a paralisação em determinados setores. “Isso não é verdade, é terrorismo o que estão fazendo através de veículos de comunicação, como se em Sergipe a tradição do movimento fosse de vandalismo. Não é. Aqui a tradição é de vencer fazendo luta e resistência de forma respeitosa, porém, com altivez”, lembrou.

Semiescravidão

Dando prosseguimento ao discurso, o vereador Iran criticou as análises feitas por alguns órgãos de imprensa de que a greve geral trará prejuízos para a economia. “O grande prejuízo para a economia do nosso país é a classe trabalhadora ser submetida ao regime de semiescravidão, que é o que estão fazendo neste momento com essas reformas”, disse.

Por fim, o petista também chamou a atenção dos empresários que não estão atentos para o fato de que as reformas trabalhista e previdenciária, da forma que estão sendo feitas, farão despencar a renda das famílias, que deixarão de consumir e de fazer girar a roda da economia. “Essas reformas trarão consequências trágicas para o  funcionamento da economia do país e é também contra isso que estaremos nas ruas amanhã, lutando e protestando”, reforçou Iran.

“Precisamos trabalhar para reconstruir Aracaju”, diz Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 13h35, última modificação 20/11/2017 18h14
“Precisamos trabalhar para reconstruir Aracaju”, diz Fábio Meireles

César de OLiveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) utilizou o pequeno expediente da sessão plenária, desta quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lembrar aos seus pares da responsabilidade de cada um no desafio de regularizar o eficiente e eficaz funcionamento do município de Aracaju no cumprimento do seu devido papel.

Segundo Meireles, os efeitos dos equívocos cometidos pela gestão passada impõem, não apenas ao Executivo, mas também à Câmara, compromisso com a missão de colocar a máquina administrativa nos trilhos. “A cidade passou quatro anos no esquecimento. Agora, precisamos trabalhar para reconstruir nossa cidade. Esse é o nosso papel”, reforçou. 

Escolas sem aula, postos de saúde sem remédios, servidores com salários atrasados e um rombo nos cofres do município foram alguns dos problemas citados pelo vereador que, mais uma vez, colocou o seu mandato à disposição para defesa dos interesses do aracajuano. “Se depender de mim para trabalhar pelo bem de Aracaju, conte comigo”, declarou Fábio Meireles. 

Homenagem 

Em seu pronunciamento, Fábio também destacou a aprovação do título de Cidadania Aracajuana que será concedido ao vereador Seu Marcos (PHS). O parlamentar, natural de Alagoas, vive em Aracaju há 18 anos e, por indicação de Meireles, será homenageado com a maior honraria do legislativo municipal. 

“Mesmo antes de assumir uma vaga nesta Casa, Seu Marcos já trabalhava em favor da população carente dos bairros de Aracaju, a exemplo do Bugio, Soledade e Santos Dumont. É uma pessoa honesta, íntegra e com uma postura de trabalho notável”, destacou o vereador Fábio Meireles.

“Precisamos trabalhar para reconstruir Aracaju”, diz Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamenta — publicado 27/04/2017 13h35, última modificação 20/11/2017 18h18
“Precisamos trabalhar para reconstruir Aracaju”, diz Fábio Meireles

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) utilizou o pequeno expediente da sessão plenária, desta quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lembrar aos seus pares da responsabilidade de cada um no desafio de regularizar o eficiente e eficaz funcionamento do município de Aracaju no cumprimento do seu devido papel.

Segundo Meireles, os efeitos dos equívocos cometidos pela gestão passada impõem, não apenas ao Executivo, mas também à Câmara, compromisso com a missão de colocar a máquina administrativa nos trilhos. “A cidade passou quatro anos no esquecimento. Agora, precisamos trabalhar para reconstruir nossa cidade. Esse é o nosso papel”, reforçou. 

Escolas sem aula, postos de saúde sem remédios, servidores com salários atrasados e um rombo nos cofres do município foram alguns dos problemas citados pelo vereador que, mais uma vez, colocou o seu mandato à disposição para defesa dos interesses do aracajuano. “Se depender de mim para trabalhar pelo bem de Aracaju, conte comigo”, declarou Fábio Meireles. 

Homenagem 

Em seu pronunciamento, Fábio também destacou a aprovação do título de Cidadania Aracajuana que será concedido ao vereador Seu Marcos (PHS). O parlamentar, natural de Alagoas, vive em Aracaju há 18 anos e, por indicação de Meireles, será homenageado com a maior honraria do legislativo municipal. 

“Mesmo antes de assumir uma vaga nesta Casa, Seu Marcos já trabalhava em favor da população carente dos bairros de Aracaju, a exemplo do Bugio, Soledade e Santos Dumont. É uma pessoa honesta, íntegra e com uma postura de trabalho notável”, destacou o vereador Fábio Meireles.

Jason cobra instalação de mesa de negociação na SMTT

por fernanda.silva — publicado 27/04/2017 14h00, última modificação 20/11/2017 18h22
Jason cobra instalação de mesa de negociação na SMTT

César de Oliveira

Em votação na sessão de hoje, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram aprovadas as indicações 760 e 761, de autoria do vereador Jason Neto (PDT). As proposituras solicitam ao prefeito Edvaldo Nogueira, a implantação de uma mesa de negociação composta pela diretoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e representantes do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran).

O objetivo é iniciar estudos para implantação do plano de cargos e salários dos agentes de trânsito de Aracaju. O Sindatran reivindica além da criação da carreira, o fim da disparidade salarial existente entre os 226 agentes que atuam na SMTT. Essa realidade existe porque entre os agentes, há um grupo de funcionários cedidos por diversos órgãos municipais, tem os guardas municipais cedidos após concurso em 2003 e os agentes de trânsito aprovados em concurso específico para a função no ano de 2013. Cada um desses grupos com salário-base diferente.

Na tribuna da CMA defendendo as proposituras, Jason argumentou que a questão é de justiça e de valorização. “Os agentes são essenciais para o funcionamento do trânsito e para uma maior mobilidade, a reivindicação é justa e o que nós estamos cobrando é que se comece a negociar, sabemos das dificuldades atuais, mas precisamos planejar uma saída, mesmo que a longo prazo”, disse o vereador.

Jason cobra instalação de mesa de negociação na SMTT

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 14h00, última modificação 20/11/2017 18h24
Jason cobra instalação de mesa de negociação na SMTT

César de Oliveira

Em votação na sessão de hoje, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram aprovadas as indicações 760 e 761, de autoria do vereador Jason Neto (PDT). As proposituras solicitam ao prefeito Edvaldo Nogueira, a implantação de uma mesa de negociação composta pela diretoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e representantes do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran).

O objetivo é iniciar estudos para implantação do plano de cargos e salários dos agentes de trânsito de Aracaju. O Sindatran reivindica além da criação da carreira, o fim da disparidade salarial existente entre os 226 agentes que atuam na SMTT. Essa realidade existe porque entre os agentes, há um grupo de funcionários cedidos por diversos órgãos municipais, tem os guardas municipais cedidos após concurso em 2003 e os agentes de trânsito aprovados em concurso específico para a função no ano de 2013. Cada um desses grupos com salário-base diferente.

Na tribuna da CMA defendendo as proposituras, Jason argumentou que a questão é de justiça e de valorização. “Os agentes são essenciais para o funcionamento do trânsito e para uma maior mobilidade, a reivindicação é justa e o que nós estamos cobrando é que se comece a negociar, sabemos das dificuldades atuais, mas precisamos planejar uma saída, mesmo que a longo prazo”, disse o vereador.

Zezinho do Bugio faz visita de cortesia ao prefeito de Itabaiana

por Geo D' Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 12h55, última modificação 20/11/2017 18h26

Na tarde de quarta-feira, 26, o prefeito de Itabaiana (SE), Valmir de Francisquinha (PSC), recebeu em seu gabinete a visita do vereador Zezinho do Bugio (PTB), do Legislativo de Aracaju. 

Durante a visita de cortesia, o prefeito de Itabaiana enfatizou a importância de existir essa integração entre os municípios, visto que parcerias são importantes para manter relações que visam buscar soluções para melhorias e o desenvolvimento dos dois municípios.

Já o vereador Zezinho do Bugio, destacou que o município de Itabaiana são cidades historicamente interligadas e mesmo com suas particularidades, comungam de problemas comuns em algumas áreas. 

Ao final da visita, Zezinho se colocou à disposição para ajudar em assuntos do interesse da cidade. 

Reivindicação sobre horário estendido nas UBS vai ser atendida, diz Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 16h40, última modificação 20/11/2017 18h34
Reivindicação sobre horário estendido nas UBS vai ser atendida, diz Seu Marcos

Assessoria do parlamentar

Após o pedido do vereador Seu Marcos (PHS), para que o horário das Unidades Municipais de Saúde da Família fosse prorrogado, o secretário municipal de saúde, André Sotero, afirmou hoje, 27, que a indicação deverá ser atendida o mais breve possível.  A confirmação  foi feita em reunião realizada com  o parlamentar na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A indicação feita ao secretário André Sotero  sugere que as unidades passem a funcionar e até às 21h , e não mais até às 17h, como  ocorre atualmente. Na gestão anterior, a implantação do horário estendido nas unidades de Saúde da Família aconteceu após uma indicação do ex-vereador e médico Dr. Agnaldo, que diagnosticou que a ampliação do horário reduzia a demanda dos hospitais do município, facilitando o acesso da população às unidades.
 
Ciente dos benefícios trazidos pelo horário estendido, Seu Marcos conversou com o Secretário André Sotero, para saber como andam os trâmites para a retomada do horário. De acordo com o secretário, a ideia é muito válida, será incorporada e efetivada pela atual gestão por trazer vários benefícios. "Não só vamos voltar com o horário estendido, que vai facilitar a vida da população e dos servidores, enfermeiros, médicos, enfim, de todo o corpo funcional, como também peço a ajuda do senhor para levarmos a ideia das unidades trabalharem dois turnos", explicou.
 
Seu Marcos se comprometeu em ajudar o secretário com esta nova tarefa. E se colocou a disposição para agilizar os trâmites necessários. "Vamos lutar para que o atendimento na rede de saúde municipal seja de qualidade. Vou levar esta ideia e reivindicar que  as unidades trabalhem dois turnos. E que os turnos tenham, cada qual, sua equipe", ressaltou.
 
Tanto Seu Marcos, quanto André Sotero afirmaram que o funcionamento das unidades divido em dois turnos irá contribuir para a qualidade de vida do usuário e também do corpo funcional e médico das unidades.

Retorno do programa Horas de Estudo é lembrado pelo vereador Professor Bittencourt

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2017 16h30, última modificação 20/11/2017 18h37
Retorno do programa Horas de Estudo é lembrado pelo vereador Professor Bittencourt

César de Oliveira

No Grande Expediente desta quinta-feira, 27, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), destacou o lançamento do programa Horas de Estudo 2017, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju que tem como objetivo investir e fortalecer a educação continuada e permanente dos professores da Rede Municipal de Ensino. A solenidade acontece logo mais às 19h, no Auditório da Faculdade Pio Décimo, Campus I, Centro. 

“Os professores da Rede Municipal têm por direito assegurado o percentual da sua hora de trabalho a ser reservada exclusivamente para os estudos, a qualificação e a formação. Infelizmente, na gestão anterior, os profissionais ficaram quase dois anos sem que essa atividade fosse efetivada. Agora, os professores poderão contar com estudos continuados e dinâmicos para aprimorar os seus conhecimentos pedagógicos”, ressaltou Bittencourt. 

De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal, o programa Horas de Estudos é um grande avanço que marca a valorização do servidor. “A qualificação profissional contribui bastante para a atuação em sala de aula. É fundamental. O professor não sai da universidade completamente formado. Lá ele tem a sua base. A vivência é na sala de aula. É no dia a dia que ele constrói seus caminhos, precisando estar constantemente envolvido no processo de aperfeiçoamento”, salientou.

A aula inaugural do programa Horas de Estudo contará com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, da secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Rita Amorim. A solenidade será marcada pela palestra "Direitos de Aprendizagem como Direito Humano", ministrada pelo professor Itamar Freitas de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB). “A aula inaugural terá a honra da presença do professor Itamar Freitas, que foi meu colega na Universidade Tiradentes (Unit), atuou na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, agora, está na UnB. Trata-se de um dos maiores e mais importantes nomes da produção historiográfica brasileira, no que diz respeito à Educação, mais especificamente ao ensino de História”, pontuou.

Crianças terão uma tarde de lazer e cultura no Ação Cidadã

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 10h15, última modificação 22/11/2017 15h14
Crianças terão uma tarde de lazer e cultura no Ação Cidadã

Gilton Rosas

A comemoração será em homenagem ao Dia das Mães, mas o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), não esqueceu das crianças. Durante o projeto Ação Cidadã, que acontecerá neste sábado, 6, no Castelo Branco, os pequeninos terão uma tarde de muita diversão e cultura, com brincadeiras, animadores, oficinas educativas e uma biblioteca móvel.

Para fazer a alegria das crianças, o evento contará com tobogã, cama elástica e piscina de bolinha. Palhaços e animadores não deixarão faltar alegria. E para a brincadeira ficar completa, haverá distribuição de pipoca e algodão doce. A parte cultural ficará por conta do Sesc, que disponibilizará uma biblioteca móvel com mais de 3 mil livros, e colégio Cri’Arte, que realizará oficinas educativas.

Para Thiaguinho, proporcionar às crianças uma tarde de lazer com brincadeiras e muita diversão, é a realização de um sonho. "Eu sempre tive vontade de realizar um evento como este. Estou fazendo com muito carinho. Quero agradecer a todos os parceiros que estão sendo fundamentais para a concretização deste sonho", disse.

O projeto Ação Cidadã será realizado no Largo Dom Fernandes Santos, na Praça da Caixa D'água, conjunto Castelo Branco. O evento iniciará às 14h e encerrará às 17h, com a apresentação da Quadrilha Junina Assum Preto.

Seu Marcos recebe relatório do Coren sobre o HUSE

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 13h30, última modificação 22/11/2017 15h17
Seu Marcos recebe relatório do Coren sobre o HUSE

César de Oliveira

Nos dia 22, 23 e 27 de março deste ano, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), realizou uma inspeção no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), para mapear as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da categoria no maior hospital público do estado. A ação foi detalhada em um relatório que foi entregue pelo conselho ao vereador Seu Marcos (PHS), que apresentou os dados na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Monitor quebrado, desfibrilador descarregado, por problemas na tomada, falta de leitos, uso indevido das macas, super lotação, demora na realização das cirurgias e quadro funcional defasado. Esses foram os principais problemas encontrados pelo Coren no HUSE. Os dados levantados apontam falhas desde o setor de Classificação de Risco até a Ala Vermelha. Destaque também para o setor de traumas denominado Verde Trauma. De acordo com os enfermeiros, uma pessoa que precisa de uma cirurgia passa no mínimo 30 dias esperando pela intervenção. Um fila que cresce diariamente.

Presidente da Comissão de Saúde da CMA, o vereador Seu Marcos, detalhou o relatório e falou sobre o descaso que o único hospital público de urgência do estado tem enfrentado. “Sabemos das dificuldades que os hospitais em Sergipe estão passando. Mas é preciso atenção com o HUSE. A superlotação e a espera por cirurgias não é novidade para esta casa”, afirmou.

Seu Marcos sugeriu a criação de uma comissão para fiscalizar o hospital, e antecipou que vai enviar a análise para a comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) e ao secretário estadual da saúde para que providências sejam tomadas.

Seu Marcos é um dos vereadores com mais proposituras na CMA

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 13h35, última modificação 22/11/2017 15h19
Seu Marcos é um dos vereadores com mais proposituras na CMA

Gilton Rosas

Após quase cinco meses de trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), como vereador, Seu Marcos (PHS), está entre os três parlamentares com mais proposituras apresentadas ao legislativo municipal. Ao todo são 152 ingerências, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Seu Marcos está em seu primeiro mandato e teve 3.111 votos

Atento e em sintonia com a sociedade, o vereador Seu Marcos tem buscado junto à CMA soluções para problemas enfrentados pelos aracajuanos. As reivindicações e indicações apresentadas por ele vão desde recapeamento de ruas, colocação de redutores de velocidades, implantação de semáforos, até melhorias em postos de saúde.

Na CMA, atualmente, estão sete projetos de lei em tramitação, mais de 90 indicações, 48 requerimentos, 1 projeto de resolução e 1 projeto de decreto. Seu Marcos é o segundo no ranking dos legisladores que mais propõe ações de melhorias na casa. “Tenho uma grande preocupação em saber as demandas da população. Desde o início do mandato venho atendendo e ouvindo toda a população. Foi assim, com a denúncia sobre o surto de tuberculose no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), e o pedido para estender o horário de atendimento nas Unidades de Saúde da Família”, explicou.

Dos sete projetos de lei em andamento pode-se destacar o de Meia passagem aos domingos, o do Crédito Verde e o de gratuidade do transporte coletivo dentro de todo o município de Aracaju aos maiores de 60 anos. Atualmente a isenção só contempla pessoas a partir dos 65 anos. Os dados podem ser verificados no site da CMA, clicando no nome do vereador.

Seu Marcos também é presidente de duas das cinco comissões permanentes do legislativo municipal, sendo elas: Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor e Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente.

Sessão especial vai homenagear Associação Desportiva Confiança

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 13h40, última modificação 22/11/2017 15h22
Sessão especial vai homenagear Associação Desportiva Confiança

César de Oliveira

Foi aprovada pelo legislativo municipal a Sessão Especial em homenagem aos 81 anos da Associação Desportiva Confiança (ADC). A iniciativa foi sugerida pelo vereador Seu Marcos (PHS), e aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).


No último dia 1º de maio, o time operário de Aracaju completou 81 anos de história. Fundado em 1936, pelos operários da fábrica Confiança, que teve seu começo como um clube poliesportivo de basquete e voleibol. 15 anos depois, o futebol seria sua principal modalidade. Pode-se dizer que o time é um dos mais bem sucedidos do Nordeste nos últimos anos, tendo conquistado 12 títulos em apenas 15 anos e um inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, feito jamais alcançado por nenhum clube sergipano.

Além disso, o Confiança destaca-se por possuir a maior torcida no Estado de Sergipe e ser o detentor da melhor campanha no Campeonato Brasileiro entre os clubes sergipanos, com sua participação no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977 e melhor campanha na Copa do Brasil, com sua participação na Copa do Brasil de Futebol de 2002.

A sessão especial vai ser realizada dia 22 de maio, no Plenário da CMA e, todos os desportistas e toda a sociedade sergipana são convidados para participar da solenidade que contará com os jogadores e com a diretoria da Associação. “Este dia é uma data para ser comemorada por todos os amantes do esporte no estado. Todos os atletas e toda a população em geral estão convidados”, explicou o vereador.

Lucas Aribé lamenta que as pessoas com deficiência tenham seus direitos retirados

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 14h55, última modificação 22/11/2017 15h27
Lucas Aribé lamenta que as pessoas com deficiência tenham seus direitos retirados

Gilton Rosas

“O trabalhador do século 21: uma história de luta” foi o tema da Sessão Especial desta sexta-feira, 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade foi fruto do requerimento 25/2017 do vereador Américo de Deus (REDE), e contou com a presença dos vereadores Lucas Aribé (PSB), Seu Marcos (PHS) e Emília Correa (PEN).

Na oportunidade, o vereador Lucas Aribé, lamentou que as pessoas com deficiência tenham seus direitos retirados. Isso porque a Lei da Terceirização nº 13.429/2017 do presidente Michel Temer, tira das pessoas com deficiência o que foi conquistado pela Lei Federal 8.213/91, em seu artigo 93. Pela lei, a empresa com 100 ou mais empregados, está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. “Meu posicionamento é contrário à reforma trabalhista, previdenciária e da terceirização. Tivemos uma série de conquistas que levaram as pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho. A Lei da Terceirização prejudica a empregabilidade dessas pessoas, porque não tem mais a exigência da Lei de Cotas”, lamentou o parlamentar.

As críticas, quanto às mudanças nas leis brasileiras do governo Michel Temer, continuaram com o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Edval Góis. “Os sindicatos, associações, políticos e toda a sociedade devem fazer um grande movimento para lutar pelos seus direitos. Devemos barrar essas reformas que tiram os direitos dos trabalhadores. A reforma da previdência é cruel, pois fará com que o trabalhador se aposente na morte”.

Para o autor do requerimento da Sessão Especial, a greve geral ocorrida no dia 28 de abril, mostrou o descontentamento da população com o atual governo e sua força na lutar pelos direitos já conquistados. “Todas as nossas conquistas foram por meio de lutas e o que aconteceu na greve geral do dia 28 de abril, ficará para a história. Digo aos senhores, que será através da luta, que iremos barrar esses projetos do Governo Federal. O tema da Sessão Especial de hoje, traz pontos a serem discutidos como os desafios do trabalhador em se manterem no emprego. Nós vamos voltar à escravidão, é isso que esse governo ilegítimo quer”, declarou o parlamentar Américo de Deus (REDE), concluindo que a terceirização fará com que trabalhadores sejam substituídos, por quem aceitar receber menos.

Também fizeram uso da Tribuna, Cláudio José Teixeira, que representou o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE); Alvino Aquino Santos, vice-presidente da Nova Central Sindical e o deputado estadual Georgeo Passos (PTC), representando a Assembleia Legislativa.

Kitty Lima cobra ações de conscientização e preservação do meio ambiente

por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 05/05/2017 16h50, última modificação 22/11/2017 15h29
Kitty Lima cobra ações de conscientização e preservação do meio ambiente

Gilton Rosas

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a vereadora Kitty Lima (REDE), usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar da importância de iniciativas para a conservação dos recursos naturais.

Em seu discurso, a parlamentar revelou que está organizando ações de conscientização ambiental que pretende levar a diversos bairros de Aracaju. Na primeira mobilização, Kitty esteve na praia da Orla de Atalaia, um dos principais cartões portais da cidade, e formou um mutirão para recolher o lixo deixado por banhistas nas proximidades dos Arcos da Orla. “Reuni a minha equipe e resolvemos dar início a este importante trabalho de conscientização. Em cerca de meia hora, conseguimos encher oito sacolas de 20 litros de lixo. Isso mostra o quanto é necessário que as pessoas mudem seu comportamento e se preocupem com a preservação do nosso planeta”, disse Kitty.

Segundo a parlamentar, “Isso prova que precisamos de um trabalho para educar a população. Conto com o apoio de todos para nossas praias, ruas e praças sempre limpas”, prosseguiu.

A vereadora ressaltou que apesar da necessidade de exigir da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), ações voltadas à preservação do meio ambiente, “precisamos também fazer a nossa parte, e a educação ambiental é a base de tudo”, lembrou.

Além do mutirão que promoveu uma limpeza nas areias da praia de Atalaia, Kitty Lima já está organizando outras iniciativas como o plantio de árvores na capital e campanhas de doação de sangue, por exemplo. “Precisamos mostrar a população que a iniciativa tem que partir de nós. Vamos cobrar do Poder Público melhorias para a nossa cidade, mas sabendo que o primeiro passo depende de nós mesmos com pequenas ações”.

Sessão especial do vereador Américo é tema do programa Primeira Mão

por Assessoria do Parlamentar — publicado 05/05/2017 15h40, última modificação 22/11/2017 15h33
Sessão especial do vereador Américo é tema do programa Primeira Mão

Assessoria do Parlamentar

O  vereador Américo de Deus (REDE), esteve na manhã desta sexta-feira, 5, no programa “Primeira Mão”, na Rádio 103 FM, comandado pelo jornalista André Barros, para convidar a população aracajuana à participar da sessão plenária especial, que ocorreu às 9h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

 
A sessão abordou o tema: “O Trabalhador do Século XXI, uma história de luta!”, onde os convidados e palestrantes debateram assuntos como, a evolução do trabalho e do perfil do trabalhador, a conquista da garantia dos direitos trabalhistas e as mudanças que ocorrerão caso as reformas sejam implementadas.
 
O parlamentar comentou em sua entrevista, que "a falta de emprego vem causando depressão, devido a falta de estrutura financeira dentro dos lares  e afirma que a situação chegou ao extremo, pois, na casa do brasileiro, muitas vezes tem duas a três pessoas desempregadas e que o trabalho é o alicerce para a sua base moral".
 
Durante o bate-papo, o vereador mostrou a importância da participação da população, que precisa de esclarecimento sobre o assunto.

Emília: "Para ser político, nessa onda de corrupção é preciso ter coragem"

por Andréa Lima, Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 08/05/2017 07h55, última modificação 22/11/2017 15h35
Emília: "Para ser político, nessa onda de corrupção é preciso ter coragem"

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), lamentou as dificuldades para ser político no Brasil, pela força da corrupção que, felizmente, vem sendo revelada em todos os setores da administração pública. A vergonha da corrupção já se tornou um fenômeno sistêmico, estrutural e generalizado.

Para Emília, a corrupção é um problema crônico no Brasil e, apesar da falta de caráter ser uma marca cada vez mais visível em quem se envolve com política, não se pode cair na visão comodista e equivocada de que isso ocorre com todos os políticos, pois existem pessoas que não se deixam corromper. “Não é fácil estar envolvida num meio (político) tão desgastado, com algumas pessoas tão inegavelmente envolvidas em atos de corrupção. Hoje, se dispor a estar na política, por si só, já nos torna uma pessoa sob suspeita. Isso incomoda muito aos políticos que tem compromisso com a coletividade”, pontou.

De acordo com Emília, ser político é uma atividade de risco e que exige muita determinação, pois a corrupção no Brasil é algo cultural e está enraizado no cotidiano das pessoas. “Por mais que nada façamos de errado, parece que o volume da corrupção acaba maculando a imagem do homem público sério. Isso é perigoso. Não podemos esquecer o passado das pessoas; a história que a pessoa construiu ao longo de uma existência não pode ser destruída com uma noticia precipitada,” lamentou.

“Na política, temos que nos colocar em uma postura de coragem e caminhar com transparência e verdade. A corrupção é um problema grave em nosso país e deve ser combatida com o rigor máximo da lei. Deve haver uma política de educação para formar o cidadão com a consciência exata do seu papel, ensinando-o a valorizar e exercer com satisfação condutas éticas e pautados na moral. O Brasil precisa ensinar os seus filhos a terem vergonha da desonestidade", concluiu.

"A Administração Municipal está empenhada na regularização da limpeza urbana", afirma Bittencourt

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2017 08h10, última modificação 22/11/2017 15h36
"A Administração Municipal está empenhada na regularização da limpeza urbana", afirma Bittencourt

César de Oliveira

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), esteve na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na tarde da última sexta-feira, 5, e participou da reunião que anunciou a alteração do comando da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O órgão passa a ser presidido interinamente por Luiz Roberto Dantas, também presidente da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat).

De acordo com a legislação, o procurador-geral do Município, Netônio Machado (que assumiu recentemente o comando da Emsurb), não pode acumular duas importantes funções: a Procuradoria e a presidência da empresa pública. "Parabenizo o novo presidente interino e agradeço o empenho e a dedicação do Dr Netônio, na condução enquanto esteve à frente da Emsurb", destacou o líder do governo municipal na Câmara.

Luiz Roberto cumprirá a medida cautelar expedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determina o novo processo de contratação emergencial dos serviços de limpeza urbana na capital.

Para Bittencourt, o mais importante é implementar a excelência no serviço de limpeza urbana. "Essa sempre foi a marca na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira. A população está ansiosa pela regularização do lixo. A Administração Municipal está completamente empenhada nisso", afirmou.

Emília lamenta que as reformas estejam sendo criminosas para o trabalhador

por Andréa Lima, Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 08/05/2017 08h15, última modificação 22/11/2017 15h38
Emília lamenta que as reformas estejam sendo criminosas para o trabalhador

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), lamentou que as promessas de modernização através das reformas propostas pelo Governo Federal estão na contramão daqueles que verdadeiramente ajudaram a construir o país.

Segundo a parlamentar, avançar com a Reforma Trabalhista representa grande retrocesso para a vida dos trabalhadores, insegurança jurídica e muita confusão nos tribunais. “São décadas de lutas dos trabalhadores para garantir os seus direitos. É muito triste assistir a perda de garantias históricas dos aguerridos trabalhadores que ergueram o país. Recentemente realizamos uma sessão especial em homenagem às domésticas; e quantos anos foram necessários para que as empregadas domésticas, tivessem os mesmos direitos das outras trabalhadoras?”, pontou.

Emília, disse ainda, que a reforma da Previdência vai comprometer o futuro das próximas gerações. Lembrou que as reformas deviam ter sido amplamente discutidas por toda a sociedade. “A Reforma Previdenciária, como está sendo realizada, afeta a todos nós. Uma tristeza. Meu Deus o que vamos fazer!? Parece que o povo que vota não é ninguém, nada.

A parlamentar, disse ainda , que estará comprometida em cumprir seu papel sempre, independente de qualquer força política. As reformas são cruéis e as medidas que deveriam ser adotadas, são proteladas. “O brasileiro vai levando essa situação pela força e crença de que algo vai mudar para melhor, mas temos que nos conscientizar do que está acontecendo", concluiu.

Thiaguinho Batalha comemora sucesso do Ação Cidadã

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2017 11h10, última modificação 22/11/2017 15h41
Thiaguinho Batalha comemora sucesso do Ação Cidadã

Assessoria do Parlamentar

Felicidade, realização e agradecimento. Com estas palavras, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), resumiu o que representou para ele, e toda a sua equipe, a realização do projeto Ação Cidadã, ocorrido no último sábado, 6, no Largo Dom Fernandes Santos, no conjunto Castelo Branco.

O evento levou cidadania e atividades recreativas para a comunidade, algo inédito no conjunto, onde a população pôde realizar exames, cortar o cabelo, praticar atividades físicas, levar as crianças para brincar e ler livros, tudo gratuitamente. "Graças a Deus ocorreu tudo bem. As crianças se divertiram, os pais fizeram exames, cortaram seus cabelos, enfim, a comunidade ficou satisfeita e nós alcançamos o nosso objetivo. Bastava olhar no semblante das pessoas a satisfação por aquele momento. Para mim isso já foi o suficiente", disse Thiaguinho.

O vereador se diz realizado e para a primeira edição do projeto, ele considera que passou no teste. "Não é fácil você levar toda essa estrutura, como palco, tendas, voluntários e brinquedos, e ocorrer tudo na mais perfeita ordem. Se não fosse o apoio dos nossos parceiros, todos da iniciativa privada, a exemplo do Sesc e Clínica Unicat, nós não teríamos conseguido realizar o evento", considerou Thiaguinho.

Além de oferecer serviços gratuitos, o projeto Ação Cidadã também busca inserir na comunidade o gosto pela cultura regional. Como estamos nos aproximando do período junino, a Quadrilha Assum Preto realizou uma apresentação fechando com chave de ouro o evento.

Continuidade

De acordo com Thiaguinho, o projeto Ação Cidadã terá continuidade em outros bairros de Aracaju. "Essa primeira edição comemorou o Dia das Mães. Nosso intuito é sempre realizar o projeto em datas significativas. Vamos discutir com a nossa equipe o próximo evento para dar continuidade em outros bairros", concluiu.

Ação Cidadã: mais de 100 exames de saúde foram realizados

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2017 14h00, última modificação 22/11/2017 15h43
Ação Cidadã: mais de 100 exames de saúde foram realizados

Assessoria do Parlamentar

Um dos serviços que mais chamou a atenção do público durante o Ação Cidadã, foram os exames de saúde, realizados em parceria com a Clínica Unicat. Profissionais fizeram, durante a tarde do último sábado, 6, mais de 100 testes de glicemia e aferição de pressão.

O aposentado Carlos Alberto, morador do conjunto Castelo Branco, gostou da iniciativa e sugere que o projeto continue em outros bairros. "Para mim foi maravilhoso. As atendentes estão de parabéns, pois foram muito educadas. As pessoas precisam de ações como esta. Quero agradecer ao vereador Thiaguinho Batalha (PMB), e pedir que o evento não pare".

A mesma opinião tem a aposentada Cecília Santos. Ela aproveitou a ida da Ação Cidadã ao bairro para conferir como está a sua pressão arterial. "Eu achei ótimo, foi um evento muito alegre. Fiz o meu exame e graças a Deus está tudo normal", disse.

Para Thiaguinho Batalha, os elogios da comunidade são a prova de que o evento veio para ficar. "Eu fico feliz que os moradores do conjunto Castelo Branco tenham gostado. Nosso intuito é trazer alegria para as pessoas. Vamos continuar o projeto se Deus quiser, e a cada edição trazendo novos serviços", afirmou.

Corte de cabelo gratuito

Os moradores do conjunto Castelo Branco, também tiveram, durante o Ação Cidadã, realizado no último sábado, 6, corte de cabelo gratuito. O serviço foi um dos mais procurados e atraiu desde crianças até idosos.

Desde o início da tarde, as filas para cortar o cabelo já chamava a atenção. Três profissionais, entre eles um instrutor de cursos de corte de cabelo, atuaram durante toda a tarde. Ao todo, mais de cem pessoas foram beneficiadas com o serviço.

O vereador Thiaguinho Batalha, elogiou a dedicação dos profissionais. "O trabalho voluntário é engrandecedor.  O que os cabeleireiros fizeram é digno de aplausos. Eles entenderam o real sentido do nosso projeto e passaram a tarde atendendo o povo", frisou.

Aulas de dança

Durante a Ação Cidadã, os moradores do conjunto Castelo Branco também puderam praticar atividades físicas (funcional) e participar de aulas de dança (zumba e fit dance). Professores voluntários foram convidados para participar do evento e não deixaram ninguém ficar parado.

O projeto também trouxe a quadrilha junina Assum Preto, oriunda do conjunto Castelo Branco. O ensaio encantou o público. Em homenagem a Ação Cidadã, os integrantes do sexo masculino ensaiaram vestidos com a camisa do projeto. "Foi tudo maravilhoso e a comunidade ficou bastante satisfeita. Vestir os homens com a camisa do projeto foi uma das formas que nós encontramos para agradecer ao vereador Thaiguinho Batalha, por olhar para a nossa comunidade", disse Genicleudo Albuquerque, coordenador da quadrilha.

Parque infantil

Proporcionar para as crianças uma tarde de alegria e conhecimento. Esse foi um dos objetivos do projeto Ação Cidadã, que firmou uma parceria com Sesc e  trouxe uma biblioteca móvel com mais de 3 mil livros.

Climatizada e dotada de cadeiras, mesas e um teatro de bonecos, a biblioteca móvel chamou atenção das crianças, como Mateus Angelo, de 12 anos. "Achei muito legal porque nós pudemos brincar e também ler. O incentivo à leitura é muito importante, assim ficamos mais inteligentes", disse.

Além da biblioteca móvel, a Ação Cidadã também montou um espaço kids, com tobogã, pisicina de bolinha, cama elástica, pipoca, algodão doce e animadores. 

De acordo com o organizador do evento, vereador Thiaguinho Batalha, levar alegria e cultura para as crianças é algo fabuloso. "Perceber que elas estavam felizes com todas aquelas brincadeiras, nos deu a sensação do dever cumprido", frisou.

Vereadores participam de aula inaugural de mecânica

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 08/05/2017 12h50, última modificação 22/11/2017 15h45
Vereadores participam de aula inaugural de mecânica

César de Oliveira

Os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Palhaço Soneca (PPS), Bigode do Santa Maria (PMDB) e Isac Silveira (PCdoB), estiveram na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, para participar da aula inaugural do Curso de Mecânico em Manutenção em Motocicleta. O curso que funciona dentro de uma carreta estacionada na praça é promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE), começou hoje e segue até julho. 

Bittencourt destacou que é papel da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), levar os seus serviços para próximo da população. “Esta parceria que se estabelece aqui é importantíssima, pois é uma parceria com vistas a construir perspectivas de vida para as pessoas, apontar para a qualificação para que amanhã, num situação de crise, para esse pessoal que faz esses cursos de capacitação tenham um futuro melhor”, afirmou.

No mesmo sentido, o vereador Bigode, falou das dificuldades que a Prefeitura vem enfrentando para administrar a cidade em tempos de crise. “Mas, aos poucos o prefeito Edvaldo Nogueira está trazendo e oferecendo oportunidades para a juventude que tanto precisa”, disse.

Já Isac, ressaltou que esta é uma inciativa louvável. Para o vereador, o curso irá qualificar mão de obra para o mercado de trabalho para uma área que tanto precisa. “Eu creio que o Senai juntamente com a Prefeitura e com esse curso vai ampliar as oportunidades de pessoas desempregadas”, finalizou.

O prefeito Edvaldo Nogueira, falou da alegria em começar a semana com uma aula inaugural do curso de mecânica. “Esse curso com certeza irá abrir caminhos e espaços para jovens”, frisou.

Sobre o curso - O presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas explicou que o curso tem duas turmas, cada uma com 12 alunos. “Isso só foi possível graças a parceria com o Senai. Essa é a primeira vez que a PMA traz um curso para praça pública provando criatividade e inovação, que é uma marca dessa gestão”, elogiou.

Falando da questão social que envolve o programa, o diretor Regional do Senai, Paulo Bergamini informou que esse curso faz parte de um programa importante que tem por objetivo levar conhecimento, com aulas itinerantes nas carretas, para pessoas menos favorecidas.

“As periferias de Aracaju precisam de ação planejada”, afirma Jason

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2017 15h15, última modificação 22/11/2017 15h46

Na última sexta-feira, 5, o vereador Jason Neto (PDT), intermediou reunião entre o presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Antônio Ferrari, e representantes da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (Fecs).


Na oportunidade, as líderes da Fecs, Adriana Oliveira e Terezinha Oliveira, cobraram ações emergenciais no Loteamento Ponta da Asa, no bairro Japãozinho. A comunidade sofre as consequências da falta de planejamento e serviços públicos de qualidade.

A Emurb se comprometeu ainda nesta semana, iniciar os serviços emergenciais, como operação tapa-buraco nas ruas A, B, C, D, E, G, ruas Eduardo Bonfim e Arame, todas na localidade. Outra demanda que terá atendimento, é a limpeza do canal que fica na rua São Januário.

O resultado da reunião foi satisfatório, mas para Jason, só um planejamento sério salva Aracaju. “Com o hiato administrativo que Aracaju viveu nos últimos quatro anos, as comunidades que mais sofrem as consequências são as que ficam nas periferias. As periferias de Aracaju precisam de ação planejada para levar dignidade ao povo trabalhador de nossa cidade”, afirmou.

Jason visita mercados para fiscalizar atendimento de Indicações

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2017 16h50, última modificação 22/11/2017 15h50
Jason visita mercados para fiscalizar atendimento de Indicações

Assessoria do Parlamentar

Na manhã de hoje, 8, o vereador Jason Neto (PDT), esteve no mercado Albano Franco. A visita teve o intuito de fiscalizar o atendimento de cobranças realizadas por ele no mês de março, na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Em abril, a CMA aprovou Indicações que tiveram como foco a solicitação de melhorias na infraestrutura e na limpeza dos mercados. Na visita de hoje, Jason constatou que algumas providências estão sendo tomadas.

Com o auxílio do coordenador dos mercados, Nivaldo Mota, o vereador fez uma vistoria na área interna e externa do mercado Albano Franco, identificando ações realizadas, como pintura, conserto dos alambrados de proteção da área superior, retorno do Ponto Banese, mais organização e limpeza dos banheiros e uma ação mais efetiva da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

O vereador parabenizou os avanços e disse que permanecerá cobrando da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), as reformas estruturantes que os mercados centrais necessitam. “Hoje já observei avanços, mas não cessarei as cobranças, é preciso planejar ao longo dos próximos anos a reforma dos mercados, isso aqui é mais que comércio, é saúde pública”, comentou Jason.

Nitinho prestigia encerramento do Campeonato Sergipano

por Fernanda Sales — publicado 09/05/2017 09h00, última modificação 22/11/2017 15h53
Nitinho prestigia encerramento do Campeonato Sergipano

China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), prestigiou na noite da última segunda-feira, 8, a solenidade de encerramento do Campeonato Sergipano e a Premiação dos Melhores do Ano - Edição 2017. O evento, promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), aconteceu no Mercure Hotel, Orla da Atalaia e contou com a presença de diversas personalidades do estado. Durante a solenidade foram premiados profissionais nas Categorias: Campeonato Sergipano, Arbitragem, Jogadores Destaques e Equipe Técnica.

O vereador Nitinho destacou que este é um momento de muita alegria para o futebol sergipano. “Primeiro de tudo eu afirmo que sou ‘Azulão’, sempre torci para o Confiança e me deixa muito feliz ver meu time sendo destaque. Estou aqui comemorando durante o fim do campeonato a vitória do meu time, que ganhou a final no último sábado. É muito importante premiar os profissionais que foram destaques no campeonato. Também parabenizo os patrocinadores que acreditaram no futebol sergipano assim como o governador do Estado e o presidente da Federação Sergipana”, enfatizou o parlamentar.

O governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB), foi homenageado durante a cerimônia. Para ele, essa premiação é uma forma de reconhecimento para todos os profissionais que contribuem de forma direta e indireta para o futebol sergipano. “Essa homenagem foi para pessoas de diversas áreas do futebol e também estou muito alegre porque a vitória do Confiança foi exatamente no dia do meu aniversário. Isso para mim é um grande presente e espero que o futebol sergipano seja cada vez mais forte e mais profissional”, destacou o governador.

Segundo o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, o evento contou com a parceria da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) e da TV Atalaia. “Esse evento é uma forma de premiar os destaques em diversas áreas, marcar o encerramento do Sergipão 2017 e homenagear patrocinadores e parceiros do campeonato. Nossos principais parceiros foram a Polícia Militar, o governo do Estado, a Caixa Econômica, o GBarbosa e a TV Atalaia”, ressaltou.

Cláudio Francisco Lima foi um dos premiados na categoria Arbitragem e ganhou o prêmio de melhor árbitro central de 2017. Segundo ele, esse reconhecimento é muito importante, pois o campeonato deste ano foi bastante disputado. “O campeonato tão disputado da forma que foi, é uma felicidade a arbitragem ter conseguido terminar sem interferência. Esse campeonato é extremamente difícil de trabalhar e arbitrar e isso acaba nos treinando para as competições nacionais. Espero dar sequência durante esse ano para que a gente possa representar o nosso estado nas competições nacionais, como o Brasileiro das séries A e B”, disse.

O jogador do Confiança, conhecido como Tito, foi um dos jogadores com maiores premiações. Ganhando como melhor craque, melhor artilheiro e campeão. “Para mim é uma alegria e uma satisfação enorme de ver nossos sonhos serem concretizados. Eu procuro ver nessa premiação uma forma de gratificação pelo grande trabalho que todos nós fizemos durante a competição”, disse o jogador.

Américo de Deus cobra limpeza dos entulhos no Bairro América

por Danilo Cardoso — publicado 09/05/2017 09h55, última modificação 22/11/2017 15h57
Américo de Deus cobra limpeza dos entulhos no Bairro América

Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede), durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), cobrou da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a limpeza do vultuoso acúmulo de entulhos nas ruas do Bairro América. “O lixo se acumula nas ruas desde dezembro de 2016 e já estamos em maio de 2017 e continua na mesma situação, quase seis meses depois”.

O parlamentar exibiu no painel da Casa, vídeos ilustrativos mostrando as montanhas de entulhos e lixos na Avenida Brasil, esquina com rua Guilherme José Martins, Bairro América, e na Rua Paraíba, no final da Avenida Chanceler Oswaldo Aranha e início da rua Mariano Salmeron, Bairro Siqueira Campos.

“Nosso sentido não é criticar e sim trabalhar em conjunto com a administração municipal. Assim que for atendidas as nossas reivindicações também viremos ao Plenário da Câmara para agradecer”, finalizou o vereador Américo de Deus.

Presidente da CMA participa do lançamento da Jucese Digital

por Fernanda Sales — publicado 09/05/2017 09h45, última modificação 22/11/2017 15h59
Presidente da CMA participa do lançamento da Jucese Digital

China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), participou da solenidade de lançamento da Jucese Digital, realizado na noite desta segunda-feira, 8. O evento aconteceu no Centro de Convenções João Augusto Gama, Bairro Atalaia e foi promovido pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec).

Com a Jucese Digital o cidadão sergipano poderá construir, alterar e fechar uma empresa totalmente pela internet, sem a necessidade de se deslocar até a sede ou Escritórios Regionais da Jucese, por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br). Toda a documentação referente ao registro da empresa será entregue de modo eletrônico com a confiabilidade e segurança da certificação digital.

De acordo com Nitinho, a Jucese vem avançando e melhorando as formas de tecnologia que irá beneficiar os cidadãos sergipanos. “Foi uma ótima ideia da Jucese transformar esse site para melhorar os serviços oferecidos para a população. Não poderia deixar de prestigiar esse evento que valoriza o comércio, a economia e o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, discursou durante o evento e afirmou que Aracaju também vai se adaptar às novas tecnologias para beneficiar a população aracajuana. “Tenho muito orgulho e prazer de participar desse momento e afirmo que a Prefeitura de Aracaju vai se engajar nesses avanços tecnológicos para que Aracaju seja uma cidade inteligente e com muita tecnologia à serviço da sociedade”, disse.

“Com esse avanço conquistado, o Governo de Sergipe, através da Junta Comercial, não mede esforços para qualificar os serviços de registro empresarial prestados diariamente aos sergipanos, oferecendo procedimentos modernos, dinâmicos e ágeis”, ressaltou o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.

Bigode do Santa Maria: "É lamentável a situação do Moema Meire"

por Danilo Cardoso — publicado 09/05/2017 10h45, última modificação 22/11/2017 16h01
 Bigode do Santa Maria: "É lamentável a situação do Moema Meire"

Gilton Rosas

A situação das vias do loteamento Moema Meire, situado na Zona Norte da Capital, foi o tema da reinvindicação do vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), nesta terça-feira, 9, durante o Pequeno Expediente desta 32ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “O loteamento Moema Meire está debaixo da lama e nada está sendo feito para mudar aquela situação”.

O parlamentar continuou. “Eu pensei que só estavam ruins as ruas da minha localidade no Santa Maria, mas subindo as ladeiras do Moema Meire vi que a situação deles são muito parecidas. Levei a reivindicação ao prefeito e recebi um sinal positivo. Acho que as benfeitorias chegarão primeiro que as obras no Santa Maria”, disse Bigode.

O vereador afirmou que nos primeiros dias da administração do prefeito Edvaldo Nogueira foram resolvidos partes da situação da avenida Euclides Figueiredo e assim será feito nas ruas próximas que estão intransitáveis. “Também solicito obras nas ruas do Coqueiral, do Porto Dantas e de toda a periferia de Aracaju, que sofre muito no inverno”, finalizou.

Manuel Marcos cobra ação efetiva para pessoas com câncer

por Danilo Cardoso — publicado 09/05/2017 11h30, última modificação 22/11/2017 16h03
Manuel Marcos cobra ação efetiva para pessoas com câncer

Gilton Rosas

A luta pela vida das pessoas diagnosticadas com câncer é a motivação do vereador Manuel Marcos (PSDB), ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 9, durante o Pequeno Expediente desta 32ª Sessão Ordinária, o grupo ‘Mulheres de Peito’ ocupou a galeria da Casa legislativa.

O parlamentar, que também é médico ginecologista obstetra, salientou as dificuldades enfrentadas por estas pessoas durante o tratamento. “O maior índice de câncer nas mulheres é o de mama e se for diagnosticado com até 1 cm, o tratamento tem sucesso e a vida revigorada. Agora com a demora para conseguir o tratamento no serviço público a pessoa é condenada a morte”.

O vereador ainda disse que quem mais mata no Brasil são os cardiovasculares e hoje o câncer está quase se equiparando. “O câncer pode acontecer com cada um de nos ou parentes, amigos. Ninguém está livre. Nosso papel como vereadores, como figuras públicas, é lutar por melhorias”, disse Manuel Marcos.

Fábio diz que intervenção na Euclides Figueiredo é paliativa e não resolve o problema

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 13h30, última modificação 22/11/2017 16h05
Fábio diz que intervenção na Euclides Figueiredo é paliativa e não resolve o problema

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS), criticou as obras de implantação de rede de drenagem que estão sendo realizadas pelo governo do Estado, na Avenida Euclides Figueiredo, zona norte de Aracaju. Em seu pronunciamento, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 9, o vereador demonstrou preocupação com os efeitos da intervenção que, na ótica de Fábio, é apenas mais um paliativo. 
 
A obra inclui a instalação de galerias celulares em três tamanhos e, segundo Fábio Meireles, a troca da tubulação, no entanto, não será suficiente para resolver a demanda da população. “Quase todos os anos é preciso fazer essa intervenção para tentar resolver a problemática, mas o governo sabe que a solução não é trocar tubulação. No começo de 2016, estive com o governador Jackson Barreto e relatei as dificuldades, apontei a solução que foi recomendada pelos técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos(Emsurb), mas nem o governador Jackson Barreto conseguiu convencer o então presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), José Almeida lima (atual secretário da Saúde), a liberar o canal que margeia o loteamento Jardim Bahia”, explicou o vereador. 
 
Meireles, acrescentou que a medida equivocada do governo evidencia a falta de compromisso com os recursos do contribuinte. “Estão investindo de forma errada, colocando manilhas, mas o correto seria ouvir a população, os técnicos da Emsurb e liberar a drenagem e pavimentação do canal que margeia o Jardim Bahia. O certo é fazer a obra definitiva que a população necessita e não ficar fazendo medidas paliativas que não resolvem em definitivo o problema”, concluiu. 

Lucas Aribé lamenta fechamento da Apada

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 13h50, última modificação 22/11/2017 16h10
Lucas Aribé lamenta fechamento da Apada

Gilton Rosas

A Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada) está fechando suas portas por falta de recursos financeiros, este fato foi mencionado pelo vereador Lucas Aribé (PSB), durante o Grande Expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 9.

“Não tem escola que atenda a contento a pessoa com deficiência e ela tem que ir para uma instituição que faz o trabalho do poder público, prestando o atendimento educacional especializado, e, promovendo cursos. Estou falando da Apada que após 25 anos de luta e sofrimento está fechando suas portas”, lamentou o parlamentar que vê na instituição um meio de integrar a criança e adolescente com deficiência auditiva na sociedade.

Em seu pronunciamento, o vereador cobrou do poder público, a responsabilidade de manter instituições como a Apada, que faz um serviço educacional essencial de inclusão da pessoa com deficiência auditiva. “A Apada tinha alguns convênios com a prefeitura e governo, mas segundo a presidente Ligia Maynard, o valor mensal para manter o atendimento e estrutura da associação não era suficiente. Agora o governo gasta com coisas supérfluas, podendo auxiliar a Apada”, declarou Lucas Aribé.

O parlamentar ainda disse que está decepcionado com os representantes do povo. “Estou muito decepcionado com o poder público porque estamos vendo a Apada fechar suas portas. Sinto-me incapaz e impotente quanto a isso. O máximo que posso fazer é falar aqui na Tribuna em nome do povo”, concluiu Lucas Aribé.  

Elber diz que Edvaldo trabalha para trazer a Torre de volta

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 13h35, última modificação 22/11/2017 16h12
Elber diz que Edvaldo trabalha para trazer a Torre de volta

César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB), utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 9, para falar sobre a intenção da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em retornar o contrato do lixo com a empresa Torre.
 
Segundo o líder da oposição, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), emitiu um parecer dizendo não ser recomendado neste momento a retomada do contrato com a Torre e sugeriu que fosse feita outra licitação. “Demonstrando mais uma vez negligência, a prefeitura que tinha 70 dias para resolver a questão, deixou o prazo correr para anunciar mais um contrato emergencial. Aí que começam os indícios que há algo de ‘podre no reino de Aracaju’”. 

O parlamentar também questionou a saída do procurador Dr. Netônio Machado da presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). “A meu ver, a única medida acertada da administração de Edvaldo Nogueira, que tirava por longe qualquer suspeita de irregularidades nos contratos do lixo, foi a nomeação de Dr. Netônio. Quando se tinha à frente da licitação um dos homens mais sérios do Estado, a prefeitura anuncia junto com o ato do novo contrato emergencial a saída da pessoa que seria capaz de conduzir este processo de forma imparcial”, lamenta. 

Sobre o novo contrato emergencial expedido pela Emsurb na manhã de hoje, o qual convida 17 empresas para fazerem parte deste novo contrato, Elber informou que a Torre também foi convidada, mesmo o TCE sugerindo a retirada da Empresa deste processo. “O que é mais absurdo, um contrato que foi anulado primeiro porque os sócios da Torre foram flagrados em interceptações telefônicas com funcionários da Emsurb discutindo como fariam para colocar itens que favorecessem a empresa. A prefeitura mascara mais uma vez para não fazer a licitação definitiva, tenta colocar outro emergencial com a Torre goela abaixo para a sociedade e afasta pessoas sérias deste processo. Isso é o prelúdio de uma tragédia anunciada. E não tenham dúvidas: o projeto de Edvaldo Nogueira é que a Torre ganhe esta licitação”.

Cabo Amintas pede votação de projeto que isenta IPTU de pessoas que têm câncer

por Hivy Raphaela - Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 14h10, última modificação 22/11/2017 16h14
Cabo Amintas pede votação de projeto que isenta IPTU de pessoas que têm câncer

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), usou o Pequeno Expediente da sessão desta terça-feira, 9, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para reclamar do atraso da votação do projeto de lei de 01/2017, de sua autoria, que pede a isenção da taxa do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para imóveis de pessoas que têm câncer, cegueira e HIV.

"A Casa já votou em diversos projetos que chegaram depois e este parece que está emperrado, assim como outros. Mas não podemos esperar. Na semana passada me disseram que o projeto ia entrar para votação hoje e fiquei surpreso porque não entrou", desabafa. 

A sessão contou com a presença da Organização Não Governamental (ONG), 'Mulheres de Peito', que manifestou apoio ao discurso do parlamentar: "Quem tem câncer, tem pressa! Estas mulheres lutam pela vida e merecem o nosso apoio. O projeto é muito importante e não pedi caráter de emergência porque acreditei na sensibilidade da Mesa Diretora, mas se for necessário vou fazer isso", garante.
 
Cabo Amintas, encerrou reforçando que o projeto vai beneficiar muitas pessoas que necessitam de apoio: "O projeto tem que ser votado o mais rápido possível aqui nesta Casa. A população precisa de vereadores que lutem pelos direitos de todos e não de vereadores com interesses políticos".

“Forró Caju 2017 pode não acontecer”, diz Anderson de Tuca

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 15h20, última modificação 22/11/2017 16h16
“Forró Caju 2017 pode não acontecer”, diz Anderson de Tuca

Gilton Rosas

O possível cancelamento do Forró Caju deste ano, devido à falta de previsão do repasse de verbas pelo Ministério da Cultura (Minc) à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), foi a pauta do vereador Anderson de Tuca (PRTB), na manhã desta terça-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Segundo o parlamentar, além da animação que proporciona ao público e aos turistas, o evento aquece os setores de hotelaria, comércio, e serviços. “O Forró Caju é tradição. Já se consolidou como a principal festa do estado. Vem gente de todas as cidades do país prestigiar. Sem falar na geração de emprego e renda. Durante esse período, são gerados aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos. Não pode acabar”, enfatizou.

Anderson sugeriu que o Poder Executivo recorra ao setor privado, caso não receba a verba no valor de R$ 3 milhões do Minc para a realização da festa. “As quadrilhas locais, os músicos, comerciantes, ambulantes que vendem durante os festejos, e dezenas de outros segmentos são beneficiados e aguardam com ansiedade o mês de junho. Portanto, faço um apelo aos deputados para agilizar a questão desse repasse, e, em último caso, que o prefeito faça uma parceria privada, mas que aconteça o evento”, argumentou.

Valorização dos artistas locais

Na ocasião, Anderson também pontuou que uma alternativa para diminuir os custos, é contratar mais artistas locais. “Devemos valorizar o que é fruto da nossa terra. Não tenho nada contra os artistas nacionais, mas valores exorbitantes são destinados para esses músicos, enquanto os nossos são desvalorizados. E como se não bastasse, precisam se humilhar durante meses para receber o que tem direito”, explicou. 

“A medida cautelar do TCE será completamente respeitada pela Prefeitura", garante Bittencourt

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 15h40, última modificação 22/11/2017 16h18
“A medida cautelar do TCE será completamente respeitada pela Prefeitura", garante Bittencourt

César de Oliveira

No Grande Expediente desta terça-feira, 9, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do governo Municipal da Câmara de Aracaju, destacou sobre os desdobramentos referentes ao contrato emergencial dos serviços de limpeza urbana da capital.

“A Prefeitura acatou a ação cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e já está realizando os procedimentos. A determinação obedece o que a legislação permite e a Gestão Municipal respeita e cumpre os prazos estabelecidos, sem qualquer restrição. O processo de licitação está sendo cuidado e uma equipe está cuidando disso. O prazo do contrato emergencial é até o dia 30 junho”, afirmou Bittencourt.

O parlamentar parabenizou, também, sobre a postura do procurador-geral do Município, Netônio Machado, que, de acordo com a legislação, não pode assumir a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), passando o comando interino para Luiz Roberto Dantas, presidente da Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat). “Parabenizo a seriedade, o compromisso, a ilibada conduta e a absoluta ausência de quaisquer sombras que dizem respeito à sua conduta ética. Foi o próprio Dr Netônio, que é um jurista notável, que percebeu e apresentou ao prefeito a impossibilidade de manter-se no cargo porque, sendo procurador-geral, não pode exercer e acumular um cargo no Executivo. Um procurador tem a prerrogativa de avaliar a legalidade dos atos do Executivo. Ele estaria fazendo as duas coisas”, pontuou.

Ainda na Plenária, Bittencourt comentou que “não existe qualquer tentativa de construir um processo de contratação que retire a reputação de Dr Netônio, colocando alguém que estaria arquitetando a presença de empresa a ou b. Este é um exercício de ficção da oposição, aliada à vontade para que as coisas dêem errado. A oposição vem com um compromisso do desesclarecimento para a população fazer ilações dessa natureza. Saiu um homem de conduta séria e comprometido com a lei, e colocou-se outro grande profissional de nome respeitado e sério”.

Bittencourt, complementou que “Luiz Roberto está se apoderando de todas as informações para que, com toda transparência, licitude, preocupação de ordens legais, morais, jurídicas e administrativas que devem permear esse tipo de ação, obedeça aos prazos do TCE e concretize o contrato definitivo. O prefeito Edvaldo Nogueira foi ao Ministério Publico Estadual (MPE), solicitar a participação da Casa na construção desses processos”.

O vereador destacou também, que a maior preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), é resolver a situação da limpeza urbana o mais rápido possível para não comprometer a população. “A medida cautelar do TCE será completamente respeitada pela Prefeitura. Lamentavelmente, a oposição vem fazendo insinuações que existem sombreamentos do ponto de vista da conduta ética de todo o processo. A bancada esquece um pouco a racionalidade e utiliza, às vezes, o fígado como instrumento de reflexão a essas ações. O lixo é um problema sério, grave e precisa tratar. Na ponta, existe a população precisando cada vez mais que esse serviço de limpeza retorne à excelência dos tempos em que Edvaldo Nogueira foi prefeito na primeira gestão", afirmou.

Bittencourt destaca posse da nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 16h00, última modificação 22/11/2017 16h21
Bittencourt destaca posse da nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju

César de Oliveira

Na Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), desta terça-feira, 9, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), parabenizou a Academia de Letras de Aracaju (ALA) pela posse da nova diretoria. A partir de agora, a Academia será presidida pelo professor Francisco Diemerson, por Jane Guimarães como vice,  Maria Leal, como secretária geral, e Antonio Porfírio, como tesoureiro. "Sou membro da Academia de Letras e torço para que essa nova diretoria possa desempenhar o papel difusor e propulsor das ações da cultura, da arte e do conhecimento de modo geral da cidade de Aracaju", afirmou Bittencourt.

 

Francisco Diemerson é graduado em História, com Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), e atualmente cursa o Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente da Arcádia Literária do Colégio Atheneu, vice-presidente da Casa do Poeta Brasileiro em Sergipe e secretário executivo da Academia Sergipana de Letras. É professor adjunto e assessor acadêmico da Faculdade Pio Décimo e procurador institucional da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco. "Parabéns ao Francisco Diemerson é uma figura preparada que vai engrandecer ainda mais a Academia de Letras de Aracaju. Ele que sucede o também muito competente e notável escritor, Gustavo Aragão. Parabéns a todos da ALA, onde sinto-me muito honrado em também ser membro", afirmou.

Mais menções 

Na oportunidade, o vereador Professor Bittencourt, parabenizou os jogadores e a torcida da Associação Desportiva Confiança (ADC), pelo título no Campeonato Sergipano 2017. "Nasci no Bairro Industrial, joguei muito na pracinha e tomei muito drible de Malvina, irmão do Ita. O Confiança é meu clube do coração. Parabéns a todos por esse título, a todos que dão muitas alegrias no estádio Sabino Ribeiro", celebrou.

Bittencourt, também aproveitou a ocasião para destacar o Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrido no último fim de semana. O evento definiu a eleição de Rogério Carvalho para a presidência. "Rogério é ex-deputado federal, ex-secretário de Estado da Saúde. Torço para que o PT possa cada vez mais contribuir na construção de uma política para Aracaju, Sergipe e o Brasil, em favor dos interesses mais caros da população. Foi um ato democrático em favor da grande política realizada", afirmou.

“Confiança é campeão, mas a organização do evento não foi boa”, afirma Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 17h05, última modificação 22/11/2017 16h23
“Confiança é campeão, mas a organização do evento não foi boa”, afirma Seu Marcos

Gilton Rosas

O Confiança superou seus adversários e ganhou, no último sábado, 6, mais um título de Campeão Estadual. Uma final tensa e decidida no detalhe contra o Itabaiana. O jogo histórico lotou o estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, fato que preocupou o vereador Seu Marcos (PHS) que estava presente, prestigiando a partida.


De acordo com Seu Marcos, tudo ia bem até que foram abertos os portões. Com a proximidade do início do jogo, logo o setor das arquibancadas, das cadeiras e demais alas do estádio ia sendo tomada pelas torcidas. E um piscar de olhos, a falta de lugares e a superlotação virou um problema. A tropa de Choque foi chamada para retirar torcedores que não estavam em seus lugares de acordo com o ingresso.

Seu Marcos, que tinha comprado ingresso para a arquibancada, assistiu ao jogo da “geral” e presenciou muitos torcedores reclamando da organização. “Fiquei surpreso com o que aconteceu na partida de sábado. Não teve organização. Parece foi que foi vendido mais bilhetes do que a capacidade real do Etelvino. E se isso aconteceu, o risco era grande de ter uma tragédia. Quero ressaltar o bom senso do capitão Flávio do Pelotão de Choque que não cumpriu a determinação de retirar os torcedores e encaminhá-los aos seus lugares de origem” destacou.

O vereador, que homenageará os 81 anos do time em uma sessão especial, que ocorrerá dia 22 de maio, falou sobre a importância e pediu mais organizações em jogos como o da final do Campeonato Sergipano. “Quero cobrar mais seguranças e mais organização nos jogos realizados pela Federação. É preciso responsabilidade e organização. A organização não foi boa”, cobrou.

Outro incidente foi o abuso de um policial contra o jogador Flávio do Confiança. O jogador foi agredido com um refrigerante pelo militar. “Apesar de alguns imprevistos, nada tirou o brilho da partida e a vitória do Dragão”, finalizou o parlamentar durante a sessão.

Emília Correa cobra mais celeridade na licitação da coleta do lixo

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/05/2017 06h15, última modificação 22/11/2017 16h25
Emília Correa cobra mais celeridade na licitação da coleta do lixo

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nessa terça feira, 9, para cobrar celeridade na licitação para coleta do lixo de Aracaju e destacou que a lei estabelece normas que estão sendo rasgadas.

Segundo Emília, a licitação no município de Aracaju avançou muito timidamente no final do ano de 2006, na gestão do Governo Marcelo Déda. O tempo passou e, até hoje, a licitação não saiu dos gabinetes e da conversa bonita. “A licitação não acontece pela falta de interesse da administração pública. O contrato emergencial, não deve ser perpétuo. Quem está ganhando com isso?

Para a parlamentar, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), desde 2006, vem praticando contrato para coleta do lixo, e apenas uma empresa imperando no serviço de recolhimento do lixo. Parece que duvidam da sabedoria do povo. “Quando se fala em contrato emergencial, vem logo na mente a Torre. Quem ganha com isso? A licitação não acontece porque não existe boa vontade”, declarou.

De acordo com a vereadora, a finalidade da licitação é atender o interesse público, buscar uma proposta mais vantajosa para a administração, em igualdade de condições entre os concorrente. “Já são quatros meses e a licitação não sai do papel, nem da conversa. E tome prorrogação de contratos emergências. É lamentável. Está claro o interesse duvidoso nessa questão. É fato que existem interesses escusos e velados que ninguém vê”, lamentou.

Por fim, Emilia disse que a CMA deveria ter uma postura independente e cumprir seu papel fiscalizador do uso do dinheiro público, honrando a confiança do povo de Aracaju. “Falta a Câmara cobrar a responsabilidades dos órgãos competentes. Eu ando nas ruas e o povo pergunta: "vereadora, e a situação do lixo?" E a CPI? Ninguém aguenta mais. Chega!", concluiu. 

Américo de Deus cobra demanda no conjunto Santa Tereza

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 10h30, última modificação 22/11/2017 16h27
Américo de Deus cobra demanda no conjunto Santa Tereza

Assessoria do Parlamentar

Preocupado com a manutenção das praças do conjunto Santa Tereza, o vereador Américo de Deus (REDE), reuniu-se no na última quarta-feira, 9, com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Ubiracir Rabelo, para solicitar retorno sobre as demandas do conjunto. 

Na oportunidade, o vereador recebeu informações, de que equipes estão escaladas para realizar as atividades nas três praças do conjunto, na próxima sexta-feira, 12 de maio, no início da manhã.

Durante a realização das atividades, serão ofertados os serviços de poda, capinagem, limpeza, entre outros. Para o parlamentar será um momento de satisfação, por mais esta prestação de serviço à população aracajuana.

Mobilidade Urbana: Iran discute melhorias em bairros com superintendente da SMTT

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 11h05, última modificação 22/11/2017 16h30
Mobilidade Urbana: Iran discute melhorias em bairros com superintendente da SMTT

Assessoria do Parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT), esteve, na tarde da última segunda-feira, 9, na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), acompanhado de lideranças comunitárias dos bairros Farolândia e Inácio Barbosa, para levar reivindicações dessas comunidades no tocante a melhorias na mobilidade urbana, ao superintendente do órgão, Aristóteles Fernandes, que recebeu o grupo.

Os presidentes das associações de moradores da Farolândia, Adilma Gomes dos Santos, e do Inácio Barbosa, Osmário da Conceição, expuseram ao superintendente vários problemas existentes nos seus bairros e solicitaram da SMTT novas linhas de ônibus e novos abrigos para os usuários; mudanças no fluxo de trânsito em algumas vias e colocação de radares eletrônicos e redutores de velocidade em outras. “O superintendente ouviu atentamente as nossas reivindicações e vai buscar dar os encaminhamentos necessários. Vamos acompanhar os desdobramentos”, pontuou Iran.

O parlamentar aproveitou a reunião para passar ao superintendente Aristóteles Fernandes informações acerca da Indicação 795/2017, que solicita alteração no artigo 7º da Lei Municipal 1.030/84, que trata da composição do Conselho Consultivo da SMTT, para adequá-lo à atual estrutura administrativa municipal e para nele incluir representações dos usuários do transporte coletivo.

Iran também defendeu, junto ao superintendente, que o Poder Executivo envie para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Agentes de Trânsito Municipal. O parlamentar, que recebeu dirigentes do sindicato da categoria (Sindatran), em seu gabinete, no último dia 3, e discutiu o assunto com eles, destacou o papel importante que os agentes de trânsito desempenha no dia a dia dos aracajuanos e a importância da aprovação do PCCR como forma de valorizar a classe. A proposta, inclusive, já foi entregue pelo sindicato à SMTT.

O petista defendeu a aprovação do PCCR na Tribuna da CMA, no último dia 4, e apresentou a Indicação 1.033/2017, solicitando que o Poder Executivo atenda à reivindicação do Sindatran e encaminhe o Projeto de Lei instituindo o Plano, para apreciação do Legislativo Municipal. “Esta é uma luta da categoria e que eu apoio. Lembro que foi na última gestão do então prefeito Edvaldo Nogueira que tivemos o concurso público para agentes de trânsito de Aracaju e vamos lutar para que, no mais curto espaço de tempo, possamos aprovar esse Plano de Carreira”, comentou Iran Barbosa.

Bigode defende o aumento do piso dos professores de Aracaju

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 10/05/2017 11h25, última modificação 22/11/2017 16h33

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), declarou na sessão desta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), apoio à mobilização do magistério, em que pede o aumento do piso. “Tenho grande respeito por essa categoria. Educação é a base de tudo”, opinou.

De acordo com o parlamentar, é a partir do professor que surgem as outras profissões. Bigode afirmou que assim como os outros profissionais merecem respeito e que se soma ao vereador Iran Barbosa, professor e militante da causa. “Os professores estão de parabéns pela luta. Essa é uma classe que merece ser bem remunerada pois, são bravos trabalhadores”, disse.

Juvêncio Oliveira parabeniza ações de órgãos municipais

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 11h40, última modificação 22/11/2017 16h36
Juvêncio Oliveira parabeniza ações de órgãos municipais

César de Oliveira

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM), utilizou a sessão desta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar algumas ações realizadas pela atual Administração em alguns bairros da capital, especialmente, no Conjunto Habitacional Augusto Franco.

Durante seu pronunciamento, Juvêncio afirmou que nos últimos dias fez algumas indicações solicitando alguns cuidados para o bairro Farolândia, e, ao passar pelo local, percebeu que as praças estavam completamente limpas. “Em nome dos moradores do Augusto Franco quero agradecer ao prefeito pelo gesto. Na oportunidade, peço ainda que haja um reforço na iluminação pública do conjunto, além, da poda das árvores, já que isto é um pedido feito pelos moradores da região”, afirmou Juvêncio Oliveira.

Excelente atuação:

Outro ponto abordado pelo vereador foi em relação ao excelente trabalho da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). “Desde a gestão passada, a GMA foi muitíssimo aparelhada e vejo que ela está sendo muito bem aproveitada. O que temos falado aqui, é o que podemos presenciar na prática. Digo isto, pois, ao ir para minha residência durante o período da noite presenciei uma viatura, com três ou quatro guardas, fazendo uma abordagem perfeita em um cidadão que obviamente estava em uma situação suspeita”.

“Além de eles executarem uma abordagem sensata, equilibrada, como deve ser feita, os guardas municipais preservaram a nossa segurança, dando a quem é de direito as suas responsabilidades. Então, se nós cobramos aqui, também temos que parabenizar e reconhecer o que é feito”, avaliou Juvêncio Oliveira finalizando seu pedido para que as forças que cuidam da segurança tanto da capital, quando do estado, sejam aproveitadas para o bem de todos os cidadãos.

Com recursos próprios, Américo de Deus mostra construção de Arena Multiuso

por Danilo Cardoso — publicado 10/05/2017 11h25, última modificação 22/11/2017 16h38
Com recursos próprios, Américo de Deus mostra construção de Arena Multiuso

César de Oliveira

Durante o Grande Expediente da 33ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 10, o vereador Américo de Deus (Rede), apresentou no painel da Casa as imagens do projeto de construção de uma Arena Multiuso Valdete de Deus, no bairro Porto Dantas, custeada com recursos próprios.

A obra possui 270 m², o espaço dispõe de palco para atividades lúdicas, consultório médico, sala para advogado, espaço de lazer, cantina e sala que funcionará a sede do Porto Esporte Clube. O local será destinado para beneficiar a população com lazer, entretenimento, cultura e serviços. Todos os recursos utilizados são oriundos do salário do vereador. “Deus foi muito bom comigo, passei 40 anos no Banese e os proveitos que recebo de lá custeia minha vida. Por isso que uso o dinheiro da Câmara para realizar estas obras. Toda a parte de infraestrutura está praticamente pronta, faltando apenas a cobertura”, comentou o vereador Américo de Deus.

O parlamentar ainda revelou suas próximas intenções. “Assim que concluir a obra da Arena Multiuso, iremos iniciar a construção de uma escola de agricultura, no alto do morro no Bairro Santa Maria, para que os moradores aprendam a plantarem seu próprio alimento. O terreno já está pronto”, finalizou.

Apartes

A vereadora Kitty Lima (Rede), demonstrou toda sua felicidade ao saber do projeto. “Estou feliz de poder ingressar na Câmara ao lado de pessoas como o senhor”. Quem também foi favorável à iniciativa foi o vereador Cabo Amintas (PTB). “Fico feliz em saber que um colega usa seu salário para levar benefícios para a coletividade. Este trabalho é merecido de aplauso. Isso mostra que está preocupado com a coletividade”, finalizou.

O vereador Lucas Aribé (PSB), comentou a ação do colega parlamentar. “Em pouco tempo de Casa já mostrou para que veio. É muito bom saber que em Aracaju tem um vereador que reverta os recursos que vem de impostos do povo para benefícios da população. Isso ficará marcado para sempre”.

Quem também elogiou foi o vereador Thiaguinho Batalha (PMB). “Parabéns vereador pela iniciativa. Um projeto como este, feito com recursos próprios, é sinal de muita competência”. A vereadora Emília Corrêa (PEN), desejou muitas bênçãos. “Que o senhor seja tudo abençoado. A gente passa muito rápido pela vida e o que pudermos fazer de melhor para deixar como legado é de bom grado”.

Vereadores aprovam PL e Projetos de Decreto Legislativo

por Fernanda Sales — publicado 10/05/2017 12h40, última modificação 22/11/2017 16h40
Vereadores aprovam PL e Projetos de Decreto Legislativo

César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 10, durante a 33ª Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares analisaram e discutiram cinco proposituras em prol da população aracajuana. Foram aprovados um Projeto de Lei e quatro Projetos de Decreto Legislativo.

O Projeto de Lei Nº 99/2017, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), foi o assunto mais debatido durante a votação, pois institui prazo para pagamentos de artistas locais contratados pelo poder público no município de Aracaju. O Projeto Substitutivo do PL foi aprovado em 2ª votação, assim como a emenda da vereadora Kitty Lima (Rede), que faz adaptações ao PL.

Elber Batalha (PSB), afirmou que não votou contrário ao projeto, mas que se preocupa de como será a execução do PL, pois os artistas podem acabar sendo prejudicados. “Existe uma portaria que proíbe os artistas de receberem pagamentos antecipados por meio de verbas federais, então fico preocupado dos artistas serem prejudicados por conta disso, porque só vão receber com a verba do próprio município. Minha opinião era estipular um prazo para o prefeito e instituir uma punição para ele caso o dinheiro dos artistas não sejam pagos. Minha intenção é que o tratamento entre os artistas de fora e os artistas locais seja igualitária”, frisou.

Já a vereadora Emília Corrêa (PEN), afirma que cada um tem que fazer sua parte. “Se nos cabe essa opção de valorizar os nossos artistas, vamos fazer, pois se o prefeito não cumprir é problema dele, mas a nossa parte nós fizemos”, destacou.

Isac Silveira, autor do PL, explicou aos vereadores detalhes da propositura e ressaltou que este projeto não pode ser uma expressão de marketing, mas sim uma expressão de estabelecer uma relação do Município com os artistas locais. “O pagamento antecipado vai possibilitar que os artistas tenham melhores condições para promoverem seus espetáculos e shows. O projeto cria uma nova possibilidade e estabelece uma melhor relação contratual entre a prefeitura e os artistas. Tentei deixar o projeto da melhor forma possível. Meu objetivo é dar uma garantia a esses artistas que, muitas vezes, fazem seus shows na incerteza”, esclareceu.

“O projeto vai desenvolver cidadania aos artistas locais que precisam ser valorizados mais que os artistas nacionais. Não podemos deixar eles serem tão desvalorizados e humilhados. Por isso que apoio este projeto”, defendeu o parlamentar Américo de Deus (Rede). E o vereador Lucas Aribé (PSB), também se posicionou em defesa do PL, afirmando que com este projeto os artistas sergipanos ficarão gratos. “Acho que não precisava desta lei, mas infelizmente só se mudam as coisas com ações práticas, por isso aprecio sim a ideia desta propositura”, reforçou o parlamentar.

Durante a votação também foram aprovados três Projetos de Decreto Legislativo do presidente da CMA, Nitinho (PSD), e um Projeto de Decreto Legislativo do vereador Vinícius Porto (DEM). Ambos os projetos concedem títulos de Cidadania Aracajuana à personalidades.

Thiaguinho protocola dez indicações para o Castelo Branco

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 14h10, última modificação 22/11/2017 16h47
Thiaguinho protocola dez indicações para o Castelo Branco

César de Oliveira

Durante a realização do projeto Ação Cidadã no último sábado, 6, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), recebeu, dos moradores do conjunto Castelo Branco, várias demandas que vão desde a limpeza de ruas até melhorias do pavimento asfáltico. Comprometido em ajudar a comunidade, o parlamentar já protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), 10 indicações para o conjunto.

Uma das reivindicações dos moradores é a melhoria na sinalização vertical e horizontal do Largo Dom Fernandes Santos e da rua Nestor Sampaio, nas imediações do posto policial. Thiaguinho está pedindo à SMTT não só a implantação da sinalização no local, como também a revitalização da faixa de pedestre, para garantir mais segurança na travessia.

O vereador pede, ainda, a reforma completa das praças localizadas entre as ruas coronel José M. Filho com Oscar Nascimento, praça situada entre a rua Álvaro Nascimento com Rua Coronel João Gonçalves, e outra praça localizada entre as ruas Alfredo Lucas com Pedro Soares. 

De acordo com Thiaguinho, todas as demandas atendem os anseios da população. "A revitalização da faixa de pedestre e da sinalização no Largo Dom Fernandes Santos, foi um pedido de uma senhora que nos relatou dificuldades para atravessar a rua, devido à velocidade dos carros.  Por isso, solicitamos à SMTT um estudo para verificar o que pode ser feito no local para atender o pedido dos moradores", disse.

Em relação às praças, o parlamentar afirma que todas precisam de uma reforma urgente. "As praças estão sujas e abandonadas. Quero fazer um apelo ao presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e ao diretor interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, para que olhem com carinho para esta comunidade e providenciem uma melhoria nestes locais", destacou Thiaguinho.

Iran acolhe professores e reitera a cobrança do reajuste do Piso Salarial

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 14h15, última modificação 22/11/2017 16h53
Iran acolhe professores e reitera a cobrança do reajuste do Piso Salarial

César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 10, o professor e vereador Iran Barbosa (PT), acolheu os professores e professoras que estavam na entrada da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e recebeu, de dirigentes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), o Ofício Circular Nº 7/2017, que pede o apoio dos parlamentares para solicitarem do Poder Executivo o envio, de forma célere, do Projeto de Lei (PL), instituindo o pagamento do reajuste do valor do piso salarial da categoria.

Iran, assegurou a entrada dos participantes do ato nas dependências da Câmara para que o ofício fosse entregue aos demais parlamentares presentes.

Ao utilizar a Tribuna da CMA, o parlamentar lembrou que apresentou, ainda em 2016, uma Emenda à Lei Orçamentária de 2017 para garantir o reajuste do Piso Salarial do Magistério; apresentou, em março deste ano, a Indicação Nº 247/2017, cobrando o reajuste do Piso; e tem usado a tribuna para cobrar, do Poder Executivo, o envio do PL para a implementação desse reajuste.

“A Portaria Nº 31, de 12 de janeiro de 2017, do Ministério da Educação (MEC), fixou o valor do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, para o exercício de 2017, em R$ 2.298,00, definindo um reajuste de 7,64% em relação aos valores praticados no ano passado”, pontuou Iran, explicando que este é o menor reajuste definido para o Piso Salarial do Magistério, desde o ano de 2009.

O Secretário de Cultura do Sindipema, Otacílio Lima, explicou que os professores estão entregando o documento aos vereadores em busca de apoio. “Nós sabemos que contamos com o apoio de Iran nesta luta e estamos buscando a adesão dos demais parlamentares para que intervenham junto ao prefeito”.

Por fim, o vereador reforçou a cobrança do envio do PL que reajusta o valor do piso salarial profissional do magistério da rede municipal de ensino para o ano de 2017. “É preciso que a Administração Municipal envie, urgentemente, este Projeto para esta Casa, reajustando o piso de forma retroativa a janeiro, bem como garantindo a repercussão da sua aplicação sobre todos os demais níveis e classes da carreira, inclusive sobre os proventos dos aposentados”, reiterou Iran Barbosa.

Jason Neto cobra reforma da Orla do Bairro Industrial

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 15h55, última modificação 22/11/2017 16h57
Jason Neto cobra reforma da Orla do Bairro Industrial

César de Oliveira

Inaugurada em dezembro de 2003 pelo então prefeito Marcelo Déda, a orla do Bairro Industrial está localizada às margens do rio Sergipe, na Zona Norte da capital. Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de hoje, 10, o vereador Jason Neto (PDT), mostrou imagens da atual situação da obra. Hoje, prestes a completar 14 anos, os mais de R$ 2,5 milhões investidos, estão se destruindo pelo abandono.

Construída como um complexo de lazer, com restaurantes, pier, parques, quadra de esportes, quiosques, mirante e ciclovia, a orla está se destruindo pela ausência de manutenção. A orla do Bairro Industrial foi um projeto ousado para a época, pois levou para a periferia, um cartão-postal digno das grandes cidades do Brasil.

O vereador fez visita ao local e em seu discurso pronunciou uma dura crítica. “Duvido que se uma obra como essa, estivesse localizada em bairro nobre, estaria abandonada como ela se encontra. O abandono da orla do Bairro Industrial, mostra como o pobre é tratado em nossa cidade”, afirmou o vereador.

Depois de observar a situação, Jason apresentou a indicação 1035/2017, solicitando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que planeje as obras de reforma do local, como forma de voltar a incentivar a economia, valorizar a população que frequenta o espaço e recuperar o belo cartão-postal de anos atrás.

Ainda em seu discurso, o parlamentar informou que já buscou a Secretaria de Turismo (Setur), para solicitar que se estabeleça a parceria com a PMA, através de verbas do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Seu Marcos afirma que indicações não estão sendo atendidas pela PMA

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 17h05, última modificação 22/11/2017 16h59
Seu Marcos afirma que indicações não estão sendo atendidas pela PMA

César de Oliveira

Seu Marcos (PHS), usou o Grande Expediente do legislativo municipal para alertar que a Prefeitura Muncipl de Aracaju (PMA), e demais órgãos administrativos não estão aceitando e nem cumprindo as indicações e requerimentos sugeridos e aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

De acordo com Seu Marcos, órgãos como a Suprintendência Municiapl de Transportes e Trânsito (SMTT), e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb), não estão em sintonia com os anseios da população. Ainda segundo o parlamentar, as indicações e requerimentos propostos aos gestores municipais são reivindicações e pedidos dos cidadãos aracajuanos dos diversos bairros.

“Solicitei a retirada de alguns retornos, a implantação de faixa de pedestres e a colocação de alguns quebra-molas em pontos estratégicos em ruas de grande movimento, à pedido dos moradores, mas não estão sendo aceitas pelos órgãos municipais. Na Visconde de Maracaju, por exemplo, ė preciso a redução de retornos na avenida. Estou vendo a hora de causar acidentes graves. A população vem até o legislador cobrar melhorias, aprovamos nesta casa e não são atendidas pelos administradores ”, ressaltou.

Seu Marcos, que é um dos vereadores com mais proposituras encaminhadas à Casa, enfatizou que se as indicações não forem atendidas será inevitável a busca de um cumprimento na esfera judicial. “ Se o pedido do povo não for atendido, se nossas indicações não forem aceitas , de nada servirá o papel do vereador", explicou.

Kitty Lima se reúne com representantes da comunidade LGBT

por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 10/05/2017 16h45, última modificação 22/11/2017 17h01
Kitty Lima se reúne com representantes da comunidade LGBT

César de Oliveira

A vereadora Kitty Lima(REDE), usou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na última terça-feira, 9, para falar sobre o encontro que teve com representantes de movimentos LGBTT, juntamente com o vereador Iran Barbosa (PT), para tratar dos detalhes da sessão especial que ocorrerá na Casa no próximo dia 15, quando será debatido a 'LGBTfobia' e demais assuntos relacionados à comunidade LGBT.

A LGBTfobia pode ser definida como a hostilidade geral, psicológica e social contra aqueles(as) que, supostamente, sentem desejo ou têm práticas sexuais com indivíduos do mesmo sexo.“Apesar de já existir uma frente instituída aqui na Casa para tratar sobre o tema, gostaria de fazer o convite a todos os colegas vereadores e para toda a população para que participem desse encontro que será de suma importância para estas pessoas que são diariamente vítimas do preconceito e da intolerância”, disse Kitty.

Durante o discurso, o vereador Américo de Deus (REDE), pediu a palavra para parabenizar a atuação da parlamentar. “Só gostaria de registrar a minha admiração pelo trabalho da vereadora que tanto tem feito pela população de Aracaju. Prova disso é que em qualquer bairro que se vá, as pessoas falam muito bem da parlamentar, e sabemos que Vossa Excelência ainda fará muito mais por Aracaju”, elogiou Américo de Deus, destacando ainda que as ações propostas por Kitty Lima “são imprescindíveis para o bem estar da população”.

O vereador Seu Marcos (PHS), também pediu o uso da palavra para elogiar o trabalho que Kitty Lima tem feito pela população na CMA. “Gostaria de parabenizar a vereadora pelo tema trazido à esta Casa. Sabemos o quanto Vossa Excelência é comprometida não somente com a causa animal, mas também com qualquer assunto de relevância ao povo aracajuano”, pontuou.

“Por onde a gente passa tem que deixar frutos. Não adianta eu ficar aqui na Câmara por quatro anos discursando e não fazer nada de concreto pela população. Toda a demanda que chegar até mim eu trarei a esta Casa, porque se a população me procura, é porque acreditam no meu trabalho, e eu farei tudo para não decepcioná-los”, concluiu  Kitty Lima. 

Zezinho do Bugio homenageou o Esquadrão de Polícia Montada do Estado de Sergipe

por Geo D'Anjos, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/05/2017 08h50, última modificação 22/11/2017 17h04
Zezinho do Bugio homenageou o Esquadrão de Polícia Montada do Estado de Sergipe

César de Oliveira

Na Sessão de quarta-feira, 10, o vereador Zezinho do Bugio (PTB), homenageou o Esquadrão de Polícia Montada do Estado de Sergipe (EPMon), pelos seus 29 anos. O parlamentar ressaltou a importância da atuação desses importantes policiais, em executar o policiamento ostensivo geral montado em todo o Estado de Sergipe.

O vereador destacou ainda, a ação do comandante do esquadrão, Major S. Junior, que vem desenvolvendo um excelente trabalho no que diz respeito redução nos índices de criminalidade no município. Um trabalho em conjunto com a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), e do esforço e da abnegação de cada policial que faz seu trabalho da melhor maneira possível.

O parlamentar afirmou que é fundamental a instalação de mais delegacias especializadas e mais policiais, para que a população seja atendida.

Zezinho do Bugio agradece à Emurb conserto de rede de esgoto

por Geo D'Anjos, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/06/2017 10h25, última modificação 22/11/2017 17h10
Zezinho do Bugio agradece à Emurb conserto de rede de esgoto

Assessoria do parlamentar

A Indicação do vereador Zezinho do Bugio (PTB), protocolada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), solicitando conserto na rede de esgoto da Rua Geny da Silva Dias, no Bugio, foi atendida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na quinta-feira, 2. De acordo com a solicitação, a rede de esgoto do local estaria entupida, aberta, trazendo mau cheiro e atraindo insetos e outros animais nocivos à saúde da população.

Em resposta à solicitação do vereador, o presidente da Emurb, Antônio Sérgio Ferrari, mandou técnicos para o local, que regularizou a situação. Foi feita a limpeza e desobstrução, bem como o fechamento com tampa de concreto.

Uma das reivindicações dos moradores da região era o transbordamento do bueiro, em razão do acúmulo de lixo no local. “Qualquer chuva com alguma intensidade o bueiro sempre transborda, provocando uma série de transtornos”, argumentou o vereador, agradecendo a Sérgio Ferrari e toda a sua equipe por ter atendido a Indicação. “Quero agradecer ao diretor presidente da Emurb por ter atendido mais este pleito da nossa comunidade, que encaminhamos”.

Carlito Alves reforçou sua opinião a favor da Operação Lava-Jato

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/05/2017 08h55, última modificação 22/11/2017 17h10
Carlito Alves reforçou sua opinião a favor da Operação Lava-Jato

César de Oliveira

O vereador Carlito Alves (PRB/SE), utilizou o Grande Expediente da última quarta-feira, 10, para se pronunciar sobre a Operação Lava-Jato. Atento as notícias sobre o país, ele não deixou de opinar sobre o tema e se mostrou a favor das investigações.

Carlito Alves usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar sobre a Lava Jato. Citando seus últimos votos para presidente do país, ele lembrou o momento em que todos vivem. "Votei em Lula quatro vezes e em Dilma uma por consideração a ele. Claro que não estamos no melhor momento, mas essa operação pode esclarecer as coisas", comentou.

Por fim, ele reforçou o pensamento positivo de que tudo pode mudar para melhor. "Não estamos 100% ainda, mas vamos chegar lá. O país não é o mesmo, mas podemos voltar a avançar", concluiu.

Bigode do Santa Maria relata dificuldades das mães nas periferias

por Danilo Cardoso — publicado 11/05/2017 10h35, última modificação 22/11/2017 17h12
Bigode do Santa Maria relata dificuldades das mães nas periferias

Gilton Rosas

A situação vivida pelas mães que moram nas periferias de Aracaju e de todo o país foi relatada no discurso do vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na 34ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 11.

O parlamentar comentou sobre sua infância. “A minha infância foi muito sofrida, muitas das vezes minha mãe vinha somente com uma cuia de farinha para alimentar os filhos e nos bebíamos água para encher a barriga. Isso em 1970. Mãe é a melhor coisa do mundo”.

O vereador foi além. “Corta meu coração ao ver dezenas de mães que batem em minha porta pedindo ajuda com um filho no peito e mais dois pequenos. Está situação é corriqueira nas periferias e precisamos intervir”, finalizou Bigode do Santa Maria.

Emília: “A insegurança jurídica traz prejuízos inimagináveis para Brasil”

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 05/06/2017 07h45, última modificação 22/11/2017 17h13
Emília: “A insegurança jurídica traz prejuízos inimagináveis para Brasil”

César de Oliveira

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN) lamenta os abalos que os princípios constitucionais vêm sofrendo. Exemplo disso são as sucessivas Medidas Provisórias (MP) do Executivo, que não observa os requisitos da urgência e relevância para a iniciativa.

Segundo Emília, a Constituição Federal, cotidianamente está sendo violada. São poderes se apropriando de atribuições de outros poderes, e o ordenamento jurídico brasileiro acumulando um grande volume de normas inconstitucionais. “A insegurança jurídica traz prejuízos inimagináveis para o Brasil. A criação de Medidas Provisórias (MP) de forma indiscriminada, por sucessivos governos, sobrecarrega o Judiciário que, de um modo geral, já está congestionado”, pontuou.

“Não se pode sair criando leis para atender a interesses de grupos ou interesses governamentais. O Brasil demonstra claramente que os detentores do poder acabam impondo leis em causa própria", destacou.

Emília disse ainda que a grande quantidade de leis colaboram sensivelmente para a insegurança, o que torna o trabalho dos operadores do Direito um desafio cotidiano e uma necessidade de atualização tão exacerbada que o poder criativo perde espaço. “A divergência de entendimentos das Cortes também contribui para o estado de insegurança jurídica. Decisões contrastantes sobre determinadas matérias, acabam causando um sentimento de dúvida na população, inclusive acirrando conflitos. Por isso a importância do resguardo a todos os direitos individuais e coletivos”, concluiu.

Américo de Deus homenageia as mães durante Sessão Ordinária

por Danilo Cardoso — publicado 11/05/2017 10h40, última modificação 22/11/2017 17h16
Américo de Deus homenageia as mães durante Sessão Ordinária

Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede), usou a tribuna durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na 34ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 11, para contar um pouco da sua trajetória de vida guiada por sua mãe.

“Todos os sofrimentos que os vereadores contaram aqui ainda está distante do que passei. Nasci no bairro Industrial e meu pai era pescador de rede grande, quando nasci uma senhora apareceu para me adotar, devido às necessidades que passávamos. Eram onze filhos e nenhum deu para marginal”, relatou parlamentar.

O vereador relatou que sua mãe tem 83 anos. “Quando decidi sair candidato a vereador, minha mãe falou que seria eleito porque ela iria de porta em porta pedir voto e assim ela fez”. Ao fim do discurso Américo de Deus ainda revelou. “Morei no SAME, junto com os idosos, quando tinha nove anos e naquele tempo aprendi uma linda poesia em homenagem as mães que lembro até hoje”.

Cabo Amintas homenageia sua mãe e se emociona

por Hivy Raphaela - Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/05/2017 15h40, última modificação 22/11/2017 17h18
Cabo Amintas homenageia sua mãe e se emociona

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 11, e se emocionou ao falar da sua mãe, Dona Cassilda. "Minha mãe é uma guerreira que criou cinco filhos com meu pai, Seu Manuel. Sempre passamos por apertos, mas nunca passamos necessidades graças a eles".

O vereador também lembrou o dia que foi aprovado no concurso da Polícia Militar (PM). "Minha mãe ficou muito preocupada e chorou porque não queria que eu seguisse a carreira militar devido a discriminação que os policiais sofriam naquela época. Falei a ela que ia entrar para defender o povo e garanti que nunca iria decepcioná-la. Tenho certeza que ela tem orgulho do filho", disse emocionado. 

Por fim, Cabo Amintas se emocionou ao lembrar um momento marcante na campanha eleitoral de 2016. "Minha mãe é idosa e tem dificuldades para se locomover devido a problemas no joelho. Mas durante a campanha, ela saiu nas ruas em pleno sol quente distribuindo meus santinhos e pedindo votos para mim. Ela fez de tudo para realizar este meu sonho de ser vereador. Sou grato eternamente e nunca vou decepcioná-la. Agradeço a minha mãe por tudo!", declara.

Vereador Lucas Aribé homenageia todas as mães

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/05/2017 13h55, última modificação 22/11/2017 17h21
Vereador Lucas Aribé homenageia todas as mães

Gilton Rosas

Na sessão ordinária desta manhã, 11, o vereador Lucas Aribé (PSB), homenageou todas as mães em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar falou da importância das mães na sociedade e em especial em sua vida. 

“Deus nosso pai, criador do universo, quando fez o homem e a mulher instituiu a família que é composta por pessoas especiais como a mãe. É na família, que a mãe mostra o quanto é dotada de habilidades e competências. Diz o ditado que mãe é mãe, e, é verdade. A mãe significa amor porque ela tem capacidade de nos ouvir e nos aconselhar em momentos que mais precisamos”, declarou o parlamentar.

Emocionado o vereador falou do acolhimento e educação que recebeu de sua mãe, Ana de Fátima Aribé Alves, que é formada em administração e hoje está aposentada da função, mas não da tarefa de ser mãe. “A mãe sempre está ao nosso lado em qualquer situação. Ela está disposta a enfrentar conosco nossos problemas e desafios. Isso me faz lembrar minha mãe, que fez de tudo para proteger seus filhos. Agradeço a Deus por ter colocado minha mãe em minha vida. É a ela que devo tudo que sou como cidadão, pois me ensinou a importância da ética e humanidade”, afirmou Lucas Aribé, que lembrou o quanto sua mãe lhe ofertou amor incondicional quando perdeu sua visão.

“No ano de 2010, tive que fazer uma cirurgia de glaucoma, e, nesta intervenção cirúrgica perdi um pouco da visão que ainda tinha. Era algo importante para mim e minha mãe com toda emoção disse: “meu filho se eu pudesse eu daria meus olhos para que você pudesse voltar a ver”. Mas, o amor de minha mãe é tudo que preciso”, finalizou Aribé

Kitty Lima cobra da Emsurb atendimento à antigas reivindicações

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 05/06/2017 11h15, última modificação 22/11/2017 17h57

A antiga pauta de reivindicações da vereadora Kitty Lima (REDE) à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi novamente questionada pela parlamentar durante reunião com o presidente interino da pasta, Luiz Roberto Dantas Santana.

No encontro, Kitty Lima cobrou respostas às demandas já apresentadas a antiga gestão da Emsurb, como a contratação de profissionais para atuarem no Castramóvel, a falta de segurança no Curral municipal, o cronograma de alimentação dos patos no Parque da Sementeira e a criação de um Espaço Pet no mesmo local. "Sobre o cronograma de alimentação dos patos, um pedido antigo meu ao órgão, o secretário informou que eles são alimentados diariamente, às 8h. Já em relação ao Castramóvel, a contratação dos profissionais está pendente, ainda sem prazo para acontecer", disse Kitty.

A respeito da falta de segurança no curral municipal, kitty explica que "o secretário irá cumprir com a promessa do então secretário Mendonça Prado, em colocar cercas por toda a extensão do local para evitar a entrada de ladrões, além de instalar um poço artesiano para facilitar a irrigação do ambiente".

Porém, diferentemente das demais promessas, a criação de um espaço pet no Parque da Sementeira não está nos planos da Emsurb. "Demanda custo, e sabemos que infelizmente o município ainda passa por uma situação delicada em suas finanças. Apesar disso, Luiz Roberto se mostrou solidário à iniciativa e disse que irá ceder uma parte do parque para a construção de um espaço pet caso a gente consiga uma parceria público-privado para concretização dessa área de lazer", esclareceu Kitty.

Luiz Roberto informou ainda sobre uma grande vitória para a causa animal, o fim da comercialização de animais vivos no Mercado Central Albano Franco, uma antiga luta da vereadora Kitty Lima que já havia denunciado a situação de maus-tratos em que esses animais eram expostos.

"Fiquei extremamente feliz com essa notícia porque a situação era horrorosa, animais presos em gaiolas minúsculas e amontoados em grande números no mesmo espaço, muitas vezes sem acesso à água, comida e expostos a altas temperaturas. Parabéns a Emsurb pelo trabalho realizado", comemorou Kitty.

Kitty Lima fecha parceria com a Fundat para cursos voltados ao setor animal

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 05/06/2017 10h35, última modificação 22/11/2017 18h25

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida com o presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalhador (Fundat), Luiz Roberto Dantas Santana, em busca de parceria para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes voltados ao setor animal, a exemplo dos cursos para cuidadores e tosadores de animais domésticos.

De acordo com a vereadora, existe uma grande demanda do mercado pet por profissionais especializados em atividades voltadas a este setor.
"Percebemos que há esse nicho em Aracaju e por isso resolvi procurar a Fundat em busca de colaboração para criação do curso de tosa animal. Fiquei muito feliz em saber do Luiz Roberto que o nosso pedido poderá ser atendido sem grandes dificuldades", revelou Kitty.

Na reunião, o presidente da Fundat se comprometeu em inserir o curso na lista de serviços ofertado pela fundação, bastando apenas solicitar ao SESI a criação do plano de curso e disponibilizar estrutura para que as aulas sejam postas em prática.

Ainda na pauta sobre cursos profissionalizantes, a vereadora Kitty Lima questionou a possibilidade de oferta de cursos também para os carroceiros. "Os carroceiros são responsáveis pela eliminação de resíduos. Infelizmente muitos deles acabam descartando esses materiais em locais impróprios, por isso a necessidade de que esses trabalhadores sejam devidamente esclarecidos sobre a importância em se adotar uma postura correta em relação a esses descartes, além dos cuidados necessários ao bem-estar dos animais", pontuou a parlamentar.

Sobre o assunto, Luiz Roberto - que também responde interinamente pela Emsurb, mostrou-se interessado em pensar em formas para capacitar esses trabalhadores, assim como trabalhar em parceria com a vereadora Kitty Lima tão logo o PL das Carroças (projeto que põe fim gradativamente às carroças de tração animal) seja aprovado.

Para Thiaguinho, torcer contra o Forró Caju é menosprezar a nossa cultura

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/06/2017 12h25, última modificação 22/11/2017 18h10
Para Thiaguinho, torcer contra o Forró Caju é menosprezar a nossa cultura

César de Oliveira

O vereador Thiaguinho (PMB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 6, durante o Pequeno Expediente, para registrar a sua passagem pelas cidades de Salvador e Brasília, realizadas no mês de maio. O parlamentar confirmou que as viagens foram feitas com recursos próprios, portanto sem onerar os cofres públicos.

"Apesar de ter sido uma viagem a trabalho, tanto para Salvador como para Brasília, nós abdicamos de receber qualquer benefício, como diárias e passagens aéreas. A nossa intenção não foi gerar custos para a CMA, e sim trazer novidades e benefícios para os aracajuanos", comentou Thiaguinho.

Na capital baiana, ele foi conhecer o funcionamento da Comissão de Cultura e Festas Populares. A sua ideia é instalar algo semelhante aqui em Aracaju. "Bons exemplos devem ser copiados. Lá eles têm a Comissão de Carnaval. Como Sergipe é o país do Forró, então fomos entender o funcionamento para propor algo semelhante voltado para os Festejos Juninos", disse.

Em Brasília, de acordo com Thiaguinho, ele e mais seis vereadores fizeram um apelo ao líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura, pela liberação de uma emenda para o Forró Caju. O coro dos vereadores foi subscrito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que também foi à capital federal com o mesmo propósito. "Eu torço muito que o Forró Caju aconteça. É uma festa importante para a cidade, gera emprego e renda para a nossa população, e projeta Aracaju nacionalmente. Agir diferente é menosprezar a nossa cultura e nossas raízes. Por isso foi importante a somação de esforços em Brasília na defesa de um patrimônio que é de todos os sergipanos", frisou Thiaguinho.

Kitty Lima denuncia o baixo número de creches em Aracaju

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 12/05/2017 07h35, última modificação 23/11/2017 10h32
Kitty Lima denuncia o baixo número de creches em Aracaju

César de Oliveira

A falta de creches em diversos bairros de Aracaju foi denunciada pela vereadora Kitty Lima (REDE), durante sua participação no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Em seu discurso, a parlamentar lamentou a grande fila de crianças que esperam por uma vaga nas creches do município e a falta de atenção às unidades por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

De acordo com a parlamentar, o baixo número de creches tem prejudicado o dia-a-dia de muitas famílias e afetado também o serviço que é ofertado às crianças já matriculadas. “Esse é um problema absurdo, onde a gente vê que as ONGs surgem devido a falta de atuação do Poder Público. Existem estudos que mostram que Aracaju possui bairros que não têm sequer uma creche. Salvo os bairros Salgado Filho e São José, que são vizinhos e localizados na região central da capital, todos os outros não atendem nem metade da demanda”, reclamou a vereadora.

Kitty visitou na última terça-feira, 9, a Casa Maternal Amélia Leite, no bairro Suíssa, e ficou admirada com o belo trabalho que a entidade realiza mesmo com as deficiências decorrentes da falta de atenção por parte da PMA. “A Casa Maternal Amélia Leite possui um grande número de crianças assistidas e uma lista ainda maior delas que possuem pais interessados em matriculá-las na instituição, mas, infelizmente, não há vagas”, lamentou a vereadora, que lançou um questionamento ao plenário. “E como fica a situação dessas mães que precisam trabalhar para sustentar a casa, mas não tem com quem deixar seus filhos? Esta é uma situação grave”, questionou.

Durante a visita, Kitty ouviu dos funcionários da Casa Maternal o desejo de oferecer uma rede de serviço maior e de qualidade, dentro da própria instituição, às crianças assistidas. Porém, a falta de investimentos e de interesse da prefeitura são as grandes barreiras para expandir o atendimento. “Eles estão precisando de coisas relativamente simples, mas que fazem grande diferença no dia-a-dia dessas crianças, como um profissional de educação física para desenvolver atividades recreativas e médicos para atender no espaço que já existe no local, por exemplo. É um trabalho tão lindo e que precisa ser melhorado ainda mais”, disse emocionada a vereadora.

Nesta sexta-feira, 12, a parlamentar irá se reunir com a secretária da Educação Municipal, Maria Cecília Leite, para cobrar a regularização do envio da verba destinada à merenda na Casa Maternal Amélia Leite. “Levarei à secretária toda essa demanda e aproveitar ainda a oportunidade para informar que nem a merenda está chegando às creches, a exemplo do que acontece com a Casa Maternal Amélia Leite. É uma situação muito triste porque vemos crianças educadas e carinhosas que muitas vezes só realizam as refeições corretamente nesses locais. Como vereadora, cidadã e, principalmente, mãe, não posso ter ciência dessa situação e não fazer nada por essas crianças que hoje estão a mercê desse descaso”, garantiu Kitty.

Emília Corrêa presta homenagem ao Dia das Mães

por Andréa Lima, Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 12/05/2017 10h05, última modificação 23/11/2017 10h33
Emília Corrêa presta homenagem ao Dia das Mães

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Pequeno Expediente, para fazer uma homenagem ao Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, 14.

Segundo a parlamentar, as mães merecem todas as homenagens independente do dia e mês. Mulheres valorosas e que se dedicam as famílias com amor e compromisso. “Claro que é muito importante uma data especial para as mães, mas elas devem ser reconhecidas todos os dias, pois merecem consideração por tanta dedicação aos seus filhos, maridos e a própria casa. Merecem amor, carinho, respeito e atenção de todos”, pontou.

Para Emília, mesmo com o cotidiano frenético do mundo moderno, as mães merecem todas as homenagens pela sua dedicação e amor aos filhos e a família.“Com a modernidade e a forma de se viver hoje em dia, o dia das mães muitas vezes é lembrado apenas como forma de agradar a mãe com presentes, porém existem outros valores que devem ser lembrados”, destacou. “O papel da mãe não pode ser desvalorizado e é essencial que o filho saiba reconhecê-lo, concluiu.

Américo de Deus apoia evento em homenagem ao Dia das Mães no Bairro Aeroporto

por Patrícia França, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2017 07h45, última modificação 23/11/2017 10h36
Américo de Deus apoia evento em homenagem ao Dia das Mães no Bairro Aeroporto

Assessoria do Parlamentar

Dia 14 de maio será comemorado o Dia das Mães, aquela que em toda sua existência nos dedica amor, carinho e atenção, data que celebramos com alegria!

O vereador Américo de Deus (REDE), em mais um momento de parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Santa Tereza (Master), que presenteia as mães do Conjunto Santa Tereza, com um show da cantora Keller Lima.

O evento promovido pela (Master), em homenagem a todas as mulheres que se doam para o seu bem mais precioso que são os filhos, será realizado na praça principal do conjunto Santa Tereza, nesta sexta-feira, 12, das 7:30 às 21h.

Parabéns Mães, pelo seu dia!

Seu Marcos destaca o papel das mães na sociedade

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2017 10h10, última modificação 23/11/2017 10h38
Seu Marcos destaca o papel das mães na sociedade

Gilton Rosas

Após requerer a transformação da 34º sessão ordinária em especial em homenagem ao Dia das Mães, o vereador Seu Marcos (PHS), utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para destacar o papel das mães na construção de uma sociedade. O vereador citou sua história e a de sua mãe, como exemplo, para homenagear todas as mães sergipanas.

Natural de Coruripe (AL), filho de pais pobres e analfabetos, Seu Marcos contou um pouco de sua trajetória de vida. Citando sua mãe Sebastiana Soares de Sousa como referência de mulher, batalhadora, que sempre criou os filhos com dificuldade, mas com muita honestidade, o vereador falou de como sua mãe foi de fundamental importância para ele. “Minha mãe está acamada há 8 anos. Mas quero dizer que ela sempre foi um símbolo de amor, de bondade. Que conseguiu criar todos os filhos com muita dignidade. Foi ela quem me guiou para a vida e é a ela que devo por ter chegado até a vida política” , frisou.

O parlamentar tambėm falou de suas filhas, klyvia Rafaella, Livyia Rafaelly e Maisa Itamar, que são excelentes mães. Homenageou a sua ex-esposa Ivonete Soares de Souza responsável por ter dado três tesouros a ele. Destacou a dificuldades das mães em criar seus filhos na atualidade. “Quero parabenizar todas as mães, as solteiras, viúvas, divorciadas, as mães negras, as mães mais pobres. Quero dizer que sabemos das dificuldades enfrentadas para criar seus filhos, delas dependem o futuro da nossa sociedade. Parabéns a todas mães. Mãe ė sinônimo de bondade. Só sabe quem tem, não espere ela partir para dar valor a sua mãe”, aconselhou.

Zezinho do Bugio usou a tribuna para prestar uma homenagem às mães

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2017 10h15, última modificação 23/11/2017 10h40
Zezinho do Bugio usou a tribuna para prestar uma homenagem às mães

Ana Célia/Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio (PTB), usou a Tribuna na última quinta-feira, 11, para prestar uma homenagem às mães, pelo dia das mães, que acontece nesse domingo, 14. Emocionado ao lembrar-se de sua mãe, Zezinho descatou o dilema de muitas outras mães de policiais, que vêm seus filhos saírem para trabalhar em missões de grandes riscos, sem a certeza de que eles possam retornar.

Zezinho homenageou todas as mães sergipanas, e ressaltou a importância da inserção das mulheres nas ações sociais. “As mulheres precisam se inserir mais nas ações sociais, na política. Na próxima legislatura elas devem se inserir mais. Quero homenagear aqui a minha mãe, que é uma grande mulher, uma guerreira que conseguiu educar os seus filhos com muita luta, e a todas as mulheres”.

TV Câmara Aracaju traz programação 100% sergipana

por Bruno Almeida — publicado 12/05/2017 10h40, última modificação 23/11/2017 10h44
TV Câmara Aracaju traz programação 100% sergipana

Ascom/CMA

Os aracajuanos e sergipanos em geral já podem acompanhar, de perto, todas as discussões da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através da TV Câmara, que está sendo transmitida no canal aberto 48.4. Com uma programação 100% local e 24h, a emissora legislativa atua como uma ponte entre sociedade e o Parlamento, deixando as ações da Casa Legislativa ainda mais próximas da população.

Atualmente, 13 programas locais fazem parte da grade da TV Câmara. São programas diversificados que levam informação, cultura e entretenimento para dentro das casas dos sergipanos. “Nossa ideia é levar nossas raízes para os aracajuanos e deixá-los bem informados sobre todas as discussões da CMA”, afirmou o presidente da Casa, Nitinho (PSD).

Programas como o Câmara em Ação, que passa as informações das discussões da Casa; Plenário, que traz entrevistas com vereadores momentos antes do início das Sessões Ordinárias; Parlamento em Foco, que aborda todas as ações desenvolvidas pelos vereadores; Aracaju Minha Terra, que conta um pouco da história dos cartões postais da Capital.

Outra atração do canal Legislativo é o É Coisa Nossa, programa voltado para a nossa cultura; o Saúde Ativa te deixa informado sobre dicas de saúde e formas de melhorar a qualidade de vida da população; O Não Morda a Língua traz dicas de português para deixar o telespectador por dentro das regras da gramática; já o Dica de Leitura, como o nome já diz, é um espaço para que os escritores sergipanos divulguem seus últimos trabalhos; no Câmara Repórter, você acompanha documentários sobre nossas raízes e de fatos históricos que marcaram o País.

No programa Identidade, o telespectador pode conhecer um pouco mais da história de vereadores e ex-vereadores; No Vencendo o Desemprego, você fica por dentro de vagas de emprego e de dicas para voltar ao mercado de trabalho; o Minuto Parlamentar traz, de uma forma, simples e direta, como as leis aprovadas na Casa serão úteis para a população; e o Cidadania em Debate vai fazer você refletir sobre o real papel da política na sociedade.

Além do canal aberto 48.4, a TV Câmara também pode ser assistida no canal 8, da NET; pelo aplicativo TV Câmara Aracaju, disponível para as plataformas Android e iOS ou no site camaradearacaju.com.br.

Vereadoras e servidoras falam sobre ser mãe na atualidade

por Fernanda Sales — publicado 12/05/2017 12h10, última modificação 23/11/2017 10h46
Vereadoras e servidoras falam sobre ser mãe na atualidade

Gilton Rosas

Ser mãe parece uma tarefa fácil para quem olha de fora, mas o dia a dia de uma mãe é uma batalha de ações e emoções. Nos dias atuais, as mães da modernidade estão cheias de desafios para tentar conciliar a educação de seus filhos com a vida profissional, os estudos e os afazeres domésticos. E para homenagear essas mães guerreiras, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), traz histórias de mães que atuam na Casa e lidam com todos esses desafios diariamente.

De acordo com a vereadora Emília Corrêa, que é mãe de Rodrigo, 29 anos, e Lara, 27 anos, ser mãe é uma função bastante delicada para toda mulher. “Hoje meus filhos já são adultos, mas eu passei por toda essa jornada de mãe que precisa conciliar o trabalho e os afazeres da casa com o cuidado aos seus filhos. Para mim foi difícil administrar o trabalho de mãe com o trabalho de defensora pública e comunicadora e sei que muitas mães que tem filhos pequenos passam por isso. Mas é importante não abrir mão de cuidar pessoalmente da educação dos nossos filhos”, destaca.

Ainda segundo a vereadora, através das mães a sociedade pode ter um futuro melhor. “Se as mães cuidam bem de seus filhos, elas estarão cuidando de uma sociedade futuramente mais pacífica, mais justa e mais comprometida. Então nesse Dia das Mães eu quero parabenizar a todas as mães que não abrem mão da sua autoridade de educar seus filhos, para que eles não sejam encaminhados para a marginalidade”, acrescenta Emília destacando que as mulheres podem ser qualquer tipo de profissional, mas não podem deixar de ser mãe.

Ao contrário do que muitos pensam, hoje muitas mães sentem o desafio de logo cedo terem que deixar seus filhos numa creche ou com alguém para poder trabalhar. Como é o caso da vereadora Kitty Lima, mãe do pequeno Emanuel, de apenas um ano e oito meses. Para trabalhar como vereadora e realizar-se profissionalmente, Kitty Lima precisa deixar seu filho numa creche em tempo integral. “Antes de ser mãe dele eu já me sentia mãe porque cuido dos animais. Mas agora com o Emanuel é muito mais difícil do que imaginei, pois tenho que conciliar meu trabalho com ele e deixá-lo na creche o dia todo. Quando ele me vê a noite é uma alegria porque é o momento que ele está comigo”, declara.

Apesar de passar o dia inteiro longe do filho, Kitty Lima destaca que tenta utilizar o período noturno para cuidar dele. “Tento sempre brincar, dar atenção, assistir com ele e fico muito gratificada por ser mãe. Agradeço a Deus pela oportunidade de ser mãe e também agradeço a essa homenagem da CMA, porque sabemos que as mães formam os cidadãos de bem para o futuro”.

A publicitária da assessoria da CMA, Aline Froelich, 32 anos, explica que ser mãe é um desafio eterno e que apesar de nenhuma mãe saber a forma perfeita de educar os filhos, a força de vontade e o amor faz com que tudo se torne mais fácil. “Quando descobri que estava grávida eu era muito nova e no início pensei que iria atrapalhar meus estudos, mas depois eu fui percebendo que ser mãe é uma dádiva. Aluguei um apartamento próximo à faculdade e consegui me formar. Hoje meu filho tem 11 anos e sempre tenho o apoio da minha família para educá-lo bem. Uma das maiores dificuldades é controlar os filhos com as novas tecnologias, como o celular, por exemplo, é uma ótima ferramenta para se comunicar com ele quando não estou trabalhando ou estou longe dele, mas ao mesmo tempo, nós mães temos que ficar de olho no que eles estão aprendendo com essas tecnologias”, afirma a mãe, acrescentando que atualmente é separada, trabalha e também estuda, mas que não sente dificuldade para educar seu filho.

Segundo a servidora da CMA, Elaine Maria de Jesus, 54 anos, mãe de Mitriene, 34 anos, a maternidade veio como um desafio e ao mesmo tempo uma alegria. “Sou efetiva da Câmara e quando comecei a trabalhar aqui minha filha tinha apenas dois anos de idade, para mim foi um desafio enorme aos 22 anos conciliar o meu trabalho com o cuidado com a minha filha. Apesar das dificuldades que enfrentei, tive a ajuda de muitos amigos que sempre se disponibilizavam e ajudavam para pegar minha filha na escola ou para ficar com ela enquanto eu trabalhava. O meu maior momento de dificuldade foi quando estava na época da Constituinte e a Câmara realizava sessões itinerantes. Nesse período eu não tinha muito tempo para minha filha, pois chegava muito tarde em casa, mas nunca deixei de acompanhar cada fase da vida dela”, relata a mãe.

Elaine ainda destaca que seu amor de mãe é tão obsessivo que foi necessário buscar apoio psicológico para diminuir esse cuidado excessivo de mãe. “Hoje estou mais tranquila, mas ainda trabalho essa questão. Antigamente minha filha não podia subir em escala rolante, eu morria de medo dela cair. Também não deixava ela participar de passeio da escola porque não podia ir para ficar olhando ela. Mas aos poucos eu fui melhorando essa obsessividade”, desabafa.

“É muito complicado sair de casa para trabalhar e deixar meu filho com outros, graças a Deus deixava ele um período com a minha mãe e isso me deixava mais tranquila. Apesar de meu filho já ser adolescente, as preocupações nunca acabam, muito pelo contrário, essa fase da adolescência dá muito trabalho para mim. Hoje o que mais me auxilia na educação de meu filho é a tecnologia, por meio do celular posso manter contato com ele quando estou fora de casa, antigamente as mães não tinham essa ferramenta, mas hoje sim. É muito gratificante ser mãe, é uma luta diária. Ser mãe é uma dádiva de Deus”, diz a assessora de vereador da CMA, Patrícia França, mãe de Filipe França.

PL de Fábio Meireles visa combater atos de vandalismo em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2017 11h55, última modificação 23/11/2017 10h48
PL de Fábio Meireles visa combater atos de vandalismo em Aracaju

Gilton Rosas

Com o intuito de preservar o patrimônio público, custeado com dinheiro de todos os cidadãos aracajuanos, o vereador Fábio Meireles (PPS), está propondo um Projeto de Lei que institui o Programa de Combate à Pichação e Atos de Vandalismo no município de Aracaju.

Ao justificar a propositura, Fábio citou o que o preceitua o artigo 163, do Código Penal Brasileiro que criminaliza o vandalismo e imputa ao o autor das pichações, penalidades que variam de medida alternativa à prisão de três a seis anos de detenção, além de multa por danos ao patrimônio público ou privado.

Segundo o parlamentar, os atos acontecem muitas vezes por anarquismo e com o único propósito de depreciar o bem alheio. “Compreendemos que atos que geram prejuízos e corroboram para uma má impressão aos turistas e à nossa população não devem ser estimulados e nem permitidos”, afirmou Fábio, ao pedir o apoio dos seus pares para aprovar a matéria.

A penalidade, ressaltou Fábio, só devem acontecer após campanhas educativas e de conscientização. “O intuito não é penalizar, mas mostrar ao cidadão que adota esse tipo de prática que essa atitude prejudica o coletivo”, disse Fábio, ressaltando que, pela sua proposta, qualquer pessoa pode denunciar atos de vandalismo, através do número 190, as quais serão recepcionadas através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), de modo a se iniciar competente investigação mediante inquérito policial para responsabilizar os culpados.

Américo de Deus leva demandas dos bairros ao Secretário de Saúde

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2016 10h50, última modificação 23/11/2017 10h50
Américo de Deus leva demandas dos bairros ao Secretário de Saúde

Assessoria do Parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE), esteve reunido na última quinta-feira, 11, com o Secretário Municipal de Saúde, André Sotero, para falar sobre as demandas dos bairros Porto Dantas, Coroa do Meio e Santa Maria. Na oportunidade, o parlamentar pontuou a insuficiência do número de enfermeiros, necessidade de melhoria na estrutura do local, como: colocação de aparelho de ar condicionado e também o pedido da comunidade em estender para até 24 horas o atendimento da unidade básica de Saúde do Bairro Coroa do Meio.

 

O vereador aproveitou o momento para relatar a situação de mais duas unidades básicas de saúde, como o posto Elisabeth Pita, no Bairro Santa Maria que necessita ser construído para atender a localidade e o posto do bairro Santa Tereza que precisa urgentemente de manutenção estrutural e de equipamentos.

O secretário André Sotero, comunicou ao parlamentar que está sendo feito um contrato emergencial para compra de ar condicionado e que no segundo semestre, estas unidades de saúde serão contempladas. Com relação à construção e ampliação dos postos de saúde depende da liberação de emendas e que a Secretaria de Saúde não tem verbas disponíveis para este ano. Somente a unidade do bairro 17 de Março tem previsão de construção para 2017. Dr. André, lembrou que em relação ao posto Elisabeth Pita, do Santa Maria, já esta sendo providenciado um local para atendimento da comunidade do bairro, até que seja construído o novo posto.

O secretário acrescentou que o aumento no número de equipes de enfermagem será feito dentro de 60 dias, pois, haverá processo seletivo para a contratação destes profissionais. Já a questão do posto de saúde da Coroa do Meio, o que pode ser feito é a extensão de horário. Sotero comprometeu-se em avaliar a possibilidade de alterar o sistema de trabalho estendendo o horário de atendimento.

Emília Corrêa prestigia o aniversário de 82 anos da OAB

por Andrea Lima, Assessora de Imprensa da parlamentar — publicado 15/05/2017 10h55, última modificação 23/11/2017 10h52
Emília Corrêa prestigia o aniversário de 82 anos da OAB

ASN

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), prestigiou a solenidade de aniversário de 82 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Na ocasião, Emília destacou a importância histórica da luta da OAB pela democracia e justiça social. O evento contou com a presença de advogados, membros do Ministério Público Estadual e representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto de Lima, aproveitou a oportunidade para anunciar que encaminhará para a Assembléia Legislativa de Sergipe (ALESE), o Projeto de Lei (PL), que irá instituir o Piso dos Advogados que atuam nos órgãos do Estado.

Segundo Jackson, esse projeto de lei irá garante para uma jornada de trabalho de quatro horas e Piso do Advogado de R$ 2 mil reais. Para uma jornada diária de oito horas, o piso será de R$ 4 mil reais”, enfatizou o Governador. “Sem medo de errar, no direito podemos afirmar que encontramos um campo fértil para concretização da inclusão social. Os operadores do direito buscam defender os interesses da cidadania no seu todo, principalmente em tempos de crise política, institucional e econômica, como as que vivemos”, pontou.

O presidente da entidade, Henri Clay Andrade, afirmou que a Ordem, ao longo dos seus 82 anos, não abriu mão do seu compromisso de defender a democracia e os direitos sociais. "A OAB Sergipe é uma instituição da sociedade civil, com várias histórias de lutas sociais memoráveis, que fazem da instituição um instrumento de força e credibilidade do Estado".

Américo de Deus apoia evento em homenagem as mães do Conjunto Santa Tereza

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2017 11h10, última modificação 23/11/2017 10h54
Américo de Deus apoia evento em homenagem as mães do Conjunto Santa Tereza

Assessoria do Parlamentar

A associação de moradores do Conjunto Santa Tereza (Master), em parceria com o vereador Américo de Deus (REDE), realizou uma linda homenagem as mães da comunidade na praça principal do conjunto, na última sexta-feira, 12, regada a muita música, dança e alegria.

A cantora Kelly Maria, animou o evento com ritmos dançantes fazendo a animação das mães que participaram da festa.

Para o parlamentar foi uma satisfação, poder proporcionar um momento de alegria a essas mães, que durante suas vidas, se dedicam ao bem estar de seus filhos.

O vereador mostra compromisso e dedicação à sua comunidade. Deixando claro que a sua forma de fazer é diferente e inovadora.

Américo se reúne com Associação de Pescadores da Coroa do Meio

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2017 12h15, última modificação 23/11/2017 10h56
Américo se reúne com Associação de Pescadores da Coroa do Meio

Assessoria do Parlamentar

Na última quarta feira dia 10, o vereador Américo de Deus (REDE), esteve reunido na Associação de Pescadores do bairro Coroa do Meio. Na ocasião, a comunidade elencou diversos problemas que o bairro vem enfrentando. Uma das reivindicações é transformar o posto de Saúde Hugo Gurgel em 24 horas. O parlamentar manteve contato com o Secretário Municipal de Saúde, André Sotero, que a princípio se prontificou em estender o horário do funcionamento do posto de saúde local.

Outro demanda que foi questionada pela comunidade, foi a regularização dós imóveis da região. Um problema que há décadas vem buscando solução, sem êxito. O vereador ciente da problemática manifestou apoio esclarecendo a comunidade algumas soluções jurídicas para o caso em discussão. O parlamentar se propôs a diligenciar junto aos órgãos competentes a regulamentação desses imóveis.

Iran Barbosa visita obras sociais da Igreja com Dom João Costa

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2017 10h20, última modificação 23/11/2017 10h58
Iran Barbosa visita obras sociais da Igreja com Dom João Costa

Assessoria de Imprensa do parlamentar

O Vereador Iran Barbosa (PT), dedicou a tarde da última quinta-feira, 11, para visitar as obras sociais desenvolvidas pela Igreja Católica na capital sergipana.

Acompanhado do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e do Padre José Lima, o Vereador esteve na Creche Dom José Vicente Távora, na Praça da Bandeira; na Ação Social Santa Terezinha, no Bairro Coqueiral; e no SAME, no Bairro Industrial.

"O objetivo central das nossas visitas, além de buscar formas de acompanhamento e auxílio, por parte do mandato parlamentar que exerço, a esses serviços que se dedicam aos cuidados de crianças e idosos, é definir melhor a destinação da parcela reajustada do subsídio que recebo. Como não concordei com o reajuste que foi aprovado para os salários dos vereadores, no ano passado, estou dialogando para dar adequada destinação a esse valor”, explicou o parlamentar.

“Ademais, é sempre bom verificar quais são as formas de contribuição geral que o mandato tem a dar no fortalecimento desses trabalhos sociais, a partir das políticas públicas desenvolvidas pelo município", destacou Iran.

Meireles cobra tramitação de proposta que reduz recesso na CMA

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2017 15h10, última modificação 23/11/2017 10h59
Meireles cobra tramitação de proposta que reduz recesso na CMA

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS), voltou a cobrar a tramitação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Aracaju nº 02/2017, que reduz o tempo de recesso dos vereadores na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Embora tenha sido apresentada no começo do ano legislativo, a matéria segue engavetada.

A propositura já foi lida em plenário, recebeu parecer das comissões nas quais está tramitando, mas a mesa diretora da CMA ainda não a colocou na pauta de discussões do Plenário. “O projeto foi protocolado em fevereiro. Não quero acreditar que terminaremos o primeiro semestre dessa legislatura sem apreciar essa matéria que já recebeu o aval das comissões temáticas para ser levada ao Plenário”, disse Fábio Meireles.

O vereador lembrou que, considerando o grande descrédito enfrentado pela classe política no país, a CMA deve se alinhar ao que já vem sendo feito por outros Parlamentos. “Seguindo o que fez a Câmara dos Deputados, outras Casas Legislativas, como as de Goiânia e Vitória, diminuíram o tempo de recesso porque, notadamente, há um aumento da produtividade”, observou Fábio.

O texto da proposta prevê que o período de recesso no Parlamento aracajuano seja reduzido dos atuais 90 dias para 55. Dessa forma, os trabalhos legislativos passam a ocorrer, no primeiro semestre, do dia 2 de fevereiro à 17 de julho; e no segundo semestre, entre 1º de agosto à 22 de dezembro.

“Existem temas relevantes para a nossa população que dependem do nosso trabalho. O plano diretor, por exemplo, está defasado há mais de uma década e a consequência é o crescimento desordenado da capital, mas essa Casa pode contribuir para mudar essa situação. Com a ampliação do ano legislativo, poderemos fazer um debate mais proveitoso”, enfatizou o parlamentar.

Iran participa de Sessão Especial que discutiu o combate à LGBTfobia

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/05/2017 16h25, última modificação 23/11/2017 11h01
Iran participa de Sessão Especial que discutiu o combate à LGBTfobia

Assessoria do Parlamentar

Em Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, 15, antecipando o Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio, o vereador Iran Barbosa (PT), destacou a importância do Poder Legislativo da capital abrir as suas portas para debater a 'LGBTfobia' e da atual Administração Municipal promover políticas de defesa dos direitos humanos e de garantia da cidadania às minorias. 
 
A sessão foi proposta pela Vereadora Kitty Lima (Rede), e contou com as participações de Paulo Victor Melo, Coordenadoria de Promoção da Equidade da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Marcelo Lima, presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado de Sergipe (Adhones); e de Linda Brasil, militante transfeminista. “Estamos tentando construir outros tempos aqui na CMA, já que na legislatura passada predominou uma significativa dificuldade para o tratamento dessas pautas, sobretudo no que tange ao forte preconceito, de toda natureza, por parte de alguns parlamentares. E a sessão de hoje fica marcada pelas contribuições importantes das três falas que aqui acompanhamos. Aproveito para parabenizar a atual gestão municipal pela criação de uma Coordenadoria de Promoção da Equidade dentro da Diretoria de Direitos Humanos da Semasc. Trata-se de um marco no processo de construção e de avanço no que queremos para a nossa cidade. Não queremos Aracaju pensada para alguns, mas para todos”, defendeu Iran. 
 
Em sua fala, o parlamentar destacou, ainda, o papel fundamental que cumpre os movimentos sociais que defendem os direitos LGBT's, lembrando que dentro do Poder Público há forças que atuam, também, na perspectiva de tolher as iniciativas de defesa das minorias. “Daí o papel dos movimentos sociais de reivindicar e lutar pela garantia dos direitos dos LGBT's”, ressaltou.
 
Preconceitos na sociedade
 
Para Iran Barbosa, uma parte dos preconceitos contra os LGBT's tem muito a ver com o conservadorismo inerente à formação da sociedade brasileira. Mas tem uma parcela dos preconceitos contra essas comunidades que se origina na ignorância das pessoas. “São preconceitos de pessoas que, talvez, não tenham parado ainda para refletir, analisar e entender a realidade para compreender melhor as diversidades. Falta leitura sociológica, antropológica, psicológica e histórica, inclusive àqueles que se colocam para representar a população. Não podemos aceitar que esses preconceitos se naturalizem por falta de conhecimento ou porque querem fazer o debate a partir do senso comum. Quem legisla e define os direitos e obrigações para a vida do povo precisa procurar entender um pouco mais sobre as especificidades que caracterizam o universo LGBT. É preciso ler, estudar, entender e ouvir os representantes dos movimentos para produzir o que de melhor se puder em termos de legislação sem carga de preconceitos”, defendeu Iran.
 
O vereador petista aproveitou para colocar dados fornecidos pela Semasc que apontam que 90% das travestis e transexuais têm a prostituição como único meio de sobrevivência; 35 anos é a expectativa de vida de travestis e transexuais pela exposição à violência; que a cada 25 horas uma pessoa LGBT é morta no Brasil; que apenas 10% dos crimes contra a população LGBT vão para a Justiça; e que cerca de 800 assassinatos de pessoas LGBT's aconteceram nos últimos 8 anos no Brasil. “Não dá para termos acesso a esses dados e fazermos de conta que eles não significam nada. Não são números mortos; eles nos dizem muitas coisas. Todo dia morre um LGBT no Brasil. É algo que nos assusta. Não são meros números, mas são dados que devem impactar na nossa reflexão e na nossa produção como legisladores. Portanto, parabenizo o movimento e continuaremos firmes ajudando nessa luta”, disse o parlamentar, aproveitando para notificar que a Câmara de Aracaju aprovou e já foi publicado no Diário Oficial do Município projeto de sua autoria, criando a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT, para agregar todos os vereadores que querem se somar à causa.

Américo de Deus participa de homenagens a Dr Todt na Alese

por Danilo Cardoso — publicado 15/05/2017 20h15, última modificação 23/11/2017 11h04
Américo de Deus participa de homenagens a Dr Todt na Alese

China Tom

O médico Dr Dietrich Wilhelm Todt recebeu no ínicio da noite desta segunda-feira, 15, a medalha de Ordem do Mérito Parlamentar concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A honraria é de autoria do presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (PMDB). O vereador Américo de Deus (Rede) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na solenidade.
 
 
O evento contou com a presença do governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), dos deputados Garibalde Mendonça (PMDB) e Vanderbal Marinho (PTC), da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Angélica Guimarães, do magnífico reitor da Unit, Jouberto Uchôa, além de médicos, familiares e amigos.
 
Natural de Salvador/Ba, Dr Todt acumula os títulos de cidadão aracajuano, concedido pela CMA, e cidadão sergipano, concedido pela própria Alese. "Me sinto pequeno diante de tanta grandeza com mais está honraria, não sei se sou merecedor. Está é a terceira homenagem que recebo desta Casa, onde sou cidadão sergipano e fui agraciado com o título de Médico Amigo da Assembleia", destacou o homenageado.
 
O vereador Américo de Deus, reconhece a importância de Dr Todt no desenvolvimento da medicina sergipana. "Dr Todt escolheu Aracaju para fixar residência e com seu espírito empresarial e empreendedor alicerçou aqui uma grande empresa pautada no espírito humano. Dr Todt fez por merecer todas as homenagens e hoje está sendo feito jus a todo este trabalho", finalizou o parlamentar.
 
O autor da honraria e presidente da Alese, revelou sua motivação para entregar a medalha ao médico. "Quantas vidas já foram salvas ou prolongadas com a ação direta deste médico humanista? Quantos médicos foram formados com os ensinamentos deste homem? Nos sergipanos que temos que ser gratos por tudo que já fez por nosso Estado", disse o deputado Luciano Bispo.
 
Biografia
 
Dr Dietrich Wilhelm Todt nasceu em Salvador/BA em 1937. Formou-se em medicina em 1968, pela Universidade da Bahia e é mestre em Pneumologia e co-fundador da Clínica e Hospital São Lucas. Também foi professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, além de exercer cargos públicos. 

Emília: "Hospital Nestor Piva "Muita maquiagem e pouco atendimento"

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 08h30, última modificação 23/11/2017 11h10
Emília: "Hospital Nestor Piva "Muita maquiagem e pouco atendimento"

Assessoria do Parlamentar

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), esteve ao lado de membros da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), visitando as instalações e o atendimento do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva.

Na oportunidade, a vereadora esteve nas instalações da Unidade, conheceu serviços oferecidos e observou o fluxo de atendimento dispensando a população aracajuana. “O hospital possui uma estrutura relativamente satisfatória, com equipe de profissionais qualificados, no entanto, existe certa morosidade no atendimento das pessoas, o que acaba gerando mais sofrimento para quem vai à unidade de saúde que precisando dos serviços", pontou.

Para Emília, a ação do Poder Legislativo municipal na fiscalização dos gastos públicos é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja de acordo com os interesses coletivos. “É importante salientar que o vereador quando fiscaliza a atuação do gestor público municipal está, na verdade, cumprindo uma obrigação fixada pelo texto da Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual estabelece em seu art. 31 que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo municipal,” destacou.

Segundo Emília, é necessário que haja mais eficiência e o pleno atendimento a população do sistema público de saúde, cabendo aos gestores o compromisso de oferecer uma saúde de qualidade. “O povo aracajuano precisa de um serviço de saúde eficaz, com agilidade nos atendimentos e profissionais qualificados e satisfeitos. Espero que a atual gestão olhe com mais compromisso e respeito para todas as pessoas que necessitam diariamente da Unidade”, concluiu.

Bigode do Santa Maria parabeniza garis e destaca famílias sem moradias

por Fernanda Sales — publicado 16/05/2017 10h55, última modificação 23/11/2017 11h24
Bigode do Santa Maria parabeniza garis e destaca famílias sem moradias

Gilton Rosas

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), utilizou a Tribuna durante o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, 16, para parabenizar os Garis de Aracaju pelo Dia do Garis, comemorado neste dia 16 de Maio. Na oportunidade, o vereador também destacou a situação das famílias que não possuem moradia, como algumas famílias do bairro Santa Maria, que ocuparam a prefeitura em busca de auxílio-moradia.

“Primeiramente parabenizo os responsáveis pela limpeza de nossa cidade, que são os garis. Todos os garis merecem respeito e valorização, não só hoje, que é do Dia dos Garis, mas todos os dias, pois o que seria da cidade sem a limpeza urbana realizada diariamente por esses profissionais”, destacou.

De acordo com Bigode, muitas famílias ainda não tem uma moradia digna. “São tantas pessoas que moram de aluguel ou que moram não rua e em barracos porque não têm condições de comprar uma casa própria ou até mesmo de pagar um aluguel”, disse.

O vereador também cobrou políticas públicas para que os servidores possam ter benefícios para conquistar a casa própria. “Existem até muitos servidores públicos que não conseguem com seu trabalho conquistar sua casa. Todos merecem uma moradia diga, e os servidores precisam de benefícios para realizar esse sonho”, finalizou.

Fábio Meireles lembra importância da valorização das famílias

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 12h25, última modificação 23/11/2017 11h26
Fábio Meireles lembra importância da valorização das famílias

Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 16, para chamar a atenção quanto à necessidade de valorização das famílias. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que muitos problemas sociais decorrem da fragilização da instituição familiar.

Meireles trouxe a questão à tona em função do Dia Internacional da Família, lembrado em 15 de maio, e aproveitou para comemorar a segunda gestação de sua esposa. “A defesa da família é uma das minhas principais bandeiras e, justamente no Dia da Família, celebro a notícia de que minha esposa Ítala Meireles está grávida. Que o novo herdeiro traga ainda mais alegria para nossa casa, junto com minha filha Rebeca Meireles”, declarou.

O vereador reforçou a sua defesa pelo fortalecimento das famílias brasileiras. Fábio Meireles apontou que o futuro da nação depende do bom desenvolvimento dessa instituição que norteia a vida humana. “Temos visto jovens se envolvendo com as drogas facilmente, a criminalidade avançando e, muitas vezes, não entendemos o motivo, mas por trás dessa realidade estão famílias desestruturadas. Precisamos correr atrás do tempo perdido”, enfatizou.

O discurso de Fábio foi aparteado por vários de seus pares. Os vereadores Vinicius Porto (DEM), Seu Marcos (PHS), Emília Corrêa (DEM), Américo de Deus (REDE), Thiaguinho Batalha (PMB), Palhaço Soneca (PPS), Elber Batalha (PSB), Professor Bittencourt (PCdoB) e Cabo Amintas (PTB), parabenizaram a família Meireles pela chegada de um novo membro.

Em seus apartes, os parlamentares também corroboraram o entendimento do vereador Fábio Meireles. “É na família que nascem as referências básicas que dão sentido a nossa vida”, disse Bittencourt. “O núcleo familiar move a sociedade, a família bem estruturada se reflete numa sociedade segura. Deus abençoe a sua família Fábio”, completou Emília Corrêa.

Elber diz que já sabia que Edvaldo iria escolher a Torre e a Cavo

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 12h40, última modificação 23/11/2017 11h28
Elber diz que já sabia que Edvaldo iria escolher a Torre e a Cavo

Gilton Rosas

Diante da escolha da Emsurb das empresas que irão compor o contrato emergencial do lixo de Aracaju anunciada na última sexta-feira, 12, o vereador Elber Batalha (PSB), lamentou e disse que já era esperado que a Torre e a Cavo fossem as empresas selecionadas pelo edital lançado na última terça-feira, com prazo de apenas 72h.

O líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), desde o início do mês vem falando que havia um claro complô entre a Prefeitura de Aracaju (PMA) x Cavo x Torre para que essas empresas continuassem operando o lixo da cidade, mesmo com todas as questões jurídicas e criminais envolvendo a Torre. “Eu já sabia que isso ia acontecer. Até porque a forma atropelada que eles lançaram este edital emergencial já dava indícios que ele foi feito direcionado apenas para a Cavo e Torre. Nenhuma outra empresa teria tempo hábil suficiente para apresentar documentos e nem prestar todo o serviço até o dia que o contrato exigia. Seria humanamente impossível”, disse.

Elber lamenta que o prefeito use a PMA para seus interesses próprios. “É um absurdo ver o que Edvaldo Nogueira está fazendo. Todas as manobras para este edital foram orquestradas por ele. Não existiu lisura e transparência neste processo licitatório. Quando ele coloca uma licitação que começa na quarta e termina na sexta, deixou claro que só a Torre e a Cavo poderiam participar. Eu vi hoje o prefeito ao lado dos funcionários da empresa investigada e denunciada fazendo propaganda política porque ele conseguiu a licitação emergencial, enfadonha e direcionada. Querem passar a ideia de que limpar a cidade a todo custo é bom, mas quando se limpa a cidade às custas de superfaturamento, se limpa a cidade em detrimento de má educação, saúde, de maus serviços públicos. Nossa cidade não pode assistir a tudo isso e ficar inerte. Não vamos nos calar. O povo não é palhaço e merece respeito do prefeito de Aracaju”.

Elber diz que Prefeitura de Aracaju altera dados do Portal da Transparência

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 12h35, última modificação 23/11/2017 11h46
Elber diz que Prefeitura de Aracaju altera dados do Portal da Transparência

Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB), utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para fazer denúncias sobre a falta de transparência na Prefeitura de Aracaju (PMA), em relação ao número de cargos comissionados. Segundo Elber, a PMA está burlando dados enviados para o Portal da Transparência, site que permite que o cidadão interessado em acompanhar como o governo emprega os recursos públicos possa obter tanto informações diárias quanto mensais sobre essas despesas.

O parlamentar mostrou no Plenário da CMA, imagens e dados do Portal da Transparência. De acordo com informações do Portal, a Prefeitura divulgou que gastou R$ 2.886.000,00 em cargos comissionados no mês de fevereiro. Já no mês de março, este valor subiu para R$ 3.428.000,00. Elber disse que o Sepuma mandou os dados enviados pela Prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e, curiosamente, esse valor de fevereiro foi de R$ 4.354.000,00 e março R$ 4.781.000,00. “Eu quero saber uma coisa: onde é que está certo, nos documentos enviado ao TCE ou nos documentos expostos no Portal da Transparência? Isso é extremamente grave, isso violação da Lei de Acesso à Informação, isso é burlar o princípio constitucional da transparência da administração pública”, disse Elber.

O líder da oposição disse também, que o prefeito Edvaldo Nogueira além de burlar o Portal da Transparência, ainda não paga as horas extras dos servidores municipais e nem concedeu o reajuste salarial previsto em lei no mês de abril. “No momento que o prefeito Edvaldo Nogueira descumpre a lei em não pagar as horas extras e o reajuste, ao mesmo tempo que ele fala aos quatro cantos que não tem dinheiro, a folha de pagamento dos cargos comissionados da Prefeitura em abril beiram os R$5.000.000,00”.

Elber também lembrou do decreto do prefeito Edvaldo Nogueira que, no início do mandato, disse que trabalharia com a metade dos cargos do governo de João Alves. “Aí que vemos a má fé de Edvaldo. Ele usou como base a folha de João Alves do mês de setembro de R$7.100.000,00 (a maior de todo o mandato, às vésperas da eleições). Não precisa ser matemático para saber que a metade desse valor ainda é menor que o valor divulgado pela PMA. Como é que um governo estipula uma meta pra ele próprio e ele mesmo descumpre no primeiro mês? Na ‘marcha’ que vai, em outubro ele já bateu a meta de João Alves. Isso é muito grave e estamos enviando toda documentação ao Ministério Público (MP), com as informações do Portal da Transparência e todos os documentos oficiais da prefeitura registram no TCE”.

Ação de Inconstitucionalidade do IPTU será julgada próxima semana

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 13h00, última modificação 23/11/2017 11h48
Ação de Inconstitucionalidade do IPTU será julgada próxima semana

Gilton Rosas

O líder da oposição na Câmara Muncipal de Aracaju (CMA), Elber Batalha (PSB), informou que o Tribunal de Justiça (TJ), no próximo dia 24 de maio, quarta-feira, às 8h30, vai julgar definitivamente as Ações Diretas de Inconstitucionalidade promovidas pelo PSB, PCdoB e OAB, sobre o aumento abusivo do IPTU de Aracaju, ainda no governo do ex-prefeito João Alves.

Elber também cobrou da prefeitura o resultado da suposta comissão que avaliaria o abusivo reajuste do IPTU de Aracaju que, segundo ele, até agora não passou de promessas de campanha. “Isso foi apenas promessa de campanha. Expirou o prazo dessa comissão, não se prorrogou e até agora não temos nada de resposta em relação ao IPTU de Aracaju. O TJ já agendou o julgamento desta ação conjunta e eu quero saber qual vai ser o posicionamento do prefeito Edvaldo Nogueira, porque o autor da ação virou réu. Esta seria uma grande oportunidade da prefeitura mostrar coerência, já que Edvaldo no passado disse que a lei era ilegal e assinalou junto com Alisson, então presidente do PCdoB, a ação. Nesse momento de crise, essa injustiça criada pelo abuso na cobrança do IPTU de Aracaju precisa ser resolvida”.

Anderson leva reivindicações da população para SMTT

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 13h45, última modificação 23/11/2017 11h50
Anderson leva reivindicações da população para SMTT

Assessoria do parlamentar

Para reforçar a solicitação dos moradores do bairro Siqueira Campos sobre a necessidade da implantação de redutores de velocidade máxima permitida, mais precisamente no cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e Sergipe, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), reuniu-se, na tarde de ontem, 15, com o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Aristóteles Fernandes. 

Na ocasião, o parlamentar destacou que já presenciou alguns acidentes de trânsito e carros trafegando em alta velocidade, e para evitar uma fatalidade, cobrou providências efetivas do órgão. “Só neste mês aconteceram inúmeras colisões naquele cruzamento. Existe a imprudência por parte de alguns condutores, mas isso, claro, não tira a necessidade de colocar os redutores”, explicou.

Aristóteles Fernandes, considerou a reunião muito proveitosa e agradeceu ao parlamentar pela disponibilidade em levar pessoalmente as reivindicações da população. “São pedidos importantes que iremos analisar cuidadosamente para atender na medida do possível, pois também temos nossas limitações, mas a questão da sinalização no Siqueira Campos entrará para a lista de prioridades. Conforme foi mostrado pelo vereador, muitos acidentes acontecem naquela localidade. O perigo é constante”, argumentou.

De acordo com Anderson, o encontro foi positivo e aguarda a concretização dos pedidos. “O superintendente se mostrou comprometido e preocupado com a situação. No pleito passado fiz a mesma solicitação, mas não tive sucesso. Espero que não seja necessário retornar para falar sobre o mesmo assunto. Cobramos, agora, vamos aguardar”, declarou.

PL 223/2015

O Projeto de Lei (PL) nº 223/2015, de autoria do vereador, que assegura o desembarque de passageiros das 22h às 5h em qualquer lugar do trajeto, e aguarda o parecer técnico do órgão, também foi pauta durante o encontro com o superintendente da SMTT. “Enfatizei a proposta do nosso projeto. Os usuários terão a liberdade de escolher o local aparentemente mais seguro para desembarcar. Isso vai acontecer sem causar qualquer prejuízo ao itinerário da linha. Pelo contrário, vai inibir a ação dos criminosos. Fiquei satisfeito em ver que o superintendente gostou da nossa iniciativa. Isso é um bom sinal”, concluiu. 

Vereador Cabo Amintas lamenta violência em Aracaju

por Hivy Raphaela - Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 13h55, última modificação 23/11/2017 11h56
Vereador Cabo Amintas lamenta violência em Aracaju

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB), usou o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para mais uma vez lamentar a violência contra policiais e toda a população. "Os registros da violência continuam sendo feitos. Neste fim de semana, a família de uma delegada, que é filha de um delegado, foi vítima de homens armados que invadiram a sua residência, colocaram arma na cabeça e levaram os pertences. Ontem um policial civil foi alvejado no Bairro 18 do Forte. Graças à Deus está bem".
 
O parlamentar fez um desabafo e disse que a culpa da falta de segurança é do governo. "A culpa deste caos não é de quem está à frente do comando nem da SSP, é deste desgoverno", desabafa.
 
Cabo Amintas, ainda lembrou que o Museu do Mangue está abandonado e serve para o tráfico de drogas. "Até hoje ninguém entendeu para que este museu foi feito. Continua abandonado servindo apenas para o uso e tráfico de drogas. O prefeito precisa se explicar".
 

Bittencourt destaca que 1500 famílias já recebem auxílio-moradia da PMA

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 12h35, última modificação 23/11/2017 12h11
Bittencourt destaca que 1500 famílias já recebem auxílio-moradia da PMA

Gilton Rosas

Desde a manhã da segunda-feira, 15, manifestantes estão no espaço administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), para reivindicar o pagamento de auxílio-moradia. São famílias que ocupam o Condomínio Vida Nova, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na Plenária da CMA, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), explicou que a Gestão Municipal já estabeleceu o diálogo com os ocupantes, que insistem em permanecer no local.

O condomínio tem capacidade para aproximadamente 400 famílias e, atualmente, 250 são residentes. Por determinação da Justiça Federal, a PMA fez uma pesquisa social e analisou os critérios técnicos de renda. Para ter direito ao auxílio-moradia, é preciso que as famílias tenham renda não superior a 154 reais. “Já aconteceu uma reunião dos líderes desse movimento com a secretária de Ação Social, Eliane Aquino, e técnicos da Prefeitura. A partir do regulamento dos critérios estabelecidos pela Legislação, dessas 250 famílias que residem neste condomínio, apenas 80 atendem aos critérios e têm direito ao aluguel social, e 170 famílias aguardam o restante da entrega do empreedimento e os trâmites da Caixa Econômica Federal. Atualmente, 1500 famílias recebem o auxílio-moradia da PMA”, explicou. 

Ainda de acordo com Bittencourt, “a PMA fez o levantamento com dia e hora marcados, previamente informado aos moradores. A Administração Municipal respeita a legitimidade do movimento, porém, algumas famílias que estão na ocupação já recebem aluguel social. Muitos estão no movimento pedindo algo que já têm”.

O líder do prefeito na CMA destacou, também, que o prefeito Edvaldo Nogueira vem cumprindo todas as responsabilidades do Executivo, não medindo esforços mesmo diante de todas as dificuldades financeiras. “Apesar da dificuldade financeira e diante do descuidado em que a Gestão recebeu a Prefeitura, todos os esforços estão sendo feitos. Cerca de 53% do orçamento da Secretaria de Assistência Social é completamente destinado aos aluguéis sociais. Respeitamos os movimentos sociais mas é preciso compreender que a situação da PMA, atualmente, requer muito cuidado para que não sejam inviabilizadas outras importantes ações para o desenvolvimento da cidade de Aracaju”, pontuou Bittencourt.

Aribé questiona comissão que vai reavaliar a revogação do IPTU

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 15h40, última modificação 23/11/2017 12h15
Aribé questiona comissão que vai reavaliar a revogação do IPTU

Gilton Rosas

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), foi corrigido em 8,78%, tomando por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas uma Comissão de Trabalho foi formada para reavaliar a lei que estabeleceu o reajuste de 30% no valor do IPTU. Sobre essa Comissão o vereador Lucas Aribé (PSB), criticou, na Rribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 16, o discurso do atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que em campanha disse que não aumentaria o IPTU, porém criou uma Comissão para discutir justamente esse reajuste.

De acordo com o parlamentar, a Comissão é formada por cinco servidores e coordenada pelo secretário Municipal da Fazenda (Semfaz), Jefferson Passos, e teria um prazo de 90 dias para apresentar a conclusão dos estudos, o que não foi feito.

Segundo a PMA, o objetivo da Comissão é buscar mecanismos legais para a revogação do aumento anual e está fazendo um levantamento do impacto na receita com a retirada dos 30%. Entretanto, o vereador Lucas Aribé entende que não há necessidade da criação de uma Comissão para revogar uma lei que aumenta o tributo. “Saiu no diário oficial de 30 de janeiro, o decreto nº 5.443/2017, que cria uma comissão de revisão do IPTU e ela teria um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado, para dar um parecer referente ao reajuste. Esse prazo expirou. O povo quer saber por que na campanha do prefeito Edvaldo Nogueira foi dito que o IPTU seria revogado, mas se seria por que ele criou uma comissão?”, questionou o parlamentar.

O vereador frisa que é importante, que a população saiba quando a Comissão será desfeita e se o IPTU será revogado. “O prefeito disse com todas as letras que revogaria a lei que aumenta em 30% o IPTU. Ele ainda mencionou que o adversário dele iria revisar, mas ele, Edvaldo Nogueira, iria revogar. Entretanto, não se tem notícias sobre a Comissão e seus estudos. A população precisa de uma resposta”, concluiu Lucas Aribé.

Vereador Isac falou com jornalistas sobre o Forró Caju

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 15h55, última modificação 23/11/2017 12h17
Vereador Isac falou com jornalistas sobre o Forró Caju

Gilton Rosas

Diante de boatos de que não haverá uma das festas mais tradicionais de Aracaju, o Forró Caju, o vereador Isac (PCdoB), foi procurado pelos radialistas para falar sobre o assunto, ja que é dele o Projeto de Lei (PL), que institui prazo para o pagamento de artistas locais. "A gente tem uma situação economica difícil, em relação ao município. O Forró Caju é um patrimônio do povo sergipano, e nós esperamos que consigamos encontrar saídas e as possibilidades para o evento acontecer. O governo do estado precisa ajudar, buscar, juntamente com a prefeitura soluções para a realização desse evento". 
 
Para o vereador Isac, o Forró Caju não é um patrimônio da capital, mas de todo estado, e o maior evento cultural, com grande potencial turístico. "Tanto o setor público, quanto o privado tem muito a ganhar com a festa. E nós como parlamentares precisamos colaborar para isso". 
 
Questionado pelo radialista do programa Aperipê  News, Márcio Andrei, sobre a possibilidade do Forró Caju acontecer apenas com a apresentação de artistas locais, o vereador comentou que "entende a participação de artistas nacionais, havendo verbas para isso. Não tendo, todos precisam estimular, e incentivar a difusão da cultura sergipana. Na bahia houve uma construção para levantar os artistas locais, e aqui também é preciso já que temos no estado ótimas bandas e cantores", declarou Isac.