Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Fabiano Oliveira apresenta PL para homenagear o empresário Raimundo Juliano Souto dos Santos

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/12/2024 18h04, última modificação 11/12/2024 18h04
Vereador Fabiano Oliveira apresenta PL para homenagear o empresário Raimundo Juliano Souto dos Santos

Foto: Gilton Rosas

Em um discurso marcado pela emoção e reconhecimento, o vereador Fabiano Oliveira (PP) apresentou, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Projeto de Lei n° 323/2024, que propõe a renomeação da atual Avenida Canal Areia Branca para Avenida Raimundo Juliano Souto dos Santos. A via atravessa os bairros Matapuã, Areia Branca e São José dos Náufragos, e agora pode se tornar uma justa homenagem a um dos grandes nomes da história empresarial e social de Sergipe. 

O parlamentar destacou a relevância de Raimundo Juliano, não apenas como um empresário visionário, mas também como um cidadão que construiu um legado ímpar, tanto no campo econômico quanto social.  

“Estamos falando de um homem que nasceu em Estância, em 1932, e desde menino mostrou sua dedicação ao trabalho e sua força de vontade. Ele não apenas construiu um império empresarial, mas também deixou uma marca de responsabilidade social que beneficia gerações”, afirmou Fabiano, visivelmente emocionado.  

Raimundo Juliano Souto dos Santos nasceu em Estância, a 68 km da capital. Desde jovem, demonstrou caráter e determinação, qualidades que o levaram a iniciar sua trajetória como engraxate e vendedor de jornais ainda na infância. Aos poucos, consolidou sua independência financeira e começou a trilhar um caminho que o tornaria um dos maiores empresários de Sergipe. Fundador da DISBERJ e de várias outras empresas, Raimundo Juliano também foi pioneiro na criação de organizações que alavancaram o comércio e fortaleceram o tecido social do estado.  

No discurso, Fabiano Oliveira relembrou momentos marcantes da vida de Raimundo Juliano, como a sua liderança em campanhas sociais com a construção de uma lavanderia para as trabalhadoras do rio Piauitinga. 

“Raimundo foi mais do que um empresário; foi um exemplo de humanidade e comprometimento com o próximo. Homenageá-lo é perpetuar seus valores e suas conquistas. Ele sempre foi uma ponte de progresso, uma inspiração para todos que almejam crescer com honestidade e dedicação”, concluiu Fabiano.  

Agora, o projeto de lei segue para análise e votação na Câmara Municipal. A expectativa é de que a proposta seja aprovada e que a homenagem a Raimundo Juliano Souto dos Santos se concretize, imortalizando sua memória em um dos principais logradouros da região. 

Em discurso de despedida na Câmara, Ricardo Marques diz que seu mandato foi para resolver os problemas do povo

por Fredson Navarro- Assessoria Parlamentar — publicado 12/12/2024 10h19, última modificação 12/12/2024 10h19
Em discurso de despedida na Câmara, Ricardo Marques diz que seu mandato foi para resolver os problemas do povo

Foto: Gilton Rosas

Em seu último discurso como vereador por Aracaju, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, na Câmara Municipal, Ricardo Marques (Cidadania) fez um balanço do trabalho realizado nos últimos 4 anos, agradeceu a confiança do povo e dos colegas do parlamento.
"Foram 4 anos intensos de muito trabalho. Cheguei aqui para ser a voz e dar voz ao povo que passa por dificuldades. Levar as demandas e buscar soluções. Muitos problemas foram resolvidos ou encaminhados, como é o caso do transporte coletivo, uma bandeira que levantei desde o primeiro dia de mandato. Meu mandado foi baseado nas funções de um vereador, eu cobrei, fiscalizei e sugeri melhorias, e espero que sirva de inspiração para que novas pessoas entrem na política e para os vereadores que estão chegando em 2025", orgulha-se.
Ricardo Marques lembrou que, durante os 4 anos de legislatura, apresentou mais de 1000 proposituras entre moções, indicações, projetos e requerimentos. Dos mais de 60 projetos apresentados, 20 foram aprovados.
Ricardo Marques disse ainda que, quando iniciou o trabalho como vereador, se comprometeu a trabalhar em prol do povo e renovou a promessa para o novo desafio que vai iniciar em janeiro de 2025 ao lado de Emília Corrêa na Prefeitura de Aracaju.
"Renovo meu comprometimento de continuar trabalhando e sendo a voz dos mais necessitados. Agradeço a confiança e votos dos aracajuanos em Emília Corrêa e em mim. Juntos vamos construir uma nova Aracaju", promete.

Vereador Bigode agradece a população pela oportunidade de fazer parte do parlamento aracajuano

por Patrícia França- Assessoria Parlamentar — publicado 12/12/2024 12h20, última modificação 12/12/2024 12h20
Vereador Bigode agradece a população pela oportunidade de fazer parte do parlamento aracajuano

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 12 de dezembro, o vereador Bigode ( PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para agradecer ao povo e aos funcionários do parlamento pelo carinho e compreensão pelo trabalho desenvolvido na Casa do Povo.
"Desde o meu primeiro mandato, tenho pautado meu trabalho para o  povo aracajuano e, principalmente, para o  meu bairro Santa Maria, na busca de melhorar a estrutura da localidade que é carente e necessita de um olhar diferenciado pelo poder público," afirmou o vereador.
 
Durante o seu agradecimento, o parlamentar aproveitou para agradecer a esposa dona Maria pelo apoio e por ser o alicerce para sua caminhada política.
" Tenho 50 anos de casado e, graças a Deus, minha esposa é a principal incentivadora do meu trabalho político, na tentativa de minimizar os problemas da comunidade e do povo da minha cidade Aracaju, "comentou.
Bigode finaliza sua fala,  mais uma vez, agradecendo a oportunidade que teve em participar desse parlamentar e afirma que até a próxima.

Elber Batalha comemora volta das biópsias do câncer de próstata no SUS de Aracaju

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 12/12/2024 13h54, última modificação 12/12/2024 13h54
Elber Batalha comemora volta das biópsias do câncer de próstata no SUS de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Sempre abordando o tema e cobrando medidas emergenciais, o vereador Elber Batalha (PSB) informou a volta oficial dos exames de biópsias para pacientes de câncer de próstata na capital. Na sessão desta quinta-feira, 12, ele contou mais detalhes sobre o atendimento para esse público.

Por várias vezes, a falta do exame foi pauta dos discursos do parlamentar. Mas, dessa vez, o comentário de Elber foi de comemoração. “Venho aqui hoje para uma notícia boa que é a volta das biópsias. A coisa boa é que finalmente vai sair a contratualização do município com o Hospital São José para que, a partir de 2025, elas sejam retomadas”, contou.

Durante o grande expediente, ele lembrou do sufoco de quem precisa passar por isso. “Era algo absurdo a situação de um paciente com o diagnóstico,  e não podia começar pela falta disso que não era disponibilizado pelo SUS de Aracaju. A realidade dessas pessoas era fazer rifas de bicicleta, ferro de passar e outros itens para pagar o procedimento que custa mais de R$ 1.000”, disse.

Por fim, ele reafirmou que tudo foi confirmado pela própria diretoria do Hospital São José. Elber ainda dedicou o seu discurso aos amigos Marcelo Ribas e Edvar Caetano, que faleceram em decorrência do câncer de próstata este ano. E homenageou o doutor Michel Alves, oncologista e ativista na causa. 

Câmara Municipal de Aracaju aprova 12 proposituras na 106ª Sessão Ordinária

por Agência CMA — publicado 12/12/2024 15h07, última modificação 12/12/2024 15h07
Votação aconteceu na manhã desta quinta-feira,12.
Câmara Municipal de Aracaju aprova 12 proposituras na 106ª Sessão Ordinária

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), analisou e aprovou 12 projetos de lei na 106ª sessão ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira, 12. Deste total, um PLs em primeira discussão, um em segunda discussão e dez requerimentos.  

Projetos de Lei Aprovados 

Os Projetos de Leis aprovados em plenário 276/2024 e 270/2024, são, respectivamente, de autoria dos vereadores Cícero do Santa Maria (Podemos) e Vinicius Porto (PDT). Ambos os projetos modificam nomenclaturas de logradouros públicos. 

Requerimentos Aprovados 

Orla Governador João Alves Filho 

O Requerimento n° 411/2024, cujo autor é o vereador Vinicius Porto, estabelece urgência para aprovação do Projeto de Lei n° 324/2024, que denomina orla governador João Alves filho a atual orla do rio Sergipe. 

Subsídios Públicos 

De autoria do vereador Prof. Bittencourt (PDT), o Requerimento n° 413/2024 pede urgência para aprovação do Projeto de Lei n° 325/2024, de autoria do poder executivo municipal, que altera o parágrafo único do artigo 2º da Lei nº 5.827, de 04 de dezembro de 2023, que dispõe sobre o prazo de vigência da concessão de subsídio tarifário nos serviços públicos de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Aracaju. A lei passa a ter a seguinte redação: “O subsídio tarifário instituído nesta lei terá vigência de 1º de outubro de 2023 até 31 de dezembro de 2025 ou até a data do efetivo início da operação das novas empresas concessionárias para a exploração do novo sistema integrado de transporte coletivo urbano, prevalecendo aquele que primeiro se verificar”. 

Custeio Tarifa de Transporte Público 

O Requerimento n° 414/2024 regulamenta urgência para aprovação do PL n° 326/2024, de autoria do poder executivo municipal, que que dispõe sobre o prazo de vigência do programa provisório de custeio extra tarifário de gratuidades nos transportes coletivos urbanos às pessoas com deficiência e seu acompanhante no município de Aracaju. A autoria também do vereador Prof. Bittencourt. 

Vereador Pastor Diego critica filme ‘A fúria’ e aponta ‘hipocrisia’ no debate público

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/12/2024 14h58, última modificação 12/12/2024 14h58
Vereador Pastor Diego critica filme ‘A fúria’ e aponta ‘hipocrisia’ no debate público

Foto: Gilton Rosas

 Na sessão desta quinta-feira, 12, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Diego (União) usou a tribuna para criticar duramente o filme ‘A Fúria’, exibido no último dia 6 durante o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção retrata o assassinato de um presidente fictício, descrito como um sósia do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante uma motociata.
 
Para o vereador, o filme incentiva a violência política e expõe uma suposta "hipocrisia" no debate público brasileiro. Pastor Diego destacou que o festival, realizado com apoio de recursos públicos, permitiu a exibição de uma obra que ele considera um "absurdo" e um "desrespeito ao povo brasileiro".  

“Muitas vezes nós vemos parlamentares subindo na tribuna, dizendo que a violência e o ódio existem na direita. Porém, testemunhamos um filme que incentiva a violência. A obra foi lançada e ninguém falou nada. Ou seja, isso está certo e, na hora de criticar, o problema é a direita”, indagou.  

Segundo o parlamentar, o filme reforça divisões políticas e utiliza a cultura para promover o que chamou de “ódio do bem” – expressão usada para criticar atos de intolerância que seriam tolerados pela esquerda política.  

O vereador comparou o impacto da obra com uma situação hipotética em que um filme mostrasse o assassinato de um sósia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Se fosse um filme demonstrando um sósia do presidente Lula sendo assassinado, eu tenho certeza de que o Supremo Tribunal Federal já teria mandado prender o autor, o escritor, o redator, todo mundo envolvido", afirmou. 
 
Ele também relembrou o atentado sofrido por Bolsonaro em 2018 e criticou a falta de respostas sobre quem estaria por trás da tentativa de homicídio. "Descobrem tudo nesse país, mas quem mandou matar Bolsonaro ninguém descobre", pontuou.  

Solidariedade 
 
Apesar das críticas ao filme, o vereador expressou solidariedade ao presidente Lula, que recentemente passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma cerebral. Pastor Diego enfatizou sua postura cristã ao afirmar que ora pela recuperação do líder da nação e repudiou qualquer torcida pela sua morte.  

“Como pastor e cristão, orarei pela plena recuperação do presidente Lula, porque é isso que me ensina a Palavra de Deus. E se tiver qualquer outra pessoa na porta do hospital torcendo pela morte, está agindo de forma equivocada e fora dos princípios cristãos. Jamais vou torcer por isso, a minha oração é que ele se recupere, possa regressar à sua vida com a família e faça um bom governo para nosso país”, ressaltou. 

Soneca vota contra aplicação de prova para escolha de conselheiros tutelares na capital

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/12/2024 15h16, última modificação 12/12/2024 15h16
Soneca vota contra aplicação de prova para escolha de conselheiros tutelares na capital

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira, 12, o vereador Soneca (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para se posicionar sobre o projeto que prevê a aplicação de uma prova para se candidatar a função de conselheiro tutelar em Aracaju. “Meu voto é contrário a esta medida, pois se o conselheiro foi escolhido pelo povo, entendo que não haja necessidade de um teste para exercer o cargo”, enfatizou. 
 
O parlamentar justificou o voto em defesa da democracia e fez questão de lembrar que quando foi eleito pela primeira vez em 2016 não tinha sequer o ensino médio completo. “Hoje tenho curso superior em gestão pública e técnico de radialista, e ainda pretendo iniciar uma nova graduação em 2025”, afirmou. 
 
Neste sentido, o vereador é a favor que haja fiscalização dos órgãos competentes e melhorias para a categoria, mas nunca ferindo a democracia. “Felizmente, graças ao nosso discurso e de alguns colegas, o projeto foi retirado de pauta”, comemorou o parlamentar ao ser aplaudido por alguns conselheiros presentes na Casa Legislativa. 

Fabiano Oliveira elogia Vila do Natal Iluminado e destaca importância do evento para Sergipe

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/12/2024 15h31, última modificação 12/12/2024 15h31
Fabiano Oliveira elogia Vila do Natal Iluminado e destaca importância do evento para Sergipe

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fabiano Oliveira (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para destacar a relevância da Vila do Natal Iluminado, evento promovido pelo Governo de Sergipe, cuja segunda edição será inaugurada nesta sexta-feira, 13, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Aracaju e de todo o estado de Sergipe. 
 
“Eventos como a Vila do Natal Iluminado vão muito além da decoração natalina. Eles movimentam o turismo, atraem visitantes, geram empregos, estimulam o empreendedorismo e espalham alegria para nossa cidade”, afirmou Fabiano. Ele parabenizou o Governo do Estado pela organização e enfatizou que a edição deste ano tem potencial para ser ainda mais marcante. 
 
A Vila do Natal Iluminado 2024 traz um conjunto de atrações para agradar a toda família. Entre os destaques estão a tradicional árvore de Natal de 20 metros, a casa do Papai Noel, apresentações artísticas e personagens temáticos. A grande novidade desta edição é a ampliação da pista de patinação no gelo, que agora terá 300m² e arquibancadas para o público. Além disso, o evento incluirá atrações inéditas, como uma montanha-russa, um aquário de recreação, paradas natalinas, espaço multissensorial, teatro e uma arena gamer.  

O evento também valorizará o artesanato sergipano e a economia solidária, disponibilizando espaços específicos para comercialização desses produtos, além de uma variada praça de alimentação com opções para todos os gostos. “Estamos diante de um exemplo de como o planejamento e a criatividade podem transformar nossa cidade em um grande palco de confraternização e desenvolvimento”, concluiu Fabiano Oliveira, reiterando seu apoio a iniciativas que promovem o bem-estar e impulsionam a economia. 

Em sessões extraordinárias, CMA aprova sete projetos enviados pelo Poder Executivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 12/12/2024 17h09, última modificação 12/12/2024 17h09
Dois deles tratam de subsídios ao transporte público
Em sessões extraordinárias, CMA aprova sete projetos enviados pelo Poder Executivo

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (12/12), por meio das 59ª, 60ª e 61ª sessões extraordinárias, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou 14 proposituras. Confira o que foi aprovado na Casa legislativa.  

Projetos do Poder Executivo  

O Poder Executivo, na figura do prefeito Edvaldo Nogueira, enviou para a análise da Câmara de Aracaju 07 projetos de lei, em urgência. Um deles foi o Projeto de Lei Complementar nº 9/2023, que altera os dispositivos e o Anexo Único da Lei Complementar n.º 119, de 06 de fevereiro de 2013, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Administração Pública Municipal do Poder Executivo. 

O Projeto de Lei Complementar altera os artigos 65, 66, 67, 80 e as Tabelas de Vencimentos constantes no Anexo Único da Lei Complementar nº 119, de 06 de fevereiro de 2013, além de alterar a simbologia de cargos específicos no âmbito da Secretarias de Governo, do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Comunicação Social.  

O anexo projeto de lei complementar sugere que os vencimentos de tais servidores municipais tenham um reajuste, a partir de 1º de abril de 2023, observado o percentual único de 7,5% (sete vírgula cinco por cento). Cabe ressaltar que a medida constante do anexo projeto de lei complementar possui adequação orçamentária e financeira e não compromete os limites municipais na forma da Lei Complementar (Federal) n.º 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).  

Já o Projeto de Lei nº 325/2024 determina que o subsídio tarifário instituído terá vigência de 1º de outubro de 2023 até 31 de dezembro de 2025, ou até a data do efetivo início da operação das novas empresas concessionárias para a exploração do novo sistema integrado de transporte coletivo urbano, prevalecendo aquele que primeiro se verificar. 

O objetivo dessa lei é prorrogar o prazo de vigência da concessão de subsídio tarifário nos serviços públicos de transporte coletivo urbano de passageiros. Somente os vereadores Sônia Meire e Camilo Daniel votaram contra. Segundo o vereador Camilo Daniel, o motivo do seu voto se deu “porque, no ano passado, tivemos uma discussão parecida e essa lei aprovada agora dá validade à lei do subsídio até o próximo ano. Ano passado, os empresários se comprometeram a pagar os salários dos trabalhadores, mas estamos na mesma situação”, explica.  

A vereadora Sônia Meire explicou que “a função do subsídio é melhorar a condição de ir e vir no transporte público. Acontece que as empresas do transporte público em Aracaju não atendem os direitos da população e nem dos rodoviários. É um absurdo a gente colocar mais recursos em empresas que não atentam para a sua obrigação. A prefeitura está omissa em relação ao assunto, as empresas de transporte só recebem lucro e não há nenhuma exigência”, apontou. 

O PL nº 326/2024, que dispõe sobre o prazo de vigência do Programa Provisório de Custeio Extra Tarifário de Gratuidades nos Transportes Coletivos Urbanos às Pessoas com Deficiência e seu Acompanhante de Aracaju, também foi aprovado. Ele permite que as empresas custeiem a gratuidade com o valor do subsídio. A vereadora Sônia Meire foi a única a votar contra.  

Ainda, foram aprovados mais 03 projetos do Poder Executivo. O PL de nº 330/2024, dispõe sobre a desafetação e alienação onerosa de área pública correspondente a trecho da Rua Palmira Ramos Teles (antiga Rua “A”), Bairro Luzia, pertencente à Prefeitura Municipal de Aracaju.  A área de domínio público municipal, desafetada pela presente Lei, encontra-se devidamente registrada como Área Verde 2, correspondente ao lote 1 da matrícula nº 63.229, compreendendo uma área total de 5.530,75 m², conforme memorial descritivo elaborado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB. Outro projeto que trata sobre desafetação é o de nº 331/2024, que busca desafetar a rua Anibal Rodrigues de Oliveira, trechos 1 e 2, situada no Parque Residencial Bela Vista, no bairro Ponto Novo. 

Por fim, o PL nº 332/2024, autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar, mediante Cessão de Uso não onerosa, ao “Estado de Sergipe”, a área do Município de Aracaju inserida na Praça dos Náufragos (em frente ao Farol da Coroa do Meio), para fins de construção do Memorial dos Náufragos. Trata-se a presente propositura de Autorização de Cessão de Uso Não Onerosa ao Estado de Sergipe, de área do Município de Aracaju inserida na Praça dos Náufragos (em frente ao Farol da Coroa do Meio), medindo 7.538,70m² (sete mil, quinhentos e trinta e oito vírgula setenta metros quadrados), para fins de construção do Memorial dos Náufragos.  

Essa iniciativa do Governo do Estado em construir o Memorial dos Náufragos tem por objetivo criar um espaço dedicado à exposição da história que marca a entrada do Brasil na II Guerra Mundial, a partir de um trágico episódio de ataque e afundamento de três navios na costa de Sergipe ocasionando a morte de 600 pessoas, entre civis e militares, na noite de 16 de agosto de 1942.  

Projetos de lei  

De autoria do vereador Cícero do Santa Maria, o Projeto de Lei nº 276/2024, altera o nome da rua P, no bairro São Conrado, para rua Pastor Manoel Minervino Bezerra. De autoria do vereador Fabiano Oliveira, o PL nº 323/2024, denomina a Avenida Raymundo Juliano Souto dos Santos, a atual Avenida Canal Areia Branca. De autoria do vereador Vinícius Porto, o PL nº 324/2024, denomina Orla Governador João Alves Filho, a atual Orla do Rio Sergipe.   

Projeto de lei complementar  

De autoria do vereador Professor Bittencourt, o Projeto de Lei Complementar nº 6/2023 foi aprovado por unanimidade na CMA. Ele traz alterações ao Código Tributário Municipal e Normas de Procedimento Administrativo Fiscal. A alteração diz respeito aos templos religiosos dos Povos e Comunidades de Terreiro e de Matriz Africana e determina que: caso as instituições religiosas não possuam inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e desejem ter reconhecida a condição de templo religioso de suas organizações para fins de incidência da imunidade tributária prevista no art. 150, VI, alínea "b", da Constituição Federal, estes deverão preencher requerimento, em meio físico ou digital, a ser disponibilizado pelo Poder Executivo Municipal, com as seguintes informações: o segmento do Povo de Terreiro; a nação ou comunidade; nome da casa, bem como seu endereço; há quanto tempo o imóvel funciona como templo religioso de matriz afro-brasileira; se o imóvel está registrado, no competente Registro de Imóveis, em nome do líder do Terreiro e se o líder religioso é possuidor de boa-fé, locatário ou detém outro vínculo jurídico com o imóvel”.   

Projetos de decreto legislativo 

De autoria do vereador Professor Bittencourt, os Projetos de Decreto Legislativo nº 116 e 117/2024, concedem título de cidadania aracajuana à senhora Mairim Russo e ao senhor Luiz José Azevedo. De autoria do vereador Joaquim da Janelinha, também foi aprovado um Projeto de Resolução nº 20/2024, que alterou dispositivos da Resolução nº 12/2022, do regimento interno.  

A justificativa do projeto parte de que, “com a nova composição deste Parlamento Municipal, serão 26 vereadores, não sendo possível obter um resultado exato para o quórum. Vejamos: dois terços de 26 é 17,33; um terço de 26 é 8,66. Assim sendo, torna-se necessária uma atualização em nosso Regimento Interno para evitar múltiplas interpretações acerca do quórum exato”. Dessa forma, o vereador propõe que quando o resultado do quórum for um número decimal, será aplicada a regra do arredondamento: se o número decimal for igual ou menor a quatro, o valor será arredondado para baixo. Se não, será para cima.  

Na Câmara, Fabiano Oliveira parabeniza Valquíria Miron pelo título de cidadania aracajuana

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/12/2024 16h25, última modificação 12/12/2024 16h25
Na Câmara, Fabiano Oliveira parabeniza Valquíria Miron pelo título de cidadania aracajuana

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Fabiano Oliveira (PP) destacou sua admiração e carinho pela jornalista e radialista Valquíria Miron, que foi homenageada na noite de ontem, 11, com o Título de Cidadania Aracajuana em uma sessão solene. Embora não tenha ido à cerimônia, Fabiano fez questão de registrar publicamente sua homenagem à amiga. 
 
“Valquíria é uma pessoa por quem tenho imensa admiração e respeito. É uma amiga querida, não apenas para mim, mas para toda a família Augustus, com quem ela mantém uma relação de amizade sincera e afetuosa. Quero externar todo o meu carinho por essa amiga que considero parte da minha família,” declarou o vereador. 
 
Fabiano também destacou a brilhante trajetória profissional de Valquíria no jornalismo e no rádio, marcada por ética, dedicação e competência. Para ele, a honraria é um reconhecimento justo pela contribuição significativa da jornalista à comunicação em Sergipe e à sociedade aracajuana. “Valquíria é merecedora de cada homenagem. Sua atuação profissional e sua postura ética a tornam uma referência em nossa cidade. Esse título é um reflexo da importância do trabalho que ela realiza e do carinho que tantas pessoas sentem por ela,” afirmou. 
 
O Título de Cidadania Aracajuana é uma das mais altas honrarias concedidas pela Câmara Municipal, e simboliza o reconhecimento de uma trajetória que une talento, comprometimento e amor por Aracaju. 

Professora Maria Gilvânia Guimarães recebe título de cidadania aracajuana

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 13/12/2024 11h08, última modificação 13/12/2024 11h08
Sessão solene de autoria do presidente da Casa ocorreu nesta quinta-feira, 12/12
Professora Maria Gilvânia Guimarães recebe título de cidadania aracajuana

Foto: China Tom

 

A Câmara Municipal de Aracaju concedeu o título de cidadania aracajuana à professora Maria Gilvânia Guimarães dos Santos durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (12/12). A propositura é de autoria do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), que enfatizou a contribuição da homenageada para a educação sergipana.

 

“Hoje foi uma tarde de muita alegria para nós que fazemos parte da Câmara Municipal de Aracaju. Nós concedemos o título de cidadania aracajuana a uma profissional da educação, que é natural de Tomar do Geru, mas que tem uma relação muito próxima com a nossa cidade, com relevantes serviços prestados à educação pública. A gente entende que são pessoas como essa que nós temos que reconhecer os trabalhos, que a gente tem que reconhecer a história de vida e conceder a maior honraria do parlamento municipal aracajuano, porque assim a gente está demonstrando que vale muito a pena acreditar no serviço público e que vale muito a pena servir ao povo de Aracaju”, destacou o presidente.

 

A homenageada, por sua vez, falou emocionada que essa foi uma tarde inesquecível. “É uma tarde em que a Casa do Povo aprova um título de cidadania pra uma professora, pra uma gestora, e é uma tarde emocionante. É uma tarde em que a gente rememora tantos fazeres, tantas ações em relação ao trabalho, rememora a nossa chegada aqui a essa terra que é tão acolhedora, a esse povo que faz a diferença na vida de tantas pessoas. Aracaju surgiu na minha vida como um lugar de cura, mas também ao longo da minha vida se transformou num espaço de esperança, num espaço de oportunidade, numa terra de amor”, disse Gilvânia ao fazer referência a sua chegada à capital sergipana, a partir da busca por tratamento para seu filho mais novo que foi diagnosticado ainda no primeiro mês de vida com coloboma de íris, retina e mácula.

 

Durante a solenidade, amigos e parentes fizeram questão de saudar a mais nova filha de Aracaju e de destacar as qualidades da professora. Para Luiz Fellipe, um dos três filhos da homenageada, o recebimento do título representa muito não só para ela, como para toda a família. “Eu gostaria de agradecer demais por toda essa honraria que minha mãe está recebendo hoje. Como ela falou hoje aqui, ela é uma pessoa que veio de um lugar muito humilde e foi a educação que transformou ela, e foi através da educação e de Aracaju que ela teve a oportunidade de crescimento na vida profissional e, consequentemente, na vida pessoal dela também. Receber o título de cidadania aracajuana pra ela é uma honraria inimaginável e pra gente também. Fico muito feliz, porque é um reconhecimento do trabalho e, para mim pessoalmente, pela mãe que ela é”, disse o filho orgulhoso.

 

A amiga e colega de trabalho, Sheila Vilanova também falou com admiração sobre o exemplo que Gilvânia representa para aqueles que convivem com ela. “A professora Maria Gilvânia é uma inspiração porque ela acredita na escola pública e ela faz acontecer. Isso me inspira e me faz acreditar que a gente consegue ter boas ideias, estabelecendo parcerias para promover uma educação de qualidade para todos e a permanência dos alunos. Ela conseguiu melhorar muitos aspectos, não só no ambiente escolar, por exemplo com relação à estrutura, junto com a Secretaria de Educação, mas principalmente com relação ao aspecto pedagógico das escolas, que é o que faz a diferença”, relatou Sheila.

 

Biografia

Maria Gilvânia Guimarães dos Santos nasceu em 22/07/1977, no povoado Pedra Redonda em Tomar do Geru-SE. Iniciou seus estudos na zona rural de Tomar do Geru e com 06 anos foi com a família para Umbaúba. Paralelamente aos estudos, ainda na adolescência, trabalhou como garçonete, empacotadeira e caixa em supermercado e como atendente de loja. Fez licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e posteriormente fez especialização e mestrado na Universidade Tiradentes (Unit).

 

Em 1995, iniciou a docência como professora contratada da rede municipal de Cristinápolis e, anos depois, lecionou na rede municipal de Umbaúba e também na rede privada dos dois municípios. Em sua trajetória, ressalta-se a coordenação do Polo do Programa Pré-Universitário em Estância, sendo destaque o monitoramento do Programa, o aumento da matrícula e os índices de aprovações em vestibulares. Ainda em Estância, foi conselheira representante da rede estadual no Conselho Municipal de Educação.

 

Em 2011, mudou-se para Aracaju com a família e passou a atuar na rede estadual  como Técnica da Educação Especial e do Planejamento na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Em 2012, foi aprovada no concurso para a rede pública municipal de Aracaju para ensinar na EMEF Florentino Menezes e na EMEF Carvalho Neto. Ainda em 2012, fez novamente o concurso da rede estadual de ensino, sendo aprovada para lecionar na Escola Estadual Myriam de Oliveira Santos Melo.

 

Maria Gilvânia deixou a rede municipal de Aracaju em 2013 e assumiu a Coordenação Administrativa do Programa Pré-Universitário no Departamento de Apoio Educacional (DASE). Durante a sua gestão, a professora destacou-se pela redução significativa da distorção idade-série e pelo avanço nos índices de qualidade educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe  (IDESE).

 

A homenageada também foi responsável por alterar o formato das revisões para uma abordagem interdisciplinar e levou os aulões de revisões para todas as diretorias regionais. Além disso, representa a rede estadual de ensino no Fórum Municipal de Educação de Aracaju, com o foco na melhoria do acesso e da aprendizagem dos alunos e na garantia da permanência e da equidade na rede pública de ensino.

 

Eduardo Lima retira PL sobre prova seletiva do Conselho Tutelar

por Assessoria Parlamentar — publicado 13/12/2024 11h47, última modificação 13/12/2024 11h47
Eduardo Lima retira PL sobre prova seletiva do Conselho Tutelar

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos), na manhã desta quinta-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante a votação dos projetos que tramitam naquela Casa, retirou da pauta de votação o Projeto de Lei (PL) n° 163/2022, que versa sobre a prova seletiva para eleição de Conselheiro Tutelar.

Em Sergipe, a maioria dos municípios já  aplicam a prova. Na grande Aracaju, as cidades vizinhas de Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro já aderiram faz tempo, porém na capital esse é um assunto que levanta muita polêmica por questões e interesses meramente políticos. Apesar de terem sido realizados vários encontros para discutir sobre o tema, quando houve participação dos conselheiros tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sociedade civil, através de Audiência Pública e Ministério Público de Sergipe (MP/SE), não foi possível se chegar a um consenso.

 

Eduardo Lima, sempre atento à aplicabilidade da garantia dos direitos da criança e do adolescente, lutou incansavelmente por esse PL com o objetivo de qualificar ainda mais os cidadãos que queiram exercer o cargo de  Conselheiro Tutelar. Para tal, ele entende que é necessário que nas eleições os candidatos se submetam à prova demostrando o pleno conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e com isso garantir o cumprimento do Sistema de Proteção e de garantias dos direitos das crianças e adolescentes de Aracaju.

 

Esse pensamento do parlamentar não é o pensamento da maioria dos seus colegas vereadores, que, na manhã de hoje, solicitaram a retirada do PL da pauta de votação.

 

"Estamos em uma Casa política, e por muitas vezes as decisões são políticas. Não existe nenhuma inconstitucionalidade no PL, portanto a decisão de requerer a exclusão dele da pauta foi meramente política. Eu respeito a decisão dos meus pares, e evitando um desgaste desnecessário, pedi a retirada da pauta" concluiu o vereador.

Vereador Fabiano Oliveira participa de assinatura da ordem de serviço para construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/12/2024 13h03, última modificação 16/12/2024 13h03
Vereador Fabiano Oliveira participa de assinatura da ordem de serviço para construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves

Foto: César de Oliveira

O vereador Fabiano Oliveira (PP) marcou presença na solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, realizada pelo governador Fábio Mitidieri. Com investimento inicial de R$ 318.268.670,35, a obra promete transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento urbano, turístico e econômico de Aracaju.

Durante o ato, Fabiano Oliveira destacou a importância da obra para a população e para o futuro de Aracaju. “Estarei sempre ao lado de projetos que trazem mais desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa cidade e para o nosso estado. Essa obra não apenas melhora a mobilidade urbana, como também movimenta a economia local, gerando mais de 400 empregos diretos e abrindo portas para novos investimentos turísticos e empresariais. Uma obra grandiosa e que também presta uma justa homenagem à senadora Maria do Carmo Alves, uma figura histórica para Sergipe”, afirmou o vereador.

“O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves é um marco no planejamento urbano de Aracaju e reflete o compromisso do governo estadual com a promoção de uma infraestrutura moderna, funcional e inclusiva. As obras têm potencial para transformar a dinâmica da mobilidade urbana, reduzir congestionamentos e alavancar o turismo, beneficiando moradores e visitantes. Estou muito feliz em participar desse momento ao lado da amiga Ana Alves, filha da senadora”, completou.

Fabiano Oliveira também parabenizou o governador, a primeira-dama Érica Mitidieri, reforçou seu apoio às iniciativas que contribuem para o crescimento de Sergipe e reafirmou seu compromisso com o progresso e a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana.

Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju celebra último culto do ano

por Agência CMA — publicado 16/12/2024 14h53, última modificação 16/12/2024 14h53
Estiveram presentes os vereadores eleitos Lúcio Flávio, Fábio Meireles e Pastor Diego, que foi reeleito, além do Pastor Eduardo Lima, presidente da Frente
Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju celebra último culto do ano

Foto: Gilton Rosas

Os vereadores Pastor Eduardo Lima (Cidadania) e Pastor Diego (União Brasil), integrantes da Frente Parlamentar Evangélica, celebraram na manhã desta segunda-feira, 16, o último culto de 2024 no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 

A cerimônia contou com a participação dos pastores José Paulo, representando o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (FENASP), e do apóstolo Paulo Fonseca, presidente da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (UMESE). Também estiveram presentes os vereadores eleitos Fábio Meireles (PDT) e Lúcio Flávio (PL). Desde a criação da Frente Parlamentar Evangélica, em 2021, os cultos são realizados semanalmente com a participação dos servidores da Casa legislativa. 

O evento marcou a despedida do vereador Eduardo Lima da presidência da Frente Parlamentar Evangélica, já que ele não se candidatou à reeleição e deixará a CMA a partir de 1º de janeiro de 2025. A presidência da Frente será assumida pelo vereador Pastor Diego. 

Convidado a falar na tribuna, o vereador eleito Fábio Meireles, um dos idealizadores da Frente Parlamentar Evangélica, comentou a alegria de retornar ao parlamento e destacou os momentos proporcionados pelos cultos na CMA.   

"É a primeira vez que falo após retornar à Câmara. Algumas pessoas pensaram que criamos por criar essa Frente. Os pastores Eduardo e Diego faziam o culto todas as terças-feiras. Foram momentos muito edificantes para todos nós, nesses cultos foram pautados diversos assuntos do interesse da sociedade”. 

Fábio Meireles encerrou a fala com uma mensagem para Eduardo Lima: “O senhor é um amigo que convergimos muito e divergimos pouco. O senhor vai deixar saudade aqui no parlamento, com seu jeito cuidadoso e zeloso. Deixo meu abraço, carinho e respeito”.   

O Pastor José Carlos, presidente da FENASP, enalteceu a conduta dos vereadores no parlamento aracajuano: “O que me chama a atenção é ver homens em uma casa tão importante como essa não negarem o nome do senhor. O Pastor Diego terá um desafio muito grande que é estar liderando a Frente Parlamentar na próxima legislatura. A FENASP está à disposição dos senhores”. 

Para o vereador eleito Lúcio Flávio o momento é de agradecer. “É muito importante termos um senso de gratidão por tudo que conquistamos esse ano, por todas as vitórias, em especial meu mandato, e tudo que aconteceu na Câmara nesses cultos guiados pela Frente Parlamentar Evangélica”. 

Eduardo Lima falou sobre o mandato desempenhado por ele nos últimos quatro anos na CMA: “Foi um mandato propositivo, sempre priorizando o povo de Aracaju e as pautas sociais. Primeiramente, agradeço a Deus. Próximo ano será de muitos desafios e, se Deus for conosco, será um ano de bênçãos.  Hoje, encerrando o culto da Frente Parlamentar Evangélica em 2024, disse a todos que, se estivermos perto de Deus, ainda que possa dar errado, vai passar a dar certo. Essa é a mensagem que deixamos no último culto do ano, na certeza de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. 

Câmara de Aracaju informa credenciamento da imprensa para o evento de posse dos vereadores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 16/12/2024 15h22, última modificação 16/12/2024 15h22
O credenciamento pode ser feito a partir desta segunda-feira (16/12)
Câmara de Aracaju informa credenciamento da imprensa para o evento de posse dos vereadores

Arte: Débora Melo

O setor de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju informa que está aberto o credenciamento para imprensa e assessores que desejem participar do evento de posse dos vereadores, prefeita e vice-prefeito para a legislatura 2025-2028. A cerimônia será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, às 15h, no Teatro Tobias Barreto. 

Os interessados devem preencher o formulário disponível até a próxima quarta-feira (25/12). Devido à limitação de público e espaço no teatro, apenas 100 vagas serão disponibilizadas para jornalistas, veículos de comunicação e assessores. Os crachás de credenciamento poderão ser retirados nos dias 27 e 30 de dezembro, das 8h às 12h, na recepção da Câmara Municipal de Aracaju.  

Em casos de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (79) 3512-4811, ou pelo e-mailjornalismo@aracaju.se.leg.br. 

SERVIÇO 

Credenciamento da imprensa - Evento de posse dos vereadores (2025-2028) 

"Encerramos 2024 com mais uma grande conquista", declara Sargento Byron sobre a ordem de serviço das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/12/2024 17h07, última modificação 16/12/2024 17h07
"Encerramos 2024 com mais uma grande conquista", declara Sargento Byron sobre a ordem de serviço das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Nesta segunda-feira, 16, o vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves.  

Em seu primeiro mandato, Byron teve intensa participação em momentos como este: "a cada assinatura de ordem de obras, a gente avança nas melhorias para a nossa cidade, para o nosso povo. A atual legislatura da Câmara Municipal de Aracaju cobrou muito por pautas no tocante à mobilidade urbana e, esta é, sem dúvidas, a maior obra de infraestrutura urbana desde a construção da Ponte Aracaju-Barra. Agora, estamos interligando regiões dentro da nossa própria capital, promovendo ainda geração de emprego e renda. Parabéns, Governo de Sergipe e todos os envolvidos! Encerramos 2024 com um mais uma grande conquista", declarou Byron que assume seu segundo mandato no próximo ano.  

Com um investimento inicial de R$ 318.268.670,35, a obra faz parte das ações do Programa Desenvolve Sergipe, com previsão de conclusão em 2027, gerando 400 empregos diretos e cerca de mil indiretos.  

O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves traz para Aracaju a construção de duas Obras de Artes Especiais (OAEs): um viaduto com extensão aproximada de 180 metros, na interseção da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Beira Mar; e uma ponte estaiada de 360 metros, interligando a Avenida Tancredo Neves ao Bairro Coroa do Meio.  

Eduardo Lima promove último Culto de Oração do ano para os servidores da Câmara Municipal de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/12/2024 17h25, última modificação 16/12/2024 17h25
Eduardo Lima promove último Culto de Oração do ano para os servidores da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) realizou, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a solenidade do último Culto de Oração do ano para os servidores da Casa. 

Vereador, 1° Secretário da Mesa na Casa Legislativa, presidente da Frente Parlamentar Evangélica, e acima de tudo Pastor. Eduardo Lima, como bom servo que é, ‘levou ao pé da letra’ o ensinamento de Jesus Cristo em seu ambiente de trabalho e nunca hesitou em participar de toda e qualquer ação que enaltecesse e disseminasse a palavra de Deus. "E disse-lhes: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).  

Segundo o parlamentar, a motivação de realizar os cultos no ambiente de trabalho se deu por meio da criação desde o primeiro trimestre de 2021, da Frente Parlamentar Evangélica. Com o foco de defender os valores e princípios cristãos no parlamento, percebeu-se a necessidade de fortalecer o vínculo da Frente, não só com a sociedade, com os munícipes que acessavam a CMA, como também com servidores, vereadores e autoridades.  

Em comum acordo com os outros vereadores integrantes da Frente, Pr. Diego, Fábio Meireles, Dra. Emília Corrêa, Ricardo Marques e com o presidente da Casa na época, Nitinho Vitale, ficou estabelecido que os cultos seriam realizados semanalmente sempre às terças-feiras, dia em que se iniciam os trabalhos no legislativo. A escolha desse dia tinha como objetivo começar a semana com uma oração, com uma palavra de fé e com louvores para que o ambiente se mantivesse sempre agradável e leve. 

Atualmente, muitas empresas têm buscado unir a relação entre espiritualidade e trabalho com o objetivo de trazer equilíbrio emocional e alento para as dores invisíveis, proporcionando através da fé a diminuição e até mesmo o controle do estresse tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, por isso com a chegada da nova legislatura, o presidente Ricardo Vasconcelos (PSD), apoiou a continuação dos cultos.  

Para D. Tereza Maria, mais conhecida pelos colegas como "Mamãe", todas as terças-feiras eram dias de restauração: 

"[...] Com a chegada da nova legislatura, veio Pr. Eduardo e começou a fazer todas as terças-feiras o culto aqui no plenário da Casa, e aos poucos fomos ganhando, eu particularmente, eu sou católica, mas me sinto muito bem todas as terças, me sinto renovada, tive problemas pessoais, mas todas as terças eu saía daqui restaurada", afirmou a servidora da CMA. 

Para o Pr. e vereador Diego Fortunato, futuro presidente da Frente Parlamentar Evangélica em 2025, o culto é uma grande bênção. 

"Veja, o culto da Frente Parlamentar Evangélica é uma grande bênção, nós instituímos oficialmente, eu Pr. Eduardo, apresentamos um projeto de Resolução, tivemos a composição de outros colegas vereadores, mas a cada terça-feira nós estávamos aqui pela manhã cultuando ao Senhor, pregando a palavra, orando pelos servidores, então foi um tempo precioso, de crescimento, de pregar a palavra, de levar as boas novas. Pastor Eduardo é um grande amigo, ele fez um grande trabalho, é um servo de Deus, um homem que representa o evangelho e agora nós temos a missão de continuar esse trabalho aqui na Câmara Municipal, eu creio que Deus vai continuar abençoando e creio que Deus tem um feito precioso reservado para o querido Pr. Eduardo", concluiu o Pr. Diego. 

Para Lima, realizar os cultos antes das sessões ordinárias, trouxe muitos benefícios para os colaboradores, a exemplo do bom relacionamento conquistado entre eles, o carinho que eles têm um para com o outro e em especial o exercício da fé.  

Ao ser questionado sobre a sua ausência nos cultos com o término do seu mandato e se as “ovelhas” têm condições de seguirem na fé sozinhas, o vereador respondeu:   

"Veja, a Frente Parlamentar é uma ferramenta da Câmara e terá sua continuidade através do vereador pastor Diego e dos demais vereadores que assumirão seus mandatos em 2025. Sabemos que a vida é uma constante montanha russa de altos e baixos. Os problemas e as dificuldades acarretam reações emocionais e, às vezes, precisa de um fortalecimento espiritual para que a pessoa, ela saiba lidar, e os cultos trabalhavam justamente com esse equilíbrio e com esse viés. A vida só acaba quando morre, então enquanto há vida precisa existir a ponderação, o equilíbrio, precisa existir a necessidade da escuta e de ser escutado. Ainda digo mais, se as pessoas seguirem essa palavra: ‘Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor’ (Filipenses 4:5)”, concluiu Eduardo Lima. 

Estiveram presentes, além dos servidores da CMA, as seguintes autoridades: Pr. e vereador Diego Fortunato (União Brasil), Fábio Meireles (vereador eleito/PDT), Lúcio Flávio (vereador eleito/PL), Valdécio Silva (Representando Dep. Federal Rodrigo Valadares/União Brasil), Apóstolo Paulo Fonseca (Pres. UMESE), Pr. José Carlos Vieira (Pres. do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Político/FENASP), Pr. Fábio Kléber Oliveira (1° Tesoureiro/FENASP), Prª. Luciana e o Pr. Ribeiro (Representando Pr. Wanderley/Igreja da Graça), Ítala Meireles (Pres. ONG Olhar Carinhoso), Tereza Mª Andrade Santos (Mamãe/servidora da CMA), Euler Negrão (cantor/servidor da CMA), Jeferson Souza ( Igreja Batista Lagoinha), Shirley Oliveira/cantora, George Andrade/músico (Igreja Batista Lagoinha). 

Breno Garibalde participa de formação de lideranças políticas em São Paulo

por Nayana Araujo - Assessoria Parlamentar — publicado 17/12/2024 10h16, última modificação 17/12/2024 10h16
Breno Garibalde participa de formação de lideranças políticas em São Paulo

Foto: Divulgação

No último final de semana, o vereador Breno Garibalde participou de um intenso programa de Formação de Lideranças Públicas no Insper em São Paulo, promovido pelo Renova BR, considerada a maior escola de formação política da América Latina, reconhecida por capacitar cidadãos comuns e agentes públicos comprometidos com a ética, a transparência, a efetividade e a renovação na política.
A formação continuada do RenovaBR para vereadores 2024 tem como objetivo oferecer capacitação permanente aos parlamentares, garantindo que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios da administração pública. O programa é focado em temas como ética, transparência, gestão pública, e participação cidadã, além de proporcionar debates relevantes sobre questões como diversidade e inclusão.
Reafirmando seu protagonismo ao vencer as eleições para o segundo mandato com expressivo crescimento de sua votação nas eleições de outubro, Breno ressaltou a importância de um evento como este. “Foi uma oportunidade incrível para aprimorar meus conhecimentos e fortalecer meu compromisso com a nossa Aracaju. Voltei ainda ainda mais preparado para a missão de contribuir para um futuro mais promissor para a minha cidade”.

Vereador Pastor Diego destaca destinação de emendas e celebra diplomação

por Lucivânia Pereira -Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2024 12h01, última modificação 17/12/2024 12h01
Vereador Pastor Diego destaca destinação de emendas e celebra diplomação

Foto: China Tom

Durante a sessão desta terça-feira, 17, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Diego (União) apresentou o direcionamento das emendas impositivas e reforçou seu compromisso com a população aracajuana. Ele destacou investimentos na área da saúde, destinados a instituições que desempenham papel essencial na cidade, como os Hospitais Santa Isabel, Cirurgia e São José.

“Estamos investindo em instituições que fazem a diferença na vida das pessoas, garantindo que os hospitais continuem prestando um atendimento de qualidade à população. Também destinamos recursos para a ampliação e reforma dos postos de saúde, assegurando medicamentos e o custeio necessário para atender a todos que dependem do sistema público de saúde”, ressaltou o parlamentar.

Além disso, ele anunciou o envio de verbas para a Prefeitura Municipal de Aracaju, com foco na ampliação e reforma de postos de saúde, incluindo custeio e aquisição de medicamentos. Pastor Diego ressaltou ainda o apoio ao terceiro setor, com repasses para diversas instituições que realizam trabalhos sociais fundamentais na capital sergipana.

Diplomação

O vereador aproveitou a ocasião para falar sobre a cerimônia de diplomação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que acontecerá na tarde desta terça-feira. Ele descreveu o momento como especial e de gratidão a Deus, destacando a diplomação como uma "consolidação da missão" de continuar servindo o povo aracajuano.

“A campanha é um tempo de incertezas, mas a diplomação representa a confirmação do compromisso que assumimos com a população. Receber novamente essa oportunidade nos fortalece para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Aracaju”, afirmou Pastor Diego.

Fabiano Oliveira destaca sucesso do Projeto 'Adote um Bem Público'

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/12/2024 12h24, última modificação 17/12/2024 12h24
Fabiano Oliveira destaca sucesso do Projeto 'Adote um Bem Público'

Foto: China Tom

O vereador Fabiano Oliveira (PP) destacou, em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada como caminho para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população. Durante seu discurso, ele celebrou a Lei 5.956/2024, fruto do seu Projeto de Lei “Adote um Bem Público”, que permite as empresas adotar bens públicos em troca de publicidade. “Esta é uma iniciativa que busca unir o poder público e a iniciativa privada em um esforço conjunto para transformar a nossa cidade, sempre pensando no bem-estar dos aracajuanos e aracajuanas”, afirmou.

Fabiano fez questão de enaltecer a atuação da empresa GS Amaru – Soluções em Madeiras Ecológicas, liderada por George e Dona Shirley, como um exemplo positivo dessa parceria. A empresa está implementando novos pontos de ônibus em locais de grande importância para a população, como na Orla Zé Peixe, na Orla de Atalaia e na extensão da avenida Inácio Barbosa, antiga José Sarney.

Segundo o parlamentar, antes dessa iniciativa, esses locais contavam apenas com placas de ônibus, sem qualquer tipo de abrigo para os passageiros. “O cidadão que precisa usar o transporte público diariamente fica exposto ao sol, à chuva e a todas as intempéries do clima. Agora, com a implementação desses novos pontos de ônibus, estamos oferecendo mais conforto, segurança e dignidade à nossa população”, comentou.

O vereador ressaltou o papel fundamental do presidente da Emsurb, Bruno Moraes, e de Igor Albuquerque, na época secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, e reforçou que este projeto é a prova de que, quando há vontade política e responsabilidade social, os resultados aparecem. “Este é um exemplo claro de como o nosso mandato está comprometido em buscar soluções reais e criativas para os problemas da nossa cidade. O meu compromisso é e sempre será trabalhar pelo bem de Aracaju, mas sem Igor e Bruno isso não seria possível também. Esses dois gestores foram importantes e ajudaram a executar o projeto”, afirmou.

Por fim, Fabiano Oliveira agradeceu à GS Amaru – Soluções em Madeiras Ecológicas pela parceria e compromisso com a cidade, reforçando que seguirá lutando para implementar mais iniciativas semelhantes.

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju parabeniza governador Fábio Mitidieri por projeto da Universidade Estadual de Sergipe

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 17/12/2024 12h57, última modificação 17/12/2024 12h57
O Plano Diretor do Município e a diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições, que será realizada hoje,17, também foram assuntos abordados por Ricardo Vasconcelos.
Presidente da Câmara Municipal de Aracaju parabeniza governador Fábio Mitidieri por projeto da Universidade Estadual de Sergipe

China Tom

 

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), ocupou a tribuna, no grande expediente, e iniciou o discurso comentando o projeto de construção da Universidade Estadual de Sergipe, anunciado nesta segunda-feira,16, pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).  O projeto deve ser lançado no próximo ano e será viabilizado com apoio do Governo Federal.

 “Quero iniciar minha fala manifestando a alegria e  a satisfação de fazer parte de um partido que tem um governador comprometido com o desenvolvimento do nosso povo. O Governador anunciou a construção da Universidade Estadual”, disse Ricardo. “ Ele não fez essa promessa na campanha, mas vai entregar esse grande equipamento que vai possibilitar a tantos jovens de famílias humildes  a oportunidade da inserção no mercado de trabalho por meio de um curso de graduação”.

De acordo com Ricardo, o governo estadual irá implementar a futura universidade de modo a explorar as potencialidades e particularidades de cada região do Estado. “ Não é construir uma universidade por construir e colocar cursos que o mercado já está bem atendido. É analisar onde a universidade poderá ajudar Sergipe a se desenvolver. Todos os locais onde as Universidades Federais se instalaram, se beneficiaram com o desenvolvimento de suas potencialidades, fomentando a economia e gerando emprego.  É importantíssimo ter uma universidade estadual com cursos que possibilitem que o filho do trabalhador mais humilde tenha direito a ingressar em uma universidade pública de qualidade”, afirmou o presidente da CMA.   

Diplomação da Justiça Eleitoral

Outro assunto  em destaque na fala de Ricardo Vasconcelos é a realização da diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais. A cerimônia acontece na tarde desta terça-feira, 17, no Teatro Tobias Barreto. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo.

“ Hoje à tarde, temos um momento muito especial para todos que foram reconduzidos e eleitos. Mas quero dizer aos que participaram e não lograram êxito que sintam-se representados por todos nós. É um momento muito simbólico, vocês fazem parte dessa grande legislatura, desse momento novo que o parlamento exige”.

     Plano Diretor do Município

O presidente da CMA finalizou a participação no grande expediente cobrando a revisão do plano diretor e envio deste para o legislativo municipal. O Plano Diretor é uma lei municipal que define as regras e  as estratégias para o desenvolvimento de uma cidade. Ele é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes.

“Nós precisamos a continuar a luta pelo plano diretor. Não há mais desculpas para esse plano não vir a essa Casa. É cumprir as condicionantes que a Justiça Federal determinou; as audiências públicas com os segmentos da sociedade, e enviar o projeto urgentemente. A prefeita eleita, nossa colega parlamentar, Emília Corrêa, se comprometeu a encaminhar o mais rápido possível. Eu já estou cobrando antes dela assumir. Nós precisamos urgentemente desse plano diretor revisado para que a cidade possa se desenvolver. Emília se comprometeu com todos nós, que, entre janeiro e fevereiro, vai acelerar e corrigir os problemas que foram constatados e que travaram o andamento do plano diretor”.

Câmara Municipal de Aracaju recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 17/12/2024 16h33, última modificação 17/12/2024 16h33
Câmara Municipal de Aracaju recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o certificado de qualidade em transparência pública, na categoria ouro, durante a premiação realizada na manhã desta terça-feira (17/12), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). 

A avaliação é realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que mensura o nível de transparência ativa nos portais dos órgãos públicos em todo o país. A análise segue uma escala de 0% a 100%, com base em 124 critérios estabelecidos. Entre os itens avaliados estão: a transmissão das sessões de julgamento e audiências públicas, a divulgação da composição da instituição, a existência de um portal da transparência próprio ou compartilhado, entre outros aspectos. 

A presidente do TCE-SE, Susana Azevedo, destacou os esforços realizados para alcançar índices tão expressivos no estado:  

“O trabalho do Tribunal de Contas foi incentivar todos os municípios, unidades jurisdicionadas, prefeituras, câmaras e órgãos estaduais a fazer com que a transparência fosse realmente um trabalho de dedicação. Os nossos técnicos puderam dialogar com todos os controladores internos desses órgãos, para que pudéssemos ser avaliados dessa maneira. Sergipe é o segundo lugar no país, perdemos apenas para o Pará”.  

Ela ainda afirmou que o trabalho será intensificado para o ano que vem:  

“Em 2025, vamos ter que ser o primeiro lugar, porque vamos incentivar ainda mais o trabalho, fazer com que todos os novos controladores internos, que vão chegar, sejam treinados pelas nossas equipes e pelos nossos auditores técnicos, para que possamos dar a resposta à sociedade. A transparência é nada mais do que um respeito ao cidadão”. 

Ao todo, foram analisados 138 portais de prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça. Das instituições avaliadas em Sergipe, 26 conquistaram selos diamante, 58 receberam selos ouro e 30 obtiveram selos prata. O estado atingiu uma média de 85,65% dos critérios, a segunda maior do país. A Câmara Municipal de Aracaju superou essa média, alcançando 93,57% dos critérios, o maior índice entre as câmaras municipais do Nordeste. 

O superintendente executivo da CMA, Ardiles Souza Ferreira, que representou o presidente Ricardo Vasconcelos na cerimônia, ressaltou a importância desse reconhecimento: 

“Esse selo só mostra o quanto estamos evoluindo nos processos, na transparência. O que mais importa para nós é que a sociedade perceba que a Câmara Municipal de Aracaju está mostrando o que acontece de fato dentro dela”. 

A coordenadora de controle interno da CMA, Juliana Teles, enfatizou o papel fundamental do setor no alcance desse resultado: 

“O controle interno fez essa ponte entre todos os setores envolvidos. A gente fazia a análise diária, encaminhava para os setores as informações que precisavam ser atualizadas e incluídas no portal, para que a gente pudesse realmente galgar o nível de excelência, e nós conseguimos. Quando Ricardo iniciou a gestão, a Câmara estava num nível satisfatório e hoje nós pulamos para o nível ouro”. 

O diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pela CMA: 

“Eu acredito que um dos passos mais importantes para uma boa gestão é a transparência pública. A Câmara de Aracaju tem um direcionamento voltado para todas as suas repartições e se comporta dessa maneira, com um trabalho diligente, hábil, cuidadoso e transparente, em que a prestação de contas seja efetivamente realizada e a comunidade possa conhecer tudo aquilo que está sendo desenvolvido e como estão sendo feitos os gastos públicos”. 

Daiana Santos, diretora de comunicação da CMA, reforçou que a avaliação é um reflexo do compromisso com o serviço público: 

“Isso reforça um dos nossos valores, que é a transparência, que inclusive está prevista na Constituição. Vamos continuar trabalhando não só para ter o selo ouro, mas também para que o próximo seja o selo diamante”.   

O coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (T.I.) da CMA, Marcos Santana Silva, explicou as melhorias realizadas no site para atender aos critérios do TCE: 

“A gente recebeu o site a partir de 2023, então tinham vários critérios que o TCE solicitava que não estavam sendo atendidos, um deles era o filtro de pesquisa. O site é um portal que fazia o filtro de pesquisa em todo o site e não por categoria. Então, a T.I. fez toda essa parte do filtro e, em conjunto com os outros setores, fomos afunilando o que faltava no sistema. A gente também está seguindo a premissa do TCE, para que o público em geral tenha acesso à informação em apenas 3 cliques, então estamos ajustando todo o site para ficar nesse formato. 

Entre as capitais do Nordeste, apenas as Câmaras Municipais de Aracaju (Sergipe) e Natal (Rio Grande do Norte) conquistaram o selo ouro. A Câmara de Fortaleza (Ceará) ficou com o selo prata.  

Resultados 

Os resultados da avaliação estão disponíveis no Radar Nacional da Transparência Pública (https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html), uma plataforma online que facilita o controle social ao apresentar os critérios de transparência cumpridos por cada portal. São disponibilizadas informações sobre receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações e contratos. A ferramenta permite uma visão geral da transparência no Brasil, segmentada por estado, município, poder, esfera, órgão, região e nível de transparência.  

As respostas dos controladores internos, validadas pelos técnicos dos Tribunais de Contas, também podem ser acessadas na plataforma, assim como os links fornecidos pelos agentes públicos que comprovam o atendimento ou não dos critérios estabelecidos. 

“Educação é prioridade no Governo do Estado com anúncio da primeira Universidade Estadual de Sergipe”, afirma o vereador Joaquim da Janelinha

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/12/2024 16h53, última modificação 17/12/2024 16h53
“Educação é prioridade no Governo do Estado com anúncio da primeira Universidade Estadual de Sergipe”, afirma o vereador Joaquim da Janelinha

Foto: China Tom

O governador Fábio Mitidieri anunciou a criação da primeira Universidade Estadual de Sergipe, com a apresentação do projeto prevista para janeiro de 2025. A iniciativa representa um avanço histórico para a educação no estado, que era um dos três únicos do Brasil sem uma universidade estadual. Agora, Sergipe contará com essa importante ampliação do ensino superior público. O vereador Joaquim da Janelinha, que também atua como gestor na área da educação, celebrou a medida e destacou a importância desse investimento.  

"É uma felicidade imensa saber que logo em breve teremos a nossa primeira Universidade Estadual. Isso demonstra o compromisso do governador Fábio Mitidieri, que tem pensado em todas as áreas de desenvolvimento do estado," afirmou.  

Além da implantação da universidade, Joaquim ressaltou outras conquistas da atual gestão, como as reformas de escolas da rede estadual, que vêm sendo entregues em ritmo acelerado, com uma média de uma unidade concluída a cada 12 dias.  

"São 150 escolas já climatizadas, garantindo mais conforto e qualidade para nossos estudantes," enfatizou.   

O vereador também parabenizou o governador pelo trabalho em diversas frentes, destacando o crescimento do turismo, que tem gerado emprego e renda para os sergipanos.  

“Sergipe está em pleno desenvolvimento, e ações como essas provam o compromisso com o futuro do nosso estado, especialmente através da educação,” concluiu Joaquim.    

A implantação da Universidade Estadual de Sergipe representa um novo capítulo na educação pública do estado, ampliando o acesso ao ensino superior e criando oportunidades para a juventude sergipana.