Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Fabiano Oliveira destaca importância do Dia da Consciência Negra em discurso na Câmara Municipal

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/11/2024 15h20, última modificação 19/11/2024 15h19
Vereador Fabiano Oliveira destaca importância do Dia da Consciência Negra em discurso na Câmara Municipal

Foto: Gilton Rosas

Durante o Grande Expediente desta terça-feira, 19 de novembro, o vereador Fabiano Oliveira (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre a importância da celebração do Dia da Consciência Negra, que, a partir deste ano, passa a ser feriado nacional. O parlamentar destacou o significado da data e a necessidade de combater o racismo, promovendo a reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira.   

Fabiano Oliveira ressaltou que a oficialização do 20 de novembro como feriado em todo o Brasil é uma conquista importante, pois reconhece a luta e resistência da população negra ao longo da história. Ele lembrou que a data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo da resistência contra a escravidão e a opressão.  

"O Dia da Consciência Negra é muito mais do que uma data simbólica. É um momento de reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e, sobretudo, de reafirmar o compromisso de todos na luta contra o racismo. Precisamos avançar em políticas públicas de inclusão e promover a igualdade racial em todas as esferas da sociedade", afirmou o vereador, em seu discurso.   

Fabiano também destacou a relevância da educação na transformação da realidade e no combate à discriminação racial. Para ele, é fundamental que as escolas ensinem a história do povo negro e sua contribuição para a formação do Brasil, de modo a valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer o combate ao preconceito e à intolerância.   

Além disso, o vereador reforçou que o Dia da Consciência Negra deve ser encarado como uma oportunidade para o país refletir sobre os desafios enfrentados pela população negra e sobre as conquistas que ainda precisam ser alcançadas, principalmente em relação à igualdade de oportunidades em áreas como emprego, saúde e educação.   

O parlamentar aproveitou e destacou a realização do bloco Afro no Pré-Caju, um pedido do Ministério Público Estadual.   

“Tivemos pela primeira vez o bloco Afro e foi um sucesso! Foi um pleito do MPSE que atendemos com muito carinho e reconhecemos a importância de expandir cada vez mais ações que possam ser inclusivas. A festa ganhou um brilho especial com o desfile do bloco!”, comentou.   

Com a oficialização do feriado, o Brasil ganha um momento ainda mais significativo de reflexão e ação em torno das questões raciais, e o vereador Fabiano Oliveira, com seu discurso, reforçou a importância de não apenas comemorar, mas também de promover mudanças concretas para uma sociedade mais inclusiva e equitativa. 

Sheyla Galba denuncia demora para procedimentos na pediatria

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 19/11/2024 16h19, última modificação 19/11/2024 16h19
Sheyla Galba denuncia demora para procedimentos na pediatria

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) denunciou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (19), os problemas da rede pública de pediatria. Ela cobrou dos gestores mais sensibilidade em relação às necessidades das crianças que são atendidas pelo SUS.

Sheyla compartilhou em plenário o caso de um garoto que precisa fazer uma cirurgia renal no Hospital Universitário, mas aguarda liberação da Secretaria Municipal da Saúde.

“Estou falando de um bebê de um ano de idade que está desde o dia 15 de julho esperando a chave da SMS para conseguir fazer a cirurgia renal”, apontou a vereadora, que relatou, ainda, dificuldades em obter informações sobre a aplicação das emendas parlamentares destinadas pelo Legislativo aracajuano de quase R$ 8 milhões para o HU.

No Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), pacientes que precisam realizar a biópsia para confirmação do diagnóstico de câncer também esperam sem perspectivas. “Felipe tem 11 anos e está há sessenta dias internado com problema renal, mas não consegue fazer a biópsia. A resposta do hospital é que não tem material, nem previsão de quando vai chegar. E além dele, tem pelo menos mais três pacientes na mesma situação”, detalhou.

Sheyla destacou que a situação é desesperadora para os pacientes, mas também complicada para os profissionais de saúde que ficam de mãos atadas sem conseguir prestar uma assistência com a excelência que desejam. “A gente espera que algo seja feito com urgência porque o câncer não espera”, concluiu. 

CMDCA declara apoio à prova para se candidatar a conselheiro tutelar de Aracaju, diz Eduardo Lima

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/11/2024 16h25, última modificação 19/11/2024 16h25
PL deve ser votado ainda este ano na Câmara de Vereadores
CMDCA declara apoio à prova para se candidatar a conselheiro tutelar de Aracaju, diz Eduardo Lima

Foto: China Tom

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para informar que recebeu o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a aprovação do projeto de lei (PL) de sua autoria, que estabelece uma prova eliminatória para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar na capital sergipana. 

Em uma reunião realizada na tarde da última segunda-feira, dia 18, na Casa dos Conselhos Tutelares, órgãos que integram o CMDCA, como as Secretarias de Saúde, Educação, Famílias e Assistência Social de Aracaju, além da OAB, ADRA e GAAC, aprovaram por unanimidade o apoio à prova para se candidatar a conselheiro tutelar na capital sergipana e enviarão uma resolução à Câmara, oficializando o posicionamento. 

“Nós estamos trabalhando para que, ainda neste mês de novembro, possamos colocar esse projeto novamente em pauta. Peço aos demais vereadores que tenham mais sensibilidade para pensar nos mais vulneráveis, que são as crianças e adolescentes. Com a prova, estaremos garantindo que os futuros candidatos ocuparão o cargo com o devido conhecimento sobre o ECA e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)”, afirmou o vereador.  

Além do CMDCA, as promotoras de justiça Dra. Mônica Hardman e Dra. Lilian Carvalho, que atuam na defesa da infância e juventude em Sergipe, também declararam apoio ao projeto de lei que estabelece a prova. Até o momento, 10 dos 24 vereadores de Aracaju já se manifestaram a favor da proposta. 

Ricardo Marques diz que bancos de praça destruídos a marretadas no bairro 18 do Forte poderiam ser reaproveitados

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/11/2024 10h20, última modificação 22/11/2024 16h32
Ricardo Marques diz que bancos de praça destruídos a marretadas no bairro 18 do Forte poderiam  ser reaproveitados

Foto: Assessoria Parlamentar

Após viralizar um vídeo mostrando funcionários de uma empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju quebrando a marretadas bancos de uma praça do bairro 18 do Forte, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no local nessa terça-feira, 19 de novembro, para mostrar a situação. Ele conversou com moradores do bairro e lamentou a forma como o serviço foi feito pela atual gestão municipal, causando desperdício de dinheiro público e sem ouvir a comunidade local.

"A Prefeitura de Aracaju retirou um abrigo de ônibus de boa qualidade, que tinha um assento grande com a desculpa de colocar um novo. Só que, como sempre, a atual gestão não conversou com a população local. Aí uma coisa que poderia ser positiva vira um prejuízo, causa revolta e vira um fato negativo, sem contar o desperdício de dinheiro público", lamentou o vereador.

A praça fica em frente à Igreja Pio X, no bairro 18 do Forte e reúne muita gente da comunidade, inclusive muitas crianças e idosos. "O local merece ainda uma atenção e um melhor cuidado com a arborização para acolher os moradores da Zona Norte e oferecer mais qualidade de vida e bem- estar", observou.

"A obra da praça faz parte da requalificação da Avenida Visconde de Maracaju, onde também foi prometida uma ciclovia. Estamos de olho. Não dá para ignorar a voz do povo", afirma.

"Contem com o meu mandato para o crescimento social e econômico de Aracaju", reforça Sargento Byron ao parabenizar o Programa Primeiro Emprego

por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/11/2024 10h30, última modificação 22/11/2024 16h30
"Contem com o meu mandato para o crescimento social e econômico de Aracaju", reforça Sargento Byron ao parabenizar o Programa Primeiro Emprego

Foto: China Tom

O vereador Sargento Byron - Estrelas (MDB) ressaltou , na fala dele,  na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o alcance e o reconhecimento do Programa Primeiro Emprego (PPE), criado pelo Governo de Sergipe e executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

"Na última semana, o programa se tornou referência no G20 Social, evento que reúne líderes do mundo inteiro em busca de construção políticas públicas, em que o Governo do Estado apresentou o seu trabalho para melhorar a empregabilidade dos jovens em Sergipe, a partir de qualificação profissional e de abertura de portas para o mercado de trabalho. Parabenizo a todos os envolvidos neste caminho e reforço que contem com o meu mandato para o crescimento social e econômico de Aracaju, oportunizando também ,neste cenário, as práticas do projeto Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência", declarou Byron.

Até o momento, o Programa Primeiro Emprego, em Sergipe, já disponibilizou 1.890 vagas. São 582 educandos matriculados, distribuídos em 29 turmas (12 concluídas e 17 em andamento) e 63 turmas a iniciar. Das turmas concluídas, são mais de 40 contratados com carteira assinada pelas empresas parceiras.

Reforma Protestante será celebrada em Sessão Especial

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 21/11/2024 10h45, última modificação 22/11/2024 16h31
Reforma Protestante será celebrada em Sessão Especial

Foto: Gilton Rosas

Em alusão ao dia da Reforma Protestante, será realizada, no próximo dia 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Sessão Especial. De autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), o evento, que debaterá a história Cristã, sua importância e enriquecimento para a sociedade, iniciará às 14h e contará com a presença de representantes evangélicos, grupos religiosos, Organizações não Governamentais (ONGs) e  também será aberto ao público.

Para Emília, além da importância do movimento no contexto da história ocidental e das religiões, os feitos de Martinho Lutero, como seu trabalho e comprometimento social, deveriam ser usados para promover mudanças em nossa sociedade. “Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muitos são pastores, mas o que faz a diferença é o Espírito Santo que está dentro de nós. Para ele, era muito importante que meninos e meninas tivessem acesso à escola, um desafio semelhante aos que temos ainda hoje em uma sociedade patriarcal. Precisamos imitá-lo. Somente desse jeito, a gente verá a reforma que hoje chamamos de mudança”, destacou.

História

A Reforma Protestante foi um movimento que teve início em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, quando o monge Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Marinho Lutero conclamou o povo e os eruditos a repensarem o modo como interpretavam o cristianismo. Iniciada por Lutero, em pouco tempo, se espalhou para muitos outros países por meio de homens que levaram adiante a ‘redescoberta’ do Cristianismo Bíblico ao mundo. Assim, a liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas. Voltando ao que se entendia serem as origens do cristianismo, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas e muitas outras denominações, que mais tarde chegariam também ao Brasil.

A Sessão será transmitida por meio da da TV Câmara 5.3, redes sociais e site (@cmaracaju).

De autoria do vereador Sargento Byron, Câmara concederá Título de Cidadão Aracajuano a Robson Lage Pereira

por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/11/2024 08h00, última modificação 22/11/2024 16h29
De autoria do vereador Sargento Byron, Câmara concederá Título de Cidadão Aracajuano a Robson Lage Pereira

Foto: Gilton Rosas

Na próxima terça-feira, 26, às 14h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concede o Título de Cidadão Aracajuano a Robson Lage Pereira. A honraria é de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB ).

Para o parlamentar, o 3º Sargento da Polícia Militar do Estado de Sergipe desde 2005 é referência por sua atuação na Segurança Pública. " Sargento Robson tem um vasto currículo de atuação junto à sociedade aracajuana, demonstrando preparo, esmero, coragem, dedicação e compromisso com a atividade militar, com exemplos a serem seguidos por seus pares e subordinados. Por isso, meus amigos, nada mais justo do que tornar esse baiano um verdadeiro cidadão de Aracaju pelo dever de bem servir", enalteceu Byron.

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá transmitir a solenidade em tempo real por meio de vários canais, incluindo: a TV Câmara: Canal 5.3, pelo Instagram; @cmaracaju, além do youtube e portal https://www.aracaju.se.leg.

Sobre Robson Lages Pereira

Robson Lage Pereira, brasileiro, 3º Sargento da Polícia Militar do Estado de Sergipe, nasceu em 23/05/1983, em Ribeira do Pombal-BA, filho de Ademar de Matos Pereira e Iara Bonifácio Lage Pereira, estudou o ensino fundamental até a 7° série no Centro Educacional Infanto-Juvenil, em Ribeira do Pombal/BA, posteriormente, estudou da 8° série ao 2° ano no Colégio Americano Batista, em Aracaju/SE. Por fim, estudou o 3° ano do ensino médio no Colégio Ofenísia Freire, também em Aracaju.

Em sua carreira, o policial militar carrega a experiência de atuação no Batalhão de Polícia de Choque, no 1º Batalhão de Polícia Comunitária, no Grupamento Especial Tático de Motos, no Batalhão de Polícia de Choque, além do 5º Batalhão de Polícia Comunitária e no Comando do Policiamento Militar Especializado. Atualmente, Sargento Robson atua como agente de campo – CPME.

Audiência pública sobre a LOA será realizada na segunda, 25

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 21/11/2024 12h05, última modificação 22/11/2024 16h26
Vereadores convidam a população para participar
Audiência pública sobre a LOA será realizada na segunda, 25

Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (25/11), às 9h, a Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Câmara de Aracaju realizará uma audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2025.

O vereador e presidente da Comissão de Finanças, Breno Garibalde (Rede), disse que " essa audiência é importante para que possamos discutir com a população, com os vereadores, com a Secretaria de Planejamento todas as questões que envolvem o orçamento do próximo ano. Tudo que será executado pela prefeitura no ano que vem precisa estar na LOA. Com a participação da população, ao trazer suas demandas e anseios, os vereadores conseguem criar emendas à Lei", destacou.

Entenda o que é a LOA

O Orçamento público parte de um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro municipal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta e o Poder Legislativo realiza a sua aprovação. Dessa forma, a Lei Orçamentária Anual conta com a previsão de investimentos e gastos públicos para o próximo ano.


SERVIÇO

Audiência pública para discutir a LOA 2025
Local: Plenário da CMA
Data: 25/11, às 9h

Sargento Byron homenageia Sandra Elvira Gomes Santigo com Título de Cidadã Aracajuana, no próximo dia 26

por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/11/2024 10h00, última modificação 22/11/2024 14h52
Sargento Byron homenageia Sandra Elvira Gomes Santigo com Título de Cidadã Aracajuana, no próximo dia 26

Foto: China Tom

Em continuidade às homenagens do seu mandato, na próxima terça-feira, 26, às 16h, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB ) concede a maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA):  o Título Cidadã Aracajuana, a homenageada será a contadora Sandra Elvira Gomes Santiago.

Com 20 anos de atuação profissional, Sandra contribui significativamente para a economia do estado e, em especial, de Aracaju. "É uma honra para o nosso mandato reconhecer o trabalho de uma mulher que tem uma história de tanto sucesso junto à contabilidade. Sandra é referência em assessoramento de empresa, sobretudo da rede hoteleira. A nossa homenageada também integrou o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), atuando como Vice-Presidente de Fiscalização e Vice-Presidente Administrativa. Atualmente é diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade. Sabemos que Aracaju foi a cidade escolhida para construir a sua família e estabelecer seu sucesso profissional. Que possamos fazer deste título mais um momento especial de sua vida", declarou o vereador que é o autor da homenagem.

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá transmitir a solenidade em tempo real por meio de vários canais, incluindo: a TV Câmara: Canal 5.3, pelo Instagram ; @cmaracaju, além do youtube e portal https://www.aracaju.se.leg .

Sobre Sandra Elvira Gomes Santiago

Sandra Elvira Gomes Santiago, 58 anos, é contadora formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), perita contábil judicial da 4ª Vara Federal, especialista em Consultoria Contábil e Financeira, com experiência em controladoria de pequenas e grandes empresas, atual Diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Presidente eleita da FBC.

Natural da cidade de Fortaleza (CE), nasceu em 16 de outubro de 1966, filha de Francisco Santos Carmo (falecido) e Valdizia Oliveira Carmo. Tem sete irmãos, sendo dois falecidos: Francisco Antônio, Carlos Airton, Ângela Maria, Paulo, Djacir, Lúcia e Alexsandro.

No ano de 1984, aos 18 anos de idade, mudou-se para a cidade de Aracaju (SE) com o propósito inicial de dar suporte a sua irmã, Ângela Maria Gomes Carmo, que estava grávida, e, posteriormente, cuidar de sua sobrinha nos primeiros anos de vida dela. Daí em diante, nunca mais deixou de residir na capital sergipana. Foi em Aracaju que ela construiu sua família e sua vida profissional.

Há 38 anos, é casada com Marconi Carvalho Santiago, com quem constituiu uma linda família. Tiveram juntos três filhas sergipanas (Tathyana,Thais e Daniella) e são avós de uma netinha, Nina.

Sandra deixou o escritório de Contabilidade quando surgiu a oportunidade de ser controller (gerente de controladoria) do primeiro hotel com bandeira em Sergipe, o Quality Hotel Aracaju (2004-2007), sendo a responsável pela implantação da bandeira. A partir desse momento, iniciou-se uma carreira que explorava uma das maiores expertises de Sandra Santiago: ser controller em redes de hotelaria. Com mais de 15 anos de experiência nessa área, ela também foi gerente financeira do Hotel Del Mar, controller do antigo Radisson Hotel, atual VIDAM; e gerente-geral do antigo Comfort Hotel Aracaju, atual Arcus.

Durante seis anos, fez parte do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), atuando como Vice-Presidente de Fiscalização e Vice-Presidente Administrativa. Além disso, há mais de 12 anos, é integrante da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) – entidade contábil com sede em Brasília (DF), que tem como missão promover a educação continuada e valorizar a profissão contábil. Atualmente, ela exerce o cargo de Diretora de Operações, tendo passado por todos os conselhos da entidade, inclusive como Presidente do Conselho Fiscal.

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju destinam resíduos sólidos à Care

por Agência CMA — publicado 21/11/2024 12h51, última modificação 21/11/2024 12h51
Representante da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju recolheram materiais recicláveis na CMA, na manhã desta quinta-feira, 21
Servidores da Câmara Municipal de Aracaju destinam resíduos sólidos à Care

Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira 21, integrantes da Comissão do Plano Logística Sustentável (PLS) da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entregaram à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) materiais descartados pelos colaboradores da Casa legislativa com condições de reaproveitamento.  Na ocasião, a CARE recolheu uma “Big Bag”, que é uma embalagem que comporta grande quantidade de materiais sólidos, e 2 caixas com outros materiais descartados como papel e eletrodomésticos.  

A iniciativa é fruto de rodas de conversas com os colaboradores da CMA tendo o intuito de conscientizar a respeito de práticas que promovam a sustentabilidade. De acordo com Rosana Machado, membro da comissão do PLS, os encontros com os servidores têm sido fundamentais para o êxito das ações sustentáveis na Câmara de Vereadores.  

“A nossa Casa está evoluindo em nosso Plano de Logística Sustentável. A ação de arrecadação teve início há 15 dias. Realizamos rodas de conversa para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os resíduos sólidos e a maneira correta do descarte. Ele precisa ser um resíduo seco e limpo para que a gente possa ajudar outras pessoas que sobrevivem desse material. Muitas pessoas alimentam e educam seus filhos, pagam seus alugueis e sobrevivem por meio desses resíduos”, afirma Rosana.

Parceria CARE e CMA

Em 2023, a CMA firmou acordo de cooperação com a CARE, uma cooperativa formada por pessoas físicas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Esse acordo prevê que se separe e se destine materiais recicláveis e inservíveis, em conformidade com a licença de operação da cooperativa. O intuito do acordo, além da destinação dos resíduos sólidos da CMA para reciclagem ou para logística reversa, é contribuir com o fortalecimento do digno Trabalho coletivo dessa entidade social e de organizações com visões semelhantes.

Plano de Logística Sustentável

No dia 05 de abril, a Câmara de vereadores publicou no Diário Oficial o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Esse é um instrumento de governança e de planejamento, que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e de sustentabilidade no parlamento de Aracaju. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável do Município.

Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (25 a 29/11)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 22/11/2024 10h50, última modificação 25/11/2024 16h08
Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (25 a 29/11)

Gilton Rosas

O parlamento municipal possui uma agenda semanal, disponível no banner na lateral do portal, onde você pode conferir todas as atividades parlamentares. Confira aqui um resumo:

Segunda-feira (25/11)
De autoria da Comissão de Finanças, será realizada uma audiência pública, às 9h, para discutir sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

Já à tarde, a partir das 14h, ocorrerá uma audiência pública sobre a reforma protestante. A autoria é da vereadora Emília Corrêa (PL).

Terça-feira (26/11)
De autoria do vereador Sgt. Byron (MDB), será realizada uma sessão solene para homenagear a senhora Sandra Elvira Gomes Santiago e o senhor Robson Lage Pereira.

Quarta-feira (27/11)
A partir das 14h, será realizada uma audiência pública sobre A nova realidade do Hospital Universitário de Aracaju e suas dificuldades operacionais. A autoria é o do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD). 

Quinta-feira (28/11)
De autoria do presidente de Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), será realizada uma sessão solene, às 16h, para homenagear o senhor Henrique Silva.

Sexta-feira (29/11)
De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), será realizada uma sessão solene, às 15h, para homenagear a senhora Erika Ferrari Cunha.

CMA divulga nome dos vencedores do prêmio de poesia Marcelo Déda

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 22/11/2024 10h55, última modificação 22/11/2024 16h22

A Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, por meio do setor de promoção social, divulgou o resultado definitivo dos alunos vencedores do 7° prêmio de poesia Marcelo Deda. A premiação será realizada no dia 02 de dezembro, às 14h, no plenário da CMA.

Sobre a participação
Em 2024, foram visitadas 45 escolas em Aracaju para a divulgação do 7° prêmio e, ao todo, 27 escolas participaram. Esse número é superior ao ano passado, que registrou as inscrições de 21 escolas.

Além disso, o prêmio contou com a inscrição de 271 alunos, 60% a mais do que em 2023.

Como ocorreu a avaliação?
As poesias foram avaliadas pelos Membros da Comissão, composta pelos Vereadores: Breno Garibalde, Sônia Meire, Pastor Diego e Elber Batalha. Além disso, houve a avaliação realizada pelos servidores Nívia Felix dos Santos, Salvelina Moraes dos Santos e Weslin de Jesus Santos Castro.

Confira o nome dos vencedores
1° lugar: Taís Aparecida Ferreira Silva (EMEF Bebé Tiúba)
2° lugar: Maria Alice Rodrigues Gomide Prado (EMEF Bebé Tiúba)
3° lugar: Lara Sophia Da Silva Goes (EMEF Otília De Araújo De Macêdo)
4° lugar: Bianca Luise Santos Nascimento (EMEF Presidente Vargas)
5° lugar: Carlos Emanoel Santos Silva  (EMEF Presidente Tancredo Neves)
6° lugar: Aylla Conceição De Jesus  (EMEF Otília De Araújo De Macêdo)
7° lugar: Tamyres Sacramento Silva (EMEF Papa João Paulo II)
8° lugar: Alegria Lopez Pecnik (EMEF Otília De Araújo De Macêdo)
9° lugar:Eloah Kauanne Da Silva Ferreira (EMEF Presidente Vargas)
10° lugar: Julya Da Silva Rezena (EMEF Professora Núbia Marques)

Além disso, pela primeira vez, a escola com o maior número de vencedores será premiada com uma TV Smart. Em 2024, a vencedora foi a EMEF Otília de Araújo Macedo.

Concurso de Poesia

Participaram do concurso alunos do 2º ao 9º anos da rede de ensino municipal da capital. As 10 melhores poesias serão premiadas no dia 02 de dezembro, após terem sido avaliadas pela comissão julgadora, que é composta por quatro vereadores e três redatores da CMA. O concurso tem como objetivo incentivar a criatividade literária, a promoção de talentos literários e a valorização da arte poética por meio de produções autorais.

Prêmios

Serão concedidos aos vencedores do Concursos os seguintes prêmios: a escola vencedora receberá uma TV Smart e certificado de participação. O aluno 1º colocado recebe um Notebook, placa de premiação e certificado de participação; o 2º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; o 3º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; 4º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; 5º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; do 6º ao 10º colocados, placas de premiação e certificados de participação.

Eduardo Lima destinará R$ 250 mil à ADRA para custear o Projeto Talento e Futuro

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/11/2024 16h14, última modificação 22/11/2024 16h14
Valor de emendas impositivas ajudará crianças e adolescentes em oficinas de música, inglês e atendimento psicossocial
Eduardo Lima destinará R$ 250 mil à ADRA para custear o Projeto Talento e Futuro

Foto: Naldo Santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) decidiu destinar R$ 250 mil do seu saldo referente às emendas impositivas previstas para 2025, à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), instituição do terceiro setor ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, que realiza trabalhos humanitários e de assistência social.  

O valor será destinado exclusivamente ao Projeto Talento e Futuro, que propõe o “fortalecimento de garantias e direitos, promovendo a diversidade cultural, tendo o protagonismo juvenil como eixo central, com o conhecimento adquirido durante as oficinas, a educação em direitos humanos, a autossustentabilidade, a democratização e o acesso às informações, bem como as ações culturais para dar visibilidade ao projeto, tendo como premissa a inclusão social das crianças e adolescentes, assim como de seus familiares e da comunidade”, explicou o coordenador da ADRA Sergipe, Alex Ramalho.  

Para Eduardo Lima, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na Casa, a iniciativa de apoiar o Projeto Talento e Futuro é mais uma ação do seu mandato para contribuir com a assistência social e o bem-estar da infância e adolescência.  

“Ao longo destes quatro anos, pudemos ajudar muito os mais vulneráveis, principalmente com as emendas impositivas, uma ferramenta importante que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) passou a ter no ano de 2023, dando aos 24 vereadores desta legislatura o direito de destinar recursos para instituições do terceiro setor e secretarias, contemplando áreas do esporte, saúde, assistência social e outras que também são relevantes para a população”, destacou o vereador.  

O projeto oferecerá oficinas de música, informática, judô e futebol, além de atendimento e acompanhamento psicossocial, atendendo crianças de 6 anos a jovens adultos de 18 anos. 

Escola do Legislativo de Aracaju, em parceria com a Elese, oferta curso de Organização e Gestão de Documentos

por Lucas Oliver - assessor de comunicação da Escola — publicado 25/11/2024 10h11, última modificação 25/11/2024 10h11
Escola do Legislativo de Aracaju, em parceria com a Elese, oferta curso de Organização e Gestão de Documentos

Ilustração: Lucas Oliver

Estão abertas as inscrições do curso de Organização e Gestão de Documentos que será realizado nos  dias 05 e 06/12, 12 e 13/12, 19 e 20/12, nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Os interessados devem enviar o e-mail para sustentabilidade@aracaju.se.leg.br com as seguintes informações:

    • Nome completo
    • CPF
    • Instituição
    • Email
    • Telefone

A coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju Irla Suelem destaca a importância da parceria com a Escola do Legislativo de Sergipe Deputado João de Seixas Dória (Elese) e reforça o compromisso de qualificar servidores. “Estamos de portas abertas para novas parcerias, esta é uma que já tem laços estreitos, pois desenvolvemos atividades sobre o legislativo e capacitamos servidores”.

O curso será ministrado pelo Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília – UnB, Celson Íris, que possui experiência na implantação e informatização de bibliotecas, organização de arquivos legislativos e judiciais e atuação como membro efetivo da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça de Rondônia. Além de ser servidor efetivo da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe desde 2019, atua como Coordenador da Biblioteca Deputado Marcelo Déda, com experiência na reestruturação e informatização do acervo, atividades de docência em Organização e Gestão de Documentos e atividades culturais e sociais na Biblioteca, em Aracaju – SE.

De acordo com o bibliotecário e facilitador, o curso apresenta os conceitos básicos de arquivo. “Os inscritos vão poder compreender as diferenças entre dados de informação, as fases da gestão documental, digitalização de documentos, entre outros”, finaliza.

Escola do Legislativo de Aracaju e Anderson de Tuca convidam para Live sobre doação de sangue

por Lucas Oliver - Assessor de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 25/11/2024 10h50, última modificação 25/11/2024 13h37
Escola do Legislativo de Aracaju e Anderson de Tuca convidam para Live sobre doação de sangue

Ilustração - Lucas Oliver

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima junta-se ao vereador Anderson de Tuca para falar da importância da doação de sangue, nesta segunda-feira, 25, às 20h, pelo Instagram da Escola do Legislativo de Aracaju - @EscoladoLegislativoCMA.
A coordenadora da unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju, Irla Suelem, destaca que essa Live é para incentivar a população à prática de doação de sangue. “Uma bolsa de sangue pode salvar diversas vidas. Se cada um que assistir a essa Live puder doar regularmente, os estoques serão abastecidos, e se um dia nossos amigos, vizinhos e parentes precisarem da doação, eles poderão receber esse ato de amor e, claro, não poderíamos deixar de convidar o vereador Anderson de Tuca União Brasil, que é idealizador do Projeto que salva vidas para participar dessa Live”, diz.
“Fico muito feliz de ter sido convidado para participar dessa Live e poder levar adiante a mensagem do nosso projeto Corrente do Bem. É uma oportunidade incrível de reforçar a importância dessa ação solidária, que pode salvar até três vidas com uma única doação, e conscientizar ainda mais pessoas sobre os benefícios de doar sangue”, comemora o vereador Anderson de Tuca (PDT).
Irla Suelem ressalta o compromisso com o Centro de Hemoterapia de Sergipe – HEMOSE, na Campanha de Doação de Sangue promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima. “Nossa primeira ação anual é a de Doação de Sangue, convidamos a população e servidores para salvar vidas e esta parceria é de longa data e rende frutos positivos”, comemora.

Audiência pública para discutir a LOA é realizada no plenário da Câmara

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 25/11/2024 14h54, última modificação 25/11/2024 14h54
Audiência pública para discutir a LOA é realizada no plenário da Câmara

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (25/11), a Câmara Municipal de Aracaju, por meio da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, realizou uma audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. Estiveram presentes os vereadores Breno Garibalde (Rede), Isac Silveira (União), Sgt. Byron (MDB), Ricardo Marques (Cidadania), Elber Batalha (PSB), Eduardo Lima (Republicanos) e Pastor Diego (União). A apresentação sobre o tema foi conduzida pelo coordenador-geral de Orçamento da SEPLOG, José Leilton de Almeida. 

Segundo o presidente da Comissão, vereador Breno Garibalde, o balanço dessa audiência pública é positivo. “Essa discussão é muito importante, pois podemos verificar a expectativa da receita, assim como as despesas que estão fixadas. A partir disso, faremos as emendas para serem votadas na CMA”, explica.  

O coordenador-geral de Orçamento da SEPLOG explicou que “foi importante demonstrar nossa metodologia, índices e indicadores utilizados para esse orçamento. Apresentamos as prioridades de investimento, que devem atender ao que foi aprovado na Lei de Diretrizes orçamentárias”. Além disso, José Leilton também explicou que tem feito um diálogo com a próxima gestão e a equipe de transição.  

O vereador e futuro vice-prefeito, Ricardo Marques, destacou que “estamos abertos a conversar com a atual gestão para também trazermos nossa visão sobre o que consideramos prioridade. Estamos analisando a LOA, em parceria com a nossa equipe de transição, e também gostaríamos de dar o nosso olhar. A saúde, por exemplo, é nossa total prioridade, assim como o transporte coletivo. Verificamos que a atual gestão é muito focada em obras, mas nosso foco maior será nas pessoas”, completa.  

Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025: receita prevista de mais de R$ 4,6 bilhões 

Essa lei estima a receita e fixa as despesas do município. Para 2025, a previsão de receita é de R$ 4,648 bilhões, um aumento em relação a 2023, que registrou pouco mais de R$ 3,9 bilhões. Segundo o coordenador da SEPLOG, esse crescimento se deve a três fatores principais: empréstimos, concessão da DESO e a disponibilidade de recursos no Aracaju Previdência. 

O valor de R$ 4,6 bi divide-se entre Orçamento Fiscal (Poderes Executivo e Legislativo), com pouco mais de R$ 2,9 bilhões e o Orçamento de Seguridade Social (que abrange saúde, previdência e assistência social), no valor de R$ 1,6 bilhão. Para a Câmara de Vereadores será destinado R$ 101,641 milhões. Por parte do Poder Executivo, que terá pouco mais de R$ 4,5 bilhões, as secretarias com maior orçamento previsto são as de infraestrutura (R$ 1.133 bilhão), planejamento, orçamento e gestão (R$ 918,380 milhões) e saúde (R$ 912,500 milhões).  

As projeções têm como base os 3 últimos anos e também se baseiam no Produto Interno Bruto (PIB) e no IPCA, que verifica a inflação.   

Emendas impositivas parlamentares: cada vereador terá R$ 2,6 milhões 

Durante a apresentação de José Leiton, as emendas parlamentares foram citadas. Com os dados de setembro de 2024, o valor total entre emendas diretas e indiretas foi de R$ 51.288,864 milhões. Já foram desbloqueados mais de R$ 45 milhões. 

Para 2025, a estimativa é que cada vereador tenha R$2.625.095,83 milhões para destinar em emendas impositivas, sendo 50%, obrigatoriamente, para a área da saúde. A expectativa é que o parecer da chegada da LOA na Casa Parlamentar ocorra nesta terça-feira (26/11) e a partir disso, os vereadores terão 05 dias para apresentar as emendas. 

Prioridades para 2025  

Durante a apresentação, o secretário apresentou algumas prioridades para 2025, como finalizar os projetos ligados à infraestrutura, promover o desenvolvimento econômico e social, com acesso e oportunidades iguais para todos; incrementar a qualidade na prestação de serviços públicos, como saúde, educação, com foco na população mais vulnerável; planejar ações descentralizadas e transparentes, mediante incentivo à participação da sociedade em todas as políticas públicas; promover o plantio e o reflorestamento de áreas públicas, revisar o Plano Diretor, incrementar a valorização das carreiras dos servidores públicos, promover a redução da pobreza, políticas públicas para a população LGBTQIAP+, assim como um estudo técnico e a visibilidade para a construção de um hospital público veterinário e ampliar os recursos e funcionamento do fundo municipal de cultura. 

Investimentos  

Além disso, durante a apresentação foi possível verificar o quantitativo de investimentos em Aracaju, que ultrapassou R$ 686,6 milhões, valor superior a 2023 (R$ 332,5 milhões). Segundo o coordenador, esse aumento do valor em investimentos se dá por alguns empréstimos feitos pela Prefeitura. “A estimativa é que esse valor aumente ainda mais e ultrapasse os R$ 900 milhões”, explica José Leilton 

O que disseram os vereadores? 

O vereador Pastor Diego (União) apresentou uma dúvida sobre o orçamento previdenciário, assim como sobre a margem de endividamento do município. O vereador Elber Batalha (PSB) destacou que “é um desafio da nova gestão construir as modificações necessárias para a LOA. O ideal era que esse orçamento fosse construído em transição com a nova gestão. Seria importante que a nova gestão indicasse o local em que esses recursos devem ser investidos para que possamos destinar as emendas impositivas. A previsão é que cada vereador destine R$ 1,3 milhão na área da saúde. Precisamos saber como esses recursos estão sendo aplicados”, pontuou.  

O vereador Sgt. Byron (MDB) disse que “queremos que as coisas, de fato, saiam do papel. Precisamos saber as prioridades da próxima gestão, como por exemplo, a construção de um hospital na Zona de Expansão. É necessário que discutamos agora, para podermos direcionar as emendas”, explicou. 

Eduardo Lima participa de Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/11/2024 13h55, última modificação 25/11/2024 15h07
Eduardo Lima participa de Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

Foto; gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) esteve presente na manhã desta segunda-feira, dia 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).  

Na oportunidade, o coordenador-geral de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG), José Leilton de Almeida, apresentou, por meio de dados e gráficos, o cronograma do Planejamento Estratégico Municipal (PEGM) 2021/2024, do Planejamento Plurianual de Ações (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da própria LOA.  

A LOA é uma ferramenta que ajusta e estipula todas as receitas e, consequentemente, todas as despesas da cidade para o ano seguinte. Antes de ser aprovada, ela é debatida pelos vereadores da capital com o objetivo de garantir uma execução com transparência e responsabilidade. 

Para Eduardo Lima, a presença do coordenador da SEPLOG na CMA é de suma importância, não só para Casa, como também para população que pôde acompanhar a Audiência.  

Além de Eduardo Lima (Republicanos), estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores Breno Garibalde (Rede), Sargento Byron (MDB), Elber Batalha (PSB), Isac Silveira (União Brasil) e o vereador e futuro vice-prefeito, Ricardo Marques. 

Com autoria de Elber, Erika Ferrari Cunha receberá Título de Cidadã Aracajuana na próxima sexta-feira

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/11/2024 16h24, última modificação 25/11/2024 16h24
Com autoria de Elber, Erika Ferrari Cunha receberá Título de Cidadã Aracajuana na próxima sexta-feira

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na tarde da próxima sexta-feira, 29, a partir das 16h, Erika Ferrari Cunha receberá o Título de Cidadã Aracajuana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A honraria, concedida à diretora técnica da Energisa, é de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) e deve reunir diversos familiares e amigos na solenidade de entrega. 

Nascida no Rio de Janeiro, Erika mudou-se para Minas Gerais aos 12 anos. Formada em Engenharia Elétrica e pós-graduada em MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ela chegou a Sergipe em 2011 para assumir o cargo de coordenadora na área de pós e pré-operação técnica, pós-comercial, níveis de tensão e danos elétricos no Departamento de Operação da Energisa. Em 2015, tornou-se coordenadora de projetos e cadastro no Departamento de Construção e Manutenção. Já em 2020, assumiu a gerência de Planejamento e Orçamento, até alcançar, em 2023, a posição de diretora técnica, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.  

De acordo com Elber, o título é mais que merecido para essa grande mulher, profissional e cidadã. “Erika já mostrou o seu amor pela cidade e tem vários serviços prestados em todos esses anos por aqui. É alguém que demonstra em seus atos de forma valorosa que é realmente aracajuana”, comentou.  

Para a homenageada, ser aracajuana é desfrutar das diversas opções da cidade em todos os sentidos. “Aracaju é sinônimo de segurança, excelentes opções de lazer, mobilidade e clima maravilhoso. É me sentir em casa. Aqui encontrei o meu lugar. Posso rodar o mundo, mas é para cá que sempre vou voltar”, declarou. 

  

Onde? Câmara Municipal de Aracaju 

O que? Entrega do Título de Cidadã Aracajuana a Erika Ferrari Cunha 

Quando? Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 

Que horas? Às 16h 

Escola do Legislativo de Aracaju recebe visita de cortesia do coordenador pedagógico da Elese

por Lucas Oliver, Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo — publicado 26/11/2024 11h23, última modificação 26/11/2024 11h23
Escola do Legislativo de Aracaju recebe visita de cortesia do coordenador pedagógico da Elese

Foto: Lucas Oliver

A diretoria da Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu nesta segunda-feira (25) a visita de cortesia de Carlos Vinícius, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo de Sergipe Deputado João de Seixas Dória (Elese).

Na ocasião, o diretor da unidade escolar, Vander Costa, deu as boas-vindas ao coordenador e o acompanhou apresentando as instalações da Escola do Legislativo de Aracaju. “Estamos recebendo o Carlos Vinícius, que gentilmente veio à nossa Casa para conhecer a estrutura física, além de mostrarmos o planejamento pedagógico da unidade e estreitar laços com a Elese”, pontuou.

O coordenador pedagógico da Elese, Carlos Vinícius, ficou surpreso com o espaço da Escola do Legislativo de Aracaju. “Gostei muito da estrutura, tudo no seu devido lugar. Esta visita de cortesia fez com que eu ficasse impressionado com o auditório e a gestão das atividades, além de estar localizada em um ponto estratégico”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola, Irla Suelem, destacou que está muito feliz com a parceria com a Elese no Curso de Organização e Gestão de Documentos, que será realizado no mês de dezembro. “As Escolas Legislativas trazem o papel de formar e qualificar, além de unirmos forças e competências para que servidores e população possam multiplicar seu conhecimento e nesta cortesia afirmamos nossa parceria que existe há alguns anos”, finaliza.

Presidente do Conselho de Segurança dos bairros América e Novo Paraíso pede fortalecimento da Polícia Comunitária

por Agência CMA — publicado 26/11/2024 12h30, última modificação 26/11/2024 12h53
José Airton dos Santos utilizou o espaço Tribuna Livre na manhã desta terça-feira ,26.
 Presidente do Conselho de Segurança dos bairros América e Novo Paraíso pede fortalecimento da Polícia Comunitária

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira (26/11), o espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o presidente do Conselho de Segurança dos bairros América e Novo Paraíso (Conseb), José Airton dos Santos, para discutir a necessidade de ampliação do efetivo das polícias comunitárias nos bairros da capital.

De acordo com José Airton, as policias comunitárias exercem um importante papel junto às comunidades por integrá-las e ter mais afinidade com as demandas locais e dos moradores. Segundo o presidente do Conseb, poucos locais em Aracaju possuem este tipo de policiamento atualmente.

“A Polícia Comunitária teve início no estado de Sergipe em 1996, no bairro América, mas quase não existe mais em nossa cidade. No bairro América, existe ainda um Posto de Atendimento ao Cidadão, o PAC, que fica no Santuário São Judas Tadeus desde que foi fundado, mas como fazer uma polícia comunitária sem ter efetivo?”, questiona José Airton.

“A comunidade daquela região é composta por bairro América, Novo Paraiso, Tiradentes, Lourival Batista, Capucho, Veneza I; toda aquela área ao lado da Petrobras, a área ao lado da antiga penitenciária. É uma área que abrange 36 mil habitantes, é muito grande para se ter apenas uma viatura e dois policiais. No início, a polícia comunitária tinha duas viaturas e três motos que fazia a segurança junto com a guarda municipal. Hoje, tem dias que não tem viatura e a população fica sem ronda. A gente pede ao governador do estado que reestruture a polícia comunitária. A secretaria nacional de segurança pública envia verbas para isso”, afirma o presidente do Conseb.

O que disseram os vereadores

Segundo a vereadora Sônia Meire (PSOL) é necessário a construção da segurança pública com participação e controle social. A vereadora reforça que existe legislação estadual prevendo a formatação de uma segurança pública com participação popular e atuação das forças de segurança dentro das comunidades.

“No entanto, o Estado de Sergipe abandonou completamente o seu plano de ação dentro dessa perspectiva. Nós tivemos uma polícia comunitária forte em períodos passados, inclusive sob a liderança de doutor Wellington Mangueira, que fez um trabalho muito importante naquele período. Infelizmente, esse projeto foi abandonado”. 

Para o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) a política pública de segurança atual é baseada em um sistema de mobilidade, ido na contramão aos PACs, que são pontos fixos nas comunidades. “Devido ao quantitativo de efetivo ainda temos uma deficiência. O governo do Estado tem se preocupado em suprir as baixas que a polícia tem devido às aposentadorias, aos militares que ingressam em outras carreiras, mas ainda assim não tem sido suficiente. O planejamento de segurança pública é feito diante de uma mancha criminal. Eu não conheço quais aspectos voltados aos crimes cometidos no bairro América, mas há de se pensar em colocar junto ao secretário de segurança pública a necessidade de fortalecimento da polícia comunitária novamente.

O vereador Elber Batalha (PSB) diz que esse modelo de polícia foi implantando por um humanista de esquerda, se referindo a Wellington Mangueira. “Hoje o modelo implementado e defendido pelas opções políticas que muitas pessoas têm feito é o da polícia que mata. Só que se esquecem que essa polícia mata o filho dos pobres e se torna também a polícia que mais morre”.

A Tribuna Livre

 A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade; ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.

Presidente da CMA participa da posse do Procurador-Geral de Justiça do MP/SE

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 26/11/2024 12h06, última modificação 26/11/2024 12h06
Presidente da CMA participa da posse do Procurador-Geral de Justiça do MP/SE

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta segunda-feira (25/11), o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), participou da posse do Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, Dr. Nilzir Soares Vieira Júnior, eleito para o biênio 2024-2026. A cerimônia foi realizada no Ministério Público de Sergipe.

“Estamos prestigiando a posse do doutor, e tenho certeza de que ele realizará um grande trabalho. Torcemos para que o MP continue agindo de forma altiva, fiscalizando os recursos públicos, que são do interesse da sociedade”, explicou o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos. 

A vereadora e futura prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), também participou da posse e destacou que “o Ministério Público tem um papel muito importante para a sociedade, pois aborda os direitos coletivos. Uma posse como essa é importante para que possamos andar juntos, pelo bem da sociedade”. 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou que “quando todos os Poderes estão em sintonia, quem ganha é a população. Por isso, ficamos felizes com a parceria que existe entre Governo do Estado e Ministério Público. Desejo que o doutor tenha um excelente trabalho e que possamos ter uma relação respeitosa, para ajudar cada vez mais os sergipanos”. 

Já o procurador-geral empossado, Dr. Nilzir Soares Vieira Júnior, explicou que essa nova função trará muitas responsabilidades. “De um lado, representa a realização de um sonho, após muitos anos de trabalho. Temos a incumbência de defender a democracia, os direitos fundamentais e enfrentar a corrupção. São atividades vastas e, a partir disso, o Ministério Público conquistou credibilidade por parte da população. Agora, o desafio do gestor é manter esse conceito”, ressaltou o procurador. 

Sobre o Ministério Público 

O Ministério Público é um órgão independente e, segundo a Constituição Federal, é uma instituição permanente que possui autonomia e independência funcional. Entre suas funções destaca-se a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Vereadores eleitos serão diplomados no dia 17 de dezembro no Teatro Tobias Barreto

por Agência CMA — publicado 26/11/2024 13h14, última modificação 26/11/2024 13h14
Aracaju terá 26 vereadores na próxima legislatura que se inicia 1º de janeiro de 2025
Vereadores eleitos serão diplomados no dia 17 de dezembro no Teatro Tobias Barreto

Foto: Gilton Rosas

No dia 17 de dezembro, às 16h30, será realizada no Teatro Tobias Barreto a cerimônia de diplomação dos eleitos por Aracaju nas eleições municipais de 2024, que aconteceram nos dias 06 e 27 de outubro, respectivamente 1º e 2º turno.

Neste ano, os cerca de 416 mil eleitores aptos em Aracaju elegeram prefeito, vice-prefeito e 26 vereadores; acrescentando para a próxima legislatura mais 2 parlamentares no legislativo aracajuano, devido ao crescimento da população apontado por dados do IBGE.  

Segundo o analista e assessor de trabalhos legislativos da CMA, Moacir Santana, a diplomação organizada pela Justiça Eleitoral é um evento que formaliza a escolha dos eleitos nas urnas, marcando o encerramento do processo eleitoral.

“A diplomação vai terminar o ciclo da eleição, é quando o TRE vai entregar os diplomas para aqueles que foram eleitos e também para os 2 suplentes. Após cada vereador receber o seu diploma, eles estarão aptos a apresentar a documentação na Câmara para que a Casa elabore os termos de posse para que, no dia primeiro, eles efetivamente sejam empossados como vereadores do Município de Aracaju”, disse Moacir.

Confira abaixo a relação dos eleitos que serão diplomados. 

Prefeita:

 Emília Corrêa (PL)

 

Vice-Prefeito:

 Ricardo Marques (Cidadania)

 

Vereadores (Por ordem de número de votos):

Ricardo Vasconcelos (PSD): 11.120 votos

Breno Garibalde (Rede): 7.834 votos

Moana Valadares (PL): 7.216 votos

Nitinho (PSD): 5.607 votos

Iran Barbosa (PSOL): 5.528 votos

Joaquim da Janelinha (PDT): 4.804 votos

Professora Sônia Meire (PSOL): 4.391 votos

Isac (União Brasil): 4.191 votos

Levi Oliveira (PP): 4.109 votos

Anderson de Tuca (União Brasil): 3.968 votos

Camilo Daniel (PT): 3.849 votos

Lúcio Flávio (PL): 3.847 votos

Pastor Diego (União Brasil): 3.804 votos

Vinicius Porto (PDT): 3.773 votos

Selma França (PSD): 3.718 votos

Fábio Meireles (PDT): 3.483 votos

Miltinho Dantas (PSD): 3.416 votos

Sgt. Byron Estrelas do Mar (MDB): 3.289 votos

Soneca (PSD): 3.234 votos

Binho (Podemos): 2.986 votos

Maurício Maravilha (União): 2.986 votos

Elber Batalha (PSB): 2.966 votos

Alex Melo (PRD): 2.938 votos

Sávio Neto de Vardo da Lotérica (Podemos): 2.872 votos

Rodrigo Fontes (PSB): 2.496 votos

Thannata da Equoterapia (Mobiliza): 2.271votos

Câmara Municipal de Aracaju aprova 13 proposituras na 100ª Sessão Ordinária

por Ivo Jeremias e Camila Farias - Agência CMA — publicado 26/11/2024 17h09, última modificação 26/11/2024 17h09
Câmara Municipal de Aracaju aprova 13 proposituras na 100ª Sessão Ordinária

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (26/11), durante a 100ª sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou 13 proposituras, sendo cinco Projetos de Decreto Legislativo, quatro em 1º discussão, 3 Moções e um requerimento.

Aprovados em 1º Discussão
O PL nº 84/2024, de autoria do vereador Binho (Podemos), reconhece de utilidade pública a associação de Aikido policial e comunitário – ASAPCOM. Já o Pl nº 190/2024 estabelece, no calendário do município de Aracaju, o “Dia da Educação Infantil”, a ser celebrado no dia 25 de agosto. A autoria é do vereador Isac Silveira (União Brasil).

De autoria do vereador Anderson de Tuca (União Brasil), o PL nº 191/2024 cria o selo “empresa amiga dos autistas”, destinado às empresas que adotem políticas internas de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ações de conscientização da comunidade sobre o TEA e que contribuam com projetos e ações na promoção de sua inclusão no mercado de trabalho. Para obtenção do selo, fica obrigatório o cumprimento de pelo menos dois desses critérios.

O PL Nº 221/2024 institui a campanha municipal denominada “farmácia veterinária solidária” em  Aracaju. O autor é o vereador Isac Silveira (União Brasil).


Decretos Legislativos
Cinco projetos de decretos legislativos foram aprovados para conceder títulos de cidadania aracajuana. Três deles (n° 94, n°95 e n°96) são de autoria do vereador Adriano Taxista (Podemos) e concedem títulos para os senhores Benjamin Zymler, Frei Gleizer e Reverendissimo Padre Jadson da Silva.

De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), o projeto de decreto legislativo nº 92 concede título ao senhor Zander Geovani dos Reis. Já o projeto n°98/2024, de autoria do vereador Eduardo Lima, concede o título à senhora Deise Santos do Nascimento.

Moções
O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) é autor da proposição de moção de aplausos, n° 93/2024, ao Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (SINDIJOR) pela celebração de seus 28 anos de fundação. É também de Byron a iniciativa de moção de aplausos, n°96/2024, ao grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), da Polícia Militar, pelo gesto de bravura e profissionalismo, no qual, no desempenho de suas atividades, evitaram uma tragédia no parque São José, em Nossa Senhora do Socorro.


O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) é autor de moção de aplausos n° 94/2024 ao médico Bruno moura pela gestão à frente do Huse, Hospital de Urgência de Sergipe .

Isac defende investimentos para a saúde, em Audiência Pública sobre a LOA

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/11/2024 15h08, última modificação 26/11/2024 15h08
Isac defende investimentos para a saúde, em Audiência Pública sobre a LOA

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 25, o Vereador Isac Silveira (União Brasil) participou da Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Durante a apresentação, conduzida pelo coordenador-geral de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG), José Leilton de Almeida, foram detalhados os valores e as diretrizes que deverão nortear o uso dos recursos públicos no próximo ano. A previsão de receita para Aracaju em 2025 é de R$ 4,648 bilhões. 
Em sua fala, Isac destacou a importância do planejamento orçamentário e da aplicação adequada dos recursos públicos, com ênfase na área da saúde. “Tem no orçamento as próprias receitas do município, a parte dos tributos, dos impostos pagos pelos cidadãos, mas também têm uns recursos de capital que são recursos advindos dos bancos internacionais e do Governo Federal, por exemplo. Então Emília Corrêa (PL), futura prefeita, tem uma grande responsabilidade. São mais de R$ 4,648 bilhões para que você possa atender aos anseios da nossa população. Para mim, esse momento que se discute o orçamento público é mais que especial. A questão da saúde ainda ocupa a prioridade na discussão do investimento e nós precisamos ampliar essa quantidade de recurso para que tenhamos uma saúde muito mais presente e suficiente para o nosso povo”, declarou Isac. 
O parlamentar reforçou que o debate orçamentário é fundamental para garantir que os recursos sejam aplicados em áreas prioritárias e atendam às necessidades da população. A proposta orçamentária na Câmara deverá ser amplamente debatida pelos vereadores nos próximos dias. 

Início do Julgamento do caso Genivaldo é destacado pela vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa Parlamentar — publicado 26/11/2024 15h15, última modificação 26/11/2024 15h15
Início do Julgamento do caso Genivaldo  é destacado pela vereadora Sonia Meire

Foto: Gilton Rosas

Foi iniciado, nesta terça-feira (26), o júri popular dos três ex-policiais rodoviários federais acusados do homicídio de Genivaldo de Jesus Santos. A vereadora Sonia Meire (Psol) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o tema. Genivaldo foi morto durante uma abordagem policial no município de Umbaúba, ao ser trancado no porta-malas de uma viatura da PRF com gás lacrimogênio. Os acusados Paulo Rodolpho Lima, Kleber Nascimento e William de Barros respondem por crime de tortura e homicídio triplamente qualificado, estando presos desde outubro de 2022. Os ex-agentes foram demitidos em agosto de 2023.

 
“Sob nosso pedido,  a sessão de hoje foi intitulada Genivaldo de Jesus Santos, porque hoje é o início do júri popular dos três exs agentes da PRF que tiraram a vida de Genivaldo em 2022. O julgamento poderá se estender para os próximos dias dependendo da dinâmica. Nós estivemos ontem na cidade de Estância dando entrevista em uma rádio, e pedimos que a população acolha as pessoas e a família que chegariam hoje na cidade para o júri. Minha solidariedade à mãe de Genivaldo, as irmãs, esposa e ao seu filho. É lamentável, e só chegamos ao júri porque houve uma filmagem do fato, do processo de tortura e seu assassinato no camburão de um veículo”, disse Sonia Meire.
 
O júri está composto por quatro homens e três mulheres, e pode ter a duração de até sete dias. O julgamento está acontecendo no município de Estância e sendo presidido pelo juiz federal Rafael Soares, da 7º Vara Federal de Sergipe. A imprensa está limitida, com sorteios diários de cinco profissionais de comunicação podendo acompanhar, e está proibido o uso de gravadores, câmeras e microfones.
 
“Esse crime não só tirou a vida de Genivaldo, mas ele tem se repetido na nossa sociedade em diversos lugares do Brasil. Isso faz parte de um modus operandi, de uma deformação de um modelo de segurança pública baseado no militarismo. Baseado na ideia de uma concepção militar que prepara as pessoas o tempo inteiro como se elas estivessem em estado de guerra. E é sobre isso que nós precisamos continuar combatendo. Por isso não podemos silenciar”, finalizou a vereadora.

Vereador Pastor Diego cobra melhor segurança e atendimento no Parque da Sementeira

por Lucivânia Pereira - Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 26/11/2024 15h19, última modificação 26/11/2024 15h19
Vereador Pastor Diego cobra melhor segurança e atendimento no Parque da Sementeira

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira, 26, o vereador Pastor Diego (União) fez um apelo por melhorias na segurança e infraestrutura do Parque da Sementeira. Em visita feita ao local, o parlamentar presenciou uma grande aglomeração de pessoas e destacou a falta de condições adequadas para atender o público.

Segundo o vereador, o parque, que se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade e tem atraído diversos visitantes no período natalino, carece de medidas para garantir a segurança dos frequentadores. Ele criticou a ausência de patrulhas da Guarda Municipal no local, mesmo com a alta concentração de famílias e crianças.

“Não vi uma bicicleta da Guarda Municipal fazendo ronda. Crianças podem se perder, confusões podem acontecer, e não há um efetivo rodando dentro do parque. À noite, a situação se agrava: o local é escuro e perigoso, o que aumenta o risco de crimes. Precisamos de um reforço da guarda neste período de festividades”, alertou.

Além da segurança, Diego destacou a necessidade de um posto médico da Secretaria Municipal de Saúde no ambiente. “Eventos com grande público exigem suporte médico e a disponibilidade de uma ambulância para emergências. Se uma criança se acidenta ou alguém passa mal, não há estrutura para atender. O trânsito para sair é caótico, o que torna a situação ainda mais crítica em caso de emergência. É indispensável ter um posto médico e uma ambulância à disposição”, afirmou.

Apesar das críticas, Diego elogiou a beleza do parque e sua função enquanto espaço de lazer e convivência. “Essa popularidade é um reflexo positivo do turismo e do desenvolvimento da cidade. Porém, o poder público precisa oferecer uma estrutura que acompanhe o crescimento da demanda”, endossou.

Símbolos Religiosos

Na oportunidade, Pastor Diego reconheceu a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou legal a presença de símbolos religiosos, como crucifixos, em prédios públicos. O vereador celebrou o entendimento de que esses símbolos fazem parte da tradição cultural brasileira e não violam o princípio do Estado laico.

“O STF compreendeu que a sociedade brasileira foi construída sob a influência do cristianismo. Essa decisão reforça a liberdade religiosa e valida a importância cultural do cristianismo na formação da nossa identidade como nação”, destacou Diego.

Eduardo Lima destaca preocupação com a votação do orçamento e a destinação das emendas impositivas para 2025

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/11/2024 16h08, última modificação 26/11/2024 16h08
Eduardo Lima destaca preocupação com a votação do orçamento e a destinação das emendas impositivas para 2025

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos), na manhã desta terça-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o pequeno expediente, usou sua fala para destacar uma preocupação com a proximidade da votação do Orçamento Anual e a destinação das Emendas Impositivas para 2025.

 

Segundo o parlamentar, essa preocupação que o incomoda é fruto da inércia do Município em realizar ações principalmente nas áreas da saúde e educação que façam a diferença na vida da população por meio  do bom uso dos recursos destinados através das emendas.

 

Eduardo citou que Unidades Básicas de Saúde (UBS) como as dos bairros Dom Luciano, São Conrado;  hospitais como Fernando Franco na zona Sul e Nestor Piva na zona Norte necessitam de mais apoio da prefeitura para garantir uma melhor operacionalização de suas funções, incluindo a ampliação do Nestor Piva, para atender melhor essas comunidades tão populosas. 

 

Além disso, Eduardo Lima ainda relembrou aos colegas de parlamento sobre a questão da escola Freitas Brandão, que foi fechada para abertura de uma Casa Lar, sendo transformada em abrigo para pessoas em situação de rua, quando o município tem um déficit de 2000 crianças sem creche por falta de vagas. 

 

"Eu deixo essa pergunta aos senhores, e deixo também essa pergunta ao presidente Ricardo Vasconcelos: presidente, nós estamos a dias de votar o Orçamento, o que chegou aqui do município como projeto, pra que que nós vereadores nos debruçássemos e apresentássemos emendas pra a partir de janeiro, fevereiro, primeiro trimestre começar a ser implementado e aprovado no Executivo?" 

 

O próprio Eduardo Lima respondeu a sua indagação alegando que a Casa não tem projetos do município para tais desdobramentos, destacou ainda que gostaria muito que as suas emendas fossem utilizadas na ampliação do hospital Nestor Piva ou na construção do novo Sistema POP de Aracaju .

 

Para encerrar, o vereador fez um apelo aos colegas Dra. Emília Corrêa (PL), prefeita eleita e Ricardo Marques (Cidadania), vice- prefeito eleito, para que pensem em projetos de grande relevância para sociedade, para que, assim, a CMA, por meio das Emendas Impositivas, possa fazer muito mais do que já tem sido feito para população aracajuana.

Cícero do Santa Maria cobra ações efetivas de prevenção ao câncer de próstata

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 09h51, última modificação 27/11/2024 09h51
Cícero do Santa Maria cobra ações efetivas de prevenção ao câncer de próstata

Foto: Gilton Rosas

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. É também o segundo com maior taxa de mortalidade, atrás do câncer de pulmão. E para falar sobre a importância de um tratamento adequado, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) cobrou maior atenção por parte do poder público. 
De acordo com o vereador, a população não tem acesso ao tratamento. “Quando procuram os postos de saúde para marcar consulta com urologista, não encontram e precisam tirar dinheiro do bolso para pagar um médico particular”, lamentou. 
Outro problema apontado pelo parlamentar está na realização dos exames preventivos. “O SUS não faz esses exames, eu sei disso porque eu tive a suspeita de um câncer na próstata e sei o quanto as pessoas sofrem. Fiz uma pesquisa de biópsia,  em São Paulo, custa R$500, em Sergipe, não tem pelo SUS e paguei R$1.500 particular porque tinha que ser acompanhado de uma ultrassonografia. Uma pessoa que ganha um salário mínimo vai poder pagar por esse exame?”, questionou Cícero do Santa Maria. 
“Não adianta uma campanha de Novembro Azul se não abrirmos as portas para essas pessoas. Temos que ter um atendimento efetivo e não ficar só falando em campanhas, além disso, peço ao governador, ao prefeito e a prefeita eleita que tenham um olhar mais sensível à causa ao longo de todo o ano, não só no mês de novembro”, cobrou Cícero do Santa Maria. 

Vereador Joaquim da Janelinha reafirma compromisso com a causa animal em visitas a Ongs de Aracaju

por Monique Costa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 10h11, última modificação 27/11/2024 10h11
Vereador Joaquim da Janelinha reafirma compromisso com a causa animal em visitas a Ongs de Aracaju

Foto: Monique Costa

Na tarde desta terça-feira (26), o vereador Joaquim da Janelinha deu um importante passo em defesa da causa animal ao visitar duas instituições fundamentais em Aracaju: o Instituto Canto Vivo e a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA). As visitas reforçam seu compromisso em apoiar iniciativas voltadas ao bem-estar e à proteção dos animais na capital sergipana. 
Canto Vivo: Um Refúgio de Amor e Cuidado , fundado em 2004, o Instituto Canto Vivo, liderado por Cristiane Nogueira, abriga cerca de 80 animais, entre cães e gatos, em seu sítio localizado no Mosqueiro. Durante a visita, o vereador pôde conhecer de perto o trabalho incansável da equipe que, com dedicação e carinho, oferece acolhimento e cuidado aos animais. 
“A história do Canto Vivo é um exemplo de como o amor e o esforço conjunto podem transformar vidas”, destacou Joaquim. 
ADASFA: Pioneirismo e Resiliência, a  Adasfa, uma das ONGs mais antigas de Aracaju, foi outro destino do parlamentar. Fundada em 1999 e liderada por dona Maria Antônia, a instituição acolhe atualmente cerca de 900 animais, sendo referência na capital. Joaquim foi recebido por voluntários que apresentaram as demandas e os desafios enfrentados pela entidade, sustentada principalmente pelo trabalho voluntário. Ele também agradeceu à mediadora Josiane, responsável por organizar o encontro. 
“O que vi aqui é a prova da força e resiliência de pessoas que dedicam suas vidas a cuidar de animais que precisam de ajuda. Esse trabalho merece todo o reconhecimento e apoio possível”, afirmou. 
 
Compromisso com a Causa 
Sensibilizado pelas necessidades das ONGs, Joaquim da Janelinha reafirmou seu compromisso com a causa animal. O vereador anunciou que destinará emendas parlamentares para fortalecer projetos que promovam a saúde, o bem-estar e a proteção dos animais. “Vamos seguir apoiando instituições como o Canto Vivo e a ADASFA, que fazem um trabalho essencial para a nossa cidade. Proteger os animais é também cuidar do nosso futuro”, concluiu. 
As visitas reforçam a atuação do vereador em pautas sociais e ambientais, consolidando seu compromisso com iniciativas que tragam dignidade e cuidado aos animais de Aracaju.

“As pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar”, declarou Elber defendendo o fim da escala 6x1

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 27/11/2024 10h23, última modificação 27/11/2024 10h23
“As pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar”, declarou Elber defendendo o fim da escala 6x1

Foto: Gilton Rosas

A PEC da escala 6x1 que tramita no Congresso Nacional foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) dessa terça-feira, 26. Na ocasião, ele destacou a sugestão de reduzir impostos para os contratantes e até melhorar a qualidade de vida de diversos profissionais. 

 

O sistema 6x1 vem gerando diversos debates nas ruas e redes sociais. Sobre o assunto, o parlamentar se mostrou inteirado de pautas que cercam com fotos e fatos como o uso de trabalho infantil, além de polêmicas manchetes sobre o 13º na época da sua implantação. “Eu tenho visto muitas pessoas dizendo que isso vai quebrar o comércio, vai tornar inviável a indústria. Esse mês, discurso foi feito lá atrás quando na Inglaterra da revolução industrial se tentou proibir o trabalho infantil. Onde crianças eram usadas para gerir as máquinas com a desculpa que seus dedos eram mais finos. Assim, como aconteceu quando pensaram no 13º salário dizendo que seria desastroso”, comentou. 

 

Segundo Elber, o que se tem nessa jornada são trabalhadores cada vez mais cansados e sem aproveitar coisas simples da vida. “São pessoas que trabalham no shopping e não se encontram como marido e mulher, já que folgam aos domingos apenas uma vez ao mês e precisam tentar a sorte de conciliar as datas. Esses cidadãos não acompanham o passado do dia para a noite, eles entram com o dia claro e saem na escuridão”, declarou. 

 

Por fim, ele sugeriu o que acha correto em toda essa discussão. “Que não passe a modalidade 4x3 que propõe a emenda, mas temos que caminhar para que pelo menos 5x2 e uma jornada de trabalho de 36 ou 44 horas semanais. Que se dê compensação aos empresários por isso, como redução de impostos ou de algum agregado. Mas as pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar”, concluiu. 

Elber cobra ações efetivas para o Novembro Azul na saúde municipal

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 11h26, última modificação 27/11/2024 11h26
 Elber cobra ações efetivas para o Novembro Azul na saúde municipal

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) levou a pauta do Novembro Azul à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nessa terça-feira, 26, junto às cobranças por melhorias efetivas para a saúde dos pacientes com câncer de próstata no município. No seu discurso, ele lembrou dos dois amigos que perdeu para a doença este ano e cobrou a falta de biópsia nestes casos na saúde pública. 

 

Mais uma vez, Elber falou sobre a situação dos homens que precisam do exame mais detalhado para os seus tratamentos na rede municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O discurso deste mês não pode ficar apenas no discurso. É necessário que tenhamos não somente na comemoração, mas na prática diária parlamentar”, disse.

 

Contando sobre a morte de dois amigos com esse câncer e o valor do procedimento que precisou ser particular em cada período, ele lembrou que destinou parte das suas emendas de 2023 para a SMS, mas infelizmente o andamento do processo não ocorreu como o esperado. “Quero registrar a minha lamentação com parte da Secretaria Municipal de Saúde, em especial com a ex-secretária Waneska. Tínhamos um compromisso com as emendas, que era retomarmos a realização das biópsias de câncer de próstata. Mas, para o meu lamento, a verba que realocamos para lá, tive a surpresa de saber que o recurso foi utilizado mesmo na saúde, mas para outra finalidade”, comentou. 

 

Lembrando das emendas parlamentares de 2024, ele fez um pedido aos colegas vereadores. “Se cada parlamentar desse quase R$ 1 milhão que podemos indicar para a saúde, separar R$ 50 mil para a retomada deste trabalho, vamos juntar somente entre nós: R$ 1.200.000. Isso possibilitará a futura prefeita eleita retomar esse trabalho. Isso salvará muitas vidas, já que o SUS paga o tratamento, mas não tem a biopsia”, finalizou explicando que a iniciativa já existe no Hospital São José e cuidará por um ano de todos os pacientes se o montante for realmente arrecadado. 

Vereador Pastor Diego critica gestão do HU e expõe dificuldades de pacientes neuroimunes

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 27/11/2024 12h17, última modificação 27/11/2024 12h17
Vereador Pastor Diego critica gestão do HU e expõe dificuldades de pacientes neuroimunes

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (União) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 27, para pontuar os desafios e dificuldades da atual gestão do Hospital Universitário (HU). Ele destacou a precarização no atendimento a pacientes com doenças neuroimunológicas, como as assistidas pelo Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuroimunes (CADNI).

Segundo o parlamentar, pacientes que antes recebiam tratamento adequado e regular têm enfrentado sérias dificuldades. Diego afirmou que o espaço exclusivo para esses atendimentos foi desativado. Além disso, há relatos de atrasos na entrega de medicamentos. "A medicação que deveria ser administrada a cada 30 dias está atrasada em até três meses. Isso é um absurdo, considerando a gravidade das doenças que essas pessoas enfrentam", disse Pastor Diego.

Outro ponto de preocupação levantado pelo vereador foi a ausência de profissionais especializados. Ele destacou que a médica voluntária que atendia os pacientes não está mais atuando devido à falta de estrutura oferecida pelo hospital. “Recebi relatos de que a doutora Liz, que atendia as pacientes com dedicação e competência, não tem mais um local para realizar os atendimentos. É uma perda imensa para essas mulheres, que já enfrentam tantas dificuldades”, considerou.

Para Diego, a situação atual contrasta fortemente com a gestão anterior do HU, comandada pelo ex-superintendente Dr. Dalmo. Ele lembrou que, naquela época, os tratamentos eram realizados pontualmente e em um espaço adequado. "Tínhamos uma gestão que buscava melhorias constantemente. Agora, vemos uma falta de diálogo e de compromisso com os pacientes que mais precisam", criticou.

O parlamentar relata que já se reuniu com a presidente do CADNI, Camila Oliveira, e que conta com a sensibilidade da deputada federal, Yandra Moura (União) para contornar essa situação. Conjuntamente, Diego e os representantes do CADNI apresentaram a problemática e o impacto da desassistência. "As pacientes estão sem medicação, sem o acompanhamento de especialistas, e isso está afetando gravemente a saúde e a qualidade de vida delas", declarou.

Pastor Diego também lamentou a falta de diálogo entre a nova gestão do HU e a sociedade, destacando que não há iniciativas para captação de recursos ou busca de apoio junto aos parlamentares. "O Dr. Dalmo chegou a vir à Câmara para apresentar projetos e buscar investimentos. Agora, não vemos esse mesmo esforço. Quem sofre é a população, que depende de um serviço de saúde eficiente", concluiu.

“A gente tem que deixar o mundo para as próximas gerações, não podemos degradar tudo” , defende Ricardo Vasconcelos

por Agência CMA — publicado 27/11/2024 12h30, última modificação 27/11/2024 12h31
O presidente da Casa Legislativa utilizou a tribuna para denunciar obras na capital sergipana que não priorizam o cuidado com o meio ambiente
“A gente tem que deixar o mundo para as próximas gerações, não podemos degradar tudo” , defende Ricardo Vasconcelos

Foto: Gilton Rosas


Na manhã desta quarta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), utilizou a tribuna para demonstrar sua inconformidade com a derrubada de árvores em grandes avenidas da capital sergipana em razão da construção de pistas e ciclovias. 

O pronunciamento do presidente veio após a denúncia do vereador Breno Garibalde (Rede) sobre a situação da obra na Avenida Visconde de Maracaju, onde o canteiro central com árvores está sendo asfaltado.

“Isso que está acontecendo na Visconde de Maracaju não é um problema isolado. Várias outras localidades, a exemplo da Hermes Fontes e da Tancredo Neves, passaram por isso. A prefeitura queria fazer uma ciclovia ou calçadão e pensaram logo em derrubar as árvores. Como se não fosse melhor andar na sombra. Eu sou um ambientalista, creio que somos inquilinos nessa Terra. Não podemos só degradar tudo, sem pensar nas próximas gerações”, disse Ricardo. 

Em sua fala, o presidente pediu ainda que a próxima gestão municipal pense primeiramente na população aracajuana e depois no progresso. Construindo, dessa forma, uma cidade mais humana, que cuida do meio ambiente e o prepara para as próximas gerações. “Antes do concreto, vem o ser humano. Aracaju está se encaminhando para ser uma cidade cada vez menos humana e que não pensa em seus munícipes”, ressaltou.

“Em outras cidades como Maceió e João Pessoa, nós vemos várias ruas e avenidas todas fechadas com copas de árvores. É muito mais agradável e bonito para caminhar. Na França, também tem um projeto de paisagismo, que indica o tipo de árvore que combina com a arquitetura de cada bairro. Já, aqui em Aracaju, não temos planejamento nenhum para isso. Inclusive, um estudo da UFs revelou que temos um déficit de 360 mil árvores para atingir um nível satisfatório”, argumentou. 

Apartes

O vereador Breno Garibalde (Rede) reforçou a fala do presidente de que não é possível que a cidade continue crescendo sem pensar no meio ambiente. “Quem vai andar na ciclovia sem cobertura arbórea, nesse sol quente de Aracaju? Não é com asfalto e cimento que vamos resolver a situação da mobilidade urbana da cidade”, disse. 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) parabenizou a fala de Ricardo e aproveitou para chamar atenção para a situação do sertão sergipano. “Alguns proprietários de fazendas só pensam em desmatar para criar gado, sem deixar nenhuma reserva de mata nativa. Bem assim acontece na cidade, desmatam e não pensam plantar árvores frutíferas, por exemplo”, expôs.

O vereador Manuel Marcos (PSD) também seguiu a fala dos colegas parlamentares. “Quem vai praticar o ciclismo, vai atrás de um ar puro, e isso quem traz são as árvores. Fiquei impressionado com o grau de preservação da Mata Atlântica que vi em Salvador. Por que nossa cidade não pode ser assim também?”, pronunciou.

“Não é só asfalto e concreto que desenvolve uma cidade”, declara Breno Garibalde

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 12h55, última modificação 27/11/2024 12h56
“Não é só asfalto e concreto que desenvolve uma cidade”, declara Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira, 27, o vereador Breno Garibalde usou o plenário da Câmara de Aracaju para externar sua preocupação com a forma de execução de obras públicas na cidade de Aracaju.
“Mais uma obra está acontecendo na capital sergipana, sem a devida preocupação com o meio ambiente. Na Avenida Visconde de Maracaju, o canteiro central, que é bem arborizado, está sendo asfaltado. Isso mesmo! Para a gestão, o único caminho para melhorar a mobilidade urbana de Aracaju é arrancando árvore e enchendo a cidade de asfalto e cimento”, declarou Breno.
Ainda em sua fala, o vereador alertou sobre os impactos que essa obra pode causar, diante dos alagamentos que afetam a cidade no período chuvoso.
 “Quando chover, para onde vai escoar a água dali? Isso não foi pensado? A alegação é que tiraram as árvores para colocar as ciclovias. Mas será que pra isso precisa tirar um dos poucos corredores verdes de Aracaju? Qual a dificuldade de conciliar a mobilidade urbana com a arborização da cidade?”, questiona o parlamentar.
Breno finalizou fazendo um pedido para que a próxima gestão tenha um olhar mais atento às obras públicas de Aracaju. “É triste e revoltante ver o rumo que a cidade está tomando. Por isso, faço um alerta à nova gestão, para que os serviços feitos para melhorar a nossa mobilidade urbana andem em consonância com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, ressaltou o vereador.

Vereador Sargento Byron concede título de cidadão aracajuano ao 3º Sargento Robson Lage Pereira

por Jacqueline Vasconcelos — publicado 27/11/2024 13h00, última modificação 27/11/2024 13h38
Vereador Sargento Byron concede título de cidadão aracajuano ao 3º Sargento Robson Lage Pereira

Foto: China Tom

Na tarde da terça-feira, 26, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) por meio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o título de cidadão aracajuano ao 3º Sargento da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Robson Lage Pereira.
A solenidade contou com a presença de familiares e autoridades da Segurança Pública,  quando o vereador e autor do título fez questão de ressaltar a representação da polícia. "Falar em Segurança Pública e poder homenagear um nome como o do Sargento Robson Lage é ir além de uma homenagem pessoal. Trabalhei no 5° Batalhão da Polícia, em Nossa Senhora do Socorro, ao lado do nosso homenageado, onde, por vezes, o vi sair de casa muito cedo em operações que buscavam combater o tráfico, resgatar o ser humano e defender a sociedade. Feliz da polícia que possui profissionais como você, Lage! Aqui, represento 23 vereadores que aprovaram por unanimidade a minha propositura para esta honraria, bem como representam nossos 600 mil aracajuanos. Parabéns, novo cidadão aracajuano ! Parabéns por vestir esta farda em prol da nossa sociedade, do patrimônio público , com tamanha bravura !", destacou o parlamentar.
Em discurso, a irmã do homenageado,  Nayara Lage Pereira, não conteve a emoção: "estou muito feliz e emocionada com este momento. Agradeço a palavras do vereador Byron direcionadas ao meu irmão, aproveitando para acrescentar que, desde a infância, ouvimos falar em heróis e eu tenho a honra de ter um dentro da minha própria família. É assim que eu o enxergo. Um homem generoso, trabalhador, ético, digno de tantos elogios e reconhecimento. Em um momento como este, é impossível não lembrar do nosso pai. Onde ele estiver, sabemos do orgulho que ele sente de você. Meu desejo é que você siga nutrindo esse amor pela profissão, esse respeito e comprometimento com o outro. A cada operação eu rezo para que Deus te leve e te traga em segurança, porque só quem veste esta farda sabe o que cada dia representa".
Em meio a tantas falas e reconhecimento, o 3º Sargento Robson Lage também foi destacado pela sua lealdade e coleguismo. "Lage é uma das pessoas que eu posso dizer que contribuíram para que construísse a minha carreira até aqui. Uma amizade além da corporação, pautada na lealdade e na família. Por isso, digo a todos que ele é o irmão mais velho que eu não tive. Um homem que sempre respeitou e honrou a minha atuação e o meu potencial dentro do militarismo", declarou a Major da PM/SE, Manuela Gomes de Oliveira.
Complementando os discursos , o coronel Jorge Cirilo também registrou sua admiração ao homenageado: "em 28 anos de Polícia Militar, já passei por diversas unidades , onde pude contar com o profissionalismo, amizade e parceria do Sargento Lage. Ele quem escolheu a PM como sua família e estamos aqui afirmando essa reciprocidade. Este título foi construído por você, Lage ! Parabéns a você e, também, ao amigo e vereador Sargento Byron por essa iniciativa".


O homenageado, Robson Lage Pereira, nascido em Ribeira do Pombal/BA, atualmente atua como agente de Campo - CPME, encerrou a solenidade com o seu agradecimento: " minha história com Aracaju começou em 95, quando minha irmã ,com o desejo de aprimorar os estudos , veio para esta cidade, dentro dos esforços e possibilidades dos meus pais. Um ano depois, estávamos todos aqui. A cidade que eu abracei e escolhi como local para viver e construir minha vida profissional. Os senhores que estão aqui são as pessoas que contribuíram para a minha história na Polícia Militar do Estado de Sergipe.
Estou feliz e honrado. A homenagem vem a coroar o sentimento que eu já tinha no coração. Obrigado a todos, em especial, ao senhor, Sargento Byron !".

Câmara Municipal de Aracaju aprova 14 proposituras em Sessão Ordinária desta quarta-feira, 27

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 27/11/2024 15h07, última modificação 27/11/2024 15h07
O PL 142/2024, que estabelece critérios para que empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo recebam subsídios públicos, foi aprovado em 2ª discussão
Câmara Municipal de Aracaju aprova 14 proposituras em Sessão Ordinária desta quarta-feira, 27

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 27, durante a 101ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 14 proposituras. Entre elas, três Projetos de Lei em Redação Final, quatro em 2ª discussão, cinco em 1ª discussão e dois Requerimentos. 

Aprovado em Redação Final 

O PL nº 379/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), altera o parágrafo único da Lei nº 2380, de 14 de maio de 1996, que dispõe sobre controle de população e de zoonoses no município de Aracaju. A lei em questão proíbe a permanência de animais em espaços públicos e privados de uso coletivo. 

Com a modificação, o parágrafo único passa a valer com a seguinte redação: “Excetuam-se da proibição deste artigo, os locais, recintos e estabelecimentos legal e adequadamente instalados, destinados à criação, venda, treinamento, competição, alojamento, tratamento, bem como aqueles que estão em utilização como cão-guia, acompanhamento para atividade pedagógica, fins terapêuticos e em locais de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade”. 

O PL Nº 406/2023, cuja autor é o vereador Paquito de Todos (Podemos), reconhece de utilidade pública o grupo cultural e recreativo Assum Preto. 

De autoria do vereador Camilo Daniel (PT), o PL Nº 445/2023 estabelece política de preservação do rio Sergipe e dos demais cursos de água em seu transcurso pelo município Aracaju, a partir da demarcação territorial de trajetórias e nascentes, assim como a criação do fundo de preservação hidrográfica municipal. 

Aprovados em 2ª discussão 

Projeto de lei normatiza condições para que empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo recebam subsídios públicos 

Votado em caráter de urgência, o PL Nº 142/2024, de autoria de Camilo Daniel (PT), regulamenta condições para liberação de verbas de subsídio público às empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo. De acordo com a matéria, as empresas devem demonstrar o cumprimento dos compromissos trabalhistas com os trabalhadores do setor de transporte. 

Não poderão receber verbas públicas de subsídio as empresas concessionárias que estiverem em atraso com os salários dos trabalhadores do setor rodoviário e as que se encontrarem em débito em relação às obrigações previdenciárias. O projeto recebeu 6 emendas que foram analisadas em plenário pela Comissão de Justiça e Redação e Comissão de Finanças. Por critérios técnicos, apenas a sexta emenda, de autoria do vereador Pastor Diego, (União Brasil) foi aceita. 

Ela modifica os artigos 2º, 3º e 4º do Projeto de Lei Nº 142/2024, condicionando a liberação de verbas públicas à aprovação pelo poder legislativo municipal. A emenda também acrescenta a obrigatoriedade de apresentação de certidões negativas atinentes as obrigações até 10(dez) dias antes da data prevista para liberação dos recursos. 

O autor do PL 142, o vereador Camilo Daniel, usou a tribuna para destacar o engajamento dos trabalhadores rodoviários e agradeceu aos vereadores pelo apoio ao projeto. 

“Quero parabenizar a mobilização dos trabalhadores rodoviários que estão aqui presentes e dizer que só a luta é que faz a lei. Agradeço também toda essa Casa legislativa por estar do lado certo nessa peleja e votar a favor de um projeto tão importante como esse. Na primeira votação, o presidente Ricardo conduziu o apoio a esse projeto, agradeço muito esse gesto; a sua força, e a todos vereadores e vereadoras que permaneceram no plenário para participar dessa discussão. Acho que essa Casa legislativa, nessa legislatura, está à altura dos anseios do povo da cidade de Aracaju”, afirmou Camilo.  

O vereador Adriano Taxista (Podemos), que tem origem no movimento dos trabalhadores rodoviários, pediu subscrição ao PL 142. Segundo o parlamentar, a aprovação do texto assegura à categoria uma maior segurança. 

“Esse projeto dá uma garantia para a sociedade e para o trabalhador. Existe, ao longo dos últimos anos, uma omissão do poder público e dos órgãos fiscalizadores. Quero subscrever esse projeto. A categoria rodoviária ganha uma garantia de que as empresas, para permanecerem no sistema e terem direito de receber os subsídios, têm que estar em dia com as obrigações trabalhistas”, declarou Adriano. 

Para o vereador Isac Silveira a aprovação do projeto de lei em 2ª discussão abre caminho para que a população tenha um transporte público com melhores condições.  

“O sistema coletivo de transporte foi por muito tempo elemento de politicagem. Os líderes usavam os ônibus para fazer grandes comícios, grandes reuniões. Houve essa promiscuidade no sistema que levou parte dele à falência. Esta casa está rompendo com esse paradigma e construindo bases, critérios efetivos e republicanos para que o transporte coletivo de Aracaju tenha as condições ideais”, disse Isac.         

Já o PL Nº 354/2023 determina que os agressores que cometerem o crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido, bem como, participem de medidas de conscientização. O vereador Breno Garibalde (Rede) é o autor da propositura. 

De autoria do vereador Manuel Marcos (PSD), o PL Nº 100/2024 dispõe sobre a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador, no âmbito do município de Aracaju. A lei faculta ao paciente, caso a solicite, a expedição da receita de forma digitada em postos de saúde, unidades básicas, hospitais, de rede pública e particular, no âmbito do Município de Aracaju. 

Aprovados em 1ª discussão 

O PL Nº 340/2023, de autoria do vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar, torna gratuita a inscrição de pessoas com deficiência nas competições de corrida de rua realizadas no município de Aracaju. 

O PL Nº 345/2023 institui no âmbito do município de Aracaju, o programa de apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e aos seus familiares. O autor da iniciativa é o vereador Isac Silveira (União Brasil). O PL Nº 66/2024, de autoria do vereador Manuel Marcos, cria da política municipal de diagnóstico e tratamento dos transtornos de ansiedade e da síndrome da depressão no âmbito do município de Aracaju. 

Requerimentos Aprovados 

De iniciativa do vereador Ricardo Marques (Cidadania), o Requerimento N° 384/2024 propôs audiência pública no dia 10 de dezembro, terça-feira, às 14 horas, com o tema: "Programa Jovens Vereadores". 

O Requerimento N° 392/2024, do vereador Anderson de Tuca (União Brasil), solicita informação ao Secretário de Estado da Saúde de Sergipe, Cláudio Mitidieri Simões, acerca da execução das emendas impositivas destinadas ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). 

 

De autoria do vereador Sargento Byron, Sandra Elvira Gomes Santiago recebe o Título de Cidadã Aracajuana

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 15h37, última modificação 27/11/2024 15h37
De autoria do vereador Sargento Byron, Sandra Elvira Gomes Santiago recebe o Título de Cidadã Aracajuana

Foto: China Tom

Mais uma homenagem foi realizada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), na terça-feira, 26, com a entrega do Título de Cidadã Aracajuana à contadora Sandra Elvira Gomes Santiago, diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Presidente eleita da FBC. A mais nova cidadã aracajuana é referência na capital quando o assunto é assessoramento de empresas.  

Para o autor da honraria, a celebração também reflete o compromisso do seu mandato com a economia de Aracaju e com o desenvolvimento da sociedade. " O trabalho realizado por Sandra Elvira ao longo dos seus 20 anos de atuação é amplo, marcante e desafiador. A rede hoteleira da nossa capital leva a sua digital, assim como o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE). Tudo isso nos orgulha, e, por isso, esta homenagem e agradecimento. Parabéns, nossa mais nova cidadã aracajuana! Esta homenagem é fruto do seu profissionalismo e dedicação. Que a cada dia a sua família seja ainda mais abençoada em nossa cidade!", declarou Sargento Byron.  

Sandra Elvira, natural de Fortaleza (CE), é graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), perita contábil judicial da 4ª Vara Federal, e especialista em Consultoria Contábil e Financeira, com vasta experiência em controladoria de pequenas e grandes empresas. Durante seu discurso, relembrou sua história e demonstrou seu amor por Aracaju:  

"Cheguei nesta cidade enquanto jovem, cheia de sonhos e incertezas, com o único desejo de apoiar a minha irmã no momento do nascimento da minha sobrinha, mas não imaginava o quanto esta vinda mudaria a minha vida para sempre. Nesta cidade, construí minha carreira na Contabilidade, realizando sonhos que jamais pensei serem possíveis. Desde o trabalho em um pequeno escritório até alcançar a liderança de grandes empresas, cada etapa da minha trajetória foi iluminada por oportunidades. Aracaju me deu mais do que uma carreira profissional. Foi aqui que encontrei o amor da minha vida, Marconi Carvalho, com quem compartilho 38 anos de união, três filhas maravilhosas e uma neta encantadora. Uma geração que carrega o brilho desta terra abençoada. Este título não é apenas o reconhecimento pelo que eu já pude realizar aqui, mas é também a confirmação de que Aracaju me adotou como filha. Agradeço de coração à Câmara de Vereadores, na pessoa do Sargento Byron, por esta homenagem tão especial. Agradeço também à minha família, aos meus amigos e a todos que prestigiam este momento tão especial. Aos meus pais, toda a minha gratidão!", disse emocionada.  

Representando os profissionais da Contabilidade, Salete Barreto aproveitou a solenidade para também homenagear Sandra Elvira, bem como ressaltar a atuação do vereador Sargento Byron junto aos contadores.  

 "Esta homenagem é mais do que merecida. Sandra é uma mulher íntegra, com valores e de tamanha dedicação à nossa classe e à nossa sociedade. Neste momento, também agradeço ao vereador Byron. Esta é mais uma celebração coletiva, assim como os projetos de lei já aprovados nesta Casa para a nossa classe", ressaltou Salete  

Também registrou a emoção da solenidade, o irmão da homenageada, Alexsandro do Carmo: "estou feliz e emocionado, por ver minha irmã ir sempre além. Obrigado a todos que fizeram este momento acontecer!", concluiu. 

Eduardo Lima reitera desejo de ver projetos saírem do papel e se tornarem realidade no município de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/11/2024 15h52, última modificação 27/11/2024 15h52
Eduardo Lima reitera desejo de ver projetos saírem do papel e se tornarem realidade no município de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) utilizou o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para reiterar seu desejo de ver projetos saírem do papel e se tornarem realidade no município. 

Segundo o parlamentar, tanto ele quanto seus colegas de parlamento têm responsabilidades para com a população aracajuana e compartilham do mesmo desejo; de que a prefeitura municipal de Aracaju apresentasse projetos que são de sua competência para que os vereadores pudessem destinar as emendas impositivas, colaborando assim para execução deles. O fato que mais o incomoda é proximidade da votação do Orçamento e a falta, por parte do município, desses projetos na Casa. Projetos relevantes para os aracajuanos, a exemplo da ampliação do Hospital Nestor Piva, na zona norte, e a construção do novo Sistema POP, não passam de um desejo. 

Na sequência, Eduardo Lima parabenizou o discurso do vereador Elber Batalha (PSB), realizado no dia anterior, terça-feira, 26, sobre a fiscalização do trabalho infantil nas feiras livres da capital, e lamentou a escassez de ações e fiscalizações semelhantes às realizadas entre os dias 22 e 25 de novembro, em alguns bairros. Ações realizadas e divulgadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho, com apoio do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e outros órgãos. 

Para o vereador, é inquestionável a necessidade de ampliar ações como essas, além de realizar buscas ativas para garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes. Segundo ele, tais medidas poderiam retirar os menores das feiras livres, especialmente aqueles beneficiados pelo Bolsa Família. Ele também destacou a importância de ampliar o número de escolas em tempo integral na cidade, oferecendo atividades extracurriculares, oficinas e outras ações para ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes. 

"Sabemos que a Assistência tem esse trabalho, precisamos ampliar isso, fiscalizar sim! Precisamos entender que essa é uma problemática muito maior do que uma simples fiscalização de uma criança que está ali fazendo um carrego na feira, de uma criança que está na banca de uma feira ajudando a vender uma hortaliça, a vender um legume, a vender uma fruta. Então, eu peço aos órgãos fiscalizadores pra gente trabalhar junto ao Executivo Municipal para criar mais políticas públicas com esse viés ", disse o parlamentar. 

Elber Batalha fala sobre falta de assistência do HU a pacientes de doenças neuroimunes e ginecológicas

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/11/2024 10h25, última modificação 28/11/2024 10h22
Elber Batalha fala sobre falta de assistência do HU a pacientes de doenças neuroimunes e ginecológicas

Foto: Gilton Rosas

Sempre atento aos problemas da saúde, o vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a situação do Hospital Universitário durante a sessão dessa quarta-feira, 27. Destacando a Audiência Pública com o tema, ele levantou questões recentes que precisam ser priorizadas para pacientes de doenças ginecológicas e neurológicas.

 

A audiência “A nova realidade do HU de Aracaju e suas dificuldades operacionais” aconteceria na tarde desta quarta, mas foi pauta pela manhã. Abordando o assunto, Elber relatou a dificuldade tanto dos profissionais, como da comunidade que precisa daquele atendimento. “É preciso que os órgãos de fiscalização entendam os procedimentos, antes de ser feito o ajuizamento das  ações. Muito do que está acontecendo é que vários dos serviços são frutos da abnegação e dedicação dos profissionais que ali estão. Isso tudo se deflagrou quando um dos médicos tratava endometriose de forma gratuita e voluntária, o que gerou uma fila. Infelizmente, o Ministério Público foi e ajuizou, contudo, o movimento parou de acontecer”, contou,  lembrando do caso de cerca de 300 pacientes neuroimunes que também foram tratados por lá e perderam a assistência recentemente.

 

Ainda em seu pronunciamento, Elber ressaltou a importância da relação do superintendente Kleyton Bastos com a população e os seus anseios. “A gestão do doutor Kleyton precisa se tornar mais sensível e mais humanizada nas outras questões. É necessário que o doutor Kleyton dialogue com a sociedade e que não faça uma gestão encastelada nos muros da EBSERH Aracaju”.

 

Falando como vereador e também defensor, ele lembrou que já participou de reuniões que cercam esse problema, mas que todos estão aguardando a nova gestão do município para que tudo volte a andar. “Essa foi a única instituição de saúde que não buscou os recursos das emendas, então não tem como justificar que não tem recurso para fazer. É preciso que o município de Aracaju assuma algumas responsabilidades que ele tem que ter em algumas ações, já que ele empurra várias atribuições para a Secretaria de Estado de Saúde e o HU.  Porém, não temos nem como tratar com o secretário João Vitor, já que ele deve sair em menos de 60 dias”, finalizou.

 

Pastor Diego cobra soluções para falta de contratualização que afeta pacientes no HU-UFS

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa — publicado 28/11/2024 12h35, última modificação 28/11/2024 12h35
Pastor Diego cobra soluções para falta de contratualização que afeta pacientes no HU-UFS

Foto: Gilton Rosas

Na sessão desta quinta-feira, 28, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Diego (União) trouxe à tona uma grave problemática envolvendo o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Apesar dos avanços apresentados pelo superintendente do HU, Dr. Kleyton de Andrade Bastos - durante uma audiência pública recente - questões críticas sobre o atendimento de pacientes continuam sem solução.

O impasse principal está relacionado à falta de contratualização entre a Prefeitura de Aracaju e o hospital, o que impede que novos pacientes de diversas especialidades, como neuroimunologia e alergia alimentar, sejam atendidos. Segundo o vereador, cerca de 40 pacientes neuroimunes aguardam a primeira consulta para medicação, mas estão impedidos de acessar o tratamento devido à inexistência de um fluxo regulado.

“O paciente vai ao posto de saúde, que aponta para o Estado, mas o Estado também não contratualizou. Enquanto isso, muitos ficam sem assistência. A falta de um fluxograma organizado para a regulação e o encaminhamento dos pacientes têm prolongado a espera de quem mais precisa, gerando uma situação insustentável”, destacou o Pastor Diego.

A origem do problema remonta a uma determinação judicial que obrigou o HU-UFS a realizar cirurgias de endometriose. Para cumprir essa decisão, o hospital concentrou esforços nesse atendimento, deixando de abrir portas para outras demandas importantes. Essa priorização resultou na suspensão de novas consultas em áreas críticas, agravando a situação de pacientes que dependem de tratamentos urgentes.

Durante a audiência pública, Dr. Kleyton de Andrade apresentou um panorama detalhado sobre o funcionamento do hospital, respondendo a questionamentos e destacando melhorias no planejamento. No entanto, o vereador alertou que, “apesar das intenções da gestão, a ausência de um fluxo regulado impede avanços reais. Em nome da organização, muitos pacientes estão ficando sem assistência", ressaltou.

Diante do exposto, Pastor Diego sugeriu uma revisão urgente das pactuações existentes, para garantir que especialidades como neuroimunologia e alergia alimentar voltem a receber novos pacientes. Com a transição de gestões à vista, o vereador enfatizou a necessidade de priorizar esse contrato na agenda do próximo governo municipal.

 “Precisamos atualizar o que foi contratualizado, renovar os acordos e operacionalizar as mudanças necessárias para que os pacientes não continuem sendo penalizados por essa problemática”, pontuou.

Vereador Sargento Byron parabeniza educação municipal e reforça atenção à educação inclusiva

por Jacqueline Reis- Assessoria Parlamentar — publicado 28/11/2024 12h43, última modificação 28/11/2024 12h43
Vereador Sargento Byron parabeniza educação municipal e reforça atenção à educação inclusiva

Foto: Gilton Rosas

Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 28, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) reforçou o avanço da educação municipal, parabenizando a atual gestão , no nome do secretário da Educação, Ricardo Abreu, pela premiação com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).

"Essa notícia nos orgulha e nos faz refletir sobre o quanto a sociedade aracajuana tem a comemorar quando o assunto é educação. Temos uma educação de qualidade que, a cada ano, tem sido gerida para atender a todos. Sabemos que sempre temos a melhorar, em especial, diante das dificuldades encontradas na contratação de auxiliares para o ensino especial de caráter inclusivo, mas é preciso celebrarmos cada degrau conquistado. Sigo à disposição para contribuir nestes avanços. Parabéns a todos que fazem a educação de Aracaju ! A premiação e demais feitos são frutos do comprometimento de vocês. Agora é chegado o momento das matrículas escolares, e estarei acompanhando cada etapa, para que, de fato, possamos ter uma educação para todos , com todos na escola", declarou Byron.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece as boas práticas pedagógicas adotadas pelas redes de ensino em prol da alfabetização infantil e redução das desigualdades educacionais. Complementando a fala, o vereador Sargento Byron também reforçou que seu segundo mandato dará continuidade a projetos com foco na educação inclusiva , visando garantir a participação plena e equitativa de todos os alunos no ambiente escolar, bem como a atenção à primeira infância. 

Presidente da CMA destaca emendas impositivas para melhoria da saúde pública e anuncia tratativas para construção de nova sede do parlamento municipal

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 28/11/2024 15h20, última modificação 28/11/2024 15h22
Ricardo também falou sobre nomeações para o Consórcio da Região Metropolitana de Transporte Público na Grande Aracaju, feitas sem ouvir a futura gestão do executivo municipal
Presidente da CMA destaca emendas impositivas para melhoria da saúde pública e anuncia tratativas para construção de nova sede do parlamento municipal

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, usou a tribuna durante o grande expediente para abordar temas relevantes, incluindo a destinação de emendas impositivas para melhorias na saúde pública e a construção de uma nova sede para o parlamento. 

Emendas impositivas 

Em sua fala inicial, Ricardo mencionou sobre a destinação das emendas impositivas para o Hospital Universitário de Aracaju. 

"Ontem tivemos a realização de uma audiência pública de minha autoria para tratar da nova realidade do Hospital Universitário em nosso município e algumas problemáticas. Ultrapassando os problemas, procuramos apontar soluções. Dentre várias situações que tratamos ontem, vimos que podemos ajudar muito mais aquela instituição. Nos foi apresentado o plano de investimento para os próximos meses e eu queria pedir a vocês que, neste ano, ajudem o hospital universitário a comprar um mamógrafo digital 3D para que as mulheres possam fazer exames de rotina e prevenção do câncer de mama. Comprar, também, equipamento para hemodinâmica. São equipamentos que vamos colocar no HU de Aracaju por meio das emendas impositivas, que vão ajudar muito nossa população”. 

Parceria com a prefeita eleita para otimizar ações 

Ricardo Vasconcelos também informou que tem conversado com a vereadora e prefeita eleita, Emília Corrêa (PL), para alinhar, com os demais parlamentares, ações mais eficientes no tocante às emendas impositivas com a prefeitura de Aracaju. 

“Vamos analisar o que está faltando para que, em pouco tempo, possamos dar uma resposta. Precisamos verificar como o Hospital Cirurgia, por exemplo, pode ampliar serviços que hoje representam um gargalo; como o Hospital São José pode atuar como parceiro e, também, como o Hospital Universitário pode contribuir. Temos que deixar as vaidades de lado e nos concentrar em cuidar ainda mais do povo, apontando soluções.” 

Consórcio Metropolitano 

O presidente da Câmara declarou, em seguida, que foi questionado como chefe do parlamento municipal, a respeito de nomeações para Consórcio Metropolitano da Região Metropolitana do Transporte Público da Grande Aracaju sem consultar a futura gestão, que assume em janeiro de 2025. Segundo Ricardo, o ato pode interferir na eficiência da futura de Emília Corrêa.  

"Este parlamento está estudando a possibilidade de sustar o ato e derrubar, por meio de decreto, essas novas nomeações. Não pode ser feito dessa forma política. Não estou julgando a competência das pessoas nomeadas, mas acredito que, talvez, tenhamos que tomar essa decisão mais dura para mostrar que o parlamento tem, sim, legitimidade. Atuaremos para equilibrar as forças e garantir paz à gestão futura." 

Nova Sede para Câmara Municipal de Aracaju 

Por fim, Ricardo Vasconcelos informou aos vereadores presentes que se reuniu com o governador Fábio Mitidieri (PSD), a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) e a prefeita eleita Emília Corrêa (PL) para tratar sobre a viabilização de recursos para construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju. 

"Em reunião com os três, foi assegurado o aporte de recursos do Tesouro Estadual, por meio de emendas, para a construção da nova sede. Estou trabalhando nisso e vou precisar que os senhores me ajudem. Vamos destinar parte das emendas individuais para a EMURB e alocar recursos para a construção. Uma obra tão grande como essa, que pode ultrapassar R$ 50 milhões, não pode ser realizada apenas com os recursos do parlamento ou das emendas da bancada federal. Quero comunicar que o governador Fábio Mitidieri, em um gesto de apreço a esta Casa, comprometeu-se a ajudar com recursos estaduais. A deputada Katarina Feitosa está articulando com a bancada federal, e a prefeita Emília Corrêa estará conosco para restaurar o Palácio Inácio Barbosa e, no terreno dos fundos, erguer a nova sede da Câmara".

 

Alunos vencedores do 7° prêmio de poesia Marcelo Déda recebem prêmios no plenário da CMA, na segunda-feira,02

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 28/11/2024 13h55, última modificação 28/11/2024 16h53
271 alunos de 27 escolas da rede municipal participaram do concurso literário realizado pela Câmara Municipal de Aracaju
Alunos vencedores do 7° prêmio de poesia Marcelo Déda recebem prêmios no plenário da CMA, na segunda-feira,02

Foto divulgação

Na próxima segunda-feira (02/12),a escola vencedora e os 10 alunos melhores colocados no 7° prêmio de poesia Marcelo Déda receberão a premiação no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), às 14h. O concurso foi realizado por meio do setor de promoção social da CMA e contou com a participação de 271 alunos do 2º aos 9º anos da rede municipal de ensino de Aracaju.  

Prêmios

Serão concedidos aos vencedores do Concurso os seguintes prêmios: a escola vencedora receberá uma TV Smart e certificado de participação. O aluno 1º colocado recebe um Notebook, placa de premiação e certificado de participação; o 2º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; o 3º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; 4º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; 5º colocado, tablet, placa de premiação e certificado de participação; do 6º ao 10º colocados, placas de premiação e certificados de participação.

"O Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda se propõe a estimular a produção de poemas e a criatividade dos alunos. Realizamos diversas ações para engajar escolas e estudantes na participação. Agora, temos o resultado, que será premiado. Esse reconhecimento é um reforço positivo por meio de iniciativas como eventos de reconhecimento e premiação de alunos, orientadores, diretores e escolas. Esse reconhecimento é fundamental para que os envolvidos percebam que vale a pena dedicar-se à educação, pois ela pode levá-los a espaços, lugares e experiências que realmente valem a pena ser vividos", destacou Geilton Melo, Analista Administrativo do Setor de Promoção Social da Câmara. 

Eduardo Lima participa de Audiência Pública sobre a nova realidade e dificuldades operacionais do Hospital Universitário de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/11/2024 15h38, última modificação 28/11/2024 15h38
Eduardo Lima participa de Audiência Pública sobre a nova realidade e dificuldades operacionais do Hospital Universitário de Aracaju

Foto: China Tom

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) participou, na tarde desta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da Audiência Pública com o tema sobre a nova realidade do Hospital Universitário de Aracaju e suas dificuldades operacionais.  

Na oportunidade, Lima, que, no ano de 2023, destinou uma parte do valor de suas emendas impositivas para a instituição, enquanto fiscalizador do erário público, questionou o Dr. Kleyton Bastos, superintendente do Hospital Universitário (HU) e o gerente administrativo Edélzio Junior, pedindo que ambos esclarecessem dúvidas a respeito do contrato firmado com a prefeitura e outras questões referentes à operacionalidade dos serviços. 

As informações obtidas pelo parlamentar foram que: O HU conseguiu a prorrogação do contrato oriundo das emendas impositivas, com validade até o final do ano, ainda com recursos a serem empenhados. Em relação aos equipamentos provenientes das mesmas emendas, estão sendo utilizados em prol da população aracajuana, atingindo 60% dela, fazendo jus ao uso do dinheiro da CMA.  

Quanto a Regulação, o Dr. Kleyton Bastos informou que ajustes vêm sendo realizados após a identificação de algumas inconsistências, a exemplo da falta de habilitação de códigos dos serviços que antes nem eram oficializados, dificultando o recebimento desses serviços prestados. Atualmente todo paciente que chegar até o HU terá que chegar através da Regulação. 

"Enquanto Câmara, essa gestão se mostrou arredia no que diz respeito a constituição das emendas impositivas por esse parlamento e isso é um ganho para população aracajuana e sergipana. Por isso, a nossa insistência, Dr. Kleyton, em querer ver o HU fazendo parte desse processo. Ver o HU nos apresentando propostas para que a gente invista no HU", afirmou o vereador. 

Além de Eduardo Lima, estiveram presentes na Audiência Pública: o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (PSD), idealizador da audiência; os vereadores Sheyla Galba (União Brasil) e o Pr. Diego (União Brasil). 

Adriano Taxista denuncia a situação precária dos trabalhadores rodoviários em Aracaju

por Joice Carla, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/11/2024 15h48, última modificação 28/11/2024 15h48
Adriano Taxista denuncia a situação precária dos trabalhadores rodoviários em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

 

Durante pronunciamento na Câmara de Vereadores de Aracaju, Adriano Taxista (Podemos) expôs aos colegas parlamentares a situação calamitosa enfrentada pelos trabalhadores do sistema rodoviário da capital. O vereador apresentou imagens enviadas por funcionários como denúncia, destacando o estado de deterioração do carro 9035, que opera na linha 051 Atalaia/Centro da Viação Modelo, onde a cadeira do motorista aparece sem estofamento. 

Adriano Taxista também informou que, assim como a empresa Progresso, a Viação Modelo está em débito com seus trabalhadores, de acordo com informações fornecidas por funcionários. Segundo a denúncia, trabalhadores da antiga Halley, agora parte do grupo Modelo, não receberam suas verbas rescisórias. Além disso, há relatos de que a empresa não está depositando o FGTS e o INSS de seus empregados. Em 2023, o 13º salário foi parcelado em cinco ou seis vezes, e, neste ano, a primeira parcela do 13º salário de 2024 ainda não foi paga. 

“Este ano, essas empresas não pagaram a primeira parcela do 13º salário. Cadê os auditores fiscais para fiscalizarem essas empresas que estão descumprindo o que é direito do trabalhador? São situações que a gente fica cobrando, cobrando, mas parece que não adianta, não resolve. Mais uma vez, faço um apelo à Procuradoria do Trabalho”, declarou o vereador. 

Desde que assumiu seu mandato, em 13 de junho de 2024, Adriano Taxista tem acompanhado de perto a luta dos rodoviários. Ele já protocolou denúncias na Procuradoria do Trabalho, com o apoio de outros vereadores, sobre atrasos de salários e outras irregularidades trabalhistas. 

O parlamentar defende que empresas que não utilizam mais o serviço de cobradores de ônibus e demitiram esses profissionais sem quitar suas pendências trabalhistas tenham parte de sua arrecadação retida. “Se essas empresas dispensaram os cobradores sem cumprir suas obrigações, que 10% ou 15% da arrecadação delas seja retido. Assim, os trabalhadores que entraram com ações na Justiça terão a garantia de que receberão suas verbas rescisórias”, propôs Adriano. 

Ricardo Vasconcelos realiza Audiência Pública para debater a nova realidade do Hospital Universitário em Aracaju

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 28/11/2024 16h36, última modificação 28/11/2024 16h36
Ricardo Vasconcelos realiza Audiência Pública para debater a nova realidade do Hospital Universitário em Aracaju

Foto: China Tom

Recentemente, após receber denúncias de funcionários e pacientes do Hospital Universitário (HU) em Aracaju, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), realizou uma visita surpresa à instituição para verificar as condições das instalações e o andamento das emendas impositivas enviadas pela Casa Legislativa. Durante a visita, Ricardo ouviu relatos de funcionários e fez questionamentos aos responsáveis. Posteriormente, anunciou a realização de uma Audiência Pública no plenário da CMA para discutir os problemas operacionais do hospital. 

Audiência Pública  

Ao finalizar os debates, Ricardo Vasconcelos pontuou: "Todos os problemas que desrespeitam a saúde pública são pauta na Câmara de Vereadores. Quando fomos procurados pelo presidente do sindicato, Ricardo Abel, ele nos trouxe algumas situações relacionadas a questões trabalhistas. Mas uma conversa puxa outra, e fomos procurando saber exatamente como estava essa nova realidade do HU com a atual gestão. Percebemos que havia problemas nos quais a Câmara poderia colaborar", afirmou. 

O presidente destacou que a Audiência Pública teve como objetivo debater de forma mais efetiva as dificuldades enfrentadas pela instituição. “Trouxemos para cá todo o corpo técnico do hospital, juntamente com vereadores e a sociedade civil, para discutir, de maneira mais aprofundada, os problemas do HU, que afetam diretamente a nossa população. Mais de 60% dos atendimentos realizados por essa instituição são voltados ao povo da nossa cidade", enfatizou. 

Vasconcelos também informou que foi discutido a possibilidade do aumento dos recursos via emendas impositivas para o HU. "Nós estamos tentando fazer a interlocução com o Governo do Estado, com a Prefeitura de Aracaju, e com o Governo Federal para dar um suporte maior à essa instituição, que não é somente um hospital escola, é um hospital que trata uma série de doenças raras, faz uma série de procedimentos que nenhum hospital do SUS faz, então a gente tem que realmente dar um apoio diferenciado", ponderou. 

Ricardo Abel, representante do Sindicato dos trabalhadores dos Hospitais Universitários de Sergipe (Sintsep), destacou as dificuldades enfrentadas pelos funcionários da instituição. "Nós passamos por diversos problemas no Hospital Universitário, problemas que dificultam o atendimento à população. Esse é o principal ponto: atender bem a população. Para isso, os trabalhadores não podem sofrer assédio moral, precisam de boas condições de trabalho, não podem ter suas escalas movimentadas todos os meses, como acontece. O remanejamento constante dos trabalhadores no hospital atrapalha a qualidade do serviço, o andamento, a vida pessoal, porque esses trabalhadores também têm suas famílias, seus filhos, seus cuidados”, evidenciou Abel. 

O superintendente do HU, Kleyton Bastos, informou que as emendas passam pelo processo de tramitação até chegarem na instituição e que os problemas estruturais do hospital vieram de gestões passadas. "O HU, em 2024, não fechou absolutamente nenhum serviço. O HU, em 2024, fez mais consultas, ele internou mais pacientes e fez mais procedimentos cirúrgicos do que ele fazia, se comparado com o ano passado. As dificuldades estruturais que o HU possui, não surgiram de setembro para cá, desde quando assumi a gestão; são dificuldades estruturais de anos e que foram se agravando", afirmou Kleyton. 

Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores Pastor Diego (União Brasil), Eduardo Lima (Republicanos) e Sheyla Galba (União Brasil). 

Reciclagem: Breno Garibalde destaca trabalho de mulheres no interior de SE

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/11/2024 16h46, última modificação 28/11/2024 16h46
Reciclagem: Breno Garibalde destaca trabalho de mulheres no interior de SE

Foto: Gilton Rosas

Na quinta-feira, 28, o vereador Breno Garibalde utilizou o plenário da Câmara de Aracaju para relatar sua visita ao município de Santa Luzia do Itanhi, onde conheceu um projeto desenvolvido pela comunidade do povoado Pedra Furada, que realiza um trabalho com material reciclável.  

“Conheci um trabalho incrível em Santa Luzia do Itanhi, onde mulheres estão transformando plástico em móveis e objetos que chegam a todo o Brasil. Esse projeto tem um impacto enorme na vida delas e na comunidade. Também estive na escola municipal, projetada pelo Coletivo de Arquitetos, feita com alguns materiais produzidos pelas próprias mulheres da região. Enquanto isso, aqui em Aracaju, os prédios da Fundat estão entregues ao descaso”, afirmou o vereador.  

Durante seu mandato, o parlamentar visitou diversos prédios da Fundat e constatou que muitos materiais, como máquinas de costura e aparelhos de ar-condicionado, estão inutilizados.  

“Material que poderia estar servindo à população através de cursos técnicos, ar-condicionado que poderia ser utilizado nas escolas da capital. Além disso, na Fundat do bairro Inácio Barbosa, há equipamentos de uma padaria completa, que serviria para cursos técnicos e estão parados, se estragando com o tempo”, pontuou o vereador.  

Audiência pública 

Em seu discurso, Breno também mencionou a audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), às 9h, para discutir a divisão territorial entre São Cristóvão e Aracaju.  

“Queria pedir o empenho de vocês, colegas vereadores e vereadoras, para que a gente se una nessa causa. A população fica sem saber onde reside de fato, as prefeituras não querem investir justamente por conta desse imbróglio. Estou abraçando essa causa e peço que meus colegas parlamentares também abracem e compareçam à audiência”, concluiu Breno. 

Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, entrega título de cidadão aracajuano a Henrique Silva

por Mônica Pena — publicado 29/11/2024 10h40, última modificação 29/11/2024 10h52
Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, entrega título de cidadão aracajuano a Henrique Silva

Foto: China Tom

Em uma tarde de celebração e reconhecimento, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), concedeu o título de cidadão aracajuano ao professor e pastor Henrique Silva, destacando sua trajetória inspiradora e contribuição à cidade.

Durante a cerimônia, Ricardo Vasconcelos exaltou o significado simbólico da homenagem:
“Esse título não é apenas um reconhecimento formal, mas a voz do povo aracajuano, que, por meio desta Casa Legislativa, enxerga em você um cidadão exemplar. Agora, mais do que nunca, Henrique, você faz parte de Aracaju. Que continue a transformar vidas e a construir uma cidade mais justa e acolhedora.”

Henrique, emocionado, relembrou o sonho de um dia receber essa honraria:
“Compartilhei com meu amigo Cicinho, há muitos anos, que desejava ser reconhecido como Cidadão Aracajuano. Hoje, esse sonho se realiza. Divido essa conquista com todos vocês, que fazem parte da minha história.”

O momento foi também de orgulho para a família. Joaquim Silva, filho do homenageado, expressou:
“Meu pai é minha maior inspiração. Ele é incrível em tudo o que faz e sempre me motiva a ser melhor.”

Gicelma Santos, esposa de Henrique, ressaltou o impacto do marido na comunidade:
“Henrique já transformou a vida de mais de 10 mil alunos e, como pastor, é um conselheiro espiritual para tantas outras pessoas. Essa homenagem reflete o quanto ele é admirado e querido.”

Com uma trajetória marcada por dedicação à educação, ao esporte e à fé, Henrique Silva agora se junta oficialmente à lista de cidadãos que fazem de Aracaju um lugar melhor para se viver.

Henrique Silva: do esporte a educação, uma vida dedicada a transformar pessoas

Henrique Silva, ex-jogador de futebol e hoje professor e pastor, nasceu em 1º de julho de 1978, em São Paulo, filho de sergipanos que migraram para a capital paulista na década de 1970. Desde cedo, Henrique sonhava com os campos de futebol e começou sua jornada aos 9 anos, jogando futsal. Em 1988, sua família voltou para Sergipe, e foi ali que ele iniciou sua carreira no futebol de campo, em uma escolinha do CSU da rua Alagoas.

Em 1992, Henrique despontou como promessa no Esporte Clube Vitória, onde conquistou títulos marcantes, como o Bicampeonato Mundial Sub-20, além do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste em 1997. No ano seguinte, fez história ao vencer novamente a Copa do Nordeste pelo América de Natal, tornando-se o primeiro atleta sergipano bicampeão do torneio. Sua trajetória incluiu passagens pelo futebol europeu e times brasileiros como Sergipe, Treze e Londrina, encerrando sua carreira em 2002.

De volta aos estudos, formou-se em Geografia pela Universidade Tiradentes, onde também concluiu uma pós-graduação em Gestão de Cidades. Sempre inquieto, atualmente cursa Criminologia e Investigação Forense. Henrique também abraçou o chamado pastoral em 2018, orientando famílias e jovens em sua comunidade.

Casado desde 2005 com Gicelma Santos, é pai de Joaquim, de 17 anos, e Júlia Mel, de 15. Com uma carreira sólida de 19 anos como professor, leciona em renomadas instituições como CCPA, Coesi e Colégio do Salvador, além de cursinhos preparatórios para vestibulares militares.

“O silêncio que paira sobre alguns segmentos da sociedade é uma conivência absurda e perigosa com a tentativa de golpe institucional que houve”, declara Elber

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 29/11/2024 10h32, última modificação 29/11/2024 10h32
“O silêncio que paira sobre alguns segmentos da sociedade é uma conivência absurda e perigosa com a tentativa de golpe institucional que houve”, declara Elber

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) fez questão de falar das notícias atuais que tratam da tentativa de golpe militar por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e membros da sua equipe durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) dessa quinta-feira, 29. Para o parlamentar, esse tema precisa ser debatido e divulgado por tudo que foi planejado contra a pátria.

 

Na tribuna, durante o grande expediente, Elber fez um breve balanço do que está na mídia com detalhes e ressaltou a falta de declarações ou manifestações de algumas categorias. “O meu discurso de hoje é sobre o silêncio nesse momento que paira sobre alguns segmentos da sociedade, é uma conivência absurda e perigosa com a tentativa de golpe institucional que houve, que está evidentemente provada contra a nossa democracia. É necessário que tragamos esse debate e mostremos que isso é uma trama assassina arquitetada no palácio do planalto ainda com Bolsonaro na presidência. As provas são acachapantes dos diálogos e das conversas”, disse.

 

Ele reforçou ainda a importância da democracia para todos. “Todos nós, aqui na câmara, somos resultado do processo democrático brasileiro. Essa é a beleza da democracia:  a possibilidade de ampliar as perspectivas e dar oportunidades a que todos se tornem representantes dessa sociedade”, comentou.

 

Detalhando as manchetes, o vereador salientou que não é normal banalizar a maldade. “Eu estou vendo, na sociedade brasileira, algumas pessoas que banalizam o mal e um absurdo desse patamar. Um presidente, ainda no exercício da presidência, tramar junto com sua cúpula, com seu ajudante de ordem, seu ministro da justiça, com comandante da marinha e com seu candidato a vice na reeleição, assassinar o presidente eleito, vice e sequestrar e prender ilegalmente o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro da Suprema Corte”.

 

Durante o seu discurso, Elber apresentou vídeos do ex-presidente Bolsonaro em fases diferentes falando sobre golpe militar no passado e negando qualquer tentativa. Na ocasião, ele questionou a anistia e o projeto de lei que tentaram aprovar antes da sua saída da presidência. “No povo do Brasil e na política daqui se fez uma anistia, ou seja, se perdoa a todos, como se quem morreu, apanhou, foi torturado, tivesse que ser perdoado. Quem tem que ser perdoado é quem bateu, torturou e assassinou que não deveria ser. E um erro que não podemos fazer é dar outra anistia a esse povo, eles precisam ser julgados institucionalmente e levados às barras da justiça”, declarou.

 

Por fim, ressaltando os nomes do general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército e o tenente-brigadeiro Batista Júnior, comandante da Aeronáutica, ele lembrou que as homenagens oficiais precisam ser feitas pelo presidente Lula como forma de agradecimento, já que os dois se negaram a participar da tentativa de golpe. “Para mim, não resta nenhuma dúvida de que esse cidadão não fosse a galhardia dos dois militares, teríamos um estado democrático de direito esfacelado e viveríamos mais uma página obscura da nossa história com regime militar ditatorial instalado no Brasil. É um crime que lesa a pátria o que eles cometeram. Para eles, julgamento e cadeia para que mais ninguém tente flertar no autoritarismo e com a ditadura", concluiu. 

Vereador Sargento Byron cobra melhores condições para os comerciantes da Rodovia dos Náufragos

por Jacqueline Reis- Assessoria Parlamentar — publicado 29/11/2024 12h55, última modificação 29/11/2024 12h55
Vereador Sargento Byron cobra melhores condições para os comerciantes da Rodovia dos Náufragos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) levou à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a atual situação dos comerciantes que atuam na Rodovia dos Náufragos, que estão com prazo para desocupação do espaço.
"Esses trabalhadores estão há anos comercializando frutas, verduras e demais alimentos ali na região. Essa mesma região carece de uma feira, de um espaço estruturado para que os moradores daquela área tenham opção de comércio, bem como os próprios comerciantes tenham sua atuação regularizada.  Além disso, essa é uma questão que vai além da geração de emprego e renda, envolve também a segurança dessas pessoas, que se colocam em risco trabalhando ali, mas se não trabalharem, como terão seu sustento ? A retirada das barras precisa garantir um novo espaço e condição para eles. Não é apenas tirá-los de lá. Estou à disposição para que possamos oportunizar melhores condições para esses trabalhadores, ouvindo suas demandas e necessidades também” , questionou Byron.

Foi divulgado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) que o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) prorrogou o prazo para a retirada das barracas às margens da Rodovia dos Náufragos. A prorrogação foi decidida após a 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju firmar um acordo com o DER/SE, a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), adiando a data para o dia 31 de janeiro de 2025.

Vereadores da CMA participam de audiência pública para discutir decisão que transfere área de Aracaju para São Cristóvão

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 29/11/2024 14h40, última modificação 29/11/2024 15h19
Discussão ocorreu na ALESE
Vereadores da CMA participam de audiência pública para discutir decisão que transfere área de Aracaju para São Cristóvão

Foto: Gilton Rosas

Nesta sexta-feira (29/11), vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE) para discutir a decisão judicial que transfere mais de 20 quilômetros quadrados de Aracaju para São Cristóvão. Estiveram presentes os vereadores Cícero do Santa Maria (Podemos), Breno Garibalde (Rede), Emília Corrêa (PL), Ricardo Marques (Cidadania), Sheyla Galba (União Brasil) e Sgt. Byron (MDB). 

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) enfatizou que a população precisa ser ouvida nessa discussão. "A justiça não pode fazer isso, e não podemos permitir que essa área vá para São Cristóvão. Estou como presidente da Frente Parlamentar da Zona de Expansão e vou lutar para que Aracaju continue com essa área. Queremos investir nessa área com as emendas impositivas", ressaltou. 

A vereadora e futura prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), destacou que há situações que demoram muito tempo. "Mas foi o município de Aracaju que manteve tudo, desde tributos, impostos, saúde e educação naquela área. Acredito que um plebiscito seja uma boa opção", pontuou. 

O vereador Breno Garibalde (Rede) reforçou a importância dessa audiência pública. "Essa é uma questão não só de território, mas também de história. Isso precisa ser debatido para que cheguemos a um consenso. Há muitas questões envolvidas, e isso pode afetar até mesmo o número de vereadores, assim como outros equipamentos, por exemplo, as escolas", destacou. 

O vereador Sgt. Byron (MDB) mostrou preocupação com os impactos sociais. "Ouvimos os diversos públicos presentes nessa audiência pública e ficamos emocionados com a fala dos moradores que se identificam com Aracaju. Nos preocupamos com o desenvolvimento social da nossa população. Há tantas necessidades de investimentos, e será que haverá isso se for para São Cristóvão? Precisamos pensar no desenvolvimento e no bem-estar de quem mora nesse lugar", afirmou. 

Entenda a discussão  

Uma decisão judicial obriga o município de Aracaju a devolver uma área de 20,78 quilômetros quadrados (equivalente a 11,4% do território da capital) ao município de São Cristóvão. O julgamento, que é definitivo, afeta mais de 30 mil aracajuanos, que não foram consultados sobre a mudança. A decisão baseia-se em uma lei de 1954, cujas delimitações não consideram os marcos geográficos atuais.   

A determinação, da 3ª Vara Federal de Sergipe, foi tomada após uma disputa judicial que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). O secretário de planejamento do Governo de Sergipe, Júlio Filgueira, ressaltou os desafios técnicos da decisão. "O Estado não é propriamente parte no processo que tramita na justiça. Atuamos na parte técnica, mostrando que há dificuldades em delimitar os limites apontados na lei de 1954. Os marcos dessa época são difusos e inexistem atualmente. Estamos discutindo, além da questão de território em termos geográficos, o reconhecimento de aspectos culturais e humanos. Ao Estado, cabe buscar mediação e estabelecer diálogo. Nessa audiência, é fundamental ouvir quem será mais afetado", explicou. 

O técnico do IBGE, Vinícius Andrade, também se posicionou sobre o tema. "É importante ressaltar que o limite municipal é definido pelo Estado, e o IBGE apenas representa graficamente esse limite. Esperamos que, ao final, ocorra a definição precisa de uma linha para que possamos fazer as representações gráficas e alterações, ou não, que forem necessárias", afirmou. 

O atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou os investimentos realizados na área pela administração municipal. "Precisamos buscar uma saída e, efetivamente, como última hipótese, realizar um plebiscito com a população, porque é isso que a Constituição determina", concluiu. 

Aracaju/São Cristóvão: “O pertencimento das pessoas precisa ser respeitado”, diz Breno Garibalde.

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/11/2024 15h27, última modificação 29/11/2024 15h27
Aracaju/São Cristóvão: “O pertencimento das pessoas precisa ser respeitado”, diz Breno Garibalde.

Foto: Gilton Rosas

Na sexta-feira, 29, foi realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) uma audiência pública para discutir a divisão territorial entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão.  

Para o vereador Breno Garibalde, é fundamental que a voz da comunidade seja ouvida nesse processo. “O povo se sente pertencente a Aracaju. Isso é nítido, e eu constatei em todas as vezes que estive naquela comunidade. Já existia um entendimento firmado e, infelizmente, devido a interesses alheios à vontade do povo, esse debate foi retomado, e a população novamente se encontra angustiada, afirmando que se sente pertencente a Aracaju. Estamos falando de gente, da história dessas pessoas, e é isso que a justiça precisa entender”, declarou o parlamentar.  

Cumprindo seu papel como parlamentar, Breno garantiu que continuará trabalhando para que a comunidade tenha voz e vez. “Tenham certeza de que a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa estão ao lado da população, e faremos de tudo para defender os interesses do povo, que quer continuar pertencendo à capital. Então, contem comigo para essa luta, em que o povo vai sair vitorioso, com certeza!”, concluiu o vereador. 

Vereador Sargento Byron recebe medalha de honra em celebração dos 135 anos da Polícia Civil

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/11/2024 16h29, última modificação 29/11/2024 16h29
Vereador Sargento Byron recebe medalha de honra em celebração dos 135 anos da Polícia Civil

Foto: Marcelle Cristine

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) participou da solenidade em comemoração aos 135 anos da Polícia Civil de Sergipe. O evento aconteceu na quinta-feira, 28/11, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

Na ocasião, além de momentos de reflexão e homenagem à atuação dos policiais civis, houve, também, a entrega de medalhas de honra ao mérito, homenagens aos aposentados e personalidades que contribuem para o crescimento da instituição, além de uma apresentação dos músicos da própria Polícia Civil.   

Um dos homenageados da noite foi o vereador Sargento Byron. "É uma honra ser lembrado enquanto policial militar e político, enquanto alguém que defende a segurança pública. Parabéns a todos que fazem parte desta instituição secular. Contem sempre com o meu comprometimento em prol da nossa sociedade e dos servidores que a representam", declarou o parlamentar.  

Dentre as autoridades que integraram o dispositivo de honra esteve o delegado-geral Thiago Leandro, já homenageado pela Câmara de Aracaju com o Título de Cidadão Aracajuano, uma honraria proposta pelo vereador Byron. 

Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (02 a 06/12)

por Gleydy Matos - Agencia Câmara Aracaju — publicado 29/11/2024 17h37, última modificação 29/11/2024 17h37
Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (02 a 06/12)

Foto: Gilton Rosas

O Parlamento Municipal disponibiliza semanalmente sua agenda, acessível no banner lateral do portal, onde você pode conferir todas as atividades parlamentares. Veja abaixo um resumo da programação:  

Segunda-feira, 02/12 

De autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará uma Audiência Pública para debater a regulamentação da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais para os produtores culturais do município de Aracaju. O evento será às 9h, no plenário.  

No turno da tarde, às 14h, a escola vencedora e os 10 alunos melhores colocados no 7° Prêmio de Poesia Marcelo Déda serão premiados em uma cerimônia no plenário da CMA. 

Terça-feira, 03/12  

De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), será realizada uma Sessão Especial com o tema "Rotary", às 14h, no plenário.  

Quarta-feira, 04/12  

De autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), acontecerá uma Audiência Pública na CMA, às 14h, no plenário.  

Quinta-feira, 05/12  

De autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT), será realizada uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadania Aracajuana a Adriano Dias do Carmo. A solenidade será às 16h, no plenário da CMA.  

Sexta-feira, 06/12  

Às 14h, no plenário da CMA, ocorrerá a entrega do Título de Cidadania Aracajuana, com propositura do vereador Professor Bittencourt (PDT). 

Câmara de Aracaju promove Audiência Pública para discutir sobre os direitos autorais

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 02/12/2024 17h52, última modificação 02/12/2024 17h52
Câmara de Aracaju promove Audiência Pública para discutir sobre os direitos autorais

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (02/12), a Câmara Municipal de Aracaju realizou a Audiência Pública com o tema “A regulamentação da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais”. A autoria foi do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD). 

Durante a audiência, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) atuou como representante parlamentar e disse que “a Casa do Povo é a ressonância da sociedade e ao recebermos os estudantes de Direito da UNIT, nessa parceria, trabalhamos essa escuta. Nossa sociedade é cada vez mais moderna e isso implica em uma transição para o digital. Precisamos compreender como regulamentar e de que forma podemos fiscalizar. Inclusive, a legislação precisa se atualizar”, pontuou. 

O artista Werden, que também é assessor parlamentar e participou da mesa de discussão, destacou que “trouxemos a perspectiva do artista local". Esse artista não vive somente de direito autoral, mas vive também da venda de seus produtos, assim como das plataformas. Ao trazer outras perspectivas, pensamos não somente nos direitos autorais, mas também em um ponto de partida”. 

O advogado José Barreto Neto, que integrou a mesa, disse que “infelizmente, esse é um tema que não é muito difundido, assim como, não é competência direta da Câmara Municipal. Mas, entendo que essa é uma competência indireta, já que estamos falando do fomento à cultura e consequentemente, dos direitos autorais. As discussões foram importantes e valiosas, vale a pena prolongarmos essa discussão”.

Deivid Gonçalves, que é CEO da Badalando, destacou que “é muito importante se capacitar. Existe uma indústria muito forte e Sergipe fica defasado por falta de informação. É muito importante que os artistas assistam a essa audiência pública no Youtube, pois tivemos uma aula de direito autoral e a possibilidade de faturar em cima disso. Esse é um recurso que faz a diferença e que ajuda a desenvolver o setor da música em Sergipe. A informação transforma”, concluiu. 

Vinícius Nejaim, professor e músico, explicou que “com as plataformas digitais e a mudança do uso de elementos físicos,  há uma expansão considerável do universo de audiência dessas músicas. Quando essas plataformas surgem, gera-se um crescimento exponencial. A lei surgiu em 1998 e há um desamparo porque estamos em um outro cenário. O grande desafio é como equacionar isso”. 

Entenda a discussão

A Lei nº 9.610, sancionada em 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais no Brasil, estabelecendo regras para a proteção das obras intelectuais e criando um sistema jurídico para garantir que os criadores tenham o controle sobre suas produções. A legislação abrange uma vasta gama de obras, incluindo livros, músicas, filmes, softwares e até programas de rádio e televisão.

Entre os principais pontos da lei, destaca-se a concessão de direitos exclusivos ao autor para reproduzir, distribuir, exibir e adaptar sua obra. Além disso, a lei define a duração desses direitos, que é, em regra, de 70 anos após a morte do autor, protegendo seus herdeiros ou legatários. A legislação também prevê a possibilidade de cessão de direitos autorais, permitindo que o autor negocie sua obra com editoras e gravadoras. É possível conferir outras informações sobre o funcionamento da lei e a necessidade de adaptação para o cenário digital no link da audiência pública, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MVOljF9scVY&t=4581s

Erika Ferrari Cunha é a nova Cidadã Aracajuana

por Anna Paula Aquino, Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 02/12/2024 16h35, última modificação 02/12/2024 16h42
Erika Ferrari Cunha é a nova Cidadã Aracajuana

Foto: China Tom

Na última sexta-feira, 29, Erika Ferrari Cunha, Diretora Técnica da Energisa, recebeu o Título de Cidadã Aracajuana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), a honraria foi entregue em meio a palavras emocionadas da homenageada.   

Erika é carioca e se mudou para Minas Gerais aos 12 anos. Com formação em Engenharia Elétrica, pós-graduação em MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ela chegou em Sergipe no ano de 2011 para assumir o cargo de Coordenadora da área de pós e pré-operação técnica, pós-comercial, nível de tensão e danos elétricos, no Departamento de Operação da Energisa. Já em 2015, se tornou Coordenadora de Projetos e Cadastro no Departamento de Construção e Manutenção. Já em 2020, foi gerente de Planejamento e Orçamento até ser a primeira mulher na posição de Diretora Técnica, em 2023. 

Para Elber, Erika já mostra, há vários anos, que merece esse reconhecimento.  “O título de cidadania reconhece o valor, o trabalho e a dedicação de pessoas que não tiveram a sorte de nascer em Aracaju, mas que escolheram a cidade para construir suas vidas profissionais e pessoais. São pessoas como Erika que contribuem para o desenvolvimento daqui e bem-estar da população. Ela é um dos melhores exemplos do que isso representa”, declarou. 

Presente na solenidade, o vereador Byron (MDB) também ressaltou o trabalho de Erika. “Erika mostra a sua capacidade profissional que faz muito por todo Sergipe. Esse dia é um dia muito feliz, já que ela merece essa homenagem e celebração de indicação do amigo Elber Batalha”, comentou. 

Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa, não poupou elogios à amiga e colega de trabalho. “É uma emoção muito grande. Erika é uma pessoa batalhadora, de fato, que fez tudo para crescer na vida e enfrentou também as dificuldades de ser mulher no mercado de trabalho. Ela chegou, onde chegou, com maestria. Na Energisa, tem uma bela história e espero acompanhar tudo isso em mais e mais anos”, falou. 

Atualmente como Diretora Técnica, Erika relatou a sua trajetória durante um discurso na tribuna. Contou do seu tempo de estagiária da empresa e lembrou do caminho com seus pais em meio às dificuldades da época. “Aquela menina de olhos azuis, é essa que fala aqui agora, recebendo esse título depois de tantos anos”, disse. 

Em meio aos seus agradecimentos, ela falou do peso de receber esse título na cidade que chama de lar. “Com dedicação em cada gesto, ação e decisão. Quero ser digna dessa confiança, contribuindo com entusiasmo, comprometimento para o crescimento e felicidade desse lugar. A partir de hoje, não sou apenas alguém que vive em Aracaju. Mas, sou parte de vocês, da alma dessa cidade, da história de um povo inspirador e acolhedor. Levo no coração, a responsabilidade e o privilégio de ser uma cidadã aracajuana”. 

Com autoria de Elber Batalha, Sessão Especial comemora Dia do Rotary Club nesta terça-feira, 03

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/12/2024 16h40, última modificação 02/12/2024 16h42
Com autoria de Elber Batalha, Sessão Especial comemora Dia do Rotary Club nesta terça-feira, 03

Foto: Gilton Rosas

Uma Sessão Especial deve reunir membros e autoridades para celebrar o Dia do Rotary Club nesta terça-feira, dia 3, a partir das 15h30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade acontece após a indicação do vereador Elber Batalha (PSB) que também foi autor da lei que institui esse dia na capital.  

O Rotary é uma rede global de clubes com dedicação a prestação de diversos serviços à comunidade e resolução de problemas com um grande número de profissionais envolvidos. Em Aracaju, o clube tem 90 anos e é governado atualmente pelo professor Jorge Carvalho.  

A sessão comemora a sanção da Lei n° 6.076 de 09 de outubro de 2024 que institui o dia do Rotary Clube e o inclui no calendário cultural do município de Aracaju. Para  o vereador e autor da lei, o Rotary tem uma bela história na cidade e no país. “Os rotarianos são empenhados no cuidado ao povo desde a época de doenças como no caso da poliomielite. São anos fazendo o seu papel com maestria e precisamos reconhecer esse dia”, comentou. 


Onde? Câmara Municipal de Aracaju

O que? Sessão Especial do Dia do Rotary Club

Quando? Dia 03 de Dezembro de 2024

Que horas? Às 15h30

Vencedores do 7º Prêmio de Poesia Marcelo Déda são premiados na CMA

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 02/12/2024 18h23, última modificação 02/12/2024 18h23
Cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 02/12, no plenário da Casa Legislativa
Vencedores do 7º Prêmio de Poesia Marcelo Déda são premiados na CMA

Foto: China Tom

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (02/12), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a cerimônia de premiação da escola vencedora e dos 10 alunos que tiveram os melhores desempenhos no 7º Prêmio de Poesia Marcelo Déda. Ao todo, 271 alunos do 2º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Aracaju se inscreveram no concurso, que é uma iniciativa do setor de promoção social da CMA. 

Segundo a chefe do setor de promoção social da CMA, Patrícia Matos, esse projeto perpassou várias gestões e foi abraçado pelos vereadores da Casa, o que propiciou o seu crescimento com o passar dos anos. “Estamos extremamente felizes com esse resultado. O nosso projeto, esse ano, teve um aumento muito significativo tanto nas escolas participantes, quanto no número de inscritos. No ano passado, tivemos 170 alunos inscritos; esse ano, tivemos 271. E nós buscamos incentivar aquele dom poético que a criança já tem dentro dela, a gente incentiva a escrita. Os temas são livres, a gente deixa a criança à vontade pra ter essa liberdade de escolher o seu tema e usar a criatividade para expressar seus sentimentos”, explicou.

O vereador Eduardo Lima (Republicanos), que presidiu a cerimônia, enfatizou que essa premiação é uma forma de incentivar e fazer com que novos talentos apareçam. “Essa é uma das muitas qualidades que a Casa do Povo tem em Aracaju, fazer com que crianças da rede pública municipal de ensino possam mostrar o seu talento através de poesias, de falas, de metáforas, poder exercitar essa capacidade e esse conhecimento é muito importante. E muitas crianças dizem o que vivem no dia a dia. Há poemas que trazem histórias tristes, relatos de vivências ruins, mas que, transformados em poesia, trazem aquilo que eles vivem dentro de si”, afirmou.

Os vereadores Professora Sonia Meire (PSOL), Pastor Diego (União Brasil) e Breno Garibalde (Rede), que integraram a comissão julgadora do concurso, também participaram do evento e elogiaram a iniciativa. “Hoje é um dia muito importante para os estudantes e para as escolas da rede municipal que têm a possibilidade de participar todos os anos do Prêmio Marcelo Déda, um projeto aqui da Câmara Municipal de Aracaju, e que é um incentivo à leitura, incentivo à escrita, e que parte exatamente da leitura do mundo que essas crianças e adolescentes fazem”, disse Sonia Meire.

“Hoje é um dia especial, um prêmio de iniciativa da Câmara Municipal, que busca valorizar esses alunos que fazem parte da rede municipal de ensino, alunos que são talentosos, que escrevem suas poesias e que muitas vezes ficam ali escondidas. Então essa é uma oportunidade de dar visibilidade a essas poesias e de premiá-las, um reconhecimento para a nossa cidade”, afirmou o vereador Pastor Diego.

 “É um prazer muito grande estar aqui mais uma vez nesse Prêmio Marcelo Déda, que é uma inspiração política para a gente e que tem um papel fundamental, deixou um legado impressionante, então é muito merecido o nome desse prêmio. E é um prazer estar com vocês aqui hoje, jovens ligados na literatura, que desde cedo estão tão engajados. Parabéns aos professores, a gente sabe da dedicação de vocês, do empenho no dia a dia, incentivando essas crianças a lerem, principalmente hoje em dia, que a gente sabe da dificuldade que é, num contexto de explosão digital, a gente sair um pouco disso e ir para a leitura e para a poesia é muito importante”, destacou Breno Garibalde.   

Premiados

Rita de Cássia Batista Freire, diretora da Escola Otília de Araújo Macêdo, que teve o maior número de premiados desta edição, falou sobre a alegria de todos da equipe em ter esse reconhecimento. “A felicidade é enorme e para a gente é um orgulho muito grande fazer parte desse cenário. Na hora que passamos o resultado, eles ficaram super felizes e os professores também. Eu quero parabenizar esse concurso, porque ele fomenta a aprendizagem dos alunos, a vontade de querer ler e escrever, então, hoje eu tenho certeza que os nossos alunos estão com as mentes mais ilustradas”, falou orgulhosa.

A primeira colocada no concurso, a aluna Taís Aparecida Ferreira Silva, tem 8 anos, é aluna do 3º ano da escola Bebé Tiúba e contou que essa foi a primeira vez que participou da competição e que a inspiração para a sua poesia surgiu espontaneamente. Ela explicou que um dia foi pintar a unha e que, pouco tempo depois, aquilo que era um total encanto tornou-se um desencanto, a partir do momento em que a unha começou a doer, o que a motivou a desfazer tudo aquilo que tinha feito com tanto entusiasmo.

Já a segunda colocada, Maria Alice Rodrigues Gomide Prado, também do colégio Bebé Tiúba, falou que está muito contente com o resultado e que pretende participar novamente da competição. “Estou muito feliz por esse prêmio e por essa poesia que eu fiz para mim mesma, e também estou muito feliz em representar o segundo lugar da minha escola. Essa é a minha primeira vez, mas eu espero participar mais vezes”, disse.

E a terceira colocada, Lara Sophia, relatou que foi uma grande surpresa ter conseguido a premiação. “Eu estou muito feliz e eu não esperava que fosse ganhar. A minha amiga me ajudou bastante. Ela falava: vai Lara, você vai conseguir, eu estou do seu lado, aí eu fui e ganhei”, contou empolgada. 

Os vencedores do concurso receberam os seguintes prêmios: a escola vencedora recebeu uma TV Smart e certificado de participação. O 1º colocado recebeu um notebook, placa de premiação e certificado de participação. Os alunos do 2º ao 5º lugar receberam um tablet, placa de premiação e certificado de participação. Já os alunos do 6º ao 10º lugar receberam placas de premiação e certificados de participação.

Confira a classificação final dos vencedores do 7º Prêmio de Poesia Marcelo Déda:

Escola Vencedora – EMEF Otília de Araújo Macêdo

1º lugar – Taís Aparecida Ferreira Silva - EMEF Bebé Tiúba

2º lugar – Maria Alice Rodrigues Gomide Prado - EMEF Bebé Tiúba

3º lugar – Lara Sophia Da Silva Goes - EMEF Otília De Araújo De Macêdo

4º lugar – Bianca Luise Santos Nascimento - EMEF Presidente Vargas

5º lugar – Carlos Emanoel Santos Silva - EMEF Presidente Tancredo Neves

6º lugar – Aylla Conceição De Jesus - EMEF Otília De Araújo De Macêdo

7º lugar – Tamyres Sacramento Silva - EMEF Papa João Paulo II

8º lugar – Alegria Lopez Pecnik  - EMEF Otília De Araújo Macedo

9º lugar – Eloah Kauanne Da Silva Ferreira - EMEF Presidente Vargas

10º lugar – Julya Da Silva Rezena - EMEF Professora Núbia Marques


Conheça a poesia que conquistou o primeiro lugar:


A Unha do Encanto Foi a Mesma do Desencanto  

Era tarde de quarta, eu em harmonia, 

Fazia as unhas com alegria. 

Grandes, esmaltadas do jeito que quis, 

Por horas me senti feliz. 

 

Ao anoitecer com tarefas a fazer, 

Me dei conta sem querer, 

Que todo aquele encanto, 

Era o motivo do meu pranto. 

 

Chorei como criança que sou, 

E logo a minha mãe a unha cortou. 

Mas a lição serviu. 

Esse desejo me feriu, porém sumiu. 

 

Agora, deixo aqui com leveza, 

Essa real história 

E tenho certeza 

Que fará bem a memória.

PL de Isac em apoio a pacientes com Alzheimer é aprovado em 1ª votação

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/12/2024 10h27, última modificação 03/12/2024 10h27
PL de Isac em apoio a pacientes com Alzheimer é aprovado em 1ª votação

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 345/2023, de autoria do vereador Isac Silveira, que institui o Programa de apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e aos seus familiares. A iniciativa visa estabelecer uma política pública abrangente no âmbito da Rede Municipal de Saúde para diagnóstico, tratamento, prevenção e suporte integral às famílias que convivem com a doença.

O PL, que agora segue para segunda votação, destaca a criação de estratégias de conscientização, diagnósticos precoces e cuidados multidisciplinares. O vereador Isac ressaltou a importância do PL: “O Alzheimer é uma doença que afeta não apenas os pacientes mas também suas famílias. Esse programa propõe um acolhimento mais humano, com suporte técnico e emocional, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade.”

Entre as principais diretrizes do programa estão: diagnóstico e tratamento precoce nas unidades de saúde municipais, capacitação de profissionais e cuidadores, campanhas de conscientização e prevenção, estímulo a hábitos saudáveis, como práticas de exercícios, alimentação balanceada e controle de doenças como hipertensão e depressão, que aumentam o risco de demências, criação de um Centro de Referência especializado na prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer.

A proposta prevê parcerias entre o poder público, universidades, instituições de saúde e entidades privadas para garantir infraestrutura e eficiência na execução do programa. Além disso, o PL autoriza a criação de um sistema de cadastro e acompanhamento das pessoas diagnosticadas com Alzheimer, reforçando o monitoramento contínuo das ações implementadas. “Esse projeto reafirma nosso compromisso com a saúde pública de qualidade e com o cuidado integral à população. Vamos continuar lutando para que as políticas públicas de Aracaju sejam inclusivas e transformadoras”, relata Isac.

 

Eduardo Lima presidiu premiação do 7° Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda

por Assessoria de Imprensa Parlamentar — publicado 03/12/2024 10h35, última modificação 03/12/2024 11h01
Eduardo Lima presidiu premiação do 7° Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda

Foto: Naldo santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos), na tarde desta segunda-feira, dia 02, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidiu a premiação do 7° Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda.

 

A CMA promoveu o concurso de poesia com o objetivo de estimular a escrita criativa do alunado. 271 estudantes do 2° ao 9° anos das 27 escolas da rede municipal de ensino da capital tiveram a oportunidade de apresentar seu talento poético no plenário da Casa do Povo, onde não só dez estudantes foram contemplados com prêmios e certificados, como também a escola vencedora recebeu uma Smart TV e Certificado. 

 

"Com muito orgulho presido esta premiação que incentiva a cultura e a leitura em nossa capital. Valorizo ações como essas que estimulam a criatividade e mostram que vale a pena investir na educação. Acredito que ela transforma vidas e abre portas para novas experiências", afirmou o parlamentar.

 

Além dos representantes das escolas, professores, alunos e o vereador Eduardo Lima, estiveram presentes  o secretário municipal da educação Ricardo Abreu, os vereadores profª Sônia Meire ( PSOL), Breno Garibaldi (Rede), o superintendente da CMA Ardiles Ferreira, entre outros.

Audiência pública ‘vidas negras importam : a voz das famílias na luta contra a violência’ acontecerá na Câmara Municipal de Aracaju

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/12/2024 12h55, última modificação 03/12/2024 12h55
Audiência pública ‘vidas negras importam : a voz das famílias na luta contra a violência’ acontecerá na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Na próxima sexta-feira (06), às 09h, acontecerá, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma audiência pública de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL), com o tema ‘Vidas Negras Importam: a voz das famílias na luta contra a violência’. A luta de milhares de famílias sergipanas contra as violações de direitos humanos foi um dos motivos para a realização dessa audiência. A audiência pública é aberta ao público, que pode participar presencialmente ou online acompanhando a transmissão no Youtube da TV Câmara.

 
“Nosso país tem atingido números altos e desproporcionais de violência contra comunidades negras e periféricas. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nosso estado é o terceiro estado que mais morrem pessoas em intervenções policiais, inclusive crianças e adolescentes. Recentemente, na nossa capital, o jovem Ithalo Santos foi morto por policiais, no bairro Coroa do Meio. No último dia 11 de novembro, fizemos um ato em frente à Secretaria de Segurança Pública pelo fim da violência do estado e por justiça por esse jovem trabalhador negro. Precisamos transformar o luto em luta, e continuar pautando a importância de medidas para diminuir esses dados, como as câmeras nos uniformes dos agentes de segurança”, disse a vereadora Sonia Meire.
 
A mobilização de diversas famílias sergipanas contra as violações dos direitos humanos seguirá. E a audiência pública desta sexta-feira discutirá que ações podem ser feitas para combater esta violência e terá a participação de movimentos sociais.

Vereador Sargento Byron reforça Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e destaca leis que garantem inclusão e protagonismo

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa Parlamentar — publicado 03/12/2024 13h38, última modificação 03/12/2024 13h38
Vereador Sargento Byron reforça Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e destaca leis que garantem inclusão e protagonismo

Foto: Gilton Rosas

Instituído em 1992, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado neste 03 de dezembro. Pauta do seu mandato, o vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), aproveitou a data comemorativa para intensificar a conscientização e o compromisso com os direitos da pessoa com deficiência .
"A data de hoje celebra um movimento mundial, do qual podemos e devemos pontuar a realidade do nosso país, do nosso estado e, em especial, na Câmara Municipal, a realidade de Aracaju. De acordo com dados divulgados em 2023, pelo IBGE, são 70 mil pessoas, na capital, com o diagnóstico de alguma deficiência.  É neste tocante que, antes mesmo da vida política, busco contribuir para a garantia desses direitos", pontua o parlamentar que é o idealizador do Projeto Social Estrelas do Mar.
Em Aracaju, quando se fala em políticas públicas e leis em vigor que garantem direitos e o protagonismo da pessoa com deficiência, o vereador Sargento Byron comemora a sanção de leis como a 5482/2022, originária de propositura de sua autoria, que determina como permanente, sem prazo de validade, o laudo médico - pericial que atesta o diagnóstico de deficiências permanentes de caráter não transitório. Outra lei municipal, a 5784/2023, promoveu a atualização no Fundo Municipal de Apoio aos Portadores de Deficiência, criado pela Lei 2.340, de 1995. A mudança constitui a alteração do nome do fundo para Fundo Municipal de Apoio às Pessoas com Deficiência, refletindo uma visão mais inclusiva e moderna das políticas públicas de assistência e apoio. 
Para o vereador, é essencial que a sociedade, além de falar sobre direitos, tenha conhecimento sobre, de fato, o que é deficiência, seus tipos e representatividade: "é preciso que todos tenham o interesse de conhecer as entrelinhas da realidade vivida por esses cidadãos. É preciso conhecer a deficiência quando física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e, também, quando há o diagnóstico da deficiência múltipla, quando uma pessoa tem duas ou mais deficiências. Isso só é possível através de ações que visam a quebra de barreiras, com comunicação e ampla informação. Por isso, não só no dia de hoje, mas, diariamente, esta é minha pauta, minha luta", reforçou o vereador ao complementar que uma sociedade empática é construída por cidadãos que se conectam à história do outro sem que seja preciso viver a mesma realidade.
Além das condições de saúde, a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho também integra a pauta. Em Aracaju, a Lei 5670/2023 visa transformar tal realidade, ao instituir a criação do selo ‘Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência’, oportunizando o trabalho e novas perspectivas de vida para esse público.
MAIS LEIS MUNIICPAIS
Dentre as leis de autoria do mandato do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, também está a Lei 5734/2023, que visa melhorar a acessibilidade em eventos e espaços públicos em Aracaju, determinando a obrigatoriedade da instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida ou que utilizem cadeira de rodas.
Há também a Lei 5599/2023, que dispensa a pessoa ostomizada de passar pela catraca dos ônibus na capital. Em 2023, também foi instituída a lei municipal que cria em Aracaju o Programa de Mapeamento e Apoio às Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares. Outra grande conquista da Câmara Municipal de Aracaju foi a sanção da Lei 5881/2024 que reconhece o paciente com fibromialgia como pessoa com deficiência.
Em tramitação na Câmara de Vereadores de Aracaju também está o PL 429/2023, que determina que os hospitais, clínicas e postos de saúde, que integram a rede municipal de saúde de Aracaju, comuniquem formalmente ao Ministério Público casos de vestígios de maus-tratos contra a pessoa com deficiência.

De autoria de Elber Batalha, sessão especial comemora Dia do Rotary Club e 90 anos em Sergipe

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/12/2024 10h28, última modificação 04/12/2024 10h28
De autoria de Elber Batalha, sessão especial comemora Dia do Rotary Club e 90 anos em Sergipe

Foto: China Tom

A sessão especial da tarde desta terça-feira, 3, foi em clima de comemoração pelo Dia do Rotary Club e os 90 anos do clube na capital, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A indicação foi do vereador Elber Batalha (PSB), que é o autor da Lei que institui o dia na capital e as sessões que acontecerão todos os anos próximos à data 4 de dezembro. 

 

O Rotary é uma rede internacional de clubes com dedicação a prestação de serviços com um grande número de profissionais envolvidos. Em Aracaju, o clube tem 90 anos e foi fundado no dia 4 de dezembro de 1934. Dia que agora será um marco como Dia do Rotary Club, por meio da sanção da Lei n° 6.076 de autoria de Elber de 09 de outubro de 2024, que institui e que a inclui no calendário cultural do município de Aracaju.

  

Fundado em 1905, o Rotary conta com mais de 1 milhão de pessoas envolvidas nas ações, sendo divididas em 33 mil clubes, além dos distritos, totalizando 571 espalhados pelos países.

 

Com um plenário lotado de rotarianos, o vereador Elber discursou falando sobre a ideia do PL. “Nós apresentamos o Projeto de Lei por indicação do atual governador Jorge Carvalho, que instituiu esse dia. Neste primeiro ano, estamos fazendo história com tantas pessoas participando e marcando presença”, disse.

 

Para o parlamentar, é de extrema importância que mais pessoas conheçam este belo trabalho. “O Rotary se tornou um ancião com 90 anos aqui, mas ativo, desenvolvendo suas belíssimas ações sociais, suas intervenções para melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e mais de perto de Aracaju. É bom lembrar que esse clube reúne pessoas voluntárias que contribuem com o que podem, querem e sabem fazer para ajudar o próximo”, comentou.

 

O governador international do distrito 4.391 que coordena os 100 clubes de Sergipe, Bahia e Alagoas, Jorge Carvalho do Nascimento, ressaltou o papel deles na sociedade. “Eu tenho a honra de ser o governador deste distrito. Todos nós somos voluntários e aderimos para defender causas de prestação de serviços à comunidade. O nosso pagamento é o sorriso das pessoas. Nós não divulgamos o que fazemos, mas um dos casos que podemos contar é de tratamento neurológico em instituições da capital , que é feito através de equipamentos doados pelo Rotary”, declarou.

 

A presidente Rosa Amélia Dantas, representando todos os presidentes de clubes de Rotary do distrito 4391, salientou o diferencial do clube em meio a tantos pelo mundo. “Nós temos um elo que nos une, é uma certa felicidade de estar no Rotary. Isso tem sido o alimento para nos unir, já que tanta estrutura cresce e desce. A nossa diferença é que, desde o começo, são pessoas envolvidas com grandes discussões, mas com a amizade independente de tudo e sendo forte, apesar das divergências”, falou.

 

Fizeram parte ainda da mesa, Jorge Carvalho do Nascimento, governador do distrito 4391 do Rotary International, e sua esposa, Ester Nascimento; Yara cruz, governadora eleita do distrito 4391 do Rotary para o ano rotário International para 2025-2026; Kleber Ernesto, governador indicado do distrito 4391 do Rotary International 2026-2027 e Eliziário Sobral, governador 2000-2001, representando o colégio de governadores.

  

 

Além disso, ex-governadores que fizeram questão de marcar presença como Carlos magalhães (2003-2004), Carlos Mello Filho (2006-2007), Geraldo Pimentel (2008-2009), Elder Sobral (2009-2010), Messias Peixoto (2012-2013), Adailton Reis (2014-2015), Josué Silva (2018-2019), Luiz Cruz (2020-2021) e  Cláudio Canuto (2022-2023).

 

Câmara Municipal de Aracaju aprova 16 proposituras na 103º sessão ordinária

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 04/12/2024 13h05, última modificação 04/12/2024 20h35
Votação aconteceu na manhã desta quarta-feira,04
Câmara Municipal de Aracaju aprova 16 proposituras na 103º sessão ordinária

Gilton Rosas

Na 103º sessão ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 04, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisou e aprovou 13 Projetos de Lei. Deste total, quatro em Redação final, nove em 1º discussão e três requerimentos. 

Projetos Aprovados em Redação Final

Presença de Fonoaudiólogos nas escolas da rede municipal

O PL Nº 11/2024 institui a política de desenvolvimento de consciência fonológica na alfabetização na rede municipal e particular de ensino, no âmbito do município de Aracaju. A autoria é do vereador Licenciado Nitinho Viltale (PSD).  De acordo com o texto, “considera-se consciência fonológica a capacidade de perceber, segmentar e manipular sons e sílabas da fala, que são considerados processos fundamentais para a alfabetização”.

 A Política instituída por esta Lei contará com a participação de fonoaudiólogos, que auxiliarão os profissionais da educação e os estudantes em diversas etapas da aprendizagem, podendo atuar em âmbito de orientação, capacitação e assessoria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Segurança do Paciente

O PL Nº 59/2024, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), institui o programa de segurança do paciente nas unidades de saúde localizadas no município de Aracaju. O programa visa identificar áreas e problemas prioritários da segurança do paciente, bem como desenvolver estratégias, produtos e ações direcionadas aos gestores, profissionais e usuários da saúde que possibilitem evitar ou mitigar a ocorrência de evento adverso na atenção à saúde.

Dia da Liberdade Religiosa

De autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), o PL Nº 37/2024 define o dia 25 de maio como dia da liberdade religiosa no calendário comemorativo do município de Aracaju.


Aprovados em 1º Discussão

Presença de acompanhantes em unidades de saúde para pessoas com deficiência

O PL Nº 176/2024 torna obrigatória a presença de um acompanhante para pessoas com deficiência, autismo, síndrome de Down e doenças raras, independentemente da sua idade, durante consultas, exames, internação ou qualquer situação em que a pessoa esteja total ou parcialmente privada de sua autonomia. O autor da propositura é o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB).

Internet gratuita em estabelecimentos comerciais

Os estabelecimentos comerciais que optarem por oferecer aos consumidores cardápio na forma digital terão que disponibilizar acesso gratuito à internet. É o que regulamenta o PL Nº 216/2024 de autoria do vereador Elber Batalha (PSD), aprovado em 1º discussão.

Prioridade no atendimento de vítimas de abuso sexual

O PL Nº 161/2024 assegura prioridade ao atendimento psicológico em toda a rede municipal de saúde à criança que, comprovadamente, tenha sido vítima de abuso sexual. De acordo com o projeto, a comprovação do abuso ou da exploração sexual deve ser feita por meio de laudo médico ou pericial. A autoria da iniciativa é da vereadora Sheyla Galba (União Brasil).

Crimes Financeiros Contra Idosos

O PL Nº 170/2024 dispõe sobre a campanha de combate aos golpes financeiros praticados contra pessoa idosa. O autor da propositura é o vereador Manuel Marcos (PSD). De acordo com a matéria, o Município deverá priorizar ações de prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra pessoa idosa; proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros; divulgação dos golpes mais praticados e meios para evitá-los e orientação das condutas a serem tomadas após a constatação de que foi vítima de um golpe.

 

 

Vereador Cícero do Santa Maria crítica demora na realização de obras de emendas impositivas

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/12/2024 13h17, última modificação 04/12/2024 13h17
Vereador Cícero do Santa Maria crítica demora na realização de obras de emendas impositivas

Foto: Gilton Rosas

Na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 4, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) voltou a cobrar a realização de obras que foram indicadas pelo parlamentar por meio de emendas impositivas. 
Uma das emendas enviadas pelo vereador foi para a construção de uma praça na avenida Contorno, no conjunto Padre Pedro. Apesar de ter o recurso garantido pela emenda impositiva, a Prefeitura de Aracaju não realizou a obra. 
“Eu fico tentando entender os motivos para isso. A atual gestão está sendo encerrada e, se quer, iniciou a construção da praça que tanto é aguardada pela população e que traria alegria para a região”, lamentou Cícero do Santa Maria. 
Outro ponto de questionamento do vereador está na demora da realização das obras com recursos das emendas impositivas. “Em 2022, eu coloquei uma emenda para a construção de outra praça, dessa vez no conjunto Valadares, e só foi feita agora, no final de 2024. Demorou dois anos para sair do papel, mas pelo menos saiu e trouxe um pouco mais de alegria para os moradores”, completo Cícero. 

Isac destaca importância do Dezembro Vermelho no combate ao HIV e ISTs

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/12/2024 17h56, última modificação 04/12/2024 17h56
Isac destaca importância do Dezembro Vermelho no combate ao HIV e ISTs

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A chegada de dezembro marca uma importante mobilização nacional pela saúde e pelos direitos humanos. Instituído pela Lei nº 13.504/2017, o Dezembro Vermelho é dedicado à luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco em ações de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas. 

Em Aracaju, o vereador Isac tem reforçado a relevância dessa campanha e a conscientização sobre o tema. Para o parlamentar, o Dezembro Vermelho vai além de alertar sobre o vírus HIV; trata-se de uma iniciativa que valoriza a dignidade e o direito à saúde de milhares de brasileiros. 

“É fundamental que todos tenham acesso a informações sobre prevenção e tratamento do HIV e das ISTs. Precisamos trabalhar para reduzir o preconceito e garantir o acolhimento e o cuidado das pessoas que convivem com o vírus. O Dezembro Vermelho nos lembra que a luta contra a Aids é também uma luta pela igualdade e pelo respeito”, afirmou o vereador. 

Isac destacou ainda a necessidade de ampliar o acesso às ferramentas de prevenção, como a distribuição de preservativos. “As políticas públicas de saúde precisam priorizar a prevenção. Além de distribuir preservativos, é igualmente essencial garantir que a população receba orientações claras e acessíveis sobre o uso dessas ferramentas”, pontuou. 

O vereador também mencionou a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso ao diagnóstico precoce e a um atendimento digno e humanizado, destacou Isac. 

Por fim, o parlamentar fez um apelo para que todos participem das ações de conscientização realizadas ao longo do mês, reforçando que a luta contra o HIV é um compromisso coletivo. “Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e sem preconceitos, onde todos tenham acesso à saúde e ao respeito”, concluiu. 

O vereador Isac reafirmou seu compromisso de continuar defendendo políticas públicas que promovam a saúde e a dignidade das pessoas em Aracaju. 

“Fica aqui a minha fala de solidariedade a Fábio Mitidieri”, declara Elber sobre as notícias que circularam na última semana

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 05/12/2024 11h49, última modificação 05/12/2024 11h49
“Fica aqui a minha fala de solidariedade a Fábio Mitidieri”, declara Elber sobre as notícias que circularam na última semana

Foto: Gilton Rosas

A pauta da viagem do governador Fábio Mitideri para Buenos Aires e toda a repercussão da última semana foi tema do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 4. Para o parlamentar, independentemente de lado político, é preciso que se reconheça que a licença sem remuneração foi aprovada pela Assembleia Legislativa e várias fake News circularam nesse período.

 

Durante o grande expediente, Elber comentou sobre o assunto e destacou a importância da apuração dos fatos, já que foi comprovado que a licença em questão não era mais remunerada e foi enviada à Alese. “Vou tratar de uma injustiça cometida com o governador Fábio Mitidieri. O meu discurso não é de aliado ou não, mas independentemente de lado político, nós temos que defender a verdade e repudiar de forma plena e restrita a execração gratuita de quem quer que seja”, falou.

 

Ele aproveitou para apresentar a imagem do documento que foi aprovado e lembrar que tudo estava dentro dos conformes. “Isso que começou em sites e blogs sergipanos reverberou ao ponto de chegar em sites de repercussão nacional sem verificar a veracidade dos fatos e replicaram execrando a imagem dele. Eu trouxe o requerimento da licença sem remuneração que foi aprovado, onde está explicito que foi para interesse particular e cita a viagem. É lícito a qualquer cidadão”, destacou.

 

Por fim, durante o seu pronunciamento, ele falou sobre a necessária reflexão sobre os atuais linchamentos virtuais. “Temos que repudiar a prática do julgamento público pautado em inverdades, as chamadas Fake News. Independentemente de gostar dele ou não, isso deve ser repudiado por todos nós, esse caminho uma vez instituído e deflagrado pode ser que nos tornemos as próximas vítimas. Fica aqui a minha fala de solidariedade a Fábio e o repúdio aos meios que atuaram de forma maldosa replicando uma inverdade com clara intenção de prejudicar a imagem dele”. 

Elber Batalha destaca casos de violência da Polícia Militar de São Paulo

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 05/12/2024 12h51, última modificação 05/12/2024 12h51
Elber Batalha destaca casos de violência da Polícia Militar de São Paulo

Foto: Gilton Rosas

Atento aos fatos que acontecem em todo país, o vereador Elber Batalha (PSB) levou os casos de violência da Polícia Militar do Estado de São Paulo registrados recentemente para a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na quarta-feira, 4. Trazendo a pauta de uma forma geral, ele falou da importância de uma boa gestão.

 

Em um mês, foram diversos os vídeos, flagras e notícias de mortes ou ações inesperadas por parte de policiais militares de São Paulo. Entre os mais recentes, um dos PMs joga um homem de uma ponte e tudo é filmado por uma câmera por uma pessoa que presenciava a cena da abordagem truculenta e outro conta com uma morte após um roubo de sabão em um supermercado com onze tiros no acusado.

 

Detalhando as histórias, o parlamentar ressaltou que o intuito do seu discurso foi valorizar a polícia como um todo e destacar a importância da estrutura necessária para que tudo funcione da melhor forma. “Minha fala é sobretudo pela consciência de quem é chefe de executivo e de poder, de não empoderar inconscientemente com seus comentários nessas situações. Essa reflexão não tem nada a ver com o estado de Sergipe, mas contamina o pensamento da política de segurança pública adequada para o nosso país”, disse

 

Relatando ainda as declarações polêmicas do governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que defendem os profissionais envolvidos algumas vezes, ele lembrou do resultado que isso tudo vem gerando. “Essas condutas trazem o empoderamento das más práticas. Em um mês, tantas histórias aconteceram com finais tristes como o homicídio de um rapaz com 11 tiros nas costas. Aquele que se empodera da violência, acha que está liberado para fazer o que quiser”, declarou.

 

Na tribuna, ele cobrou responsabilidade de todas as partes. “A polícia tem que ser o último recurso à letalidade, tem que ser dotada e treinada até para se autoproteger, ninguém quer os policias em risco também. Parece que o discurso de que polícia boa é a que mata vem contaminando o Brasil a fora, mas esquecem de uma regra que é triste. A que mais mata é a que mais morre. Quando o delinquente sabe que, de lá pra cá, não tem chance de ser conduzido, a reação é entender que é matar ou morrer”, finalizou.

Escola do Legislativo de Aracaju e Elese realizam curso de capacitação sobre gestão de documentos

por Lucas Oliver - assessor de comunicação da escola do legislativo — publicado 05/12/2024 13h40, última modificação 05/12/2024 13h42
Escola do Legislativo de Aracaju e Elese realizam curso de capacitação sobre gestão de documentos

Foto: Lucas Oliver

Nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, acontece o curso de Organização e Gestão de Documentos Legislativos em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a Escola do Legislativo de Sergipe Deputado João de Seixas Dória (Elese). O curso vai acontecer sempre as quintas e sextas-feiras do mês de dezembro, das 8h às 12h, na Elese.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, essa é uma das propostas da Escola: “proporcionar intercâmbio entre as Escolas do Legislativo e capacitar servidores, além de criar laços internos para que novas oportunidades possam ser estabelecidas na hora de qualificar servidores e a população em geral,  com o objetivo de melhoria no atendimento ao público e em sua organização interna”, destaca.

 

O facilitador e bibliotecário, Celson Íris, ressalta a importância deste curso e da parceria entre Elese e a Escola do Legislativo  municipal, além de citar os assuntos abordados. “Esse intercâmbio é de extrema importância entre duas Casas Legislativas que tem o objetivo de qualificar servidores na sua atuação, melhorando seu desenvolvimento no setor que trabalha com documentação. Nos seis encontros, vamos abordar a história dos arquivos passando pelos conceitos e experiências dos arquivos e documentos”, disse.

 

Para o servidor Ackley Santiago, o curso está sendo uma grande oportunidade. “Fiquei interessado quando vi o curso, pois ele trará uma visão macro do meu trabalho no Arquivo Municipal, além de agregar valor na administração pública, pois essa experiência vai nos ajudar no dia a dia”, finaliza.

Vereador Camilo reúne militância e sociedade civil para debater Lei Orçamentária Anual (LOA)

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/12/2024 15h50, última modificação 06/12/2024 11h00
Vereador Camilo reúne militância e sociedade civil para debater Lei Orçamentária Anual (LOA)

Foto: Luiz Fernando

Nesta terça-feira (3), o vereador Camilo Daniel promoveu uma reunião com a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) e a comunidade para discutir as emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de seu mandato. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil e diversas lideranças, incluindo a ex-deputada estadual professora Ana Lúcia e a ex-vereadora professora Rosângela.  

A professora Ana Lúcia destacou a relevância do encontro para a formulação de políticas públicas no campo social. “Sem o orçamento, não tem como executivo implementar políticas públicas que favoreçam a população. Aqui, tivemos a oportunidade de trocarmos experiências, vivências e de fazermos propostas concretas para o orçamento do próximo ano”.  

A professora Rosângela também ressaltou a importância de construir uma LOA que priorize o bem-estar dos cidadãos aracajuanos. “O trabalho que o vereador Camilo está realizando é fundamental porque, a partir desses debates em grupo, podemos conhecer melhor nossa cidade e direcionar as melhores propostas para incluir no orçamento. O orçamento precisa ser trabalhado para atender aos cidadãos, e quero parabenizar o vereador Camilo por estar fazendo isso de forma coletiva”, declarou.  

O vereador Camilo agradeceu aos participantes pelo comprometimento e pelas ideias apresentadas de forma coletiva. “A discussão feita nesse encontro vai possibilitar a criação de emendas que contribuam com a construção de uma cidade mais humana e solidária para a população aracajuana”, conclui. 

Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 06/12/2024 12h20, última modificação 09/12/2024 11h43
Atividades acontecem entre os dias 9 e 13/12
Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

Gilton Rosas

 No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.

Segunda-feira (09/12)

No turno da tarde, às 14h, será realizada Sessão Especial em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo. A autoria é do vereador Cícero do Santa Maria (PODEMOS).

Terça-feira (10/12)

Será realizada Sessão Especial às 14h sobre o “Programa Jovens Vereadores”, que promove a vinda de estudantes da rede municipal ao parlamento Aracajuano para conhecer a CMA e acompanhar as atividades legislativas. A autoria é do vereador Ricardo Marques (Cidadania).  

Às 16h, na sala da presidência, acontece a entrega de título de cidadania aracajuana à Daise Santos do Nascimento, diretora do colégio estadual Paulo Costa. A autoria da iniciativa é do vereador Eduardo Lima (Republicanos).

Quarta-feira (11/12)


A Câmara Municipal de Aracaju concede título de cidadania aracajuana à jornalista Valkiria Miron. A propositura é da vereadora Sheyla Galba (União Brasil). O evento será realizado no plenário da CMA, às 16h.

Quinta-feira (12/12)


A professora Gilvania Guimarães recebe título de cidadania aracajuana no plenário da CMA às 16h. A autoria da iniciativa é do presidenta da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).

Sexta-feira (13/12)

Será realizada as 9h, a audiência pública “Necessidade de reconhecimento do profissional da educação física como agente da prevenção de doenças e da promoção da saúde pública”. O autor da propositura é o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).

No turno da tarde, as 16h, a Procuradora Geral do Município de Aracaju, Hermosa Maria Soares França, recebe título de cidadania aracajuana no plenário da CMA. A autoria da iniciativa é da vereadora Emília Corrêa (PL).  

*A agenda está sujeita a alterações no decorrer da semana.

 

 

 

Vereador Sargento Byron reforça importância de retificação do edital do Concurso da PM/SE

por Jacqueline Reis, Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 06/12/2024 14h40, última modificação 06/12/2024 14h40
Vereador Sargento Byron reforça importância de retificação do edital do Concurso da PM/SE

Foto: Gilton Rosas

Com as últimas notícias divulgadas sobre o concurso da Polícia Militar do Estado de Sergipe, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) aproveitou o espaço na tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reforçar o assunto já pautado em sessão.  

"Logo que o edital foi publicado, trouxe a esta Casa o questionamento sobre a ausência de vagas para pessoas com deficiência. A partir de então, recebi alguns questionamentos acerca da natureza do serviço, se caberia as pessoas com deficiência participarem deste certame. E, enquanto policial militar, consigo afirmar que sim! Durante os 23 anos na ativa, vi, no decorrer do serviço, diversos policiais serem realocados, seja para área administrativa, quanto para diversos outros setores da PM. Quando falamos em deficiência precisamos ter conhecimento sobre a fala. Uma pessoa com deficiência auditiva unilateral, por exemplo, o que a impediria de estar na polícia?", pontuou o parlamentar, após os diálogos sobre a Justiça de Sergipe suspender os editais dos concursos para os cargos de soldado e oficial da PM por falta de vagas para pessoas com deficiência (PcD).  

O vereador aproveitou para pontuar os avanços que esta decisão representa para toda sociedade:   

"Há apenas 39 anos, houve o ingresso de policiais femininas no quadro da nossa PM, uma instituição com 190 anos, podemos dizer. Seguimos avançando quando falamos em gênero, e isso se aplica a todo o serviço da Segurança Pública. Estou na torcida para que haja a retificação do edital, pois sei que a expectativa dos concurseiros é enorme. Não podemos reduzir este preparo; não é justo. Reforço aqui, também, que sabemos que existem condições físicas e motoras que podem sim, impossibilitar a execução plena de determinadas atividades, mas esse esclarecimento é passível de edital, é preciso que busquemos conhecer as especificidades e individualidades asseguradas por lei. Por isso, reforço que a Polícia Militar é gigante e vai além do serviço ostensivo: temos policiais em banda oficial, RH, quadro médico, administrativo, isso tudo valoriza ainda mais a profissão. É preciso nos posicionarmos, eu não faria diferente. É preciso refletir sobre a causa e avançarmos sempre!", reforçou Byron.  

Complementando a fala do parlamentar, o vereador Elber Batalha (PSB) também ressaltou a importância e legalidade das vagas:  

"Aproveito a oportunidade para parabenizar o vereador Byron pela serenidade e coragem, enquanto também militar, em trazer a pauta a esta Casa. Há a necessidade de diferenciar os tipos de deficiência, pois acredito que o equívoco do Comando da PM/SE foi generalizar o quadro. Quando falamos em deficiência monocular, assim como deficiência auditiva unilateral, por exemplo, são deficiências claramente compatíveis com as atividades do policial militar, incluindo o policiamento ostensivo. Colocar todos os aspectos em um mesmo condicionante, onde nenhuma pessoa com deficiência pode ser policial militar, é um exagero e está em total discordância com as novas práticas da nossa sociedade. Entendo que o militarismo tenha uma história de conservadorismo, mas é preciso este novo olhar", concluiu. 

Vereadora Sônia Meire promove Audiência Pública com o tema ‘Vidas Negras Importam: A voz das famílias na luta contra a violência’

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 06/12/2024 15h06, última modificação 06/12/2024 15h06
Vereadora Sônia Meire promove Audiência Pública com o tema ‘Vidas Negras Importam: A voz das famílias na luta contra a violência’

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sônia Meire (PSOL) realizou nesta sexta-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Audiência Pública intitulada ‘Vidas Negras Importam: A voz das famílias na luta contra a violência’. Participaram da mesa, além da vereadora, a advogada e doutora em sociologia Aline Passos, o coordenador do Movimento Negro Unificado, Roberto Amorim, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Carlos Zuzart, e Verônica Evangelista, mãe do jovem Ithalo Santos.  

Roberto Amorim destacou a desigualdade enfrentada pelos corpos negros em diversos espaços:  

“Nossos corpos, quando estão em determinados espaços, são considerados suspeitos. Quando existe uma abordagem policial apontando que nós não somos dali, as intervenções são diferenciadas. Os negros tiveram atributos construídos historicamente neste país. E os fatos que estamos comentando já vem acontecendo há muito tempo no nosso estado, mas hoje nós temos lugar de fala, de denúncia, e ocupamos espaços de poder. Eles não têm o poder de justiçamento, mas eles estão de posse de amplos poderes e há uma necessidade das câmeras sim, porque a autoridade se sobressai como um dos principais valores da sua profissão”, afirmou.   

Verônica Evangelista, mãe de Ithalo Santos, jovem morto em uma abordagem policial em Aracaju no final de outubro, ressaltou que, apesar da dor, prefere falar sobre amor, porque o preconceito já alimenta que as pessoas são melhores que as outras devido a sua cor.  

“Meu filho foi morto em uma abordagem policial, e espero que a segurança pública do estado de Sergipe me diga qual foi o verdadeiro motivo da abordagem de Ithalo Santos do Nascimento. Dizem que ele ‘olhou excessivamente para a polícia’. Desde quando olhar excessivamente para alguém dar o direito de abordar? E isso dar o direito de sacar uma arma e fazer o disparo? Não consigo não olhar o preconceito nisso tudo. No começo do dia ele era um marginal, ao meio-dia ele passou a ser vítima, e à noite ele já era um suicida. Cinco para um, e foi legítima defesa, segundo eles. Não aceito essa explicação”, disse Verônica.  

Aline Passos, advogada e doutora em sociologia, enfatizou os desafios da letalidade policial e da segurança pública:  

“Já não tenho mais palavras para me dirigir às famílias enlutadas pela letalidade policial deste país. Sabemos como são as abordagens policial com pessoas negras, e não conseguimos construir um horizonte quando se fala em segurança pública. Quanto piores os números apresentados, mais investimentos a segurança pública recebe, o que vai de encontro com todo o resto da sociedade. No Brasil, é normalizado que o sujeito tenha arma e tenha voto, o que na ciência política é um grande paradoxo, porque o debate público precisa acontecer fora da ameaça das armas. O medo é instrumento muito poderoso e a gente precisa superar o medo e eu não sei como”, destacou.   

O advogado Carlos Zuzart, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, comentou que o racismo é bizarro e opera de forma monstruosa:  

“As vidas dos negros importam para quem? Nossos representantes esquecem que as nossas vidas importam. Muitos negros se inviabilizam na sociedade por conta do contexto racista e, para serem aceitos, muitas vezes ignoram isso. Estamos em um verdadeiro extermínio da população negra, e a sociedade tem sido uma aliada, hoje, para que isso seja exposto. O serviço público deve servir à sociedade e as instituições precisam trabalhar para que a população seja cuidada. Estamos em uma sociedade em que 60% se autodeclaram negra e precisamos de fato trabalhar para esse povo”, afirmou.   

A vereadora Sônia Meire encerrou a audiência reforçando a importância do debate: 

“Não vamos permitir que distorçam nossas falas. Vamos continuar ocupando os espaços que são nossos, tanto na rua quanto aqui dentro. Muitas vezes, narrativas são criadas para nos calar, mas vamos continuar dando espaço para que nossas falas ecoem. Aqui dentro, sozinha, não mudamos a realidade, mesmo propondo projetos de leis. Não podemos deixar de nos organizar do lado de fora, o que vai mudar a realidade é a construção com participação dos movimentos sociais. Agradeço a todos que estão na luta e que estiveram hoje juntos no debate”, finalizou a vereadora. 

Vereador Cícero promove Sessão Especial na Câmara de Aracaju para comemorar Dia do Fonoaudiólogo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/12/2024 15h55, última modificação 06/12/2024 15h53
Vereador Cícero promove Sessão Especial na Câmara de Aracaju para comemorar Dia do Fonoaudiólogo

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, será comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, e, para celebrar a data, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará uma sessão especial proposta pelo vereador Cícero do Santa Maria (Podemos). O evento acontecerá no plenário do parlamento, às 14h.  

A data homenageia os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de distúrbios da linguagem humana, abrangendo audição, fala e escrita. “Será um momento para celebrarmos a importância desses profissionais que contribuem para a saúde da comunicação e para a qualidade de vida de tantas pessoas”, destacou o parlamentar.  

Além disso, os fonoaudiólogos ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, sendo frequentemente procurados por pessoas da área da comunicação, artistas, locutores e outras pessoas que desejam ter uma boa dicção, por exemplo.  

Serviço: Sessão Especial Dia do Fonoaudiólogo   

Quando: Segunda-feira, dia 9 de dezembro   

Horário: 14h  

Local: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju 

Vereador Cícero do Santa Maria se compromete a ajudar o futebol sergipano

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/12/2024 10h50, última modificação 09/12/2024 13h00
Vereador Cícero do Santa Maria se compromete a ajudar o futebol sergipano

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) é um defensor do esporte e da valorização do futebol sergipano. E nessa sexta-feira, 6, o parlamentar esteve no almoço promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), atendendo ao convite do presidente, Milton Dantas. 
Desde que assumiu o mandato em 2021, o parlamentar tem defendido a importância da valorização do futebol do Estado. “Temos que incentivar, ajudar e valorizar o nosso futebol. Nossos times também precisam da valorização do Poder Público”, revelou. 
E essa valorização passa pelo envio de recursos. “Ano passado mandei valores de emendas impositivas para a Federação Sergipana de Futebol para ajudar diversos times e esse ano farei o mesmo. Se cada um fizer a sua parte, nosso futebol vai ser valorizado”, destacou Cícero do Santa Maria. 
Ainda durante o almoço, o parlamentar reiterou o seu compromisso com a valorização do esporte. “Farei tudo que estiver ao meu alcance para ajudar o esporte”, completou.
Na ocasião, o vereador teve a oportunidade de conversar com o presidente da Associação Atlética Guarany, Pedro Ferreira, e o parabenizou pelo desempenho do time no campeonato sergipano.

Dezembro Laranja: Isac alerta para prevenção ao câncer de pele em meio às altas temperaturas de Aracaju

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/12/2024 12h06, última modificação 09/12/2024 12h06
Dezembro Laranja: Isac alerta para prevenção ao câncer de pele em meio às altas temperaturas de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O Dezembro Laranja, Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer de pele, chega em um momento crucial para a população de Aracaju, que enfrenta altas temperaturas durante boa parte do ano. O clima quente e a forte exposição ao sol tornam a prevenção ainda mais necessária para evitar o tipo de câncer mais comum no Brasil.

O vereador Isac Silveira (União Brasil), defensor da saúde pública, destacou a importância de reforçar os cuidados com a pele, principalmente em uma cidade como Aracaju. “O nosso clima tropical é uma bênção, mas também exige atenção redobrada. Aqui, estamos expostos ao sol praticamente o ano inteiro, o que aumenta o risco de desenvolver câncer de pele. É fundamental que todos adotem medidas de proteção, especialmente durante o verão”, afirmou.

Com as altas temperaturas e o forte índice de radiação solar, os especialistas destacam algumas medidas que devem ser incorporadas ao cotidiano da população: uso diário de protetor solar, usar chapéus, bonés, óculos de sol com proteção UV e roupas de tecidos leves, mas que cubram áreas do corpo expostas ao sol. Beber bastante água para manter a pele hidratada e saudável. Evitar exposição nos horários críticos: o sol entre 10h e 16h é mais intenso e prejudicial; buscar sombra ou ambientes cobertos nesse período pode prevenir danos à pele.

“O câncer de pele pode ser evitado com hábitos simples. Além disso, essas práticas não apenas previnem a doença, mas também ajudam a manter a saúde em geral, especialmente em períodos de calor extremo como o que vivemos em Aracaju”, pontuou Isac.

Além dos cuidados individuais, Isac enfatizou o papel da conscientização coletiva em uma cidade como Aracaju, onde muitas pessoas, como pescadores, vendedores ambulantes e trabalhadores da construção civil, estão frequentemente expostas ao sol. “Nossa cidade tem uma grande parcela da população que trabalha ao ar livre e está mais vulnerável aos danos causados pelo sol. É importante levar a mensagem do Dezembro Laranja a essas pessoas e incentivar o uso de equipamentos de proteção, como chapéus e roupas adequadas. Esse é um cuidado que salva vidas”, destacou.

Desde 2014, o Dezembro Laranja, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele e a importância da prevenção. A campanha incentiva hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce, fundamentais para combater a doença.

 

Vereador Sargento Byron participa de sessão especial pelo Dia do Fonoaudiólogo e reforça a importância da especialidade para sociedade

por Jacqueline Reis - Assessoria Parlamentar — publicado 10/12/2024 10h40, última modificação 10/12/2024 13h19
Vereador Sargento Byron participa de sessão especial pelo Dia do Fonoaudiólogo e reforça a importância da especialidade para sociedade

Foto: China Tom

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) prestigiou, na tarde da segunda-feira, 09, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a sessão especial em celebração à profissão. 
A solenidade, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), ganha apoio e reforço do vereador Byron: "essa data já faz parte do calendário do vereador Cícero e eu agradeço por caminharmos juntos em todas as vertentes que aliam saúde, inclusão e direitos da pessoa com deficiência. Hoje, estamos aqui para celebrar uma profissão, um tanto quanto nova, que já impacta  toda sociedade. Eu e meu filho de 10 anos sabemos da importância da fonoaudiologia, fizemos acompanhamento , meu filho por um transtorno na fala, algo simples e até normalizado nos dias de hoje, e eu em um pós-operatório. É nesse contexto que gostaria de reforçar quão valiosa é a atuação do fonoaudiólogo, seja para tratamento, como de forma preventiva e de aperfeiçoamento da linguagem oral, assim como da função auditiva, indo além, nos aspectos de respiração e deglutição, por exemplo", pontuou.
Para o vereador , são celebrações como a sessão especial que oportunizam também as políticas públicas. "Parabenizo o amigo Cícero por essa iniciativa que se repete a cada ano do seu mandato, afirmando, aqui, o meu compromisso com a classe, onde, há um ano, conseguimos, nesta Casa, a aprovação da Lei que assegura à pessoa com deficiência unilateral os direitos da pessoa com deficiência. E assim seguiremos avançando em nossa sociedade", destacou Sargento Byron.
O autor da sessão especial aproveitou a ocasião e destacou a soma de esforços junto ao vereador Byron para que ações desse tipo integrem o calendário da Câmara de Aracaju:" tenho certeza de que próximo ano, mesmo não estando nesta Casa enquanto vereador, terei o amigo Byron dando continuidade à valorização da classe, das condutas e das políticas públicas para o povo aracajuano. Vivo a realidade do diagnóstico do autismo junto a meu filho, e sei o poder que esses profissionais desempenham para a sua evolução. Aqui é o meu agradecimento e minha busca pelo reconhecimento profissional, salarial, condições de trabalho e tudo o que for cabível", disse Cícero.
Com o plenário lotado, a sessão contou com a participação de representantes da Fonoaudiologia, bem como estudantes e autoridades. "A Câmara de Aracaju está de parabéns pela representação dos parlamentares Cícero e Sargento Byron. É gratificante sabermos que realmente temos com quem contar. Aqui, reforço que a profissão do fonoaudiólogo, assim como diversas profissões, ainda têm muito a crescer e, em especial, a se tornar uma especialidade dentro da rede de ensino, das escolas, pois temos muito a contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes", concluiu a representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Johane Paula de Holanda.

Sessão Especial celebra Dia do Fonoaudiólogo na Câmara Municipal de Aracaju

por Assessoria Parlamentar — publicado 10/12/2024 12h40, última modificação 10/12/2024 13h18
Sessão Especial celebra Dia do Fonoaudiólogo na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: China Tom

O Dia do Fonoaudiólogo, comemorado anualmente em 9 de dezembro, foi marcado por uma sessão especial, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, 9, e contou com a participação de diversos profissionais que ressaltaram a importância do fonoaudiólogo no cuidado da saúde da população.
Durante a sessão, o vereador Cícero do Santa maria enfatizou o papel essencial do fonoaudiólogo na promoção da saúde da comunicação humana, seja no diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala, audição e deglutição ou na melhoria da qualidade de vida de pacientes em diferentes contextos. “São profissionais abnegados e que precisam ter um olhar diferenciado por parte do poder público, com investimento em políticas que ampliam o acesso aos serviços fonoaudiológicos”, afirmou.
O vereador também fez questão de refirmar o seu compromisso com a categoria, registrando sua relevância na saúde. "O trabalho do fonoaudiólogo vai além da reabilitação. Ele transforma vidas ao devolver a capacidade de se comunicar, ouvir e se relacionar com o mundo. É um orgulho celebrar essa data ao lado de profissionais tão dedicados", ressaltou.
O evento foi uma demonstração de reconhecimento e valorização, reforçando o papel indispensável da fonoaudiologia na promoção da saúde integral e pelo impacto positivo que melhora na vida das pessoas. "O trabalho dos fonoaudiólogos vai muito além do que a sociedade muitas vezes imagina. Eles são indispensáveis para promover o bem-estar e a inclusão social. É nosso dever considerar e apoiar esses profissionais", destacou Cícero do Santa Maria.
O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acompanhou a sessão e destacou a grande relevância do fonoaudiólogo no tratamento, principalmente em crianças. “É um trabalho que faz muita diferença na nossa sociedade, principalmente em crianças que têm a praxia da fala ou que está dentro do espectro do autista,  e os avanços que ela tem, com um profissional fonoaudiólogo, fazem toda a diferença na vida dela”, disse.
A sessão especial também serviu como um espaço para discutir desafios enfrentados pela categoria, como a necessidade de maior reconhecimento, investimentos em políticas públicas e oportunidades para o exercício da profissão. “Precisamos nos unir e lutar muito porque é uma profissão que tem um campo de trabalho muito grande e que vem crescendo cada vez mais e só sabemos a importância do fono quando temos alguém próximo que precise”, afirmou Johane Paula de Holanda, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia. 

Presidente da Câmara de Aracaju homenageia vereadores que estão se despedindo do parlamento municipal

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 10/12/2024 12h50, última modificação 10/12/2024 12h54
Ricardo Vasconcelos utilizou o grande expediente na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira,10, e agradeceu a cada vereador
Presidente da Câmara de Aracaju homenageia vereadores que estão se despedindo do parlamento municipal

Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), fez uso da tribuna, no grande expediente, para agradecer aos 24 vereadores que compuseram a atual legislatura, particularmente, àqueles que não retornarão à Casa Legislativa Municipal no próximo ano, pelo apoio às ações da presidência e comprometimento com mandatos em prol do povo aracajuano. 

“ Eu tinha que subir à tribuna para agradecer a todos vereadores e vereadoras pela colaboração com a nossa gestão, com o voto de confiança que a mim foi dado, mas, em especial, venho à tribuna agradecer aos vereadores que não estarão aqui no próximo ano”, disse Ricardo.

Na ocasião, o presidente da CMA fez questão de mencionar cada vereador que não foi reeleito. “ Começo por ordem alfabética com o vereador Bigode do Santa Maria, agradeço vossa excelência que entrou no meio da legislatura, muito obrigado pelo apoio nessa legislatura. Agradeço também ao meu querido, pequeno notável e grande amigo, Cícero do Santa Maria. Cícero, você uma pessoa que nos surpreende todos os dias. É um homem discreto, mas de grandes gestos e de muita coragem.  Outro vereador que quero fazer uma homenagem é o pastor Eduardo Lima. Nós reconhecemos os relevantes serviços prestados pelo seu mandato junto ao povo e a cidade de Aracaju. O senhor desempenhou seu mandato de forma brilhante, técnica e honesta. Outro grande amigo que se despede é o vereador Fabiano Oliveira, onde vossa excelência estiver, sei que estará fazendo o melhor pelo nosso povo”, declarou.

Por fim, Ricardo Vasconcelos agradeceu aos vereadores Manuel Marcos (Podemos), Paquito de Todos (Podemos), Professor Bittencourt (PDT) e Sheyla Galba (União Brasil).  “Manuel Marcos e Paquito são grandes amigos. Manuel com ações voltadas para saúde, Paquito no esporte e ações sociais. Professor Bittencourt, o senhor sabe da admiração que tenho pelo senhor. Em poucos momentos divergimos. Você é um homem de um caráter irretocável. Não é fácil ser líder de qualquer governo e o senhor fez isso muito bem. Saiba que nós aprendemos muito com o senhor. Sheyla, só temos a agradecer a você que transborda verdade, o verdadeiro amor que deve permear as relações.  Você foi uma vereadora que dedicou seu mandato à saúde pública. É preciso se colocar no lugar do próximo, sentir a dor do próximo para fazer o bem e cumprir nossa missão.   Você sentia a dor das pessoas, onde quer que você esteja, sei que dará uma grande contribuição”, finalizou Ricardo.

Nova legislatura

Na próxima legislatura 2025-2028, 26 vereadores irão compor a Câmara Municipal de Aracaju. A eleição, que ocorreu no dia 06 de outubro, trouxe uma renovação de 50% das cadeiras do parlamento, com 13 das cadeiras ocupadas por novos nomes, em comparação à relação de eleitos em 2020.

Os 13 vereadores que conseguiram a reeleição são: Ricardo Vasconcelos (PSD), Breno Garibalde (Rede), Nitinho(PSD), Joaquim da Janelinha (PDT), Isac (União Brasil), Anderson de Tuca (União Brasil), Pastor Diego (União Brasil), Vinicius Porto (PDT), Fábio Meireles (PDT), Sgt. Byron Estrelas do Mar (MDB), Soneca (PSD), Binho (Podemos) e Sávio Neto de Vardo da Lotérica (Podemos).

Já os vereadores novatos na Câmara de Aracaju são Moana Valadares (PL), Levi Oliveira (PP), Lúcio Flávio (PL), Maurício Maravilha (União Brasil), Alex Melo (PRD), Rodrigo Fontes (PSB) e Thannata da Equoterapia (Mobiliza).

Câmara Municipal de Aracaju aprova 23 proposituras na 104ª sessão ordinária

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 10/12/2024 13h25, última modificação 10/12/2024 15h19
A apreciação e votação aconteceram na manhã desta terça-feira,10.
Câmara Municipal de Aracaju aprova 23 proposituras na 104ª sessão ordinária

Foto: Gilton Rosas

Na 104ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisou e aprovou 23 proposituras. Entre elas, três Projetos de Lei (PLs) em redação final, quatro em primeira discussão, seis em segunda discussão, além de seis Projetos de Decretos Legislativos e quatro Requerimentos. 

Projetos de Lei aprovados em redação final 

Lei Nazaré Moraes 

O PL nº 354/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), institui a Lei Maria Nazaré Moraes, que determina que agressores responsáveis por maus-tratos a animais arquem com as despesas do tratamento do animal agredido. 

Direito das pessoas com narcolepsia 

O PL nº 57/2024, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), estabelece a política pública de direitos e garantias para pessoas com narcolepsia no município de Aracaju. A narcolepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada por sonolência excessiva durante o dia e episódios incontroláveis de sono. 

Expedição de receitas médicas e odontológicas em unidades de saúde 

De autoria do vereador Manuel Marcos (PSD), o PL nº 100/2024 dispõe sobre a possibilidade de expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador. A medida permite que, caso solicitado, o paciente receba a receita de forma digitada em postos de saúde, unidades básicas, hospitais de rede pública e particular, no âmbito do município de Aracaju; devendo constar o nome, endereço e telefone da unidade de saúde onde foi emitida a receita. 

Projetos de Lei aprovados em 1ª discussão 

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) 

O PL nº 236/2024, do vereador Sargento Byron Estrelas do Mar (MDB), institui o “Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)”. As datas serão comemoradas, respectivamente, em 7 de junho e 10 de outubro. 

Direitos das pessoas com Parkinson 

O PL nº 222/2024, de autoria do vereador Manuel Marcos (PSD), propõe a criação do cordão “Tulipa Vermelha” como instrumento auxiliar para identificar pessoas com doença de Parkinson em espaços públicos ou privados, garantindo prioridade de atendimento. 

Projetos de Lei aprovados em 2ª discussão 

Aikido Policial e Selo Empresa Amiga dos Autistas 

O PL nº 84/2024, do vereador Binho (Podemos), reconhece como de utilidade pública a Associação de Aikido Policial e Comunitário (ASAPCOM). Já o PL nº 191/2024, do vereador Anderson de Tuca (União Brasil), institui o selo “Empresa Amiga dos Autistas” em Aracaju. 

Farmácia Veterinária Solidária 

O PL nº 221/2024, também do vereador Manuel Marcos (PSD), cria a campanha municipal “Farmácia Veterinária Solidária”, que incentiva a doação de medicamentos, alimentos, utensílios e outros produtos destinados ao cuidado de animais. 

Requerimentos 

O Requerimento nº 388/2024, da vereadora Sônia Meire (PSOL), solicita ao secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Mendes Lemos, o envio de documentos sobre licenciamentos, compensações e condicionantes ambientais concedidos aos condomínios da zona de expansão entre 2021 e 2024. 

O Requerimento nº 395/2024, da Mesa Diretora, solicita urgência na aprovação do projeto de resolução nº 21/2024, que revoga a resolução nº 02/2018. A normativa vigente impede a tramitação de proposituras que proponham nomes duplicados para logradouros públicos.

CMA aprova projeto de lei que cria condições para a liberação de verbas de subsídio às empresas de transporte coletivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/12/2024 16h01, última modificação 10/12/2024 16h01
PL foi aprovado em redação final e segue para sanção ou veto do Executivo
CMA aprova projeto de lei que cria condições para a liberação de verbas de subsídio às empresas de transporte coletivo

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (10/12), durante a 50ª sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 142/2024, que institui condições para a liberação de subsídios públicos às empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo. 

O projeto condiciona a liberação de verbas públicas ao transporte público coletivo, a partir do cumprimento de obrigações de cunho trabalhista ao setor rodoviário e ao provimento de condições mínimas de segurança da frota. Com a aprovação, em redação final na CMA, o PL segue para a sanção ou veto do Poder Executivo.  

O PL considera subsídio ao transporte coletivo o aporte financeiro do município de Aracaju destinado a manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Empresas concessionárias que estejam em atraso com o pagamento de salários dos trabalhadores ou inadimplentes em relação a obrigações previdenciárias não poderão receber os recursos públicos. 

Além disso, a liberação das verbas está condicionada à manutenção de condições básicas para a operação da frota, conforme estabelece a legislação nacional de trânsito e os padrões definidos pela Lei Municipal nº 1.765, de 1991, que regulamenta a planilha de custos do sistema de transporte coletivo. As empresas deverão apresentar documentação comprobatória detalhada à Prefeitura Municipal de Aracaju, que analisará a liberação, e também à Mesa Diretora da CMA. 

A justificativa do projeto, de acordo com o vereador Camilo Daniel (PT), parte das “constantes denúncias de precariedade laboral no sistema de transporte coletivo de nossa cidade  que encontram a necessidade de uma maior e melhor fiscalização do serviço, sem a qual não será possível ao município e ao conjunto da rede metropolitana de transportes se desenvolverem de maneira eficiente, universal, inclusiva e adequada. As condições de segurança da frota da região metropolitana de Aracaju ensejam grandes preocupações, e a regularização do mecanismo de liberação das verbas de custeio de equilíbrio econômico-financeiro deve também estar concatenada à promoção da segurança da população no transporte público". 

Relembre a discussão  

Em 30 de novembro de 2023, a CMA aprovou o Projeto de Lei nº 415/2023, que autoriza, provisoriamente, a concessão de subsídio tarifário para os serviços públicos de transporte coletivo urbano em Aracaju. O subsídio estimado em R$ 24 milhões cobre o período de outubro de 2023 a dezembro de 2024, com efeitos retroativos. 

A medida busca complementar os custos do transporte público por meio de recursos públicos. Porém, os vereadores da CMA têm recebido denúncias dos rodoviários apontado atrasos salariais, falta de pagamento de benefícios como tíquete-alimentação, férias e 13º salário, além de condições precárias no sistema de transporte coletivo. 

Essas denúncias reforçaram a necessidade de maior rigor no acompanhamento da aplicação dos subsídios e das condições de trabalho no setor rodoviário, culminando na aprovação do PL nº 142/2024. 

Com 08 votos favoráveis, PL que dispõe sobre o uso de câmeras nos uniformes da guarda municipal é aprovado na CMA

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/12/2024 16h22, última modificação 10/12/2024 16h22
Projeto de lei, de autoria da vereadora Sônia Meire, segue para sanção ou veto do Poder Executivo
Com 08 votos favoráveis, PL que dispõe sobre o uso de câmeras nos uniformes  da guarda municipal é aprovado na CMA

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (10/12), durante a 51ª sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou o Projeto de Lei nº 20/2024, de autoria da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL). O projeto prevê a instalação de câmeras nos uniformes dos agentes da Guarda Municipal, com o objetivo de aumentar a transparência e a legitimidade das ações. 
 
O PL foi aprovado com 8 votos favoráveis, sendo apoiado pelos vereadores Professor Bittencourt, Breno Garibalde, Elber Batalha, Sheyla Galba, Bigode, Isac Silveira, Camilo Daniel e pela autora, Sônia Meire. Os vereadores Sgt. Byron, Eduardo Lima, Soneca, Binho e Anderson de Tuca votaram contra, enquanto Cícero do Santa Maria optou pela abstenção. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. 

Segundo a vereadora Sônia Meire, autora do projeto “construímos coletivamente esse projeto, incluindo, a população negra e periférica. A segurança pública em nosso país passa por um momento crítico e a violação de direitos tem sido uma barbárie. Acompanhamos o caso de Genivaldo Santos e a culpabilização só foi possível porque houve uma filmagem feita pelas pessoas que estavam no local. Há uma discussão nacional, ontem, o STF determinou que SP fosse obrigado a usar câmeras no uniforme dos policiais em tempo integral. Não temos protocolos definidos para o controle das ações policiais. Discutimos com o MP a construção e efetivação deste protocolo, assim como os problemas da saúde dos trabalhadores da segurança pública”, apontou.  

O vereador Pastor Diego demonstrou-se contrário ao projeto e disse que “servidor público é regido pela transparência e não precisa se esconder ou se omitir. Temos visto diversas violências ocorrerem, inclusive, contra os policiais. A câmera de segurança obviamente vai trazer mais transparência. A discussão é que ainda não temos uma orientação a nível nacional de como fazer, e outro ponto importante: hoje, a guarda municipal enfrenta dificuldade no acesso a itens mínimos, como equipamentos de proteção individual. Não há o mínimo de estrutura para exercer sua atividade. Esse é um assunto bastante amplo e complexo”.  

O vereador Professor Bittencourt se mostrou favorável ao projeto. “Esse projeto é muito importante porque trata sobre uma política de segurança. Temos a polícia que mais mata e mais morre, o que traz uma contradição. Não queremos isso. Infelizmente, pessoas negras são vítimas só pela sua cor. A câmera pode ser um instrumento e é razoável que isso ocorra em um policial, para evitar riscos de abuso de poder, assim como pela sua própria segurança”, destacou. O vereador Elber Batalha pontou que “sabemos que é um assunto tortuoso, mas esse é um caminho sem volta. Isso é mais necessário na Polícia Militar, em comparação com a guarda. Mas, votarei favorável, entendo as dificuldades dos membros da guarda, mas compreendo que toda inovação é complexa e traz receios”.  

O vereador Sgt. Byron discordou do projeto, explicando que “destinamos emendas para a segurança pública. Eu sei a importância da guarda, que tem como missão guardar o patrimônio. Votamos para a reestruturação de carreira. Falta rádio comunicador, coisas básicas. Com certeza, entendemos a responsabilidade pela transparência, mas também é necessário investir em outras áreas da guarda de forma prioritária, mais do que em relação às câmeras”. O vereador Cícero do Santa Maria defendeu que “é necessária a capacitação para os policiais, porque não é uma câmera que vai impedir que o crime aconteça”.   

O vereador Camilo Daniel mostrou-se favorável ao projeto ao explicar que “temos uma série de novas ações que contribuem para melhorar a transparência no serviço público. Inclusive, o próprio governador de SP mudou sua opinião para ser favorável ao uso de câmeras. A esquerda não é inimiga da polícia, nem de empresário. O debate vai para além disso. Esse é um processo de controle social da segurança pública”, completou, defendendo a aprovação do projeto.    

Entenda sobre o Projeto de Lei 

O PL prevê a instalação de câmeras (bodycams) nos uniformes dos agentes da Guarda Municipal de Aracaju. As gravações de áudio e vídeo buscam reforçar a transparência das ações, proteger a integridade física e moral dos agentes e assegurar o uso proporcional da força. 

As câmeras poderão ser desligadas apenas em momentos de privacidade, como durante refeições ou no uso de banheiros. O acesso às gravações será regulamentado, sendo disponibilizado mediante solicitação de autoridades judiciais, policiais ou administrativas, ou mediante requerimento de vítimas, acusados, investigados e seus advogados. 

A gestão das câmeras e do armazenamento de imagens ficará a cargo da unidade administrativa competente, vinculada à Secretaria de Defesa Social e Cidadania. Essa unidade também deverá definir prazos para atender às solicitações e justificar eventuais negativas. 

Câmara de Aracaju aprova auxílio-educação para servidores e mudanças na composição do quadro efetivo do legislativo municipal

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/12/2024 16h38, última modificação 10/12/2024 16h38
Câmara de Aracaju aprova auxílio-educação para servidores e mudanças na composição do quadro efetivo do legislativo municipal

Foto: Gilton Rosas

Durante as 52ª e 53ª sessões extraordinárias, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2024 e o Projeto de Resolução nº 23/2024, ambos de autoria da Mesa Diretora. As propostas alteram a Lei Complementar nº 169, de 16 de agosto de 2019, que regula a estrutura organizacional administrativa e o quadro de pessoal do Legislativo Municipal, além de instituírem o pagamento de gratificação por tempo integral aos servidores da Casa. 

Auxílio-educação 

O Projeto de Resolução nº 23/2024 institui o Auxílio-Educação, destinado aos servidores efetivos com dependentes de 0 a 17 anos. O benefício visa custear mensalidades de creches, pré-escolas e instituições de ensino fundamental e médio. O auxílio será pago mensalmente no valor fixo de R$ 250,00 por dependente. Dependentes que completarem 18 anos após o início do ano letivo terão direito ao benefício até o fim do período letivo em exercício. 

Ampliação do quadro efetivo 

A atual administração da Câmara identificou a necessidade de aumentar o número de profissionais nos cargos de Contador, Analista Legislativo e Analista Administrativo. Assim, novas vagas serão criadas para atender às demandas, com base no concurso público já realizado. 

Segundo a justificativa apresentada pela Mesa Diretora, também será realizado um aumento no número de servidores em cargos comissionados. Essa medida se deve à criação de dois novos gabinetes parlamentares, em virtude do acréscimo de dois vereadores na legislatura 2025-2028. A despesa já foi incluída na proposta orçamentária da Câmara Municipal de Aracaju para o exercício financeiro de 2025, encaminhada ao Executivo Municipal. 

Gratificação por tempo integral e adicional por serviço legislativo 

O Projeto de Lei Complementar nº 8/2024 também regula a gratificação por tempo integral dos servidores. O valor da gratificação poderá ser de 50%, 100%, 150% ou 200% do cargo ocupado, de acordo com critérios estabelecidos em Resolução da Mesa Diretora. 

Além disso, a Câmara poderá conceder um Adicional por Serviço Legislativo aos servidores efetivos ou comissionados. Esse adicional será de 80% do valor correspondente ao cargo em comissão de símbolo CCE-03, conforme a tabela de cargos da Casa Legislativa. 

Em sessões extraordinárias, Câmara aprova projetos de lei em redação final

por Camila Farias- Agência CMA — publicado 10/12/2024 16h58, última modificação 10/12/2024 16h58
Dois deles, de autoria do vereador Elber Batalha, realizam alterações no Código Tributário Municipal e nas normas do procedimento administrativo fiscal
Em sessões extraordinárias, Câmara aprova projetos de lei em redação final

Foto: Gilton Rosas

Durante a 53ª, 54ª e 55ª sessões extraordinárias, a Câmara de vereadores aprovou mais 08 proposituras em redação final. As sessões ocorreram nesta terça-feira (10/12). Um dos projetos, é o PL complementar nº 6/2024, de autoria do vereador Elber Batalha, que altera o art. 221-a, da lei n.º 1.547/89 e institui o Código tributário municipal e normas do procedimento administrativo fiscal. 

As alterações explicam que “A Taxa de Vigilância Sanitária, a que se refere o caput, será cobrada de forma unitária para cada estabelecimento onde se exercem atividades que necessitem da emissão do respectivo Alvará de Vigilância Sanitária, sendo vedada a cobrança individualizada para cada profissional que neles atue, sejam pessoas físicas e jurídicas”. 

A justificativa do projeto explica que, atualmente, a cobrança da Taxa de Vigilância Sanitária pode ser interpretada de diferentes formas, o que gera confusão tanto para os contribuintes quanto para os órgãos responsáveis pela arrecadação.  

A proposta de incluir o §2º esclarece que a taxa será devida apenas uma vez, por estabelecimento, independentemente do número de profissionais que nele atuem. Essa mudança visa simplificar o processo de arrecadação e garantir que a cobrança seja realizada de maneira clara e uniforme. Com a nova redação, a taxa será cobrada apenas uma vez por estabelecimento, independentemente do número de profissionais, garantindo um tratamento equitativo a todos os estabelecimentos. 

Já o Projeto de Lei Complementar nº 07/2024, também realiza alterações no Código Tributário Municipal e Normas do Procedimento Administrativo Fiscal. A alteração proposta redefine a receita mensal para fins de apuração da base de cálculo dos serviços permanentes ou continuados, considerando o efetivo recebimento da contraprestação financeira. Ou seja, os tributos incidirão apenas sobre os valores que já foram efetivamente recebidos pelo prestador de serviços, e não sobre aqueles faturados ou devidos, mas ainda não pagos. 

Outros 05 projetos aprovados em redação final  

O Projeto nº 245/2024, de autoria do vereador Elber Batalha, dispõe sobre as diretrizes para a terminologia, tipologia e classificação de eventos em Aracaju. Já o Projeto de Lei, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria, nº 300/2024, denomina Praça Josafá Santana de Jesus, a praça localizada entre as ruas B15 e B17, no Santa Maria.  

O PL nº 318/2024, de autoria do vereador Fabiano Oliveira, altera o artigo 1º, na Lei nº 3168/2004, que denomina a Praça de eventos Hilton Lopes, para renomeá-la como “Praça Hilton Lopes”.  

Os Projetos de Lei nº 301/2024 e 302/2024, de autoria do vereador Professor Bittencourt, também foram aprovados. O primeiro, denomina a ponte Engenheiro Geraldo Santana Oliveira, a ponte sobre o Rio do Cabral, localizada entre os bairros Bugio e Soledade. O segundo, denomina a avenida Governador Marcelo Déda Chagas, a atual avenida Perimetral Oeste, localizada nos bairros Lamarão, Bugio e Soledade.   

Projeto de resolução  

De autoria da Mesa Diretora, foi aprovado em redação final, o Projeto de Resolução nº 21/2024, que revoga a Resolução nº 02/2018, que trata de normas de tramitação de proposituras para a denominação de logradouros públicos. A finalidade é instituir uma regulamentação que seja coesa e unânime, no que se refere à denominação de logradouros e prédios públicos. 

Vereadores devem iniciar votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) nesta quarta-feira (11/12)

por Camila Farias- Agência CMA — publicado 10/12/2024 17h08, última modificação 10/12/2024 17h08
Vereadores devem iniciar votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) nesta quarta-feira (11/12)

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), anunciou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) começará a ser votada na Casa Parlamentar nesta quarta-feira (11/12), após o Pequeno Expediente. A expectativa é que a votação tenha início a partir das 10h. 

Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025: receita prevista de mais de R$ 4,6 bilhões  

A LOA estima a receita e fixa as despesas do município. Para 2025, a previsão de receita é de R$ 4,648 bilhões, representando um aumento em relação a 2023, quando o valor registrado foi pouco mais de R$ 3,9 bilhões. Segundo o coordenador da SEPLOG, esse crescimento decorre de três fatores principais: empréstimos, concessão da DESO e a disponibilidade de recursos no Aracaju Previdência. 

O montante de R$ 4,6 bilhões divide-se entre o Orçamento Fiscal (que abrange os Poderes Executivo e Legislativo), com pouco mais de R$ 2,9 bilhões, e o Orçamento de Seguridade Social (abrangendo saúde, previdência e assistência social), com R$ 1,6 bilhão. Para a Câmara de Vereadores será destinado o valor de R$ 101,641 milhões. 

No âmbito do Poder Executivo, que administrará mais de R$ 4,5 bilhões, as secretarias com os maiores orçamentos previstos são: 

  • Infraestrutura: R$ 1,133 bilhão; 

  • Planejamento, Orçamento e Gestão: R$ 918,380 milhões; 

  • Saúde: R$ 912,500 milhões.  

Emendas impositivas parlamentares: cada vereador terá R$ 2,6 milhões  

Para 2025, estima-se que cada vereador terá o montante de R$ 2.625.095,83 para destinar em emendas impositivas, sendo que 50% desse valor deve obrigatoriamente ser aplicado na área da saúde. Os vereadores têm até a próxima segunda-feira (16/12) para apresentar as propostas de emendas. 

Vale ressaltar que as emendas impositivas não passam por apreciação em plenário. 

Eduardo Lima realiza evento de encerramento do seu mandato

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/12/2024 17h28, última modificação 10/12/2024 17h28
Eduardo Lima realiza evento de encerramento do seu mandato

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) realizou, na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, um evento de encerramento de seu mandato. O evento aconteceu no auditório da Igreja Adventista do 7º Dia, localizada no conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia.  

"Preparamos essa tarde de gratidão, porque... autoridades aqui presentes, amigos, equipe, pessoas da sociedade, pessoas que foram acompanhadas e assistidas por este mandato. O mandato que se finda agora no dia 31 de dezembro, mas [...] fizemos esse evento porque nós não lidamos com máquinas nem com robôs, nós lidamos com pessoas, e porque lidamos com pessoas, nós contribuímos com histórias", iniciou o vereador.  

Eleito vereador por Aracaju em 2020 com 3.929 votos, Lima teve um trabalho muito profícuo durante esses quatro anos. No segundo biênio de suas atividades na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi eleito pelos colegas de parlamento como 1° Secretário da Casa, participou das Comissões de Saúde e da Assistência Social, presidiu a Comissão de Educação e atualmente é presidente da Frente Parlamentar Evangélica e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS. 
 
Sempre atento às necessidades da população aracajuana, Eduardo tornou-se parceiro de projetos voltados à educação e à capacitação profissional, como o ‘Educando para Libertar’, que ofereceu cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e adultos em comunidades carentes. A iniciativa formou mais de 2.500 alunos. 
 
Eduardo também acompanho os trabalhos da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA- Núcleo Sergipe) que também disponibiliza cursos rápidos gratuitos para geração de renda em comunidades para incentivar a independência financeira das famílias, inclusive destinou para o Projeto Talento do Futuro de responsabilidade da ADRA, um valor para o ano de 2025 de R$ 250,000,00 (Duzentos e Cinquenta Mil Reais) através de emendas impositivas que custearão cursos para 130 crianças durante todo o ano. 

Ainda através das emendas impositivas beneficiou no ano de 2024 instituições como, o Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS) que ajuda na reabilitação e educação de crianças, jovens e adultos com diversos tipos de deficiências, o Lar Infantil Cristo Redentor (LICRE) que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e a Associação de País e Amigos dos Excepcionais (APAE) que atua na garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla para exercer plena cidadania e inclusão social. 
 
Durante o evento, várias homenagens foram prestadas ao parlamentar, os jovens da Orquestra do LICRE tocaram várias músicas instrumentais emocionando a todos que estavam no local. Os professores Jadiel Lima, Charlton Pedral e alguns alunos do projeto Educando para Libertar apresentaram resultados e recitaram um poema. O presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos e a vereadora Sheyla Galba, também fizeram suas homenagens, falaram o quanto foram importantes o convívio e o trabalho de Eduardo para população aracajuana. 
 
"Não era pra nós estarmos num momento desse de despedida, mas sim, num momento pra comemorar, para recebermos Eduardo novamente na Câmara no próximo ano, pelos próximos quatro anos, [...] porque Eduardo fez um mandato irretocável!", afirmou o presidente da CMA Ricardo Vasconcelos. 
 
Já para Sheyla Galba, o trabalho com o pastor e colega foi um aprendizado. 
 
"[...] Eduardo Lima, ele é muito ético, ele é competente, comprometido, responsável, atua diretamente na área da assistência social dos CRAS aqui de Aracaju, tentando melhorar a vida das pessoas da nossa comunidade. [...] Os aracajuanos, eles precisam de Eduardo Lima! [...] É a primeira vez que eu vejo, é a primeira vez também que eu sou vereadora, é a primeira vez também que eu estou encerrando mandato. Mas se eu vejo um vereador dar transparência do seu trabalho, e é isso que ele está fazendo aqui. Ele está dando transparência em tudo que ele fez durante esses quatro anos. [...] Precisamos de você, Aracaju precisa de você!", ressaltou a vereadora. 
 
Além dos amigos e da equipe de assessores, estiveram presentes no evento; os vereadores Ricardo Vasconcelos (PSD) presidente da CMA, Isac Silveira (União Brasil), Soneca (PSD), Breno Garibalde (REDE), Sargento Byron (Republicanos), Sheyla Galba (Cidadania), Pastor Diego Fortunato (União Brasil), o superintendente da CMA, Ardilles Ferreira, Nadialipe Ribeiro representante da prefeita eleita Emília Corrêa, Carolin Carvalho (CIRAS), Carmén Lúcia (vice-presidente da AAACASE), Maria Gilvania (Diretora do LICRE), Ingrid Waleska (APAE), Elisana e Elienai (Assistentes Sociais do LICRE), Tenente Cleverton Santos, Gildo Antônio (Dir. de Negócios do SENAC), os pastores; Mardoqueu Bodani (IURD), Luís Carlos Araújo (Igreja Adventista 7° Dia), José Alex Lima (Dir. Financeiro da Adventista do 7° Dia -SE), Alex Ramalho (Coordenador Núcleo Sergipe),  Genison Melo (Dir. Financeiro ADRA- SE/BA), Johnny Oliveira (Congregação Adventista A. Franco), Everton Goes (Igreja Aviva Extensão), Bispo Márcio Melo (Igreja Sara Nossa Terra, em nome do Dep. Rodrigo Valadares) e Rickson (Líder Sara Nossa Terra). 

Causa animal: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/12/2024 17h27, última modificação 10/12/2024 17h27
Causa animal: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 10, o Projeto de Lei nº 354/2023 de autoria do vereador Breno Garibalde, instituindo a Lei Maria Nazaré Moraes, que determina que os agressores que cometerem o crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido.  

“Estou muito emocionado em conseguir a aprovação desse importante projeto de lei, que além de carregar uma causa muito nobre, quando virar lei, vai levar o nome da minha amiga e lutadora da causal animal: Maria Nazaré. Ela que lutou tanto em prol desses seres que não têm voz, agora dá nome a uma propositura tão importante para o bem-estar dos animais. Nazaré, minha amiga, seu legado segue vivo e a gente continua na luta!”, declarou o parlamentar.   

O projeto, que segue agora para a sanção da Prefeitura de Aracaju, determina ainda que o agressor terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da constatação dos maus-tratos, para efetuar o pagamento das despesas veterinárias. Caso não efetue o pagamento dentro desse prazo, ficará sujeito a multas e penalidades adicionais, conforme determinado pelas autoridades competentes.   

As despesas veterinárias incluirão consultas, exames, procedimentos cirúrgicos, medicamentos e outros tratamentos necessários para a completa recuperação do animal agredido.  

Quem foi Nazaré Moraes 

Natural de Tanquinho (BA), Nazaré fundou a organização não governamental (ONG) Educação e Legislação (Elan) no dia 28 de setembro de 2012, segundo a Assembleia Legislativa do estado, para lutar pelos direitos dos animais de forma legalizada e organizada.   

Nazaré faleceu no dia 20 de março deste ano. 

PL de Sonia Meire sobre implantação de câmeras nos uniformes da Guarda Municipal é aprovado em redação final na CMA

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 10/12/2024 17h55, última modificação 10/12/2024 17h55
PL de Sonia Meire sobre implantação de câmeras nos uniformes da Guarda Municipal é aprovado em redação final na CMA

Foto: Assessoria de Imprensa da Parlamentar

O Projeto de Lei 20/2024, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL), que dispõe sobre a implantação de câmeras nos uniformes utilizados por agentes da Guarda Municipal de Aracaju, foi aprovado em segunda votação e em redação final nesta terça-feira, 10 de dezembro, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O PL, que atende às demandas do movimento negro em Aracaju, recebeu o voto favorável de sete vereadores, além da autora, e segue agora para sanção do Poder Executivo.  

Votaram a favor do projeto, além de Sonia Meire, os vereadores Bigode do Santa Maria, Breno Garibalde, Camilo Daniel, Elber Batalha, Isaac, Professor Bittencourt e Sheyla Galba. Já os vereadores Anderson de Tuca, Binho, Eduardo Lima, Sargento Byron e Soneca votaram contra. O vereador Cícero do Santa Maria optou pela abstenção.   

Durante a defesa do projeto, Sonia Meire destacou que a proposta foi construída coletivamente, com ampla participação da população negra, de homens e mulheres das periferias.  

“A segurança pública neste país está passando por um momento crítico, e os casos de violações de direitos têm sido estúpidos. Todos têm acompanhado o que vem acontecendo em algumas cidades brasileiras. Estamos vivendo uma crise na segurança em todas as esferas. Vivemos em um sistema que não tem protocolos definidos nem formas claras de ação. Também discutimos os problemas de saúde daqueles que trabalham na segurança pública e temos denunciado inúmeros casos”, completou a vereadora.  

Após a aprovação em primeira votação, no dia 30 de outubro, a vereadora realizou uma audiência pública, em 11 de novembro, para aprofundar o debate. O evento contou com a participação de especialistas em segurança pública, representantes do sindicato da Guarda Municipal, membros do Ministério Público, entidades de defesa da população negra, servidores públicos e a comunidade em geral.  

“Nós fizemos aqui na Câmara uma audiência pública para ouvir as pessoas. A professora Andreia Depieri, por exemplo, destacou a necessidade de controle do uso da força nas operações, não apenas nos casos que levam à morte, mas também nos abusos dessa força. Muitos agentes de segurança reclamam por responderem a processos em situações nas quais não havia câmeras para registrar o ocorrido. Este projeto busca fortalecer uma segurança pública que proteja tanto a população quanto os agentes”, explicou Sonia Meire.   

A vereadora Sonia Meire fez diversas emendas no projeto após as discussões feitas na audiência pública. Sonia destacou ainda que a aprovação do projeto de lei 20/2024 é uma vitória de toda a população e que o objetivo dele é reforçar a transparência e a legitimidade das ações dos agentes, garantindo a preservação dos direitos fundamentais e obtendo elementos informativos e de prova.  

“A Câmara Municipal deu um exemplo que está atenta as demandas da população e também de uma parte significativa da Guarda. As câmeras nos uniformes significam um avanço, pode ser regulamentado, há um financiamento do Governo Federal, nós colocamos um tempo de um ano e meio para o projeto começar a ser implementado, dando tempo a própria prefeita requisitar o financiamento. Esse projeto aprovado dá um exemplo ao Governo do Estado, que não assinou um termo de cooperação com o Governo Federal para instalar câmeras no uniforme da polícia militar. Agora a partir do projeto ser sancionado a Guarda precisa se voltar para atualizar seu plano municipal e criar os protocolos, e continuaremos lutando pelo uso de GPS nas viaturas, alojamentos, condições de trabalho, por formação, epi’s, porque uma coisa não substitui a outra. A nossa luta permanece firme por um sistema de segurança pública que garanta direitos aos trabalhadores e direitos a população”, finalizou Sonia Meire. 

Isac recebe presidente do Sergipe e reforça compromisso com o futebol sergipano

por Valéria Santana- Assessoria Parlamentar — publicado 11/12/2024 09h59, última modificação 11/12/2024 09h59
Isac recebe presidente do Sergipe e reforça compromisso com o futebol sergipano

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã de hoje, 10, o vereador Isac Silveira (União Brasil) recebeu, com grande alegria, a visita do presidente do Clube Sportivo Sergipe, Júnior Torres, na Câmara Municipal de Aracaju e foi presenteado com uma camisa do "Mais Querido". Torcedor declarado do time, Isac aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso com o fortalecimento do futebol sergipano e anunciou novas Emendas Impositivas para o próximo ano.

“Receber Júnior Torres aqui na Câmara é motivo de muita satisfação. O Sergipe é um time que amo de paixão, e como torcedor e vereador, meu dever é contribuir para que o Clube tenha condições financeiras de realizar um trabalho bonito e produtivo em 2025”, afirmou Isac.

O vereador destacou que a união da Casa Legislativa será fundamental para o esporte local. “Todos os vereadores e vereadoras desta Casa irão se unir em prol do futebol sergipano, mais uma vez. Nosso papel é garantir que Clubes como o Sergipe, que representam nossa história e paixão, continuem crescendo e inspirando nossa juventude.”

Isac também relembrou o apoio dado ao clube no último ano. “Em 2024, já destinei Emenda Impositiva para o Sergipe, e, em 2025, não será diferente. Vamos continuar investindo, porque o futebol não é apenas esporte, é cultura, é lazer, é desenvolvimento social para toda nossa cidade.”

O presidente Júnior Torres agradeceu a parceria e o compromisso do vereador Isac, reforçando que o apoio financeiro é essencial para os planos do Clube no próximo ano. Com essa iniciativa, Isac, mais uma vez, demonstra seu olhar atento às necessidades do esporte e reforça o compromisso com o time que é paixão de tantos sergipanos.

Isac se reúne com Auxiliares de Saúde Bucal para discutir pautas importantes na LOA

por Lígia de Goes Costa publicado 11/12/2024 10h22, última modificação 11/12/2024 10h22
Isac se reúne com Auxiliares de Saúde Bucal para discutir pautas importantes na LOA

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Isac Silveira (União Brasil) realizou, na manhã desta terça-feira, uma reunião na Câmara de Vereadores com as Auxiliares de Saúde Bucal para tratar de temas relevantes relacionados à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. O encontro reforça o compromisso do parlamentar em dialogar com as categorias e garantir que nenhuma delas seja prejudicada no planejamento orçamentário do próximo ano.

Durante a reunião, foram discutidas questões salariais e a criação de um plano de carreira estruturado. O vereador Isac destacou a necessidade de unir esforços para assegurar os direitos e a valorização dos profissionais que atuam na área da saúde bucal.

“Nosso compromisso é ouvir, dialogar e trabalhar para que as demandas sejam contempladas. Precisamos garantir que Auxiliares de Saúde Bucal tenham suas vozes ouvidas e suas necessidades reconhecidas na LOA”, ressaltou o parlamentar.

O encontro reafirma o compromisso de Isac em prol dos servidores municipais e trabalhadores especialmente os que atuam na saúde, categoria essencial para o bem-estar da população. 

Fabiano Oliveira encerra legislatura destacando avanços econômicos e sociais em Sergipe

por Hivy Rhafaella - Assessoria Parlamentar — publicado 11/12/2024 11h52, última modificação 11/12/2024 11h52
Fabiano Oliveira encerra legislatura destacando avanços econômicos e sociais em Sergipe

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão na Câmara Municipal de Aracaju dessa terça-feira, 10, o vereador Fabiano Oliveira (PP) abordou temas de grande relevância para o desenvolvimento do estado de Sergipe. Fabiano reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em prol da população e do progresso local, mesmo fora do mandato, e emocionado disse acreditar que esse era seu último pronunciamento no Grande Expediente, já que a legislatura se aproxima do encerramento.

O vereador celebrou a instalação de indústrias como a Fábrica de Cimentos Mizu, ampliação da Fábrica Maratá e citou a mais recente, de medicamentos do Grupo H. Egídio/Equiplex, um investimento que deve gerar 300 empregos diretos e outros 500 indiretos em Sergipe e reforçou que esse bom momento reflete o cenário econômico que o estado atravessa, marcado pela chegada de novas empresas, fruto de políticas públicas eficientes.

Fabiano destacou as ações do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que, aliadas a incentivos fiscais e locacionais, equilíbrio fiscal, qualificação de mão de obra e desburocratização tributária, têm sido determinantes para atrair investimentos e reduzir o desemprego. Entre 2023 e 2024, 29 empresas foram instaladas no estado, fortalecendo a economia local e impulsionando a geração de empregos.

O parlamentar parabenizou o governador Fábio Mitidieri pelos dados positivos e crescimento de 26,8% no saldo de empregos. “Entre janeiro e outubro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, foram 15.851 vagas ocupadas, contra 12.497, o que coloca o estado em 3º lugar no Nordeste e 8º no Brasil nesse indicador. São dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Observatório do Trabalho da Seteem”, comemora.

Além dos avanços econômicos, Fabiano também destacou a necessidade de fortalecer o turismo, um setor estratégico para o estado. O vereador enfatizou a importância de ações conjuntas entre o município e o governo estadual para alavancar o turismo em Aracaju e em Sergipe como um todo. Ele mencionou que outras capitais do Nordeste já adotam práticas fiscais para eventos turísticos e cobrou celeridade na implementação dessas medidas em Aracaju.

“Acredito na capacidade do secretário municipal de Fazenda, Jeferson Passos, que já estuda o tema, e deixo a missão para que o vereador Ricardo Vasconcelos acompanhe e cobre ações nesse sentido. O turismo é uma força motriz para o desenvolvimento e precisa ser impulsionado com políticas sólidas e estratégicas”, pontuou Fabiano.

Encerrando sua fala, o vereador agradeceu o apoio recebido durante seu mandato e reforçou que seu trabalho em prol do desenvolvimento de Sergipe continuará, agora com foco em novas frentes de atuação. “Saio da Câmara Municipal, mas não me despeço do compromisso com o nosso estado e com o nosso povo. Sergipe está no caminho certo, e todos nós temos o dever de contribuir para que o progresso seja contínuo e cada vez mais abrangente.”

Elber reforça prazo para renegociação de dívidas dos cidadãos com o município de Aracaju 

por Ana Paula Aquino, Assessoria Parlamentar — publicado 11/12/2024 13h13, última modificação 11/12/2024 13h13
Elber reforça prazo para renegociação de dívidas dos cidadãos com o município de Aracaju 

Foto: Gilton Rosas

Relembrando o prazo para a resolução das dívidas com o município de Aracaju que é 20 de dezembro, o vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre o assunto durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 11. Ele fez questão de explicar como essa pendência pode impedir novos investimentos e decisões na vida dos cidadãos.

 

O vereador já havia alertado na semana passada sobre os dois editais lançados recentemente pela Prefeitura de Aracaju que começaram no dia 2 de dezembro e visam a quitação de tributos em atraso como IPTU, ISS e TLF de pessoas físicas ou jurídicas. “Faltam menos de 10 dias, então quero usar esse canal da Câmara, já postei nas minhas redes e enviei para os meus contatos para comunicar a quem tem débito com a prefeitura que o dia final é 20 de dezembro”, contou na tribuna.

 

Ressaltando a informação e orientando a busca pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), localizada na Praça General Valadão, ele salientou ainda que o nome sujo pode prejudicar os devedores. “Essa negociação vai facilitar limpando o nome de pessoa física ou jurídica. Tudo isso pode levar a busca de créditos novos ou a sua própria vida. Para começar o ano de 2025 numa nova condição financeira”, finalizou. 

Vereadores iniciam a votação da lei orçamentária anual (LOA)

por Agência CMA — publicado 11/12/2024 13h25, última modificação 11/12/2024 16h45
A Lei Orçamentária Anual prevê um orçamento superior a R$ 4,6 bilhões para 2025
Vereadores iniciam a votação da lei orçamentária anual (LOA)

Gilton Rosas

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) iniciaram a análise e votação do Projeto de Lei Nº303/2024, de autoria do poder executivo, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município de Aracaju, na manhã desta quarta-feira,11.

A apreciação do PL teve inicio ao término do pequeno expediente da 105º Sessão Ordinária. Ao todo, os vereadores apresentaram 63 emendas modificativas ao texto original do projeto, que serão analisadas e votadas no plenário da CMA, distribuídas entre os vereadores: Sônia Meire (24), Ricardo Vasconcelos (07), Breno Garibalde (04), Camilo Daniel (07), Isac Silveira (04), Breno Garibalde (04), Eduardo Lima (03), Elber Batalha (03), Pastor Diego (03), Professor Bittencourt (01) e Ricardo Marques (01), Anderson de Tuca (01) e Joaquim da Janelinha (1).

Orçamento em mais de 4,6 bilhões
O orçamento previsto para Aracaju em 2025 é de R$ 4,648 bilhões, o maior da história do município, representando um acréscimo aproximado de 18,87% em comparação aos valores do exercício de 2024, e 14,49% acima do estimado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Lei Orçamentária

A LOA estima a receita e fixa as despesas do município para o período de exercício financeiro subsequente, contendo o planejamento estratégico dos gastos, obras e serviços que são prioritários para o município, levando em conta os recursos disponíveis. No âmbito do Poder Executivo, as secretarias com os maiores orçamentos previstos são:

• Infraestrutura: R$ 1,133 bilhão;
• Planejamento, Orçamento e Gestão: R$ 918,380 milhões;
• Saúde: R$ 912,500 milhões;
• Educação: R$ 689,175 milhões;
• Defesa Social e Cidadania: R$ 256,853 milhões;

Despesas por Categoria Econômica
As demais despesas do município se dividem em de Capital, que abrangem investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, somando o valor de R$1.023.091.490,00. Despesas correntes, que envolvem gastos com pessoal e encargos sociais, juros e encargos das dívidas e outras despesas correntes, totalizando R$ 3.360.430.060,00 e despesas reservas com valor de R$ 264.578.450,00.

A expectativa é de que a apreciação e a votação da Lei Orçamentária Anual se estendam até o final da tarde de hoje, sendo reiniciada e concluída na quinta-feira,12.

“Nosso maior objetivo é a transparência junto ao que a nossa sociedade precisa”, declara Sargento Byron em análise da LOA

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/12/2024 15h13, última modificação 11/12/2024 15h13
“Nosso maior objetivo é a transparência junto ao que a nossa sociedade precisa”, declara Sargento Byron em análise da LOA

Foto: Gilton Rosas

Em reta final da atual Legislatura da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) aproveitou a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para reforçar a atuação do parlamento.  

"A cada ano de mandato, temos o dever desta análise e, este ano, com um propósito ainda maior, que é encerrar esta legislatura proporcionando o melhor para o povo de Aracaju através da próxima gestão. Chegamos ao final dos 4 anos de mandato, seguindo o planejamento da Casa e afirmando nosso compromisso com a nossa gente. Temos o maior orçamento da história de Aracaju, o que nos faz avaliar detalhadamente os gastos, investimentos, as obras e os serviços colocados como prioritários. Nosso maior objetivo é a transparência junto ao que a nossa sociedade precisa", declarou Byron.  

O orçamento previsto para Aracaju em 2025 é de R$ 4,6 bilhões, tendo as áreas da infraestrutura, planejamento, saúde, educação e defesa social, com os maiores valores previstos.

Último dia de inscrição para concurso da educação é destacado por vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 11/12/2024 15h19, última modificação 11/12/2024 15h19
Último dia de inscrição para concurso da educação é destacado por vereadora Sonia Meire

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (11), a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA,) durante o pequeno expediente, para destacar que hoje é último dia de inscrição para os candidatos e candidatas se inscreverem no concurso da educação pública municipal.  

Independente da idade, hoje é o último dia para que possam se inscrever no concurso público para professor e professora da SEMED. As pessoas poderão se inscrever até às 18h. A prorrogação desta data aconteceu a partir de algumas ações que nós fizemos para garantir as inscrições de pessoas de cinquenta anos ou mais, que no entendimento inicial não havia esta possibilidade. E o prazo foi estendido para as demais pessoas. Quem é professor ou professora não deixe de fazer a sua inscrição”, disse a vereadora.  

As inscrições tinham sido encerradas no dia 21 de outubro, e as reclamações de candidatos e candidatas foi a obrigação de possuir o CREF para os profissionais da educação física, e também uma idade limite, não podendo se inscrever professores e professoras com mais de cinquenta anos. As inscrições do concurso público são para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos de Professor do Quadro do Magistério Público Municipal. São ofertadas 425 oportunidades para Professor das disciplinas de Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia.  

A vereadora professora Sonia Meire destacou ainda que, após representação no Ministério Público, conseguiram com que não houvesse a cobrança do CREF para os profissionais de educação física, e agora sua mandata protocolou um ofício na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pedindo que a data da prova seja modificada. “Queremos garantir a igualdade de condições e a plena transparência do processo. Candidatos e candidatas que se inscreveram agora precisam ter os mesmos direitos e as etapas subsequentes do concurso precisam ser ajustadas. Continuaremos lutando em favor do concurso público e, na defesa dos servidores, porque só com o serviço público podemos garantir a qualidade da nossa educação”, finalizou Sonia Meire. 

Presidente do Sepuma faz discurso de agradecimento à gestão da Câmara Municipal pelo espaço de diálogo com os servidores do Município

por Agência CMA — publicado 11/12/2024 16h45, última modificação 12/12/2024 10h50
Nivaldo Fernando destacou relação harmônica e de independência do parlamento aracajuano com demais poderes e setores da sociedade civil.
Presidente do Sepuma faz discurso de agradecimento à gestão da Câmara Municipal pelo espaço de diálogo com os servidores do Município

Foto: Gilton Rosas

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernando dos Santos, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju antes do início da votação do Projeto de Lei Nº303/2024, a Lei Orçamentária Anual (LOA), para agradecer aos parlamentares o espaço aberto aos servidores do município para construção do orçamento do executivo municipal referente a 2025. 

De acordo com Nivaldo, o diálogo estabelecido com o parlamento municipal é histórico. O presidente do Sepuma afirmou ainda que pretende manter uma relação republicana com a próxima gestão do município. 

"Quero dizer à vereadora Emília Corrêa (PL), nossa prefeita eleita e ao vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania), que os servidores de diversas categorias darão um voto de confiança à senhora. Depositamos a nossa esperança no governo de Vossa Excelência, diante do compromisso que assumiu com as diversas categorias”, pontuou. “Nós estaremos monitorando, acompanhando, ajudando, apontando o que está acontecendo, qualquer centavo de economia é fundamental”, complementou. 

Nivaldo Fernando também elogiou o diálogo aberto com os servidores do município na gestão do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), e mencionou a independência alcançada pelo legislativo aracajuano. 

“Esta casa rompeu definitivamente de ser um puxadinho do prefeito Edvaldo Nogueira. Essa casa passou a ter altivez, com liberdade e coragem para se posicionar. Estamos dispostos a caminhar lado a lado com Vossas Excelências, estamos dispostos a sermos cumplices da administração afim de que se possa edificar a cidadania na prefeitura de Aracaju”, declarou o presidente do Sepuma. 

Vereadores aprovam 08 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 11/12/2024 16h45, última modificação 12/12/2024 12h48
Vereadores aprovam 08 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA)

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (11/12), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aprovaram 08 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). Ao todo, os vereadores propuseram 63 emendas, porém, 31 foram retiradas e 24 rejeitadas. O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, Breno Garibalde, destacou que "nós dialogamos na Comissão sobre as emendas que chegaram e tinham muitas emendas de remanejamento, que se referem a retirar dinheiro de um lugar e colocar em outro. Isso poderia engessar o orçamento para a futura gestão. Por isso, elas foram retiradas e outras 08 entraram em discussão. Com a aprovação da emenda 58, que garante os 30% para o Executivo remanejar, esperamos que a futura prefeita consiga mexer no orçamento com mais tranquilidade". 

Confira o que foi aprovado na CMA:

Emendas aprovadas:

Emenda 01: De autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, a emenda determina a inclusão de um artigo, voltado à abertura de crédito suplementar, em favor do Poder Legislativo, de modo a alcançar o limite de 4,5%. 

Emenda 03: De autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, a emenda determina a destinação orçamentária e recursos do Poder Legislativo para concurso público e reforma administrativa, bem como para a construção da nova sede da Câmara Municipal. 

Emenda 04: De autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, a emenda determina que os recursos a serem repassados ao Poder Legislativo devem obedecer criteriosamente à receita de impostos e transferências da União e de suas entidades, incluindo-se os percentuais de 0,5% e 1,0% do FPM recebido dos meses de setembro a julho. 

Emenda 20: De autoria da vereadora Sônia Meire, a emenda acrescenta um artigo que determina: os Profissionais do Magistério do Município de Aracaju, fica garantido o reajuste e aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional fixado nos termos da Lei Federal nº 11.738/08.

Emenda 21: De autoria da vereadora Sônia Meire, a emenda acrescenta um artigo que determina:  Aos Profissionais da Enfermagem do Município de Aracaju, fica garantido o reajuste e aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional fixado nos termos da Lei Federal nº 14.434/2022. 

Emenda 22: De autoria da vereadora Sônia Meire, a emenda acrescenta um artigo que determina: Aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de Aracaju, fica garantido o reajuste e aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional fixado nos termos da Emenda Constitucional nº 120 de 2022 e da Lei Federal nº 13.708/2018.

Emenda 23: De autoria da vereadora Sônia Meire, a emenda acrescenta um artigo que determina: Aos Servidores Públicos do Município de Aracaju, fica garantida a revisão geral anual da remuneração, nos termos do art. 37, X, da Constituição Federal e o art. 25, X, da Constituição do Estado de Sergipe. 

Emenda 58: De autoria do vereador Ricardo Marques, a emenda modifica o disposto no inciso I do art. 7º do projeto de lei nº 303/2024, que passa a viger com a seguinte redação: decorrentes de anulação parcial ou total de dotações obedecerão, respectivamente até o limite de 30% conforme o estabelecido no art. 43, inciso III da Lei Federal, n.º 4.320, de 17 de março de 1964, e com base no art. 167, inciso VI da Constituição Federal. Em regra, essa emenda permite um remanejamento de verba por parte do Poder Executivo de 30%.

Elber Batalha pede atenção dos vereadores para causa da Diabetes Mellitus 1

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/12/2024 16h34, última modificação 11/12/2024 16h34
Elber Batalha pede atenção dos vereadores para causa da Diabetes Mellitus 1

Foto: Gilton Rosas

  

Como vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Diabetes Mellitus 1, Elber Batalha (PSB) destacou o trabalho do Instituto Diabetes Brasil na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da manhã desta quarta-feira, 11. Na tribuna, ele pediu a compreensão dos colegas vereadores para a destinação de emendas parlamentares deste ano para o tratamento destes pacientes.   

Esse tipo de Diabetes surge como um tipo autoimune, chamado de Diabetes infantil ou juvenil. Segundo dados e informações do Instituto Diabetes Brasil, ela é desencadeada por motivos que a ciência ainda não comprova, mas que tem como principal hipótese o desenvolvimento de uma virose que o corpo ao invés de combater, desenvolve as células do pâncreas. 

Em Sergipe, diversas crianças e adolescentes são acompanhadas pela instituição que já levou o tema para diversos órgãos responsáveis com o pedido da liberação do Libre, um equipamento que mede a glicemia e libera instantaneamente a insulina nos momentos necessários.   

Durante o pequeno expediente, Elber pediu a atenção de todos os vereadores presentes. “Quero pedir o apoio e fazer um apelo aos colegas para as crianças que possuem Diabetes Mellitus 1 que é uma doença que acaba causando picos de alta e baixa glicemia em períodos diversos do dia. Isso pode levar inclusive a óbito durante o sono”, falou.  

Em seu discurso, ele lembrou a sua trajetória ao lado desses pacientes desde a sua volta ao parlamento, contando sobre as ações desenvolvidas como a criação da Frente Parlamentar e a realização da Tribuna Livre que abordou a pauta. “Fizemos uma grande mobilização para que a Prefeitura de Aracaju distribuísse, através da rede SUS tivessem o Libre que é um medidor moderno que fica no braço da criança e pode ser monitorado pelo aparelho celular dos pais”, disse.  

Elber solicitou o apoio dos colegas para reunir recursos suficientes para atender a demanda das crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1 na capital. 

“Esse aparelho não tem o custo alto e com o aporte de R$ 50 mil de cada vereador nas emendas parlamentares, conseguimos atender todas as crianças daqui que possuem essa diabetes. Conversei com a prefeita eleita Emília e ela se comprometeu que se colocarmos esse valor e chegarmos a um montante de R$ 1.200.000,00, essa será uma política de implementação da Secretaria Municipal de Saúde. Que possamos chegar ao período natalino com esse gesto e dando uma nova perspectiva de vida a essas pessoas”, finalizou. 

Câmara de Aracaju aprova emenda que modifica remanejamento do orçamento para 30%, pelo Poder Executivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 11/12/2024 16h57, última modificação 11/12/2024 16h57
A autoria foi do vereador Ricardo Marques
Câmara de Aracaju aprova emenda que modifica remanejamento do orçamento para 30%, pelo Poder Executivo

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (11/12), a Câmara de Vereadores (CMA), durante a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovou a emenda 58. De autoria do vereador Ricardo Marques, a emenda modifica o disposto no inciso I do art. 7º do projeto de lei nº 303/2024, que passa a viger com a seguinte redação: "decorrentes de anulação parcial ou total de dotações obedecerão, respectivamente, até o limite de 30%". Isso representa dizer que o Poder Executivo, que será liderado pela prefeita eleita Emília Corrêa e o vice, Ricardo Marques, poderá remanejar o orçamento em até 30%, sem pedir autorização ao Poder Legislativo. Somente a vereadora Sônia Meire votou contra a emenda. 

O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, disse que “o parlamento é soberano. Quando votamos os 5% do remanejamento do orçamento pelo Executivo no ano passado, nossa intenção não foi engessar o prefeito. Se o prefeito puder remanejar o orçamento da forma que ele quiser, para que existe o parlamento? Quando apoiamos os 5%, inclusive, com o voto de Emília, o que dizemos foi: prefeito, se quiser desmanchar tudo que aprovamos, pelo menos, nos avise. O que Emília fez foi nos explicar sobre o que ela precisaria e darei o apoio a esse percentual, mas também daria a qualquer outro. Enquanto eu, de forma modesta, estiver aqui, vou continuar orientando os vereadores dessa forma. Emília solicitou o apoio do parlamento. Podemos realizar modificações posteriores, a depender do retorno social das atividades realizadas”, destacou. 

A prefeita eleita de Aracaju e vereadora, Emília Corrêa, destacou ser importante ter tido um diálogo aberto com o parlamento. A movimentação era para que fosse votado os 5%. Mas, esse é um orçamento que não foi feito por nós e se isso fosse aprovado, com certeza, nossa celeridade seria comprometida. O que está ocorrendo aqui hoje é um amadurecimento e entendimento de que os benefícios precisam chegar até a população. Isso se chama harmonia para a governabilidade e não, no atendimento aos nossos interesses”. Emília também destacou que, durante a campanha, os principais problemas relatados pela população se referem à saúde e ao transporte público. Dessa forma, ela pretende realocar o orçamento, prioritariamente, nesses dois setores. 

O autor da propositura, futuro vice-prefeito de Aracaju e atual vereador, Ricardo Marques, disse que “nesse mesmo período, em 2023, durante a LOA, fui o único vereador da oposição do prefeito que votou contra reduzir o orçamento para 5%. Acho que temos que trabalhar pela cidade, pelo povo. Já antecipo meus agradecimentos aos vereadores e encaminhei essa emenda de 30% porque pegamos um orçamento com essa gestão atual, quem vai gerir a partir de 2025 somos nós. A sociedade terá esse tempo para visualizar esse encaminhamento e o parlamento fiscalizará”, disse. 

O que os vereadores disseram?

O vereador Elber Batalha destacou que a redução dos 5% para o Executivo, que ocorreu em 2023, foi uma resposta pontual do parlamento à falta de diálogo do prefeito Edvaldo Nogueira. “Houve uma falta de respeito em relação às emendas impositivas e quando o prefeito voltou a estabelecer um contato com o parlamento, parte do percentual foi devolvido, chegando a 18%. Minha posição era manter os 18%, mas como houve um apelo coletivo da prefeita e vice-prefeito, já que esse orçamento é herdado ainda da gestão de Edvaldo, darei um voto de confiança. Sigo a regra do discurso que fiz na semana passada: ser oposição, não é inviabilizar a gestão de Aracaju”, pontuou.

O vereador Pastor Diego disse que “essa mudança no percentual para os 18% é para que a prefeita eleita consiga readequar o orçamento em seu plano de governo, que foi elaborado ainda pela gestão anterior. 

O vereador Vinicius Porto destacou que “não posso ser contra ao desenvolvimento da minha cidade. Não sou inimigo pessoal e sim, compreendo que devemos fazer o bem para o povo aracajuano. Não sou eu quem vou inviabilizar a gestão da futura prefeita Emília e o do vice, Ricardo Marques”, pontuou. 

O vereador Fabiano Oliveira também demonstrou apoio à aprovação da emenda. “Quero deixar meu posicionamento político e como vereador. Ano passado, votei contra os 5% e os 18% para o Executivo. Minha posição é que 40% era o valor devido. Emília foi eleita democraticamente pelo voto popular. Quero que as coisas aconteçam da melhor forma para a nossa cidade e torcemos para que ela acerte ao lado de Ricardo Marques. Voto com tranquilidade”, pontuou. 

O vereador Nitinho disse que “o povo elegeu uma vereadora a prefeita e como vereador, não posso trabalhar para engessar a prefeita. É justo dar um voto de confiança e concordo que deveria ser maior, com 40%. O que precisamos é analisar as ações que serão feitas com essa liberdade orçamentária”. 

O vereador Isac Silveira destacou que “houve um estrangulamento das relações políticas nessa Casa. O prefeito decidiu fazer uma reforma de 20 milhões de reais, no Parque da Sementeira, sem nenhum vereador concordar. Para limitarmos o orçamento para 5% houve uma ação anterior. Quando saímos de 18% a 30%, o que ocorreu foi algo extraordinário, mas serve de exemplo para outros prefeitos que virão de que o parlamento sabe se inserir na discussão do orçamento”. 

O vereador Camilo Daniel disse que  “tenho críticas a forma como o prefeito Edvaldo Nogueira age. Nós não temos um cenário de terra arrasada na prefeitura de Aracaju. Estaremos na oposição do governo, mas entendo que o povo escolheu essa gestão. Quero reforçar o papel desta Casa que é de fiscalizar a aplicação desse recurso, para que isso chegue em serviço público e de qualidade para a nossa população”. 

O vereador  Professor Bittencourt disse que “essa é uma casa da política, que tem uma lógica própria. Um dia, essa Casa aprovou 5% porque queria marcar uma oposição ao prefeito daquela época. Depois, vamos para 18%. Nenhuma capital do Brasil tinha somente 5%. O Executivo ficaria refém dessa casa. A posição tomada hoje também é política. Vou votar nos 30% e algumas contradições podem aparecer”. 

O vereador Sgt. Byron disse que “em 2023, entendemos que os 18% seria uma forma de garantir a governabilidade do prefeito. Ao nos reunirmos para discutir sobre a emenda, entendemos que essa é uma possibilidade da gestora conseguir administrar. Estivemos de lados opostos, mas não podemos usar isso para impedir que a cidade de Aracaju avance”. O vereador Anderson de Tuca pontou que “acredito na força da mulher e no poder da escolha do povo. Acredito que Emília fará uma excelente gestão”. 

O vereador Soneca parabenizou Emília pelo diálogo com o parlamento municipal. “Queremos o melhor para o povo. Estou aqui para somar naquilo que for preciso”. O vereador Bigode também desejou uma boa gestão para a vereadora Emília. A vereadora Sônia Meire foi a única a se opor à mudança no percentual. 

Ela destacou que “votamos nos 5% por entender que não era possível dar um cheque em branco ao prefeito, sem passar pela câmara. Inclusive, era necessário um projeto que fosse contra a terceirização dos serviços na Casa. Pensamos nos 18% para não inviabilizar os projetos de verba por meio do Governo Federal. Meu argumento é que deveríamos manter os 18%. Temos um projeto diferente de governo e não acredito que o projeto da futura prefeita seja voltado para a privatização da cidade. Não posso votar em um aumento de recurso, sem saber como ele será utilizado”, finalizou. 

Relembre a discussão

Em dezembro de 2023, a Câmara de Aracaju aprovou uma emenda que modificou de 40% para 5% o percentual de remanejamento do orçamento para 2024. Na época, foram 13 votos favoráveis e 10 contrários. Posteriormente, por um diálogo do Executivo com o Parlamento, o percentual foi reajustado para 18%. 

Eduardo Lima critica prefeitura de Aracaju em seu último discurso como parlamentar

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/12/2024 16h51, última modificação 11/12/2024 16h51
Eduardo Lima critica prefeitura de Aracaju em seu último discurso como parlamentar

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos), na manhã desta quarta-feira, dia 11, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o pequeno expediente, criticou a prefeitura de Aracaju em seu último discurso como parlamentar.  

Eduardo Lima, ao subir na tribuna pela última vez por seu mandato como vereador por Aracaju, criticou uma propaganda da prefeitura municipal de Aracaju que vem sendo apresentada na mídia televisiva, onde ela informa que o novo prédio do Sistema POP vai sair porque tem dinheiro no caixa. O parlamentar se disse surpreso e assustado com essa notícia porque durante muito tempo essa foi uma das suas maiores reivindicações à gestão, não obtendo sucesso.  

O vereador destacou que se tinha dinheiro no caixa, o prédio já deveria ter sido entregue à população, uma vez que os moradores de rua dormem em papelão pela falta de um acolhimento adequado. 

"Fico assustado, mas ao mesmo tempo feliz. Se tem dinheiro em caixa porque o poder público não fez antes? Por que as coisas estão acontecendo nas ferramentas sociais somente agora? [...] Tenho certeza de que os mais vulneráveis em Aracaju terão a dignidade que merecem", finalizou o vereador.