Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 28/10/2024 10h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Camilo leva reivindicações de moradores do bairro Coroa do Meio para presidente da DESO

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/06/2024 16h42, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Camilo leva reivindicações de moradores do bairro Coroa do Meio para presidente da DESO

Foto: João Paulo Freire

O vereador Camilo Daniel (PT) participou de uma reunião nesta quarta-feira (12) com o presidente da DESO, Luciano Goes Paul, para tratar das demandas dos moradores da Coroa do Meio. Segundo os representantes do bairro, há problemas estruturais em diversas ruas, como o sistema de esgotamento transbordando, mesmo em períodos sem chuva.  

De acordo com o superintendente da Unidade de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Aracaju, Marcelo Santos Barreto, a DESO se compromete a resolver os problemas apontados. “Fica o compromisso da companhia em atuar e sanar essa situação problemática que os representantes da população acabaram apresentando aqui”, afirmou.  

Junto com o vereador e moradores da região, no período da tarde, agentes da DESO realizaram vistorias onde foram constatados problemas no sistema de esgotamento. Também foram encontrados pontos onde o sistema de drenagem, de responsabilidade da Emurb, não está funcionando. Os agentes fizeram encaminhamentos para a solução dos problemas encontrados no bairro Coroa do Meio.  

O vereador Camilo Daniel avaliou o resultado da reunião como positivo. Para ele, “os funcionários da DESO foram bastante solícitos com as demandas da população. Espero que os problemas sejam resolvidos. Nosso mandato está sempre à disposição da sociedade para contribuir no que for possível para resolver os problemas da cidade. 

Confira agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (17 a 21/06)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/06/2024 13h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Confira agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (17 a 21/06)

Foto: Gilton Rosas

Agenda Semanal 

O Parlamento Municipal possui uma agenda semanal disponível no banner na lateral deste portal. Nela, você pode conferir todas as atividades parlamentares. Confira aqui um resumo.  

Segunda-feira (17/06) 

Nesta segunda-feira, será realizada uma Audiência Pública, de autoria do vereador Eduardo Lima, com o tema: "Construção do plano de trabalho e aplicação das emendas impositivas pelo terceiro setor". A ação será realizada às 09h, no plenário da CMA. 

Às 16h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem ao radialista Luiz Carlos Andrade Santos. A autoria é da vereadora Sheyla Galba.  

Terça-feira (18/06) 

Às 16h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem à empresária Marilete Toscan. A autoria é do vereador e presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos.  

Quarta-feira (19/06) 

Às 16h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem ao Pastor Euquias. A autoria é da vereadora Emília Corrêa.  

Sexta-feira (21/06) 

 Às 16h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem à médica ginecologista Elaine Cristina Ângelo Ferreira, de autoria do vereador Pastor Diego. As ações serão realizadas no plenário da CMA. 

*No decorrer da semana, a agenda pode sofrer alterações com acréscimo ou cancelamento de eventos. 

 

 

Principal cartão postal de Aracaju, a orla está completamente abandonada, diz Emília

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/06/2024 09h21, última modificação 04/11/2024 17h20
Principal cartão postal de Aracaju, a orla está completamente abandonada, diz Emília

Foto: Gilton Rosas

Administrado pela Prefeitura de Aracaju desde meados de 2020, a realidade de um dos principais cartões postais da cidade, a Orla de Atalaia, é de completo abandono. A denúncia foi externada, na Tribuna do Legislativo Municipal, pela vereadora Emília Corrêa (PL), que tem sido procurada em suas redes sociais por frequentadores insatisfeitos com a situação.
Mostrando um vídeo feito recentemente por um seguidor, a parlamentar relembra que boa parte da extensão foi revitalizada em 2022, mas encontra-se deteriorada. “Se teve essa reforma que não tem muito tempo, agora já está assim, tudo estragado de novo. Será que é isso? Não, gente, isso é falta de comprometimento da gestão com o nosso patrimônio e dinheiro público. É mais um, entre tantos outros cartões postais, que não é dado o devido valor simbólico pela administração”, pontuou.
A oposicionista ainda acrescentou que, se em um local atrativo, importante para a cidade, como a Orla, está assim, imagine a situação dos bairros periféricos. “Na gestão midiática, eles mostram o que quer. Por exemplo, ninguém vê a falta de saneamento e infraestrutura que atinge dezenas de bairros da cidade. Só sabe quem fiscaliza. Se dependesse da publicidade da prefeitura, Aracaju estaria perfeita. Agora, se um cartão postal, importante para o turismo, eles não estão dando atenção, imagine o restante da cidade?”, questionou.

De autoria de Elber, PL do Protocolo Antirracista para Aracaju é aprovado em primeira votação

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/06/2024 10h04, última modificação 04/11/2024 17h20
De autoria de Elber, PL do Protocolo Antirracista para Aracaju é aprovado em primeira votação

Foto: Gilton Rosas

O Projeto de Lei 353/2023, que institui o Protocolo Municipal Antirracista de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), foi aprovado por unanimidade em primeira votação durante a sessão desta quinta-feira, 13, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 

 

Determinando aos estabelecimentos que têm uma grande circulação diariamente que tenham medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas em situações de racismo em Aracaju. Além disso, uma maior agilidade na apuração com facilitação de identificação de testemunhas, acesso às imagens de segurança para apuração dos fatos e coleta de provas. Ele visa, ainda, o preparo de profissionais de locais como supermercados, shoppings, teatros, universidades, casas de shows e grandes lojas da capital com 10 funcionários ou mais para reduzir esses dados.

 

O tema surgiu durante uma reunião do parlamentar com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) no ano de 2023, que tratou de diversos casos registrados no país, com prisões e até assassinatos registrados no país em abordagens por seguranças desses lugares. Além dos casos das falhas do sistema de reconhecimento facial como em uma prévia carnavalesca em novembro de 2023 e na final do Campeonato Sergipano 2024, no estádio Lourival Batista. 

 

Para Elber, a ideia é conclamar a sociedade para uma reflexão. “O objetivo não é apontar o dedo para ninguém taxando como racista. O que a gente quer é educar, principalmente os seguranças e vigilantes no sentido de que não é correto pelo simples fato da presunção pelas vestes da pessoa e pela pele negra, a forma de tratar essa pessoa efetivamente como uma delinquente”, explicou. 

 

Ainda durante o seu pronunciamento sobre o projeto, o parlamentar destacou que uma audiência pública e uma sessão especial já foram realizadas sobre o tema. “Já trouxemos o movimento negro, instituições, autoridades no assunto e também a CDL e Fecomércio para o debate, mas também para a criação de soluções”, comentou. 

 

Por fim, ele pediu a atenção dos colegas vereadores ao PL para que a capital sergipana seja a primeira a mudar essa realidade no país. “Queremos minimizar o sofrimento dessas pessoas que sofrem tanto preconceito e criar a necessidade da cidadania plena. As pessoas são cidadãs e merecem ser tratadas como tais, independentemente da sua cor de pele. Somos todos da raça humana. Que todos possam subscrever esse projeto e transformar numa coisa efetiva na sociedade aracajuana. Que a nossa cidade dê o pontapé inicial para criar um mundo menos discriminatório e mais inclusivo com respeito aos direitos humanos”, concluiu. 

 

Agora, o projeto segue para as próximas votações na CMA e, se aprovado, irá para o executivo. 

Live da Escola do Legislativo de Aracaju aborda violência contra idoso

por Lucas Oliver assessor de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 14/06/2024 11h29, última modificação 04/11/2024 17h20
Live da Escola do Legislativo de Aracaju aborda violência contra idoso

Ilustração: Lucas Oliver

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), convidou a sociedade para dialogar, durante transmissão ao vivo pelo Instagram (@EscoladoLegislativoCMA ) nesta sexta-feira, 14, sobre a violência, contra o idoso com o premiado advogado Wesley Santana.

“Estamos no mês de junho, além da celebração junina, precisamos ficar atentos às causas sociais e fazer um alerta enquanto poder legislativo à população, comenta a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, Irla Suelem, que está feliz com a aceitação do convite do advogado Wesley Santana para participar da Live”

O advogado Wesley Santana destaca a iniciativa da Escola do Legislativo. “Estou muito surpreso pelo trabalho realizado pela Escola ao abordar ações na prevenção à violência contra a pessoa idosa e o Estatuto da pessoa idosa. Lógico que teria que aceitar, afinal essas é uma das minhas especialidades e falar desse tema é combater a violência”, comemora.
 
Irla Suelem acrescenta que a Live faz parte do planejamento estratégico da Comunicação. “Pautamos temas que possam servir como mudança no dia a dia das pessoas. A Escola cumpre esse papel de informar sobre o social, além de combater a violência seja contra idoso nesta data como contra crianças e mulheres. Contamos com o advogado Wesley Santana que aceitou o convite do nosso assessor de Comunicação Lucas Oliver que mediará a Live.
 
Para o assessor de comunicação da unidade vinculada à CMA, Lucas Oliver, essa ação fomenta o mês de junho que pontua a campanha “Junho Prata”, cor que remete ao grisalho dos cabelos dos idosos. “A diretoria da Escola do Legislativo me deixa à vontade para criação de um planejamento digital pautado em conteúdos relevantes para a sociedade que podem permear pelo poder legislativo como social. Por isso, entregamos, no final do ano passado, um cronograma de atividades para que pudesse ser executado durante todo ano e este tema não poderia ficar de fora, a fim de alertar a população sobre o crescente número silencioso de violência contra idoso”, comenta.
 
A coordenadora da Escola do Legislativo Municipal convida todos para participarem  da Live que acontece hoje, 14, às 19h. “Contamos com a audiência de todos vocês, vai ser esclarecedor”, diz Irla Suelem.
 
Como denunciar: em casos de denúncias contra as mulheres idosas, ligue 180; em situações de urgência e emergência, quando a agressão estiver acontecendo, ligue 190!

“Arraiá do Arranca Unha”, expressão cultural que fortalece identidade e une comunidade do bairro Getúlio Vargas

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 14/06/2024 11h49, última modificação 04/11/2024 17h20
Concurso de quadrilhas local acontece desde a década de 1950
“Arraiá do Arranca Unha”, expressão cultural que fortalece identidade e une comunidade do bairro Getúlio Vargas

Isis Oliveira

É difícil não lembrar das quadrilhas juninas quando o assunto é São João. Em Aracaju, um dos mais tradicionais concursos de quadrilhas é o “Arraiá do Arranca Unha”, que surgiu nas ruas íngremes do bairro Getúlio Vargas e adjacências, nos idos dos anos 50 e 60, quando a festa tomava conta de ruas como as que circundavam a Praça Saturino de Brito.

Assim como a rua São João, o Arranca Unha é uma manifestação cultural essencialmente popular. Foram os moradores da região que deram inicio a festa com os primeiros concursos de quadrilha. O Idealizador foi o líder comunitário João Cruz.

Na década de 80, mais precisamente em 1986, o Arraiá passou a ser realizado no recém- inaugurado Centro de Criatividade, onde antes funcionava a caixa d’água do bairro, por isso muitos ainda chamam o local desta forma. O centro nasce em 1985 com o propósito de promover políticas públicas voltadas para a esfera cultural, educacional e esportiva na localidade, que abriga a comunidade quilombola da Maloca há mais de um século.

 O Arranca Unha foi crescendo com o passar anos. Hoje ele é promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap)  e conta com participação dos quadrilheiros envolvidos na produção de diversos aspectos da festa como: confecção de fantasias, elaboração das coreografias, composições , enredos ,marcação de palco e  montagem de cenários para apresentações.

O jornalista, professor e doutor em sociologia, Thiago Paulino, que é autor do livro Palco de Disputas e Disputas pelo Palco no 'País do Forró', explica a relevância desse arraial  para a comunidade do Getúlio Vargas e participantes.

“Uma das coisas mais fortes do São João sergipano são os arraiais comunitários que têm a sua expressão dançante nas quadrilhas juninas. Pessoas  se preparam o ano inteiro para  estarem ali em seus raros momentos de visibilidade. O trabalhador  que diariamente pega ônibus para  ir ao trabalho de madrugada vira  um marcador cheio de energia, conduzindo com animação um belo conjunto de pessoas.   A mãe  que estuda em escola pública se torna uma noiva bela; o mestre-de-obras  toca sua zabumba.  Os arraiais comunitários são historicamente o local do encontro,  da alegria de quem comemora a colheita farta após o mês chuvoso”, afirma Thiago Paulino.  

Segundo o sociólogo, a realização do arraial potencializa e fortalece os vínculos entre os moradores da localidade e contribui para o resgate e a  manutenção das tradições e identidade do povo das comunidades aracajuanas.

“O Arraial do Arranca Unha é fruto das tradições e dos encontros da antiga Caixa D'Água. Uma das figuras responsáveis era o Seu João da Cruz, liderança que juntava todos para  a festa.  Diga–se de passagem,  toda ação do Poder Público deveria fazer isso: potencializar os laços  culturais de cada comunidade.   Dançar  quadrilha não é só uma diversão, mas também integra as pessoas e fortalece o ‘estar juntos’.  Mesmo com a influência das Tvs e da cultura do espetáculo, as quadrilhas  e a espontaneidade  comunitária ainda se mantêm em muitos desses espaços:  pessoas torcem por suas quadrilhas juninas, se vestem, se reencontram e  mantêm vivas suas histórias. Toda aquela região do entorno do Centro de Criatividade é riquíssima em termos culturais:  forte tradição de quadrilheiros, de marcadores, que é passada de pai para filho por décadas.  Todo  sergipano deveria conhecer  arraiais como o do Arranca Unha que são um patrimônio vivo que ajudam a constituir as identidades de nosso estado”, conclui Professor Paulino.

Edição 2024

Neste ano, o concurso de quadrilhas do Arraiá do Arranca Unha começou no dia 05 de junho e prosseguiu nos dias 6,7 e 8. Ao todo, 18 quadrilhas participaram do concurso. Nas eliminatórias, foram formados três grupos, sendo cada um composto por seis quadrilhas juninas, que foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por cinco membros, que observaram critérios como execução, dança,  figurino,  estética,  temática e  desenvoltura das quadrilhas. As notas foram atribuídas considerando o marcador, a harmonia do grupo, a animação, a originalidade, a valorização da cultura sergipana, a coreografia e o traje/figurino.

A final foi disputada no último dia 9 e as finalistas foram os grupos Amor Caipira, de Capela/SE, que trouxe um enredo sobre amendoins; Balanço do Nordeste, de Umbaúba, que abordou as manifestações culturais do Nordeste; Unidos em Asa Branca, de Aracaju, falando das marisqueiras; Raio da Silibrina, de Lagarto, retratando o cordel lampião; Rala Rala, de Maruim, com o tema turista do Rio de Janeiro se apaixona por sergipana; Século XX, de Aracaju, com uma homenagem à Rua São João. A  Balanço do Nordeste se sagrou  campeã com 99,7 pontos, um décimo a mais que a segunda colocada, a quadrilha Século XX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Servidores do setor de Comunicação da CMA participam de evento sobre as eleições no TRE/SE

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/06/2024 12h14, última modificação 04/11/2024 17h20
A ação teve o objetivo de capacitar os jornalistas sobre o processo eleitoral
Servidores do setor de Comunicação da CMA participam de evento sobre as eleições no TRE/SE

Foto: Franklin Timóteo

Nesta sexta-feira (14/06), integrantes do setor de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju participaram da 5° edição do "Café com a Imprensa". O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e teve como finalidade capacitar jornalistas e promover entendimento aprofundado do processo eleitoral. De acordo com o TRE, em Aracaju na 416.717 eleitores.

A programação incluiu uma série de palestras que abordaram temas relacionados ao processo eleitoral, como o combate à desinformação, propaganda eleitoral, arrecadação e gastos eleitorais, Urnas eletrônicas e  principais prazos e características específicas das eleições municipais.

O desembargador Diógenes Barreto, presidente do TRE/SE, explicou que há uma preocupação eleitoral, que vem desde o ano de 2022, no que se refere às fake news. "A democracia não é uma coisa acabada, ela se reconstrói todos os dias, temos exemplos de países que se diziam tão democráticos que estão enfrentando os problemas por causa dos fake news, como é o caso dos Estados Unidos. Sabemos que não são os jornalistas que fazem fake news. Quem faz isso são aquelas pessoas que têm o objetivo de se infiltrar a partir da democracia para destruí-la. Por isso, a imprensa tem esse papel essencial de levar a verdade", apontou.


De acordo com o juiz membro do TRE-SE, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, que realizou a palestra ligada ao combate à desinformação,  "o relacionamento do TRE com a imprensa já é histórico, com esse encontro anual nas vésperas da eleição, para alinhar as condutas, reforçar a parceria. Inclusive, neste ano, realizamos a celebração do pacto contra a desinformação, mal que tem assolado as últimas eleições e precisa ser combatido. Para isso, precisamos de uma informação séria, profissional, o que reforça ainda mais o papel da imprensa", pontuou.

 O coordenador de conteúdo da TV Câmara de Aracaju, Franklin Timóteo, destacou a importância da equipe de Comunicação participar desse evento.

"A TV Câmara Aracaju é uma TV legislativa, pertencente à rede legislativa, então, é fundamental entender todo o processo eleitoral. Além disso, dentro da Casa Parlamentar, temos possíveis pré-candidatos como prefeitos e vereadores. Dessa forma, precisamos entender tudo o que pode ser feito, para respeitar à legislação", explicou.

Marcos Moreira, que é servidor efetivo da CMA e jornalista, participou do evento. Ele também é idealizador do programete "Drops da Democracia".

"Aproveitamos esse momento para atualizar as informações necessárias à compreensão do processo eleitoral e da necessidade de se obter informações confiáveis. Inclusive, estamos com o projeto Drops da Democracia que trabalha justamente com informações eleitorais de modo simples e acessível à população. A finalidade é passar orientações sobre o processo eleitoral, levando em conta o entendimento sobre o que é  voto majoritário, voto proporcional, o que faz o prefeito e o vereador, assim como sobre calendário eleitoral", reiterou.

Setor de saúde funcional da CMA realizará campanha de vacinação para os servidores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/06/2024 12h23, última modificação 04/11/2024 17h20
Setor de saúde funcional da CMA realizará campanha de vacinação para os servidores

Arte: Débora Melo/ CMA


Na terça-feira (18/06), o setor de Saúde funcional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará a vacinação exclusiva de servidores da Casa Parlamentar.

A vacinação será direcionada para a Covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite B. O servidor que tiver interesse em se vacinar, deve ir até o setor de saúde, no Centro Administrativo da Câmara, das 8h às 12h. É necessário trazer documento oficial e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

A médica da Câmara de Aracaju, Renata Hellen, convidou os servidores para participarem da ação. "Gostaríamos, mais uma vez, de reforçar que essa ação visa facilitar o acesso da saúde ao trabalhador da Câmara Municipal de Aracaju. A vacinação em ambiente de trabalho é interessante para prevenir as condições no ambiente de trabalho, aumentar diretamente a capacidade produtiva do trabalhador e evitar essas doenças que circulam na comunidade e eventualmente podem ser trazidas para o ambiente de trabalho. Então, mais uma vez, é muito importante que os colaboradores da casa participem", explicou.

O setor de Saúde funcional está à disposição no ramal 8909.


Como será a vacinação?
Existem algumas orientações para a vacinação que será realizada nesta quarta-feira (18/06). A vacinação para a Covid-19 somente será aplicada para grupos prioritários, que são as gestantes, idosos, pessoas com imunodeficiência grave, em tratamento de câncer, lúpus ou órfãos transplantados, por exemplo.

A prioridade também valerá para a vacinação de influenza. Porém, com o grupo prioritário sendo vacinado, se sobrarem doses, serão distribuídas entre os outros servidores.

SERVIÇO
Ação de vacinação dos servidores da CMA
Quando: 18/06
Horário: 8h às 12h
Local: Setor de Saúde funcional, no Centro Administrativo da CMA


* A vacinação será exclusiva para os servidores*

Eduardo Lima pede para pessoas doarem sangue durante os festejos juninos

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/06/2024 12h03, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador entende que, durante os festejos, pessoas são feridas com fogos de artifício e vão precisar de sangue
Eduardo Lima pede para pessoas doarem sangue durante os festejos juninos

Foto: China tom

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã dessa quinta-feira, dia 13, para falar do Dia do Doador de Sangue, que ocorrerá amanhã, no dia 14 de junho, e pedir às pessoas que façam a doação para ajudar os que precisam.  

 

“Precisamos ressaltar a importância da ação de doar sangue. Estamos em festejos juninos e é comum encontrar no HUSE, na ala de queimados e traumas, pessoas que, ao manusear fogos de artifícios, acabam danificando membros do seu corpo e precisam de sangue para ter sua saúde estabelecida”, afirmou.

 

O vereador também destacou o papel das igrejas que estimulam a doação de sangue para ajudar a saúde pública. 

 

“Nós temos, na Igreja Universal, o Grupo Saúde, que, por meio do pastor Henrique Batista, faz várias ações estimulando a doação de sangue. Mando um abraço e ficam meus parabéns pelo trabalho”, disse o vereador.

Sargento Byron enfatiza precariedade e riscos na Zona de Expansão

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/06/2024 13h53, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron enfatiza precariedade e riscos na Zona de Expansão

Foto: Gilton Rosas

Dentre os assuntos abordados na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana pelo vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) está a situação das ruas, avenidas e rodovias da Zona de Expansão.  

O parlamentar ressaltou que, diariamente, novos buracos surgem, ocasionando riscos na região. "Tenho recebido com frequência imagens de carros com suspensão e pneus danificados. Basta uma passagem rápida pela Melício Machado que já é visível a situação. Quem mora ou transita pela região do Robalo, Areia Branca e Mosqueiro sofre com a precariedade do asfalto", pontuou Byron.  

"Não podemos deixar de frisar que ainda existem muitas ruas de piçarra na localidade, o que oferece riscos não só aos motoristas, mas aos pedestres também, pois estamos falando de infraestrutura básica. Seguiremos pontuando indicações para que as pastas competentes, seja do âmbito municipal ou estadual, possam viabilizar essas melhorias que são emergenciais", encerrou o vereador. 
 
 

Sonia Meire repudia PL que crimizaliza meninas e mulheres vítimas de estupro

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 14/06/2024 14h11, última modificação 04/11/2024 17h20
Sonia Meire repudia PL que crimizaliza meninas e mulheres vítimas de estupro

Foto: Luciana Santos

O Projeto de Lei 1904/24 da Câmara Federal, chamado de PL Antiaborto pela extrema direita, que equipara a homicídio a interrupção da gravidez a partir de 22 semanas, foi aprovado em regime de urgência na última quarta-feira, dia 12, por meio de uma manobra do então presidente Arthur Lira. São 33 deputados federais, 21 homens e 12 mulheres, que assinam o documento, cujo autor é o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), do partido de Bolsonaro. A vereadora Sonia Meire (Psol) tem repudiado a manobra feita no Congresso Nacional durante toda a semana, assim como têm feito as parlamentares do PSOL na Câmara Federal.   

Em 23 segundos, foi aprovado o requerimento de urgência que pretende condenar vítimas de estupro como criminosas, impondo-lhes penas mais longas do que as aplicadas aos estupradores. O tema da votação não foi comunicado explicitamente por Lira, não houve mudança no painel da Câmara anunciando que o requerimento seria votado, não houve mudança na legenda da transmissão online, nem contagem de votos, nem debate. O presidente Arthur Lira (PP-AL) declarou a matéria aprovada de maneira simbólica. A aprovação de urgência permite que uma proposta vá direto para votação em plenário sem precisar passar por comissões. 

A advogada Glicia Salmeron, membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, destacou que esse PL representa um retrocesso para a infância e a adolescência, bem como para os direitos humanos. “Entendemos que o projeto tem o objetivo de atender aos interesses religiosos de um grupo de parlamentares e gerar um impacto negativo para a população junto aos candidatos que não comungam com os retrocessos e visam assegurar os direitos de mulheres e crianças. A criminalização de mulheres e crianças que são vítimas de violência sexual visa silenciar e, de forma equivocada no campo do direito, aplicar a lei e punir mais uma vez a classe pobre e vulnerável”, completou Glicia Salmeron.  

Enquanto os parlamentares federais discutem sobre o aborto, no Brasil os números apontam uma situação concreta: 174 mulheres são estupradas diariamente em 2024. De acordo com o Ministério da Justiça, mais de 21 mil mulheres foram estupradas até abril deste ano. No ano passado, foram 36 mil mulheres estupradas até o mês de abril. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 61,4% das vítimas de estupro no país têm até 13 anos, 10,4% têm menos de 4 anos e 70% dos agressores são conhecidos das vítimas.   

Segundo Sonia Meire, “O aborto legal é previsto desde 1940 e não regula o tempo em que ele pode ser realizado, levando em consideração as próprias dificuldades de crianças, adolescentes e mulheres adultas para terem acesso a políticas efetivas de saúde. No caso da criança, é muito difícil ela entender que está sendo violentada, ter consciência do que está acontecendo e reconhecer as mudanças em seu corpo diante de uma gravidez. Já temos diversos casos de mortalidade juvenil e de mulheres por não serem respeitadas em seu direito à interrupção da gravidez. Mesmo tendo a legalização do aborto garantido, o direito não é reconhecido pelas políticas públicas. Isso é um absurdo e um escárnio para nossas mulheres, crianças e adolescentes, cujas vítimas em sua maioria são meninas e mulheres negras”.   

“Quem comete o crime pode ser penalizado até 12 anos, e quem é vítima, violentada e torturada, pode pegar 20 anos de cadeia. Esse PL é a revitimização das vítimas. Que mundo é esse que criminaliza as vítimas? Quem está comemorando isso hoje são os pedófilos. Não podemos ter uma lei que penalize as vítimas. Temos que tratar esse assunto como uma questão de saúde pública e de forma muito responsável. Precisamos ter educação sexual nas escolas, porque educação sexual não é para ensinar as crianças a fazer sexo, é para educar as crianças a conhecerem e defenderem seu corpo. Criança não pode ser mãe, e estuprador não é pai. Vamos até o fim para defender os direitos das crianças e dos adolescentes”, completou a vereadora Sonia Meire.   

A questão do aborto é uma questão de saúde pública. Esses parlamentares também votaram recentemente pelo veto de recursos públicos para proteger meninas e mulheres em situação de aborto. Essa bancada não quer que a saúde pública tenha nenhum investimento em proteção. “O que eles querem é torturar as crianças, obrigando-as a manter uma gravidez fruto de violência e depois entregá-las para adoção. Uma falácia, primeiro porque o corpo da criança pode não suportar e ela pode vir a óbito, segundo porque não existe política de adoção em nosso país capaz de garantir crianças bem cuidadas afetiva e emocionalmente. O Estado tortura ao não realizar o aborto e, em seguida, abandona as meninas à própria sorte. É tão absurdo esse projeto que na própria consulta pública da Câmara Federal mais de 80% das pessoas votaram contra a aprovação desse projeto de lei”, finaliza a vereadora.   

Neste sábado, dia 15, a partir das 08h, será realizado um ato de repúdio na praça General Valadão, em Aracaju, para defender a vida das mulheres, meninas e pessoas que gestam. Com os motes ‘Criança não é Mãe!’, ‘Estuprador não é Pai!’ e ‘Não ao PL 1904/24’. A mobilização é um repúdio a essa atrocidade que quer retroceder na legislação do aborto legal, criminalizando vítimas de estupro, e também um repúdio a Lira por ter conduzido a manobra da votação de urgência sem debates. A gabineta da vereadora Sonia Meire se somará a essas lutas. É pela vida das meninas, das mulheres e das pessoas que gestam, até a derrota desse PL criminoso. 

Praça da Bandeira está sem a bandeira e com espaço do memorial esquecido pela gestão, lamenta Ricardo Marques

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/06/2024 16h38, última modificação 04/11/2024 17h20
Praça da Bandeira está sem a bandeira e com espaço do memorial esquecido pela gestão, lamenta Ricardo Marques

Foto: Fredson Navarro

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na Praça da Bandeira, uma das mais tradicionais de Aracaju, localizada no centro da cidade, e lamentou que o local foi esquecido pela gestão municipal. Segundo o vereador, moradores e comerciantes próximos relatam insegurança no local.  

"A Praça da Bandeira há muito tempo está abandonada. Nem as bandeiras do Brasil e de Sergipe são hasteadas mais. Os coretos se acabaram com o tempo ou viraram abrigos de moradores de rua", lamenta o vereador.  

A praça também abrigava o "Memorial da Bandeira", inaugurado em 2004 com grande destaque pelo então prefeito Marcelo Déda, que queria valorizar o local e o nome da praça. O memorial fazia parte do projeto Museu de Rua e tinha a finalidade de resgatar os símbolos cívicos e homenagear a praça. O espaço foi projetado com critérios de inclusão social, incluindo acessibilidade para cadeirantes.  

"Infelizmente, é muito triste ver o estado em que se encontra o Memorial da Bandeira, totalmente abandonado e esquecido. E o dinheiro público investido saiu pelo ralo. E olhe que ele foi construído pelo grupo da atual gestão; o vice-prefeito era Edvaldo Nogueira, e o presidente da Emurb (empresa pública que construiu o espaço) já era Sérgio Ferrari, que continua no cargo até hoje. Já fiz várias solicitações à prefeitura, mas parece que não há interesse em revitalizar. Ou seja, são 20 anos que eles estão no poder e nem ficam tristes ao ver o abandono de algo que eles mesmos fizeram", lamenta Ricardo Marques. 

Escola do Legislativo de Aracaju é parceira da Seduc no Programa Jovem Senador

por Lucas Oliver - Assessor de Comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 17/06/2024 10h15, última modificação 04/11/2024 17h20
Escola do Legislativo de Aracaju é parceira da Seduc no Programa Jovem Senador

Foto: Lucas Oliver

Nesta semana, a diretoria da Escola do legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), composta pelo diretor da unidade Vander Costa e a coordenadora pedagógica, Irla Suelem, esteve reunida com a Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso, com o objetivo de firmar a parceria em mais uma edição do Programa Jovem Senador.

De acordo com o diretor da unidade vinculada à CMA, Vander Costa, essa reunião é de extrema importância. “Estamos juntos com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC) desde 2018. Hoje me reuni com a Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador desde 2017,  Nadia Cardoso, ao lado da coordenadora Irla Suelem . Além de citar que é uma parceria que deu certo e que colhemos frutos positivos. "Afinal, são três jovens estudantes que vão conhecer a CMA e um estudante vai vivenciar o Senado, além de confirmamos, mais uma vez, a parceria com a oferta de um curso de Oratória com os vencedores da etapa Sergipe desse concurso”, destaca.

A coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, expressa sua felicidade ao falar que são 27 estudantes que vão representar cada Estado e do Distrito Federal acompanhados dos respectivos professores-orientadores no Programa Jovem Senador, uma oportunidade  de  vivenciar a rotina do Senado Federal, do Congresso Nacional. “É um marco na trajetória na vida desses jovens. Uma estudante de Sergipe vai conhecer o Senado, os três primeiros colocados do estado vão visitar a CMA acompanhados pela Escola do Legislativo. Essa parceria vem desde o início e estamos contentes em participar de mais um ano desse Programa sério e respeitado”, comemora Irla Suelem.

A Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso, diz que a reunião foi um sucesso. “É sempre uma grande satisfação estar com a diretoria da Escola do Legislativo. Uma parceria de sucesso e, neste ano de 2024, não vai ser diferente”, finaliza.

Assistente Social da CMA evidencia Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 17/06/2024 12h33, última modificação 04/11/2024 17h20
Em Sergipe, a população idosa cresceu 58% nos últimos 12 anos.

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

A assistente social da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Patrícia Matos, explica os agentes que devem atuar no sentindo de preservar os direitos dos idosos.

“A política Nacional do idoso traz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à pessoa idosa, com 60 anos ou mais, que tenham todos os direitos de cidadania, garantindo que eles tenham dignidade, assistência, saúde, proteção, bem-estar e uma boa qualidade de vida”.

Segundo Patrícia Matos, é dever dos assistentes sociais atuarem juntos aos idosos, principalmente àqueles que se encontraram em situação de vulnerabilidade social.

“O serviço social presta um trabalho de atendimento na atenção básica à pessoa idosa como: acolher o idoso e sua família, intervir e encaminhar o idoso em situações de risco. Nossa intervenção está pautada sempre em buscar responder as necessidades sociais, a proteção e garantia dos seus direitos previstos no projeto ético-político, proporcionando o acesso deles às políticas de proteção da Violência contra a Pessoa Idosa”.

Números No Brasil  e em Sergipe

Em Sergipe, a população idosa cresceu 58% nos últimos 12 anos, conforme dados obtidos pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Polícia Civil. Apenas no período entre janeiro e março de 2024, foram registrados 34 casos de crimes contra pessoas idosas no Estado.

O Disque 100 (Disque Denúncia Nacional), responsável por receber denúncias de agressão contra idosos, registrou aumento de 14% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos seis primeiros meses de 2023, foram registradas mais de 65 mil denúncias de violência. No mesmo período em 2024, mais de 74 mil queixas chegaram ao Ministério dos Direitos Humanos. 

Canais de Denúncia

Além do Disque 100 e do Disque 181 (Disque Denúncia Estadual), os crimes contra pessoas idosas podem ser denunciados ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que conta com a Delegacia de Atendimento aos Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD). O telefone do DAGV é o 79 3205-9400. As denúncias também podem ser feitas presencialmente no DAGV, que fica localizado na Rua Itabaiana, Nº 258, bairro São José e funciona 24h todos os dias da semana.    

Eduardo Lima: CMA realiza audiência pública para debater a aplicação da Emendas Impositivas para o Terceiro Setor

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/06/2024 09h10, última modificação 04/11/2024 17h20
“É importante que quem organiza o recebimento das Emendas Impositivas saiba descrever de forma correta como serão aplicadas”, afirmou o vereador
Eduardo Lima: CMA realiza audiência pública para debater a aplicação da Emendas Impositivas para o Terceiro Setor

Foto: Naldo Santos

A pedido do vereador Eduardo Lima (Republicanos), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 17, uma audiência pública para debater a construção do plano de trabalho e a aplicação das emendas impositivas destinadas ao terceiro setor.

 

Chamadas de terceiro setor, as instituições como Ciras, Apae e GAAC são repartições que, de forma voluntária, fazem trabalhos sociais, principalmente atuando nas áreas de educação, saúde e assistência social, suprindo lacunas que muitas vezes o poder público não consegue tapar.  Ao todo, os 24 vereadores da CMA enviaram R$31 milhões às instituições do terceiro setor; somente Eduardo Lima destinou R$468 mil.

 

“É importante que quem organiza o recebimento das Emendas Impositivas saiba descrever de forma correta como serão aplicadas. Na verdade, há regras para o plano de trabalho que esse recurso público enviado pela Casa às instituições será aplicado ao longo do ano. Então precisamos ficar atentos à Lei Orgânica do município e a todo arcabouço da LDO para podermos aplicar de forma segura, responsável e legal”, afirmou o vereador.    

 

Participaram do encontro o coordenador legislativo de Emendas Parlamentares Impositivas da CMA, Moacir Santana; o procurador Municipal de Aracaju, Dr. Ivan Maynart Santos Rodrigues; a diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Assistência da Família e Social, Cristina Fontes; e o coordenador-geral de orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida.

Presidente da Câmara cobra obras estruturais no calçadão da Praia Formosa e implantação de Creche e Unidade de Saúde no bairro 18 do Forte

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 18/06/2024 11h28, última modificação 04/11/2024 17h20
Ricardo Vasconcelos levou demandas da população à tribuna no pequeno expediente desta terça-feira,18
Presidente da Câmara cobra obras estruturais no calçadão da Praia Formosa e implantação de Creche e Unidade de Saúde no bairro 18 do Forte

Foto: Gilton Rosas

O ­­presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), ocupou a Tribuna no pequeno expediente na manhã desta terça-feira,18, e abordou demandas da população a respeito da falta de manutenção na estrutura física do calçadão da Praia Formosa. A fala do parlamentar foi ilustrada por imagens no telão do plenário exibindo equipamentos como lixeiras e bancos danificados, acúmulo de lixo nas pedras do quebra-mar, telhas dos quiosques soltas e parapeito, nas margens do rio, incompleto.

“Temos nos deparado com esse cenário de falta de manutenção. Em que as pessoas pagam IPTU caro e transitam constantemente fazendo suas atividades físicas. A gente faz uma obra, independentemente se foi prefeito a ou b no passado, mas é preciso dar manutenção. Não é possível, prefeito Edvaldo Nogueira, veja quem é o responsável por isso, porque entra ano, sai ano; entra governo, sai governo e vamos ter que gastar. Quando se tem manutenção sai muito mais barato porque não é preciso fazer a obra novamente”.     

O presidente da CMA levou ainda uma cobrança dos moradores do bairro 18 do Forte, Zona Norte de Aracaju, sobre a falta de posto de saúde e creches na localidade.

“ Existe um mercado abandonado ali onde poderíamos construir uma creche, uma unidade de saúde. Tinha até uma unidade de saúde na esquina da Visconde, mas parece que fecharam, que tem alguém morando. Posto de saúde não tem. Ontem estive com o secretário de saúde, passei a situação para ele, da falta de medicamentos, tudo faltando nos postos e as pessoas cobrando a gente. Vamos continuar com nosso trabalho de cobrança, de fiscalização porque nosso mandato só termina dia 31 de dezembro. Ainda temos sete meses pela frente, tem como fazer muita coisa pela nossa cidade, pelo nosso povo”, finalizou Ricardo Vasconcelos.

Setor de saúde funcional da CMA realiza campanha de vacinação para os servidores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/06/2024 12h13, última modificação 04/11/2024 17h20
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju
Setor de saúde funcional da CMA realiza campanha de vacinação para os servidores

Foto: Gilton Rosas

Na terça-feira (18/06), o setor de Saúde funcional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a vacinação dos servidores da Casa Parlamentar. As vacinas aplicadas foram a Covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite B.

 

A enfermeira da Câmara de Aracaju, Maiara Simões, explicou que o objetivo da ação foi prevenir as doenças nos servidores, suas famílias e na população. “Essa campanha  faz parte de um grande plano, que é o plano de sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju. Nós fazemos parte do eixo de qualidade de vida no trabalho, então, nosso objetivo é justamente trazer essa prevenção cada vez mais próxima do servidor”, apontou. 

 

O médico da CMA, Marcelo Garcia, explicou que essa vacinação também serve para estimular a população a buscar as unidades básicas de saúde e se prevenir. “Fizemos essa campanha para atualizar a vacinação dos funcionários. Temos a importância da vacinação, que é direcionada para prevenir doenças infectocontagiosas e com essa propaganda, a gente tende a estimular também a população a procurar o atendimento nos postos de saúde para atualizar seu cartão de vacinação”. 

 

Os servidores aderiram à campanha de vacinação. Uma delas foi Dona Maria de Fátima, que recebeu 04 doses de vacina.  “Eu só tenho a agradecer, porque é uma oportunidade e não podemos perder a chance de nos vacinarmos. Isso é questão de saúde”. Maria Isabel Chaves, jornalista na CMA, também garantiu suas doses.

 

“ É muito importante essa ação, já que, muitas vezes, não temos tempo de ir a um posto de saúde, olhar nossa caderneta de vacinação. Trazer essa ação para o local de trabalho é uma possibilidade de nos atentarmos ao assunto e cuidarmos não somente de nós, mas de nossa família e colegas de trabalho”, explica Isabel. 

 

Kevin Teles, que é social media da Câmara de Aracaju, reforçou que essa ação foi importante também para tirar dúvidas, assim como para a aplicação de doses de reforço. “Sinto que agora posso continuar o trabalho protegido. Temos contato com outras pessoas e essa é uma forma de protegermos a todos”, concluiu. 

 

População deve buscar unidade básica de saúde e atualizar o cartão vacinal 

As vacinas de Covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite B estão disponíveis gratuitamente nas Unidades básicas de saúde. Em algumas dessas vacinas, existe a aplicação de reforço e,  por isso, é fundamental que a população busque atualizar o seu cartão vacinal. 

 

Por exemplo, no caso da hepatite B, para adultos de 20 a 59 anos são exigidas 3 doses de vacinação. A tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) é aplicada em 2 doses, de 20 a 29 anos de idade e, a partir dos 30 anos, com uma dose anual. 

 

A vacinação de tétano deve ser aplicada a cada 10 anos e a de febre amarela é aplicada uma dose única. No caso da vacinação para a Covid-19, nesse momento, há um direcionamento para os grupos prioritários. 

 

Todas as informações e atualizações sobre o cartão vacinal podem ser obtidas na Unidade básica de saúde mais próxima a sua casa, assim como pelo aplicativo “Meu SUS”. 






Sonia Meire participa de ato contra PL que criminaliza aborto legal

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/06/2024 11h43, última modificação 04/11/2024 17h20
 Sonia Meire participa de ato contra PL que criminaliza aborto legal

Foto: Luã Bittencourt

No último sábado (16), a vereadora Sonia Meire (Psol) participou de ato na região central de Aracaju contra o PL 1904/24, da Câmara Federal, chamado de PL Antiaborto pela extrema direita, que equipara a homicídio a interrupção da gravidez a partir de 22 semanas. A manifestação contou com diversas mulheres e também homens que caminharam pelo calçadão da João Pessoa mostrando sua insatisfação com essa atrocidade.

 
“Diversas mulheres em todo país se manifestaram nas ruas e continuam se manifestando contra esse PL. E isso não é uma questão de defesa partidária, mas é da vida das nossas crianças, adolescentes e das mulheres, que, ao passarem por uma situação de estupro, de violência, serão mais uma vez violentadas, se elas forem impedidas de realizar o aborto legal. Não se trata de discutir quem é contra ou ao favor do aborto, mas o direito constitucional de mulheres, crianças e adolescentes, quando em situação de violência sexual realizarem o aborto”, disse Sonia Meire.
 
Esse PL é um retrocesso, determinando semanas para a realização do procedimento garantindo pela Constituição Federal. “Muitas mulheres realizam após a 22ª semana, porque muitas vezes não é possível identificar, porque o sistema de saúde é falho, porque o sistema de justiça também é falho e porque há todo um preconceito e uma situação que acaba por criminalizar e abafar os casos de estupro, inclusive em casos também de gravidez com feto anecéfalo”, completou a vereadora.
 
Além da capital sergipana, em várias outras cidades brasileiras, as mulheres estiveram nas ruas para derrubar esse Projeto de Lei. O mote principal de toda a manifestação é que ‘Criança Não é Mãe’ e ‘Estuprador Não é Pai’. A luta contra essa e outras atrocidades realizadas pela extrema direita no país continuarão sendo combatidas pela mandata da vereadora Sonia Meire.

Vereador Pastor Diego alega que fizeram “politicagem” com emenda parlamentar

por Lucivânia Pereira - Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/06/2024 11h56, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Pastor Diego alega que fizeram “politicagem” com emenda parlamentar

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 18, o vereador Pastor Diego (União) fez um discurso contundente, respondendo às críticas e boatos que circulam nas redes sociais sobre o voto contrário a uma emenda que propunha um reajuste de 4,62% para os servidores públicos.

O parlamentar é presidente da Comissão de Justiça e Redação e esclareceu que, apesar de ter grande respeito pelo autor da propositura, vereador Isac (União), a emenda não passava de uma manobra política sem sustentação legal.

"Eu não trabalho fazendo politicagem nesta Casa. Trabalho com o que acredito ser o certo para o povo de Aracaju. A emenda que ajustava de 4% para 4,62% era meramente política, já que estava viciada desde sua origem e fere a redação expressa no artigo 63 da Constituição Federal", destacou Diego.

Ele reiterou que seria incoerente votar a favor de algo que, se sabendo  inconstitucional, seria vetado posteriormente. Segundo o vereador, a votação contrária não foi contra o servidor público, mas contra a proposta inconstitucional. “Chega a ser de uma falta de noção querer disseminar que há vereadores contra o reajuste maior. Emenda Parlamentar não pode gerar despesa em projetos de iniciativa exclusiva do chefe do Executivo”, explicou.

Pastor Diego relembrou que a segunda emenda, considerada viável pela comissão, foi aprovada de forma unânime pela Casa, evidenciando que o objetivo não é obstruir benefícios, mas garantir que sejam implementados de maneira legal e justa. “Se a gente pudesse, de fato, emendar o reajuste, não seria para 4,62%, seria para 8%, 10% para 15% porque a nossa intenção é valorizar o servidor público”, completou.

Pavimentação de ruas

Além de se posicionar firmemente contra a politicagem, o vereador também trouxe boas notícias para os cidadãos. Ele anunciou que, a partir desta semana, as emendas impositivas de sua autoria, destinadas à recuperação asfáltica, começarão a ser aplicadas.

"A licitação foi finalizada e a ordem de serviço já foi emitida. As ruas do Conjunto Celuta Porto, no bairro Jabotiana, e a Travessa Canaã, no bairro Suissa, serão recuperadas, trazendo uma melhor qualidade de vida para a comunidade", afirmou Diego, agradecendo ao secretário municipal de Governo, Hallison Souza, pelo empenho em atender às demandas da população. 

Diego aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso com a população de Aracaju e sua luta por melhorias concretas e palpáveis para os moradores. "Portanto, você, morador do bairro Jabotiana e do Suissa, pode esperar por melhorias reais, fruto do nosso trabalho e empenho em prol do bem-estar da comunidade", finalizou.

Vereador Sargento Byron alerta para falta de saneamento básico e urgência de pavimentação

por Jacqueline Reis Vasconcelos — publicado 18/06/2024 12h06, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Sargento Byron alerta para falta de saneamento básico e urgência de pavimentação

Foto: Gilton Rosas

Dentre as demandas solicitadas pela população aracajuana, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) levou à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 18, fotos e vídeos retratando a situação de ruas da capital que necessitam com urgência do serviço de saneamento básico, pavimentação e serviço de tapa-buraco.
"Moradores da Coroa do Meio me procuraram e pude conferir a situação da rua Professor Aloísio Campos , onde o esgoto tem transbordado e prejudicado toda a circulação da via. Os cidadãos estão sendo prejudicados, seja enquanto pedestre, motorista e até enquanto passageiro de ônibus, uma vez que o transporte público tem mudado de rota, causando transtorno na rotina dessas pessoas. Conto com os órgãos competentes para que possam solucionar esta situação com brevidade", pontuou o vereador Byron.

Outra demanda, com caráter de urgência, é a cratera aberta no conjunto Beira Mar. "Uma reclamação constante e que nada foi feito ainda. Um buraco enorme, oferecendo riscos a todos que transitam pela localidade, ainda mais neste período de chuvas e alagamentos. Clamamos a atenção coletiva, seja DESO ou Emurb, precisamos ser resolutivos", indaga Byron.

Zona de Expansão: Breno Garibalde alerta sobre a derrubada de mais de duas mil árvores

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/06/2024 13h08, última modificação 04/11/2024 17h20
Zona de Expansão: Breno Garibalde alerta sobre a derrubada de mais de duas mil árvores

Foto: Gilton Rosas

Na terça-feira, 18, o vereador Breno Garibalde demonstrou indignação em seu discurso no plenário da Câmara de Aracaju ao trazer à tona, mais uma vez, a destruição da biodiversidade na região da Zona de Expansão da capital sergipana.   

No local, cerca de 2.742 indivíduos arbóreos foram autorizados a serem derrubados, incluindo áreas de mangue, em favor de uma obra de canalização (macrodrenagem), que será realizada pela gestão municipal.  

Para o parlamentar, a obra precisa ser feita, mas de maneira correta, priorizando a implantação de uma rede de esgoto, para que os dejetos não sejam despejados de forma irregular no rio Vaza-Barris.  

“A única licença que foi liberada autorizando tamanho absurdo é a da Sema. Inclusive, já foi aprovado aqui nesta Casa um empréstimo para a realização dessa obra. Mas, é importante que a preservação dos nossos recursos naturais seja prioridade. Infelizmente, os erros estão se repetindo, e o nosso meio ambiente está sendo cada vez mais afetado. É revoltante!”, criticou o parlamentar.  

Breno ressalta que a obra de canalização pode ser feita de forma natural, aproveitando os recursos já existentes na área. “Mas a solução que apresentam é concretar e asfaltar, para que cheguem condomínios e lotes residenciais, poluindo os nossos rios. Houve uma época em que meus pais e as pessoas da geração deles tomavam banho no Rio Sergipe. Hoje, ninguém mais faz isso. No Vaza-Barris eu ainda consigo tomar banho, mas, se continuar assim, as gerações futuras não vão conhecer o rio da forma que está hoje. Se depender das gestões atuais, o único rio limpo que resta em Aracaju será destruído. É revoltante ver o modelo de ‘desenvolvimento’ que Aracaju está seguindo”, alertou o vereador.  

Ainda em sua fala, Breno chama a atenção dos órgãos ambientais para que sejam tomadas providências urgentes. “Naquela área tem rio, tem divisa e a Adema precisa também se manifestar sobre esse problema. Além disso, o Ministério Público precisa se posicionar, estar atento ao problema e cobrar soluções. O que é mais grave é que não existem estudos ambientais que preveem esse tipo de situação. Naquela área existe uma comunidade tradicional de pescadores e marisqueiras que vão perder o seu sustento por conta do que está acontecendo na região”, afirmou Breno.  

Para o vereador, é de extrema importância que os três eixos da sustentabilidade sejam priorizados no que se refere ao desenvolvimento da cidade.  

“Porém, em Aracaju, o único eixo que se vê é o econômico, os outros estão completamente esquecidos, porque essas obras de macrodrenagem estão aí para beneficiar apenas alguns, que vão lucrar com a construção de condomínios no local. É triste ver o rumo que Aracaju está tomando. Sai gestão, entra gestão, os problemas aumentam, as soluções não chegam, e quem sofre com tudo isso é a população, que não vai conhecer a biodiversidade do lugar onde vive. Espero que o futuro da nossa cidade seja prioridade. Os alertas são dados hoje para que possa sobrar alguma coisa para amanhã”, concluiu o vereador. 

No Dia Mundial do Orgulho Autista, Cícero do Santa Maria cobra mais inclusão

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/06/2024 13h57, última modificação 04/11/2024 17h20
No Dia Mundial do Orgulho Autista, Cícero do Santa Maria cobra mais inclusão

Foto: Gilton Rosas

Em 18 de junho é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma data para a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo. Para promover essa conscientização, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que é pai de um autista, usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 18, para reforçar a importância da data.  

“Esse é um dia muito importante para mim, tanto por ser pai de um autista, como para lembrarmos que eles precisam ser amados, respeitados e de inclusão”, ressaltou Cícero, reforçando que os autistas precisam de cada um de nós.  

Em seu pronunciamento, o parlamentar lembrou o primeiro dia de aula do seu filho. “Os professores mostraram um filme para todos os alunos, falando que devemos fazer pelos autistas aquilo que eles não podem fazer. Por causa desse vídeo, todos os dias o meu filho era bem recebido pelos coleguinhas, e é dessa inclusão que os autistas precisam”, destacou.  

E esse acolhimento e inclusão precisam começar em casa. “Não adianta a gente cobrar ações dos governos se essa inclusão não começa em casa. Você, pai de autista, leva o seu filho para os eventos que você vai? Eu faço questão de levar o meu filho, sempre que possível, para todos os eventos que vou. A inclusão começa em casa, na família”, reforçou Cícero do Santa Maria.  

O Dia Mundial do Orgulho Autista foi estabelecido pela primeira vez em 2005 pela organização Aspies for Freedom, que buscava uma maneira de rejeitar a abordagem médica tradicional de considerar o autismo como uma condição que precisava ser “curada”. Em vez disso, o movimento do Orgulho Autista propõe uma perspectiva que valoriza a neurodiversidade e reconhece as habilidades e talentos únicos das pessoas no espectro autista.  

O TEA é uma condição neurológica do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, sendo complexa e variável, pois engloba diferentes perfis e níveis de funcionamento. Cada pessoa no espectro possui características e habilidades únicas, o que enfatiza a importância de reconhecer a diversidade autista. 

Sheyla Galba denuncia abandono de unidades da Fundat em Aracaju

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 18/06/2024 14h12, última modificação 04/11/2024 17h20
Sheyla Galba denuncia abandono de unidades da Fundat em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (UB) expôs, nesta terça-feira (18), a situação de abandono das unidades da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a parlamentar defendeu a revisão da política de qualificação profissional e fomento ao emprego no município. 

Nas últimas semanas, Sheyla visitou os prédios onde funcionam as Unidades de Qualificação Profissional da Fundat no Inácio Barbosa e no Porto Dantas. Em ambos, deparou-se com um cenário de completo descaso da gestão e a insatisfação da população.  

“Em março de 2023, eu já tinha ido à Fundat do Inácio Barbosa e tudo estava abandonado. Voltei lá agora e nada mudou. Os equipamentos do que era uma cozinha industrial estão jogados às traças. No Porto Dantas, o abandono se repete”, disse Galba. 

A vereadora lembrou que essas unidades foram concebidas para ampliar o acesso da população às oportunidades de desenvolvimento profissional e, consequentemente, proporcionar mais dignidade, especialmente aos aracajuanos que vivem em regiões mais vulneráveis.  

“É lamentável, porque esses eram espaços que permitiam que as pessoas fizessem cursos e fossem inseridas no mercado de trabalho, como aconteceu com uma senhora que me procurou no Inácio e disse que foi através daquela unidade que conseguiu um emprego em um hotel, onde trabalhou por cinco anos”, relatou a vereadora.   

Para Sheyla, a situação reflete a falta de “prioridade em questões essenciais para a população aracajuana” por parte da gestão municipal. 

Câmara Municipal aprova 24 proposituras, dentre estas o PL nº 353/2023 que institui o Protocolo Municipal Antirracista em Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 18/06/2024 15h10, última modificação 04/11/2024 17h20
47º Sessão Ordinária foi realizada nesta terça-feira,18.
Câmara Municipal aprova 24 proposituras, dentre estas o PL nº 353/2023 que institui o Protocolo Municipal Antirracista em Aracaju

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 24 proposituras na 47ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 18. Foram cinco Projetos de Lei em redação final, um Projeto de Resolução em redação final, nove em segunda discussão, seis em primeira discussão e três requerimentos.   

Aprovados em Redação Final 

O PL nº 375/2023, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), institui a campanha permanente de fortalecimento da saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores junto à Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) no município de Aracaju. De acordo com o texto da lei, a campanha é destinada a trabalhadoras e trabalhadores encaminhados pela rede básica de saúde ou por sindicatos, formais dos setores privado e público, informais, autônomos e desempregados acometidos por doenças relacionadas à saúde mental em decorrência do trabalho. 

O PL nº 380/2023, de autoria do Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), dispõe sobre o programa de avaliação oftalmológica para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede municipal de Aracaju. De acordo com o projeto, os exames deverão ser agendados pela direção de cada escola, juntamente com a Secretaria da Saúde do Município de Aracaju (SMS), mediante programação de turmas, e compreenderão teste de acuidade visual, consultas oftalmológicas e avaliação de resultados. 

Aprovados em 2ª discussão 

O PL nº 283/2022, de autoria do vereador Professor Bittencourt (PDT), declara o grupo teatral Imbuaça e a sua sede como patrimônios culturais da cidade de Aracaju. Fundado em 28 de agosto de 1977 com o nome "Aspektro", o Grupo Teatral Imbuaça persiste, depois de quarenta e cinco anos de atividade, na pesquisa teatral fundamentada na literatura de Cordel e outros elementos da cultura popular que são a base da nossa identidade. O Imbuaça homenageia Mane Imbuaça, embolador e artista popular, trazendo importantes conquistas e conferindo-lhe uma posição de referência como um dos grupos de teatro de rua mais antigos do Brasil. 

O PL nº 341/2023, de autoria de Sheyla Galba (União Brasil), institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Aracaju o “Janeiro Verde Piscina – mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero”, que tem como objetivo orientar e conscientizar a sociedade acerca dos sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero. Segundo a lei, a criação de um mês dedicado ao câncer de colo de útero proporcionará uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre essa doença entre a população em geral, permitindo que mais mulheres entendam os fatores de risco, os sintomas, a importância da detecção precoce e os métodos de prevenção disponíveis. 

“Nós já temos em Aracaju o dia municipal de combate ao câncer, que é 30 de janeiro. Estamos instituindo a cor verde piscina para o Janeiro Verde, que é relacionado ao câncer de colo de útero. O Inca fala que, no triênio de 2023 até 2025, são mais de 17 mil casos de câncer de colo de útero no Brasil. Só em Sergipe, no ano de 2024, são previstos 220 novos casos de câncer. Fazendo com que a cor verde piscina seja acesa e que as UBS tratem do câncer de colo de útero e falem da prevenção, conscientizamos as pessoas”, declarou Sheyla Galba. 

Já o PL nº 51/2024, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), dispõe sobre a inclusão, em sites oficiais dos poderes públicos do município de Aracaju, em aba específica, de todos os serviços municipais à disposição das pessoas idosas. O projeto busca instituir um programa de incentivo à inserção digital do idoso, reconhecendo a importância de proteger e promover os direitos fundamentais dessa parcela da população, que merece especial atenção e cuidado, e não pode, não pode, como nenhuma pessoa em verdade pode usufruir de seus direitos fundamentais sem a inclusão tecnológica e digital que o projeto busca promover. 

De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), o PL nº 353/2023 institui o protocolo municipal antirracista, determinando aos estabelecimentos de grande circulação de pessoas em todo o território municipal a implementação de medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas em situações de racismo. Em defesa do projeto, o parlamentar relembrou casos de racismo que ocorreram em estabelecimentos comerciais e citou o caso do jogador de futebol Vinicius Junior. Vítima recorrente de racismo na Espanha, enquanto defende o Real Madrid, o jogador tem sido uma voz ativa no combate a este tipo de crime. Na última semana, três torcedores que praticaram atitudes racistas contra Vinicius Junior foram condenados a oito meses de prisão pela justiça espanhola. 

“Esse projeto visa educar, prevenir e erradicar do nosso município práticas racistas que vêm ocorrendo no Brasil inteiro. São eventos igualitários aos que ocorrem sempre em shoppings e lojas de departamento, onde pessoas, pelo fato de serem negras, são perseguidas por vigilantes e pela equipe de segurança da loja, havendo um racismo estrutural e uma presunção quase que absoluta de que, por ser negro, é delinquente”, disse Elber. “Esperamos que, neste ano, o jogador Vinicius Junior seja escolhido o melhor do mundo, até pelo simbolismo. Ele disse: ‘Eu poderia ser um jogador que se intitulava vítima do racismo, mas eu preferi ser um jogador negro que foi algoz dos racistas’”, complementou Elber. 

O PL nº 18/2024, de autoria de Milton Dantas e Vinicius Porto (PDT), denomina o terminal de integração da Atalaia como vereador Thiago Zacarias Batalha de Matos – mais conhecido como Thiaguinho Batalha, que foi vereador no parlamento aracajuano de 2017 a 2020 e faleceu aos 35 anos de idade em agosto de 2023. 

O vereador Vinicius Porto destacou a atuação de Thiaguinho Batalha na CMA. “De forma precoce, ele nos deixou. Ele tem uma marca grande aqui nesta Casa como amigo dos amigos, trabalhou demais. Recordo que disse a ele: ‘Olha, Thiaguinho, não existiu no primeiro ano de seu mandato quem trabalhasse tanto quanto Vossa Excelência’”, disse Vinicius. “Ele foi vice-líder de Edvaldo, vice-presidente desta Casa, foi um grande vereador que nos deixou de forma precoce. Portanto, Thiaguinho, onde você estiver, receba essa homenagem desta Casa”, pontuou Vinicius Porto. 

Aprovados em 1ª discussão 

O PL nº 82/2023, cuja autora é a vereadora Emília Corrêa (PL), assegura a toda mulher ter um acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no município de Aracaju. Já o PL nº 442/2023 declara o colégio Patrocínio de São José como patrimônio histórico e cultural do município de Aracaju. A autoria é do vereador Breno Garibalde (Rede). 

O PL nº 60/2024, de autoria do vereador Pastor Diego (União Brasil), dispõe sobre a prioridade de atendimento em repartições públicas e entidades financeiras do município aos advogados no pleno exercício da profissão. 

Requerimentos Aprovados 

O requerimento nº 255/2024, de autoria de Emília Corrêa (PL), pede à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que disponibilize o contrato nº 051/2024, cujo objeto é a recuperação de trecho de contenção na avenida Osvaldo Aranha, em caráter emergencial, no valor de R$ 1.519.362,17 (um milhão, quinhentos e dezenove mil, trezentos e sessenta e dois reais e dezessete centavos). 

De autoria de Isac Silveira (União Brasil), o requerimento nº 261/2024 solicita informações ao secretário municipal de educação, Ricardo Abreu, sobre profissionais requisitados que atuam na educação básica (Fundeb), com os respectivos nomes, origem, lotação e grau de instrução. 

De autoria do vereador Byron, PL que institui programa de avaliação oftalmológica na rede municipal de ensino é aprovado

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/06/2024 16h33, última modificação 04/11/2024 17h20
De autoria do vereador Byron, PL que institui programa de avaliação oftalmológica na rede municipal de ensino é aprovado

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foi aprovado nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei 380/2023, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB). A propositura tem o objetivo de instituir o programa de avaliação oftalmológica para os alunos da educação infantil, fundamental e ensino médio da rede municipal. 

O vereador ressaltou que a avaliação oftalmológica compreenderá três fases: teste de acuidade visual, consultas oftalmológicas e avaliação de resultados. Os estudantes incluídos no Cadastro Único e com renda familiar de até três salários-mínimos terão prioridade no agendamento. "O PL prevê que a avaliação seja realizada no início de cada ano letivo, sendo de competência da Secretaria Municipal da Saúde a execução das etapas, disponibilizando os ambulatórios de oftalmologia adequados nas Unidades de Saúde. O projeto tem atuação coletiva, contando também com a Secretaria Municipal da Educação, que deverá, através da direção, agendar os exames junto à Secretaria de Saúde, priorizando os casos de urgência, bem como os pré-requisitos quanto ao Cadastro Único e renda familiar. Todos os agendamentos serão organizados a partir de uma programação de turmas. Ao final do processo, deverá ser disponibilizado aos pais dos alunos o comprovante de realização do exame, que será anexado à documentação escolar da criança e do adolescente", explicou Byron.  

É importante ressaltar que, a partir da avaliação, os estudantes que necessitarem do uso de óculos passarão por reavaliação para acompanhamento do uso. Nos casos específicos de doenças oftalmológicas, a Secretaria da Saúde também deverá disponibilizar meios para que o aluno receba o tratamento adequado. "Dados já mostram que o rendimento escolar está diretamente relacionado à condição de saúde do aluno, isso de forma integral, onde problemas de visão, por muitas vezes, são percebidos a longo prazo, piorando o desempenho de cada estudante. Nosso intuito é melhorar a saúde, as condições de estudo e a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes. São medidas preventivas que farão grande diferença, temos certeza", argumentou Byron.  

Durante os diálogos sobre a relevância e o impacto da propositura, o parlamentar destacou alguns dados: "estimativas mostram que cerca de 20% das crianças apresentam alguma disfunção visual e, mais grave ainda, 80% dos casos de mau desempenho escolar tem ligação com problemas de visão. Portanto, é necessária a implantação de um programa de saúde ocular, de forma ampla e participativa. A deficiência visual interfere não só no processo de aprendizagem, mas também no envolvimento psicossocial e atrapalha no desenvolvimento motor. As causas mais comuns para disfunções visuais em crianças são erros de refração, com diagnósticos de hipermetropia, astigmatismo, miopia, estrabismo e ambliopia. Agradeço a todos os amigos vereadores que abraçaram este Projeto de Lei. Agora é aguardar a sanção do Poder Executivo para darmos início ao programa", concluiu o sargento Byron. 

Empresária Marilete Toscan recebe título de cidadania aracajuana

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 19/06/2024 09h05, última modificação 04/11/2024 17h20
A sessão solene ocorreu nesta terça-feira, 18/06, na Câmara Municipal de Aracaju
Empresária Marilete Toscan recebe título de cidadania aracajuana

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju realizou uma sessão solene, na tarde desta terça-feira, 18/06,  para a entrega do título de cidadania aracajuana à empresária Marilete Toscan. A propositura é de autoria do presidente da Casa Legislativa, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).

 

O presidente da Câmara ressaltou a contribuição da homenageada para o empreendedorismo local. “Dona Mary Toscan é uma pessoa muito querida na nossa cidade, uma grande empreendedora que veio de Santa Catarina para residir aqui na nossa cidade, organizar sua família, seus negócios e tem gerado muitos empregos, movimentando nossa economia. Então ela merece mais do que nunca essa honraria do título de cidadania aracajuana, porque ela faz acontecer aqui na nossa cidade”, destacou.

 

Natural de Jaborá, em Santa Catarina, Marilete Toscan falou sobre a sua relação de carinho com a cidade de Aracaju e a alegria de receber esse reconhecimento com o título de cidadania aracajuana. “Jamais na minha vida imaginei que ia receber um título de tamanha importância e é uma alegria imensurável, uma satisfação muito grande. Eu estou muito feliz e grata. Nada foi fácil, eu tinha um relacionamento complicado lá em Santa Catarina, saí praticamente fugida e vim de carona num caminhão. Vim praticamente com a roupa do corpo e eu sou uma forasteira que venci em Sergipe. Sergipe e Aracaju me receberam, apoiaram o meu trabalho e a gente procura fazer o que pode para ajudar a comunidade”, disse.

 

Durante o evento, parentes e amigos da empresária marcaram presença para celebrar esse momento especial para Marilete Toscan. Padre Peixoto, amigo da homenageada, fez questão de enfatizar a história de vida dela. “Dona Mary é uma amiga de muitos anos, há mais de 15 anos que trabalhamos juntos, em todos os nossos eventos ela fornece a comida, a alimentação. Desde que eu estava no Santa Lúcia, no Sol Nascente e agora na catedral. É uma pessoa muito próxima e muito querida nossa, temos o maior respeito por ela, uma guerreira que fugiu de Santa Catarina pra cá com duas crianças pequenas, porque o marido queria matá-la. Foi uma luta, chegou aqui e conseguiu vencer. É uma honra muito grande fazer uma homenagem a uma pessoa como Dona Mary”, afirmou.

 

O filho mais velho da homenageada, Jacson Toscan, afirmou que esse reconhecimento é bastante merecido. “Ela é uma guerreira, chegou aqui praticamente com a roupa do corpo, venceu, nos ensinou e nos ensina até hoje. Quem está sempre com ela no dia a dia sabe do que eu estou falando” disse. Janesca Toscan, filha de Marilete, também destacou a capacidade de resiliência de sua mãe. “Ela é merecedora de todos os títulos possíveis, porque ela é batalhadora, criou os filhos com muita dignidade. Ela começou quase sem nada e conseguiu chegar aonde estamos hoje. Nós temos muito orgulho dela e agradeço a vocês pela oportunidade dela estar sendo homenageada”.

 

Quem também fez questão de prestar suas homenagens foi o ex-funcionário e amigo Francisco Neto. “Estou contente e honrado em participar dessa homenagem para uma pessoa mais que merecida. Tive a honra de trabalhar com Dona Mary durante seis anos e ela é um exemplo de liderança, de garra, de competência no trabalho, de excelência. Então hoje eu estou muito contente, com o coração muito feliz em participar desse momento”, enfatizou.

 

Trajetória

Marilete Toscan nasceu em 20 de julho de 1960, em Jaborá-SC, e desde cedo passou a se dedicar ao trabalho. Com apenas 9 anos de idade, saiu da casa dos pais para ajudar os avós na roça, no Rio Grande do Sul. Aos 17 anos, foi para o município de Joaçaba-SC, onde viveu em uma república e trabalhou numa transportadora por cerca de 15 anos. Lá, ela conheceu o pai de seus dois primeiros filhos, os gêmeos Jacson e Janesca. O casamento durou 13 anos, mas devido a problemas conjugais, ela resolveu fugir do marido e vir para Sergipe com os filhos, estado em que seu irmão Clairton morava.

 

Era o ano de 1996 e Marilete passou por muitas provações, a começar pela perda de seus pertences durante a vinda para Sergipe, pois a carreta em que suas malas estavam se envolveu em um acidente e boa parte de suas bagagens foi perdida durante o incêndio. Ficou por cinco meses no interior e logo após surgiu a oportunidade de vir para Aracaju, local que a encantou assim que chegou.

 

Na capital sergipana, foram muitas as transformações. Trabalhou em bares e restaurantes, vendeu marmitas e quentinhas, gerenciou um buffet e salão de festas, além de descobrir a gravidez de seu terceiro filho, Jean. Após alguns anos, chegou a investir em equipamentos de padaria, junto com seu filho Jacson. Mas foi em 2009 que descobriu a sua real vocação. Decidiu sair do emprego em que trabalhou por 20 anos para concretizar o sonho de criar a sua própria rede de buffet, que também oferece refeições coletivas e espaço de eventos. Atualmente a empresa emprega mais de 45 colaboradores diretamente e, em alguns eventos, mais de 100 colaboradores indiretamente em Aracaju e no interior,  com uma média de mais de 200.000 refeições preparadas para empresas e mais de 500 eventos anuais. Além disso, Marilete Toscan também é conhecida por sua atuação em projetos sociais, por meio da parceria com instituições de caridade.

 

 

Aprovado projeto de Emília que assegura assento prioritário nos ônibus para portadores de TEA

por Andrea Lima- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/06/2024 10h26, última modificação 04/11/2024 17h20
Aprovado projeto de Emília que assegura assento prioritário nos ônibus para portadores de TEA

AMEP

No Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, foi aprovado, em redação final, o Projeto de Lei 358/2023, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), que dispõe sobre a inserção do símbolo do TEA para a identificação de assentos especiais no transporte público no município. O PL tem por objetivo proporcionar mais acessibilidade e ampliar a rede de proteção aos portadores de Transtorno Espectro Autista (TEA). 
“Para alguns, pode até aparentar ser uma propositura simples, mas só quem têm pessoas em seu convívio com autismo, sabe o quanto essa implementação gerará impacto social, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade. Muito vezes, a pessoa autista é desrespeitada ou sofre algum tipo de humilhação, porque ainda há aqueles que associam o TEA à aparência”, justificou a autora do projeto. “Aproveito para agradecer aos demais colegas por terem confirmado esta relevância”, acrescentou Emília.
A vereadora ainda ressaltou que tal medida também contribuirá para a conscientização da população. “É fundamental que saibamos conviver com as diferenças, seja ela qual for. Certamente, esses assentos irão fomentar a conscientização sobre o autismo da população. Aliás, considero essa consciência como o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores”, pontuou. 
O PL ainda segue para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

Emendas impositivas de vereadores da CMA beneficiam esporte profissional e amador em Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 19/06/2024 14h26, última modificação 04/11/2024 17h20
Ao total, foram destinados R$ 4.680.518,76 para a Federação Sergipana de Futebol, que repassará aos clubes da capital.
Emendas impositivas de vereadores da CMA beneficiam esporte profissional e amador em Aracaju

Gilton Rosas

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estiveram no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju, para a formalização do termo de autorização para a execução das emendas impositivas com a Federação Sergipana de Futebol e o termo de fomento para o repasse dos recursos aos clubes Sergipe e Confiança. 

Os recursos provenientes do orçamento municipal são destinados, por meio de emendas impositivas dos vereadores da CMA, somando o valor recorde de R$ 4.680.518,76 (quatro milhões, seiscentos e oitenta mil, quinhentos e dezoito reais e setenta e seis centavos). Os valores serão aplicados em ações que beneficiam também o esporte amador, incluindo escolinhas de futebol em bairros carentes.    

Emendas impositivas 

As emendas impositivas são um instrumento que os vereadores possuem para destinar recursos para a realização de obras, projetos ou para instituições na elaboração da lei orçamentária, a partir da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária, ao qual as emendas impositivas integram. Cabe ao executivo municipal executar as emendas. Desde 2018, o município destina recursos para os clubes de futebol da capital. A partir do referido ano até 2022, foram repassados aos clubes da capital, a cada ano, a quantia de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Em 2023, esse valor saltou para R$ 410.000,00 (quatrocentos e dez mil reais) e em 2024 atingiu a marca histórica superior a quatro milhões e meio de reais.  

Segundo o presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), o momento é singular devido ao volume dos recursos destinados. O parlamentar apontou o esporte como meio para inserção e transformação social.  

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós que estamos na Câmara Municipal de Aracaju, estamos concretizando mais uma etapa da destinação das emendas impositivas. Hoje estamos destinando recursos para a área do esporte e lazer. A Federação Sergipana de Futebol vai capitanear a liberação desses recursos ao futebol profissional e amador, às escolinhas de futebol dos bairros, em um esforço para o resgate de uma série de crianças em situação de vulnerabilidade social, fazendo um trabalho de inserção na sociedade. Temos esse compromisso com essa camada da sociedade. É um momento ímpar, um momento histórico, para fortalecer esses trabalhos sociais que têm como base o esporte em nossa cidade”, observou Ricardo Vasconcelos. 

O vereador Professor Bittencourt (PDT) destacou o futebol como elemento cultural da capital e reforçou o papel social da prática esportiva. 

“O vereador é a figura pública eletiva mais próxima da população e sabe da importância que o futebol, tanto profissional quanto amador, tem numa cidade como Aracaju. É algo que leva entretenimento, leva as paixões, mas também é gerador de trabalho, de emprego, de renda, e o universo do esporte amador é uma reafirmação de cidadania. Não é apenas a busca de novos craques e novos talentos, mas é as crianças inseridas na cidade que o esporte proporciona, às vezes, retirando-as de caminhos que não seriam interessantes para o futuro”.   

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), que desenvolve projetos sociais que envolvem o esporte, conhece de perto a importância deste para a sociedade, especialmente na promoção da inclusão de jovens. 

“A gente vê nessas emendas e recursos que foram aportados através dos mandatos dos vereadores de Aracaju um incremento e fomento ao esporte amador e, em especial, ao futebol profissional e escolinhas de futebol que têm um trabalho muito importante nas comunidades, nos bairros mais carentes de Aracaju.” 

Para Manuel Marcos (PSD), vereador da CMA, “o esporte é o método mais fácil de inclusão, porque nós sabemos que o brasileiro é apaixonado por futebol e, através da prática do futebol, podemos abrir uma janela extraordinária no resgate dessas crianças nos bairros periféricos para que, com esse entretenimento, possam se tornar grandes atletas e cidadãos”. 

Prefeito destaca atuação dos vereadores 

O Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em discurso no auditório do Centro Administrativo, colocou os parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju como protagonistas para que os recursos financeiros cheguem aos clubes e escolinhas de futebol. 

“Estou muito feliz de poder estar aqui hoje concretizando um sonho, acima de tudo, a partir de um trabalho da Câmara Municipal de Aracaju. Foram as emendas da Câmara Municipal que permitiram que fizéssemos esse evento para que pudéssemos dar um salto muito grande, talvez o maior salto na história da cidade, que a gente dá do ponto de vista do financiamento, através da Prefeitura de Aracaju, via emendas impositivas dos vereadores de nossa cidade”. 

Confira os vereadores da CMA que destinaram emendas ao futebol sergipano: 

Adeilson Soares – “Binho” (Podemos) 

Aderson de Tuca (União Brasil) 

Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) 

Cícero do Santa Maria (Podemos) 

Dr. Manuel Marcos (PSD) 

Fabiano Oliveira (PP) 

Isac Silveira (União Brasil) 

Joaquim da Janelinha (PDT) 

Nitinho Vitale (PSD) 

Zezinho do Bugio 

Paquito de Todos (Podemos) 

Professor Bittencourt (PDT) 

Ricardo Vasconcelos (PSD) 

Sheyla Galba (União Brasil) 

Soneca (PSD) 

Vinicius Porto (PDT) 

 

 

Vereador Camilo Daniel participa de comemoração dos 49 anos da Embrapa

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/06/2024 13h49, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Camilo Daniel participa de comemoração dos 49 anos da Embrapa

Foto: João Paulo Freire

A comemoração dos 49 anos de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade da Embrapa sediada em Aracaju, foi realizada no último dia 13 de junho. 

A solenidade contou com a participação das equipes que atuam em Aracaju (SE) e Rio Largo (AL), autoridades, dirigentes e representantes de organizações, além de movimentos sociais parceiros da Embrapa. 

O vereador Camilo Daniel (PT) esteve presente e destacou que a parceria com a Embrapa é importante para a pesquisa e o desenvolvimento do pequeno agricultor. “Nós temos um grande desafio, que é fazer a agricultura agroecológica se fortalecer aqui na cidade, e não tenho dúvida de que a Embrapa vai ser uma grande parceira nessa grande missão”.  

A chefe-geral da Embrapa, Tereza Cristina Oliveira, destacou a importância da atuação da unidade na melhoria da vida no campo ao garantir a produção saudável de alimentos. Também frisou a atuação integrada com as famílias agricultoras, as comunidades tradicionais, os movimentos sociais, os coletivos camponeses e os povos originários.  

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades, entre elas, a assinatura de acordos, homenagens especiais, apresentação do Coral Harmonia e demonstração de serviços oferecidos pela unidade. 

A Feira da Diversidade contou com exposição de artesanato, comercialização de produtos agroecológicos e apresentação de trio pé de serra. 

Cícero do Santa Maria visita Bar da Inclusão na Vila do Forró

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/06/2024 14h40, última modificação 04/11/2024 17h20
Cícero do Santa Maria visita Bar da Inclusão na Vila do Forró

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) esteve na Vila do Forró na noite de terça-feira, 18, para visitar o Bar da Inclusão, um empreendimento idealizado pelo Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser). Este bar, de caráter inclusivo, conta com 35 funcionários, sendo que 80% apresentam algum tipo de deficiência.  

Para o parlamentar, a ideia traz o verdadeiro sentido de inclusão. “Não é porque uma pessoa tem deficiência física que está incapacitada. Essa iniciativa do Conser é de fundamental importância para mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência pode trabalhar e desenvolver suas atividades como qualquer trabalhador”, ressaltou o vereador.  

E ao fazer essa inclusão, o Conser também quebra o preconceito existente na sociedade de que a pessoa com deficiência (PcD) não é capaz. “Isso só demonstra que o PcD pode ocupar todos os cargos e tem total condição de prover o seu sustento com o suor do seu trabalho”, destacou o vereador Cícero do Santa Maria. 

Autismo: PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/06/2024 14h53, última modificação 04/11/2024 17h20
Autismo: PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido

Foto: Gilton Rosas

Está em discussão na Câmara Municipal de Aracaju o PL 105/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, que proíbe o manuseio, queima e utilização de fogos de artifício com estampido e quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro no município de Aracaju.  

O PL, que ainda não foi votado, está em primeira discussão. Para ampliar o debate sobre o tema, será realizada uma Audiência Pública no dia 28/06, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.  

“Essa demanda eu recebo constantemente, desde o início do mandato, por parte de pessoas autistas, mães de filhos autistas, mães de recém-nascidos, idosos e tutores de animais. Sabemos que, principalmente idosos, autistas e os animais sofrem muito com o tamanho barulho provocado por esses fogos, e por isso, é necessário e urgente avançar nessa discussão”, pontuou o vereador.  

Dada a devida importância da aprovação do PL na casa legislativa municipal, o parlamentar conta com a colaboração dos colegas vereadores para construir esse projeto em conjunto, adicionando emendas em segunda discussão, caso necessário.  

“Estamos no período junino, que há muita soltura de fogos de forma desproporcional. Que esse projeto venha no intuito de acabar com o sofrimento de uma importante parcela da sociedade que é prejudicada com o uso desses artefatos”, acrescentou Breno.  

Em discurso na Câmara de Aracaju, o parlamentar reforça aos colegas a importância da aprovação do PL 105/2023. “A gente não pode deixar que esse PL morra, não podemos adiar essa pauta. Temos campanhas eleitorais basicamente de dois em dois anos e, com essa lei aprovada, imagine a quantidade de papoco que vamos reduzir”, afirma Breno, acrescentando que existem diversos modelos de fogos de artifício sem barulho disponíveis no mercado.  

“Tem espada, tem chuvinha, traque de massa, coisas que não têm grandes barulhos. Reforço que o projeto cabe alterações, podemos colocar emendas para ajustar o PL. A discussão é importante, para que a pauta não caia no esquecimento”, concluiu Breno. 

Vereador Sargento Byron parabeniza investimentos no esporte e reforça o protagonismo do paradesporto

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/06/2024 16h53, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Sargento Byron parabeniza investimentos no esporte e reforça o protagonismo do paradesporto

Foto: Gilton Rosas

A quarta-feira, 19, foi dedicada ao investimento no esporte, por meio do futebol, com o ato de assinatura do termo de autorização para a execução das emendas impositivas com a Federação Sergipana de Futebol.  

Na ocasião, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), demonstrou alegria e alívio pelo momento tão aguardado pelo Poder Legislativo. "As emendas impositivas fazem parte do plano de ação entre os Poderes Legislativo e Executivo. Tirar o planejamento do papel é ganhar força para tudo o que almejamos no decorrer desse tempo. Hoje, celebramos o futebol, mas, de maneira geral, estamos abrindo espaço, cada vez mais, para o esporte, para a transformação da sociedade", pontuou.  

Ao falar em esporte, Byron ressaltou a importância de recursos para a inclusão através da prática esportiva. "Neste contexto, não podemos deixar de falar do paradesporto, o qual foi significativamente representado, no último final de semana, com a realização da primeira etapa do Circuito Estadual Sergipano de Jiu-Jitsu na capital, onde nomes como o do paratleta Gidenal Alves reforçam o protagonismo da pessoa com deficiência em qualquer posição que ela se predispor a ocupar. Sem dúvidas, o esporte necessita de apoiadores, de financiamentos e recursos. Sou um impulsionador da prática esportiva, da juventude e da inclusão. Contem comigo neste caminho”, ressaltou o parlamentar. 

CMA aprova contas da Prefeitura de Aracaju entre 2006 a 2008

por Camila Farias e Maria Isabel Chaves - Agência CMA — publicado 20/06/2024 10h30, última modificação 04/11/2024 17h20
CMA aprova contas da Prefeitura de Aracaju entre 2006 a 2008

Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira (19/06), a Câmara de Vereadores aprovou os Projetos de Decreto Legislativo nº 68, 69 e 70/2024, na 28ª Sessão Extraordinária, que dispõe sobre as contas da Prefeitura Municipal de Aracaju referente aos exercícios financeiros de 2006 a 2008, do então Prefeito Edvaldo Nogueira. 

 

Os projetos de decreto legislativo foram votados de forma nominal, que é o sistema de votação realizado por meio eletrônico, em que é possível identificar os votantes e seus respectivos votos. Estiveram presente na sessão os vereadores: Ricardo Vasconcelos (presidente da Casa),  Isac Silveira, Eduardo Lima, Breno Garibalde, Elber Batalha, Ricardo Marques, Sheyla Galba, Sgt. Byron, Soneca, Professora Sonia Meire, Camilo Daniel, Paquito de Todos, Adriano Taxista, Manuel Marcos, Pastor Diego, Professor Bittencourt, Vinícius Porto.


De acordo com os decretos legislativos, ficam aprovadas as contas anuais apresentadas pelo Poder Executivo, reforçando o Parecer Prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE).

 

Os projetos de números 68 e 69, que se referiam às contas de 2006 e 2007 respectivamente, foram aprovados por unanimidade. Já o número 70, que se refere às contas de 2008, recebeu 16 votos favoráveis e uma abstenção da Professora Sônia Meire (PSOL). 

 

Discussão sobre o projeto de decreto legislativo nº 70/2024

Durante o processo de votação do projeto de decreto legislativo nº 70/2024, o vereador Isac Silveira (União Brasil), que foi relator da proposição na Comissão de Finanças da Casa Legislativa, destacou a recomendação do Tribunal de Contas para priorização por parte da prefeitura de gastos com direitos fundamentais. No documento da Corte, a recomendação foi feita no sentido de evitar contingenciamento de áreas essenciais para beneficiar outras, consideradas menos prioritárias, como festas e eventos. Os vereadores Eduardo Lima (Republicanos) e Professora Sonia Meire (PSOL) reforçaram a crítica apresentada pelo relator.

 

Tanto o relatório do TCE, quanto o parecer da Comissão de Finanças da Câmara de vereadores foram favoráveis à aprovação das contas, pois as falhas apontadas pela 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção “não demonstram gravidade que venham a contaminar as Contas Anuais apresentadas, o que de forma alguma impediu o pleno exercício da fiscalização contábil, orçamentária, financeira e patrimonial por aquela equipe”, apontam os documentos. 

 

No momento, a Câmara de Aracaju está analisando os pareceres prévios enviados pelo TCE referentes a exercícios de anos anteriores, devido a um ofício enviado pela Corte. 



Presidente da CMA destaca realização de obras viabilizadas por emendas impositivas dos vereadores em Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 20/06/2024 10h51, última modificação 04/11/2024 17h20
Ricardo Vasconcelos falou no pequeno expediente e mencionou também progresso na licitação do transporte público
Presidente da CMA destaca realização de obras viabilizadas por emendas impositivas dos vereadores em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), iniciou os discursos no pequeno expediente da sessão ordinária realizada nesta quinta-feira,20, destacando a execução de obras na capital sergipana por meio das emendas impositivas dos parlamentares aracajuanos.

“Hoje é um dia muito especial. Nós que estamos percorrendo, desde o início de nosso mandato, todos os cantos de Aracaju, hoje vimos as nossas emendas impositivas se concretizarem. E foi justamente em um bairro, um conjunto, que tenho um carinho muito especial. Desde muito novo, percorro aquelas ruas do Almirante Tamandaré, na região da Vitória Régia. Não tem preço ver o sorriso estampado no rosto dos moradores. Eles, que muitas vezes se sentem esquecidos, mas estão vendo que a Câmara de Vereadores de Aracaju, através das emendas parlamentares, está percorrendo todos os bairros levando benefícios aos cidadãos aracajuanos.

Ricardo Vasconcelos falou ainda a respeito da realização licitação do transporte público, uma antiga reivindicação dos vereadores da CMA.   “ A prefeitura de Aracaju, no dia de hoje, está dando mais um passo nesse sentido para que solucionemos a problemática do transporte público na cidade de Aracaju. Todos nós apostamos que o caminho para melhorar a qualidade seria a licitação. Os vereadores dessa legislatura fazem essa cobrança desde o início de nossos mandatos. Espero que, de fato, a gente ultrapasse esse modelo carcomido, sucateado que está nas ruas; de ônibus velhos, sem higiene, que constantemente quebram e deixam a população na mão”.              

O presidente da CMA afirmou que, apesar dos avanços obtidos e do ano eleitoral, seguirá atento às questões que envolvam os cidadãos aracajuanos.

“Não é porque algumas coisas já aconteceram que nós vamos relaxar, que vamos diminuir as cobranças. . A Câmara de Vereadores irá continuar trabalhando muito até o dia 31 de dezembro. Quero que a população de Aracaju sinta muito orgulho de todos nós porque a Câmara não é uma secretaria de luxo de outro poder, não é um puxadinho de ninguém, aqui é um poder que trabalha diuturnamente para resolver os problemas da população”, concluiu Ricardo Vasconcelos.

Cícero do Santa Maria denuncia péssimo atendimento de médico no Bugio

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/06/2024 08h02, última modificação 04/11/2024 17h20
Cícero do Santa Maria denuncia péssimo atendimento de médico no Bugio

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 20, para denunciar o péssimo atendimento prestado por um determinado médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby Filho, no conjunto Bugio. 

De acordo com o parlamentar, que esteve em uma reunião com várias famílias da região, diversas pessoas fizeram esse mesmo relato. “Não podemos aceitar que um profissional da saúde, que está no posto para dar auxílio à população, que vai procurar o atendimento já fragilizada, possa destratar as pessoas dessa forma”, afirmou Cícero. 

O parlamentar ainda ressaltou que essa falta de acolhimento, por parte do profissional, é com todos os usuários do posto de saúde. “Inclusive mulheres grávidas e tenho certeza de que a Secretaria da Saúde não sabe desse fato, mas precisa tomar providências urgentes”, enfatizou. 

Ainda em seu pronunciamento, Cícero do Santa Maria voltou a cobrar a volta dos vigilantes nas unidades de saúde de Aracaju. “Na semana passada, nesse mesmo posto do Bugio, uma funcionária foi agredida verbalmente, ameaçada por um usuário e teve que sair escoltada porque não tem vigilância. Volto a dizer que as câmeras de monitoramento não trazem segurança, precisa ter a volta do vigilante”, ressaltou. 


Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Agência CMA — publicado 25/06/2024 11h50, última modificação 04/11/2024 17h20
Eventos acontecem entre os dias 26/06 a 28/06.

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.

Quarta-feira (26/06)

Na quarta-feira acontece a entrega de título de cidadania aracajuana ao médico anestesiologista Marcos Antônio Costa de Albuquerque, às 16h, no plenário da CMA. O autor da iniciativa é o vereador Elber Batalha (PSB)

Quinta-feira (27/06)

De autoria do Vereador Fabiano Oliveira (PP), na quinta-feira ,às 16h, acontece sessão solene de entrega de título de cidadania aracajuana à Secretária de Estado da Fazenda de Sergipe Sarah Tarsila Araújo Andreozzi.

Sexta-feira (28/06)

Na sexta-feira, será realizada Audiência Pública com o tema: ”Fogos Sim! Barulho Não!”, no plenário da CMA, às 9h, para discutir o uso de fogos com estampido no município de Aracaju. A autoria é do vereador Breno Garibalde (Rede).

De autoria do Vereador Pastor Diego (União Brasil), acontece no turno da tarde ,às 16h, entrega de título de cidadão aracajuano ao Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Adenilson do Espírito Santo, e ao Presidente da Primeira Igreja Batista do Eduardo Gomes e da União dos Ministros Evangélicos do Estado De Sergipe - Paulo Sérgio Ferreira.

 

*No decorrer da semana, a agenda pode sofre alterações com acréscimo ou cancelamento de eventos. 

 

 

 

 

 

 

Drenagem: Vereador Camilo Daniel cobra da Emurb solução definitiva para os problemas em Aracaju

por João Paulo Freire- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 09h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Drenagem: Vereador Camilo Daniel cobra da Emurb solução definitiva para os problemas em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira (20), para denunciar a situação precária de diversas ruas da cidade no período de chuvas. 
Segundo o parlamentar, há um problema crônico em relação ao sistema de drenagem, que é responsabilidade da Emurb. “Em 15 minutos de chuva, as ruas ficam alagadas e tudo isso é problema de drenagem. Coloquei indicação, tentei contato, tentei de várias formas resolver e estou trazendo aqui para a tribuna o problema para que a prefeitura de Aracaju resolva essa questão e dê atenção aos moradores”.
Durante a semana passada, o vereador teve uma audiência com o presidente e os diretores da Deso para entender melhor os problemas que têm na Coroa do Meio. “Muitas vezes tem uma confusão sobre o que é papel da Deso, sobre o que é papel da Emurb. Nós fizemos uma vistoria no bairro e na rua Aloísio de Campos constatamos que há um problema na drenagem. Está tudo entupido e por conta disso fica alagado. É um absurdo”.
Os mesmos problemas podem ser observados nos bairros Lamarão e Jardim Centenário. “É importante que a Emurb pegue esses casos mais graves e mais crônicos que há na cidade e dê uma solução definitiva, o povo não pode ficar nessa situação”, conclui.

Ação de Elber anula aumento de IPTU em Aracaju

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 10h09, última modificação 04/11/2024 17h20
Ação de Elber anula aumento de IPTU em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a vitória da ação direta de inconstitucionalidade contra os aumentos abusivos do IPTU na capital sergipana durante a sessão da terça-feira, 18, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ajuizada em 2015 por ele, através do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a decisão do dia 8 de junho de 2024 fará com que o município tenha uma nova tabela imobiliária e que os valores sejam ajustados. 

 

Sempre atento às necessidades da população, Elber entrou com a ação na justiça mesmo sem mandato de parlamentar na época, pelo Diretório Municipal de Aracaju e do Diretório Estadual em Sergipe, com o pedido de medida cautelar perante o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe contra a lei municipal de autoria do Prefeito João Alves Filho que aumentou em até 1.000 % o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis da cidade.

 

Na época, todo um estudo detalhado da Lei aprovada foi feito e confrontado com outras normas como a Constituição do Estado de Sergipe, A Lei Orgânica e o Código Tributário do Município de Aracaju.

 

Durante o grande expediente, ele explicou ainda mais sobre o processo que foi impetrado há 9 anos. “Desde 2015, ajuizamos e 2018 vencemos no Tribunal de Justiça de Sergipe, reconhecendo a inconstitucionalidade por 10 votos a um. A prefeitura recorreu para o Superior Tribunal de Justiça, nós conseguimos vencer também e o município recorreu para o STF, mas no dia 13 de junho foi dada a decisão de trânsito em julgado , não havendo mais nenhuma instância a ser recorrida”, afirmou. 

 

Ainda em seu discurso, ele detalhou como tudo deve funcionar na prática. “As leis do IPTU de Aracaju foram declaradas inconstitucionais pelo STF desde o último dia 13 de junho. A partir de agora, será necessário outro ordenamento jurídico tributário para legislar sobre esse imposto na nossa capital. Tudo o que falamos em 2015 foi comprovado e referendado sobre o aumento extorsivo, abusivo e desproporcional”.

 

De acordo com ele, um grande erro foi reparado e a vitória é da população aracajuana. “O tributo não pode ganhar uma proporção tão extrema que se torne um meio de confiscar o patrimônio do contribuinte. E foi isso que aconteceu em 2015, infelizmente referendada pelo parlamento daquela época, não pela totalidade, mas pela maioria. Felizmente, logo depois algumas pessoas, como eu que ajuizei essa ação e outros, nos somamos a essa luta”, concluiu.


Vereador Camilo Daniel participa de entrega de emendas para a Care e Mater

por Camilo Feitosa Daniel- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 10h16, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Camilo Daniel participa de entrega de emendas para a Care e Mater

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Camilo Daniel (PT) participou, na segunda-feira (17), da apresentação de emendas para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e Associação de Mulheres do Bairro Santa Maria (Mater). As emendas parlamentares foram destinadas através do deputado federal João Daniel (PT) e vão auxiliar na aquisição de equipamentos para otimizar a produção.
O vereador destacou a importância de investimentos para geração de emprego e renda para os trabalhadores de reciclagem. “Começamos a pensar o que seria interessante para construir mais independência para as cooperativas e nesse meio tempo alguns projetos começaram a acontecer. Hoje estamos fazendo parte da solução dos problemas e essa ação é um marco para tudo isso”, comemora.
A iniciativa traz dignidade ao trabalhador e contribui para o fortalecimento de políticas públicas que enaltecem as questões ambientais. “A reciclagem é muito importante, pois tem relação direta da comunidade com o meio ambiente e mostra como podemos transformar o descarte de lixo em algo com utilidade para a sociedade”, concluiu.

Vereador Byron promove reunião entre permissionários da praça Dom José Thomaz e Emsurb

por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 10h20, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Byron promove reunião entre permissionários da praça Dom José Thomaz e Emsurb

Foto: Assessoria Parlamentar

Permissionários da praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, buscaram apoio do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) para articulação de diálogo junto à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Os comerciantes questionam a transferência dos seus pontos de venda diante da reforma da praça.
"Fomos muito bem recebidos pelo presidente Bruno Moraes, e o gerente de Espaços Públicos, Igor Melo. Os permissionários alegam que ainda não tinham sido comunicados sobre um novo endereço para seus comércios, como também se será uma mudança provisória ou permanente . Com o diálogo, esses pais de família puderam ficar mais tranquilos e a par das etapas em andamento", explicou Byron.

Na ocasião, ficou acordado que a Emsurb estará apresentando a disponibilidade de novos pontos para comércio, bem como os prazos a serem atendidos. "Sabemos que a praça passará por uma grande obra, e que Aracaju tem caminhado para a política dos food trucks, mas toda forma de comércio segue sendo respeitada e ajustada em prol da cidade e do povo. Agradeço a Bruno e a Igor pela receptividade e escuta, bem como ao espaço dado a esses comerciantes, que têm cumprindo seus deveres , e que também poderão sugerir junto ao órgão as necessidades deste processo, garantindo sua renda e oportunidades. Segurei acompanhando e ajudando no que for preciso", pontuou o parlamentar.

Sargento Byron cobra melhorias para a praça Luiz Cunha

por Jacqueline Vasconcelos - Assesoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 10h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron cobra melhorias para a praça Luiz Cunha

Foto: Assessoria Parlamentar

Atendendo às solicitações da comunidade do bairro Grageru, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) visitou a praça Luiz Cunha, a qual  se encontra com bancos quebrados, chão em desgaste, brinquedos sem condição de uso, além da urgência de poda e dos serviços de limpeza e jardinagem.

O vereador levou a pauta à Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb): "a praça Luiz Cunha não pode permanecer sem revitalização e, assim, iremos trabalhar pela sua manutenção. Estamos falando de um espaço de convivência, próximo a diversos pontos comerciais e a hospital em nossa cidade. O diálogo junto à Emsurb foi muito produtivo, em que já temos previsão de poda e jardinagem para estes dias".
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ressaltou a importância do diálogo junto ao vereador, enquanto representante do Poder Legislativo, assumindo o compromisso com a pauta. "Nossa equipe já está em monitoramento desses serviços, já visitamos o local ,  junto às solicitações do vereador Byron, iremos ajustar o nosso planejamento e dar celeridade à demanda, iniciando o serviço de poda, limpeza e pintura", confirmou.




Mobilização do vereador Pastor Diego traz transformação ao bairro Jabotiana

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2024 11h10, última modificação 04/11/2024 17h20
Mobilização do vereador Pastor Diego traz transformação ao bairro Jabotiana

Foto: Heloysa Vitória

As aguardadas obras de recuperação asfáltica no conjunto Celuta Porto, localizado no bairro Jabotiana, começaram nessa sexta-feira, 21, trazendo um alívio há muito esperado pela comunidade local. Essa significativa melhoria é resultado da mobilização do vereador Pastor Diego (União),  que conseguiu a liberação de 651 mil reais em emendas impositivas para financiar a iniciativa.

 A obra promete não apenas transformar a infraestrutura da localidade, mas também melhorar substancialmente a mobilidade e segurança dos moradores. O projeto visa substituir o paralelepípedo por asfalto em todas as ruas do conjunto, além de tapar buracos e melhorar a sinalização. "Hoje é um dia especial para essa comunidade. Iniciamos as obras que irão mudar a realidade de todos que vivem e transitam por aqui", destacou o parlamentar.

A movimentação para concretizar essa obra teve início com a destinação das emendas impositivas, recurso essencial para garantir a execução das obras. Promessa cumprida, hoje iniciamos a recuperação asfáltica do nosso conjunto. Vamos ter uma sinalização melhor, um ambiente mais seguro. Agora será completamente asfaltado, trazendo uma melhor comodidade aos moradores", afirmou Pastor Diego.

A obra de recapeamento é vista pela comunidade como uma solução para problemas crônicos de infraestrutura que afetam a mobilidade e a segurança dos moradores. Rafael Almeida, residente local, expressou sua satisfação com as melhorias. "É uma melhoria significativa principalmente na mobilidade, no trânsito de veículos. A situação do paralelepípedo contribuía para engarrafamentos, mas, agora, com o recapeamento, vai melhorar muito", disse.

Salvador Andrade, outro morador do conjunto, destacou a importância da obra para a segurança no trânsito: "Isso aqui é cheio de buracos, já aconteceu acidente, o pessoal se desviando. Então, a chegada da obra só vem agregar para nós moradores do bairro. A comunidade será imensamente beneficiada com mais segurança, comodidade e mobilidade", relatou.

A recuperação asfáltica do Conjunto Celuta Porto é mais que uma obra de infraestrutura. Representa o desfecho de uma peleja para os moradores, proporcionando uma nova perspectiva de qualidade de vida. A população agora espera ansiosa pela conclusão das obras e pelas melhorias que transformarão a rotina diária do bairro.

Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque recebe Título de Cidadão Aracajuano

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 11h22, última modificação 04/11/2024 17h20
Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque recebe Título de Cidadão Aracajuano

Foto: Assessoria Parlamentar

O anestesiologista doutor Marcos Antônio Costa de Albuquerque será o novo Cidadão Aracajuano nesta quarta-feira, 26. A honraria, de autoria de Elber Batalha (PSB), será entregue na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a partir das 16h, com a presença de vários amigos, familiares e autoridades. 

 

Para Elber, profissionais como doutor Marcos Antônio merecem cada vez mais destaque. “Marcos tem uma grande contribuição valorosa na área da saúde e cientifica em Aracaju, além de Sergipe. Desde a sua chegada por aqui, já teve muito a oferecer a população aracajuana”, comentou o parlamentar. 

 

Biografia

 

 Ele é formado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem  especialização em anestesiologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Chegou a  Aracaju como Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e Cooperativa de Anestesiologia de Sergipe (Coopanest-SE) em 2008/2009 e 2010/2011. 

 

Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, anestesiologista da Universidade Federal de Sergipe e tem formação em Coaching pelo o IBC, especialista em psicologia positiva, bem - estar e autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Em 2022, foi presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), diretor científico da Confederação Latino-Americana de Anestesiologia em 2023, e diretor administrativo da Saese, biênio 2022/2023.  Possui outros cargos como Diretor Científico da SAESE; Membro do Conselho Superior da SBA e do Conselho Editorial do Brazilian Journal of Anesthesiology; Diretor científico da Confederação Latinoamericana de Sociedades de Anestesiologia; Coordenador da Câmara Técnica de Anestesiologia da Ebserh e Presidente da Comissão de Residência Médica do Estado de Sergipe.


Vereador Pastor Diego celebra início de obras no conjunto Celuta Porto

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2024 11h42, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Pastor Diego celebra início de obras no conjunto Celuta Porto

Foto: Gilton Rosas

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 25, o vereador Pastor Diego (União) comemorou o início das obras de recuperação asfáltica no Conjunto Celuta Porto, bairro Jabotiana. Essa melhoria é resultado da mobilização do parlamentar, que indicou a destinação de recursos e benfeitorias através das emendas impositivas.

“Foi uma luta de nosso mandato e um investimento para atender às solicitações dos moradores daquela comunidade. Em breve, teremos um bairro com mais qualidade, acessibilidade e valorização”, afirmou.

O vereador aproveitou para agradecer à Prefeitura de Aracaju e ao secretário de governo, Halisson Souza, pela dedicação no cumprimento das emendas. “Agradeço o esforço da prefeitura e a palavra cumprida pelo secretário. Estamos realizando a recuperação asfáltica de praticamente todo o conjunto, o que trará grandes melhorias para os moradores”, destacou.

Além disso, Diego anunciou que, em breve, começarão as obras de recuperação de vias na Travessa Canaã, situada no bairro Suissa. Ele reforçou que todas as emendas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) – destinadas por indicação dele – estão sendo aplicadas conforme o planejado. “Faço questão de registrar que nossas emendas estão em execução, garantindo melhorias reais para a população”, ressaltou.

Reajuste

Durante a sessão, o vereador também abordou o tema do reajuste salarial dos servidores públicos. Diego explicou seu voto contrário à emenda que propunha um reajuste de 4,62%, argumentando que a proposta era inconstitucional e que, caso fosse aprovada, poderia ser vetada, prejudicando os servidores. “Meu compromisso é com a legalidade e a transparência. Nossa missão é fazer o que é certo para Aracaju e seus cidadãos, e não promover politicagem”, justificou.

Pastor Diego enfatizou que sempre votou a favor dos servidores públicos e que seu mandato tem sido marcado pelo apoio a diversas medidas de valorização dos funcionários. “No primeiro ano do mandato, votamos o PPA, LDO, LOA, reajuste dos servidores e emendas sem onerar a classe. Em 2022 e 2023, mantivemos essa postura, incluindo a valorização dos agentes de saúde e endemias”, relembrou.

 

Sonia Meire critica forma como foi estruturado Conselho Municipal de Cultura

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 12h16, última modificação 04/11/2024 17h20
Sonia Meire critica forma como foi estruturado Conselho Municipal de Cultura

Foto: Luciana Santos

A vereadora Sonia Meire (Psol) usou a tribuna no pequeno expediente, na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (25), para criticar como a gestão municipal estruturou o Conselho Municipal de Cultura. A parlamentar e as pessoas que fazem a cultura no município foram surpreendidas na quinta-feira, dia 20, com a informação que, no dia seguinte, seria realizada a posse do Conselho.

 
“Fomos surpreendidos com a informação que o Conselho tomaria posse na última sexta-feira e estivemos presentes para acompanhar este momento. Nós, inclusive, temos um Projeto de Lei aqui na Câmara para a reestruturação do Conselho. Existe um grupo de trabalhadores da cultura que se manifestou contrário à reestruturação da forma como foi feito. Eles estão contra porque ele não atende ao que está previsto no sistema nacional de cultura”, disse a vereadora.
 
O Conselho foi reestruturado sem eleição pelos setores, e o Ministério da Cultura (Minc) junto com o Comitê Estadual Paulo Gustavo escreveu uma carta destacando que é essencial que as nomeações e as indicações para os conselhos culturais sejam conduzidas de maneira transparente, democrática e participativa. O documento também destaca que a lei determina que a composição do conselho tem que refletir a paridade entre representantes do poder público e da sociedade civil, assegurando o espaço de intervenção qualificada da sociedade na formulação de políticas públicas culturais.
 
“O Minc e o Comitê Paulo Gustavo não reconhecem o Conselho como legítimo, portanto, ele não pode analisar nem encaminhar nenhum plano municipal de cultura. O prazo está apertado e teremos uma reunião com a Funcaju na tentativa de ajustar este processo no que propõe a regulamentação nacional da criação dos conselhos, do marco regulatório, do sistema nacional de cultura. E assim nós esperamos que seja compreendido e que chegue nessa casa a partir de todo um processo legítimo, com eleições democráticas e que nós possamos ter garantia dos recursos da cultura em Aracaju, porque isso é responsabilidade do executivo”, completou Sonia Meire.  

Câmara de Aracaju aprova 19 projetos de lei, sendo 09 em redação final

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 25/06/2024 14h25, última modificação 04/11/2024 17h20
Câmara de Aracaju aprova 19 projetos de lei, sendo 09 em redação final

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (25/06), por meio da 49ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou 19 projetos de lei, sendo 9 em redação final. Além disso, foi discutido um requerimento em regime de urgência. 

09 projetos de lei foram aprovados em redação final; dois deles voltados à prevenção da violência contra a mulher 

O Projeto de Lei nº 416/2023, de autoria do vereador Sgt. Byron, determina a inclusão, nos sites da Prefeitura de Aracaju e da Câmara Municipal, da relação dos serviços de proteção à mulher vítima de violência. De acordo com o PL, os sites deverão integrar informações sobre as delegacias especializadas no atendimento à mulher; serviços de combate à violência sexual e aborto legal na cidade de Aracaju; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) da Secretaria Municipal de Assistência Social, dentre outros. 

Já o PL nº 421/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, institui o Programa Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Violência Doméstica, Familiar, Sexual e de Gênero contra a Mulher nas escolas da rede municipal de ensino. Uma das ações previstas no PL diz respeito à realização de campanhas educativas envolvendo a comunidade escolar, assim como a formação de gestores, educadores e trabalhadores da educação. 

Além dos projetos com a temática da mulher, também foram aprovados projetos ligados ao esporte. O PL nº 422/2023, de autoria do vereador Isac Silveira, institui no calendário oficial de Aracaju o campeonato de futebol X1. Já o PL nº 391/2023, do vereador Sgt. Byron, reconhece o Wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva em Aracaju. 

Há projetos aprovados na CMA, em redação final, ligados à área cultural. Um deles (nº 402/2023) é de autoria dos vereadores Prof. Bittencourt e Vinícius Porto, que declara o Pré-Caju como patrimônio cultural imaterial de Aracaju. Já o PL nº 12/2024, de autoria dos vereadores Nitinho e Byron, declara o restaurante e Casa de Show Cariri como patrimônio cultural imaterial de Aracaju. Os projetos aprovados seguem para sanção ou veto do prefeito. 

6 projetos de lei em 2ª discussão 

Foram aprovados 06 projetos de lei em 2ª discussão, dentre eles, o de nº 11/2023, de autoria do Prof. Bittencourt, que institui a política municipal de fomento à pesquisa e ao acesso universal a produtos formulados de derivado vegetal à base de cannabis. Na ocasião, houve o parecer positivo da Comissão de Redação e Justiça, assim como da Comissão de Saúde.  

O projeto estimula o fomento à pesquisa por meio da articulação entre o Poder Executivo Municipal, Instituições Científicas, Instituições de Ensino Superior – IED, setor médico-hospitalar e setor produtivo, de modo a estimular a promoção de políticas públicas disseminadoras de informação a respeito da terapêutica canábica. Além disso, busca melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes cuja utilização de cannabis medicinal tenha demonstrado eficácia ou respaldo científico. 

Também fica assegurado ao paciente o direito de receber, em caráter de excepcionalidade, mediante distribuição gratuita nas unidades de saúde pública municipal e/ou instituições particulares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), medicamento de procedência nacional ou importado, formulado à base de derivado vegetal da Cannabis spp., mediante prescrição de profissional legalmente habilitado para tratamento de saúde, acompanhado do devido laudo das razões de prescrição. O projeto ainda será votado em redação final e, depois, seguirá para sanção ou veto do Executivo. 

Outro projeto aprovado em 2ª discussão é de autoria do vereador Ricardo Marques. O PL nº 8/2024 institui o selo “Autista a Bordo” em Aracaju, que tem por objetivo identificar os automóveis que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Aracaju, bem como conscientizar a sociedade civil sobre a forma de agir em determinadas situações de risco que possam envolver os respectivos veículos. O Poder Executivo, orientado pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, estabelecerá o procedimento para a concessão do selo “Autista a Bordo”. 

4 projetos de lei em 1ª discussão 

De autoria da vereadora Sheyla Galba, o PL nº 310/2023 institui o Programa Amamentação Solidária, destinado a conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e do incentivo à doação de leite humano. Além disso, envolve a distribuição de frascos para armazenamento de leite humano voltado à doação. O projeto de lei prevê que os frascos sejam distribuídos nos Bancos de Leite mantidos pelas unidades de saúde públicas de Aracaju. O PL também institui o selo “Amigo da Amamentação”, destinado às entidades e empresas que empreenderem ações concretas a fim de cooperar com a amamentação e com a doação de leite na capital. Já o PL nº 26/2024 altera o nome da atual Rua “A”, no bairro Robalo, para Maria Silveira Santana. A autoria é do vereador Elber Batalha. Após a aprovação em 1ª discussão, os projetos seguem para 2ª discussão e depois, redação final. 

Um requerimento aprovado  

Os vereadores também aprovaram o requerimento de urgência nº 246/2024, de autoria do vereador Prof. Bittencourt, que se refere à aprovação do PL complementar nº 20/2023, de autoria do Poder Executivo, o qual institui o licenciamento autodeclaratório em Aracaju. O vereador Camilo Daniel justificou o voto, após apontar que houve mudanças significativas no projeto, após os debates. O projeto ainda será votado na Casa legislativa. 

PL de Breno Garibalde visa combater a violência nas escolas municipais

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 13h25, última modificação 04/11/2024 17h20
PL de Breno Garibalde visa combater a violência nas escolas municipais

Foto: Gilton Rosas

A Câmara de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei número 421/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, que institui o Programa Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Violência Doméstica, Familiar, Sexual e de Gênero contra a mulher nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju.  

Entre as ações previstas no programa estão a realização de campanhas educativas envolvendo a comunidade escolar e a formação de gestores, educadores e trabalhadores da educação.  

“Diante de tantos casos de feminicídio registrados na nossa capital e em todo o estado, eu acredito muito que a educação possa ser um dos pilares de transformação dessa triste realidade. Que esse programa chegue para conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância do combate à violência doméstica”, declara o vereador.  

Câmara aprova PL de autoria do vereador Byron que reforça serviços de proteção à mulher

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 13h42, última modificação 04/11/2024 17h20
Câmara aprova PL de autoria do vereador Byron que reforça serviços de proteção à mulher

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado nesta terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei 416/2023, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB). O projeto visa incluir e disponibilizar nos sites oficiais da Administração Pública e da Câmara Municipal, através de ícones de acesso imediato, a relação de instituições e serviços oferecidos, por distrito, à mulher vítima de violência.  

O parlamentar, que tem dado continuidade às ações de prevenção e combate à violência contra a mulher no município de Aracaju, pontua a urgência e necessidade dessa centralização de informações: "São muitas as informações e serviços que podem fazer a diferença para a realidade de uma mulher que sofre algum tipo de violência. Quanto mais falarmos sobre o assunto e proporcionarmos vias de acesso seguras e eficazes, mais iremos crescer enquanto sociedade. Em 11 anos de funcionamento, cerca de 5,4 milhões de atendimentos foram realizados pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. São números que, diante da violência, assustam, mas também nos mostram o poder da mobilização e da conscientização. Aguardamos o quanto antes a sanção deste projeto pelo Poder Executivo". 

Dentre os serviços destacados por Byron estão: as delegacias especializadas no atendimento à mulher, os Centros de Cidadania da Mulher, os serviços de combate à violência sexual e aborto legal em Aracaju, os serviços de saúde especializados para o atendimento de casos de violência contra a mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CREAM) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assim como os órgãos da Defensoria Pública de Defesa da Mulher, os órgãos do Ministério Público de Defesa da Mulher e as Coordenadorias de Violência contra a Mulher.  

Byron ainda reforçou a necessidade de se falar sobre o crime de importunação sexual, uma vez que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e suas vertentes. "A importunação sexual é um crime relativamente recente enquanto lei, nos levando a falar também sobre a divulgação de cena de nudez ou pornografia sem permissão, pois a violência contra a mulher acontece desde uma fala ou um gesto”, destacou Sargento Byron.  

De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Superintendência de Polícia Civil, de janeiro de 2023 a abril de 2024, foram registradas 663 denúncias de importunação sexual em Sergipe. Também foram registrados 16 feminicídios em 2023.  

Byron, que também integra a Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Criança, Adolescente e da Mulher da CMA, é autor do Protocolo Municipal 'Não Se Cale', que tem o objetivo de integrar medidas de combate à violência contra mulheres em espaços de lazer no município de Aracaju. 

Bigode pede limpeza e recapeamento urgente para os bairros São Conrado, Orlando Dantas e Santa Maria

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 13h53, última modificação 04/11/2024 17h20
Bigode pede limpeza e recapeamento urgente para os bairros São Conrado, Orlando Dantas e Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, dia 25, o vereador Bigode (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para agradecer ao senhor Everaldo da Emsurb pela limpeza do conjunto Vila Bela do Santa Maria e do Vale no Amanhecer.  

"Obrigado por atender a nossa solicitação, que é, na verdade, um pedido do povo. É assim que se tem que trabalhar e aproveito para agradecer ao Ferrari pelo recapeamento no bairro São Conrado", comentou o parlamentar.  

Durante o seu pronunciamento, o parlamentar pediu que o superintendente Ferrari fizesse o recapeamento do Mangabinha, que fica do outro lado do São Conrado, assim como na Rua "F" e em algumas ruas do conjunto Orlando Dantas, que precisam desse serviço.  

"Sei que o senhor é um homem ocupado, mas que possa encaminhar sua equipe ao conjunto Orlando Dantas, que tem algumas ruas precisando de recapeamento asfáltico e aproveitasse para resolver algumas fossas estouradas", comentou.  

Já nos conjuntos Vila Verde, Mirassol, Lagunas e Salinas, as equipes da Emurb e Emsurb poderiam fazer um trabalho de limpeza nesses locais.  

"Esses conjuntos ficam em um complexo e estão abandonados. Inclusive, tem uma rua com o nome do ex-governador Seixas Dórea, que teve uma grande história política em nosso estado. Porém, a rua está em total caos, pois precisa de iluminação, que é um pedido urgente dos moradores", afirmou Bigode.  

O vereador agradeceu mais uma vez e disse que irá continuar cobrando as benfeitorias para a população. 

Eduardo Lima critica falta de prevenção e investimento nas políticas públicas de Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 14h41, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador acredita que a Prefeitura poderia fazer mais pelos aracajuanos
Eduardo Lima critica falta de prevenção e investimento nas políticas públicas de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) utilizou o Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para discutir a ausência de prevenção e investimento nas políticas públicas da capital. Para o parlamentar, a atual gestão poderia direcionar mais recursos para as áreas de saúde, educação e assistência social.

“Aracaju é uma das poucas capitais que investem pouco na prevenção das mazelas mentais, a exemplo do bullying e depressão. Trabalhar com prevenção é bem melhor do que trabalhar com a ação já cometida. Quando você tem prevenção, você consegue descobrir um adolescente ou criança na escola que está sofrendo por conta de um problema em casa”, alertou.

O vereador também voltou a citar a falta de profissionais qualificados na assistência social de Aracaju.

“Os Cras estão lotados. Têm filas enormes para consulta com psicólogos nos Cras. Os Caps em Aracaju funcionam em situações precárias. Nós não temos em Aracaju um órgão com políticas públicas para tratar dos aracajuanos e aracajuanas que sofrem após serem acometidos pelo vício das drogas. Infelizmente o social não tem investimento”, destacou.

Elber cobra medidas para a região da Praia Formosa e 13 de Julho

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 14h58, última modificação 04/11/2024 17h20
Elber cobra medidas para a região da Praia Formosa e 13 de Julho

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) abordou a problemática da falta de segurança e da grande movimentação de moradores de rua na região da Praia Formosa e do Calçadão da 13 de Julho na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante a sessão desta terça-feira, 25. O parlamentar destacou as reclamações e relatos dos moradores e usuários do local, que frequentam a área para a prática de exercícios físicos.  

Em seu discurso no Grande Expediente, Elber mencionou a transformação da região desde a construção da orla na gestão do ex-prefeito João Alves Filho e todos os benefícios gerados. Contudo, ele ressaltou que alguns problemas surgiram recentemente. “Quando fizeram aquele calçadão, houve, querendo ou não, uma invasão do habitat natural do manguezal, e isso acarretou uma mudança em toda a conjuntura. Todos lembram que, desde a obra, se formou um areal que era possível observar o rio em sua extensão, mas essa intervenção humana tirou o equilíbrio e outras vegetações começaram a surgir”, comentou.  

Para o vereador, as alterações ambientais foram sentidas profundamente por aqueles que amam aquela parte da capital. “Além do desequilíbrio social e de segurança pública. Não fosse tão grave, tem famílias morando dentro do mangue e retirando de facões os galhos para fazer de moradia. Num espetáculo deprimente social, com crianças ali fazendo parte daquela situação e próximas também de usuários de drogas que buscam o local. Os moradores da área começam a ser importunados pelos delinquentes que circulam para se abastecer do seu vício”, contou.  

Elber destacou os casos de assédio sofridos por corredoras que precisam treinar sozinhas em horários variados e por trabalhadoras que passam por lá diariamente. “Além dos relatos de assédio a mulheres que fazem corrida ou caminhada. Isso tem gerado uma insegurança e impedido que as pessoas continuem usando o calçadão para atividades físicas. É necessário que haja uma intervenção, através da SSP e da Assistência Social Municipal. Sei que ali tem famílias que precisam de auxílio, não só delinquentes, por isso precisam ser retiradas e levadas para outro lugar. Temos que fazer isso antes que algo mais grave ocorra”, concluiu, alertando os órgãos competentes, como a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, para a questão. 

Elber questiona nomeação e posse do Conselho Municipal de Cultura

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/06/2024 15h12, última modificação 04/11/2024 17h20
Elber questiona nomeação e posse do Conselho Municipal de Cultura

Foto: Gilton Rosas

Sempre atento aos anseios e pautas da cultura, o vereador Elber Batalha (PSB) não deixou passar a posse do Conselho Municipal de Cultura, que ocorreu na última semana, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Em seu discurso nesta terça, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ele questionou e demonstrou surpresa com a nomeação dos membros para esse grupo que tem tanta importância, com decisões essenciais para o segmento. 

Elber mencionou o projeto da vereadora Professora Sônia Meire (Psol), que entrou em votação na semana passada, mas foi barrado. A proposta visava modificar o conselho em relação ao número de vagas e à estrutura para que os recursos da Lei Paulo Gustavo fossem distribuídos entre artistas e produtores locais. 

Sobre o PL, ele lamentou que a proposta não avançou por ser de uma parlamentar e comentou sobre o atraso da Funcaju no assunto. “Na semana passada, encontrei Luciano Correia e ele falou que queria travar um diálogo construtivo sobre a matéria junto à Câmara. Me coloquei à disposição, prometendo levar Sônia Meire e pessoas como o vereador Camilo, que são interessados no tema. A minha surpresa foi a nomeação no mesmo dia à tarde de pessoas para esse conselho com a estrutura antiga. Tem coisas que eu não consigo entender”, comentou surpreso. 

De acordo com Elber, essa novidade pode prejudicar os principais interessados: os artistas. “Uma estrutura inadequada e que provavelmente não será acolhida pelo Ministério da Cultura. Os riscos de os artistas sergipanos perderem os recursos dessa lei são imensos”, afirmou, e logo depois leu a nota da Funcaju na íntegra sobre o assunto na tribuna. 

 Por fim, o parlamentar alertou para detalhes sobre a composição. “A lei está tão atrasada que garante ainda uma vaga para o secretário de administração, e essa secretaria nem existe mais em Aracaju. Ou seja, qual o contexto de existir a administração nesse conselho com tanto problema para resolver também? Se a gente criar um conselho que deve ser cultural, sendo metade do espaço com administrativo, muito pouca coisa será mudada”, concluiu. 

Sheyla conscientiza sobre importância dos exames preventivos ao câncer

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 25/06/2024 16h03, última modificação 04/11/2024 17h20
Sheyla conscientiza sobre importância dos exames preventivos ao câncer

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (UB) fez um alerta nesta terça-feira (25), na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sobre a necessidade de ampliação do acesso da população aos exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo de útero. 

Essas duas neoplasias são as mais frequentes entre as mulheres brasileiras. Contudo, ainda é preciso conscientizar a população sobre medidas preventivas e garantir o acesso adequado e em tempo hábil a elas, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. 

A vereadora citou a iniciativa do Instituto do Câncer Sheyla Galba, que tem auxiliado mulheres aracajuanas na realização de mamografias e exames ginecológicos no Hospital de Amor de Lagarto.  

“Mais de 150 mulheres já participaram do projeto Amigas do Peito, que é uma ação de rastreamento em parceria com esse hospital, uma referência na oncologia nacional, onde já existe o projeto de navegação, permitindo o acompanhamento e a assistência adequada das pacientes que precisam”, detalhou Sheyla.  

Galba concluiu sua fala com um chamado ao autocuidado. “O nosso corpo dá sinais. Por isso, meu apelo é: mulheres, se cuidem! Falo isso porque descobri o câncer através do toque e sei da importância desses exames de prevenção”, declarou. 

Vereadores discutem viabilizar o acesso aos recursos federais para a cultura de Aracaju

por Mônica de Fatima da Silva Pena publicado 26/06/2024 09h35, última modificação 04/11/2024 17h20
Município tem até 11 de julho para garantir o repasse de R$ 4 milhões do Fundo Nacional de Cultura
Vereadores discutem viabilizar o acesso aos recursos federais para a cultura de Aracaju

China Tom

Os vereadores professora Sônia Meire (PSOL) e o professor Bittencourt (PDT) participaram, na tarde dessa terça-feira (25), de uma reunião com o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, para discutir  o cumprimento dos requisitos básicos estabelecidos pelo marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), para que seja possível o repasse dos recursos federais para o município de Aracaju. Também participaram desse encontro o procurador municipal, Carlos Paixão, e a fotógrafa e cinegrafista, Jessica Lima, representando a classe artística.

Durante a reunião, foram discutidas questões sobre a reestruturação do Conselho Municipal, os encaminhamentos que serão necessários para a conclusão do Plano e do Sistema Municipal de Cultura, além da Regulamentação do Fundo Municipal de Cultura, ainda em fase de conclusão.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, ressaltou a decisão tomada, em consenso, sobre a necessidade de urgência em cumprir as medidas necessárias para que Aracaju se adeque às exigências do Governo Federal para o repasse da verba destinada à cultura do município. “Eu apelei para que a gente não perca os prazos para habilitar o município de Aracaju para receber esses recursos, porque, do contrário, poderia prejudicar o segmento artístico do município”.

11 de julho é o prazo limite para o município cumprir as exigências estabelecidas pela lei Aldir Blanc, e assim garantir o acesso a esses recursos de cerca de R$ 4 milhões, previstos para fomentar e desenvolver a cultura de Aracaju.

O que significa a lei Aldir Blanc?

A Política Nacional Aldir Blanc é uma lei de Fomento à Cultura, que visa estabelecer uma política cultura ativa que beneficia a classe artística e fazedora de cultura, bem como a sociedade através de projetos culturais.

Setor cultural cobra participação efetiva nas políticas públicas do município

A fotógrafa e cinegrafista Jessika Lima diz que uma da principais reivindicações da categoria é a participação da sociedade civil no conselho municipal de cultura de Aracaju. “Nós reivindicamos a recomposição do conselho. A sociedade civil deve também fazer parte dele, não só o poder público. E isso deve ser feito através de eleição. Nós queremos que os artistas possam participar das políticas públicas da cidade”.

O que disseram os vereadores

A professora Sônia Meire, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, disse que a reunião foi positiva, em especial, sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, que será discutida logo após o recesso legislativo no mês de julho. “O presidente da Funcaju demonstrou propenso a recompor esse Conselho e sair com um projeto do executivo ouvindo os diferentes setores da cultura, assim como a própria Funcaju. A nossa maior preocupação é ter, de fato, uma política pública voltada para a cultura de Aracaju”.

Já o vereador Bittencourt salientou a necessidade de cumprir o que determina a lei de fomento à cultura, “é preciso seguir todos os requisitos legais para não colocar minimamente em risco a possibilidade de efetivação da lei Aldir Blanc, em Aracaju”.

Composição da Comissão Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Presidente: Professora Sônia Meire (PSOL)

Secretário: Camilo Daniel (PT)

Membro: Fabiano Oliveira (PP)

Membro: Joaquim da Janelinha (PDT)

Membro: Bigode do Santa Maria (PSD)

"Mosqueiro está abandonado", afirmou o vereador Bigode

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 10h55, última modificação 04/11/2024 17h20
"Mosqueiro está abandonado", afirmou o vereador Bigode

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode ( PSD) esteve visitando a região do Mosqueiro em Aracaju e aproveitou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju para mostrar os transtornos que os moradores passam e a dificuldade para transitar no local.
Com ruas ainda sem infraestrutura e saneamento básico, a população do bairro Mosqueiro sofre com a chegada da chuva , pois  deixa ilhados os moradores,  e pessoas que têm problemas de saúde, que necessitam sair de casa, precisam sair nos braços.
"O que mais me marcou foi a situação de um cadeirante e de uma senhora de 92 anos, que, para saírem de casa, precisam que os vizinhos coloquem nos braços, porque não têm como utilizar a cadeira de rodas," comentou.
O parlamentar exibiu um vídeo, mostrando a travessa Selvagem , onde a rua está totalmente na lama e sem condições de acesso da população, por ser estreita. Além disso, também  há  a falta de humildade, pois  alguns  proprietários construíram seus murros deixando somente o acesso de pessoas e não de carro

"Marketing do mal é típico da velha política na ganância pelo poder”, dispara Emília

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 12h10, última modificação 04/11/2024 17h20
"Marketing do mal é típico da velha política na ganância pelo poder”, dispara Emília

Gilton Rosas

A vereadora Emília Corrêa(PL) repercutiu, no plenário da Câmara, o artigo do colunista Habacuque Villacorte. Veiculado no CINFORM, o jornalista afirma que, nos bastidores da política, não se fala em outra coisa: estão arquitetando a nova versão do marketing do mal, que terá como um dos principais alvos a oposicionista Emília Corrêa.
Em resposta, e sempre priorizando a transparência, a parlamentar fez um alerta para quem, de fato, lhe interessa, o povo, e ressaltou que tal atitude é uma prática antiga da velha política que não quer abrir mão do poder. Fazem tudo a qualquer custo. 
“Atenção vocês que estão nos observando, povo de Aracaju, tem gente que está se utilizando do poder, usando a máquina para tirar benefícios, praticando atos desse tipo. É a ganância. O poder pelo poder. É sujo querendo desqualificar a imagem de quem não tem o que esconder para a sociedade”, declarou.
 Fake News
A vereadora ainda salientou que está atenta a artilharias, em que até o recurso de inteligência artificial poderá ser utilizado para disseminar fake news, mas continuará firme na caminhada, mostrando suas propostas e no que acredita para uma nova  Aracaju. 
“A quem interessa as fakes news? É muito grave usarem um áudio criando falas que você nunca disse. Eles querem desestabilizar os adversários, só esquecem que quem me protege não dorme. Só digo uma coisa: cada um oferece o que tem, e  eu, Emília, seguirei fazendo a política da forma democrática, apresentando minhas propostas. A lei do retorno virá das mãos, literalmente, do povo”, concluiu. 

Emprego: “A juventude aracajuana caminha sem perspectiva”, afirma Breno Garibalde

por Nayana Araújo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 11h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Emprego: “A juventude aracajuana caminha sem perspectiva”, afirma Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira, 26, o vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente da Câmara de Aracaju para trazer à tona a falta de iniciativas como o Programa Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz na gestão do município de Aracaju.
“A empregabilidade dos jovens é um tema que eu venho defendendo desde o início do mandato, mas o  grande problema é que a prefeitura não tem nenhuma iniciativa nesse sentido. É uma pauta superimportante e precisa ser tratada com prioridade. Já no âmbito estadual, o governo do Estado faz um bom trabalho nesse sentido. Inclusive gostaria de parabenizar o secretário Jorge Teles pelas ações desenvolvidas em prol desses jovens”, declarou o vereador.
Breno expôs uma realidade preocupante na capital sergipana. A grande quantidade de jovens aracajuanos que não estuda e nem trabalha. “Muitos desses jovens estão nas ruas, sem ocupação e,  por isso, é necessário incentivar ações como o Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz para que esse público se capacite e entre no mercado de trabalho”, complementou o parlamentar.
Trabalho com catadores
Ainda em seu discurso no plenário da CMA, o vereador falou sobre o trabalho realizado pela Emsurb com os catadores de material reciclável, durante a realização do Forró Caju.
“Queria aproveitar o período junino para parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela realização do Forró Caju, como também a Emsurb pelo trabalho realizados com os catadores, durante o evento. São trabalhadores invisibilizados e que precisam muito de apoio”, pontua o parlamentar.
O vereador acrescentou que, no primeiro dia de Forró Caju, foram coletadas 7.5 toneladas de lixo. 
“É uma quantidade muito grande de resíduos. Então, precisamos ter consciência para saber o que estamos consumindo, de onde vem, para onde vai. Se cada um fizer sua parte, de juntar suas latinhas e entregar para os catadores, vai ajudar muito. Inclusive, a cooperativa Care está com um container na festa para receber esse material e pagando na hora aos catadores. São iniciativas como essa que a gente precisa incentivar cada vez mais”, concluiu Breno Garibalde.

“Descriminalização da maconha pelo STF é uma vitória”, disse vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 12h38, última modificação 04/11/2024 17h20
“Descriminalização da maconha pelo STF é uma vitória”, disse vereadora Sonia Meire

Foto: Gilton Rosas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia de ontem (25), a descriminalização do porte de maconha para o uso pessoal. Esse julgamento foi iniciado no ano de 2015, quando, na época, o relator ministro Gilmar mendes votou pela descriminalização do porte de qualquer tipo de droga. Mas após a votação dos demais, teve a liberação com fixação de medidas para diferenciar consumo próprio e tráfico de drogas. O julgamento foi suspenso e, em agosto do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes propôs a quantia de 60 gramas ou seis plantas fêmeas, e a descriminalização também foi aceita pelo voto da hoje ex-ministra Rosa Weber. 

Na retomada do julgamento nessa terça-feira, o ministro Dias Toffoli disse que acompanharia o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, e que o seu voto abrange todas as drogas, e não apenas a maconha. E a vereadora Sonia Meire (Psol) usou a Tribuna, durante o grande expediente nesta quarta-feira (26), para destacar a vitória que é a descriminalização do porte de maconha. “Ontem nós tivemos uma vitória. Porque enquanto pessoas brancas são consideradas usuárias em uma abordagem policial neste país, as pessoas negras, independente da quantidade, estão sendo consideradas traficantes.”, disse a vereadora.
De acordo com a Folha de São Paulo, 31 mil pessoas pardas e pretas foram enquadradas como traficantes em situações similares nas quais pessoas brancas foram consideradas usuárias. Mais de 40 mil pessoas não estariam presas por posse de 25 gramas de maconha no Brasil e o estado teria economizado 1,3 bilhão, segundo o Instituto de Pesquisa (IPEA). E temos 6.345 processos aguardando julgamento, segundo Conselho Nacional de Justiça, por não se ter definição de quantidade que defina quem é usuário ou traficante.
“Quem defende a descriminalização de usuário é contra o tráfico. O grande tráfico de drogas não é a favor da descriminalização, nem da legalização, porque vai perder dinheiro, e isso precisa ser dito a população. A questão é muito mais grave do que as aparências e os discursos que tentam problematizar o uso da maconha. A droga que mais vicia no mundo e mata pessoas é o álcool, e isso as pessoas todas sabem. Nós não temos uma política nacional antidrogas séria,  construída com a sociedade, contra as drogas sintéticas, que estas sim alimentam o tráfico e matam. Nós temos um problema de saúde pública e é preciso a coragem de enfrentar para reduzir danos”, destacou Sonia Meire.
A decisão do STF é histórica, que, de forma acertada, humana e coerente,  entendeu que é inconstitucional a criminalização do porte pessoal de maconha. E que o usuário de maconha não deve ser penalizado criminalmente. A decisão final sairá hoje, definindo a quantidade, algo em torno de 40 a 60g. Há 9 anos, essa questão vem sendo discutida e, devido à legislação ser falha, e a omissão do legislativo nessa pauta, cumpriu sua função de analisar a validade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), e em maioria entenderam que é inconstitucional a atual Lei não definir critérios objetivos para distinguir quem é usuário e quem é traficante.
“Os que fazem o discurso que a gente defende maconheiro, que vão inclusive para as emissoras de rádio nos atacar, nos chamar de partido lixo, não tem problema, porque a sociedade sabe que nós estamos na luta, e o nosso trabalho é defender a maioria da juventude pobre e negra que vive hoje encarcerada, porque o estado não cumpre a sua função, com educação, com saúde pública, com lazer, com trabalho e emprego. E esses mesmos grupos defendem um estado opressor e racista, porque quando um homem dirigindo um Porsche, alcoolizado mata uma pessoa ela é liberada, mas um jovem negro da periferia usando um cigarro é enquadrado”, disse a vereadora.
A atual Lei de Drogas é fracassada e a legislação é hipócrita, injusta e racista. Não se trata de legalização e é preciso ter cuidado com as Fake News. A decisão do Supremo foi importante e necessária, mas é limitada, pois a comercialização continua sendo proibida. “Considero a decisão do STF acertada, apesar de não ser a legalização como existe em dezenas de países, porque não é por isso que o tráfico aumentou, é mentira. O tráfico aumentou porque está aumentando no mundo, e o estado não tem a coragem de enfrentar. E eu quero me bater com quem quer enfrentar o tráfico, e não os usuários pobres e pretos“, finalizou Sonia Meire.
 

Eduardo Lima critica o STF por descriminalizar o porte da maconha e sugere plebiscito sobre o tema

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 13h15, última modificação 04/11/2024 17h20
“Isso é um retrocesso. Como pastor, atendo na igreja várias pessoas dizimadas pelo uso da maconha”, disse o vereador
Eduardo Lima critica o STF por descriminalizar o porte da maconha e sugere plebiscito sobre o tema

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.  

“Esta decisão não vai legalizar, mas pode ser um grande avanço para que as pessoas possam andar nos ônibus, táxis, transportes de aplicativo e praças públicas com maconha nos bolsos e fazer uso como se fosse um cigarro qualquer”, afirmou.   

E continuou: “A profissão de traficante vai ser legalizada no Brasil. Porque, onde o usuário recreativo vai comprar a maconha se não for na mão do traficante? Se não for na mão de quem ganha com o viciado? Porque se você legalizar o uso da maconha para uso recreativo, você vai ter em cada esquina um ponto de droga. Isso é um retrocesso. Como pastor, atendo na igreja várias pessoas dizimadas pelo uso da maconha.” 

Para o parlamentar, o plebiscito, ferramenta democrática pouco utilizada no Brasil, é uma solução viável para tratar do tema.  

“Por que não fazer um plebiscito no Brasil, para perguntar à mãe, ao pai ou ao cidadão que tem um filho viciado e tem que deixar as coisas escondidas e trancadas dentro de casa para que o usuário não roube para sustentar o vício?”, questionou o vereador.

Fabiano Oliveira concede Título de Cidadania Aracajuana à secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo Andreozzi

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 13h30, última modificação 04/11/2024 17h20
Fabiano Oliveira concede Título de Cidadania Aracajuana à secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo Andreozzi

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Fabiano Oliveira (PP) concede o Título de Cidadania Aracajuana à secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo Andreozzi, nesta quinta-feira, 27, às 16h, na Câmara Municipal de Aracaju.  

Sarah Tarsila Araújo Andreozzi nasceu em Brasília no dia 14 de julho de 1984. Estudou Ciências Econômicas na Universidade de Brasília (UnB) e, durante esse tempo, foi vice-presidente da Federação Brasileira de Empresas Juniores e presidente da Federação de Empresas Juniores do Distrito Federal. Ainda durante a faculdade, também foi diretora do Centro Acadêmico de Economia.  

Após a formatura, passou em concurso para economista da Universidade de Brasília e, em seguida, para auditora do Tesouro Nacional. Na Secretaria do Tesouro Nacional, atuou como assessora, gerente e coordenadora de estados e municípios. Posteriormente, assumiu a posição de Presidente do Conselho do Regime de Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. Durante esse período, também atuou, cumulativamente, como Conselheira do Ceasa Minas e da Caixa Econômica Federal. Em 2023, assumiu a Secretaria de Fazenda do Estado de Sergipe, na qual está até o momento.  

Durante sua justificativa, Fabiano destacou a importância da homenageada e seu compromisso à frente da secretaria.  

“É com grande honra e satisfação que vamos conceder o Título de Cidadania Aracajuana à secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo Andreozzi. Esta honraria é um reconhecimento merecido à trajetória exemplar e às contribuições significativas de Sarah para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Sarah tem se destacado como uma líder comprometida e competente em sua gestão”, reforçou. 

Vereadores participam de palestra sobre as regras eleitorais nas Casas legislativas

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 26/06/2024 15h38, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereadores participam de palestra sobre as regras eleitorais nas Casas legislativas

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (26/06), os vereadores da Câmara de Aracaju participaram da palestra “A propaganda eleitoral e o funcionamento das casas legislativas em tempo de eleição”, ministrada pelo advogado e especialista em direito eleitoral, Wesley Araújo.  

O presidente Ricardo Vasconcelos explicou que o Dr. Wesley fez uma exposição da legislação eleitoral e das resoluções do TSE. “Nós somos uma casa política e estamos em ano eleitoral, não podemos infringir nenhuma dessas normas. Em que pese, temos vários debates políticos e vamos tentar normatizar, criar um conjunto de regras para que não possamos ter nenhum tipo de problema com a legislação eleitoral”, pontuou. 

A vereadora Sônia Meire comentou: “Nós exercemos uma função pública que não para no período das eleições. A gente não é afastado do cargo por concorrer às eleições. Então, é muito importante que a gente saiba os limites e o que é colocado pela legislação. Como é uma instituição pública, nós temos que seguir a base do que a lei federal coloca, daquilo que é proibido e que não pode ser feito no exercício de uma função pública. Então, quem utiliza, por exemplo, o carro com recursos públicos, gasolina para o carro com recursos públicos, os próprios trabalhadores que são pagos com recursos públicos, essas pessoas e os equipamentos não podem ser utilizados com o recurso público para fazer campanha eleitoral. Esse é um dos pontos, além de outros que também foram discutidos aqui, como o uso de fake news. Nós estamos numa luta para não permitir que seja aprovado nenhum projeto contrário às fake news. Precisamos de um projeto que combata as fakes news, de modo regulamentado”. 

O advogado Wesley Araújo destacou que “nosso objetivo foi tratar sobre o direito eleitoral dentro das casas legislativas e o comportamento que os vereadores devem ter. É necessário que eles saibam agir de acordo com a própria legislação eleitoral. É permitido ao parlamentar, durante esse período, continuar exercendo os atos relacionados ao seu mandato, ou seja, os atos parlamentares, fazendo essa prestação de contas e exercendo naturalmente aquilo que a lei determina”. 

Sobre as fake news, conhecidas como notícias falsas, o advogado ressaltou que “é necessário que as pessoas tenham um maior cuidado ao receber uma mensagem. É fundamental buscar os sites e os canais que possuem credibilidade, para que possam checar essa informação, e os candidatos também fiquem atentos para não repassar, porque esse repost de qualquer informação falsa pode trazer penalidades que podem custar, inclusive, o próprio mandato, caso ele venha a ser eleito”.  

Pré-campanha  

O advogado e especialista em direito eleitoral, Wesley Araújo, apontou algumas regras ligadas ao período de pré-campanha. Ele citou o artigo 36-A da legislação eleitoral, que aponta elementos que não são configurados como propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto ou a menção à pretensa candidatura. 

Alguns elementos que não se configuram como propaganda são a menção à pretensa candidatura do pré-candidato, a realização de encontros, seminários ou congressos em ambiente fechado e custeados pelos partidos, a realização de prévias partidárias, a divulgação dos nomes de filiadas e filiados que participarão da disputa e a realização de debates, assim como a realização de entrevistas, programas, encontros ou debates em rádio, televisão ou internet, inclusive com a exposição de projetos políticos.  

É possível também realizar a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se faça pedido de votos, assim como é permitida a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais. Apesar dessas liberações, o advogado Wesley ressaltou que é fundamental estar atento às regras eleitorais, as quais proíbem o uso de camisas e de utensílios de apoio ligados à propaganda eleitoral. 

Wesley também alertou sobre as fake news e a necessidade de ter atenção em relação ao que é divulgado, assim como a descontextualização de informação, imagem ou fala, sob pena de cassação do mandato. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição. 

A prestação de contas eleitoral e o uso de recursos da campanha e dos mandatos 

O advogado trouxe algumas orientações sobre o financiamento da campanha eleitoral, que atualmente é feito pelo fundo eleitoral. Ele é voltado exclusivamente para o financiamento de campanhas eleitorais e é distribuído somente no ano da eleição. Há também o fundo partidário, que é destinado à manutenção dos partidos políticos. De forma majoritária, as campanhas eleitorais no Brasil são financiadas por recursos públicos. 

A distribuição é feita de acordo com a Lei nº 13.487/2017, que determina a distribuição de 2% igualmente entre todos os partidos; 35% divididos entre aqueles que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, na proporção do percentual de votos obtidos na última eleição geral para a Câmara; 48% divididos entre as siglas, na proporção do número de representantes na Câmara, consideradas as legendas dos titulares; e 15% divididos entre os partidos, na proporção do número de representantes no Senado Federal, com base nas legendas dos titulares.  

Os partidos políticos, nacionalmente, terão R$ 4,96 bilhões para usar em campanhas políticas durante as eleições municipais de 2024. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 06 de outubro. 

Participação das mulheres no processo eleitoral 

Durante a palestra, o Dr. Wesley destacou a importância de os partidos políticos terem atenção quanto às regras ligadas à distribuição de vagas para mulheres e homens. A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. 

Nas eleições proporcionais, os debates deverão ser organizados de modo que assegurem a presença de número equivalente de candidatos de todos os partidos a um mesmo cargo eletivo e poderão desdobrar-se em mais de um dia, respeitada a proporção de homens e mulheres estabelecida. 

O poder de polícia na justiça eleitoral  

Ao fim da palestra, o advogado Wesley ressaltou o poder de polícia na justiça eleitoral, determinado por uma resolução do TSE nº 23.608/2019, no artigo 54, inciso 1º. A resolução determina que o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral e as enquetes será exercido pelas juízas ou pelos juízes eleitorais, por integrantes dos tribunais eleitorais e pelas juízas ou pelos juízes auxiliares designados. 

Esse poder é restrito às providências necessárias para inibir ou fazer cessar práticas ilegais, vedada a censura prévia sobre o teor dos programas e das matérias jornalísticas ou de caráter meramente informativo a serem exibidos na televisão, na rádio, na internet e na imprensa escrita. O mandado de segurança é a via jurisdicional cabível contra atos comissivos e omissivos praticados pela juíza ou pelo juiz eleitoral no exercício do poder de polícia. 

O que disseram os vereadores?  

Os vereadores puderam realizar perguntas e tirar dúvidas. O vereador Eduardo Lima questionou sobre os programas de TV e rádio, assim como o uso adequado do veículo legislativo. O Dr. Wesley apontou que, a partir do dia 30 de junho, pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo. O vereador Bigode também demonstrou preocupação sobre o uso correto do veículo legislativo e sobre isso, o advogado Wesley destacou que ele deve ser utilizado para as atividades parlamentares e não vinculadas à campanha. 

A vereadora Sheyla Galba questionou sobre a participação em palestras, assim como em eventos que divulguem bens adquiridos por meio das emendas impositivas. O Dr. Wesley explicou que os parlamentares estão vedados de participar de lançamentos de obras públicas a partir do dia 06 de julho.  

A vereadora Sônia Meire destacou que é fundamental que a Câmara de Vereadores crie uma regulamentação interna, seguindo as regras eleitorais. Além disso, ela pontuou que “é importante não misturar o veículo da Câmara com o veículo de campanha”. 

A vereadora Emília demonstrou preocupação em relação às fake news, que foi reforçada pelo vereador Cícero do Santa Maria. O vereador Byron questionou sobre a exibição de matérias na TV legislativa, sem infringir as regras, assim como as regras ligadas ao uso de redes sociais. O advogado Wesley ressaltou que é fundamental divulgar o que se refere à atividade parlamentar, mas sem extrapolar, com o uso de vídeos ou figuras estranhas ao processo legislativo. 

Fiscalização do processo eleitoral: saiba como participar 

Para denunciar irregularidades no processo eleitoral, é possível baixar o aplicativo “Pardal”, oferecido de forma gratuita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível denunciar as seguintes ilegalidades: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. A apuração de todas as denúncias será realizada pelo Ministério Público Eleitoral. 

 

Sargento Byron comemora 13 anos do Projeto Estrelas do Mar

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/06/2024 16h31, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron comemora 13 anos do Projeto Estrelas do Mar

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A quarta-feira, 26, foi marcada por emoção na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com fala de homenagem e agradecimento do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) ao projeto social Estrelas do Mar.  

"Hoje é um dia muito especial para mim. São 13 anos do Projeto Estrelas do Mar. Projeto que ressignificou minha vida e sei que ressignifica tantas outras. O Estrelas do Mar tem o esporte como ferramenta transformadora e inclusiva da sociedade, tudo isso antes mesmo da política chegar em minha vida. À minha esposa, Anne, muito obrigado por abraçar este sonho e lutar tanto por todos que ali estão. Aos voluntários, aos amigos que participam nos bastidores, à nossa presidente Francine, aos estagiários das Universidades, meu muito obrigado por tanto! Aos meus filhos, obrigado pelo apoio e entendimento ao nos verem todos os sábados compartilhando tempo, amor e atenção ao próximo. Agradeço a cada um de vocês pela dedicação em prol de promover a inclusão em Aracaju e em nosso estado. Aos nossos assistidos e seus familiares, toda minha gratidão. Vocês nos movem diariamente", declarou emocionado o vereador.  

O projeto, realizado todos os sábados a partir das 9h em Aruana, promove o banho de mar assistido e a prática do bodyboarding para crianças e adolescentes com ou sem deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, o Projeto Estrelas do Mar conta com a participação de cerca de 150 pessoas, entre alunos e voluntários. "Nosso lema é que ninguém pode encerrar a manhã de atividades menos feliz do que iniciou. Isso transforma o dia de todos que por ali passam. São centenas de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com essa corrente do bem. Meu desejo é que a cada ano essa rede cresça e o Projeto Estrelas do Mar seja referência para a vida de muitas outras pessoas. Meu primo Kostela sabe o quanto somos felizes com tudo isso", complementou Byron. 

Os vereadores da Casa aproveitaram a oportunidade para externar admiração ao projeto e ao amigo parlamentar. "Sabendo desta data, sinto-me feliz em algum momento no decorrer desses anos ter ajudado, mesmo que minimamente, o Estrelas do Mar. Este projeto vale quantos mandatos o senhor tiver, vereador Byron. Vale quantas contribuições o senhor puder dar à constitucionalidade pública. Sinta-se com o coração cheio", parabenizou Professor Bittencourt. 

A vereadora Sônia Meire também fez uso da palavra, destacando: "projetos como este, na grande maioria das vezes, enfrentam dificuldades pela própria formatação da sociedade. E um projeto deste também se torna um projeto de vida, nós sabemos. Vida longa ao Estrelas do Mar e a todos que fazem parte deste trabalho".  

Ainda em celebração à data, o vereador Breno Garibalde registrou sua homenagem. "Byron é um amigo que eu fiz aqui na Câmara. Não poderia deixar de parabenizá-lo por tamanha contribuição à nossa sociedade. É muito gratificante ver no seu olhar, no olhar de Anne, no olhar de todos que ali chegam, o sentimento que transborda do Estrelas do Mar", finalizou. 

Projeto de Lei que reconhece wheeling como prática esportiva em Aracaju é aprovado

por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 09h08, última modificação 04/11/2024 17h20
Projeto de Lei que reconhece wheeling como prática esportiva em Aracaju é aprovado

Foto: China Tom

Com mais um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) colocou em pauta mais uma modalidade esportiva para a capital.
O PL 391/2023 consiste no reconhecimento da modalidade wheeling na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, em local devidamente autorizado, no município de Aracaju. "Essa é uma prática relativamente nova, de malabarismo com motocicleta ou bicicleta , que exige força e equilíbrio dos praticantes. Nosso intuito, com essa propositura,  é reconhecer a prática como esporte legítimo e preparar espaços apropriados e devidamente licenciados em Aracaju, instituindo as regras necessárias para a prática, com as limitações de segurança e saúde necessárias. Para isso, contamos com as diretrizes estabelecidas também pela Confederação Brasileira de Motociclismo", explicou Byron.
Ainda nos diálogos acerca do projeto, o parlamentar ressaltou todo cuidado e reforço de informações que asseguram que a modalidade não será autorizada em vias públicas, conforme previsto nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

Assim como o surf e o skate, o wheeling é um esporte avaliado pelas notas dadas aos competidores em suas manobras, premiando a destreza e o trato do equipamento de manobra, além da força e da habilidade que mostra o manobrista. O Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo.

Elber se reúne com secretário municipal de Meio Ambiente para falar sobre a praia Formosa

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 11h21, última modificação 04/11/2024 17h20
Elber se reúne com secretário municipal de Meio Ambiente para falar sobre a praia Formosa

Foto: Assessoria Parlamentar

Com a pauta da falta de segurança e grande movimentação de moradores de rua na região da Praia Formosa e Calçadão da 13 de Julho desde toda a mudança também ambiental que aconteceu, o vereador Elber Batalha (PSB) visitou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) em busca de soluções junto ao secretário Alan Gomes na terça-feira, 25. No mesmo dia, ele levou o tema à Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com destaque para os pedidos dos moradores e usuários do local para a prática de exercícios físicos.

 

Na oportunidade, Elber explicou toda a situação, lembrando da mudança da área e crescimento que chegou com a construção. Ele aproveitou para questionar o que pode ser feito. “Recebi pedidos de pessoas que moram ali há anos e estão com medo de circular, de praticar suas corridas ou caminhadas. Aconteceu a invasão do manguezal e mudou tudo por ali. Antes, tinha um areal, onde o rio era visto em sua extensão, mas esses novos moradores tiraram isso e outras vegetações agora fazem parte. O que pode ser feito a partir de agora?”, comentou.

 

Alan Gomes ressaltou ao parlamentar que a área deverá ser acompanhada de perto. “Vamos acompanhar junto aos outros órgãos competentes pelos reparos necessários. Para qualquer medida, é preciso que um estudo seja feito e que a alteração seja feita. Principalmente no caso do meio ambiente, qualquer pedido deve ser minuciosamente pensado para que não aconteça nenhum dano”, declarou, contando o caso das árvores na capital que, às vezes, são retiradas e não são realocadas pela falta de espaço. 

Ricardo Vasconcelos critica divulgação de notícias falsas

por Isabel Chaves, da Agência Câmara de Aracaju — publicado 27/06/2024 11h52, última modificação 04/11/2024 17h20
Presidente da Câmara utilizou a Tribuna no Grande Expediente
Ricardo Vasconcelos critica divulgação de notícias falsas

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), utilizou o grande expediente para falar sobre a grave problemática da disseminação de notícias falsas, principalmente em um ano eleitoral. 

“Liberdade de imprensa e de expressão não são refúgio constitucional para o cometimento de diversos crimes. Nós temos que dar o exemplo e estudar algumas formas de penalização para os veículos de comunicação que deixam esses profissionais utilizarem a imprensa para desinformar e atingir seus objetivos profissionais”, defendeu o parlamentar. 

Na oportunidade, Ricardo Vasconcelos disse que foi alvo de uma fake news em que afirmaram que o vereador não seria mais pré-candidato à reeleição. Mesmo desmentindo a notícia, o episódio se repetiu. “A gente vê com muita estranheza determinadas coisas que nos são dirigidas. Mas eu tenho certeza que o que mais incomoda  alguns políticos carreiristas aposentados é que nós estamos fazendo a diferença neste parlamento. Até o último dia desta legislatura, eu conto com vocês para honrarmos todos os votos de confiança, fazendo uma política altiva que seja exemplo”, ressaltou. 

Na fala dele, o parlamentar enfatizou a importância da Câmara de Vereadores na defesa das necessidades dos aracajuanos e aracajuanas. “Nós temos que servir, principalmente, àquelas pessoas que acordam e não sabem nem se vão ter o que comer. Nós temos condições de mudar a vida das pessoas. Não podemos nos apequenar e nem fugir de nossas responsabilidades. Por isso, este parlamento não vai abaixar a cabeça para ninguém. Pode usar a imprensa, fazer fake news, inventar história, nós vamos continuar firmes nos nossos propósitos”, finalizou. 

Apartes 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) pediu um aparte e enfatizou que a fome, a miserabilidade e o desemprego estão tomando conta das periferias de Aracaju, e que, muitas vezes, os vereadores não conseguem dar conta de todas as demandas da população. O parlamentar ainda parabenizou o presidente Ricardo Vasconcelos pela fala dele na tribuna. 

Outro vereador que pediu um aparte foi Professor Bittencourt (PDT) que ressaltou a importância de entender a função da comunicação na sociedade. “Os órgãos da imprensa cumprem um papel extraordinário. São fundamentais para reafirmar, revigorar e dar vida ao Estado Democratico de Direito, contudo, existem algumas exceções que contribuem muito nocivamente para o contrário disso. Esta Casa Parlamentar, que é resultado do triunfo da democracia, da informação e da liberdade democrática, precisa, cada vez mais, se voltar contra esse tipo de desinformação, que,  além de tudo, é crime”, disse. 


Ricardo Marques doa sangue e apoia campanha do Hemose para reforçar estoque para os festejos juninos

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 11h44, última modificação 04/11/2024 17h20
Ricardo Marques doa sangue e apoia campanha do Hemose para reforçar estoque para os festejos juninos

/Navarro Comunicação

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para doar sangue e abraçar a campanha 'Junho Vermelho', que tem objetivo de reforçar o incentivo para a doação no mês que a procura por sangue aumenta devido aos festejos juninos. Ricardo esteve com um grupo de cerca de 100 pessoas que fazem parte da Adra.
 
"Como sei que nesse período muitas pessoas se ausentam por causa da festa, aproveitei para, além de divulgar a campanha, também fazer a minha parte como doador e ajudar no estoque do Hemose. Parte da equipe que trabalha no nosso mandato também quis doar e participar desse gesto de solidariedade e amor ao próximo”, comemora Ricardo Marques.
 
Geralmente, em período de festa e de feriadão, o estoque de sangue no Hemose diminui devido à queda no número de doadores e ao aumento na demanda por sangue. Por isso o vereador Ricardo Marques abraçou a campanha e usou as suas redes sociais para convidar a população.
Para doar sangue é preciso cumprir alguns critérios: estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg, comparecer à unidade de coleta bem alimentado e apresentar um documento de identificação com foto, original, oficial, válido em todo território nacional. 
Na noite anterior à doação, o voluntário deve evitar alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas. Mais informações por meio dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 ou 99117-0102.

Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque é o novo cidadão aracajuano

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 12h10, última modificação 04/11/2024 17h20
Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque é o novo cidadão aracajuano

Foto: China Tom

O médico anestesiologista doutor Marcos Antônio Costa de Albuquerque recebeu o título de cidadão aracajuano na tarde desta quarta-feira, 26. A honraria, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), reuniu amigos, familiares e profissionais da categoria na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

 

Nascido em Catingueira e formado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com especialização em anestesiologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos chegou a Aracaju na década de 90 e foi Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e Cooperativa de Anestesiologia de Sergipe (Coopanest-SE) em 2008/2009 e 2010/2011.

 

Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, é anestesiologista da Universidade Federal de Sergipe , tem formação em Coaching pelo o IBC e é também  especialista em psicologia positiva, bem estar e autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Em 2022, foi presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), diretor científico da Confederação Latino-Americana de Anestesiologia em 2023, e diretor administrativo da Saese, biênio 2022/2023, além de Diretor Científico da SAESE; Membro do Conselho Superior da SBA e do Conselho Editorial do Brazilian Journal of Anesthesiology; Diretor científico da Confederação Latinoamericana de Sociedades de Anestesiologia; Coordenador da Câmara Técnica de Anestesiologia da Ebserh e Presidente da Comissão de Residência Médica do Estado de Sergipe.

 

Para Elber, o doutor Marcos Antônio já era filho desta terra há muito tempo. “Esse título é um reconhecimento para um paraibano de nascimento, mas aracajuano de coração já de muito tempo. Escolheu essa cidade para viver e fazer a sua família, deixando memórias boas em todos que passaram pelo seu caminho. Isso tudo o credencia para essa homenagem e receber essa segunda certidão de nascimento. Tenho certeza que vai estimular ainda mais na sua rotina e profissão para empenho, levando Aracaju como lugar que faz a sua história”, comentou o parlamentar.

 

José Eduardo, presidente da Coopanest-SE, participou da solenidade e ressaltou o sentimento de viver este momento ao lado do seu amigo e grande profissional. “Esse dia é justo e merecido com toda a trajetória e contribuição na evolução da medicina, principalmente na anestesiologia. Como docente formando médicos, na cooperativa e no cargo da sociedade, uma das três no mundo. Isso tudo, às vezes, está escondido dentro de um hospital e isso tudo dá destaque aos estudos científicos e mais fatos são frutos dessa chegada dele aqui”, afirmou.

 

Emocionado, Marcos Antônio subiu à tribuna para fazer seu discurso e falar sobre o seu amor pela capital sergipana. “Aracaju é o lar onde pude construir laços profundos, significativos como o meu filho Marcos e minha esposa Aline. Receber esse título é uma celebração do meu compromisso com Aracaju e com todos vocês que a tornam especial. É um reflexo do trabalho árduo, da dedicação e da paixão que compartilhamos para tornar Aracaju cada vez melhor”, declarou.

 

Ainda na oportunidade, ele agradeceu às pessoas presentes na sua vida. “Quero expressar a minha profunda gratidão aos que estão aqui e tornaram possível esse momento, em especial ao doutor Elber Batalha, que junto com os outros vereadores reconheceram o meu envolvimento e contribuição, além dos meus amigos da cooperativa, como Roberto, Danilo, Aires, Cássio, Eduardo, Virginia, Carla e os demais que me apoiaram sempre ao longo de toda essa jornada”, disse. 

PL dos fogos: Breno Garibalde realiza audiência pública sobre importância do tema

por Nayana Araújo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 12h15, última modificação 04/11/2024 17h20
PL dos fogos: Breno Garibalde realiza audiência pública sobre importância do tema

Foto: Gilton Rosas

Visando ampliar o debate sobre o Projeto de Lei n° 105/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, que proíbe o manuseio, queima e utilização de fogos de artifício com estampido, e quaisquer artefato pirotécnico de efeito sonoro no município de Aracaju, será realizada uma audiência pública com o tema “Fogos sem barulho, já!”, no plenário da Câmara de Aracaju na sexta-feira, 28.
Dada a devida importância da aprovação do PL, que ainda não foi votado na casa legislativa municipal, o parlamentar reforça a necessidade do debate para que a pauta não caia no esquecimento.
“Eu acredito que nada se constrói com apenas duas mãos, é preciso muita gente incluída no processo. Por isso, estou convocando essa audiência pública para debater nosso projeto de lei que visa proibir o uso de fogos com barulhos altos. Essa demanda foi trazida até mim pela população e é muito importante ampliar o debate. Conto com a presença da comunidade para que possamos discutir e entender a melhor forma de preservar as tradições sem prejudicar pessoas autistas, idosos, recém - nascidos e os animais”, conclui Breno.

CMA aprova emenda substitutiva ao projeto de lei complementar que institui o licenciamento autodeclaratório

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/06/2024 14h38, última modificação 04/11/2024 17h20
Projeto é de autoria do Poder Executivo e sofreu mudanças após receber emendas dos vereadores
CMA aprova emenda substitutiva ao projeto de lei complementar que institui o licenciamento autodeclaratório

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (27/06), durante as sessões extraordinárias nº 30, 31 e 32, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou por unanimidade o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 20/2023, de autoria do Poder Executivo. O PLC institui o licenciamento autodeclaratório em Aracaju.  

A principal mudança realizada no substitutivo é que o projeto inicial abrangia 18 hipóteses para autolicenciamento. Com a emenda substitutiva, apenas em quatro casos é possível realizar o autolicenciamento: Alvará de Construção Uniresidencial até 2 pavimentos; Autorização de Reparos Gerais; Certidão de Laudo de Vistoria; e Declaração de Conclusão de Reparos Gerais. 

Durante a apreciação do substitutivo pela Comissão de Justiça e Redação, bem como pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, alguns vereadores se manifestaram. O vereador Elber Batalha destacou que “com o primeiro projeto, alguns danos seriam irreparáveis. Das 18 hipóteses que eram previstas para autolicenciamento, agora só temos quatro. Dessa forma, entendo que a maioria dos anseios dos vereadores estão contemplados e quero registrar a competência desta legislatura com as pautas ambientais”, pontuou. 

O vereador Breno Garibalde, que apresentou o parecer da Comissão de Obras e Serviços Públicos, reforçou que “o projeto inicial estava complicado e poderia trazer riscos para a cidade e a população. Com as mudanças realizadas, considero uma vitória deste parlamento. Realizamos o debate com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como com outros órgãos. Fico feliz em sermos ouvidos pela Prefeitura”, destacou. 

O vereador Professor Bittencourt, que é líder do Executivo na CMA, explicou que “foram apresentadas 25 emendas pelos vereadores e elas foram consideradas nesse substitutivo. O principal questionamento foi a abrangência, com 18 itens, e houve a redução para quatro. Nosso principal objetivo é desburocratizar”. A vereadora Emília Correa destacou que tinha uma preocupação sobre a omissão em relação ao plano diretor, mas “o substitutivo está atendendo pelo fato de ter acatado o pedido dos vereadores". 

A vereadora Sônia Meire destacou a importância da participação da sociedade civil para que esse projeto fosse modificado. “A população é quem enfrenta os problemas e o substitutivo representa o resumo da importância de ouvir a população e os entes públicos. Temos a consciência da importância do voto, mas não abrimos mão da fiscalização do Estado, assim como a orientação da população em relação à construção dos projetos arquitetônicos". O vereador Ricardo Marques destacou que “reforço a importância dessa legislatura, nesse momento histórico para nossa cidade. Teremos um projeto de arborização e precisamos seguir o mesmo processo de ouvir a sociedade, de estimular a participação e o debate”, completou. 

Durante a votação, duas subemendas aditivas ao PLC nº 20/2023 foram propostas e aprovadas. Uma delas, proposta pelo vereador Breno Garibalde, determina a adição da palavra “termo” durante a apresentação da anotação, registros ou termos de responsabilidade técnica de elaboração do projeto arquitetônico e de execução da obra. 

Já o vereador Isac Silveira propôs uma emenda que transforma o parágrafo único do art. 15, por meio da alteração de redação, e determina que após três anos da vigência desta lei complementar, a auditoria prevista será realizada exclusivamente por servidor público do quadro efetivo. O vereador Isac Silveira destacou que essa emenda permite “independência para fazer o que é certo para o povo de Aracaju”. 

Entenda o que mudou com a emenda substitutiva  

A emenda substitutiva ao Projeto de Lei Complementar nº 20/2023 trouxe algumas mudanças consideráveis em relação ao projeto original. A principal delas diz respeito aos casos em que era permitido solicitar o autolicenciamento, que foi modificado de dezoito para quatro. Além disso, foi adicionado que ficam excluídos do licenciamento autodeclaratório os processos que incidam em áreas ou imóveis declarados como Patrimônio Histórico Material, inscritos em livros de tombo e/ou declarados de interesse pelo poder público federal, estadual ou municipal, ou por força de legislação específica. 

Além disso, o município realizará auditoria nos processos de licenciamento urbanístico abrangidos pelo sistema autodeclaratório a fim de verificar a legalidade da documentação enviada, o atendimento à legislação e normas vigentes, bem como a fiel execução da obra em relação ao projeto apresentado para licenciamento das obras. Essa auditoria será feita integralmente, o que também representa uma mudança ao projeto inicial. 

Outra mudança é que o projeto, apesar de prever a boa-fé do proprietário e responsáveis técnicos pela declaração, adiciona que, no caso de pessoa jurídica, os sócios administradores serão responsabilizados pelos atos ilícitos praticados. 

Sobre o projeto de lei complementar  

O PLC nº 20/2023, após os ajustes propostos pelos vereadores e a sociedade civil, cria o Licenciamento Autodeclaratório, que compreende a modalidade de licenciamento que realiza a liberação de documentos necessários ao licenciamento urbanístico de edificações por meio da assunção de declaração de responsabilidade realizada pelo proprietário e responsáveis técnicos.  

Nesta modalidade, será observada a presunção de boa-fé do proprietário e responsáveis técnicos, a qual será acompanhada de declaração de entendimento de que a falsidade de qualquer informação prestada acarreta automaticamente em crime de falsidade ideológica. Com a emenda substitutiva, somente em quatro casos é possível realizar o autolicenciamento: o Alvará de Construção Uniresidencial até 2 pavimentos; Autorização de Reparos Gerais; Certidão de Laudo de Vistoria; e Declaração de Conclusão de Reparos Gerais. 

Além disso, fica criado o Cadastro Técnico Municipal para profissionais arquitetos, engenheiros e técnicos em edificação, que habilita o profissional técnico para atuar e representar os interesses do requerente nos processos administrativos integrantes do sistema autodeclaratório. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos: requerimento subscrito pelo interessado contendo nome, número de registro, número de CPF ou CNPJ, e-mail, endereço e telefone, e certidão de registro no conselho competente. 

É obrigatório o cadastro do(s) profissional(is) responsável(is) pelo projeto e pela execução da obra no Cadastro Técnico Municipal para o licenciamento urbanístico autodeclaratório. 

O licenciamento das obras que se enquadrem no sistema autodeclaratório não será precedido de análise técnica realizada pelo município quanto ao projeto arquitetônico apresentado, sendo o atendimento à legislação e normas vigentes, assim como as informações contidas no projeto arquitetônico e na documentação, de responsabilidade exclusiva do profissional responsável técnico pelo projeto arquitetônico e do profissional responsável técnico pela execução. Esse licenciamento terá validade de um ano, e com o fim do prazo, é necessário solicitar a renovação do alvará de construção. 

Além disso, o município realizará auditoria nos processos de licenciamento urbanístico abrangidos pelo sistema autodeclaratório a fim de verificar a legalidade da documentação enviada, o atendimento à legislação e normas vigentes, bem como a fiel execução da obra em relação ao projeto apresentado para licenciamento das obras. 

Aprovado PL de autoria do vereador Sargento Byron que promove atividades esportivas, de lazer e culturais nas escolas de Aracaju

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 13h46, última modificação 04/11/2024 17h20
Aprovado PL de autoria do vereador Sargento Byron que promove atividades esportivas, de lazer e culturais nas escolas de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Com o intuito de promover e impulsionar as atividades esportivas, de lazer e culturais para a sociedade aracajuana, aos finais de semana e feriados, nas escolas municipais, o Projeto de Lei 413/2023, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  

O parlamentar, que fomenta o esporte e a inclusão social por meio do seu mandato, apresentou na Casa os pontos trazidos no texto da propositura: "O Projeto de Lei institui o 'Programa Vem pra Quadra!', o qual desenha que, mediante solicitação prévia e disponibilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP) e a Comunidade Escolar, serão promovidas atividades esportivas e de lazer aos finais de semana e feriados, com horário preestabelecido das 9h às 17h, nas quadras das escolas públicas de Aracaju. Das atividades a serem realizadas através do programa, citamos capoeira, futsal, teatro, vôlei, xadrez, artes marciais, artesanato, zumba (dança), skate, hip hop, basquete e handebol”.  

No tocante às práticas adaptadas e inclusivas, o vereador também pontuou o voleibol sentado, parabadminton, futebol adaptado, assim como basquete adaptado (em cadeira de rodas) e bocha. "Ao idealizar o projeto, meu maior objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade integrada, inclusiva e transformadora junto ao ambiente escolar. Será através de normas legais e regulamentares, com o apoio e o estabelecimento de parcerias e convênios com os diversos segmentos sociais, como organizações não governamentais, associações, empresas públicas e privadas, que estaremos promovendo saúde, cidadania, educação e integração, possibilitando não só aos estudantes, mas também aos professores, artistas e cidadãos civis o sentimento de pertencimento em uma comunidade, em uma rede de atuação. Agradeço aos amigos vereadores por abraçarem a ideia e aprovarem mais este projeto em prol do povo aracajuano!", afirmou.  

O vereador também ressaltou que a manutenção do Programa 'Vem pra Quadra!' irá necessitar da criação de uma comissão, formada por alunos, professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, que estimulará a participação de todos no projeto. Byron ainda sinalizou que esteve em reunião com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, para diálogo acerca do PL que, agora, aguarda sanção do Poder Executivo. 

Câmara Municipal de Aracaju aprova 22 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira, 27

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 27/06/2024 15h20, última modificação 21/11/2024 09h45
Ainda foi realizada Sessão Extraordinária na qual foram apreciados quatro Projetos de Lei e um de Resolução
Câmara Municipal de Aracaju aprova 22 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira, 27

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciou 22 proposituras na 51ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 27. Desse total, um Projeto de Lei em segunda discussão, onze em primeira discussão, nove Requerimentos e um Projeto de Lei Complementar foram analisados. 

Aprovado em 2ª Discussão 

O PL nº 41/2022, de autoria do ex-vereador Fábio Meireles, estabelece no calendário municipal de Aracaju o dia 15 de junho como dia de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A data é fixada como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa desde 2006. 

Aprovados em 1ª Discussão 

Foi votado e aprovado em caráter de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 20/2023, do executivo municipal, que institui o licenciamento autodeclaratório no âmbito do município de Aracaju. O projeto possibilita a declaração de responsabilidade pelo responsável técnico e pelo proprietário do imóvel, dispensando a análise dos técnicos da Emurb com o intuito de proporcionar maior agilidade na obtenção da certificação, que poderá acontecer em 24h. Atualmente, o prazo para receber a licença é de 30 dias. 

O PL nº 251/2023, cuja propositura é do vereador Breno Gabiralde (Rede), dispõe sobre a regulamentação do uso sustentável de madeira nativa no âmbito do município de Aracaju. O PL nº 297/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), dispõe sobre a vermifugação dos animais na campanha de vacinação da raiva. 

O PL nº 403/2023, proposto pelo Vereador Isac Silveira (União Brasil), regulamenta a obrigatoriedade da inclusão do curso de Manobra de Heimlich no pré-natal das gestantes da rede hospitalar pública e privada. A lei visa garantir a segurança das gestantes e de seus filhos durante o pré-natal e o parto, garantindo que as mães sejam preparadas para lidar com situações de engasgamento em crianças. 

O texto da lei diz que “a inclusão da Manobra de Heimlich como parte dos cuidados de pré-natal é uma medida preventiva importante que pode salvar vidas e proporcionar mais tranquilidade às futuras mães. Além disso, a capacitação de gestantes e genitores na Manobra de Heimlich promove a conscientização sobre medidas de segurança em casos de emergência, ajudando a evitar acidentes graves”. 

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) apresentou o PL nº 429/2023, o qual determina que os hospitais, clínicas e postos de saúde que compõem a rede pública municipal de saúde de Aracaju comuniquem formalmente ao Ministério Público casos de vestígios de maus-tratos contra a pessoa com deficiência. Na comunicação ao Ministério Público deverão constar os seguintes dados: nome completo da vítima atendida, identificação do acompanhante da vítima e cópia detalhada do boletim médico. A lei enquadra como pessoa com deficiência quem se encaixar no artigo 2° do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. 

O PL nº 443/2023, de autoria do vereador Camilo Daniel (PT), cria o Programa Municipal de Agricultura Urbana no âmbito do município de Aracaju. O Programa de Agricultura Urbana do Município de Aracaju priorizará o acesso da população a alimentos saudáveis e de baixo custo, oriundos da agricultura urbana de base agroecológica; incentivo ao cultivo de hortas urbanas em espaços públicos, comunitários ou residenciais como quintais, terraços, telhados, sacadas, escolas, creches, centros de saúde, centros de assistência social, entre outros.   

Em defesa do projeto, o vereador Camilo Daniel argumentou que “Nós temos várias experiências de agricultura urbana em nossa cidade. Onde antes era a ocupação das Mangabeiras, havia até experiências de piscicultura. Se você vai no quintal de nosso povo mais pobre, tem inclusive muitas ervas medicinais. São ações que ocorrem individualmente, que felizmente temos algumas experiências coletivas que acontecem. Institucionalizar a agricultura urbana como uma política municipal é fundamental para dar luz e voz a uma ação que existe e resiste, como o projeto Cultivando Cidadania da Prefeitura de Aracaju. A importância disso para a cidade é que começamos a discutir também a geração de renda”, afirmou o vereador.    

Requerimentos Aprovados 

O Requerimento n° 4/2024, cuja iniciativa é do vereador Elber Batalha (PSB), propôs a realização de Audiência Pública no dia 12 de agosto de 2024, às 14h, para discutir os cinco anos da Lei Municipal nº 5.178/2019, que dispõe sobre o dia municipal de defesa das prerrogativas da advocacia. 

O Requerimento n° 260/2024, de autoria de Isac Silveira (União Brasil), solicita informações ao Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Halisson Souza, acerca do quantitativo de servidores públicos municipais que entraram em inatividade nos últimos 10 anos em razão de aposentadoria e falecimento. 

Sessão Extraordinária 

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), convocou, ao final da votação da pauta da Sessão Ordinária, a realização de Sessão Extraordinária para apreciação dos Projetos de Lei nº 130/2024, 131/2024 e 132/2024, que tratam respectivamente do reajuste e estabelecimento de subsídio para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Aracaju, da fixação do subsídio dos vereadores de Aracaju para o exercício 2025/2028 e dos secretários municipais. As proposituras foram analisadas e aprovadas em primeira, segunda discussão e redação final.   

Na Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 20/2023 voltou à pauta. Na ocasião, foi apreciado pelos vereadores um substitutivo enviado pelo poder executivo, contendo emendas propostas pelos vereadores ao texto original. O substitutivo também foi aprovado em 2ª discussão e redação final. 

O presidente da CMA destacou que a votação dos PLs acerca do reajuste de subsídios cumpre o que estabelece a Constituição Federal, devendo ser votado até 90 dias antes do pleito eleitoral. Os valores foram reajustados em 4%, mesmo percentual concedido pelo executivo municipal aos servidores de Aracaju.  

“Todo final de legislatura temos que fixar o subsídio do prefeito e dos vereadores para a próxima legislatura. Mantendo a nossa coerência de sempre, não temos nada a esconder da sociedade; os 4% que foram concedidos ao funcionalismo público serão repassados aos vereadores a partir de janeiro de 2025. Então, não é nada para os que estão aqui. É para os próximos vereadores, prefeito, secretariado e vice-prefeito. Não estamos legislando em causa própria. Estamos repassando para a próxima legislatura, que irá ficar os próximos quatro anos”, declarou Ricardo Vasconcelos.  

O vereador Elber Batalha (PSB) reforçou que o reajuste é uma imposição legal da Constituição Federal. “O que se está fazendo aqui é cumprir o ditame constitucional. A Constituição prevê que até o dia 30 de junho do ano das eleições sejam fixados os subsídios dos vereadores, do próximo prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Na verdade, se fossemos aplicar as regras parametrizadas que a Constituição estipula para municípios do porte de Aracaju, esse reajuste poderia chegar até 19%. Por coerência, com muito debate, atendendo a sugestão da vereadora Sônia Meire e de tantos outros colegas que assim se posicionaram, a mesa diretora da Câmara entendeu por bem parametrizar para a próxima legislatura o mesmo percentual de reajuste que votamos na semana passada para os servidores públicos do município de Aracaju”, disse Elber.     

A vereadora Sônia Meire (PSOL) justificou a apreciação dos PLs pela Câmara Municipal de Aracaju. “Quero dizer a toda população aracajuana que nós temos o dever de cumprir o que está previsto na Constituição Federal, que são os reajustes para prefeito, secretários, vice-prefeitos e vereadores e vereadoras da Câmara Municipal. Existem índices colocados pela Constituição que devem ser respeitados, como o valor de até 75% do que recebe um deputado estadual. Neste caso, o estudo apontava que poderíamos ter para a Câmara Municipal um reajuste de até 19% dentro da lei. Nós apresentamos uma contraproposta baseada no que vem sendo discutido, tomando por base o reajuste do índice inflacionário dos servidores públicos municipais. É com base em uma simetria entre aquilo que os trabalhadores, os servidores públicos receberam de reajuste que estamos fazendo uma proposta para 2025 de um reajuste máximo de 4%”, afirmou Sônia Meire. 

Adendo 

O subsídio dos vereadores foi reajustado em 4,5%, na legislatura de 2025/2028. Dessa forma, segundo a lei nº 5.995, de 23 de julho de 2024, o subsídio altera-se de R$ 21.880,54 para R$ 22.865,16. O percentual de 4,5% justifica-se por conta que em abril de 2024, o projeto de lei nº 85/2024, estabeleceu o reajuste salarial de 4,5% para os servidores do Legislativo Municipal.

 

* A matéria foi alterada em 19/11/2024 para acréscimo de informações. 

Vereador Sargento Byron reforça necessidade de recursos para a reforma de pista de skate

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 17h05, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Sargento Byron reforça necessidade de recursos para a reforma de pista de skate

Foto: Gilton Rosas

Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 27, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) levou ao plenário, mais uma vez, a condição da pista de skate 'Cara de Sapo', localizada na Orla de Atalaia.  

"Ao longo deste mês, venho reforçando a urgência de promovermos uma reforma na pista de skate, nas imediações de onde está sendo realizado o Arraiá do Povo. Agradeço, mais uma vez, a receptividade do secretário Cleon e do presidente da Funcap, Gustavo Paixão, por se colocarem à disposição da problemática. Mas, meu papel enquanto representante do povo é seguir fortalecendo estratégias que viabilizem esta reforma e possíveis melhorias no espaço. Por isso, gostaria de pedir aos senhores espaço para esta pauta aqui dentro, para buscarmos recursos que venham viabilizar esta obra, melhorando nossa cidade de maneira geral, pois estamos falando de um local também turístico", pontuou o parlamentar.  

O vereador Fabiano Oliveira, que integra a Frente Parlamentar do Turismo junto com o vereador Byron, se colocou à disposição para as articulações. "Agradeço ao amigo Fabiano por sempre se somar às demandas que impulsionam o turismo em nossa capital, e me comprometo, junto ao MDB, a buscar tratativas para esses recursos, pois há muito tempo nossa pista de skate carece de melhorias. Essas melhorias vão além da estrutura, sendo uma forma de prevenção de acidentes, de fomento do esporte, da inclusão e da cidadania", explicou Byron, enfatizando ainda a necessidade de que sejam criadas associações para a preservação e manutenção desses espaços.  

"A gente cobra melhorias, trabalha por essas realizações, mas também sabe que existe responsabilidade por parte de quem faz uso. Isso precisa se tornar pauta. Não adianta o Poder Público reformar, investir, e não termos pessoas que abracem a responsabilidade a partir dos direitos e deveres. Conto com todos vocês para fazer esta pauta ganhar força!", concluiu.

De autoria de Fabiano Oliveira, Sarah Tarsila Andreozzi recebe Título de Cidadania Aracajuana

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/06/2024 09h30, última modificação 04/11/2024 17h20
De autoria de Fabiano Oliveira, Sarah Tarsila Andreozzi recebe Título de Cidadania Aracajuana

Foto: China Tom

O vereador Fabiano Oliveira (PP) entregou na tarde desta quinta-feira, 27, o Título de Cidadania Aracajuana à secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo Andreozzi. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju e contou com a presença do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, do governador Fábio Mitidieri, de secretários de Estado, familiares e amigos da homenageada.

Durante o discurso, Fabiano destacou a alegria em conceder a cidadania aracajuana para a secretária, que também é a sua conterrânea de Brasília.

“Senhor Presidente, nobres colegas, é justamente para reconhecer e homenagear essa trajetória brilhante e os inúmeros serviços prestados por Sarah Tarsila Araújo Andreozzi ao nosso estado e ao nosso país, que hoje, nesta Casa, estamos entregando o título de cidadania aracajuana. E como eu não acredito em coincidências, quando fui buscar saber mais sobre a homenageada, descobri que somos conterrâneos do Guará, no Distrito Federal. Que alegria ser o autor da propositura que torna Sarah Tarsila a mais nova cidadã aracajuana”, comemorou.

“Que essa honraria sirva como um significativo reconhecimento da gratidão de Aracaju por tudo o que Sarah fez e continua fazendo por nossa terra e nosso povo”, finalizou.

Sobre a homenageada

Sarah Tarsila Araújo Andreozzi nasceu em Brasília no dia 14 de julho de 1984. Estudou Ciências Econômicas na Universidade de Brasília (UnB) e, durante esse tempo, foi vice-presidente da Federação Brasileira de Empresas Juniores e presidente da Federação de Empresas Juniores do Distrito Federal. Ainda durante a faculdade, também foi diretora do Centro Acadêmico de Economia. Passou em concurso para economista da Universidade de Brasília e, em seguida, para auditora do Tesouro Nacional. Na Secretaria do Tesouro Nacional, atuou como assessora, gerente e coordenadora de estados e municípios. Posteriormente, assumiu a posição de Presidente do Conselho do Regime de Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. Durante esse período, também atuou, cumulativamente, como Conselheira do Ceasa Minas e da Caixa Econômica Federal. Em 2023, assumiu a Secretaria de Fazenda do Estado de Sergipe, na qual está até o momento.  

Sheyla acompanha obra do Hospital do Câncer e pede celeridade na climatização

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/06/2024 10h29, última modificação 04/11/2024 17h20
Sheyla acompanha obra do Hospital do Câncer e pede celeridade na climatização

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (UB) fez esta semana uma nova visita de acompanhamento às obras do Hospital do Câncer de Sergipe. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a parlamentar cobrou a aquisição dos equipamentos de climatização, cuja demora está impactando no avanço dos trabalhos, segundo a empresa responsável pela construção.


Galba exibiu fotos que mostram a parte estrutural da obra já na fase de acabamentos  e também de uma das enfermarias onde a tubulação para os equipamentos de refrigeração já foi construída há cerca de nove meses.


“A obra está avançando, mas não com a celeridade de meses atrás, justamente porque, desde setembro, a estrutura da climatização aguarda a chegada dos equipamentos que ainda não teriam sido comprados. O governador Fábio Mitidieri está empenhado na construção desse hospital e, por isso, peço a sensibilidade dele para entender o que está acontecendo e viabilizar a compra dos equipamentos que faltam”, afirmou Sheyla Galba.


A vereadora lembrou que o prazo para entrega da unidade especializada já foi aditivado para dezembro de 2025 e ressaltou a importância dela para a sociedade sergipana, uma vez que vai não apenas melhorar a assistência oncológica, mas ampliar a capacidade de atendimentos da rede pública.


“Estou há 26 meses acompanhando essa obra. Não sou fiscal de obra, mas sou fiscal do povo, e como paciente oncológica sei que esse Hospital é a esperança para os pacientes oncológicos não apenas de Sergipe, mas também de outras regiões”, declarou.

São Pedro Pescador, padroeiro do Bairro Industrial e protetor dos pescadores da comunidade “Prainha”

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 28/06/2024 14h15, última modificação 04/11/2024 17h20
Comunidade de pescadores habita o local há mais de 40 anos e encontra no rio Sergipe o sustento das famílias
São Pedro Pescador, padroeiro do Bairro Industrial e protetor dos pescadores da comunidade “Prainha”

Ivo Jeremias

O 29 de junho, Dia de São Pedro, é uma das datas mais festejadas no calendário junino em todo o Nordeste. Em Aracaju, não é diferente. No Bairro Industrial, em particular, ao Santo é reservado um apreço distinto. É lá que se encontra a "Paróquia São Pedro Pescador", padroeiro do bairro e dos pescadores. Pedro, um dos 12 apóstolos, é personagem central da famosa passagem bíblica em que Cristo pede a ele que lance novamente a rede de pesca ao mar, após um dia pouco produtivo. Quando o pescador finalmente obedece, encontra dificuldade para recolher a rede de volta ao barco devido à quantidade de peixe apanhada. 

A escolha de São Pedro como padroeiro do bairro não foi por acaso. De acordo com o pesquisador Jorge Edson dos Santos, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no artigo "De Maçaranduba ao Bairro Industrial: a produção do espaço urbano e a luta pelo reconhecimento da comunidade tradicional da Prainha", o Bairro Industrial abriga uma das mais antigas e tradicionais comunidades de pescadores em Aracaju. 

"O bairro se limita a leste com o Rio Sergipe, a oeste com o bairro Santo Antônio, ao norte com o bairro Porto Dantas e ao sul com o Centro", escreve o pesquisador. Segundo Jorge Edson, o trecho do rio Sergipe que passa pelo Bairro Industrial possui uma pequena vila que conta com a infraestrutura de dois estaleiros. "Espremidos ao fundo de uma garagem de uma empresa de transportes se encontra uma pequena comunidade composta por vinte e quatro famílias, sendo que dezesseis são cadastradas e registradas na colônia de pescadores Z-141. Esses pescadores(as)/marisqueiras vivem e fazem parte da cultura do Bairro Industrial há mais de 40 anos e são dependentes da pesca ribeirinha/artesanal ou vinculados diretamente às atividades correlacionadas, como o beneficiamento e tratamento de pescados...", diz Jorge Edson no referido artigo. 

Paróquia São Pedro Pescador 

A Paróquia São Pedro Pescador está localizada na Avenida João Rodrigues, no Bairro Industrial. Em 2024, completou 43 anos de instalação canônica. Ela foi inaugurada em 14 de março de 1981 pelo então Arcebispo de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte. No entanto, a comunidade religiosa existe desde a década de 70. Os frades da Colina do Santo Antônio, a exemplo do Frei Antônio Gois, assistiam a população da localidade. Falecido recentemente, já próximo do centenário de nascimento, o Frei teve papel de destaque na criação da paróquia. Neste mês de junho, vários eventos estão sendo realizados no local. 

As celebrações tiveram início no último dia 21 de junho, na Paróquia São Pedro Pescador, com a realização de uma novena e prosseguem todos os dias até o dia 30, com missas, procissões, quermesses e apresentações culturais, como a feita pela quadrilha junina Século XX, atual campeã do concurso da Rua São João. Neste ano, os fiéis e devotos irão meditar sobre o tema "São Pedro Pescador, no Ano da Oração, ensina-nos a ser peregrinos da esperança". 

Desde 4 de setembro de 2019, o padre Anderson Gomes está à frente da Paróquia São Pedro Pescador. Ele conta que as características culturais e sociais da comunidade do Bairro Industrial foram determinantes na escolha do local para instalação da paróquia e até na escolha do nome. 

“Esse título de São Pedro Pescador é justamente por conta da característica do Bairro Industrial e pelo fato de a paróquia estar às margens do rio Sergipe”, afirma o padre Anderson. “A colônia de pescadores, que sempre existiu aqui por conta do rio Sergipe e da prainha do Bairro Industrial, influenciou inclusive no título. No livro de tombo, que registra a história da paróquia, as celebrações não eram no mês de junho, e sim no mês de fevereiro, quando se comemora a cátedra de São Pedro, uma data litúrgica que a igreja celebra em 22 de fevereiro. Depois de criada a paróquia, o padre Inaldo César, que foi o primeiro pároco, e o cônego Raimundo Cruz observaram o perfil cultural da comunidade de pescadores e transferiram a festa para junho, mês em que há a possibilidade de celebrar São Pedro e São Paulo, os santos que concluem esse ciclo junino”, complementa. 

Pescadores da Prainha do Bairro Industrial 

Às margens do Rio Sergipe, na Orlinha do Bairro Industrial, o pescador José Ginaldo Bispo dos Santos se reúne com um grupo de amigos - também pescadores - e discutem assuntos do cotidiano enquanto redes e canoas de pesca, atracadas por cordas em tocos de madeira, aguardam o retorno de seus donos ao trabalho.   

O pescador José Ginaldo, que diz ser mais conhecido como Nado, trabalha com a pesca há 40 anos no Rio Sergipe e faz parte da colônia de pescadores do Bairro Industrial. Ele relata tempos difíceis para os que vivem da pesca naquela região e devota a São Pedro a esperança de um futuro melhor. “Pedimos sempre a ele que nos ajude a pegar o peixe, a ter saúde. A vida de pescador é sofrida. O peixe tem diminuído com o passar dos anos. A população cresceu, o desemprego também, e com isso apareceu muito pescador. O número de pescadores triplicou e a quantidade de peixe acabou diminuindo”, declarou José Ginaldo. “Sempre que tem procissão aqui no Bairro Industrial participamos. Alguns pescadores soltam fogos, apesar de muitos não terem condições financeiras de comprar fogos, fazem um esforço. A fé em São Pedro é forte, é o nosso padroeiro que sempre nos traz uma esperança”, afirmou o pescador. 

São Pedro e o exemplo para os dias atuais 

O padre Anderson destaca o legado e a mensagem que São Pedro deixou para os fiéis e o trabalho desenvolvido pela paróquia com a população mais carente, por meio de ações como a “Sopa Solidária” e o projeto “Banho para Todos”, que atendem pessoas em situação de rua. 

“A humanidade precisa redescobrir o valor da fraternidade. Respeitar a diversidade, respeitar as pessoas em sua dignidade humana. Olhar para Pedro apóstolo, Pedro pescador, remonta nossa história. A história de nossa família, de nossos pais, das pessoas humildes, operários, pessoas comuns. Precisamos redescobrir o valor da família. O mundo está passando por várias tempestades, crises de democracia, de relações humanas, de tantos extremismos. Podemos ser capazes de saber tudo, dominar várias teorias, mas se não formos capazes de entender a alma humana não teremos feito nada no mundo. A grande mensagem de São Pedro como apóstolo e pescador é a redescoberta da fraternidade e do respeito”, concluiu o padre Anderson. 

 

Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Agência CMA — publicado 28/06/2024 14h23, última modificação 04/11/2024 17h20
Os eventos acontecem de 01 a 05 de julho.
Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), diversas atividades são desempenhadas além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA, há um banner na lateral da página onde você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana. 

Segunda-feira (01/07) 

A semana inicia com a realização de uma Audiência Pública, às 9h, no plenário da CMA, com o tema: "Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA, para o Exercício de 2025". A autoria é da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tomadas de Contas da Casa Legislativa. 

No período da tarde, às 16h, o cronista esportivo Adel Riquison Ribeiro Nunes receberá o título de cidadão aracajuano. A autoria da iniciativa é do vereador Isac Silveira (União Brasil). 

Quarta-feira (03/07) 

No turno da tarde, às 16h, será concedido o título de cidadania aracajuana ao escritor José Lindomar Rezende, conhecido como Poeta Omar Rezende. A autoria é do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos). 

Sexta-feira (05/07) 

No turno da tarde, às 15h, será concedido o título de cidadania aracajuana a Aline de Siqueira Alves Lopes, Elizano Santos de Assis e José Helton Silva Monteiro. A autoria é da vereadora Sônia Meire (PSOL). 

Sargento Byron dialoga com secretário municipal da Educação sobre Programa 'Vem pra Quadra!’ e demandas da educação inclusiva

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/06/2024 13h40, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron dialoga com secretário municipal da Educação sobre Programa 'Vem pra Quadra!’ e demandas da educação inclusiva

Foto: Ascom da Semed

Após a aprovação do Projeto de Lei 413/2024, que institui o 'Programa Vem pra Quadra!' no município de Aracaju, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) reuniu-se com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, para discutir as atividades a serem realizadas nas quadras das escolas do município, com a sanção da propositura, bem como para abordar a educação inclusiva ofertada à sociedade aracajuana.  

"O secretário e professor Ricardo Abreu se mostra sempre receptivo às demandas do Poder Legislativo e, hoje, fiquei muito feliz com as notícias aqui recebidas. Agradeço à Secretaria Municipal da Educação pelo apoio já sinalizado nesta conversa, bem como pela escuta ativa diante das necessidades e urgências da população no tocante à educação para todos", destacou o vereador Byron.  

O Projeto de Lei que institui o 'Programa Vem pra Quadra!' visa, a partir da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP) e a Comunidade Escolar, promover atividades esportivas e de lazer aos finais de semana e feriados, com horário preestabelecido das 9h às 17h, nas quadras das escolas públicas de Aracaju. As atividades a serem realizadas através do programa incluem capoeira, futsal, teatro, vôlei, xadrez, artes marciais, artesanato, zumba (dança), skate, hip hop, basquete e handebol.  

O secretário Ricardo Abreu aproveitou a ocasião para sinalizar que a gestão municipal está de portas abertas para sugestões e estratégias que venham a somar à sociedade por meio do ambiente escolar. “Nossa gestão sempre visa colocar a estrutura, o espaço das nossas escolas à disposição das comunidades, e ver a iniciativa do vereador Sargento Byron nos mostra o quanto o Poder Executivo e o Poder Legislativo podem e devem atuar em coletivo. Dentre os assuntos conversados, gostaria de reforçar o nosso desejo de ter em Aracaju um Centro de Referência da Educação Especial e do Atendimento Psicossocial. Por isso, já faz parte do nosso escopo de trabalho a busca por uma estrutura que atenda aos critérios pedagógicos e estruturais desta temática. Em breve, o prefeito Edvaldo Nogueira terá novidades para a nossa sociedade. Seguiremos avançando e agradecendo por essas contribuições", declarou Ricardo Abreu. 

Câmara de Vereadores realizará Audiência Pública para discutir a LDO

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/06/2024 14h34, última modificação 04/11/2024 17h20
A audiência inicia às 09h e é de autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas
Câmara de Vereadores realizará Audiência Pública para discutir a LDO

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (01/07), a Câmara de Vereadores de Aracaju realizará uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as ações para a Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2025. A audiência terá início às 09h e é de autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.  

O presidente da Comissão, Breno Garibalde, reforçou a importância da participação da população nessa audiência. “Essa é uma das leis mais importantes que votamos na Casa, pois é ela que vai trazer as diretrizes para os próximos anos, assim como para o que será aprovado na LOA. É muito importante que as pessoas participem, trazendo suas contribuições, pois queremos fazer essa construção de forma coletiva”, pontuou.  

Para quem não puder comparecer presencialmente, é possível acompanhar as discussões pela TV Câmara, no canal 5.3, ou pelo YouTube.  

Sobre a LDO 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende o modelo orçamentário brasileiro, que é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). 

No caso da LDO, uma das principais funções é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no Plano Plurianual (PPA). Também é papel da LDO proporcionar um ajuste nas ações governamentais e selecionar, dentre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente. 

SERVIÇO 

Audiência pública para discutir a LDO e as ações para a LOA em Aracaju 

Quando: 01/07, às 09h 

Local: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju 

Gratuito 

 

Fogos de artifício: “É possível preservar tradições sem prejudicar vidas”, afirma Breno Garibalde

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/06/2024 15h05, última modificação 04/11/2024 17h20
Fogos de artifício: “É possível preservar tradições sem prejudicar vidas”, afirma Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Na sexta-feira, 28, foi realizada na Câmara de Aracaju uma Audiência Pública, de autoria do vereador Breno Garibalde, para abrir o debate sobre o Projeto de Lei 135/2023, que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido. Com o tema “Fogos Sem Barulho, Já”, a audiência contou com a presença de representantes de entidades defensoras de pessoas com autismo, da causa animal, dos comerciantes de fogos de artifício em Aracaju e demais setores da sociedade.  

“Esse projeto foi protocolado em 2023 e é muito importante trazer esse assunto à tona, ampliar o debate para que todas as camadas da população afetadas por essa situação sejam ouvidas e possam opinar na construção desse projeto de lei”, afirmou o vereador.  

Para Breno, é possível preservar a tradição da soltura de fogos sem prejudicar tantas pessoas. “Recebo inúmeros relatos e registros de pessoas e animais que são afetados com a soltura de fogos com estampido, e é um problema que precisa ser solucionado urgente! Estou muito esperançoso pela aprovação desse PL, e essa audiência está sendo realizada para ouvir a população e compor esse projeto a muitas mãos”, concluiu o parlamentar.  

A coordenadora da ONG Movimento Envolver-se, Suzilane Menezes, é uma mulher com espectro autista, mãe de uma adolescente com autismo e defende a aprovação do projeto de lei.  

“Tenho autismo há 47 anos, e a questão do uso dos fogos de artifício para mim é um problema muito grande, porque me faz ficar trancada em casa. Há muitos anos não sei o que é brincar no São João nem no São Pedro, por conta do uso desses fogos. Sou estudante de química e tenho conhecimento de que é possível fabricar fogos sem estampido. É necessário chegar a uma solução que seja favorável para todos, tanto os afetados por essa situação quanto os fogueteiros”, declarou Suzilane.  

Para a representante do Projeto Acolher, entidade defensora dos animais, Sandra Oliveira, a proibição do uso de fogos de artifício com estampido é a solução para salvar a vida de muitos animais. “Festa boa é aquela em que todos possam participar. A inclusão é necessária. Os fogueteiros têm que vender seus produtos, mas eu, enquanto protetora dos animais e tia de um autista, também quero que o direito de meu sobrinho e de tantas outras pessoas e animais seja garantido, para que eles possam participar da festa e não fiquem trancados com medo dos fogos. Então, eu torço muito pela aprovação desse projeto”, afirmou Sandra. 

Ricardo Marques dá voz aos moradores tradicionais do Mosqueiro na luta pela preservação do Rio Vaza Barris

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/06/2024 15h40, última modificação 04/11/2024 17h20
Ricardo Marques dá voz aos moradores tradicionais do Mosqueiro na luta pela preservação do Rio Vaza Barris

Foto: Fredson Navarro

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) tem se dedicado em buscar informações sobre a obra de drenagem para o canal da Zona de Expansão de Aracaju, próximo à margem do Rio Vaza Barris, no Bairro Mosqueiro. Ele tem sido procurado por marisqueiras e pescadores que estão preocupados com o que vai acontecer.   

"Estão preocupados com os impactos que a obra venha trazer, principalmente com uma possível poluição do Rio Vaza Barris, que é fonte de sustento de marisqueiras e pescadores da comunidade. Como vereador, estou dando voz aos moradores que disseram que não foram ouvidos pela prefeitura de Aracaju", disse Ricardo Marques.  

O vereador esteve várias vezes na comunidade Malvina, no Mosqueiro, e também participou de uma manifestação que reuniu dezenas de pessoas, movimentos sociais e professores da universidade federal, às margens do Vaza Barris.  

"Os moradores não são contra a obra, porém querem ser ouvidos pela prefeitura e pelos órgãos ambientais. Já levei o pedido de ajuda deles para a Câmara Municipal e estou solicitando à Prefeitura de Aracaju que, antes de continuar a obra do canal próximo ao Rio Vaza Barris, abra um canal de diálogo com os moradores, marisqueiras e pescadores daquela região", solicita Ricardo Marques. 

Vereadora Sonia Meire destaca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/06/2024 15h59, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereadora Sonia Meire destaca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Foto: Manuella Miranda

O dia 28 de junho é uma data para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A escolha da data se deve ao episódio histórico ocorrido em 1969, nos Estados Unidos, quando mulheres trans, gays, lésbicas e outros membros da comunidade se revoltaram contra a violência policial em Nova York, na famosa rebelião de Stonewall Inn. A vereadora Sônia Meire (Psol) destaca a importância de lutar e defender os direitos de todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuais, pansexuais e não-binárias. 

“A luta dessa comunidade é grande e acontece não só hoje, mas todos os dias em defesa de suas vidas. Nesta data, em especial, a população LGBTQIAPN+ vai às ruas para enfrentar todo o conservadorismo. Nós somos pela vida e contra a morte dessas pessoas que lutam contra a criminalização que elas sofrem, o desemprego e o preconceito. Estivemos nas ruas hoje porque a população precisa entender que temos que construir cada vez mais uma sociedade justa, de respeito e de amor ao próximo, porque foi isso, inclusive, que Jesus pregou”, disse a vereadora. 

Apesar de alguns avanços e espaços ocupados, o Nordeste brasileiro, onde vivemos, apresenta os maiores índices de violência contra essa comunidade. Segundo o Anuário Brasileiro da Violência de 2023, no crime de racismo por homofobia ou transfobia (quando estes crimes são registrados como racismo, por não haver legislação específica sobre o assunto no Brasil), o estado de Sergipe lidera. Os indicadores aumentaram 447,1% de 2021 para 2022, o maior crescimento percentual nacional. 

No início do mês, a vereadora Sônia Meire participou de um culto em uma igreja evangélica na capital, de acolhimento à população LGBTQIAPN+. “Eu fui convidada por eles e pude presenciar este momento especial de acolhimento a todas as pessoas da comunidade, que sofrem preconceitos todos os dias. Esse culto foi pela vida dessas pessoas que lutam tanto para permanecerem vivas. Eu tive a alegria desse convite e fiquei muito emocionada, porque a nossa luta será sempre em defesa do amor, contra o preconceito”, destacou Sônia Meire. 

Desde 2018, qualquer pessoa transgênero maior de 18 anos pode realizar o processo de retificação de nomes e documentos nos Cartórios de Registro Civil brasileiros, sem a necessidade de procedimento judicial ou comprovação de cirurgia de redesignação. Desde a permissão, o número de alterações cresceu quase 100%, e até 2023, somavam 13.444. O ano de 2023 foi o com mais retificações no país, com 4.156 atos. Essa é uma das vitórias da comunidade, mas ainda é pouco diante da falta de garantia de direitos. 

Na manhã desta sexta-feira (28), no Dia do Orgulho, a vereadora Sônia Meire foi ao calçadão da João Pessoa, no centro da cidade, para participar de um ato organizado pela mandata da deputada estadual Linda Brasil, em comemoração à data e para conversar com a população aracajuana sobre a importância de combater a homofobia, a violência e todo preconceito contra as pessoas LGBTQIAPN+. “Nós precisamos continuar resistindo contra todas as formas de preconceito. As pessoas têm o direito de ser quem são e de decidir sobre a sua vida. Viva a população LGBTQIAPN+, viva a vida e viva o amor”, finalizou a vereadora Sônia Meire. 

Além do dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, há outras datas significativas que marcam a luta e as conquistas da comunidade. Uma das mais importantes é o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, comemorado em 17 de maio, escolhido em memória do dia, em 1990, quando a homossexualidade foi removida da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, deixando de ser considerada um transtorno mental. Esses dias são fundamentais para a conscientização sobre os desafios enfrentados pela comunidade e para promover a igualdade de direitos. 

 

Pastor Diego entrega título de cidadão aracajuano ao Apóstolo Paulo e ao Pastor Adenilson

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 01/07/2024 09h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Pastor Diego entrega título de cidadão aracajuano ao Apóstolo Paulo e ao Pastor Adenilson

Foto: China Tom

Em uma tarde marcada por homenagens e reconhecimento, o Apóstolo Paulo Fonseca e o Pastor Adenilson do Espírito Santo receberam, na última sexta-feira, 28, o título de Cidadão Aracajuano. A honraria foi uma iniciativa do vereador Pastor Diego (União) e a cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e importantes figuras políticas, como a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Aracaju, Yandra Moura (União).

O parlamentar, responsável pela diligência, enfatizou a relevância de honrar líderes como Paulo e Adenilson, que, segundo ele, são exemplos de dedicação, integridade e liderança em suas respectivas áreas de atuação. “Essas homenagens são um reconhecimento do trabalho incansável e do impacto positivo que esses líderes têm em nossa comunidade”, afirmou.

Reconhecimento ao Apóstolo Paulo

O Apóstolo Paulo Fonseca, presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe (UMESE), é uma figura multifacetada conhecida por sua dedicação ao serviço religioso, educação teológica e promoção do bem-estar social. Natural de Campo do Brito – SE, possui uma carreira marcada por inúmeras contribuições ao campo da teologia, psicologia pastoral e psicanálise clínica. Ele tem atuado em diversas instituições, incluindo o Ministério do Exército e a Secretaria de Estado da Educação, Desporto e Lazer.

Seu envolvimento com organizações religiosas e sociais, como a Federação Brasileira dos Direitos Humanos (FBDH) e a Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL), reforça seu compromisso com os direitos humanos e a justiça social. Durante a cerimônia, o Apóstolo Paulo agradeceu emocionado pelo reconhecimento e destacou a importância do trabalho coletivo para o progresso da sociedade aracajuana.

“Ser recebido em Aracaju como aracajuano é a resposta de uma espera de mais de 35 anos. Nós precisamos entender que o Brasil marcha para uma novidade de vida, para um tempo novo e nós precisamos acordar. Quando olho para trás e vejo esses trinta e tantos anos que nós estamos vivendo aqui em Aracaju, sendo recebido agora como filho de Aracaju pergunto a mim mesmo o quanto nós estamos fazendo e podemos colaborar para transformar vidas”, declarou.

Contribuições do Pastor Adenilson

O Pastor Adenilson do Espírito Santo, por sua vez, tem uma trajetória notável de liderança religiosa e serviço público. Desde 1993, ele tem dedicado sua vida ao ministério religioso, desempenhando funções desde dirigente de congregações até pastor presidente em diversas cidades do nordeste brasileiro. Sua atuação se estende para além da esfera religiosa, com contribuições em conselhos sociais e na gestão de trânsito e transportes.

Ele tem desempenhado um papel crucial na segurança viária e na formulação de políticas públicas em Sergipe, além de ser um defensor ativo dos direitos da criança e do adolescente. Em seu discurso, ele ressaltou o valor da fé e do serviço comunitário na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“Estou com o coração palpitando porque ser um cidadão aracajuano. Vim de Campo do Brito ainda pequeno, aqui me casei, constituí família e sigo na missão de transformar vidas. A fé nos guiará por novos caminhos e ajudará mais pessoas a encontrarem, na Palavra de Deus, um novo sentido para suas vidas”, enfatizou.

A concessão do título de cidadão aracajuano ao Apóstolo Paulo Fonseca e ao Pastor Adenilson do Espírito Santo é um reconhecimento não apenas de suas contribuições individuais, mas também do papel fundamental que líderes religiosos desempenham na promoção da coesão social e do desenvolvimento comunitário. A homenagem simboliza o agradecimento de Aracaju a esses dois líderes por seu comprometimento com a cidade e com seus habitantes.

Forró Caju cumpriu seu papel mais uma vez, avalia Soneca

por Guilherme Fraga- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/07/2024 10h38, última modificação 04/11/2024 17h20
Forró Caju cumpriu seu papel mais uma vez, avalia Soneca

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Soneca (PSD) comemorou mais uma edição da festa junina e lembrou que destinou meio milhão de reais para o setor cultural da capital. “Tenho certeza que parte desta verba contribuiu para a realização do Forró Caju ao valorizar os músicos locais, uma vez que dos 126 artistas contratados, cerca de 80% foram de renome local”, informou o vereador.

O Forró Caju também representa uma injeção na economia da capital. Soneca destaca a oportunidade de trabalho para vendedores ambulantes dentro e fora do espaço da festa, bem como a criação de centenas de empregos diretos e indiretos durante o período junino.

“O setor de turismo também foi fortemente beneficiado, pois, com a excelente programação, os turistas foram atraídos para conhecer a festa”, acrescentou.

Prazo para população enviar emendas à LDO encerra nesta quarta-feira (03/07)

por Camila Gabrielle Oliveira de Farias publicado 01/07/2024 13h03, última modificação 04/11/2024 17h20
O prazo está aberto desde o dia 04 de junho
Prazo para população enviar emendas à LDO encerra nesta quarta-feira (03/07)

Foto: Reprodução

O prazo para a população enviar sugestões de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) encerra nesta quarta-feira (03/07), às 09h. As sugestões podem ser enviadas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfp552-Q39gIZpHA1RVd884d1v3NFXGmmfsVrod2pQTFh8kig/viewform?usp=send_form ou diretamente no site https://www.aracaju.se.leg.br/, na aba “Voz do Povo”. 


Entenda o que é a LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende o modelo orçamentário brasileiro, que é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). 

No caso da LDO, uma das principais funções é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no Plano Plurianual (PPA). Também é papel da LDO proporcionar um ajuste nas ações governamentais e selecionar, dentre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente. 

Câmara de Aracaju realiza Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

por Camila Farias e Ivo Jeremias — publicado 01/07/2024 14h26, última modificação 04/11/2024 17h20
A lei, de autoria do Poder Executivo, deve ser votada na Casa legislativa nos próximos dias
Câmara de Aracaju realiza Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (01/07), a Câmara Municipal de Aracaju, por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, realizou uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Estiveram presentes na audiência os vereadores Breno Garibalde (Rede), Sônia Meire (PSOL), Sgt. Byron – Estrela do Mar (MDB), Fabiano Oliveira (PP), Vinícius Porto (PDT), Eduardo Lima (Republicanos) e Elber Batalha (PSB). 

O presidente da Comissão de Finanças, o vereador Breno Garibalde (Rede), explicou que "é muito importante essa audiência pública para que possamos debater o orçamento com a sociedade. A Lei de Diretrizes Orçamentárias traz metas que devemos priorizar, em termos orçamentários, e por isso, é fundamental que a população atue amplamente. Isso garante que consigamos uma Lei Orçamentária Anual satisfatória para os aracajuanos", pontuou. 

Coordenador geral da SEPLOG realizou apresentação da LDO para 2025   

Além da presença dos vereadores, a audiência pública contou com a presença do coordenador geral de orçamento da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), José Leilton de Almeida, que realizou a apresentação estratégica da LDO em Aracaju. Segundo o coordenador, "a LDO se apresenta em um contexto de planejamento orçamentário. Enquanto o Plano Plurianual antecede o planejamento e está direcionado aos programas de ação continuada, a LDO prioriza o que o município vai executar no ano seguinte", reiterou. 

De acordo com a apresentação realizada por José Leilton, a LDO proposta pelo Poder Executivo prioriza os 27 projetos estratégicos, dentre eles: o aumento da cobertura da atenção primária, redução do tempo de espera de consultas especializadas e exames, diminuição da distorção idade-série, ampliação da oferta de vagas na rede pública municipal de ensino, plano municipal de proteção à primeira infância, construção de unidades habitacionais, implantação da avenida perimetral, licitação do transporte público, assim como a aprovação do novo plano diretor urbano de Aracaju. 

Ainda segundo o coordenador geral, há uma previsão de receitas correntes em 2025 de R$ 3,454 bilhões. As receitas correntes incluem receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, de serviços e outras provenientes de recursos financeiros recebidos do direito público ou privado. José Leilton também apontou que a previsão de reserva de contingência (emergencial) para 2025 é de R$ 31,180 milhões. Além disso, o valor disponível para emendas parlamentares impositivas tem previsão de chegar a R$ 71,3 milhões. Ao todo, o total geral de reservas é de pouco mais de R$ 203 milhões.  

O coordenador também explicou que há R$ 2,790 bilhões em despesas correntes previstas para 2025, incluindo despesas com pessoal, assim como juros e encargos da dívida. Sobre a dívida consolidada líquida, houve um aumento de dezembro de 2023 (R$ 739,1 milhões) para abril de 2024 (R$ 926,219 milhões). 

Vereadores comentam a LDO e as apresentações 

A vereadora Sônia Meire participou da audiência como 1ª secretária. Para ela, "as pessoas precisam assistir a essa audiência e enviar, para a Câmara, as propostas de orçamento para as emendas". 

Além disso, a vereadora destacou que "no Plano Plurianual, houve a falta de previsão para restaurantes populares, mesmo existindo problemas de insegurança alimentar em Aracaju. Tentamos aprovar em outras diretorias e não deu certo. Mas, agora é uma política do Governo Federal. Por isso, cabe a nós vereadores a criação de emendas. As pessoas precisam se sentir inseridas no orçamento", finalizou. 

Segundo o vereador Elber Batalha (PSB), quando se trata de leis orçamentárias, é necessário adotar um viés extremamente técnico. "Muitas vezes, vejo que nas emendas apresentadas se trazem emendas que não são pertinentes ao que se destina a LDO", pontuou Elber. "Esse ano se tornará diferenciado, ao mesmo tempo que a efervescência do debate político surge, é bom lembrar que vários membros desse parlamento são pré-candidatos e estarão construindo um orçamento que possivelmente será gerido por eles, caso tenham êxito", concluiu. 

Outros representantes do poder público também participaram da audiência 

O procurador do município de Aracaju, Ivan Maynart, apontou algumas sugestões em relação às leis, visando garantir a segurança jurídica. "A receita precisa ser igual à despesa e visamos isso de forma eficiente, com uma boa gestão", apontou. 

Segundo o assessor de Trabalhos Legislativos da CMA, Moacir Santana, a questão do limite para abertura de crédito extraorçamentário tem chamado atenção na análise e julgamento das contas dos exercícios anteriores. "Geralmente a prefeitura tem colocado o índice de 40%, mas ela nunca utilizou esses 40%. Em 2010, a Lei 3.807 autorizava esse percentual e foi utilizado 22%. A Lei 3.978/2010, para o exercício de 2011, autorizava 40% e foi usado 23,92%. Em 2012, foi usado 28,01%". 

Moacir também falou do trabalho da Comissão de Finanças em relação às emendas ao texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.  

"A Câmara fez as alterações que achou devidas na lei orçamentária do ano passado, que teve apenas 10 emendas aprovadas. Foram apresentadas inúmeras. A Comissão de Finanças tem um critério muito equilibrado na questão do exame das emendas apresentadas. Os vereadores têm a liberdade de apresentar quantas emendas queiram, mas o critério estabelecido pela comissão de finanças é técnico e legal. Este ano, para vocês terem uma ideia, já temos 39 emendas apresentadas e o prazo se encerra na quarta-feira. Com certeza, daqui até lá, irão chegar mais emendas ao projeto 153 que trata da LDO deste ano". 

O assessor legislativo da CMA ainda comentou a declaração de José Leilton de que "orçamento bom é aquele que foi estimado e bem gasto". "Temos observado, nos últimos exercícios financeiros que a Câmara tem julgado, que existem vários programas que foram simplesmente anulados, rubricas que foram canceladas e o recurso foi destinado para outra finalidade, outra aplicação. Principalmente nas atividades da Secretaria Municipal de Assistência e Família. Programas que tinham dinheiro, tinham empenho, foram cancelados e o recurso foi destinado para outras atividades, ferindo até o PPA", afirmou Moacir Santana. 

O advogado Cândido Dortas, representando a presidência da OAB, agradeceu o convite para participar e ressaltou o caráter participativo da audiência pública.    

"A OAB sempre participará desses eventos. Sempre vigilante e cooperativa. O que combina efetivamente com democracia é gestão participativa. É preciso que os representantes ouçam o clamor da população e que essa população venha para as audiências, fale com os representantes políticos e tragam suas demandas". 

O assessor jurídico Elder Muniz observou que "a cada ano as peças têm vindo mais engessadas do ponto de vista da possibilidade de emendar. Vêm textos com muitos anexos e, para que a gente altere, há um esforço descomunal. Seria interessante que o poder legislativo pudesse discutir com o executivo a possibilidade de criação de um software para que pudéssemos fazer essas emendas sem tanta dificuldade".  

O assessor parlamentar Leonardo Lisboa perguntou ao coordenador geral de orçamento da Seplog o que o poder executivo pode fazer para contemplar as emendas que são aprovadas e discutidas no parlamento dentro da LDO. "Fica me parecendo uma luta quase que inglória e injusta que a gente vença num primeiro momento e seis meses depois tem que se lutar de novo e apenas conste a letra da lei, na lei orçamentária anual. A impressão que nós temos é que o poder executivo não nos ajuda na execução dessa emenda que já foi aprovada anteriormente pelo parlamento". 

José Leilton respondeu que existem emendas autorizativas e impositivas, com características diferentes, e que a execução do orçamento é um passo posterior à análise técnica das propostas. "A concretização das emendas aqui tem um peso político. Primeiro chega para a gente, para análise técnica, junto com a parte jurídica e depois vai para sanção do prefeito. A sua dúvida é por que não se executa mesmo depois de aprovada. Sinceramente, foge da gente. É muito difícil dizer porque a secretaria A, B ou C implantou ou não", disse o gestor, falando a respeito das emendas autorizativas. "As emendas impositivas têm que ser implantadas, a não ser que tenham um impedimento técnico". 

Ao final das participações, o coordenador geral de orçamento da Seplog externou o sentimento de satisfação com o convite da CMA e colocou-se à disposição da Casa legislativa para futuros esclarecimentos. 

Entenda o que é a LDO 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) faz parte do modelo orçamentário brasileiro, que é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). 

A LDO tem como uma das principais funções estabelecer os parâmetros necessários para a alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no Plano Plurianual (PPA). Também é papel da LDO proporcionar um ajuste nas ações governamentais e selecionar, dentre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente. 

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO atua no equilíbrio entre receitas e despesas, delimita os critérios e formas de limitação de empenho orçamentário, possui um anexo de metas e riscos fiscais, apresenta critérios para o início de novos projetos e ainda aponta a forma de utilização da reserva de contingência (emergencial). 

 

Sargento Byron reforça a grandiosidade dos festejos juninos para Aracaju

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/07/2024 15h18, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron reforça a grandiosidade dos festejos juninos para Aracaju

Foto: China Tom

Com o encerramento do Forró Caju e os shows do Arraiá do Povo, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) registrou a grandiosidade dos festejos, enaltecendo diversos aspectos positivos para Aracaju.  

"Tanto o Forró Caju quanto o Arraiá do Povo vão além do forró. Cada evento é fonte de renda para diversas famílias aracajuanas, bem como impulsionador do nosso turismo e a da nossa cultura. Este ano, a inclusão social ganhou ainda mais espaço, com o empreendedorismo inclusivo, através do Bar da Inclusão, proporcionou o protagonismo que tanto lutamos em nossa sociedade", destacou Byron, prestigiando todos os eventos.  

Além dos sete dias de Forró Caju e dos 30 dias de Arraiá do Povo, as ruas da cidade ganharam o São João na Praça, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju em parceria com a Fecomércio, assim como o projeto Forró nos Bairros. "Gostaria de parabenizar a Prefeitura, o Governo do Estado e todos que se somaram à programação da nossa capital para que nosso povo vivesse momentos tão especiais, com segurança, e que contribuem para o desenvolvimento da nossa sociedade", pontuou.  

Neste mês de julho, os aracajuanos ainda poderão aproveitar 30 dias de Vila do Forró, com o melhor da gastronomia local, apresentações culturais e movimentação turística.  

Escritor Omar Rezende receberá título de Cidadania Aracajuana

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/07/2024 15h27, última modificação 04/11/2024 17h20
Escritor Omar Rezende receberá título de Cidadania Aracajuana

Foto: Gilton Rosas

Na próxima quarta-feira, dia 3, a partir das 16h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entregará o título de Cidadania Aracajuana ao escritor José Lindomar, conhecido como Omar Rezende. A homenagem, que é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal, é uma iniciativa do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e será realizada no Plenário da CMA.  

José Lindomar, ou Omar Rezende, como ficou conhecido por suas obras, nasceu no município sergipano de Porto da Folha, em 17 de agosto de 1976, migrando para a cidade de Aracaju com sua família pouco tempo após seu nascimento. “Não poderia deixar de homenagear esse ilustre escritor que abrilhanta a nossa cultura com suas obras literárias”, afirmou Cícero.  

Crescendo na cidade de Aracaju, Omar Rezende desenvolveu a habilidade da escrita crítica, retratando em seus livros a realidade dos problemas sociais vivenciados em seu cotidiano e buscando a superação desses problemas por meio da literatura.  

Para o parlamentar, a homenagem é mais do que justa, tendo em vista que, além de homenagear Aracaju em seus livros, o escritor desenvolve vários projetos sociais na capital sergipana. “Tudo custeado pela venda de seus livros, especialmente em sua comunidade, a Prainha, no bairro Santa Maria, onde reside. Os projetos sociais são voltados para a primeira infância, incentivando a leitura e o desenvolvimento escolar dos beneficiários”, completou. 

Fabiano Oliveira representa a Câmara Municipal no evento 'Aracaju no Centro'

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/07/2024 15h41, última modificação 04/11/2024 17h20
Fabiano Oliveira representa a Câmara Municipal no evento 'Aracaju no Centro'

Foto: Felipe Melo

Nesta segunda-feira, dia 01, o vereador Fabiano Oliveira (PP) representou a Câmara Municipal de Aracaju no evento 'Aracaju no Centro', promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Agência Sergipe de Desenvolvimento e Instituto Banese. O encontro reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade para debater o centro da cidade e propor soluções para sua revitalização e desenvolvimento. 

Fabiano destacou a importância de encontros como este para discutir e planejar o futuro do centro de Aracaju. 

“Debater o centro da nossa cidade é essencial para garantir que ele volte a ser um espaço vibrante, acessível e atrativo para todos. Precisamos unir esforços para preservar a história, promover a economia local e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, afirmou o vereador.  

O parlamentar também relembrou a Audiência Pública que promoveu na Câmara com o tema 'Reviver o Centro'. Na ocasião, diversos setores da sociedade puderam expor suas ideias e preocupações, e foi possível traçar um panorama das principais necessidades e oportunidades para a área central de Aracaju. 

“Foi um momento de grande importância para ouvirmos a população, entidades e autoridades e construirmos juntos um plano de ação que contemple todas as demandas e potencialidades do nosso centro”, comentou. 

O vice-presidente da Câmara reforçou seu compromisso em continuar trabalhando pela revitalização do centro de Aracaju, sempre dialogando com a comunidade e buscando parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento urbano e social da região. 

“O centro de Aracaju é o coração da nossa cidade, e precisamos cuidar dele com todo o empenho. Estou à disposição para colaborar e apoiar todas as iniciativas que visem transformar positivamente esse espaço tão querido por todos nós”, concluiu Fabiano Oliveira. 

“A decisão de descriminalizar facilita e incentiva o uso de drogas”, alerta Pastor Diego

por Lucivânia Pereira- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 11h11, última modificação 04/11/2024 17h20
“A decisão de descriminalizar facilita e incentiva o uso de drogas”, alerta Pastor Diego

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 2, o vereador Pastor Diego (União) fez um apelo ao Congresso Nacional, em especial à Câmara dos Deputados, para agilizar a tramitação da PEC 45. A proposta visa criminalizar a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas, revertendo a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou a posse e o porte de drogas em até 40 gramas.

O parlamentar criticou a decisão do STF, alegando que esta facilita e incentiva o uso e o tráfico de drogas no país. Ele argumentou que a descriminalização prejudica a sociedade, especialmente os jovens, que, muitas vezes, entram no mundo das drogas a partir do consumo de substâncias consideradas "leves", como a maconha.

 "A decisão de descriminalizar facilita e incentiva o uso, o consumo e o tráfico de drogas em nosso país. Minha esperança é que o Congresso Nacional possa se posicionar e chamar o ‘feito à ordem’", declarou o vereador, convidando aqueles que discordam de sua posição a visitar instituições de recuperação para entender os impactos negativos das drogas.

Infraestrutura

Pastor Diego também comemorou a conclusão das obras de recuperação asfáltica no conjunto Celuta Porto, uma demanda antiga dos moradores do bairro Jabotiana. Graças às suas emendas impositivas, o projeto se tornou realidade, melhorando a qualidade de vida na comunidade.

"Este é um grande avanço para a região. Vínhamos trabalhando desde o início do mandato e, com as nossas emendas impositivas, o sonho da comunidade se concretizou. É uma vitória coletiva que fortalece nosso compromisso com a infraestrutura e o bem-estar da população", celebrou o vereador.

A obra, que já está em fase de finalização, promete melhorar a qualidade de vida dos moradores do conjunto, oferecendo melhores condições de tráfego e contribuindo para o desenvolvimento local.

Sonia Meire defende preservação do rio Vaza- Barris

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 11h22, última modificação 04/11/2024 17h20
Sonia Meire defende preservação do rio Vaza- Barris

Foto: Marinho Santana

Com sua foz em Aracaju, o rio Vaza-Barris tem 450 Km de comprimento com um curso de água que banha os estados de Sergipe e Bahia. Esse berço de diversas espécies desagua no litoral sergipano, mais especificamente no Mosqueiro, na antiga Zona de Expansão. E a vereadora Sonia Meire (Psol) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju, durante o pequeno expediente nesta terça-feira (02), para defender o meio ambiente e a conservação desse rio tão importante para a cidade.

 
“Eu estive no local na semana passada, e a população está revoltada porque o projeto 'cidade inteligente' está derrubando áreas verdes e espécies vivas, matando todo bioma daquele lugar. E esse projeto de macrodrenagem na antiga Zona de Expansão vai colocar os resíduos no rio Vaza-Barris. Essa é única parte do rio que está limpa em Aracaju, que nós aracajuanas e aracajuanos utilizamos inclusive para tomar banho, por onde ainda é possível acessar”, disse a vereadora.
 
Sonia Meire participou na última quinta-feira, dia 27, da manifestação popular dos moradores daquela região ,pela proteção do rio, do mangue e das áreas verdes que estão sendo devastadas e poluídas pela obra da Prefeitura de Aracaju. A mandata da vereadora, após o protesto, fez algumas conversas, ligou para o Ministério Público Federal e deu entrada em uma representação para que o MPF, por meio do seu poder, tome uma providência.
 
“É preciso uma união de esforços. Os moradores querem que o seu bairro tenha uma condição, eles não querem que, quando chova, o seu bairro se acabe em baixo de água. Querem, sim, que as ruas sejam calçadas, que o processo de toda estrutura do bairro chegue, mas  prioritariamente que não destruam o ambiente. Por isso é preciso a ação conjunta, fizemos a representação e estamos em contato com a comunidade, com as associações e os moradores organizados, de modo que possa haver uma intervenção e evite a destruição ambiental e, no futuro, que se perca a possibilidade de pesca e de cata de marisco”, completou Sonia.

Câmara Municipal de Aracaju aprova 25 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 2

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 02/07/2024 12h55, última modificação 04/11/2024 17h20
Desse total, 20 Projetos de Lei em segunda discussão e 4 em primeira
Câmara Municipal de Aracaju aprova 25 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 2

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciou 25 proposituras na 52ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 2. Deste total, foram 20 Projetos de Lei em segunda discussão, 4 em primeira discussão e 1 Requerimento. 

Aprovados em 2ª Discussão 

O PL nº 14/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente e inclui a Semana Municipal de Conscientização Contra a Compra de Votos no calendário oficial do município de Aracaju. 

O PL nº 301/2023, proposto pela vereadora Emília Corrêa (PL), estabelece diretrizes para a implantação da "Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada" no âmbito do município de Aracaju. Da mesma autora, o Projeto de Lei nº 395/2023 institui a política municipal de atenção à saúde mental no município de Aracaju.    

“Nós temos dados alarmantes. A Organização Mundial de Saúde divulgou sua maior revisão mundial sobre a saúde mental desde a virada do século. Em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14 por cento de adolescentes, viviam com transtorno mental. O suicídio foi responsável por 1 em cada 100 mortes”, disse Emília. 

O PL nº 39/2024, cujo autor é o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), dispõe sobre o ingresso de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos, privados, clínicas da família e ambientes terapêuticos de tratamento de pacientes. 

De autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), o PL nº 310/2023 institui a distribuição de frascos para armazenamento de leite humano para doação e o incentivo à doação de leite humano. 

O vereador Breno Garibalde (Rede) é autor do Projeto de Lei nº 420/2024, que regulamenta a permanência de acompanhantes de pacientes com epidermólise bolhosa em unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais públicos e particulares, unidades de pronto atendimento e rede credenciada do SUS. 

O Projeto de Lei nº 60/2024, de autoria do Pastor Diego (PP), estabelece a prioridade de atendimento em repartições públicas e entidades financeiras do município aos advogados no pleno exercício da profissão. “Esse projeto busca fazer valer o estatuto da advocacia para que o advogado tenha o direito de exercer sua função com facilidade nos órgãos públicos. É um avanço para a categoria”, afirmou Pastor Diego. 

Aprovados em 1ª Discussão 

De autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), o Projeto de Lei nº 364/2023 assegura prioridade imediata no atendimento para a emissão de novos documentos a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e ocorrências semelhantes, que resultem na retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus documentos pessoais e de seus dependentes. 

O Projeto de Lei nº 371/2023, de autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), dispõe sobre a implementação do “Portal de Matrícula” da rede pública municipal de ensino. Já o Projeto de Lei nº 98/2023 cria o programa Talentos de Aracaju. A autoria é do vice-presidente da CMA, vereador Fabiano Oliveira (PP). 

Requerimento Aprovado 

Apresentado pela vereadora Sônia Meire (PSOL), o Requerimento nº 296/2024 solicita ao presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, o encaminhamento à Câmara Municipal das resoluções da 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em outubro de 2023. 

Adel Ribeiro recebe Título de Cidadão Aracajuano: uma homenagem ao jornalismo e à crônica esportiva

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 12h45, última modificação 04/11/2024 17h20
Adel Ribeiro recebe Título de Cidadão Aracajuano: uma homenagem ao jornalismo e à crônica esportiva

FOTO: Cleverton Ribeiro

Na tarde da última segunda-feira, 1º de julho, o vereador Isac Silveira (União Brasil) concedeu o título de Cidadão Aracajuano a Adel Riquison Ribeiro Nunes. Nascido em Recife-PE.  Adel é filho de sergipanos e chegou a Aracaju na década de 70. Durante sua infância e adolescência, morou em bairros como Atalaia, Centro e Salgado Filho. Formado em Jornalismo pela Universidade Tiradentes, Adel também é radialista e publicitário, com uma trajetória profissional que inclui passagens pela TV Sergipe.  
Com 31 anos de protagonismo no rádio, sua atuação é destacada principalmente na crônica esportiva, em que atualmente exerce a função de setorista do Confiança na Jornal FM. Sua carreira inclui passagens por rádios como Cultura AM, Atalaia AM, Aperipê AM e Capital do Agreste, em Itabaiana. Atualmente, Adel é presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS). Durante a cerimônia, o jornalista e radialista Barroso Guimarães ressaltou a dedicação de Adel: “Adel eu conheço há muitos anos, é uma pessoa prestativa, um grande profissional, faz um belo trabalho não só no esporte, mas também no jornalismo. Tem feito um grande mando na ACDS.”  
Dienis Celestino, diretor do Sindicato dos Radialistas, destacou a ética e o brilhantismo do trabalho de Adel: “Eu vim dar um abraço ao meu amigo que faz um trabalho brilhante e com ética no jornalismo. É uma grande homenagem não só ao profissional, mas também ao pai Adel Ribeiro. Ele se sente sergipano e aracajuano de coração e, agora de título, por isso é muito merecido.” O conselheiro seccional da OAB/SE, Alberto Maynart, frisou a importância do título dizendo que “a partir da hora que você recebe o título é porque você fez algum trabalho importante para a nossa cidade.” Maria do Carmo Ribeiro, mãe de Adel, emocionou-se ao ver seu filho homenageado, e ressaltou estar “muito emocionada por ver meu filho receber essa homenagem. Filho maravilhoso que sempre me deu orgulho.” 
Em seu discurso de agradecimento, Adel expressou emoção. “Agradeço do fundo do coração ao vereador Isac por essa homenagem. Os nossos cronistas esportivos precisam de tratamento especial e digno para levar as emoções do espetáculo do esporte para os ouvintes. Quando assumi, a ACDS não tinha sede, hoje tem. Além de ter toda documentação regularizada. Isso nos impulsiona para continuar fazendo nosso trabalho. Obrigado a todos os amigos e a minha família presentes. Na vida, temos a família de sangue, os amigos, parceiros e colaboradores que passam em nossas vidas.” O vereador Isac Silveira concluiu a cerimônia destacando o reconhecimento da cidade a Adel. “Estamos dando o título de cidadão aracajuano a você, Adel, não apenas por ter nascido fora de Aracaju. A cidade o reconhece como cidadão. A sua luta como cronista, a sua luta pelo esporte sergipano , é uma honra conceder a você o título pelo seu trabalho.” 

Sonia Meire apresenta contraproposta para subsídio de vereadores, secretários, prefeito e vice na próxima legislatura

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 02/07/2024 14h20, última modificação 04/11/2024 17h20
Sonia Meire apresenta contraproposta para subsídio de vereadores, secretários, prefeito e vice na próxima legislatura

Foto: Gilton Rosas

Na última quinta-feira (27), o plenário da Câmara Municipal de Aracaju aprovou, em Sessão Extraordinária, os Projetos de Lei nº 130/2024, 131/2024 e 132/2024. Estes projetos estabelecem, respectivamente, os subsídios para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Aracaju, para vereadores de Aracaju no exercício 2025/2028 e para os secretários municipais. A vereadora Sonia Meire (PSOL) destacou a necessidade de cumprir o que está previsto na Constituição.   

“Gostaria de dizer a toda população aracajuana que nós temos o dever de cumprir o que está previsto na Constituição Federal, que são esses subsídios. Porém, não é simplesmente cumprir uma obrigação, mas analisar os índices. Existem índices máximos colocados pela Constituição que podem ser respeitados. Nesse caso, o estudo realizado pela Câmara apontava que poderia chegar até 19% dentro da lei. Nós apresentamos uma contraproposta baseada, inclusive, no reajuste do índice inflacionário oferecido pelo prefeito aos servidores públicos municipais, que foi de 4%. Esse foi nosso parâmetro de debate”, destacou a vereadora. 

A proposta apresentada pela vereadora Sonia Meire foi acatada pelos demais vereadores como justa para os próximos três anos. “Não cabe a nós fazer uma definição absoluta e antecipar índices inflacionários para o próximo período, porque não é assim que agimos com relação aos reajustes dos servidores municipais. Nossa proposta cumpre a legislação e não provoca assimetrias de reajustes entre os poderes”, finalizou a vereadora.   

A votação dos projetos de lei sobre o reajuste de subsídios ocorreu até 90 dias antes do pleito eleitoral, em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal. 

“Não basta construir, é preciso cuidar das nossas praças”, afirma Breno Garibalde

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 14h39, última modificação 04/11/2024 17h20
“Não basta construir, é preciso cuidar das nossas praças”, afirma Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Em discurso no plenário da Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 2, o vereador Breno Garibalde destacou a falta de políticas públicas para a manutenção das praças da capital sergipana.  

“Hoje o que se vê é uma política de construir, e só. Esperam as praças se acabarem para construir outra novamente, do zero, porque talvez o impacto seja maior porque inauguram um novo espaço. Isso para mim é politicagem, e eu não acredito na política dessa forma. Precisamos fazer política para as pessoas, pensando em como preservar nossos espaços públicos”, pontuou o vereador.  

Ainda segundo Breno, a falta de participação popular nos projetos dos espaços públicos de Aracaju gera a sensação de abandono.  

“As sugestões da população não são ouvidas. Caso houvesse participação da comunidade na elaboração dos projetos das praças, poderiam surgir muitas sugestões de preservação dos espaços e sobre o que é prioridade para a comunidade em locais como estes”, complementou, acrescentando que em muitos lugares da capital sergipana o abandono das praças é um cenário recorrente.  

“Não basta construir; é muito importante que se pense em como cuidar do que já existe, priorizar o trabalho de manutenção. Em muitos locais, é possível ver os alambrados das quadras quebrados e a população se queixando que as pessoas usam as quadras mesmo assim, causando transtornos aos moradores. É uma coisa simples que dá para fazer bem planejado, mas não se faz. Não pode esperar a cidade se acabar para resolver o problema”, afirmou o parlamentar.  

Breno concluiu sua fala fazendo um apelo para que a Emsurb priorize o serviço de manutenção das praças públicas tanto quanto o trabalho de limpeza das ruas da cidade.  

“Da mesma forma que a Emsurb faz um projeto excelente de limpeza das ruas de Aracaju, é necessário priorizar o trabalho de manutenção das nossas praças. Essa questão precisa ser enxergada como política pública. Isso economiza dinheiro público, fazendo com que se gaste menos depois. Então, precisamos reivindicar essa pauta para que nossos espaços públicos continuem trazendo bem-estar para a população”, concluiu Breno Garibalde. 

Sheyla denuncia problemas de infraestrutura em comunidade do Industrial

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 02/07/2024 14h47, última modificação 04/11/2024 17h20
Sheyla denuncia problemas de infraestrutura em comunidade do Industrial

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (UB) cobrou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), obras de infraestrutura para a comunidade que reside nas imediações da Travessa Carlos Silveira, no bairro Industrial. Em pronunciamento nesta terça-feira (2), a parlamentar expôs os registros da visita que fez aos moradores da localidade.  

Sheyla viu de perto os problemas decorrentes do esgoto a céu aberto com o qual os moradores são obrigados a conviver há cerca de 30 anos, gerando problemas nos imóveis e também riscos à saúde da população. “Várias casas da região estão comprometidas com rachaduras causadas pelas infiltrações”, citou.  

A vereadora também destacou que os moradores aguardam há 10 anos para que um projeto de urbanização e saneamento básico da região saia do papel. “A fedentina é insuportável, uma moradora me disse ter encontrado mais de 10 ratos dentro de casa em uma semana. Mas, o mais revoltante é que eles pagam IPTU, taxa de esgoto, e no sistema da Prefeitura consta como se a rua estivesse pavimentada”, disse Sheyla.  

Galba lamentou o fato de que a atual gestão já ficou 16 anos no poder e até hoje permanece insensível à realidade difícil dessa comunidade. A vereadora se comprometeu a buscar informações e trabalhar para viabilizar as soluções de requalificação da infraestrutura na localidade. 

Cícero do Santa Maria cobra solução para os buracos da avenida Alexandre Alcino

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 15h16, última modificação 04/11/2024 17h20
Cícero do Santa Maria cobra solução para os buracos da avenida Alexandre Alcino

Foto: Gilton Rosas

A falta de mobilidade na avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, voltou a ser tema do discurso do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 2, para cobrar uma solução definitiva para o problema.   

De acordo com o parlamentar, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou a troca do encanamento da região e deixou o serviço pela metade. “A Deso fez uma recuperação de canos que estavam estourados e, depois disso, largou a obra e deixou os buracos”, afirmou Cícero.  

Esses buracos têm trazido grandes transtornos para a população, inclusive colocando a vida dos moradores em risco. “Esta semana, um motorista caiu no buraco e teve a roda do carro arrancada com o impacto. É preciso que se tome uma providência, com urgência”, cobrou o parlamentar. 

Para Cícero do Santa Maria, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deveria criar um sistema eficaz de fiscalização. “A Emurb tem que colocar uma equipe para fiscalizar. A Deso não termina a obra, mas quem vai continuar o serviço? Os moradores estão sofrendo”, lamentou. 

Projeto de Lei que cria o Programa Talentos de Aracaju, de autoria do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em primeira votação

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/07/2024 15h27, última modificação 04/11/2024 17h20
Projeto de Lei que cria o Programa Talentos de Aracaju, de autoria do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em primeira votação

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira, 2, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou em primeira votação o Projeto de Lei de autoria do vereador Fabiano Oliveira que dispõe sobre a criação do Programa Talentos de Aracaju. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar e promover os talentos artísticos da cidade, proporcionando um espaço adequado e aberto ao público para a apresentação de seus trabalhos. 

Fabiano destacou a importância do PL como um passo significativo para a valorização da cultura local. 

"Aracaju é uma cidade rica em talentos e criatividade. Este programa visa dar voz e visibilidade aos nossos artistas, criando oportunidades para que possam ser reconhecidos e apreciados pela comunidade", afirmou o parlamentar. 

O Programa Talentos de Aracaju prevê que a prefeitura crie um local com toda a infraestrutura necessária para que os artistas possam, de forma voluntária, exibir suas obras. Este espaço público será dedicado à divulgação dos talentos emergentes da capital sergipana, oferecendo uma plataforma essencial para aqueles que, muitas vezes, não têm acesso a ambientes estruturados para mostrar sua arte. 

Com a aprovação em primeira votação, o projeto segue para nova apreciação na Câmara Municipal antes de ser encaminhado para sanção do prefeito. A expectativa é que, uma vez implementado, o Programa Talentos de Aracaju se torne um marco no cenário cultural da cidade, promovendo a inclusão e o desenvolvimento artístico de seus cidadãos.  

Fabiano Oliveira reforçou seu compromisso com a cultura e o apoio aos artistas locais, reafirmando sua dedicação em criar políticas públicas que beneficiem diretamente a população aracajuana. 

“Que esse projeto seja o primeiro passo para oportunizar e revelar grandes talentos em uma parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Estou animado e acredito muito que será aprovado nesta Casa e em breve sancionado pelo prefeito. Sou um defensor da classe artística e há décadas trabalho revelando talentos no programa Canal Elétrico, exibido na TV Atalaia!”, comemorou. 

Cerca de 600 pessoas visitaram a Escola do Legislativo no primeiro semestre de 2024

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 02/07/2024 16h12, última modificação 04/11/2024 17h20
Cerca de 600 pessoas visitaram a Escola do Legislativo no primeiro semestre de 2024

Foto: Lucas Oliver

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu 539 visitantes no primeiro semestre de 2024, sendo 441 presenciais e 143 online por meio de lives. 

O diretor da unidade, Vander Costa, comemorou o número de visitantes. “Estou surpreso com esta quantidade de pessoas que nos visitam através das nossas atividades. A Escola do Legislativo de Aracaju tem um papel fundamental na disseminação da representatividade política em nossa capital, e, com isso, podemos afirmar que é um saldo positivo para um ano atípico para o legislativo”, destacou. 

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, as ações desenvolvidas são de caráter educacional e informativo. “Cada visita significa um aprendizado para ambas as partes. Não só para quem chega e se encanta, como para a gente que acaba trocando conhecimentos”, disse. 

Ela informou que, desde o ano passado, existe um planejamento digital feito pelo assessor de comunicação da Escola, Lucas Oliver. “Com a vinda de um assessor, a Escola passa a ter um novo momento de sucesso, além do presencial com nossos projetos”, completou. 

Para o assessor de comunicação, o planejamento digital é tão importante quanto o pedagógico presencial. “A Escola é ‘case’ de sucesso há sete anos com projetos pioneiros no Brasil, além de ser referência no Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) com as oficinas ofertadas. No ano passado, comecei a direcionar conteúdos para o digital, e as redes sociais da Escola passaram a ser vistas. Os conteúdos são elaborados meses antes, pois o planejamento é importante para que não exista nenhuma adversidade no decorrer da programação. No Instagram, conseguimos aumentar o número de seguidores e interação. Muitos dos conteúdos abordados por lá são sugestões dos seguidores que participam com frequência das nossas atividades online. E, saber que em duas lives tivemos 143 pessoas mostra que os assuntos abordados são pertinentes à população”, explicou. 
 
Segundo Semestre 

Em julho, acontecerá mais uma reunião de planejamento semestral. Na ocasião, a coordenadora pedagógica irá explicar os projetos e ações que acontecerão nos meses seguintes. Na mesma oportunidade, Lucas Oliver apresentará o planejamento semestral digital da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima. 

Vereador Camilo se solidariza com os ex-funcionários do Grupo Bomfim

por João Paulo Freire - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/07/2024 09h24, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Camilo se solidariza com os ex-funcionários do Grupo Bomfim

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira (02), ex-funcionários do Grupo Bomfim realizaram uma manifestação na frente da Câmara Municipal de Aracaju para reivindicar o pagamento dos salários atrasados da antiga empresa de transporte.
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna para se solidarizar com a luta dos trabalhadores e lembrar que a situação atual do sistema de transporte público de Aracaju continua caótica e com salários atrasados. “Tem gente que até hoje não recebeu o 13º e o mais lamentável disso é que essa casa aqui, com meu voto contrário, aprovou o subsídio para as empresas do transporte de ônibus e a situação não mudou”.
O parlamentar ressaltou sobre a situação precária dos ônibus da capital. “O sistema de transporte da cidade de Aracaju está falido pela falta de competência e de organização da prefeitura municipal de Aracaju”, concluiu.

Sonia Meire entregará títulos de cidadania aracajuana à Márcia Cândido e a Elizano Assis

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/07/2024 11h05, última modificação 04/11/2024 17h20
Sonia Meire entregará títulos de cidadania aracajuana à Márcia Cândido e a Elizano Assis

Arte: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na próxima sexta-feira (05), às 15h, a vereadora Sonia Meire (Psol) entregará à nutricionista e servidora federal Márcia Ferreira Cândido de Souza, e ao enfermeiro e professor universitário Elizano Santos de Assis os Títulos de Cidadania Aracajuana, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

 
Márcia Cândido nasceu em Maceió, capital de Alagoas, onde concluiu o curso de Nutrição na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No mesmo ano, mudou-se para Aracaju, após ser selecionada para trabalhar em uma empresa responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital da Polícia Militar de Sergipe. Atuou no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e em hospitais da rede privada. Em 2002, se tornou servidora estadual e, no mesmo ano, foi aprovada no Concurso Público da Universidade Federal de Sergipe para o cargo de Nutricionista no Hospital Universitário de Sergipe (HU) onde desenvolve suas atividades até hoje.
 
Elizano de Assis é natural do povoado Aguada, no município de Carmópolis, e ainda na infância migrou com sua família para a capital sergipana, onde se formou no curso técnico em Enfermagem, e posteriormente no superior de Enfermagem, em uma das primeiras turmas, na Universidade Federal de Sergipe, atuando profissionalmente, dedicando sua vida à saúde e à enfermagem. Atuou no Hospital Cirurgia, contribuiu com a fundação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e da implantação do SAMU no estado, coordenou o programa VISGISUS/Ministério da Saúde e é professor universitário do curso de enfermagem, há mais de 15 anos.
 
Toda população aracajuana, familiares, amigas e amigos estão convidados para participar dessa Sessão Solene de entrega de Título de Cidadania Aracajuana para esses dois trabalhadores da saúde, com uma trajetória profissional, intelectual e de atuação social de tamanha relevância para o povo da nossa cidade.