Notícias
Transporte Público: é uma licitação de faz de conta, claramente eleitoreira, afirma Emília
Cícero do Santa Maria afirma que falta de contenção do morro piora situação dos moradores durante as chuvas
As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Aracaju foram o tema do discurso do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) na sessão desta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
O parlamentar destacou que a população do bairro Santa Maria sofreu muito em decorrência das chuvas. “Já não é de agora que esse sofrimento acontece. Basta chover, que desce muita água e lama pelas ruas do bairro, o que deixa os moradores apreensivos”, afirmou.
Uma das comunidades mais afetadas é a do conjunto Antônio Carlos Valadares. “Como fica bem próximo ao morro, toda lama desce e invade as ruas e casas, deixando as famílias sem condições de saírem de casa”, afirmou Cícero.
No entendimento do vereador, essa situação poderia ser diferente se a obra de contenção do morro fosse feita. “Há muito tempo, venho cobrando para fazer a encosta do morro do Conjunto Valadares e se isso tivesse sido feito, tinha acabado todo o problema”, revelou o vereador.
Cícero também cobrou uma maior conscientização por parte da comunidade. “Não bastasse a falta de contenção do morro, as pessoas ainda colocam sacos de lixo no local. Na primeira chuva, a água leva esses sacos, que entopem os bueiros, prejudicando os próprios moradores”, completou.
Vereador Byron cobra melhorias para o Coqueiral e Bugio
Atendendo a demandas da população aracajuana, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), proposituras a serem encaminhadas à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
As indicações são para o serviço de esgotamento sanitário, a partir do tratamento ou eliminação de esgoto. "Esta é uma pauta diária, e que nos períodos de chuva ganha uma preocupação ainda maior. Por isso, registro aqui as demandas dos moradores do bairro Coqueiral e do conjunto Bugio, para que possamos acompanhar as próximas etapas para a resolução. Nosso mandato é para toda e qualquer problemática que venha a gerar prejuízos ou violar direitos do povo de Aracaju", pontuou Byron.
Os documentos protocolados fazem referência à rua 25, no Coqueiral, e à rua Beira Rio, no Bugio.
Bigode parabeniza médicos das UPAs
Na manhã de hoje (25), o vereador Bigode (PSD) subiu à Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para parabenizar o trabalho desenvolvido pelos médicos em seus atendimentos de alta qualidade às pessoas que necessitam de atendimento nas UPAs.
O parlamentar elogiou a forma de atendimento da equipe de médicos da UPA do Augusto Franco e destacou o nome da Dra. Carla, que é pediatra e vem realizando um excelente trabalho à frente da unidade de saúde, demonstrando um empenho formidável na atenção aos médicos em prol de um atendimento de qualidade.
"Entrei nas dependências da unidade e vi a dedicação daqueles nobres médicos, que se propõem a um atendimento de qualidade aos pacientes. Durante a minha visita, observei o transtorno que pacientes e taxistas passam com um esgoto que prejudica todos.
"Aproveitei para pedir à Emsurb que passe no local para fazer os reparos necessários em prol da comunidade," afirmou.
O parlamentar comentou que um atendimento de alto nível começa na recepção e na triagem, e a equipe que presta um atendimento de excelência precisa ser parabenizada pela receptividade ao povo aracajuano.
Durante sua explanação, ao ressaltar o atendimento de qualidade da UPA do Augusto Franco, o parlamentar salientou que os médicos têm a mesma postura do médico vereador Manoel Marcos, que tem uma abordagem humana em seu atendimento.
"O Huse tem à frente o Dr. Victor, responsável pela UTI, e merece todo meu respeito pela forma como trata pacientes e familiares, com atenção," afirmou Bigode.
“Bolsonaro é bem-vindo em Sergipe e em qualquer lugar do país”, diz Pastor Diego
O vereador Pastor Diego (União) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 25, para reforçar que, ao contrário do que a esquerda professa, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro é sim bem-vindo no estado de Sergipe. O ex-líder da nação brasileira estará em solo sergipano nos próximos dias 26 e 27 de abril.
Na ocasião, o parlamentar listou uma série de avanços promovidos pelo Governo Bolsonaro, com destaque para o ‘Auxílio Brasil’, o ‘Auxílio Emergencial’ concedido no período de pandemia, além da redução nos índices de violência e criminalidade, a conclusão da transposição do Rio São Francisco, o apoio aos microempreendedores individuais do país e a inauguração da termelétrica em Sergipe.
“Esses e outros feitos reforçam que ele é sim bem-vindo não só em Sergipe como em qualquer lugar de nosso país. Ele fez um governo que gerou quase 5 milhões de empregos e contribuiu com o desenvolvimento de diversas cidades. Muitas obras inauguradas aqui pelo prefeito Edvaldo Nogueira foram com recursos do governo Federal. É só sair pela cidade que veremos placas citando ‘Governo Federal, presidente Jair Messias Bolsonaro’”, argumentou.
Rememorando, o vereador resgata os casos de corrupção nas gestões conduzidas pelo PT entre os anos em que Lula e Dilma ocupavam o cargo de presidente do Brasil. “Gostaria de registrar e deixar claro que não foi no governo do presidente Bolsonaro que houve o maior escândalo de corrupção do nosso país, onde aproximadamente 18 milhões foram desviados dos cofres públicos através da estatal Petrobras”, resgatou.
E acrescenta: “Sem contar as pedaladas, o mensalão e tantos outros que despertaram a indignação em nossa nação. Nos governos do PT, os cofres públicos do Brasil foram estraçalhados. Quem não deveria ser bem-vindo é o presidente Lula, que foi o principal responsável pelos maiores escândalos de corrupção que já existiram no país”.
Diante dos fatos expostos, Pastor Diego reitera seu total apoio e alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro. “Continuamos acreditando que em breve nós retornaremos ao Governo Federal. Porque enquanto tivermos à frente do nosso país um presidente que é favorável às saidinhas dos presidiários, à liberação da posse de drogas e não combate ao crime organizado, nós seguiremos na luta”, enfatizou.
Elber alerta para falta de pontos de atendimento para retirada de título
O vereador Elber Batalha (PSB) chamou atenção para o prazo de retirada de títulos eleitorais e atualização do domicílio, que acaba em 8 de maio. Com a falta de pontos para atendimentos, sendo atualmente apenas um para Aracaju e Barra dos Coqueiros, durante a Sessão desta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar comunicou ainda que uma reunião com a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Iolanda Guimarães, aconteceria ainda esta semana.
As filas são enormes diariamente no ponto localizado na Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) para quem precisa tirar o título por idade e também quem precisa mudar o endereço para votar na cidade específica. Antes, eram quatro locais para o serviço, sendo nos shoppings, CEACs e cartório, na Rua Itabaiana.
De acordo com Elber, eram apenas 90 senhas por dia para Barra e Aracaju. “Parece que aumentou essa semana para 150 senhas, o que ainda é insuficiente. A população pode ser prejudicada se nenhuma medida for tomada. Já que o prazo é até o dia 8 de maio e não será prorrogado por ser uma lei federal”, comentou.
Por isso, um encontro foi agendado com a corregedora Iolanda Guimarães para tratar do assunto junto a mais vereadores. Elber detalhou o tema da ocasião. “Conclamo mais colegas para participar e tratar do nosso pleito que será sobre uma ampliação dos pontos e um grande mutirão até nos finais de semana, além do feriado de 1º de maio”, informou.
Vereador Camilo Daniel denuncia as condições estruturais precárias no bairro Jabotiana
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna nessa quarta-feira, 24, para denunciar os problemas da cidade de Aracaju. “Eu sempre costumo dizer que existem duas cidades em Aracaju: existe a cidade que está na propaganda do prefeito Edvaldo, que é uma cidade muito bonita, em que tudo funciona e tem a cidade que realmente o povo vive aqui em Aracaju”.
Para exemplificar a situação da cidade, o parlamentar descreve a situação de uma rua localizada no bairro Jabotiana, que apresenta transtornos após as chuvas. “Em menos de 100 metros, nessa mesma rua, você tem três realidades. É um esgoto entupido, um buraco e um ônibus carregando outro ônibus”.
A ausência de políticas públicas efetivas é uma preocupação do vereador. “A nossa questão na cidade é a falta de um planejamento sério. Então é necessário a elaboração de um plano diretor na cidade. É uma coisa que é prometida há muito tempo”, alerta.
“Bolsonaro não é bem-vindo em Aracaju” declara vereador Camilo Daniel
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna desta terça-feira, 23, para repudiar a vinda do ex-presidente Bolsonaro e Michelle Bolsonaro para Aracaju. “Bolsonaro e Michelle Bolsonaro não são bem-vindos na cidade de Aracaju. E não são bem-vindos porque o governo que Bolsonaro exerceu na presidência representou fome, morte, destruição e principalmente retrocesso para o nosso povo”.
Segundo o parlamentar, o ex-presidente não contribuiu positivamente para a sociedade sergipana. “Quando você vai olhar o que o ex-presidente inelegível construiu aqui, não há motivo nenhum para comemoração, não há motivo nenhum”, lamenta.
Camilo ainda lembra que no governo de Bolsonaro não houve políticas eficientes no combate ao Covid-19. "Milhares de crianças, de mulheres, de jovens, de adolescentes que não tomaram vacina porque o então presidente fazia questão de, com sua política negacionista, negar vacina, negar o vírus e negar o distanciamento social. Todo mundo aqui lembra o que houve na pandemia. E agora achar que essa pessoa vem aqui nesse final de semana com motivo de festa. Isso é lamentável", afirmou o vereador.
O parlamentar também lembrou dos mais de mil pedidos de sigilo que Bolsonaro impôs a informações importantes para a sociedade, o que tornou difícil o trabalho da imprensa. "O legado de Bolsonaro é a desinformação, envenenou o debate público, censurou a imprensa e com seu negacionismo nos deixou vulneráveis à volta de doenças antes erradicadas como a catapora, rubéola e poliomielite", concluiu.
Projeto de lei de Sonia Meire sobre políticas públicas para 1ª infância é aprovado
O projeto de lei (PL) nº 292/2023 de autoria da vereadora Sonia Meire (Psol), que dispõe sobre princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância, no âmbito do Município de Aracaju, foi aprovado em redação final na última terça-feira na Câmara Municipal de Aracaju, e agora vai para sanção do prefeito. Esse é mais um projeto da parlamentar para que os direitos das crianças sejam assegurados.
Essa é uma das fases mais importantes da vida da criança, entre 0 a 06 anos. São nesses primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva. E as políticas públicas para a primeira infância são instrumentos por meio dos quais o município assegura o atendimento dos direitos dessas crianças, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-a como cidadão de direitos.
O PL traz princípios como o respeito à individualidade e diversidade, à garantia de inclusão das crianças com deficiências, autismo, TDAH, à valorização e formação permanente dos profissionais que atuam diretamente com a criança. Já nas diretrizes, ele destaca a abordagem multidisciplinar e intersetorial, o embasamento de conhecimento científico, a prioridade absoluta nos recursos financeiros públicos, e monitoramento permanente, avaliação periódica e ampla publicidade das ações e resultados. Suas áreas prioritárias são a segurança alimentar e nutricional, a educação infantil, com garantia de creche integral (0-3 anos) e ampliada até 4 anos em casos da educação inclusiva, o combate à pobreza e à proteção contra toda forma de violência, entre outras.
Em fevereiro deste ano, a Lei 5869, também de autoria da vereadora, que institui o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância em Aracaju foi sancionada. E esse novo projeto aprovado, mais uma vez, dá destaque a essa fase importante da vida das crianças, que junto com os adolescentes são prioridade absoluta. A vereadora Sonia Meire destaca que faltam políticas públicas nessa área. “É muito grave o que acontece hoje no município de Aracaju. Não temos nenhuma política articulada entre educação, saúde, lazer, cultura e assistência, e o nosso propósito é exigir que o município elabore e aprove por meio dos seus diferentes conselhos intersetoriais um plano municipal de defesa da primeira infância”, disse a vereadora.
Sonia concluiu dizendo que para que as pessoas possam ter um futuro com dignidade é preciso que as crianças sejam cuidadas. “Como podemos ter uma cidade na qual as pessoas no futuro tenham dignidade, se nós não cuidarmos das crianças, dessa fase da primeira infância, desde o momento que ela nasce até seis anos? Muitas dessas crianças nascem com problemas por insegurança alimentar, quando falta alimento na mesa, um teto para morar e até saneamento básico. É uma questão urgente e esse projeto de lei se propõe a urgenciar a atenção do poder público para resolver a questão da defesa da criança”.
A área da infância e da adolescência é prioridade na mandata da vereadora Sonia Meire. Além de projetos de lei de autoria da vereadora, também destacando a participação no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e com ações de conscientização do tema através da campanha Faça Bonito: proteja nossas Crianças.
Ricardo Marques vai levar jovens da escola pública para serem vereadores por um dia nesta sexta-feira
Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju
Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) são desempenhadas diversas atividades, além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.
Segunda-feira (29/04)
Audiência Pública - Tema: “Destinação de parte do imposto de renda em prol dos fundos municipais que disponibilizam recursos para financiar projetos de grande relevância social”.
Horário: 9h
Local: Plenário CMA
Autoria: Vereador Ricardo Vasconcelos (PSD)
Tarde
Audiência Pública – Tema: “Fibromialgia: não somos invisíveis. ”
Horário:14h
Local: Plenário CMA
Autoria: Vereador Isac Silveira (União Brasil)
Terça-feira (30/04)
Tribuna Livre – Tema:" A real situação que vive a Rádio Comércio e o centro comercial de Aracaju". (Orador: Carlos Gomes da Silva - Diretor Geral da Rádio Comércio).
Horário:9h
Local: Plenário CMA
Tarde
Audiência Pública - “A retomada das atividades da Petrobrás em Sergipe, e o modelo de exploração a ser adotado”.
Horário: 14h
Local: Plenário CMA
Autoria: Vereador Elber Batalha (PSB)
Sexta-feira (03/05)
Tarde
Título de Cidadania
Homenageado: Bispo Agnaldo de Menezes (Dom Victor)
Horário: 16h
Autoria: Sheyla Galba (União Brasil)
Local: Alese
*No decorrer da semana, a agenda será atualizada caso aconteça adição ou cancelamento de eventos.
Abril Verde traz conscientização sobre a importância da Segurança do Trabalho
Neste domingo, 28, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O mês de abril é conhecido como “verde”, sendo marcado por diversas ações que visam à conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho, assim como a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Esse dia ficou marcado, já que, em 28 de abril de 1969, houve a explosão de uma mina nos Estados Unidos, com várias vítimas no ambiente de trabalho. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data em memória às vítimas de acidentes e com a finalidade de prevenir outros problemas dentro do ambiente de trabalho.
A Câmara de Aracaju conta com o setor da Segurança do Trabalho. Uma das integrantes da equipe é Ana Paula Santana, que é técnica na área. Ela explica que “o nosso principal objetivo na Câmara é promover a saúde e o bem-estar do trabalhador. Realizamos a solicitação de equipamentos de proteção, analisamos os riscos, fazemos a inspeção de extintores e do local de trabalho. Há também a realização de cursos para brigadistas, assim como ginástica laboral”, explica.
Ana Paula também explicou que a segurança começa desde o deslocamento do funcionário de casa até o trabalho. Por isso, há diversas ações preventivas ligadas à redução dos acidentes de trânsito.
“A segurança do trabalho começa desde quando a gente sai de casa. Então, no processo de casa para o trabalho, nós também temos que ter essa atenção no trânsito, tanto se você é motorista, quanto se você é pedestre.” Além disso, a técnica em segurança do trabalho comentou que existem outras ações importantes para facilitar o dia a dia do trabalho. Um deles é o cuidado com a postura, visando reduzir as chances de desenvolver problemas na coluna e articulações.
“Dentro do trabalho, nós precisamos cuidar, por exemplo, da nossa postura. Muitas vezes, ficamos na mesma posição por muito tempo e, com o passar dos anos, nós sentimos dores na coluna. As relações no ambiente de trabalho também são importantes, pois, quando a gente trabalha com colegas de trabalho dispostos a nos ajudar, somos motivados.”
Além dessas atividades, há tarefas administrativas que são realizadas pela analista administrativa Fernanda Mara. Ela comentou que é responsável “pela produção de relatórios sobre o tema, solicitação de compras dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento da clínica que faz os exames admissionais e de retorno ao trabalho, dentre outros”.
Se o servidor da CMA sentir sua segurança afetada, é possível buscar o setor que fica localizado no Anexo I, na Rua Itabaiana, nº 174.
Setores da CMA são beneficiados com atividades ligadas à segurança no trabalho
Letícia Barros, que é chefe de divisão da taquigrafia e revisão, comentou sobre os benefícios proporcionados pelo acompanhamento com o setor de segurança do trabalho.
“Desde que o setor de segurança começou a trabalhar aqui , já aconteceram mudanças bem importantes em relação ao nosso trabalho. Primeiro, conseguimos fones de ouvido, que abafam mais o som e conseguimos ter uma atenção e um foco maior em relação aos fones anteriores. Depois, foram as cadeiras, que são reguláveis, a partir da altura da pessoa, do peso. Dessa forma, conseguimos mais conforto e a pessoa consegue regular de forma personalizada”, pontuou Letícia.
Vale ressaltar que o setor de Taquigrafia é responsável pelo registro taquigráfico das atividades legislativas, como as coberturas das sessões ordinárias e extraordinárias.
Em homenagem ao Abril Verde, CMA realiza palestra para os servidores nesta segunda-feira (29/04)
Nesta segunda-feira (29/04), às 09h, a CMA promove a palestra “Abril verde” para os servidores da CMA, com a nutricionista Naytiara Louise e o agente de trânsito, Reinato Ferreira. O evento será realizado na Escola do Legislativo, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 621, nas Salas 4 e 5.
Comissão voltada à sustentabilidade estima que demanda do uso de papel na CMA já reduziu em mais de 50%
Desde o dia 05 de abril, a Câmara de vereadores publicou no Diário Oficial o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Esse é um instrumento de governança e planejamento, que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e de sustentabilidade no parlamento de Aracaju.
O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável do Município. Para que a população saiba quais são as principais temáticas do plano, será publicada semanalmente uma reportagem. Dessa vez, o tema é a redução do uso de papel na Instituição.
Redução do uso de papéis para impressão é um dos objetivos do Plano
O Plano de Gestão de Logística Sustentável é composto por 04 eixos norteadores. O primeiro deles é “Compras, contratações e usos sustentáveis de recurso”, que abrange temas ligados ao material de consumo, redução do uso de papéis para impressão e copos descartáveis, boa gestão da energia elétrica, dos documentos e da água.
Inclusive, um dos objetivos de sustentabilidade do plano da CMA é “reduzir e racionalizar o consumo de papel em atividades legislativas e administrativas”. De acordo com Verena Dalton, que é presidente da Comissão responsável pela elaboração do plano, há um acompanhamento mensal da demanda de papel para impressão ao Almoxarifado.
“Analisamos de perto a demanda em todos os prédios da CMA, comparando com os números mensais de 2023 e 2022. Além disso, a Divisão de Tecnologia da Informação começou a operacionalizar, em março deste ano, um software de bilhetagem das impressões para que seja possível monitorar melhor o consumo de papel pelas nossas atuais 16 impressoras multifuncionais de uso compartilhado. Felizmente, já observamos uma queda significativa na demanda por papel A4 no Almoxarifado, em comparação aos anos anteriores. E que, se considerarmos os últimos 3 meses do ano passado, quando já havíamos dado início à campanha CMA Sustentável (lançada em meados de outubro) e compararmos ao mesmo período de 2022, nossa demanda mensal média de papel A4 caiu de 21.000 folhas para cerca de 8.666. Isso representa uma redução de mais de 58%”.
Mudanças em relação ao uso do papel já estavam ocorrendo antes do lançamento do Plano
É importante ressaltar que as mudanças não iniciaram somente com o plano. Por exemplo, desde 2009, houve a implementação de sistema eletrônico de apoio ao processo legislativo–SAPL (desde 2009), a digitalização do arquivamento em papel dos registros de anais e de alguns outros documentos (desde 2010); a transição do protocolo de matérias legislativas e de procedimentos administrativos diversos do papel para o meio digital (em 2020); e a interrupção do processo de revisão e de correção gramatical de textos e matérias legislativas em papel (em 2023).
Inclusive, em 2019, que foi o último ano em que o protocolo foi realizado inteiramente presencial e em papel, foram protocoladas 4.612 indicações, o que representou 30.735 folhas de papel A4 impressas no ano. Essas mudanças contribuíram não só para essa significativa economia de papel, como também para facilitar a organização e o controle dos processos internos, tornando o trabalho mais eficiente e transparente, produzindo menos resíduos e gerando menos despesas com serviços postais e com deslocamentos. Além disso, na comparação com 2022 e 2023, o número de resmas de papel reduziu de 508 para 389. A meta do plano é reduzir 5% da média anual de consumo de resmas de papel A4, no setor do Almoxarifado.
Setores da CMA têm reduzido consideravelmente o uso de papel
Caio Lima, gerente legislativo da Câmara de Aracaju, explicou que, desde a pandemia, o setor legislativo tem realizado diversas mudanças na tentativa de reduzir o uso do papel. “Todos os documentos legislativos que recebíamos anteriormente eram em papel: só de indicações dos vereadores, podemos estimar um gasto anual de 20 mil folhas de papel, fora os projetos de leis e outras proposituras. Isso foi reduzido de forma significativa com as mudanças realizadas no setor. Atualmente, recebemos todos projetos digitalmente e encaminhamos ao protocolo, por meio do 1Doc, que é um sistema digital. Com isso, estimo que houve uma redução do uso de papel em 70%”.
Marcos Santana, que é chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI), juntamente com os dois gerentes de TI, Vandré Carvalho e João Pedro de Oliveira realizaram atividades que contribuíram para a redução do uso do papel no órgão.
“A primeira mudança foi o sistema de digitalização dos arquivos, os quais eram entregues em papel. Queremos que o envio seja feito em PDF, para organizarmos digitalmente. O segundo tem a ver com a bilhetagem das impressoras, ou seja, conseguimos coletar a informação de quantas páginas foram impressas em cada setor. Dessa forma, conseguimos identificar as pessoas e as impressões que foram feitas, com a finalidade de verificar o que pode ser melhorado ou reduzido. Antes, tínhamos 30 impressoras, agora 16. Emitimos um relatório mensal para o setor responsável pela Comissão sustentável, que irá fazer um trabalho de conscientização com os setores.”
Paulo Marcelo Siqueira, que é assistente administrativo do setor de protocolo, também comentou as atividades voltadas à sustentabilidade. “Uma das demandas que a gente recebe é do legislativo. As leis aprovadas chegavam ao setor de protocolo impressas. Agora, o legislativo encaminha essas leis digitalmente e elas vêm via sistema, sendo que o presidente da Casa assina eletronicamente. Outra mudança diz respeito à folha de rosto impressa, que era utilizada quando a pessoa vinha pegar a documentação registrada. Ao invés de imprimir mais uma folha para assinatura, nós registramos no sistema que a pessoa coletou a documentação”, explica.
Letícia Barros, que é chefe de divisão da taquigrafia e revisão, assim como Letícia Maria Vanoni, que é chefe do setor de taquigrafia, também ressaltaram mudanças significativas no setor, além de realizarem expectativas em relação ao futuro.
“Os registros de votos dos vereadores eram impressos e agora são digitais. Outros documentos como relatório do que foi aprovado e das votações nominais também são digitais. Antes, esses arquivos eram impressos e entregues ao vereador, o que variava de 70 a 120 páginas. No site, publicamos também esse registro de votos. A longo prazo, a gente tem muita vontade de trazer os tablets para cada taquígrafo, como é feito no Senado Federal e Câmara dos Deputados também. Temos esse desejo porque utilizamos o bloco de papel para taquigrafar e com os tablets já haveria também essa redução”, finalizam.
Dia Nacional da Libras: "ela garante à comunidade surda um direito básico, que é o acesso à informação"
Na quarta-feira (24/04), foi celebrado o Dia Nacional da Libras. A língua brasileira de sinais, que é utilizada pela comunidade surda, foi reconhecida no dia 24 de abril de 2002, por meio da Lei 10.436. Após esse reconhecimento, em 2005, o Decreto 5.626 regulamentou a inclusão de libras como uma disciplina curricular obrigatória nos cursos de magistério médio ou superior, licenciatura e fonoaudiologia
Segundo a Lei 10.436, entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora possui estrutura gramatical própria. Por meio deste sistema linguístico ocorre a transmissão de ideias e fatos.
Além disso, a legislação garante que o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos devem apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) determina que haja uma janela com intérprete da Libras nas emissoras de televisão. Dessa forma, a TV Câmara, exibida no canal 5.3, conta com profissionais intérpretes de libras.
Uma delas é Liliane Silva, que trabalha na Câmara de Aracaju há quase 02 anos. Ela destaca que “a libras garante à comunidade surda um direito básico: o acesso à comunicação, à informação. Na Câmara, que é casa política, é muito importante que o surdo tenha acesso ao trabalho dos vereadores, às pautas defendidas e nós, tradutores e intérpretes fazemos esse elo de comunicação permitindo que ele tenha acesso a essa informação”.
Liliane também explicou sobre as atividades realizadas que se referem à cobertura simultânea das Sessões, das Audiências Públicas, das Sessões Especiais e o trabalho de interpretação por meio das outras notícias e reportagens gravadas.
Priscila Brito também é intérprete de libras e trabalha há mais de 01 ano na Câmara. “É por meio da interpretação e da tradução que realizamos neste espaço, que a pessoa surda tem acesso à informação sobre tudo que ocorre na CMA. Nós fazemos isso por meio da Libras, que é a língua da comunidade surda”, destacou.
Priscila ressaltou a importância da Libras, explicando que ela (a Libras) era utilizada antes de seu reconhecimento. No entanto, com essa ação, ela passou a ser oficializada como meio legal de comunicação da comunidade surda, ou seja, dá direito à comunidade de utilizar a língua.
"O uso anterior era informal e poderia até mesmo ser proibido. O reconhecimento dela permitiu que os órgãos públicos se tornassem acessíveis, ou seja, que eles estivessem prontos para acolher a comunidade surda. Dessa forma, a pessoa surda passa a ter segurança da língua ser respeitada e isso é um grande avanço. Meu sonho é que desde as escolas, as crianças (com surdez ou não) aprendam Libras, pois isso vai facilitar muito a comunicação e o desenvolvimento cognitivo", pontuou.
Gabriel Souza, intérprete de Libras da CMA, ressaltou que a equipe de tradução e interpretação da Câmara tem elementos peculiares. “Nós somos tradutores e intérpretes de libras do audiovisual. Isso é diferente de um intérprete, por exemplo, de uma escola ou de uma faculdade. Nós somos o ponto final do texto. O texto só fica pronto quando nós fizermos nossa parte, que é traduzir o material para a língua de sinais. Dessa forma, somos um suporte para a comunidade surda”.
Durante a entrevista, Gabriel lamentou que ainda há deficiências básicas no sistema educacional para a comunidade surda. “É fundamental colocar o ensino da Libras desde a infância, pois isso é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Muitas vezes, há um atraso no conhecimento por privação linguística. Sabemos que 95% dos surdos nascem em lares ouvintes e sua família geralmente não sabe Libras. O impacto negativo para essa criança é imenso”, comentou.
O intérprete de Libras destacou também que além de políticas públicas na área da educação, é fundamental que a sociedade tenha atitudes inclusivas. “Quando vemos uma pessoa organizando um evento ou um show, por exemplo, geralmente não há uma preocupação em colocar uma equipe de Libras. Somente quando há exigência legal que vemos essa equipe atuar. Por isso, é importante entender que o público surdo também consome arte e cultura, devendo ser incluído na pauta”.
Sonia Meire repudia vinda de Bolsonaro a Aracaju
A vereadora Sonia Meire (Psol) usou as suas redes sociais nesta sexta-feira (26) para repudiar a vinda do ex- presidente e mentor dos atos de 08 de janeiro contra a democracia, Jair Bolsonaro a Aracaju. “Esse golpista foi responsável pela morte de milhares de brasileiras e brasileiros durante a pandemia da Covid. Um negacionista, que foi contra a vacina e zombou das pessoas doentes. Ele não é bem- vindo na nossa cidade, nem no nosso estado”, disse Sonia.
Sonia Meire lembrou ainda que, nas eleições de 2022, ele foi derrotado nos 75 municípios sergipanos. “Os sergipanos disseram não ao Bolsonaro e ao bolsonarismo. O lugar dele é na cadeia, pagando por todos os crimes que ele cometeu. E, em breve, isso acontecerá”. A vereadora também destacou que Bolsonaro é investigado pelos atos antidemocráticos, pelos ataques ao processo eleitoral, pela disseminação de desinformação durante a pandemia e a tentativa de golpe de Estado, inclusive defendendo a ditadura militar.
“Podemos enumerar os diversos crimes que este ser cometeu antes, durante e depois do seu mandato como presidente. Fake News, cartão de vacinação fraudado, tentativa de venda das joias presenteadas ao Brasil, envolvimento com milicianos. Além dos milhares ataques à democracia, inclusive sendo condenado a 08 anos de inegibilidade por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, disse Sonia Meire.
A mesma urna eletrônica que o elegeu presidente em outubro de 2018, também foi atacada pelo golpista. Esse mesmo sistema, que ele aponta como inseguro, e que elegeu diversos políticos sergipanos que estarão ao seu lado nesta sexta-feira, em Aracaju. “Estamos de olho em quem são os apoiadores de Bolsonaro em Sergipe e continuaremos expondo essa ligação para que a população saiba quem são os bolsonaristas do nosso estado. Eles, a extrema-direita, não respeitam a democracia, mesmo sendo eleitos de forma democrática. Inclusive, deputados estaduais sergipanos aprovaram título de cidadania sergipana ao casal Bolsonaro, uma vergonha para o parlamento”, destacou a vereadora Sonia Meire.
Bolsonaro não tem nenhum respeito pelo povo brasileiro, muito menos pelo povo nordestino. O que está em curso é um projeto de poder de um novo modelo colonizador de domínio colonial no país. Um projeto perigoso da extrema direita para a campanha de 2026, a partir de uma política autoritária neofacista. Um projeto para retirar os direitos, lgbtfóbico, misógino, contra as nossas crianças, contra uma educação emancipatória, autoritário, mandando inclusive jornalistas calarem a boca, que não aceita nenhum tipo de crítica, contra a população negra, periférica. “Esse projeto fere a nossa existência, mas vamos continuar na luta e na resistência. Autoritarismo, ditadura e neofacismo, nunca mais”, finalizou Sonia Meire.
”É nosso papel representar a escuta ativa da população”, reforça Byron sobre demandas da Coroa do Meio
Dentre as reclamações mais pontuadas pela população aracajuana está a quantidade de buracos nas ruas da cidade. Atendendo às solicitações de moradores da Atalaia/Coroa do Meio, o vereador Sargento Byron (MDB ) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) novas indicações a serem encaminhadas para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB).
As proposituras sinalizam a urgência do recapeamento asfáltico, com o serviço de tapa-buraco, na região. As ruas sinalizadas pelo vereador são a Coronel José Figueiredo de Albuquerque, rua Gervásio de Araújo Souza e rua Waldemar Silva Carvalho.
"Sei da grande demanda da Emurb, e o quanto o presidente Sérgio Ferrari tem buscado planejamento e execuções, mas é nosso papel encaminhar solicitações e representar a escuta ativa da população. A região da Coroa do Meio também sofre com as chuvas em nossa cidade , e esses buracos contribuem para os transtornos", reforçou Byron.
Vereador Camilo solicita transporte gratuito para o Concurso Nacional Unificado
Em Sergipe, 43.661 pessoas estão inscritas para o Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas serão realizadas no dia 5 de maio, nas cidades de Aracaju e Itabaiana. Para atender as necessidades de deslocamento dos participantes, o vereador Camilo Daniel (PT) solicitou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a gratuidade no transporte público da capital sergipana no dia da prova.
A gratuidade do transporte público na capital permite que os participantes da prova possam utilizar os ônibus e terminais de integração com tarifa zero, uma facilitação que permite que mais pessoas participem do concurso.
"Enem" dos concursos
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é um novo modelo de seleção de servidores públicos criado no governo do presidente Lula e permite a realização de concurso para cargos públicos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, com provas simultâneas em todos os estados do Brasil.
Audiência Pública que debate volta da Petrobras a Sergipe tem autoria de Elber Batalha
Uma Audiência Pública, de autoria de Elber Batalha (PSB), vai discutir a volta da Petrobras para o estado de Sergipe. A audiência ocorrerá na próxima terça-feira, dia 30 de abril, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e terá como tema "A retomada das atividades da Petrobras em Sergipe e o modelo de exploração a ser adotado", será aberta ao público.
O momento deve reunir o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), mais sindicatos e segmentos envolvidos, além do setor hoteleiro e comercial que sofreu com a saída dos funcionários e empresas de prestadores de serviços terceirizados.
De acordo com Elber, Sergipe precisa desse retorno. "A Petrobras aqui nos anos 2000 ocupava quase 30% da hotelaria sergipana, direta ou indiretamente. O fechamento causou um dano enorme à nossa economia. É preciso falar, debater e buscar soluções com quem pode contribuir com a causa", lembrou.
A audiência será aberta ao público.
Quando? Terça, 30 de abril.
Qual o tema? “A retomada das atividades da Petrobras em Sergipe, e o modelo de exploração a ser adotado”
Onde? Câmara Municipal de Aracaju
Que horas? 14h
“A reforma é um dos maiores projetos da história recente republicana do Brasil”, declara Elber sobre a Reforma Tributária
O vereador Elber Batalha (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 26, para destacar a votação do texto final da Reforma Tributária que está acontecendo no Congresso Nacional, em Brasília. Durante o Grande Expediente, ele expressou a sua opinião e explicou as principais mudanças que vão impactar o país.
Acompanhando todas as novidades sobre o país e o mundo, o parlamentar passou alguns dados e informações sobre o tema, que serão importantes para a população com essa aprovação. Como a isenção, alíquota zero para alguns produtos como arroz, feijão, leite, manteiga, margarina, raízes, cocos, café, óleo de soja, farinha de mandioca e mais grãos, açúcar, massas alimentícias e pão do tipo comum. Além da redução de impostos de até 60% como as carnes bovina, ovina, suína, caprina, aves e produtos animais e peixes.
De acordo com Elber, tudo isso foi bem pensado e conversado com todos os segmentos para chegar neste projeto. “A reforma é um dos maiores projetos da história recente republicana do Brasil e uma promessa de campanha do presidente Lula. Foi uma construção feita em diálogo com a sociedade, com setores produtivos e as classes trabalhadoras. Ela traz diversas inovações e de extremo valor. Isso é um projeto da república, de nação e será o maior projeto aprovado nos últimos 30 anos”, disse.
Ele ressaltou também que o Cashback funcionará para famílias de baixa renda com essa alteração. “Outra conquista extraordinária é o cashback tributário para famílias de baixa renda. Se em uma casa, a distribuição do salário de todos bater meio salário-mínimo por pessoa, eles terão 100% de volta do imposto de gás, conta de água ou energia, além de produtos que consumirem. Isso será possível através de cadastro ou compras por CPF”, detalhou.
Por fim, ele afirmou que esse é um dos maiores acertos do governo do presidente Lula. “Quero dizer que foi por isso que votei no presidente Lula, para que a justiça fiscal fosse feita e os resultados começassem a se traduzir em projetos concretos. Isso fará com que o Brasil se torne uma economia mais dinâmica, moderna e sobretudo inclusiva”, falou.
Audiência Pública promovida por Isac revela desespero dos pacientes diabéticos em Aracaju
Na tarde de quinta-feira, 25, uma Audiência Pública promovida pelo vereador Isac Silveira (União Brasil) trouxe à tona discussões sobre o aprimoramento do protocolo de Diabetes Tipo 1 e a incorporação do Sistema de Monitoramento Contínuo de Glicose em Aracaju.
A jornalista, ativista e coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy, Vanessa Pirolo, destacou os desafios enfrentados pelos pacientes diabéticos e apresentou dados alarmantes, ressaltando que "no Brasil, há mais de 16 milhões de pessoas com a condição, sendo que 8 milhões desconhecem seu diagnóstico." Pirolo apontou que "esse número contribuiu para um gasto de 42,9 bilhões de dólares em 2021, sem políticas efetivas de controle e prevenção."
O médico endocrinologista Raimundo Sotero, um dos palestrantes do evento, enfatizou a importância de garantir qualidade de vida aos pacientes diabéticos. Ele argumentou que "a função do médico é proporcionar qualidade de vida, tratando e cuidando integralmente do paciente com o apoio de uma equipe multidisciplinar." Sotero ressaltou o papel importante em sensibilizar os políticos sobre a importância do cuidado com os diabéticos.
Janaína Cavalcante, diretora de atenção em saúde de Aracaju, revelou que "34.083 pacientes com diabetes estão cadastrados no prontuário eletrônico da cidade, sendo 12.740 do sexo masculino e 21.343 do sexo feminino." Ela abordou o tratamento e a dispensação de medicamentos, além do atendimento especializado oferecido pelo ambulatório de endocrinologia. Entretanto, as informações apresentadas foram alvo de questionamentos por parte dos pacientes presentes.
Valadão, voluntário da ASPAD/SE, lamentou a falta de divulgação das vagas ofertadas e a ausência de educação diabética adequada. Karina Brito, administradora da comunidade de diabetes/SE, ressaltou a importância do conhecimento sobre a doença para tomar decisões conscientes durante alguma situação causada pela doença, enquanto Gabriela Pereira, vice-presidente do sindicato da enfermagem, destacou a necessidade de investir na prevenção para reduzir o custo do tratamento. Carlos Augusto, presidente do SACEMA, trouxe à tona questões sobre o fechamento de unidades básicas de saúde e a longa espera por atendimento especializado. Ele alertou para a precariedade da situação da saúde em Aracaju, onde a fila para consulta com endocrinologistas ultrapassa os 5 mil pacientes.
Isac finalizou a audiência pública enfatizando a “urgência de ações concretas para enfrentar o desafio do diabetes em Aracaju e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes diabéticos, que enfrentam um cenário de caos e desespero em busca de cuidados adequados”.
Fabiano Oliveira participa de seminário nacional em conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Na tarde desta sexta-feira, 26, o vereador Fabiano Oliveira (PP) participou do seminário nacional “Autismo: respeite os limites e valorize as capacidades”, realizado em Aracaju. O evento é uma iniciativa da deputada federal Delegada Katarina, por meio da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em alusão ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O seminário teve como objetivo discutir questões relacionadas ao autismo, abrangendo a importância da inclusão, respeito aos limites e valorização das capacidades das pessoas com TEA. Fabiano Oliveira destacou a relevância do evento para a conscientização e a promoção de políticas públicas voltadas para a comunidade autista.
"Quero parabenizar a deputada federal e amiga, Katarina Feitoza, pela iniciativa deste importante evento sobre autismo, que contribui significativamente para a conscientização e a promoção de políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA. O ‘Abril Azul’ é crucial para ampliar o diálogo e a compreensão sobre o autismo, respeitando os limites e valorizando as capacidades das pessoas com esse transtorno do espectro autista”, comentou.
Fabiano também reforçou seu compromisso com os aracajuanos e se comprometeu a continuar atuando em ações que promovam a inclusão social.
"Como parlamentar, reforço meu compromisso com a saúde e o bem-estar dos aracajuanos, especialmente daqueles que enfrentam desafios relacionados ao autismo. Tenho muito orgulho de ter lutado pela causa no tocante à vacinação prioritária da Covid-19 e estou à disposição para apoiar e contribuir com iniciativas que promovam a inclusão e melhorem a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. Juntos, podemos construir uma cidade mais justa e inclusiva para todos", finalizou.
Sheyla destaca atuação do Instituto do Câncer Sheyla Galba no 1º ano
A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) apresentou, na sessão plenária dessa quinta-feira (25), um apanhado das ações desenvolvidas pelo Instituto do Câncer Sheyla Galba em seu primeiro ano de atuação, completado neste mês de abril. A explanação ocorreu durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Segundo Sheyla, nestes 12 meses, o Instituto se consolidou como uma ponte entre a população e a rede de assistência oncológica do estado, cumprindo a sua missão de lutar por um tratamento oncológico mais célere e eficiente para os sergipanos. “Nós já auxiliamos mais de 200 pacientes que precisavam realizar procedimentos cirúrgicos e intermediamos mais de 1200 exames, além de outros serviços através de parcerias com organizações sérias como a Unit, o Instituto Embelleze e o Sesc, por exemplo”, citou.
A vereadora lembrou que o diagnóstico precoce e a prevenção aos fatores de risco são os maiores aliados na luta contra o câncer. Por isso, ela reforçou o seu empenho para garantir o aperfeiçoamento da rede de assistência oncológica do estado. “O Instituto Sheyla Galba está com as portas abertas para todas as pessoas, de qualquer parte do estado, que estão com suspeita de câncer. O nosso compromisso é caminhar junto delas para que consigam fazer o diagnóstico em tempo hábil para serem assistidas pelo Poder Público, pois o câncer tem cura e o nosso propósito é sempre defender a vida”, completou Galba.
Falta de medicamentos
Em seu pronunciamento, Sheyla Galba voltou a cobrar a reposição do estoque de medicamentos na rede municipal de Aracaju. Pacientes em tratamento de diabetes, conforme a parlamentar, estão sem acesso a um dos principais remédios. “Há pelo menos 15 dias, falta gliclazida nas unidades de saúde e, por isso, faço um novo apelo à Secretaria da Saúde. A dipirona chegou, graças a Deus, mas os pacientes com diabetes tipo 2 também precisam de atenção”, disse.
Eduardo Lima participa da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais em Brasília
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) participou da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, em Brasília (DF); evento que aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Durante a semana, o evento contou com palestra e cursos sobre comunicação efetiva para o mandato; sobre a nova lei de licitações e o exercício da fiscalização pelo vereador; planejamento de campanha; responsabilidades dos vereadores perante aos Tribunais de Contas; o legislativo na era da inteligência artificial, e o lançamento do livro “Fragmento de um Mandato Popular”, do escritor Michael Martins.
“Aqui nós adquirimos conhecimento sobre orçamento, inteligência artificial, sobre o dia a dia do legislativo municipal em todo o Brasil, para podermos levar tudo que aprendemos aqui para os munícipes aracajuanos por meio do nosso mandato”, disse Eduardo Lima.
Também participaram do evento os vereadores Ricardo Vasconcelos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA); Soneca (PSD), Sargento Byron (MDB) e Breno Garibalde (Rede).
CMA realiza Audiência Pública sobre destinação de Imposto de Renda para Fundos Municipais de assistência
Na manhã desta segunda-feira, 29, foi realizada a Audiência Pública “Destinação de parte do imposto de renda em prol dos fundos municipais que disponibilizam recursos para financiar projetos de grande relevância social”, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Podem ser realocados 3% para os Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA) e outros 3% no Fundo do Idoso (FDI). Em 2023, no Brasil, R$ 283,76 milhões foram remetidos a esses fundos, quando o potencial era de R$ 11,65 bilhões.
A audiência, que também foi realizada no ano passado, foi idealizada pelo presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD). De acordo com o parlamentar, é fundamental disseminar a possibilidade desta destinação a fim de contribuir com setores carentes no município de Aracaju.
"Mais um ano que a gente faz esta Audiência Pública para informar a toda a sociedade aracajuana da importância de destinarmos uma parte daquele valor do nosso imposto de renda que iríamos pagar à União. Este dinheiro pode ser destinado aos fundos municipais que têm propostas nas áreas das crianças e adolescentes, dos idosos e tantas outras áreas sociais no município de Aracaju. Entendemos que é importantíssimo que nosso povo abrace essa causa. O estado, o município têm feito campanhas nesse sentido, mas a Câmara de Vereadores de Aracaju também tem buscado informar e levar conhecimento a todos acerca da importância de darmos essa contribuição a várias instituições e até mesmo ao município de Aracaju, através da Assistência Social, para que possa fortalecer várias ações que cuidem de nossas crianças e idosos".
O Delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel Filho, foi o primeiro a discursar na tribuna e ressaltou que o Brasil e Sergipe têm um potencial de destinação de recursos que poderia ser melhor aproveitado. "A destinação faz muita diferença em favor das pessoas que necessitam e leva dignidade para as pessoas que precisam. Nós podemos destinar 3% para Fundos de Direitos das Crianças e Adolescentes e 3% para Fundos dos Direitos dos Idosos. No ano passado, nós tivemos uma importante arrecadação de R$ 2,2 milhões, uma elevação no estado de Sergipe de 76%; foi o segundo maior incremento no Brasil. O nosso potencial em Sergipe para destinar é de R$ 93,02 milhões. Vejam que temos muito espaço, muito campo, um terreno fértil para trabalhar”, observou Edson Fiel. “Em 2018 arrecadávamos R$ 100 mil, em 2024 esse valor aumentou em 22 vezes e podemos ir muito mais longe".
Como é feita a destinação
Segundo o delegado da Receita Federal, a destinação desses recursos é um procedimento simples; a falta de informação é o principal empecilho. "Porque não se destina, porque falta conhecimento, temos que multiplicar essa informação. Até o dia 31 de maio, a destinação pode ser feita, esse é o prazo limite para entrega da declaração. A declaração do imposto de renda tem uma ficha específica, que é a ficha doação. Diretamente na declaração, entramos nessa ficha e escolhemos o fundo que queremos destinar, que pode ser federal, estadual ou municipal".
O contribuinte que desejar destinar parte do seu Imposto de Renda para um FDCA e/ou FDI, deverá acessar o programa “Declarar Meu Imposto de Renda" (DIRPF), no endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf ir na aba “Doações Diretamente na Declaração” e selecionar o fundo desejado.
Assistência Social
O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) destacou a possibilidade dos aracajuanos contribuírem com a execução de políticas públicas voltadas para a assistência social no município de Aracaju. De acordo com o vereador, o executivo municipal tem deixado a desejar nesse ponto. “O governo Municipal tem sua competência e temos visto o quanto têm sido insignificantes os recursos que são aportados para a política assistencial no município de Aracaju, e isso é discricionário. O Doutor Edson Fiel trouxe a capacidade de nós, contribuintes aracajuanos, colaborarmos para que essa política de assistência voltada para crianças e adolescentes e pessoas idosas seja potencializada”.
Ângela Maria Dantas, membra do Conselho Federal de Contabilidade, salientou que a destinação aos fundos é um ato de amor. No entanto, no entendimento dela, a transparência das entidades que recebem os recursos é uma questão para o contribuinte.
“Um dos grandes problemas que nós, enquanto contadores e operadores, enfrentamos ao mostrar para o contribuinte todo o potencial que ele tem de destinar, é a questão da transparência das entidades que recebem esses recursos, como esse recurso está sendo aplicado e de que maneira foi aplicado. Muitas vezes, a gente encontra com o contribuinte e ele diz que destinou no ano passado e pergunta: esse recurso foi para qual projeto? Às vezes, buscamos em um site, aplicativo ou algum ambiente daquelas entidades que foram nominadas e receberam recursos e a gente não encontra a transparência desse recurso. Muitas vezes, a transparência vem através de um demonstrativo contábil. Nós precisamos que esse conhecimento chegue à sociedade. Não é fácil convencer o contribuinte, ainda não atingimos 10% do que podemos".
Composição da Mesa
A mesa da Audiência Pública foi composta pelo Delegado da Receita Federal de Sergipe, Edson Fiel Filho; a conselheira e vice-presidente regional do Conselho de Contabilidade, Maria Salete; Ângela Maria Dantas Mendonça, do Conselho Federal de Contabilidade; Juliana Alcântara, Diretora Financeira da CMA; e Nilson Lima, Supervisor de Imposto de Renda da Receita Federal.
Câmara Municipal de Aracaju disponibiliza pauta de votação para cidadãos
Nas terças, quartas e quintas-feiras são apreciadas as pautas de votação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) dentro das Sessões Ordinárias. Essa pauta contém Projetos de Leis, Decretos Legislativos, Requerimentos, Moções, entre outras proposituras analisadas e votadas pelos parlamentares da Casa Legislativa aracajuana.
As Sessões Ordinárias da CMA são exibidas pela TV Câmara, no canal aberto 5.3, e no site da Câmara Municipal de Aracaju, https://www.aracaju.se.leg.br/. Por meio da Agência de Notícias da CMA, é publicada matéria com resumo do que ocorreu nas votações.
Acessando a Pauta de Votação
Além destes canais, o cidadão pode acessar a pauta de votação da CMA na íntegra, acessando o site da CMA. Na parte inferior direita da página, está localizado o banner "Pauta da Sessão", com pauta e respectiva data da votação. Basta clicar para visualizar ou baixar o arquivo em seu computador ou celular. O único requisito é ter instalado aplicativo compatível com os formatos PDF e DOC.
Acesso à Informação
O setor Legislativo da CMA é quem elabora a pauta de votação da sessão plenária do dia seguinte e a deixa disponível para download. A medida atende ao preconizado pela Lei 12.527/2011, "Lei de Acesso à Informação – LAI", que tem como objetivo garantir o acesso a informações, direito este já garantido pela Constituição Federal de 1988, dando a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral.
Palestra "Abril Verde" conscientiza sobre saúde e segurança no trabalho
A Escola do Legislativo de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima, realizou nesta manhã de segunda-feira, 29, a palestra "Abril Verde", em parceria com o Setor de Segurança do Trabalho; sobre saúde e segurança no trabalho.
O objetivo da palestra é enfatizar a importância da área da saúde, dos cuidados no trajeto de ida e volta ao trabalho, e também do ambiente.
Para a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, este evento é de extrema importância para um ambiente saudável. “A Escola do Legislativo apoiará, sempre, ações para a melhoria do trabalho e a saúde como um todo. O setor de Segurança do Trabalho está de parabéns pela iniciativa”, disse.
Já a técnica de segurança do trabalho, Ana Paula Santana, responsável pela atividade, explica que a segunda edição do evento traz novas abordagens sobre a segurança no trabalho. “Neste ano, fizemos parceria com a Escola do Legislativo, além de usar as redes sociais para debater sobre assuntos que envolvam o “Abril Verde”, comentou.
O ouvinte da palestra, o médico Marcelo Garcia, pontuou sobre os temas que foram abordados. “Foram dois pontos bastante positivos e de importância para o dia a dia, no trabalho. Ao falar da saúde nutricional envolve diversos assuntos, inclusive, a saúde mental, além dos cuidados no trânsito”, justificou.
Os palestrantes, a nutricionista Naytiara Louise e o agente de trânsito Reinato Santos, destacam os assuntos dos temas. “Aceitei o convite porque achei interessante a proposta do evento, e falar de saúde é algo que precisa ser sempre lembrado para o nosso desempenho”, enfatizou Naytiara.
Já o agente de trânsito, Reinato Santos, orientou sobre como evitar acidentes. “É proibido o uso do celular enquanto dirige, a importância do capacete para os motoqueiros e o uso obrigatório do cinto de segurança. São detalhes que todos têm conhecimentos, mas acabam virando estatística por não terem a atenção devida”, finaliza.
Infraestrutura e chuvas: Sargento Byron viabiliza diálogo entre moradores do Robalo e Defesa Civil
Em contato direto com moradores da zona de expansão de Aracaju, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) articulou mais uma reunião entre sociedade civil e gestão municipal para diálogos acerca de melhorias para a região do Robalo. A pauta foi realizada junto à Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nesta segunda-feira, 29.
“Frequentemente estou no bairro Robalo e reconheço as dificuldades encontradas por esta comunidade que, há tantos anos, tem sofrido com falta de infraestrutura, em especial, nos períodos de chuva. Esta conversa com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Tenente-Coronel Silvio Prado, possibilitou que os moradores, que aqui representaram todo o bairro, fossem ouvidos e pudessem conhecer as ações que vão decorrer para que os impactos das chuvas sejam minimizados este ano”, reforçou Byron.
Para o secretário, este tipo de conversa é uma soma aos trabalhos realizados pelo órgão, além de estreitar o contato com a população de maneira que todos se sintam representados e ouvidos. “Agradeço ao vereador Byron por sempre ser tão acessível e disposto a contribuir com o trabalho do Executivo. A área destacada hoje já é bem conhecida por nós, de forma que já conseguimos mapear toda a região, e nesta terça-feira, 30, já estaremos com o Comitê de Gerenciamento de Crises da Prefeitura, composto por equipes da Emurb, Emsurb e Defesa Civil, para quantificarmos o que devemos fazer, desde a utilização de maquinário a tubulações, assim como definirmos quais ruas devemos interligar também. A gente vai preparar esta região para que não tenhamos tantos impactos como no ano passado”, declarou Silvio Prado.
Por fim, o vereador Byron enfatizou a necessidade de que os trabalhos ganhem fôlego nos próximos dias. “O mês de maio já está batendo à porta. As chuvas já dão sinais, e é dever do nosso mandato acompanhar essas melhorias. Agradeço ao secretário Silvio por tamanha presteza, não só hoje, mas sempre que temos demandas e urgências. É este trabalho que amplia a atuação e a relação entre os dois poderes, o Legislativo e o Executivo”, concluiu.
Eduardo Lima se reúne com a secretária de Esportes para pedir auxílio para atletas sergipanos
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) se reuniu na manhã dessa segunda-feira, dia 29, na Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp) de Aracaju, com a secretária Liliane Borba e levou atletas sergipanos que buscam apoio para competir em suas modalidades.
A paratleta de halterofilismo, Mayara Reis, que irá competir em junho deste ano, na 2° fase nacional do Circuito Loterias Caixas, está precisando de auxílio para passagem aérea. Já os irmãos e judocas Kauan Daniel, de 16 anos, e Pedro Gabriel, de 12, necessitam de kimonos para competir nos próximos desafios que terão pela frente.
Em ambos os casos, a secretária afirmou que buscará recursos para subsidiar os atletas sergipanos em suas competições.
Câmara Municipal de Aracaju não terá expediente no 1º de maio
Nesta quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional em celebração ao dia do trabalho, não haverá expediente na Câmara Municipal de Aracaju. As atividades legislativas e administrativas serão retomadas na quinta-feira,02.
1º de maio
A data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes.
Sonia Meire destaca o Abril Verde: mês do combate ao racismo religioso
O mês de abril é dedicado à luta contra o racismo religioso, e a vereadora Sonia Meire (Psol) destaca a importância de combater essas práticas. Apesar de o Brasil ser uma país diverso e multicultural, a intolerância religiosa ainda é muito grande. São diversos casos registrados de violência contra templos religiosos, principalmente os das religiões de matrizes africanas. E quando falamos do racismo religioso, trata-se de ataque a pessoas negras pelo simples fato de seguirem a umbanda, o culto de Ifá ou qualquer outra religião afro-brasileira, como o candomblé, o batuque, a encantaria, a jurema, o nagô-vodun, o tambor de Mina, o terecó, o xangô e o xambá.
“Nós vivemos em um país que tem as práticas religiosas as mais diversas. Ainda que tenhamos uma tradição judaica e cristã muito forte, com representações a partir de igrejas católicas e evangélicas, nós também temos as religiões de matrizes africanas, que são religiões que tentam exercer as suas práticas com muita dificuldade, porque nós vivemos em um país de uma tradição nefasta muito ruim que é uma cultura racista, que estrutura a base da nossa sociedade”, disse a vereadora Sonia Meire.
A violência aos templos religiosos são as mais diversas. Temos casos de terreiros fechados por reclamações de vizinhos, expulsos das suas localidades, além de incêndios criminosos. No ataque às religiões de matriz africana, mesmo que o agressor não explicite o seu racismo, ele está lá. À primeira vista, a motivação é religiosa, mas o que está por trás é a discriminação racial. Quem pratica o racismo religioso, portanto, de alguma forma age para que o outro não exista.
Sonia Meire destaca que essa cultura racista acaba que deforma as pessoas, fazendo com que elas não respeitem as práticas dentro da diversidade cultural que existe principalmente das religiões de matrizes africanas. “Isso acaba gerando o preconceito racial, o preconceito às religiões, no qual as pessoas inclusive têm práticas de combate aos templos religiosos. Em Aracaju, já houve tentativas de atear fogo nos templos religiosos, isso é a maior prova de intolerância, de não respeitar as práticas, o credo, as pessoas na sua diversidade e na sua fé. Se nós queremos ter e pregamos uma sociedade de convivência, de paz, na qual nos colocamos como seres humanos que não defendem a guerra e ódio, precisamos exercitar práticas de combate a esses preconceitos”, completou a vereadora.
Aracaju foi a segunda cidade no país a possuir um setor específico da polícia civil para o atendimento aos casos de racismo religioso, quando foi instalado, no ano de 2004 e, em 2018, uma delegacia especializada. A estudante Valéria Nunes, que é da religião umbanda omolokô, destaca que a desvalorização, a opressão e a subordinação que o povo preto vivenciou no passado acontece ainda hoje. “Até os dias atuais, o cabelo, o vocabulário, as vestimentas e a religião são alvos de um apagamento. E é dessa maneira que as tradições religiosas vão deixando de ser praticadas, e vidas negras são perdidas nesse processo, e a cultura e as tradições do nosso povo vai morrendo. A necessidade do combate à intolerância religiosa não é só para manter as religiões de matrizes africanas vivas, é para também desvincular a sociedade desse ideal branco e eurocêntrico que vem sendo ditado por tanto tempo, é também uma política de vida para o povo preto, é sobre a redução da mortalidade do povo preto”, disse Valéria Nunes.
O mês de abril é um mês para fortalecer narrativas, e realizar o debate para ampliar a consciência que se deve respeitar a fé e as religiões, principalmente as de matrizes africanas, combatendo qualquer tipo de intolerância e de racismo religioso. Um mês muito importante para trazer ainda mais à tona que o combate à intolerância religiosa tem que ser todos os dias, porque todos os dias as pessoas estão sofrendo com isso, e, muitas vezes, chegando a níveis de agressão altíssimos.
Audiência Pública de autoria de Elber discute a volta da Petrobras a Sergipe
Uma Audiência Pública debateu a volta da Petrobras para Sergipe nesta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A oportunidade, que foi de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), reuniu sindicatos como o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro) e entidades empenhadas na pauta.
Entre os assuntos abordados, o modelo de exploração a ser adotado no estado, com dados apresentados pelo Sindipetro dos anos de trabalho realizado com a forma terrestre, bem como os benefícios do Sergipe Águas Profundas. De acordo com o sindicato, sem esse método, a produção de óleo chega a 7,9 mil barris por dia e, com ele, pode chegar a 240 mil. Além disso, a produção de gás, que sem ele é de 0,05 mm m³ diário, pode atingir 18 mm m³ por dia.
Para Thiago Italo, diretor do Sindipetro, o momento é de união para que o melhor aconteça em nosso estado. “Visto que perdemos a chance de impostos e geração de empregos para os sergipanos. O nosso bloco em alto mar não é só da Petrobrás, mas também de outras empresas, por isso ela precisa fazer algo para que não se torne viável apenas a exploração do óleo e gás em nosso litoral. Que ela possa trazer o UPGN para Sergipe. Precisamos da força de políticos e mais pessoas para mudar tudo isso. Com isso, mais de 100 mil empregos podem ser gerados”, explicou.
Pedro Messias, diretor do sindicato, também ressaltou os outros meios afetados com essa saída em 2018. “Perdemos muita receita e empregos. Os hotéis, o comércio, empresas fornecedoras e outros setores que movimentavam a economia por aqui. Cerca de 30% dos hotéis eram movimentados semanalmente pelos trabalhadores diretos e os terceirizados que passavam por aqui. A audiência foi muito exitosa, e com a ajuda do vereador Elber e mais pessoas, vamos conseguir trazer tudo de volta”, comentou.
José Augusto Andrade, diretor de inovação e empreendedorismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), detalhou como a educação também foi afetada. “Se analisarmos, perceberemos que a Petrobrás sempre trouxe riqueza, não apenas financeira, mas também em outros aspectos, como a educação. Sergipe tem uma forte parceria com a Petrobrás, por isso algumas coisas do instituto foram criadas para capacitar o público com cursos como Petróleo e Gás. Todos os alunos que faziam os cursos elaboravam projetos de pesquisa e recebiam bolsa. Grande parte deles permanecia na instituição, se formava e continuava trabalhando na área. É uma perda muito grande não só para o estado, mas também para os alunos”, relatou na tribuna.
De acordo com o vereador Elber, a ocasião foi muito proveitosa, e essa volta é um dos compromissos de Lula e do governo federal. “O mais importante dessa audiência foram os debates e as forças para acelerar isso. A Petrobras sempre foi uma das maiores precursoras do desenvolvimento econômico de Sergipe, um grande gerador de renda e empregos, movimentando uma grande cadeia. Essa retomada é um compromisso do presidente Lula e pode acontecer, ainda mais com as mobilizações como a de hoje. Os sergipanos precisam se unir para ter tudo isso de volta”, declarou.
Vereador Byron destaca serviço de limpeza realizado no bairro Atalaia
Dentre as demandas encaminhadas pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) à Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão as ações de limpeza geral e varrição em algumas ruas do Bairro Atalaia.
Nesta terça-feira, 30, o parlamentar ressaltou que as demandas têm sido executadas. A rua Professor Aloísio Campos e a Travessa I, próximas ao comércio, são trechos destacados pelos moradores quanto às benfeitorias atendidas.
"O mandato é feito a partir de toda e qualquer melhoria destinada à população. Isso inclui serviços simples, desde varrição e coleta de entulhos, até execuções que necessitam de maiores estudos e investimentos, como manutenção de praças, pavimentações, entre outros. Agradeço a atenção da equipe da Emsurb, em nome do presidente Bruno Moraes, pois este retorno nos dá o entendimento de que estamos trabalhando em via de mão dupla", declarou Byron.
Dia do trabalhador: TV Câmara lança reportagem especial que discute a complexidade do trabalho no século XXI
Nesta quarta-feira (01/05) é o Dia do Trabalhador e em homenagem a esta data, a Câmara de Aracaju preparou uma reportagem especial sobre o assunto. Dividida entre os temas: o processo de industrialização de Aracaju, novas tecnologias de trabalho proporcionadas pelo ambiente digital (como o home-office) e outros cenários do mercado de trabalho (como o uso do transporte por aplicativo), a reportagem proporciona uma ampla e atual discussão sobre a complexidade do trabalho no século XXI.
Segundo os produtores da reportagem, o sociólogo e coordenador de conteúdo da TV Câmara, Franklin Timóteo e os jornalistas Marcos Moreira e Maria Isabel Chaves, “no século XX, o trabalho frequentemente seguia um modelo com hierarquias rígidas e ênfase na produção industrial. No século XXI, vemos uma mudança em direção a uma maior flexibilidade, com o surgimento do trabalho remoto e horários mais flexíveis. A tecnologia desempenha um papel fundamental, permitindo a colaboração à distância e a ascensão do freelancer e do empreendedorismo digital. A ênfase agora está na criatividade, inovação e habilidades digitais, enquanto as relações de trabalho tornam-se mais fluidas e menos hierárquicas”.
A reportagem especial será exibida nesta quarta-feira (01/05), às 13h horas, na TV Câmara (canal 5.3). Também é possível acessar pelo link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3Ro2rYgVp4M.
Origem da data
O dia do trabalhador tem origem no movimento operário do século XIX. Em 1886, trabalhadores nos Estados Unidos organizaram uma greve por jornadas de trabalho mais curtas, demandando oito horas por dia. A greve culminou em uma manifestação violenta em Chicago, conhecida como a revolta de Haymarket.
No Brasil, o dia do trabalhador é ligado ao movimento sindical brasileiro do século XX, quando trabalhadores organizaram protestos por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas. Em 1924, foi instituído o dia 1º de maio como feriado nacional pelo governo de Artur Bernardes. No entanto, apenas em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, o dia do trabalhador foi oficialmente reconhecido e celebrado em todo o país. Desde então, a data é marcada por eventos, manifestações e reflexões sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros.
Bigode se preocupa com a chegada das chuvas no Santa Maria
Eleições: Emília usará fogos silenciosos durante campanha
Vereadora Sonia Meire participa de ato do 1º de Maio
Na manhã dessa quarta-feira, 1º de maio, a vereadora Sonia Meire (Psol) participou do ato de luta pelo Dia Internacional das Trabalhadoras e Trabalhadores, em Aracaju. A marcha aconteceu pelas ruas do conjunto Augusto Franco em defesa das categorias do serviço público, pelo direito à água, à moradia, à educação e à cultura.
Dia do Taquígrafo: trabalho contribui para a transparência pública
Nesta sexta-feira (03/05), é o Dia do Taquígrafo, um profissional fundamental para assegurar a transparência e a fidelidade das atividades públicas. A Câmara Municipal de Aracaju conta com doze taquígrafos em seu quadro de servidores públicos.
A taquigrafia é o registro histórico de tudo o que acontece no Plenário durante as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Especiais e Audiências Públicas. Sua técnica foi desenvolvida para ser tão rápida quanto a fala, e por isso, existe a utilização de símbolos que representam os diálogos.
De acordo com Letícia Maria Vanoni, chefe do setor de taquigrafia, o trabalho ocorre por meio do apoio às sessões legislativas. “Nós fazemos o registro de tudo, por meio dos taquigramas e depois transcrevemos para a língua portuguesa. Além disso, fazemos a publicação na íntegra das sessões, registros de votos e um relatório mensal. Temos também uma tabela mensal que contém os temas mais tratados e discutidos nas sessões, assim como um registro das audiências públicas e sessões especiais. Dessa forma, conseguimos ser transparentes com a sociedade, que consegue entender tudo que ocorre diariamente nas sessões”, explicou.
Para quem quiser acompanhar o dia a dia do Legislativo da CMA, as publicações realizadas por esses profissionais estão disponíveis no site, na aba “Processo Legislativo - Notas Taquigráficas - 2024”.
Sobre a data
Em 03 de maio de 1823, foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no país, que funcionou na primeira Assembleia Constituinte, cabendo assim aos taquígrafos escreverem a Constituição Brasileira de 1824.
Audiência Pública que destaca a profissão de Assistente Social tem autoria de Elber Batalha.
Uma Audiência Pública de autoria de Elber Batalha (PSB) e com o tema “Assistente Social: Contribuindo para a efetivação dos direitos e da participação social” acontecerá na próxima segunda-feira, 6 de maio, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A ocasião deve reunir profissionais, sindicatos e entidades envolvidas no assunto.
Para Elber, o tema merece destaque e esses profissionais, todas as homenagens. “Precisamos falar sobre essa profissão tão valorosa e sua contribuição para a população com serviço em todos os meios, promovendo assim a justiça social e o fortalecimento dos direitos”, comentou, lembrando que o Dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio e a audiência também irá celebrar a data.
A audiência é aberta ao público.
Quando? Segunda, 6 de maio.
Qual o tema? “Assistente Social: Contribuindo para a efetivação de direitos e da participação social”.
Onde? Câmara Municipal de Aracaju
Que horas? 9h
Fabiano Oliveira prestigia inauguração da praça Conselheiro Tertuliano Azevedo, no bairro Aruana
Na última terça-feira, 30, o vereador Fabiano Oliveira (PP) marcou presença na inauguração da mais nova praça de Aracaju, localizada no bairro Aruana. O novo equipamento público, denominado Conselheiro Tertuliano Azevedo, presta uma homenagem ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), homem público e pai da amiga e presidente do TCE, Susana Azevedo.
Fabiano reforça que a nova praça é uma justa homenagem para quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da capital, além de ser um espaço de convívio social que traz consigo uma série de equipamentos que vão ajudar no entretenimento e qualidade de vida dos moradores.
“Eu não poderia deixar de prestigiar esse momento tão importante para a amiga Susana Azevedo e sua família, como também para todos os moradores da localidade. A nova praça chega com áreas de lazer, espaços verdes e opções de recreação para todas as idades e promete ser um ponto de encontro e diversão para as famílias do bairro Aruana. Parabéns ao prefeito Edvaldo Nogueira e toda a gestão pelo belíssimo trabalho!”, pontuou.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região e sua disposição em trabalhar em prol do bem-estar e progresso de todos os moradores.
“Tenho mais de R$ 320 mil em emendas impositivas destinadas para a Emurb para manutenção e quero me colocar sempre à disposição do presidente em exercício da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Ubirajara Barreto, e de todos os aracajuanos e aracajuanas para as demandas que forem surgindo. Contem comigo!”, finalizou.
Confira a agenda semanal da CMA entre os dias 06 e 10 de maio
Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades, além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA, é disponibilizado um banner na lateral da página em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades que serão realizadas entre os dias 06 e 10 de maio.
Segunda-feira (06/05)
Nesta segunda-feira (06/05), às 09h, será realizada uma sessão especial sobre o Sistema Único de assistência social. A autoria é do vereador Elber Batalha. Às 16h, será realizada uma sessão solene para homenagear a cineasta Klaudy Teles. A autoria da ação é do vereador Prof. Bittencourt.
Terça-feira (07/05)
Na terça-feira (07/05), a partir das 09h, será realizada ,no Plenário da CMA, a tribuna Livre com o tema “Discussão sobre a real situação em que vive a Rádio Comércio e o centro comercial de Aracaju”. A tribuna será conduzida pelo jornalista Márcio Prata, da Rádio Comércio.
Quarta-feira (08/05)
Nesta quarta-feira (08/05), será realizada uma sessão solene, às 16h, para homenagear o jornalista Felipe Martins. A autoria da ação é do vereador Ricardo Marques.
Quinta-feira (09/05)
Nesta quinta-feira (09/05), será realizada uma sessão solene, às 16h, para homenagear a jornalista Miriam Petrone. A autoria da ação é do vereador Elber Batalha.
Sexta-feira (10/05)
Na sexta-feira (10/05), às 09h, será realizada uma sessão especial, de autoria do vereador Elber Batalha. A sessão discutirá sobre como as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) podem influenciar no regime previdenciário dos servidores públicos no Brasil. Já a partir das 14h, ocorrerá uma audiência pública com o tema “Maracatu e Sergipanidade”. A autoria é do vereador Ricardo Marques.
Vale ressaltar que as votações na CMA ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 11h, nas sessões ordinárias. Além disso, a programação acima está sujeita a alterações.
Doação do Imposto de renda: saiba como ajudar projetos sociais da sua cidade
Na segunda-feira (29/04), a Câmara de Aracaju realizou, no Plenário da CMA, a Audiência Pública “Destinação de parte do imposto de renda em prol dos fundos municipais que disponibilizam recursos para financiar projetos de grande relevância social”. A audiência foi realizada com a finalidade de explicar que a sociedade pode realocar até 6% do imposto de renda para projetos sociais ligados à área da criança, adolescente e idoso.
A audiência foi idealizada pelo presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD). Diante da importância desse tema, a Câmara de Aracaju preparou uma matéria especial explicativa sobre como você pode participar dessa ação.
Saiba como destinar parte do seu imposto de renda para instituições sociais
A declaração do imposto de renda pode ser feita até o dia 31 de maio de 2024. Ao preencher sua declaração, o contribuinte tem a opção de escolher o fundo do idoso ou da criança e do adolescente para o qual quer doar. Além disso, é possível escolher se a doação será em nível nacional, estadual ou municipal.
Para ter a opção de doar, é fundamental escolher o modelo completo no momento da declaração. A declaração simplificada não contempla essa possibilidade. É possível destinar doações para cinco tipos de ações: Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Programa de Apoio à Cultura, incentivo ao esporte e atividade audiovisual.
O contribuinte pode destinar até 6% do seu imposto de renda, podendo dividir o percentual para mais de uma instituição. A novidade em 2024 é que até 7% do valor pode ser destinado a projetos esportivos.
Após preencher seu imposto de renda, é possível buscar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Dentro da aba, busque por "Criança e Adolescente" e clique em "novo". Neste momento, é possível escolher o fundo que será beneficiado.
Ao enviar sua Declaração do Imposto de Renda, você precisará imprimir e pagar um DARF para cada destinação informada. Porém, os valores recolhidos nesses DARFs serão, depois, compensados e você não pagará um centavo além do valor original do seu Imposto Devido.
De acordo com o Governo Federal, se a sua declaração resultar em Imposto a Pagar, o total destinado será descontado do saldo devedor. Se a sua declaração resultar em Imposto a Restituir, o total destinado será somado à restituição.
Por que devo doar?
Os valores do imposto de renda já são devidos ao cidadão e, ao destiná-los, é possível ajudar diversos projetos sociais da sua cidade. É uma ação que contribui para a manutenção de projetos ligados à criança, adolescente e idoso. É uma forma de exercitar a cidadania, que não custa mais nada ao contribuinte.
Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju comparecem ao lançamento da programação do Forró Caju 2024
Os vereadores Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), Manuel Marcos (PSD), Vinicius Porto (PDT) e Professor Bittencourt (PDT) compareceram ao lançamento da programação do Forró Caju 2024, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 03, no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Serão sete dias de festa com atrações locais e nacionais.
O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar destacou a relevância da festa no cenário turístico, econômico e cultural. “Ficamos muito felizes em ver a renovação do Forró Caju, que movimenta a economia e a cultura. A gente sabe que nesse momento o turismo tem movimentado a cidade, entendemos que a geração de emprego e renda é fundamental porque a cidade de Aracaju é um atrativo cultural. Sergipe é o país do forró, nada mais justo que a capital promova esse evento para atrair aracajuanos, sergipanos e o povo do Brasil para cá”, disse Byron.
Para Bigode do Santa Maria (PSD), a festa além de estimular a economia, traz alegria ao povo aracajuano. “Isso me deixa muito feliz e também todos os sergipanos. A nossa querida Aracaju vem com uma programação do Forró Caju que é uma alegria para nosso povo e também que faz rodar a economia e é crescimento, progresso, emprego e renda”, afirmou Bigode.
“Essa festa é tão esperada por todos os aracajuanos e brasileiros, que saem de sua cidade e vêm curtir o melhor forró do Brasil”, declarou o vereador Vinicius Porto.
O vereador Professor Bittencourt deu ênfase ao Forró Caju como elemento de valorização da tradição e cultura do povo sergipano. “É a reafirmação da tradição, reafirmação da identidade e pertencimento do povo sergipano e especialmente o povo aracajuano. O Forró Caju é a grande festa e congrega a população de todo o estado de Sergipe em favor da tradição dos festejos juninos. Fico muito feliz de estar aqui presente. A programação está tão vasta e diversa; é porque o Forró Caju além de ser esse palco da tradição, da reafirmação da identidade; é esse acontecimento com um apelo econômico e turístico. Parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira pela realização do Forró Caju.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante a apresentação, falou a respeito da importância do evento para a cidade. Edvaldo ainda comentou a diversidade de ritmos na programação e afirmou a necessidade de trazer o contemporâneo para a festa sem deixar de lado os ritmos mais tradicionais.
“Insistimos nesse formato de 7 dias porque achamos que é o ideal, mais concentrada, com mais atrações por dia e mantendo essa tradição. O Forró Caju é de fato uma grande marca de nossa cidade, é um esforço gigantesco que fazemos porque é uma festa custeada com recursos próprios da prefeitura municipal”, afirmou Edvaldo.
“É um momento importante, faço questão de afirmar, essa festa é também economia, tradição, cultura, mantém a nossa raiz e identidade cultural. Como a cultura é móvel e muda de acordo com o tempo eu acho que a gente precisa cada vez mais ser contemporâneo. Entender que fazer a inclusão, trazer outros ritmos é fundamental para manter essa ideia de caleidoscópio cultural, obviamente sem perder a raiz, a essência, que é o forró; a base cultural da população do povo de Sergipe”, disse o prefeito da capital.
Histórico
Organizado pela prefeitura de Aracaju, o Forró Caju foi criado em 1993 e se tornou uma das maiores festas juninas do Nordeste e do Brasil. Com atrações locais e nacionais reunidas no centro histórico da capital sergipana, a celebração movimenta aproximadamente 1 milhão de pessoas por edição. A festa conta com uma ampla estrutura, com praça de alimentação, camarotes, enfermaria, policiamento e programação extensa.
Confira Programação Completa do Forró Caju 2024
Dia 23/06 (Domingo)
20h- Unha Pintada
21h30- Xote Baião
23h- Mano Walter
00h30- Zueirões do Forró
02h- Maiara e Maraisa
Dia 24/06 (segunda)
20h- Ramon e Randinho
21h30- Pedro Lua
23h – Ana Castela
00h30- Michel Teló
02h- Jeany Lins e Dedé Brasil
Dia 25/06 (terça-feira)
20h- Orquestra Sanfônica
21h30- Mestrinho
23h- Simone Mendes
00h30- Calcinha Preta
02h- Fogo na Saia
Dia 26/06 (Quarta-feira)
20h- Erivaldo de Carira
21h30- Elba Ramalho
23h- Solange Almeida
00h30- Tarcísio do Acordeon
02h- Cavaleiros do Forró
Dia 27/06 (Quinta-feira)
20h- Michele Andrade
21h30- Iguinho e Lulinha
23h- Dorgival Dantas
00h30- Thais Nogueira
02h- Danielzinho JR
Dia 28/06 (Sexta-Feira)
20h- Flor de Maracujá
21h30- Joelma
23h- Alceu Valença
00h30- Luan Estilizado
02h- Zé Tramela
Dia 29/06 (Sábado)
20h- Luanzinho Moraes
21h30- Henry Freitas
23h- Zé Vaqueiro
00h30- Cintura Fina
02h- Saia Rodada
"Até quando teremos que lutar pelo direito que é intrínseco ao ser humano?" questiona Byron sobre os direitos da pessoa com deficiência
Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) fez um desabafo diante de mais casos de desrespeito à pessoa com deficiência, apresentando vídeos na sessão.
"Sou ativista da causa da pessoa com deficiência, uma das principais bandeiras do nosso mandato, e duas situações nos tocaram muito nos últimos dias. Situações que nos mostram desrespeito em diversos lugares. Desrespeito com a lei, com os direitos individuais e coletivos daquele que tem algum tipo de deficiência. Um caso aconteceu com uma professora que viajava de Brasília para Belo Horizonte e foi proibida de sentar ao lado da sua acompanhante, mesmo com todos os requisitos preenchidos e documentação apresentada. Além de infringir direitos, a Companhia Aérea foi além e censurou a fala da passageira, querendo impedi-la de argumentar. Isso é revoltante!", declarou o parlamentar.
O vereador sempre frisa em suas falas o quão essencial é que as pessoas não precisem passar por determinada situação para vestir a camisa de uma causa. "Sem precisar ir muito longe, outro episódio, desta vez em nossa cidade. Mais um cidadão que, ao fazer uso do transporte público, é constrangido e tem seu direito de ir e vir prejudicado, pois o elevador de acesso ao ônibus estava quebrado. Além da precariedade, vemos o despreparo das empresas, dos funcionários e, claro, da Prefeitura Municipal em sua fiscalização. Foi preciso o cidadão aguardar por quatro ônibus para, então, conseguir realizar sua locomoção até um shopping da cidade. Não o bastante, o rapaz com deficiência ainda sofreu capacitismo, ao ser questionado e apontado como alguém que não deveria andar sozinho. Até quando isso? Até quando teremos que lutar pelo óbvio, pelo direito que é intrínseco ao ser humano?", pontuou Byron.
Foi por meio de um amigo, que presenciou a dificuldade deste cidadão aqui em nossa cidade, e o acolheu e registrou a cena para pudéssemos nos somar. "Quantas pessoas fazem isso?", interrogou o parlamentar que fez questão de ler o trecho do artigo 46 da Constituição Federal.
"O direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso", concluiu Sargento Byron.
Sustentabilidade: Câmara Municipal de Aracaju implementa medidas para reduzir consumo de energia elétrica
No mês de abril, a Agência de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju iniciou uma série de matérias sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Casa legislativa aracajuana. As matérias têm sido publicadas às sextas-feiras e tratam de temas presentes nos 4 eixos temáticos do PLS. A primeira foi publicada no dia 19/04 e abordou o uso consciente de copos plásticos na CMA. No dia 26/04, a matéria foi sobre redução do uso de papel na Instituição. Desta vez o assunto é Energia Elétrica.
O tópico Energia Elétrica está dentro do 1º eixo temático do PLS – “Compras, contratações e usos sustentáveis de recurso” e é relacionado aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 7º e 12º, respectivamente – “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e com preço acessível à energia para todos” e “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.
Desafios na CMA
De acordo com o PLS, no ano de 1993, “a CMA começou a adquirir e a utilizar computadores em suas atividades administrativas e legislativas. A partir de 2009, diversas medidas foram adotadas e transformaram mais intensamente os procedimentos internos da instituição. A exemplo: implementação de sistema eletrônico de apoio ao processo legislativo – SAPL, contratação de serviços de aluguel, suprimento e manutenção de impressoras, digitalização do arquivamento em papel dos registros de anais e de alguns outros documentos”.
Se por um lado a informatização dos processos administrativos pode levar a uma economia de até 50% no uso do papel, segundo estimativa da comissão gestora do PLS, o consumo de energia acaba sendo maior, devido à utilização de aparelhos eletrônicos que têm como fonte de alimentação a energia elétrica. De acordo com a Assessoria de Tecnologia da CMA, a instituição utiliza 125 computadores, que ligados em turnos completos de trabalho, considerando que a Câmara funciona no período matutino e vespertino, geram um gasto considerável.
Contexto e Metas
Segundo o PLS, “com o crescimento da população residente em Aracaju, junto com riscos e impactos das mudanças climáticas e da geração de energia elétrica no país, o uso racional deste recurso numa instituição pública é uma ação obrigatória entre os esforços por mais sustentabilidade”. O documento diz que medidas nesse sentido já vêm sendo implementadas há alguns anos na CMA, como o aproveitamento da luz natural para iluminar os ambientes de trabalho e a prioridade na aquisição de itens com boa classificação na etiquetagem de eficiência energética. A CMA já adotou o uso de lâmpadas em LED, que duram até 50 vezes mais e são 80% mais econômicas do que as incandescentes.
O chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI) da CMA, Marcos Santana Silva, elencou ações implementadas pelo setor com o intuito de economizar energia na CMA. “Adoção de software de bilhetagem para ajudar no consumo consciente de impressões e cópias, configuração das impressoras para imprimir automaticamente em modo de rascunho, impressão frente e verso para reduzir o consumo de papel e energia, criação de política de desligamento automático dos computadores após um período de inatividade, configuração dos computadores para o modo de economia de energia, redução do tempo que os monitores entram em modo de suspensão quando não estão em uso”.
Apesar dos gastos significativos com uso de computadores, o vilão do consumo de energia é outro. O engenheiro Ivan Dortas, da Divisão de Serviços Gerais da CMA, aponta o uso do ar-condicionado como um dos principais responsáveis pelo consumo de energia na instituição.
“Nosso maior desafio na Câmara Municipal de Aracaju é a questão do uso do ar-condicionado. É onde consumimos mais energia e o principal gargalo que temos para redução do uso da energia. Como o verão veio muito quente esse ano, os aparelhos tiveram que funcionar a todo vapor, então acaba que o consumo de energia acaba sendo maior, principalmente nessa época do ano. Estamos estudando e incrementando outras alternativas como o uso das lâmpadas de LED; sobre essa questão da sustentabilidade com relação ao uso do ar-condicionado, temos ido aos setores e conversado com as chefias e colaboradores para criar uma rotina diária sobre o uso adequado. Ações simples, como apagar a luz ao deixar o setor por último e desligar os aparelhos de climatização quando o uso não for necessário”, declarou Ivan.
De acordo com Ivan, a curto prazo, foi definido como meta conscientizar os servidores a adotarem práticas sustentáveis. “A longo prazo, a ideia é partir para energia solar, energias renováveis, sustentáveis, que são muito importantes para o funcionamento sustentável do órgão”, anunciou o engenheiro, sem deixar de observar que não existe a certeza de que isso será possível. Os valores do investimento inicial para adoção do uso de energia solar e as dificuldades de realizar grandes reformas em edifícios tombados como o Palácio Graccho Cardoso podem explicar a incerteza.
Consumo Consciente
O equilíbrio é um caminho a ser trilhado. A analista administrativa e presidente da comissão que elaborou o Plano de Gestão de Logística Sustentável, Verena Dalton, explica que existe um esforço no sentido de implementar práticas que levem a uma redução no consumo da energia elétrica.
“O nosso foco é maior sobre o uso racional desta energia, mobilizando e conscientizando as pessoas para que somente liguem e mantenham ligado o que fizerem uso, evitando desperdícios e utilizando a configuração de seus equipamentos em modo de economia. No ano passado, colaboramos para a emissão de uma circular orientando sobre o desligamento dos equipamentos e, em breve, reforçaremos suas orientações junto aos setores, informando também o procedimento a ser adotado para aviso de situações de perdas e desperdício, que passamos a monitorar mais de perto. Além disso, as equipes envolvidas nas compras e contratos já estão dando prioridade a itens com boa classificação na etiquetagem de eficiência energética”.
A presidente da comissão observou que além da sede, a CMA funciona em outros prédios. São eles, a Escola do Legislativo Neuzice Barreto e dois anexos. Segundo Verena, há muito a ser levado em conta na construção e planejamento das ações inseridas no PLS. “Para definirmos o foco do trabalho dentro deste tema, a Comissão precisou discutir e considerar a história da CMA, sua infraestrutura e as dinâmicas recentes que têm ocorrido no seu funcionamento. Além da sede do parlamento aracajuano, atualmente, também temos unidades organizacionais funcionando em outros três endereços, sendo que um deles, o Anexo II, foi ocupado muito recentemente”, declarou Verena.
Tradição e História
Há beleza e tradição em ocupar um patrimônio histórico no centro de Aracaju como o Palácio Graccho Cardoso, entretanto, há também restrições materiais e legais para realizar mudanças físicas em um edifício tombado, que não pode ser modificado ou restaurado, sem a prévia autorização do órgão responsável pela conservação do bem. O Palácio Graccho Cardoso foi inaugurado em 1872, como sede do colégio Atheneu Sergipense. O local já abrigou da Biblioteca Pública do Estado e a Diretoria do Tesouro do Estado. O tombamento aconteceu em 1991, em ato regulamentado pelo decreto nº 12.039, de 22/01/1991 do estado de Sergipe. Desde 1989 a Câmara Municipal funciona no prédio.
O Palácio Graccho Cardoso dispõe de 1.103 m² de área construída, um espaço físico limitado – para uma instituição em expansão como a CMA, que na próxima legislatura contará com mais 2 vereadores e que já convocou e deu posse a mais de 100 servidores efetivos do último concurso, realizado em dezembro de 2021.
“Desde 2022, temos gradualmente preenchido nosso quadro de servidores efetivos com mais concursados, aumentou o número de computadores em uso, foi ampliado o tempo do expediente, estão sendo realizadas mais audiências públicas, cursos e outros eventos, entre outras atividades que demandam também uso de energia elétrica. Assim, estamos numa crescente de consumo energético dentro das dependências da CMA, mas acreditamos que podemos ser mais eficientes no uso dos nossos recursos”, afirmou Verena.
Em 2023, o consumo de energia elétrica na Câmara Municipal de Aracaju foi de 199.791 Kwh. A meta do PLS para os 12 meses seguintes é alcançar 5% de redução desse consumo na instituição. Para tal, o documento prevê ações como acompanhamento mensal do consumo energético, monitoramento de situações de perdas e desperdício energético, especialmente, fora de horário de expediente, criação de procedimento de aviso aos setores envolvidos em casos de perdas ou desperdício de energia elétrica identificados e identificação de lâmpadas de menor eficiência energética ainda em uso e planejamento de sua substituição por opção mais sustentável.
PLS
O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) está em vigor desde 05 de abril de 2024 e foi estruturado conforme as orientações da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo (RLS), à qual a CMA formalmente aderiu em junho de 2023 para participar de relevante intercâmbio de experiências e conhecimentos junto a pioneiros na área, como o Senado Federal, a Câmara de Deputados e o Tribunal de Contas da União.
O Plano de Gestão de Logística Sustentável é composto por 04 eixos norteadores. O primeiro deles é “Compras, contratações e usos sustentáveis de recurso”, que abrange temas ligados ao material de consumo, redução do uso de papéis para impressão e copos descartáveis, boa gestão da energia elétrica, dos documentos e da água. O segundo eixo diz respeito à gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva. O terceiro eixo diz respeito à sensibilização, conscientização e capacitação contínua para promoção da sustentabilidade, que visa promover ações de comunicação que informem e incentivem servidores, assim como a sociedade em geral a adotar comportamentos sustentáveis de consumo consciente. Por fim, o quarto eixo refere-se à qualidade de vida no ambiente de trabalho, que assegura uma vida saudável e promove o bem-estar para todos em todas as idades.
Ricardo Marques leva jovens da escola pública para serem vereadores por um dia na Câmara de Aracaju
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) realizou a segunda edição do Projeto ‘Jovem Vereador’ e levou mais uma vez estudantes da capital e do interior para a Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju com o objetivo de incentivar a participação dos jovens na política. Eles conheceram de perto o trabalho realizado pelo parlamento e tiveram a oportunidade de viver a experiência de forma simbólica por um dia, discursando, apresentando projetos de leis e votando.
O projeto foi lançado de forma inédita em 2023 e agora contou com a participação de estudantes da rede pública de Aracaju, Poço Verde e Lagarto. “O projeto é muito proveitoso e os estudantes saem super empolgados. Mais uma vez foi um dia de muito aprendizado com a simulação de uma Sessão Ordinária onde eles tiveram a oportunidade de exercer um mandato de vereador fictício por um dia com direito a discursos, votação e discussões de projetos de leis, requerimentos e moções. Estamos exercendo a cidadania e incentivando o protagonismo da juventude", comemora Ricardo Marques.
Participaram da segunda edição estudantes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza (Aracaju), Centro de Excelência Epifânio Doria (Poço Verde) e Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto). O projeto conta com o apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju, Liga Acadêmica de Representação e Participação Política (LARPP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Cícero do Santa Maria acompanha entrega de títulos ao bispo de Propriá
A solenidade, que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na tarde da sexta-feira, 3, contou com a participação de diversas autoridades politicas e representantes da igreja católica.
Para o vereador Cícero, que é presidente da Frente Parlamentar Católica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a homenagem é mais do que merecida. “Dom Vítor é um homem de Deus e que sempre leva o evangelho para quem precisa. Ele já era sergipano de coração, agora, de fato e de direito, também é aracajuano”, destacou ou Cícero do Santa Maria.
“Que alegria e honra, já sou sergipano de coração e estou agradecido a Deus e a todos os deputados e vereadores que aprovaram esses títulos que colocam, não só o bispo em evidência, mas a igreja de Sergipe”, destacou dom Vítor.
Dom Vítor é natural de Curaçá-BA. No dia 18 de abril deste ano, celebrou 26 anos de Ordenação Presbiteral. Em 25 de outubro de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Propriá. Sua Ordenação Episcopal ocorreu em 6 de janeiro de 2018, em Jequié-BA.
Em 19 de julho de 2023, ele recebeu do Papa Francisco nomeação para o ofício de Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju, após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João José Costa, então arcebispo metropolitano.
Ricardo Marques faz entrega do título de Patrimônio Material e Imaterial de Aracaju ao Grupo Renantique
“Vamos inovar e mudar a realidade do centro de Aracaju”, afirma Emília
TV Câmara lança reportagem especial em comemoração aos 110 anos da Maloca
Nesta segunda-feira (06/05), a partir das 15h, a TV Câmara irá lançar uma reportagem especial sobre os 110 anos da Maloca, que está localizada no bairro Getúlio Vargas. A comunidade foi o primeiro quilombo sergipano em contexto urbano a ser reconhecido pela Fundação Cultural Palmares, em 2007.
Em 2016, o quilombo foi reconhecido, pela Câmara de Aracaju, como patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade. Em 2024, a Maloca completa 110 anos e 82 famílias vivem no local. Isso representa mais de 200 pessoas. Ao longo dos anos, a comunidade tem resistido contra o preconceito e ocupando os espaços com muita cultura.
Durante a visita da equipe, a TV Câmara entrevistou personalidades do local, como o historiador da comunidade Roberto Amorim, José Luiz Santos (conhecido como mestre Saci), Rosália Alves da Costa, que é pedagoga, nascida e criada na Maloca e dona Gertrudes Marques, que é artesã.
SERVIÇO
Lançamento da Reportagem especial sobre a Maloca
Horário: 15h
Local: TV Câmara, canal 5.3
Sargento Byron cobra melhorias para a região do Mosqueiro em decorrência das chuvas
A Zona de Expansão da capital é composta pelos bairros Aruana, Mosqueiro, Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca, Gameleira e Matapuã.
Assistentes Sociais são destaque em Audiência Pública de autoria de Elber Batalha
“Assistente Social, contribuindo para a efetivação dos direitos da participação social”, esse foi o tema da Audiência Pública de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) em parceria com Isac Silveira (União Brasil), que aconteceu nesta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Comemorada no dia 15 de maio, a data que marca o dia dos profissionais já foi celebrada na ocasião, junto com os 70 anos do curso na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Eles que estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, nos mais diversos órgãos municipais, estaduais e federais, além das instituições de ensino, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios voltados para a área. Hoje, foram pauta e fizeram suas colocações na dupla celebração com a presença de sindicatos e entidades envolvidas, como o Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS) e o Sindicato de Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse).
Representando o curso de Serviço Social da UFS, a coordenadora Maria Cecilia Tavares, lembrou que a instituição é a única que segue no presencial e de forma pública, além das especializações. “Nós estamos completando 70 anos, mas não estamos caducando e nem velhinhos, somos mais fortes nas nossas lutas. Essa data é bastante significativa, pois representa um longo período de contribuição para formação de profissionais comprometidos com a justiça social, o combate à desigualdade social e a defesa da democracia, além dos direitos humanos”, ressaltou na tribuna.
Itanamara Guedes, representante do Ministério da Secretaria-geral da Presidência e assistente social, trouxe o assunto para a atualidade com tudo que vem ocorrendo no país e o papel desses trabalhadores. “O que mais angustia os nossos colegas é a desvalorização salarial. Mas, eu aprendi que a gente tem que celebrar também, a nossa coragem para lutar. Nós lutamos cotidianamente pela efetivação das políticas sociais. A assistência social é a principal política que chega na calamidade pública”, comentou mencionando o momento atual com as enchentes do Rio Grande do Sul.
Para Elber, essa audiência foi uma grande oportunidade de somar forças para esse segmento. “O papel desses profissionais e a importância da assistência social para o desenvolvimento de uma cidade, um estado e uma nação como um todo. São anos de resistência e pioneirismo em Aracaju, que investiu na área como a mola propulsora do crescimento social da nossa capital. Hoje, não é só um momento de comemoração, mas também de reflexão sobre os futuros desafios de reafirmação da luta por melhores condições de trabalho e salariais”, declarou o parlamentar.
Isac Silveira, também autor da solenidade em parceria com Elber, salientou o empenho dos vereadores nos pedidos dos assistentes. “O que passou por essa Casa e tem a ver com a vida funcional de vocês, nós aprovamos neste parlamento. Acreditem, aqui o espaço é de vocês. A visão que nós temos nessa casa é de que existe um desinteresse da atual gestão nas políticas públicas sociais, infelizmente”, contou.
Maisa Aguiar, representante do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), disse: “Essa audiência é muito importante por tratar diretamente desses profissionais que atuam diretamente nas políticas públicas, na efetivação e garantia dos direitos sociais, previdenciários e assistenciais. Nossas pautas também foram abordadas, lembrando dos planos de cargos e trabalhos, além das condições em diversos ambientes”.
Rosária de Souza Rabelo, secretária municipal de Assistência Social, reforçou o desafio de se fazer assistência em pleno 2024. “Fazem exatamente 20 anos que aprovamos a política nacional de assistência social. Para aqueles que acreditam, não é mera coincidência esse encontro hoje e o meu retorno para a gestão dessa política, um grande desafio. Quando recebi o convite, só me veio à cabeça, uma frase da luta e dos movimentos “O mesmo pé que dança o samba, se precisa, vai à luta!”, e isso continua”, afirmou.
Dora Rosa, presidente do conselho, falou sobre a realidade que assombra os assistentes por Sergipe. “Nós estamos em vários espaços com o papel de viabilização de direitos. O conselho fiscaliza as condições éticas e técnicas de cada lugar que tem os assistentes, sem deixar de lado a população. Atualmente, o retrato do nosso estado é outro, já que o conselho saiu dos muros da capital e chegou a outros municípios com suas realidades. É horrível a situação atual”, denunciou.
O momento contou ainda com profissionais do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), Defensoria Pública do Estado de Sergipe e outras instituições.
Ricardo Marques participa de campanha humanitária para o Rio Grande do Sul
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) tem acompanhado as notícias sobre as inundações no estado do Rio Grande do Sul, onde centenas de pessoas estão desabrigadas e muitas desaparecidas. Além de ajudar com doações, o parlamentar tem usado suas redes sociais para divulgar instituições que estão na linha de frente. Uma dessas instituições é a ADRA, que é mundialmente reconhecida por atuar em situações de desastres.
"É muito triste o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. As imagens do desastre ambiental têm me tocado profundamente. Estou apoiando e divulgando a ação da ADRA Brasil, uma instituição humanitária que conheço e tem um núcleo em nosso estado. E aproveito para convocar aos sergipanos, que puderem, a fazer parte dessa corrente do bem”.
Além das ações da ADRA, o vereador também destacou a ida de bombeiros militares sergipanos para ajudar as vítimas da enchente no sul do Brasil.
“Muito importante essa iniciativa do Governo de Sergipe em enviar Bombeiros Militares e profissionais do Samu. Desejo boa sorte e que nossa ajuda venha aliviar a dor de nossos irmãos do Sul”, finalizou o vereador.
Professor Bittencourt entrega título de Cidadão Aracajuano ao publicitário Lelê Teles
O vereador Professor Bittencourt (PDT) entregou o título de Cidadania Aracajuana ao publicitário e cineasta, Klaudy Teles Gonçalves, conhecido como "Lelê Teles", na tarde dessa segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Aracaju.
Lelê Teles nasceu em Brasília e chegou a Aracaju em setembro de 2008 para trabalhar em uma agência de publicidade. "Lelê é uma figura muito querida, um profissional que carrega duas coisas que para mim são muito preciosas: ele é muito inteligente e, ao mesmo tempo, muito leve. Foi alguém que me ajudou bastante, me ajuda bastante, de vez em quando eu elogio os textos dele que são da mídia nacional, tratando com leveza alguns temas muito densos, aí está a genialidade, pegar um tema que tem muito peso e seriedade e ele trata com certa leveza e muita perspicácia", disse o vereador Bittencourt.
O homenageado agradeceu a honraria e elogiou o trabalho desenvolvido pelo parlamentar. "Eu acho bonito seu trabalho porque você é necessário, e sou muito feliz em ter sua amizade. Quero agradecer às pessoas que vieram hoje neste momento importante. Eu cheguei aqui para atender uma campanha para o Governo de Sergipe, trabalho com marcas de políticos, o que tem feito muito bem para cidade, e eu fico muito grato por contribuir com isso. Trabalhei com cinema, com rádio e TV, programas de internet... E eu abracei o lugar que me abraçou, essa cidade sempre me acolheu muito bem, eu sempre fui bem recebido pelas pessoas, e quando eu tenho dado coisas boas para as pessoas dessa cidade, eu recebo coisas boas também, a exemplo desse dia de hoje", disse Lelê Teles.
Sobre o homenageado:
Lelê Teles trabalhou no departamento de marketing em todas as campanhas políticas para prefeito e governador desde que aqui chegou. O homenageado é formado em Letras pela Universidade de Brasília, onde também estudou jornalismo e publicidade e propaganda. Passou na primeira turma do mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.
É escritor, e figura numa antologia de contos lançada pela editora Atlas. Com sua novela, Lagoas, foi selecionado para a primeira Bienal de Cultura da UNE. É jornalista, redator publicitário e roteirista.
É roteirista dos programas seriados Estação Periferia e De Quebrada em Quebrada, os dois únicos programas seriados feitos em Sergipe com veiculação em rede nacional.
Escreve crônicas de cunho político no sergipano Jornal do Dia e em outros sites de abrangência nacional.
"Teremos que sofrer algo como o Sul do país para tomarmos providências?”, questiona Breno Garibalde
“Não é de hoje que faço esse apelo e nada é feito. A situação está cada vez mais crítica”, afirma vereador Cícero do Santa Maria sobre contenção de morro
O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) voltou a cobrar a obra de contenção do morro do conjunto Antônio Carlos Valadares, no bairro Santa Maria. De acordo com o parlamentar, a falta de contenção tem provocado grandes transtornos para os moradores, principalmente, no período chuvoso.
Segundo Cícero, devido às fortes chuvas que caem na capital, a lama e água que descem do morro invadem as casas dos moradores do Novo Horizonte. “É um Deus nos acuda porque os moradores ficam de mãos atadas sem saber o que fazer”, lamentou Cícero.
E essa contenção do morro é uma antiga cobrança do parlamentar. “Não é de hoje que faço esse apelo. Estamos no quarto ano do mandato e, desde o meu primeiro dia como vereador, eu faço essa cobrança para que o poder público realize essa obra que poderia evitar muitos transtornos para os moradores do Novo Horizonte”, ressaltou Cícero.
E segundo o vereador, não há manutenção preventiva na região. “A última vez que foi feita a contenção do morro foi no governo de Marcelo Déda, que saiu da prefeitura em 2005. De lá para cá, nada mais foi feito e é uma simples obra que poderia evitar muito sofrimento”, afirmou Cícero do Santa Maria.
Em votação da 31ª sessão ordinária, vereadores aprovam 14 proposituras, sendo 6 projetos de lei
Nesta terça-feira (07/05), durante a 31ª sessão ordinária, a Câmara de Aracaju apreciou e aprovou 14 proposituras, sendo seis projetos de lei, quatro projetos de decreto legislativo, um requerimento e três moções. Confira o que foi votado e aprovado na CMA.
4 projetos de lei foram aprovados em 2° discussão
O PL n°405/2023, de autoria do vereador Isac Silveira, dispõe sobre as regras para a transição do governo pelo candidato eleito para o cargo de prefeito. O PL explica que , para o candidato eleito para o cargo de Prefeito Municipal da cidade de Aracaju, é facultado o direito de instituir equipe de transição, de até 20 pessoas.
A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Municipal e preparar os atos de iniciativa do novo Prefeito, a serem editados imediatamente após a posse. Os membros dessa equipe serão indicados pelo candidato eleito e terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do Município.
O PL n° 425/2023, de autoria do vereador Sargento Byron, dispõe sobre o atendimento preferencial e diferenciado aos profissionais da contabilidade em repartições públicas, em Aracaju. A garantia do atendimento preferencial se dará estritamente para o desenvolvimento de sua atividade profissional, no exercício de suas atribuições legais, em representação aos seus clientes.
O PL n° 2/2024, de autoria do Prof. Bittencourt, institui uma política municipal de fomento aos veículos elétricos. A política instituída tem como objetivo geral incentivar a comercialização e utilização de veículos elétricos, em Aracaju, além de promover a redução do uso de combustíveis fósseis na matriz dos transportes urbanos; adaptar os imóveis urbanos de grande fluxo de pessoas aos sistemas de carregamento de veículos elétricos e estimular a transição energética sustentável para garantir uma transição energética sustentável.
Por fim, o PL n°408/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques, realizou a modificação da rua C, do loteamento JC Barros, no bairro Aeroporto, para Rua Glaucia Ramalho Araújo. Após aprovação em segunda discussão, os projetos serão votados em redação final, para depois serem encaminhados ao Poder Executivo.
04 projetos de decreto legislativo são aprovados em 1° discussão
Os quatro projetos de decreto legislativo, que foram aprovados em votação única, se referem à concessão de título de cidadania. Dos quatro, três foram de autoria do vereador Pastor Diego, o qual irá conceder título de cidadania aracajuana para a senhora Elaine Cristina Ângelo Ferreira, o senhor Adenilson do Espírito Santo e o senhor Paulo Sérgio Fonseca. Já a professora Sônia Meire propôs o projeto de decreto legislativo nº 15/2024, que concede o título para Elizano Santos de Assis.
Moções
Durante a votação, três moções foram aprovadas. De autoria do vereador Soneca, as moções 14/2024, 15/2024 e 16/2024 se referem à moção de aplausos ao presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ao presidente da Funcaju e aos guardas municipais que contribuíram para a realização do Bloco das Mariposas, que desfila há mais de 10 anos no bairro Olaria.
Presidente da Câmara Municipal de Aracaju critica ações ineficientes para conter efeitos da chuva na Capital
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), usou a Tribuna, ao final do grande expediente na manhã desta terça-feira,7, e abordou em seu discurso os alagamentos em diversas vias da cidade e dificuldades de mobilidade urbanas com as chuvas que precipitam na capital desde a noite de ontem.
A Defesa Civil de Aracaju registrou, nas primeiras sete horas de hoje, um total acumulado de 94 milímetros de chuvas, com a maior incidência no bairro Jardins (92,4 mm). Foram registradas 14 ocorrências na cidade, sendo 12 de alagamentos, uma de colapso estrutural e uma de avaliação de risco de colapso estrutural.
“ Não tem como vir trabalhar e não tocar nesse assunto do receio de não poder se locomover na cidade por causa de uma chuva. É inadmissível ter receio que uma simples chuva de poucas horas possa parar nossa cidade. Isso não é um problema pontual, não podemos atribuir a um único gestor, é uma questão estrutural e histórica. Todos os prefeitos que passaram por Aracaju, até hoje não resolveram. Nós temos que aproveitar os bons exemplos e soluções que os outros gestores já conseguiram implantar e deram certo. O Japão já resolveu o problema de enchentes, nós temos várias soluções, algumas podem ser caras, mas temos que resolver o problema. Todos sabem que, em uma série de locais em Aracaju, poderíamos resolver a questão dos alagamentos com bombeamento. O Japão investiu em rios subterrâneos, fazendo galerias, guardando aquela água para os períodos de estiagem. Tem a estação de bombeamento da Deso no Constâncio Vieira, poderia ser feito um bombeamento para escoar água da região do canal da 13 de julho. Custo sabemos que terá, mas o que não dá são as pessoas ficarem implorando aos políticos para não acordarem pisando em lama”.
Em aparte, o vereador Breno Garibalde (Rede) reforçou a fala de Ricardo Vasconcelos de que existe solução para a situação e que os exemplos positivos em outras localidades devem ser seguidos. “Hoje temos diversas cidades trabalhando nesse sentido, as praças alagáveis ou praças inundáveis é um conceito que está sendo feito, você utiliza uma praça da cidade em uma região crítica e constrói ela mais baixa e pode reter a água durante o período intenso de chuva funcionando como uma bacia, mas aqui nada é feito. Existem soluções e técnicas acontecendo Brasil afora, mas não vemos nada nesse sentido em Aracaju.
Ricardo Vasconcelos criticou a realização de soluções temporárias para a problemática e uso político da situação. “Não dá para gastar o recurso público com paliativos. Agora vão percorrer as ruas, todo tipo de pré-candidato, dizendo que resolvem tudo. Tivemos três anos e meio e ninguém resolveu nada. Esse tipo de enganação, esse tempo de estelionato eleitoral e político está com os dias contados porque o povo está se informando e nós vamos informar ainda mais. O que precisamos é de homens e mulheres que tenham compromisso com o serviço público”.
Servidores do Munícipio de Aracaju
Ao final do discurso, o presidente da CMA pediu ao prefeito Edvaldo Nogueira atenção à situação financeira do servidores da prefeitura municipal de Aracaju. “Prefeito Edvaldo Nogueira, encaminhe um projeto para esta Casa concedendo alguma coisa para esses trabalhadores. Todos estão apreensivos, a Câmara já deu a reposição inflacionária, os servidores do município de Aracaju estão preocupadíssimos porque não veio nada para cá ainda, e o tempo está passando. Nós temos que fazer justiça com aqueles que fazem o serviço público funcionar. Peço a vossa excelência e sua gestão que façam o mais rápido possível os estudos de impacto financeiro, mas que a gente não deixe os salários desses servidores serem corroídos pela inflação", finalizou o parlamentar.
"Que menos tem é quem mais doa": vereador Camilo Daniel parabeniza os atos de solidariedade organizados pelos movimentos sociais e população civil
Prazo para regularização de situação eleitoral se encerra nesta quarta-feira, 8 de maio
Até amanhã, 8 de maio, é possível regularizar pendências com a Justiça Eleitoral, como quitar multas decorrentes de ausências às eleições anteriores. Os eleitores que tiveram títulos cancelados por não votarem em três pleitos consecutivos também podem regularizar a situação. Quem vai tirar o título pela primeira vez precisa requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para registro da biometria. Após essa data, aqueles que ainda tiverem pendências com a Justiça Eleitoral não poderão participar das Eleições Municipais 2024.
Atendimento em Aracaju
A regularização pode ser feita de forma online por meio do Título Net, no site do TRE-SE, para os eleitores que estão com a biometria regular, ou presencialmente, na Central de Atendimento ao Eleitor de Aracaju e Barra dos Coqueiros, localizada no complexo desportivo do SESI, situado na Rua João Ávila Neto, distrito Industrial de Aracaju. As Eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Com a proximidade do dia 8 de maio, o TRE-SE anunciou a ampliação dos horários de atendimento nos cartórios eleitorais.
Desde o dia 15 de abril, o horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais da Capital e na Central de Atendimento de Aracaju foi ampliado e passou a ser oferecido das 7 às 16 horas. Nos Cartórios Eleitorais do Interior, o atendimento ocorre das 8 às 17 horas.
Documentos Necessários
Documento oficial de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não deve ser utilizada para o alistamento; comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade). A apresentação de mais de um documento será exigida nas situações em que o primeiro apresentado não contenha, por si só, todos os dados para os quais se exige comprovação.
Situação do título
Você pode consultar a sua situação eleitoral no Portal do TSE ou em alguma unidade da Justiça Eleitoral. Se a sua situação está REGULAR, significa que a inscrição eleitoral está disponível para o exercício do voto. Caso a situação apareça como CANCELADA, isso quer dizer que o título de eleitor está indisponível para o exercício do voto. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.
*Com informações do TRE-SE
Eduardo Lima critica Resolução Federal que impede proselitismo nos presídios
O vereador e presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Eduardo Lima (Republicanos), usou o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 07, na Casa, para criticar uma Resolução do governo Lula, que proíbe o proselitismo nos presídios, impedindo assim que líderes religiosos possam, por exemplo, aconselhar os reclusos a se converterem ao cristianismo.
“Estamos na maioria dos presídios sergipanos acompanhando pessoas que, infelizmente, cometeram crimes hediondos e delitos, e recentemente recebemos com surpresa esta publicação do Conselho Penitenciário do Governo Federal”, disse o vereador, exibindo fotos no Plenário de oficinas de música, inglês e evangelizações sendo realizadas por igrejas e pelo seu mandato nas unidades prisionais sergipanas.
A Resolução Nº 34 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi publicada no dia 29 de abril de 2024. A publicação veda o proselitismo nos presídios, no entanto, não impede que os reclusos mudem suas crenças e pensamentos filosóficos enquanto estiverem privados da sua liberdade.
“Esta resolução não é lei, mas é um indicativo para os presídios evitarem a questão da evangelização, que é o proselitismo religioso posto na resolução. A ressocialização do Estado é nula, não existe. Se o estado ou município tivessem o poder para agir por meio do seu orçamento, a igreja não estaria dentro dos presídios”, disse Eduardo Lima.
O vereador também parabenizou todas as denominações religiosas pelo trabalho social feito nos presídios e indagou o motivo pelo qual o Governo Federal não permite o proselitismo nas penitenciárias.
“Qual a intenção do Governo Federal em permitir uma resolução como esta? É permitir que as pessoas entrem no sistema prisional e saiam pior do que entraram? É impedir que as igrejas cheguem até os presídios para fazerem o trabalho de ressocialização que o estado não faz?”, criticou.
“Era indispensável que os parlamentares e os partidos políticos aceitassem renunciar pelo menos 50% do fundo eleitoral”, sugere Elber como ajuda para o Rio Grande do Sul.
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou a tragédia que assola o Rio Grande do Sul nos últimos dias durante o seu pronunciamento na Sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 7. Para o parlamentar, é necessário pensar em soluções como a campanha de uso de 50% do fundo partidário para ajudar nos danos da catástrofe.
Atento a tudo que vem acontecendo no sul do país, Elber lembrou que tudo infelizmente já era previsto pelos estudiosos. “Ambientalistas há 15 anos detectaram e denunciaram que o estado era o mais propício para ser palco de uma grande catástrofe ambiental no Brasil por conta do seu parque hidrológico e sua bacia hidrográfica, além da suscetibilidade de inundações. Denunciavam a necessidade de ações ambientais rígidas”, explicou.
Para Elber, é preciso pensar em estratégias a partir de agora e agir o quanto antes. “Há uma campanha na internet, a qual eu quero aderir. O certo seria acabar com esse famigerado fundo eleitoral de R$ 5 bilhões. Mas, para não dizer que estou sendo populista, já que não existe tempo para criar uma nova regra, faltando pouco para eleições. Era indispensável que os parlamentares e os partidos políticos aceitassem renunciar pelo menos 50% desse fundo eleitoral. Assim, R$ 2,5 bilhões serão revertidos de imediato ao Rio Grande do Sul”, declarou.
Ainda em suas ideias para a situação atual, ele detalhou mais uma chance de amparar essa população com as emendas parlamentares dos congressistas federais. “Se criamos a regra esdrúxula de um parlamentar federal de um estado poder mandar dinheiro para outro estado. Que essa regra malfadada e estranha, possa ser usada para uma finalidade. Que todos os parlamentares do Brasil direcionem ao menos 20% das suas emendas para o estado”, disse.
Por fim, Elber concluiu o seu discurso alertando aos futuros governantes para a importância desse tema. “Fica o alerta para os demais estados e regiões metropolitanas do Brasil. Gerir ambientalmente e sustentável é mais que uma obrigação dos homens e mulheres políticos modernos. Os gestores da modernidade serão extremamente irresponsáveis se passarem e continuarem a entender que existe conflito entre uma boa gestão e um meio ambiente sustentável”.
Na tribuna, Fabiano Oliveira fala sobre a tragédia no Rio Grande do Sul
O vereador Fabiano Oliveira (PP) usou o Pequeno Expediente da sessão desta terça-feira, 7, para falar sobre a tragédia do Rio Grande do Sul. O parlamentar parabenizou a solidariedade dos sergipanos e reforçou que o momento é de união e compaixão.
“São mais de 90 mortos, 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas fora de casa, sendo 153.824 desalojados e 47.676 em abrigos públicos. Esses dados são oficiais do Governo do Rio Grande do Sul. Não tem como não se emocionar. É uma tragédia que assola os nossos irmãos do sul do país”, lamentou.
Fabiano citou alguns exemplos de solidariedade por parte dos sergipanos e reforçou pontos que estão recebendo doações.
“O sergipano de Lagarto, Diego Costa, que hoje joga no Grêmio, disponibilizou sua casa para que os que estão desalojados pudessem usar e ainda colocou a estrutura de Jet Ski para ajudar a população. Agabas também criou uma vaquinha e já arrecadou mais de R$ 50 mil reais. Vários pontos estão recebendo doações, a exemplo do guichê da Azul e da Gol, das Farmácias Edson, Nível Superior Formaturas, Ferreira Costa, Hospital Decós. Vamos fazer o bem sem olhar a quem”, declarou.
O parlamentar ainda falou sobre a importância de união dos partidos nesse momento tão difícil para toda a população do sul e parabenizou o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros de Sergipe, que está ajudando nesse momento tão delicado.
“As chuvas, que provocaram inundações na maior parte do estado, já afetaram 1.178.226 gaúchos, de alguma forma, o número de municípios subiu para 385. Nossos bravos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o Rio Grande do Sul para ajudar nesse momento tão delicado. É a união que faz a força! Juntos somos fortes e vamos passar por esse momento difícil!”, finalizou.
Sargento Byron reforça dados que destacam Sergipe como o estado mais seguro do Nordeste
O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) pontuou em sua fala na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o quanto o estado de Sergipe tem crescido no âmbito da Segurança Pública, sendo destaque em levantamento realizado pela Revista Veja, feito com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp).
Os dados mostram que o nosso estado tem a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Nordeste, ocupando o primeiro lugar enquanto estado mais seguro da região. Isso representa o quanto as ações executadas pelo Governo do Estado têm sido assertivas, desde a valorização das carreiras, concurso público, ao investimento em viaturas e demais equipamentos, tudo isso aliado aos planejamentos para as atividades preventivas, ostensivas, investigativas e de perícias. São ações que motivam os servidores que já exercem com maestria suas funções, mas que seguem em busca, diariamente, do melhor para toda a sociedade. Enquanto policial militar, me sinto honrado ao ver estes dados e tamanha repercussão. Que possamos seguir a passos largos para mais conquistas que assegurem vidas e histórias", declarou Sargento Byron.
Byron ainda complementou que dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) colocam Sergipe como o estado que mais reduziu homicídios entre os anos de 2022 e 2023.
Vereador Pastor Diego clama por união em meio à tragédia que assola o RS
Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 7, o vereador Pastor Diego (União) levantou questões sobre as prioridades e valores da sociedade brasileira. Em um momento marcado por enchentes devastadoras que assolaram mais de 300 municípios no Rio Grande do Sul, o parlamentar expressou sua solidariedade e clamou para que a nação viva em unidade.
Em um apelo comovente, ele enfatizou a necessidade urgente de o país se unir, deixando de lado divergências políticas e ideológicas para oferecer apoio às comunidades afetadas. “Noventa vidas já foram perdidas, quase 120 pessoas estão desaparecidas. É o momento de exercitarmos nossa solidariedade, de um ajudar ao outro. Nessa situação não tem direita nem esquerda, é o momento de se aliar e demonstrar o nosso amor ao próximo como Jesus nos ensinou”, declarou.
Compartilhando da mesma linha de pensamento, a vereadora Emília Correia (PL) pediu para subscrever a fala e expressou sua empatia diante da situação. “A solidariedade tem tomado conta do país, é como se tivessem descido anjos para guiar e cuidar dessas vidas. É uma verdadeira ação de Deus que está tocando os corações e vai solidarizando um a um, pouco a pouco. O que importa nesse momento, é ajudar nossos irmãos”, disse.
Em paralelo ao estado de calamidade pública em que o país se encontra, o vereador destacou a discrepância entre a repercussão e os investimentos públicos destinados ao show da Madonna, que ocorreu simultaneamente à crise das enchentes. Para ele, esse contraste evidencia uma inversão de valores alarmante, onde o entretenimento supérfluo recebeu mais atenção do que socorro às vítimas.
“No último sábado, vivemos uma verdadeira profanação no Rio de Janeiro. Cerca de vinte milhões provenientes do governo estadual e municipal foram destinados para completar o cachê. Foram recursos públicos jogados no lixo, porque sequer podemos chamar aquilo de atração cultural. Teve ato obsceno em local público, foi um verdadeiro show de pornografia e promiscuidade transmitidos em canal aberto sem qualquer tipo de restrição”, repudiou.
Além de abordar a questão das prioridades, o pastor criticou a obscenidade e a utilização de elementos cristãos no show da Madonna. Ele argumentou que tais atitudes são desrespeitosas e ofensivas à moral, especialmente ao depreciar a cruz, símbolo religioso central para a comunidade cristã. “Em meio a toda pornografia explícita, ela vilipendiou a cruz e o crucifixo que são elementos tão sagrados do povo brasileiro dentro do nosso cristianismo”, lamentou.
Viver em unidade
Diante do exposto, o vereador Pastor Diego faz mais um chamado à reflexão e ação. O parlamentar reconhece os esforços do Governo do Estado de Sergipe, da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Igreja do Evangelho Quadrangular por contribuir nesta corrente de solidariedade que tem se espalhado pela nação.
“O governador Fábio Mitidieri disponibilizou recursos humanos, botes e drones que serão utilizados nas buscas. O prefeito Edvaldo Nogueira engajou a Frente Nacional dos Prefeitos para ajudar os municípios afetados. E a minha Igreja, a Quadrangular, estamos fazendo uma grande mobilização de doação e arrecadação. É hora de união e somação de esforços para cuidar dessas vidas”, ponderou.
Durante visita à ACESE, Fabiano Oliveira reforçou o compromisso com o centro de Aracaju
Iniciando a semana com uma agenda positiva, o vereador Fabiano Oliveira (PP) esteve na Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) na última segunda-feira, dia 6, para um diálogo franco e construtivo sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico de Aracaju. Fabiano, conhecido por sua atuação tanto na política quanto no setor empresarial, reforçou seu compromisso em buscar soluções para a problemática vivenciada pelo centro da cidade.
“Nós revitalizamos o centro de Aracaju com Gama, prefeito, e Albano, governador, e eu tenho muito orgulho de dizer que nesta época eu era secretário de Cultura e Turismo. O que falta hoje é vontade política de fazer acontecer! Tantos prédios públicos abandonados poderiam ser transformados em espaços culturais e gastronômicos para movimentar a área. O antigo espaço que era a Prefeitura de Aracaju hoje é um estacionamento abandonado. E por aí vai. A gente precisa voltar nosso olhar para a região do centro urgentemente”, desabafou.
Na Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano tem sido um defensor incansável de projetos que promovem o desenvolvimento econômico sem prejudicar os empresários locais. Sua visita à ACESE foi mais um passo em direção a um diálogo aberto e produtivo entre o setor público e o setor privado.
“Muito precisa ser feito e, desde que voltei para a política, coloquei meu mandato à disposição da classe empresarial para ajudar no que fosse preciso. Votei contra projetos que só aumentam impostos da classe empresarial e que não contribuem em nada no fomento e na geração de emprego e renda. O que a gente precisa é de incentivo! O que os empresários do centro da cidade precisam é de incentivo. Às empresas que desejam migrar para o centro precisam de incentivo. A gente precisa recuar com algumas medidas para poder avançar porque o que vemos hoje é um espaço cada vez mais vazio e abandonado”, reforçou o parlamentar.
“O projeto ‘Reviver o Centro’, apresentado pela ACESE, é muito importante e nos faz refletir sobre medidas que já poderiam ter sido executadas no decorrer dos anos. Vamos olhar para frente e começar a agir porque nunca é tarde para mudar e fazer acontecer”, finalizou Fabiano.
“Se Edvaldo fizesse o dever de casa, minimizaria os transtornos das chuvas”, afirma Emília
Paralisação dos servidores municipais é apoiada por vereadora Sonia Meire
Na manhã dessa terça-feira (07), a vereadora Sonia Meire (Psol) se juntou a servidoras e servidores municipais de Aracaju em apoio à luta dos sindicatos unificados por suas reivindicações, em frente à Prefeitura Municipal de Aracaju. A paralisação aconteceu durante todo o dia com objetivo de cobrar ao prefeito Edvaldo Nogueira que abra uma mesa de negociação para que os reajustes das categorias sejam dados.
De autoria de Elber, Miriam Petrone recebe título de Cidadã Aracajuana
A jornalista Miriam Petrone será a nova Cidadã Aracajuana nesta quinta-feira, 9. A honraria, de autoria de Elber Batalha (PSB), será entregue na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a partir das 16h, com a presença de vários amigos, familiares e autoridades.
Já conhecida pela sua forma de comunicar no turismo e divulgar o estado de Sergipe, ela será homenageada pelos anos de conexão com a capital e sua contribuição.
Para Elber, a homenagem é mais que merecida a essa mulher competente e querida. “Miriam tem uma parcela valorosa e honrosa nesse tempo fazendo jornalismo de turismo por aqui. É preciso prestigiar e reconhecer pelo serviço prestado e carinho com a nossa cidade”, comentou o parlamentar.
Sonia Meire destaca situação dos brasileiros na tragédia no Rio Grande do Sul
A vereadora Sonia Meire (Psol) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (08), para prestar solidariedade aos brasileiros que vêm sofrendo após a tragédia climática no estado do Rio Grande do Sul e destacar que vários estudos já vinham anunciando que essa crise climática poderia acontecer no sul do país.
De autoria de Elber, Audiência Pública debate como as decisões do STF podem influenciar no regime de previdência dos servidores públicos
“Como as decisões do STF podem influenciar no regime de previdência dos servidores públicos do Brasil” é o tema da audiência pública de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), que acontece nesta sexta-feira, 10 de maio, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA),
O assunto foi abordado por Elber, recentemente durante as sessões da câmara, para alertar a população sobre as mudanças que podem ocorrer a partir dessa decisão.
De acordo com o parlamentar, a novidade vem tirando o sono de vários servidores públicos federais, estaduais e municipais. “Isso pode mudar a realidade dos trabalhadores que entraram sem concurso antes dos anos 90, mesmo tendo trabalhado 30 ou 35 anos, fazendo com que se aposentem pelo Regime Geral da Previdência. Ou seja, eles podem ter salários de R$ 10, R$ 12 ou R$ 15 mil, mas vão se aposentar com um teto do INSS de R$ 7.800. É uma perda absurda”, explicou.
A audiência é aberta ao público.
Quando? Sexta, 10 de maio.
Qual o tema? Como as decisões do STF podem influenciar no regime de previdência dos servidores públicos do Brasil.
Onde? Câmara Municipal de Aracaju
Que horas? 9h da manhã.
Obras no Santa Maria: “Não podemos nos calar porque fazemos parte da base”, afirma Cícero do Santa Maria
Câmara Municipal de Aracaju aprova 12 proposituras em sessão realizada nesta quarta-feira
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 12 proposituras na 32º Sessão Ordinária, que aconteceu na manhã desta quarta-feira,08. Foram aprovados três Projetos de Lei em redação final, dois em 2º discussão, um em 1º discussão e seis requerimentos.
Redação Final
O Projeto de Lei nº 263/2023 revalida o reconhecimento de utilidade pública municipal do externato são Francisco de Assis. O autor da propositura é o vereador Ricardo Marques (Cidadania)
O PL nº 398/2023 denomina escola municipal de educação infantil professora Ângela melo, uma escola que será construída na comunidade mangabeira. O PL foi subscrito por todos os vereadores da CMA.
Ângela Melo nasceu em 01 de julho de 1956, na cidade de Canhoba, mas, por uma troca de pertencimento do povoado, se identificava como natural de Nossa Senhora de Lourdes. Ângela teve sua vida marcada pela militância sindical – tendo ocupado a presidência do SINTESE e diretoria da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe. Ângela também foi integrante do Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, assim como atuou como diretora da CUT Nacional.
Em 2020, foi eleita com 1.882 votos para vereadora na Câmara Municipal de Aracaju e iniciou o seu primeiro mandato em 2021. Na Casa Parlamentar, fazia parte da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão de Ética. Ela faleceu no dia 06 de outubro de 2023 , após passar três meses internada em virtude de uma pneumonia.
Os Projetos de Lei aprovados em redação final seguem para veto ou sanção do executivo municipal.
2º discussão
O projeto de lei nº 316/2023 cria o mês de conscientização das mulheres masctomizadas no município de Aracaju, com a denominação “Agosto Verde”. A autoria é da vereadora Sheyla Galba (União Brasil). O texto legal prevê que o projeto “deve ser desenvolvido com a finalidade de esclarecer o que é a masctomização, como ocorre e como encarar o fato de ser masctomizada e, com isso, erradicar toda forma de discriminação que existe e viver com alegria, independente de se ter ou não um seio”.
De autoria do vereador Sgt Byron – Estrelas do mar (MDB), o projeto de lei nº 331/2023 institui o dia municipal do paratleta, na cidade de Aracaju.
Requerimentos
Proposto pela vereadora Sônia Meire (PSOL), o requerimento n° 159/2024 solicita à secretaria estadual de planejamento e orçamento, com fundamento na lei da transparência, que sejam encaminhadas à câmara municipal informações sobre o montante de recursos transferidos ao município de Aracaju nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, decorrente da cota parte pela arrecadação de IPVA e licenciamento anual de veículos automotores.
De autoria de Bigode do Santa Maria (PSD), o requerimento n° 163/2024 propõe realização de audiência pública para discutir “a importância do esgotamento sanitário para a população do bairro Santa Maria”, no dia 07 de junho, às 9h, no plenário da CMA.
O vereador Breno Garibalde (Rede) é autor do requerimento de audiência pública n° 207/2024, com a seguinte temática: “desenvolvimento e aplicação de políticas públicas voltadas para a pessoas em situação de rua”, no dia 31 de maio, às 14h, no plenário da CMA.
Sheyla pede esclarecimentos sobre prevenção a enchentes em Aracaju
A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) protocolou requerimento para que a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec) apresente à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o detalhamento do plano de prevenção e contingência contra enchentes do município. A medida tem em vista o agravamento das situações de alagamento e suas consequências na cidade nas últimas semanas.
Durante o Grande Expediente desta quarta-feira (8), na Tribuna do Legislativo, a parlamentar expôs fotos de ruas completamente inundadas por água e lama em vários bairros da cidade e também a imagem de um táxi que caiu em uma cratera aberta após a chuva na avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria.
“O asfalto em Aracaju é sonrisal, que se desmancha com a água. Ano após ano, no período das chuvas, são recorrentes as localidades que têm sofrido alagamentos com sério prejuízo para os moradores, para a infraestrutura desses bairros que, em muitos casos, já têm urbanismo precário, e também para a saúde pública municipal já que essas situações aumentam a incidência de doenças infecciosas”, justificou Galba.
Dados da própria Secretaria, divulgados pela imprensa, indicam que a capital sergipana registrou em abril um volume de chuva 108% maior do que a média da série histórica para o mês. No Requerimento, a parlamentar pede que sejam evidenciados os investimentos do Município para a prevenção de enchentes, bem como o protocolo de ação emergencial a ser executado numa eventual situação de calamidade como a enfrentada pelo município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Sheyla lembrou que no primeiro ano do seu mandato indicou emendas ao Orçamento do Município para limpeza e desobstrução de canais, mas elas foram vetadas pelo Executivo. “Infelizmente, os vereadores dessa Casa mostram os problemas, indicam soluções, mas não são ouvidos por essa gestão que está aí há 16 anos, conhece muito bem os problemas da cidade, mas não resolve. Enquanto isso, o povo sofre”, lamentou.
A vereadora também entende ser necessário maior esforço da gestão municipal no sentido de conscientizar e orientar a população sobre medidas que podem ajudar a prevenir transtornos decorrentes das mudanças climáticas. “Os alagamentos são provocados por uma série de fatores que vão desde problemas na rede de drenagem ao descarte irregular de lixo. Por isso, a Prefeitura precisa ter um papel não somente reativo para agir quando a população já está sofrendo, mas também na educação de moradores e até na formação de líderes comunitários para apoiar a Defesa Civil em eventuais situações de urgência, por exemplo”, sugeriu Sheyla.
Vereador Bigode clama aos vereadores para ajudar o Santa Maria
O vereador Bigode (PSD), consternado com a situação dos moradores do bairro Santa Maria, aproveitou sua fala na manhã de hoje, 8 de maio, para lembrar do pedido que fez na semana passada para a Emurb abrir valas que dessem condições para as águas das chuvas escoarem em alguns pontos do bairro, mas sua solicitação não foi atendida.
"Hoje com a chuva, várias casas foram invadidas pela água e eu nunca vi tanto sofrimento das mães de família, que perderam tudo; até os alimentos que tinham. Aproveito para fazer um apelo aos vereadores, pois esse é o momento de se somar e não pensar em política e ajudar nossos irmãos", frisou o vereador.
Durante a sua explanação, o parlamentar ressaltou que os poderes públicos deveriam estar mais atentos aos pedidos feitos pelos parlamentares, que são sempre em prol da população.
"Estive visitando os moradores do Jardim Recreio e Recanto Verde, locais que pedi para abrir essas valas, porque a situação virou um caos, mas graças a Deus conseguimos uma máquina para abrir mais as valas que não são de concreto para que a água pudesse escorrer", afirmou.
Finalizando sua fala, o vereador Bigode (PSD) fez um apelo ao vereador Fabiano Oliveira (PP), para que pudesse fazer uma arrecadação de alimentos e que os vereadores possam estar presentes para ajudar a comunidade, e não pensar em política neste momento.
No Dia Nacional do Turismo, Byron reforça a importância da acessibilidade e inclusão como ferramentas para a atividade
Celebrado neste 08 de maio, o Dia Nacional do Turismo ganha destaque na fala do vereador Sargento Byron (MDB), que também integra a Frente Parlamentar do Turismo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
"Hoje é uma data que faço questão de ressaltar por homenagear a atividade do turismo enquanto ferramenta econômica e social. O turismo também tem sido uma grande base para diálogos sobre acessibilidade, quando falamos do turismo social, acessível a todos os cidadãos, pois quando falamos no direito de ir e vir, falamos sobre todos. Sobre oportunidades. É através do turismo que milhares de famílias geram renda, bem como tantos lugares ganham visibilidade, melhorias e infraestrutura de acessibilidade", pontuou o vereador.
Sobre Aracaju, o parlamentar ainda ressaltou: "Nasci em uma cidade que cresceu e tem se desenvolvido, também, através do turismo. Nestes anos de mandato, tenho me dedicado à busca incansável por uma cidade com mais lugares acessíveis, vagas reservadas, sinalização adaptada e tantos outros elementos de acessibilidade que são direitos fundamentais de todas as pessoas com deficiência, seja aracajuano ou turista. Através do turismo temos a oportunidade de capacitar profissionais com deficiência e impulsionar a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. É desta forma que uma cidade cresce: quando uma temática ganha base e reforço junto a outras", reforçou.
Dentre as pautas já abordadas pelo vereador, Byron reforça a necessidade dos pontos turísticos de Aracaju também terem a manutenção e melhorias necessárias não só à sua preservação, mas também às atualizações e normas que assegurem os direitos da pessoa com deficiência.
Eduardo Lima lamenta a situação das famílias após as chuvas que atingem Aracaju
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente na manhã desta quarta-feira, dia 08, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar a situação nos bairros Santa Maria e Olaria após o excesso de chuvas que atingem a capital sergipana. Segundo a Defesa Civil de Aracaju, já choveu mais de 120 mm de água nos últimos dias.
“O que me surpreende é que a gente sabe da calamidade que está acontecendo no Rio Grande do Sul, mas aqui em Aracaju também tem gente sofrendo, têm famílias perdendo os móveis devido à chuva”, disse o vereador.
Para o vereador, a situação na periferia de Aracaju é algo “previsível” e se pode resolver; no entanto, falta vontade política. “O morro do avião, o loteamento Jardim Recreio, o canal do Santa Maria no Marivan e outros locais em Aracaju, onde choveu muito, têm pessoas que perderam seus móveis. Como fazer para resolver?”, indagou.
O parlamentar também chamou a atenção para a população de rua em Aracaju. Segundo ele, o Centro POP poderia ter mais vagas para atender essas pessoas que estão sem abrigos durante as enchentes.
“Em Aracaju, há muitas pessoas que moram nas ruas, e como vamos fazer para abrigá-los e mantê-los? São perguntas que ficam sem respostas. Sabemos que o Centro POP funciona, mas funciona no extremo e precisamos de mais espaços para abrigar as pessoas de rua”, finalizou.
Sonia Meire apoia greve de docentes da Universidade Federal de Sergipe
A vereadora Sonia Meire (Psol) esteve no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe nessa quarta-feira (08) participando da assembleia geral da ADUFS, onde os docentes realizaram um debate longo e qualificado sobre a mobilização nacional da educação federal. Por maioria, com 203 votos favoráveis, os professores decidiram pela deflagração da greve. Entre as reivindicações estão a falta de reajuste salarial e e reestruturação da carreira.
Cícero do Santa Maria acredita no poder da Educação na transformação do mundo
A escola pública sempre foi vista com um certo olhar de preconceito, como se fosse algo ruim, algo fadado a não dar certo. E como forma de desconstruir esse pensamento, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 9, para reafirmar que acredita no ensino como forma de transformação social.
Bastante emocionado, Cícero leu um comunicado, no qual a doutora em Ciências, com especialização em Genética e Bioquímica, Jucicleide Ramos, sua filha, teve a tese aprovada e premiada como a melhor no eixo de entomologia e malacologia pela Sociedade Brasileira de Parasitologia, em 2023.
“Ela é a prova de que a escola pública tem qualidade, basta o jovem querer. Ela foi criada no bairro Santa Maria, estudou em escola pública e hoje teve a tese aprovada. Essa é a coroação e a prova de que, através da educação, pode-se mudar o mundo”, afirmou.
Para Cícero, a aprovação dessa tese é a comprovação de que a escola pública tem totais condições de formar cidadãos para o mundo. “Esse é o exemplo. O conhecimento não está na escola, mas no jovem, basta ele acreditar em seu potencial”, revelou.
E pensando na força do conhecimento, Cícero do Santa Maria fez questão de deixar um recado para os jovens. “Se alguém disser que vocês não conseguem, não aceitem, batam no peito e digam que vocês podem tudo”, completou.
Bigode parabeniza todas as mães e, principalmente, as mães guerreiras da periferia
CMA aprova 12 proposituras; uma delas torna o Hip Hop como patrimônio cultural de Aracaju
Nesta quinta-feira (09/05), a Câmara de Aracaju apreciou 12 proposituras, sendo 2 projetos de lei em redação final, ou seja, que seguem para sanção ou veto do Executivo. Confira o que foi aprovado na CMA.
Dois projetos de lei são aprovados em redação final
O Projeto de Lei nº314/2023, de autoria da vereadora Sônia Meire, declara o Hip Hop como patrimônio cultural de natureza imaterial de Aracaju.
Serão promovidas ações de divulgação, formação, rodas de conversa, capacitação e realização de debates ligados às modalidades artísticas características da cultura Hip Hop de Aracaju. As escolas da rede pública de ensino, as unidades do sistema SUAS e a Funcaju poderão realizar, durante a Semana Municipal do Hip-Hop, atividades culturais, oficinas, debates e aulas temáticas.
Já o PL nº 389/2023, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria, denomina a Rua Padre Ludwig August Lemper, a atual Rua B4, localizada no bairro Santa Maria. Segundo o autor da propositura, o Padre Lemper dedicou-se especialmente aos mais pobres, doando medicamentos, casas, roupas, materiais de construção, dentre várias ações solidárias que o religioso realizava. Depois de diversos feitos como pároco e missionário, em Aracaju, ele voltou para Alemanha, onde faleceu em 20 de agosto de 2020, aos 82 anos de idade.
08 requerimentos são discutidos e aprovados pelos vereadores
De autoria da vereadora Emília Corrêa, o requerimento nº 215/2024 solicita informações à EMSURB para serem encaminhadas à CMA os termos, contendo as fundamentações sobre o projeto de construção de uma unidade básica de saúde, pelo Programa público privado, na Praça localizada na Av. Poeta Vinícius de Moraes, no bairro Atalaia.
O requerimento nº 216/2024, de autoria do vereador Bigode do Santa Maria, solicitou informações ao Poder Executivo para que realize o envio ao parlamento de informações sobre a regulamentação da extensão do Canal do Santa Maria, se há planos em andamento para as obras de melhoria, manutenção ou ampliação do canal e quais medidas estão sendo adotadas para garantir a preservação ambiental e o uso sustentável do canal.
O requerimento nº 221/2024, de autoria da Mesa Diretora, solicitou a aprovação do projeto de resolução nº 10/2024, que dispõe sobre a criação do prêmio de poesia Governador Marcelo Déda, na Câmara de vereadores.
Projeto de resolução é aprovado na CMA em 1ª discussão
O PL de resolução nº 16/2022, de autoria do vereador Joaquim da Janelinha, alterou os artigos 1º e 2º da resolução nº 3, que passam a vigorar com a seguinte redação: “É obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro na abertura das Sessões Ordinárias na primeira Sessão de cada mês. No primeiro dia da Semana da Pátria, será executado o Hino da Independência do Brasil e, no dia seguinte, o Hino Nacional do Brasil. O Hino Nacional Brasileiro é composto da música de Francisco Manuel da Silva, cuja letra é de Joaquim Osório Duque Estrada. O Hino da Independência do Brasil é composto da música de D. Pedro I e a letra de Evaristo da Veiga.”
Prevenção de desastres climáticos em Aracaju é cobrada por vereadora Sonia Meire
Estamos vendo nos últimos dias o desastre climático na região sul do país, com centenas de desaparecidos e mortos. A falta de políticas climáticas e de prevenção dos desastres ambientais é gritante em todo o Brasil. E aqui em Aracaju, as chuvas intensas acontecem todos os anos, alagando as ruas e avenidas da capital. Cobrando a prevenção para desastres climáticos na cidade, a vereadora Sonia Meire utilizou o Grande Expediente nesta quinta-feira, dia 09.
Desde o início do ano passado, a vereadora Sonia Meire visita o morro do Coqueiral e denuncia o risco de deslizamento do local, podendo atingir as casas. No local vivem mais de 60 famílias e mais de 100 crianças. Desde 2017, há registros de riscos na região. “Deslizamentos podem ocorrer na região do Coqueiral e a situação só piora, assim como na zona de expansão, assim como no centro de Aracaju, que não alagava e está alagando, assim como no Santa Maria, como nos bairros como a 13 de julho. A diferença é que nos condomínios de altos valores pagam para drenar a água e o pobre fica na lama”, disse Sonia Meire.
A vereadora solicitou a convocação do secretário do Meio Ambiente, de Infraestrutura e da Defesa Civil, para vir à Câmara dizer à população qual é o plano de contenção para as áreas de risco para o ano de 2024, e qual é o investimento para conter as calamidades que nós já sofremos durante anos e que pode ser avançada com a crise climática. Segundo a plataforma AdaptaBrasil, desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, são 54 municípios em Sergipe com índice de risco muito alto, alto ou médio para inundações, enxurradas e alagamentos.
Aracaju está em risco médio por ter boas condições de lidar com os possíveis fenômenos climáticos, mas existem índices muito altos de exposição da população e ameaça de ocorrências de inundações, enxurradas e alagamentos. Características topográficas geológicas e as intervenções humanas na capital colocam a cidade em risco muito alto para lidar com os altos volumes de água. A cidade tem ainda residências muito expostas a desastres geo-hidrológicos, como deslizamentos de terra e inundações.
“Propomos a criação de uma comissão especial para a realização de estudos sobre o problema das mudanças climáticas e emergências climáticas no âmbito do município de Aracaju. A Câmara Municipal estudar e apresentar projetos para evitar futuras tragédias que também podem acontecer na nossa cidade, e algumas já acontecem, não em massa, mas a gente tem que se preparar, porque o futuro pertence a nós no presente”, finalizou Sonia Meire.
Elber lamenta falecimento de Valtinho do Acordeon
O vereador Elber Batalha (PSB), durante o seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 9, lamentou o falecimento do músico Valtinho do Acordeon. Na oportunidade, o parlamentar leu um poema do amigo Irineu Fontes que menciona toda a trajetória e importância de Valtinho para a cultura sergipana, além de nacional.
O sanfoneiro de 70 anos morreu na noite da terça-feira, 7, em um hospital particular da capital, após uma parada cardiorrespiratória. Com mais de 50 anos de carreira, ele era conhecido pelo seu talento junto ao ritmo e a forma de fazer música por onde passou.
Elber destacou a história de Valtinho e prestou condolências a todos neste momento. “Demonstro toda a minha solidariedade à família, em especial à sua filha, Patrícia, minha amiga-irmã. E declaro a imortalização dessa figura fantástica que foi Valtinho para a música e cultura local”, declarou.
Na ocasião, ele mencionou o artigo "Asas Partidas", de autoria de Irineu, que tinha como trecho: “O toque requintado da sanfona e a harmonia de um virtuoso, alcançando o seu curso celeste para os braços da paz. Valter dos Santos, ou simplesmente Valtinho do Acordeon, permanecerá para sempre como ícone da nossa música”, leu na tribuna.
"O Same é um lar de idosos que não pode ficar suscetível a um acidente", denuncia Elber sobre situação de muro que pode desabar
Em visitas a instituições nesta semana, o vereador Elber Batalha (PSB) verificou o caso do muro do Same, localizado no bairro Industrial, preso a cabos para não cair. Durante o seu discurso desta terça-feira, 9, ele apresentou imagens e cobrou providências imediatas para que o pior não aconteça.
Na terça-feira, 7, Elber circulou pelos bairros e averiguou pessoalmente cada lugar que vai receber as suas emendas parlamentares de 2023. Ao chegar no lar de idosos, ele se deparou com o que foi feito pelas águas na estrutura.
Em seu pronunciamento, ele detalhou a situação. "O canal da avenida José Conrado de Araújo, que passa no fundo do lugar, está com a parede interna sem o revestimento interno. Tudo está na areia pura, então resultou também no muro do Same. Notem nas imagens que os cabos de aço estão segurando para que tudo não desabe", comentou.
Ele aproveitou o seu tempo no Pequeno Expediente para cobrar medidas urgentes. "O Same é um lar de idosos que não pode ficar suscetível a um acidente, ação de vândalos e roubos, se isso cair. Peço à prefeitura que urgentemente resolva isso, revestindo a parede do canal e recuperando o muro da entidade", finalizou.
Anderson de Tuca pede ações preventivas contra as consequências das chuvas em Aracaju
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) falou na tribuna da Câmara Municipal sobre as chuvas que vêm acontecendo em Aracaju e as dificuldades que a população tem enfrentado devido aos alagamentos. “São necessárias ações preventivas, não só quando chegam as chuvas. Não basta fazer limpezas de canais, é necessário serviços periódicos de drenagem devido à ampliação dos bairros”, disse.
Anderson relembrou uma indicação de asfalto na Rua Amazonas, no Bairro Siqueira Campos, durante a gestão do prefeito João Alves Filho, e que na época não foi pensado na drenagem e sempre que há chuvas fortes, o local alaga. “A falta que faz um novo Plano Diretor para a nossa cidade, cobrei a João Alves quando prefeito, cobrei a Edvaldo, e continuarei cobrando. Um assunto que é tão importante, não é discutido. Houve uma explosão imobiliária, ruas que não foram projetadas para a quantidade de condomínios que vêm sendo construídos, um exemplo é no Bairro Luzia”, completou.
O vereador destacou também a situação no bairro Santa Maria, mais especificamente no Recanto dos Cajueiros. Insistentemente Anderson de Tuca cobra a pavimentação da localidade, pois diversos moradores o pedem, sem cessar, por melhorias. “Já foram feitas várias intervenções, várias ruas no bairro já foram asfaltadas, mas será que a drenagem está sendo feita? No Recanto dos Cajueiros as pessoas perdem seus bens, não têm dignidade, porque quando chove, a pessoa tem sua casa toda melada e invadida por lama”.
Tuca finaliza o discurso pedindo para que os órgãos responsáveis possam fazer mais ações preventivas e efetivas.
Cícero do Santa Maria se reúne com moradores do Paraíso do Sul para ouvir demandas da comunidade
O mandato do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) não é restrito, apenas, à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O papel do parlamentar é estar presente nas comunidades, ouvindo os seus anseios. E é isso o que o vereador tem feito desde o primeiro dia que assumiu o mandato.
E uma dessas ações foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9, no loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria. O parlamentar visitou a comunidade e se reuniu com os moradores para ouvir as principais demandas e as melhorias que eles anseiam.
“Eu sempre fiz questão de estar presente, perto da população, ouvindo aquilo que os preocupam. Esse é o verdadeiro papel do vereador, afinal de contas, somos nós que estamos na ponta, vivenciado o dia a dia junto com a comunidade”, revelou Cícero do Santa Maria.
Após ouvir os problemas que tiram o sono da comunidade do loteamento Paraíso do Sul, o vereador informou que vai levar essas demandas para os órgãos competentes. “Tudo que estiver ao meu alcance e que eu puder fazer para dar mais qualidade de vida para essas famílias, eu farei”, assegurou Cícero.
Dia das mães: Emília homenageia aracajuanas
Cerca de 40 estudantes participam do Projeto Conhecendo o Parlamento, da Escola do Legislativo de Aracaju
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, “O Conhecendo o Parlamento é um projeto piloto no Brasil e foi criado pela diretoria da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima. Esse projeto consiste em receber os alunos, prioritariamente estudantes da rede pública, para que eles tenham uma vivência e uma oportunidade que, talvez, eles não tenham no seu dia a dia sobre política. Será uma aula dinâmica, prática e teórica. Eles vão aprender sobre representatividade política e a importância do parlamento. Em parceria com o TRE, a gente simula uma eleição, além de explicar sobre exercer a cidadania e a segurança das eleições com a urna eletrônica”, pontua.
Para a professora de história e pedagoga, Adriany Carvalho, essa atividade é de extrema importância para a formação cidadã consciente sobre sua representatividade na política. “Hoje é um dia especial. O planejamento pedagógico da escola consiste ir além das informações obtidas dentro do âmbito escolar. Hoje trouxemos os adolescentes do Ensino Médio para aprender dentro da Escola do Legislativo sobre política, cidadania, além de incentivar os jovens a se envolverem nas discussões dos problemas da comunidade; possibilitar a compreensão do papel do Poder Legislativo, da separação de poderes e das esferas de governo”, comenta.
Na primeira etapa do projeto, o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Vander Costa, explica sobre política a fim de contribuir para a conscientização e para o conhecimento dos instrumentos de efetivação de direitos legislativos. Logo em seguida, são formadas chapas para que os estudantes vivenciem, na prática, como é o processo de eleição. Depois, eles vão votar nas chapas e é eleito, com maior número de votos, a “Vereadora ou Vereador do Futuro”. Nesta edição, quem foi eleita por voto popular foi a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Taisla Ludmila de Andrade.
“Estou surpresa e feliz por ser eleita. Abordei temas que passamos na nossa comunidade e dei algumas sugestões de melhorias para o dia a dia da população”, comenta a estudante Taisla Ludmila de Andrade.
Com autoria de Elber Batalha, Sessão Especial debate Protocolo Antirracista
Nesta segunda-feira, 13, a partir das 9h, acontece uma Sessão Especial com o tema “Desafios para implementação de um Plano Antirracista na Cidade de Aracaju”, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Entre os participantes, órgãos, movimentos e entidades engajadas no Projeto de Lei 353/2023.
A pauta surgiu no ano passado, durante uma reunião do parlamentar com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), e voltou aos debates com dois casos de falha no sistema de reconhecimento facial com negros na cidade. A ideia é colocar em prática as medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas em situações de racismo em comércios e eventos.
Elber destacou que a sessão é uma grande oportunidade de unir forças. “Lembro que esse momento é aberto ao público e pensado para somar em mais possibilidades dentro desse projeto de lei. Além disso, melhor ainda para explicar e repassar tudo que vem sendo feito relacionado ao protocolo”, declarou.
Ricardo Marques concede título de Cidadão Aracajuano ao jornalista Felipe Martins
Dia das mães é celebrado neste domingo: conheça histórias de algumas mães da CMA
Da esquerda para a direita, Renata Hellen, Luciana Macedo, Maiara Simões e Criz Aragão / Foto: Reprodução
Neste domingo (12/05) é o Dia das Mães. A data é celebrada no 2º domingo do mês de maio e serve para que os filhos homenageiem e valorizem suas mães. A Câmara de Aracaju conta com servidoras que são mães e lidam diariamente com o desafio de conciliar maternidade, trabalho e realizações pessoais. Diante da importância da data e dessas mulheres, a CMA conversou com algumas mães e servidoras que compartilharam sua história e relação com a maternidade. Confira a seguir!
“O trabalho não se esgota, mas é muito gratificante”
Desde julho de 2022, Renata Hellen Silva Andrade é médica da Câmara Municipal de Aracaju. Ela é mãe de Mateus Andrade, que tem 1 ano e 6 meses. “Esse dia das mães será muito especial, pois meu filho, no ano passado, tinha 6 meses e não interagia através das palavras. Esse ano, ele já responde, fala e interage melhor. É muito gostoso saber que esse será o primeiro dia das mães que ele vai me chamar de ‘mamãe’ certinho. Fora a apresentação da escolinha, que já torna isso mais palpável”, destacou.
Apesar das alegrias da maternidade, Renata afirmou que tem dúvidas sobre ter um segundo filho pelos desafios que existem. “Ser mãe já é um trabalho em tempo integral, são 24 horas, final de semana, sem adicional noturno. É um trabalho que não se esgota, mas que é muito gratificante. Ser mãe e ainda ser uma boa profissional, humanizada e disposta é muito mais complicado. Sei que isso não é só para mim, mas também para todas as mães”, explica.
Renata destacou que é muito importante ter uma rede de apoio, pois é fundamental delegar algumas tarefas. “Além disso, quando você é mãe, é necessário abdicar de muitas coisas. A alegria maior é ter tido a condição de gerar a vida e uma fonte de amor inesgotável. É muito gostoso ouvir o primeiro “mamãe” e saber que você é o porto seguro de alguém”, completa.
“Precisamos contar com uma rede de apoio, para que as atividades fiquem mais leves”
Luciana Macedo, mãe da Luana, de 07 anos, atua no setor de taquigrafia da CMA há quase 02 anos. Ela explica que “ser mãe e trabalhar não é uma tarefa fácil. A gente vai ajustando com o tempo o nosso trabalho, com a demanda das crianças, que são muitas. São atividades de casa, da escola, extracurriculares, brincar. Mas para que isso aconteça de forma mais leve, é fundamental termos uma rede de apoio. Me sinto muito grata em ter minha filha, ela é minha companheira. Te amo, filha.”
Maiara Simões Carvalho é enfermeira e trabalha na CMA há 1 ano e 10 meses. Ela tem um filho de 1 ano e 3 meses e explica que é muito desafiador conciliar o trabalho com a maternidade. “Quando nós nos tornamos mãe, a vida dá um giro e, de repente, uma mulher independente, profissional e esposa se torna o porto seguro de um ser totalmente dependente. Quando estamos de licença maternidade, vivemos intensamente essa nova função. Na volta ao trabalho, ainda é complexo se encontrar em outras funções para além da maternidade”, explica.
Apesar dos desafios, Maiara explica que a maternidade é “a função mais relevante e prazerosa”. Além disso, ela destacou que é necessário ter paciência para aceitar o processo, além de contar com uma rede de apoio.
“Tenho compreendido que a perfeição não existe”
Criz Regina Aragão de Sá Santana é analista legislativo da CMA desde 15 de março de 2023 e tem um filho de 8 anos, chamado Davi. “Considero-me privilegiada por ter conseguido me dedicar exclusivamente à maternidade nos primeiros anos de vida do meu filho. Acompanhar o desenvolvimento e crescimento de Davi foi e tem sido uma das experiências mais transformadoras e gratificantes. Tenho uma família sensacional e um marido que me apoio e auxilia bastante”, destacou.
Ela explicou que, quando retornou ao mercado de trabalho, foi possível entender o quão desafiador é conciliar a maternidade e a vida profissional . “Tenho compreendido que a perfeição não existe, permito-me fazer o que posso e o que precisa ser feito com equilíbrio, planejamento, rotina, autocuidado, estabelecendo limites e prioridades e isso tem funcionado”.
Por fim, Criz ainda destaca que a maternidade é um eterno aprendizado. “Davi tem me moldado e me feito uma mulher mais humilde e me sinto agraciada por Deus me permitir viver essa missão. Além disso, o sentimento de gratidão é acentuado pela possibilidade de comemorar meu oitavo ano como mãe ao lado da minha”.
Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju
Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades, além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.
Segunda-feira (13/05)
A semana inicia com realização de Audiência Pública com o tema “Desafios para Implementação de um plano antirracista na cidade de Aracaju”, às 9h, no plenário da CMA. A autoria é do vereador Elber Batalha (PSB).
Tarde
No período da tarde, às 14h, acontece, no plenário, Sessão Especial com o tema “Semana da Enfermagem”. A autoria é do vereador Isac Silveira (União Brasil).
Quarta-feira (15/05)
Às 16h será concedido título de cidadania aracajuana a Janderrie Bastos, no plenário da CMA. A autoria é do vereador Isac Silveira (União Brasil)
*No decorrer da semana, a agenda pode sofre alterações com a adição ou cancelamento de eventos.
Miriam Petrone é a nova Cidadã Aracajuana
Rodeada de familiares, amigos e autoridades, a jornalista Miriam Petrone tornou-se a nova Cidadã Aracajuana na tarde desta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O título teve autoria do vereador Elber Batalha (PSB).
A paulista é jornalista especialista em turismo e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), seccional São Paulo, e foi homenageada com a honraria pelos serviços de divulgação do estado de Sergipe em seu trabalho de anos, além de sua forma de comunicar no meio, gerando conexão e contribuição.
Na ocasião, Elber lembrou quando conheceu a jornalista em sua passagem pela Secretaria de Estado de Turismo e disse que a ideia do título veio como um reconhecimento. “Miriam é uma figura que sempre divulgou Aracaju e Sergipe, seja suas paisagens, culturas e artesanato. Ela tem Aracaju no coração e Sergipe em sua alma. Esse título é um pequeno gesto de agradecimento do povo aracajuano ao seu trabalho”, declarou.
Jorge Luís Fraga, secretário da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), ressaltou a trajetória da amiga. “Esse título vai para uma das melhores jornalistas e uma das melhores pessoas que eu já conheci no âmbito do turismo. Quando a Câmara se propõe a homenagear um filho da cidade, já reconhece o valor dessa pessoa também. A Miriam tem sido uma embaixadora do nosso turismo”, comentou.
Anselmo Oliveira, juiz, participou da sessão como amigo de Miriam e falou da importância deste momento. “Toda vez que alguém fala da cultura e do povo de um lugar, está falando da alma deles. Miriam faz isso por Aracaju e por Sergipe. Que satisfação acompanhar isso hoje com autoria do vereador Elber. Sei de todo o seu carinho com a nossa terra, Miriam”, disse.
Rebeca, filha de Miriam, recordou dos momentos em que Aracaju foi cenário da história dessa família e pauta de planos. “Queria dizer que ao longo dos meus 25 anos de vida, não lembro um momento em que Aracaju não esteve presente nas nossas vidas. Dos vários estados que já conhecemos em família, não ouso dizer outro lugar em que ela não se sinta em casa, a não ser aqui”, contou.
Emocionada, Miriam agradeceu a homenagem em seu discurso. “Esse título é um impulso para que eu leve mais e mais o nome de Aracaju. Agora, eu chamo de lar, já que sou uma cidadã aracajuana. 'O amor que nasce do nada, nada detém. O simples nada destrói ou faz morrer'", citou, lendo um poema feito por sua mãe, Maria Madalena Braga, que é poetisa.
Ainda em seu pronunciamento, ela declarou seu amor pela capital sergipana e ressaltou seu trabalho. “Eu acho, sem modéstia à parte, que atravessei barreiras até internacionais e trouxe realmente, sabendo vender Aracaju. Eu acho que não fiz mais por falta de incentivo. Se tivesse, estaria divulgando ainda mais para conhecer essa pequena estrela que brilha no céu do Brasil”, afirmou.
Biografia
Miriam Petrone é formada em Propaganda e Marketing pela Anhembi Morumbi, jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Concluiu MBA em Marketing pela Media Marketing School. Especialização em Gastronomia e Turismo pelo Senac/SP. Diplomou-se no Le Cordon Bleu Master of Gastronomic Tourism. Bacharel em Teologia pela PUC e Ciências Políticas Integradas. No currículo, editoras renomadas. Além de apresentadora na TV ABCD por 6 anos, no programa de entretenimento (turismo, gastronomia e eventos) Miriam Petrone Recomenda. Foi presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Nacional, de 2014-2018. Membro do Conselho Nacional do Turismo, Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo e dos Conselhos Municipais de Turismo das cidades de São Paulo e Guarulhos, coordenadora da Câmara de Sustentabilidade do Conselho Estadual de Turismo. Ocupou o cargo de Presidente do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo que congrega 9 países: Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Espanha e Brasil. Ainda é editora da Revista MP Acontece, do portal Miriam Petrone e, em outubro, estreia um programa na TV Aberta canal 9 da Net. Empresária na área de assessoria de imprensa e relações públicas e atua como consultora em municípios, hotelaria e restaurantes.
Isac propõe Sessão Especial em comemoração à Semana da Enfermagem
Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju uma Sessão Especial promovida pelo vereador Isac Silveira (União Brasil). O evento irá celebrar a Semana da Enfermagem, a dedicação desses profissionais à saúde da comunidade, mas também destacar uma luta histórica pela consolidação de direitos para a categoria.
A enfermagem, protagonista essencial nos cuidados de saúde, há tempos almejava a aprovação do piso salarial. Essa demanda, que ecoou por todo o país, ganhou destaque no Congresso Nacional com a aprovação da lei que estabelece o piso da enfermagem. Em Aracaju, o mandato do vereador Isac tornou-se referência nessa batalha incansável pela justiça salarial e reconhecimento da importância da profissão.
Para Isac, a luta pela consolidação de direitos para os profissionais da enfermagem é uma causa que foi abraçada pelo mandato. “Durante meus dois mandatos, realizamos audiências públicas, Sessão Especial, inclusive, uma virtual com a presença do senador Fabiano Contarato, autor do Projeto de Lei do piso da enfermagem, onde reforça o compromisso conjunto em fortalecer essa categoria tão essencial para o funcionamento do sistema de saúde, além disso participamos de debates e fui autor da Emenda aprovada que garante o piso da enfermagem, porém não foi cumprida pelo prefeito Edvaldo Nogueira”, destaca Isac sobre a luta com esses trabalhadores, e acrescentou que, “toda vitória é fruto de uma mobilização coletiva e da compreensão de que as lutas da enfermagem são também as nossas lutas."
A Sessão Especial irá homenagear alguns profissionais, mas também será um espaço para discutir os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem, por isso, Isac faz um convite: “Neste momento de comemoração e reflexão, a sociedade é convidada a participar e a conscientizar sobre a importância da enfermagem. Afinal, reconhecer e valorizar esses profissionais é uma demonstração de respeito à vida e ao cuidado com o próximo”.
A Sessão Especial em celebração à Semana da Enfermagem está agendada para segunda-feira, dia 13 de maio, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Junte-se a nós nessa homenagem e compromisso com a enfermagem, uma parte essencial da nossa sociedade.
De autoria de Elber Batalha, a Audiência Pública discutiu como as decisões do STF podem alterar o regime de previdência dos servidores públicos
Um plenário cheio acompanhou a Audiência Pública com o tema “Como as decisões do STF podem influenciar no regime de previdência dos servidores públicos do Brasil”, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), na manhã desta sexta-feira, 10. A ocasião reuniu entidades, órgãos, sindicatos e profissionais que debateram e aprenderam ainda mais sobre a pauta com uma palestra do procurador do Estado de Sergipe, Kleidson Nascimento.
Uma decisão, com o voto da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), altera o sistema de previdência para aposentadoria de servidores públicos que ingressaram antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e sem concurso público. Pelo entendimento adotado, esses servidores perderão o direito de se aposentar pelo regime próprio de suas previdências, precisando migrar para o INSS e o regime geral. Tudo ocorreu após processos que envolviam os estados do Maranhão, Piauí e do Tocantins, em que ela colocou como repercussão geral e isso quer dizer que todos os juízes do país precisam seguir esse entendimento.
O assunto foi abordado por Elber recentemente durante as sessões da câmara para alertar a população sobre as mudanças que podem ocorrer a partir daí e os seus impactos. Em seus discursos na tribuna, ele já alertava aos parlamentares e população sobre a novidade que vem tirando o sono de vários servidores públicos federais, estaduais e municipais.
Hoje, o parlamentar contou como tudo está andando com essa situação e o motivo da sua indicação nesta sessão. “Acho que essa audiência foi um momento de mobilização de servidores, dos sindicatos e das associações para que façamos um trabalho político e jurídico junto ao STF para que o ministro Flávio Dino que é o relator agora, possa analisar os recursos e decidir de forma mais branda, criando uma regra de transição e analisando os efeitos da sua decisão para um menor prejuízo aos servidores”, afirmou.
Kleidson Nascimento, procurador do Estado de Sergipe, palestrou, apresentou dados e aproveitou para ressaltar a importância da discussão. “A gente sabe que concurso é a regra do serviço público, mas isso não foi observado há algumas décadas. Isso pode impactar a vida de milhares de servidores que tiveram essa situação modificada por leis não debatidas. Hoje, fizemos isso, para que possamos seguir no caminho da constitucionalidade e também atentar para as consequências nas vidas dessas pessoas e suas famílias”.
O procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, do Ministério Público de Contas, falou que está atento a tudo sobre o assunto e agradeceu ao convite. “Essa é uma matéria que não pode ser discutida sem a participação diretamente dos interessados, que são os servidores públicos impactados. Devem ser ouvidos na elaboração do que faremos daqui em diante. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem uma grande preocupação, especialmente, com a modulação das decisões do Supremo. Então, no âmbito do TCE, estamos agindo de forma cautelosa. Agradeço mais uma vez o convite e oportunidade de estar amadurecendo sobre essa temática tão relevante para a administração pública e os servidores”.
No caso do Aracaju Previdência, a presidente Avilete comentou que tudo vem sendo acompanhado com preocupação. “Estamos contribuindo com os debates. Participamos das reuniões que vêm sendo realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado sobre esta pauta específica, como também temos nos reunido com o SEPUMA e o SINDIPEMA, para avaliar os possíveis impactos dessa decisão. Temos uma legislação municipal, em pleno vigor, que assegura, até então, a vinculação dos segurados não concursados ao Regime Próprio do Município de Aracaju”, analisou.
José Roberto Andrade, presidente do Sergipe Previdência, relatou que são 2.200 regimes próprios de previdência no país e que os valores são enormes dos montantes que precisarão ser pagos com essa alteração. “Não é um debate novo, mas que ficou adormecido por cerca de 20 anos. A nossa preocupação é a seguinte, já existia um modelo estabilizado nos nossos cálculos salariais. Quanto custa isso? Estamos falando na casa dos bilhões de reais. Dado o valor, quando eu devo pagar? Imediatamente se o regime geral tiver que arcar com as aposentadorias com essa mudança. Quanto será isso? Na casa dos trilhões de reais. Que serão resolvidos como? Ainda não sabemos. Como todo mundo vai arcar com esse passivo inesperado?”, questionou em seu pronunciamento.
Nivaldo Fernando, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), elogiou a ação dos empenhados na audiência e ressaltou que todo o evento foi muito didático para um melhor entendimento de todos. “Eu agradeço e muito a forma pedagógica que o senhor Kleidson tratou o tema. Por mais vontade que a gente tenha, não tem como não entender o perigo que estamos correndo”.
Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem
No 12 de maio é comemorado o “Dia Internacional da Enfermagem”. No decorrer da história, a profissão se notabilizou por sua atuação na proteção da vida humana, seja na rotina das urgências médicas e internações hospitalares, ou em momentos marcantes para humanidade como as grandes guerras mundiais, epidemias e pandemias.
Nos últimos anos, com a pandemia do Covid-19, a enfermagem esteve ainda mais em evidência e o heroísmo da categoria foi colocado à prova mais uma vez. Esses profissionais foram essenciais no enfrentamento da doença, arriscando as próprias vidas em um momento de incertezas quanto à cura e tratamentos a serem adotados, assistindo, nos leitos, pacientes com uma enfermidade potencialmente contagiosa.
Enfermagem e CMA
Quando pensamos em enfermagem é até natural que a primeira imagem que venha a mente seja de um ambiente hospitalar. São os hospitais e unidades de saúdes que concentram o maior número de profissionais da enfermagem. No entanto, as possibilidades de exercício profissional dos enfermeiros são amplas. Eles podem desempenhar atividades de atendimento em residências, ambulâncias, clínicas e em órgãos, como a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), onde exercem a enfermagem do trabalho.
O Setor Médico da CMA conta em seu quadro funcional com 2 enfermeiros e 2 técnicos de enfermagem. Eles prestam assistência aos servidores da Casa em atividades que envolvem assistência por meio da consulta e procedimentos de enfermagem, além da realização de ações de educação voltadas à saúde. No setor, também são desempenhadas atividades de planejamento e organização com o objetivo de subsidiar práticas assistenciais.
A enfermeira da CMA, Bruna Siqueira, explica as diferentes vertentes em que os profissionais da enfermagem podem atuar. “A enfermagem tem um campo de atuação bem abrangente, atua em diversos cenários: na área de hematologia, medicina transfusional, nefrologia com acompanhamento de pacientes renais crônicos, atua também na área de saúde pública fazendo medidas de prevenção e promoção à saúde como acompanhamento de gestantes, hipertensos, saúde da mulher, prevenção de câncer de colo de útero, de câncer de mama; além da própria assistência hospitalar que, no geral, é o que as pessoas mais conhecem do trabalho da enfermagem. Trabalhamos também na área da saúde do trabalho fazendo o acompanhamento do trabalhador, da saúde ocupacional. Temos essa diversidade de campos de atuação na área da enfermagem”, disse Bruna.
A enfermeira destacou que é feito um trabalho preventivo com os colabores da CMA e contou como são desempenhadas as atividades no Setor Médico da instituição. “Na Câmara Municipal de Aracaju, trabalhamos fazendo o acompanhamento clínico dos servidores, tanto em termo de prevenção, avaliação de exames, orientação de medidas de cuidados com a própria saúde, orientação de medidas de vacinação. A gente desenvolve ações para identificar precocemente algumas doenças. Trabalhamos mais no campo da prevenção, mas atendemos também aqueles profissionais que não se sintam bem, fazemos aquele primeiro acolhimento de urgência com as primeiras condutas que sejam necessárias”.
A Maiara Simões é enfermeira efetiva da CMA desde julho de 2022. Ela conta que o interesse pela enfermagem surgiu ainda muito jovem e que, na adolescência, ingressou no curso de enfermagem. Mesmo após anos de prática profissional e de hoje ter um olhar mais amplo a respeito da profissão, a enfermeira diz que a motivação para escolha da carreira permanece: cuidar do outro.
“Eu entrei na graduação de enfermagem aos 16 anos de idade. Na época, eu não tinha referências próximas de profissionais da área. Pouco conhecia sobre a real atuação da profissão. A minha maior motivação nessa escolha foi a vontade de cuidar do outro, a vontade de fazer a diferença na vida de alguém. Ao longo do curso e dos anos de profissão, eu enxerguei a relevância da enfermagem em diversas vertentes. A enfermagem vai muito além de cuidar do outro com amor e empatia. Enfermagem envolve a aplicação de práticas baseadas em evidências fundamentadas cientificamente. A atuação da profissão tem um leque muito amplo, incluindo diversas áreas assistenciais, gestão, ensino e pesquisa. Hoje o que me motiva na enfermagem é perceber que, na minha profissão, por meio de todas as ferramentas que nos são passadas em todo processo de formação educacional e experiência profissional, eu consigo de fato atingir o que me propus quando escolhi o meu curso. De alguma maneira eu consigo cuidar do outro e consigo fazer a diferença na vida de alguém”.
Enfermagem na História
Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Sua paixão pela Enfermagem surgiu durante uma viagem ao Egito, quando fazia visitas a hospitais. Aos 14 anos, ela decidiu que cuidar dos enfermos era sua vocação, o que relatou em suas obras como sendo um chamado de Deus.
O principal reconhecimento de Florence Nightingale vem de sua forma de cuidar de soldados feridos e de treinar as enfermeiras no século XIX. Ela foi a responsável por implementar essa prática de higiene (assim como várias outras) nos hospitais onde cuidavam dos feridos da Guerra da Crimeia. É preciso considerar que, nessa época, não se prestava muita atenção nos hábitos de lavar as mãos e de como isso era sério.
Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas por meio do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.
Câmara de Aracaju dispõe sobre leis direcionadas às pessoas com fibromialgia: saiba como acessar seus direitos
Em 12 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, o qual foi instituído pela Lei federal 14.233/2021. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores em todo o corpo, fadiga, dores de cabeça, sensibilidade nas articulações e músculos, além de distúrbios do sono. A doença pode se relacionar com outros problemas de saúde, como ansiedade e depressão. Até o momento, não há cura para a síndrome, apenas alguns tratamentos para o convívio com os sintomas.
Mesmo causando algumas dificuldades, a Fibromialgia ainda não era reconhecida como uma deficiência. Por este motivo, as pessoas com a síndrome não tinham acesso a diversos direitos. Preocupados com essa realidade em Aracaju, a Câmara de vereadores contribuiu para a criação de alguns projetos de Lei que são importantes para assegurar direitos às pessoas com fibromialgia. Conheça quais são essas leis e a forma de acessar seus direitos.
Lei municipal garante os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência em Aracaju
O Projeto de lei Ordinária 61/2023, responsável por instituir a lei municipal 5881/2024, é de autoria do vereador Sargento Byron e reconhece que as pessoas com fibromialgia são pessoas com deficiência. Por isso, assegura-se às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência em Aracaju.
Outra propositura com base nessa temática é da vereadora Sheyla Galba (PLO 51/2023), que tem como norma jurídica vinculada a Lei 5769/2023 e contribuiu para a instituição de Políticas Públicas de direitos e garantias das pessoas com fibromialgia em Aracaju. Essa lei determina, por exemplo, que deverão ser afixadas, em local visível ao público, placas informativas contendo inscrição sucinta indicadora do atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, indicando a Lei n. 2.745, de 14 de maio de 2021.
Além disso, as pessoas com fibromialgia têm garantia de acesso preferencial no atendimento em qualquer dos guichês ou unidades disponíveis para o atendimento ao público em geral. Fica assegurada à pessoa com fibromialgia a possibilidade de utilização das vagas reservadas às pessoas com deficiência, com comprometimento de mobilidade, em áreas de estacionamento aberto ao público, áreas de uso público ou estacionamento privado de uso coletivo, bem como nas vias públicas de Aracaju.
O PL 125/2019, de autoria do vereador Elber Batalha institui o Dia Municipal da Fibromialgia, além de discutir sobre filas preferenciais e vagas de estacionamento preferencial. A lei determina que no dia 12 de maio o Poder Executivo envie esforços por meios de suas secretarias para a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão na comemoração do dia instituído que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca dessa doença. Ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas particulares obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente de 12 de maio, o atendimento preferencial às pessoas com Fibromialgia.
Todas as leis e proposituras realizadas pelos vereadores da Câmara de Aracaju podem ser acessadas pelo link: http://172.16.0.153:8080/sapl/generico/materia_pesquisar_form?incluir=1.
Carteira de Identificação das Pessoas Acometidas pela Fibromialgia pode ser solicitada gratuitamente
Como a fibromialgia é considerada uma deficiência oculta, a vereadora Sheyla Galba criou o projeto de lei 132/2023, que institui a Carteira de Identificação das Pessoas Acometidas pela Fibromialgia e estabelece prioridade de atendimento em Aracaju.A Lei 5875/2024, que derivou do projeto proposto pela vereadora, explica que a pessoa acometida pela Fibromialgia é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito a total assistência.
Além disso, é competência do poder executivo expedir a Carteira de Identificação da Pessoa Acometida pela Fibromialgia, a ser emitida por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, devidamente numerada, de modo a possibilitar a contagem das pessoas com esta doença em Aracaju. A Carteira de Identificação da Pessoa Acometida pela Fibromialgia terá validade de 5 anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com Fibromialgia em todo o território de Aracaju.
A carteira deve ser expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico, munido de seus documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais (Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e CPF) e comprovantes de endereço, originais e fotocópias.
Saiba como solicitar sua carteirinha
Para atestar a condição de fibromialgia, o paciente deve cadastrar os seus documentos pessoais na Plataforma Florence, disponível no link: https://fms.saude.se.gov.br/. Esta carteira tem como objetivo principal facilitar o acesso a direitos e benefícios específicos para pessoas que sofrem de fibromialgia, uma condição crônica que causa dor muscular generalizada e fadiga.
Os documentos devem ser enviados em formato PDF, documento de identificação; fotografia no formato 3x4; laudo médico de especialista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), com indicação do Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Após avaliação e confirmação da doença por um médico da Secretaria Estadual de Saúde, as informações serão encaminhadas para o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendell da Silva Gonzaga, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a emissão da carteira.
Florence Nightingale (1820-1919) foi considerada a primeira pessoa com fibromialgia. Ela nasceu no dia 12 de maio de 1820 e por isso passou a ser considerado como o Dia Mundial da Fibromialgia. Nightingale foi uma enfermeira pioneira, conhecida por suas contribuições significativas para a reforma dos cuidados de saúde e estabelecer padrões de higiene que até hoje são seguidos.
“Fevereiro Roxo” é instituído como o mês de conscientização e prevenção sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer
O PLO 20/2023, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos, instituiu também a Campanha “Fevereiro Roxo”, voltado à conscientização e prevenção sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer em Aracaju. A Norma Jurídica Vinculada é a Lei nº 5804/2023.
Fica instituída a campanha Fevereiro Roxo a ser celebrada anualmente no mês de fevereiro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença.
Nota: Ato Normativo regulamenta o uso de trajes na CMA
O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, no dia 02 de maio, publicou um ato normativo para regulamentar os trajes dos vereadores, servidores e visitantes à Câmara Municipal de Aracaju. A regulamentação diz respeito aos trajes necessários para permanecer nas dependências da Casa Legislativa, assim como para participar de Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes e Audiências Públicas.
O Ato explica que não é recomendado comparecer à Câmara utilizando bermuda, shorts, minissaia, miniblusa, blusas com transparência, chinelos, bonés e chapéus, ressalvada a necessidade decorrente de motivo de saúde devidamente comprovado. Além disso, é proibido utilizar estampas que constituam apologia a crimes ou incentivem a prática de atos ilícitos.
Vereador Sargento Byron destaca o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia
Celebrado em 12 de maio, o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia foi destacado pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), que é o propositor do Projeto de Lei 61/2023 que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência no âmbito do município de Aracaju. O PL foi aprovado em dezembro de 2023 na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
"A fibromialgia ainda desperta muitas dúvidas em nossa sociedade. Estamos falando sobre uma síndrome que, por vezes, impossibilita uma rotina para quem tem o diagnóstico. A fibromialgia afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, sendo acompanhada, na maioria das vezes, por falta de sono, cansaço, distúrbios do humor, além de também poder desenvolver a ansiedade e a depressão. É neste contexto que as políticas públicas devem entrar em ação, uma vez que o tratamento já foi regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Byron.
Com a aprovação do PL em Aracaju, a pessoa com diagnóstico de fibromialgia passa ter os direitos assegurados enquanto pessoa com deficiência. "Nosso objetivo é oportunizar mais qualidade de vida para essas pessoas que, por vezes, sofrem tantos preconceitos, bem como têm seus sintomas questionados, colocados em dúvida. A partir deste reconhecimento e acolhimento, podemos viabilizar mais entendimento sobre o assunto, além das alternativas de tratamento, as quais exigem dedicação integral, sendo essencial a aplicação de direitos e benefícios, mas também é preciso reforçar que esses mesmos pacientes buscam reabilitação, com formas de se manter ativos e produtivos em nossa sociedade", pontuou Byron.
O parlamentar ainda complementou: "é essencial que sejamos multiplicadores de informação. Atualmente, infelizmente, é cada vez mais comum alguém próximo a nós ter o diagnóstico de fibromialgia. E isso não deve ser tabu, pois são diversos os impactos negativos que esta condição traz para a vida do paciente e, até, de seus familiares".
De autoria de Elber Batalha, Sessão Especial debateu o Protocolo Antirracista
Nesta segunda-feira, 13, ocorreu a Sessão Especial "Desafios para a Implementação de um Plano Antirracista na Cidade de Aracaju", no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), proposta pelo vereador Elber Batalha (PSB). Em discussão, o Projeto de Lei 353/2023, também de autoria do parlamentar, que visa implementar o treinamento para grandes estabelecimentos comerciais da capital, visando uma abordagem adequada.
O tema surgiu durante uma reunião do vereador com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), que tratou de diversos casos registrados no país, envolvendo prisões e até assassinatos em lojas ou grandes supermercados. Além disso, foram mencionadas situações recentes de falhas do sistema de reconhecimento facial, como em uma prévia carnavalesca em novembro de 2023 e na final do Campeonato Sergipano 2024, no estádio Lourival Batista. A ideia é colocar em prática medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas de racismo em comércios da capital.
Elber afirmou que a ocasião foi bastante proveitosa, proporcionando um debate construtivo. "Aproveitamos para discutir temas que são mais profundos ao movimento negro, às pessoas negras e à toda sociedade brasileira. Este protocolo trará uma vivência de sociedade de maneira inclusiva, sem preconceitos ou distinções, o ideal para uma convivência harmônica. Mas, para isso, precisamos enfrentar as mazelas sociais, que existem, de forma clara. Este projeto é uma iniciativa da comissão da OAB, não para apontar, mas no sentido de dizer que é necessário um letramento racial", explicou.
O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, César Zuzarte, contribuiu com a discussão, ressaltando que infelizmente não há nada que aborde o assunto na gestão municipal. "É necessário termos parlamentares assim, com essa visão de Elber e com essa preocupação. Sem o antirracismo, não vamos a lugar nenhum. Não temos nenhum órgão que pense nesse tema por aqui, é preciso fazer essa crítica também. Apenas pensar não transforma, já que os próprios gestores não nos escutam. Precisamos de mudança por aí e colocar pessoas que pensem nesse tema para que tudo possa fluir", declarou.
Na oportunidade, em alusão ao dia 13 de maio, marcado no calendário como Dia da Abolição da Escravidão no Brasil, manifestações culturais foram destacadas, incluindo a música com a voz da cantora sergipana Livia Aquino e o Mestre Saci da Maloca, acompanhado por Marilia Vasconcelos, do Grupo Paraflocorico, da comunidade Maloca. Houve também uma palestra com a defensora pública e coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Estado de Sergipe, Carla Carol, para detalhar dados e informações que embasam o protocolo.
Carla Carol lembrou que a data de hoje, muitas vezes, foi comemorada, mas precisa ser ressignificada com informações atuais que não alteraram o cenário. "Não é a primeira vez que participo de um ato no dia 13 de maio que não é um dia de luta, mas sim de luto. 136 anos depois, ainda discutimos o direito à nossa dignidade e de ser pessoa, isso é exaustivo. Além de falar de um projeto, precisamos tratar de encerrar ciclos como neste caso de tantos registros", defendeu, mencionando as abordagens racistas em Aracaju.
Durante sua apresentação, Livia enfatizou a importância desse encontro. "Agradeço ao convite do vereador Elber para este momento consciente e acolhedor. Todos estão aqui fortalecendo ainda mais essa data com suas palavras e música negra, para tornar tudo isso uma ferramenta importante de transformação", comentou.
Sissa Carvalho, representante do Movimento Negro Unificado, informou que o presidente Lula também já está trazendo novidades para o país nesse sentido. "Este protocolo nos faz pensar em uma Aracaju como uma cidade antirracista. Através do governo federal, também existem medidas sendo tomadas, como o Plano Juventude Negra Viva, que envolve 18 ministérios e investiu R$ 665 milhões para garantir que nossa juventude não sofra tanto nesses casos e que saia dessa mira da letalidade, da segurança, do tráfico e muito mais. Aqui, podemos começar a pensar em sair tranquilos, sem abordagens", afirmou.
Presente na sessão, o vereador Antônio Bittencourt elogiou a proposta do vereador Elber e alertou para a necessidade de quebra de padrões na normalização do preconceito. "Nós, até o dia de hoje, vivemos essa situação com um conjunto de negações e desqualificações, com essa violência simbólica e física. São diversas as histórias de abordagem em atendimentos, com situações que estão no cotidiano de vários de nós, que somos negros. Quem faz isso, faz com naturalidade, já que, infelizmente, foi naturalizado e normalizado essa injusta forma de violência racial no Brasil", relatou.
Sessão Especial ‘Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’ , de autoria de Sonia Meire, acontecerá na câmara
Na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, às 09h, vai acontecer, na Câmara Municipal de Aracaju, a sessão especial ‘Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’, de autoria da vereadora Sonia Meire (Psol). A sessão é mais uma ação da mandata da parlamentar em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.