Vinicius Porto presta homenagem a mãe que narra jogos do Palmeiras para o filho deficiente visual

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/09/2019 10h07, última modificação 26/09/2019 10h07
Vinicius Porto presta homenagem a mãe que narra jogos do Palmeiras para o filho deficiente visual

Foto: César de Oliveira

A Sessão Ordinária da última quarta-feira, 25, foi marcada por um momento especial por conta da homenagem prestada pelo vereador, Vinícius Porto, a Silvia Grecco, a mãe que narra os jogos do Palmeiras para o filho Nickollas, de 11 anos, que é deficiente visual. Ela foi premiada pela Fifa na cerimônia The Best, realizada na segunda-feira, 23, em Milão, na Itália.

A história de Silvia chamou a atenção após ela ser flagrada por câmeras de TV contando os detalhes do clássico entre Palmeiras e Corinthians, no dia 9 de agosto, pelo Brasileirão. Em entrevista à GaúchaZH no mês passado, Silvia contou que não se inspirou em nenhuma outra história para decidir levar o filho ao estádio. Segundo ela, foi a vontade de ter a parceria de Nickollas nos jogos do Palmeiras o mote para a narração em meio aos jogos.

 O Nicolas é um filho adotivo, ele não é filho biológico. Ela o conheceu quando ele tinha 5 meses, nasceu prematuro. Doze casais negaram a adoção do Nickollas, por ele ser deficiente visual, mas a Sílvia disse "Eu quero que ela seja meu filho" e o adotou, relatou Vinícius Porto ao frisar que já teve um filho deficiente.

Em seu discurso de agradecimento ao receber o prêmio, Sílvia falou: “Nickollas, aqui na frente estão muitas pessoas, muitos jogadores, muitos ídolos, estamos aqui representando nosso time, Palmeiras, e todos os torcedores do Brasil e do mundo”. “ Foi um momento muito bonito. Uma demonstração de amor sem limites e amor é o que todos nós devemos praticar, principalmente neste momento em que o mundo passa por tantas adversidades, tanta intolerância e violência”, disse Vinícius.

“Meu filho nasceu com deficiência e só teve um ano de vida. Então este tipo de assunto me toca muito. Só sabe a dor e a angústia de quem recebe a notícia de que o filho nasceu com algum tipo de deficiência e da morte de um filho, o pai e mãe que passam por este  momento. Tenho dois filhos e faço de tudo para que tenham um mundo melhor e quando falo isso me refiro a toda essa nova geração. Trabalho e defendo causas que assegurem um mundo com mais oportunidades para essas crianças e adolescentes que são o futuro do Brasil”, afirma.

A emocionante história de Silvia Grecco comoveu os vereadores presentes que parabenizaram Vinícius Porto pela homenagem. “Você está de parabéns por trazer aqui para o plenário uma história tão comovente e que tocou nossos corações e do mundo inteiro. Uma história que nos ensina de forma tão profunda porque não foram palavras foi atitude. Foi amor genuíno. É muito importante neste momento de tanta frieza da sociedade e de tanta violência falar sobre o amor, porque o amor é que deve prevalecer”, disse ela.

O vereador, Anderson de Tuca também parabenizou o vereador Vinícius Porto pela homenagem. “O amor deve estar acima de qualquer barreira. É uma história muito emocionante e nos desperta  profundamente a dar valor as pessoas, ao próximo. Também conheço sua história e sei a dor que você passou, a qual você transformou em luta e trabalho e sensibilidade a causas como esta que você trouxe ao plenário”, afirma.

“Está de parabéns por sua sensibilidade ao destacar esta história marcada por muito amor. O mundo é tão cruel, onde muitas vezes a família biológica é a primeira a rejeitar o filho pelo fato de ser deficiente. Essa criança foi escolhida por puro amor. Não sabia de parte da sua história de vida, mas saiba que sinto muito orgulho de estar aqui no parlamento ao lado de um homem que tem muita sensibilidade e demonstrou isso, claramente ao trazer essa história. Parabéns”, destaca Cabo Aminthas.

 “Parabéns pelo tema abordado. É um tema universal que interessa a todos nós, no sentido de valorizar sentimentos, de auto-estima; de valorização dos bons propósitos e me confraternizo com vossa excelência. Um respeito e meus parabéns pela fala”, disse Elber Batalha. “Parabenizo pelo que você demonstrou hoje aqui e que o amor vença todas as barreias e preconceitos”, disse o vereador, Camilo Lula.

Antes de encerrar sua fala, o vereador Vinícius Porto também estendeu a homenagem ao vereador, Lucas Aribé. “Temos divergências políticas, mas jamais poderia deixar de  enaltecer aqui o trabalho desenvolvido por Lucas Aribé em defesa não apenas do desenvolvimento de nossa Aracaju mas, principalmente as causas relacionadas às pessoas com deficiência visual, um trabalho nobre e de grande importância.