Vinícius Porto destaca transparência das ações administrativas da Prefeitura de Aracaju

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/09/2018 09h14, última modificação 26/09/2018 09h14

Foto: César de Oliveira

A disponibilidade e clareza de informações é uma marca essencial na gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fruto da disseminação da cultura de acesso. É o que afirma o vereador, Vinícius Porto ao destacar que a administração municipal conquistou mais um percentual no quesito transparência de suas ações. Analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão fiscalizador e avaliador dos portais da Transparência do Estado de Sergipe, a cidade passou de 8 para 8,7, aumentando a nota com relação a primeira avaliação.

Vinícius Porto ressalta que, a boa notícia chega em pouco mais dois meses do lançamento do novo Portal da Transparência de Aracaju. Ele explica que a ferramenta, que faz parte do Planejamento Estratégico da capital, está com layout mais moderno, de modo a facilitar o entendimento, por parte do cidadão, dos atos administrativos, receitas e despesas do município. “ A transparência deve ser para todos e não apenas para técnicos. Deve ser de fácil leitura e não exigir  cálculos e raciocínios para se transmitir o básico: quanto se arrecada, quanto e como se gasta”, disse o parlamentar.

O vereador ressalta que além de resultar em uma maior integração, ter acesso às informações também significa ter o poder de fiscalizar a gestão municipal. “A população pode verificar se as promessas estão sendo cumpridas e como e onde o dinheiro do contribuinte está sendo investido. Com isso, cria-se uma relação de confiança entre cidadão e gestor. E confiança é a base para uma gestão bem-sucedida”, avalia Vinícius Porto.

Na ocasião, Vinícius Porto parabenizou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira pelas ações de transparência implantadas na administração, ao identificar importantes mudanças na divulgação de atividades da gestão municipal. “Como gestor, o prefeito mostra com essa iniciativa que uma das suas prioridades é que o cidadão participe da gestão pública, fiscalizando e cobrando a administração sobre a correta aplicação das receitas arrecadadas. É a cidadania responsável.