Vinícius Porto destaca importância das obras de saneamento básico para os quase 50 mil moradores do Bairro Santa Maria

por Iris Valéria, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 11/09/2018 14h46, última modificação 11/09/2018 14h46

Foto: César de Oliveira

O bairro Santa Maria, zona Sul da capital, está muito próximo de universalizar um serviço essencial: o saneamento básico. No local serão injetados cerca de R$ 10 milhões em obras de infraestrutura, além da urbanização de 90 ruas que fazem o traçado urbanístico de vários conjuntos residenciais do segundo bairro mais populoso da capital. “Só temos o que comemorar e parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira pela atuação firme da sua gestão naquela comunidade, atualmente formada por cerca de 50 mil habitantes”, disse o vereador Vinícius Porto.

De acordo com o parlamentar, saneamento básico significa qualidade de vida, sendo um fator essencial para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos refletem diretamente na saúde da população. São obras fundamentais que chegam para garantir as melhorias tão esperadas pelos moradores do complexo Santa Maria, afinal ninguém gosta de morar num lugar sujo, com mau cheiro e onde há risco de pegar doenças. Esgotos não tratados causam danos aos moradores, prejudicando o lazer, o trabalho e atividades do cotidiano”, reforça o vereador.

As obras em execução atendem as demandas estruturantes de comunidades como as invasões da Terra Dura e Santa Maria, loteamento Senhor do Bonfim, e chegam aos conjuntos Padre Pedro e adjacências. Embora concentrada na fase inicial mais focada na terraplenagem e início da implantação de sistema de drenagem de todos os conglomerados residenciais incluídos no projeto original, a obra também contempla a pavimentação de todas as vias e o alargamento do canal de macrodrenagem que corta a segunda tapa do conjunto Padre Pedro, cuja obra está 45% concluída.

Ciente de que o saneamento é a estrutura que mais benefícios traz a população, o prefeito Edvaldo Nogueira trata a questão, acima de tudo, como um direito do cidadão, fundamental para a melhoria de sua qualidade de vida. É o que avalia Vinícius Porto ao frisar que apesar do momento de restrições orçamentárias, o prefeito tem trabalhado para garantir os investimentos no setor.