Vinícius Porto chama a atenção da população para a necessidade do descarte adequado do lixo doméstico

por Irís Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 10h55, última modificação 09/07/2019 10h55

Foto: Gilton Rosas

O período chuvoso exige ações reforçadas da Prefeitura de Aracaju e, também colaboração dos cidadãos, no sentido de evitar jogar lixo na rua. É o que alerta o vereador, Vinícius Porto ao destacar o trabalho realizado diariamente pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) na limpeza dos canais que cortam a cidade, inclusive com uso de uma técnica inovadora e eficaz: redes de contenção de resíduos sólidos, reduzindo as probabilidades de ocorrências de alagamentos e inundações.  .

O parlamentar explica que este sistema de retenção foi criado pelos próprios técnicos da Emsurb. “A técnica evita que o material jogado pela população atravesse a parte de galeria e venha a interromper o fluxo de água, o que posteriormente poderia causar problemas derivados do entupimento. Estas redes prendem o lixo descartado, facilitando a limpeza, que ocorre a cada três dias”, disse.

Vinícius Porto afirma que o uso de redes de contenção é uma ação complementa aos outros três métodos de limpeza: por barragem, que é feita através das placas de revestimentos propulsionadas; o manual, feito pelos profissionais nos canais menos extensos, e o mecanizado, utilizado nos maiores, que não são revestidos. A tela foi instalada em trechos de seis canais. Estão dentre os assistidos, aqueles localizados nos conjuntos Médici e Almirante Tamandaré e nas avenidas Anízio Azevedo, Praia 13 de Julho e José Conrado de Araújo, no bairro Industrial.

"O tipo de resíduo contido pela tela, embalagens de quentinhas, sobras de alimentos, copos, pratos e sacolas descartáveis, garrafas pet, etc, poderia, facilmente, ser recolhido através de outros serviços disponibilizados pela própria prefeitura, mas algumas pessoas insistem em fazer o descarte dentro dos canais”, lamenta o vereador.

Vinícius Porto lembra que o descarte inadequado do lixo é um dos principais fatores que causam o entupimento de bueiros e a redução da vazão das galerias de águas pluviais. "É essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade do descarte adequado do lixo doméstico. O mau hábito de jogar lixo nas ruas traz prejuízo a todos”, reforça o vereador.