Vinícius Porto alerta: população deve vacinar cães e gatos
Até o dia 24 de novembro, a meta da Prefeitura de Aracaju é vacinar 47 mil animais, entre cães e gatos. A Campanha de Vacinação Antirrábica de 2018 começou na última segunda-feira, 15, mas o sucesso da ação depende, acima de tudo, da participação da população. É o que alerta o vereador, Vinícius Porto que chama a atenção dos donos de animais para a importância da imunização.
“A única forma de prevenir a raiva é por meio da vacinação, e por isso os tutores não podem deixar de levar os animais para se imunizarem. Quem ama, cuida“, reforça o parlamentar. O vereador lembra que o vírus da raiva é altamente letal para cães e gatos e pode ser transmitido para os seres humanos, através do vírus rábico presente na saliva do animal contaminado, sendo também mortal para humanos. “É de extrema importância a vacinação”, alerta Vinícius.
O vereador destaca que a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem trabalho para ampliar e facilitar a cobertura vacinal através dos Postos Volantes, que irão atuar na Zona de Expansão, compreendendo o Santa Maria, Aloque e o Lago da Aparecida. Nesta primeira etapa da campanha estão atuando quatro equipes, cada uma composta por aproximadamente 15 profissionais, que estão percorrendo casas, sítios, chácaras e fazendas dessas regiões.
Próximas etapas
A Campanha Antirrábica segue até o dia 24 de novembro, com a vacinação nos postos fixos, que foram divididos em três etapas e compreendem os dias 20 de outubro, 10 e 24 de novembro, sempre das 7h às 17h.
Nestes dias a SMS vai montar Postos Fixos para ofertar a vacina. No próximo sábado, dia 20, a campanha será feita na 6ª, 7ª e 8ª regiões de saúde, que compreendem os bairros: 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova, Japãozinho, Coqueiral, Porto Dantas, Soledade, Lamarão, Santos Dumont, José Conrado de Araújo, São Carlos, Jardim Centenário, Bugio e Veneza I.
Já no dia 10 de novembro, a vacinação vai acontecer na 3ª 4ª e 5ª regiões, em bairros como Inácio Barbosa, Grageru, Luzia, Ponto Novo, Veneza II, América, Siqueira Campos, Suíssa, Cirurgia, Santo Antônio, Manoel Preto, Bairro Industrial, Jabotiana, Getúlio Vargas, conjuntos Médici I, Médici II, Leite Neto, Costa e Silva, e Castelo Branco.
E no último sábado, dia 24, a campanha vai abranger da 1ª e 2ª região de saúde, nos bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas.