Vereadores recebem representantes do Conal-Gal

por Leilane Coelho — publicado 07/03/2017 11h50, última modificação 10/11/2017 15h35
Vereadores recebem representantes do Conal-Gal

Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participaram na manhã de hoje, 7, de uma reunião com representantes do Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese de Aracaju (Conal) para abordar a fiscalização referente ao Legislativo.

O acompanhamento dos trabalhos da Casa será feito através do Grupo de Acompanhamento do Legislativo (GAL) composto por seis integrantes. O grupo atuará sob a Coordenação de Fé e Cidadania do Conal.

Para Dr. Emerson, Coordenador da coord. de Fé e Cidadania do Conal, a iniciativa do Conal em criar o Gal é uma forma de exercer a democracia.
“Estaremos aqui para acompanhar o legislativo incluindo as votações, a presença dos vereadores, o conteúdo dos pronunciamentos, além da prestação de contas através do portal da transparência. Depois iremos disponibilizar tudo para que a população possa acompanhar”, disse Dr. Emerson.

Nitinho falou sobre a importância de se ter grupos fiscalizadores na Casa. “Eu acho de extrema relevância a iniciativa da igreja católica em criar um grupo para fiscalizar o legislativo em todo o Brasil. Acredito que o vereador tem o dever de cumprir suas obrigações e o povo tem o direito de fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos parlamentares”, afirmou Nitinho.

A atuação do Conal acontecerá em todo o Brasil com o intuito de aumentar a transparência do Legislativo.

Sobre o assunto, o Professor Bittencourt elogiou a iniciativa.
“Acho de fundamental importância que sejamos fiscalizados por esses grupos, pois, acredito que quando há uma maior transparência do Legislativo mais a sociedade civil pública consegue interagir com os Poderes,” disse Professor Bittencourt.