Vereadores prestigiam solenidade de sanção da lei que autoriza empréstimo da PMA

por Fernanda Sales — publicado 24/04/2019 15h33, última modificação 24/04/2019 15h33

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) prestigiaram a solenidade de sanção do Projeto de Lei nº 114/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito relativas ao Programa Pró-moradia, com a Caixa Econômica Federal e com a garantia da União. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura de Aracaju com a presença do presidente da CMA, Nitinho (PSD), e dos vereadores Dr. Gonzaga (MDB), Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Vinícius Porto (DEM), Juvêncio Oliveira (DEM), Manuel Marcos (PSDB), Zezinho do Bugio (PTB), Anderson de Tuca (PRTB), Fábio Meireles (PPS), Bigode do Santa Maria (MDB), Camilo Lula (PT), Zé Valter (PSD), Armando Batalha Júnior (PPS) e Evandro Franca (PSD).

Com esta operação de crédito autorizada pela Câmara de Aracaju, os recursos de mais de R$ 116,7 milhões, com contrapartida do município de mais de R$ 7,9 milhões, serão destinados ao financiamento de projetos de investimentos para a urbanização e regulamentação de assentamentos no município de Aracaju.

Para o presidente Nitinho, o encontro para a sanção desta lei também é uma forma de agradecer aos vereadores da Câmara pelo empenho que a bancada de situação teve para aprovar esse projeto. “A aprovação unânime dos vereadores foi uma representação ao povo. Oposição e situação uniram as forças pelo interesse coletivo, que é o interesse da população. É um projeto social grandioso, que vai melhorar a vida da população, tirando mais de 800 famílias que moram na localidade da Mangabeira da linha da miséria e mais 200 do auxílio-moradia”, destacou.

“Desde que voltei à Prefeitura tenho a grande preocupação de resolver o problema daquelas famílias. Contando com o apoio de vários órgãos, como a SPU, que já mostrou a intenção de transferir o terreno para o Município; o Governo Federal, que nos liberou o financiamento; e a Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto em 24 horas, vamos conseguir realizar essa grande obra. São 1.102 residências para famílias que vivem em condições subumanas. Com a sanção do projeto estamos dando mais um passo na direção desse sonho. Agora vamos apresentar toda a documentação, que será analisada para a liberação dos recursos e, assim que forem liberados, vamos fazer a licitação. Se Deus quiser, entre novembro e dezembro, daremos a ordem de serviço”, destacou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agradecendo ainda o empenho dos vereadores para aprovar o projeto.

Os vereadores Manuel Marcos, Dr. Gonzaga, Bigode do Santa Maria, Zezinho do Bugio e Fábio Meireles enfatizaram a importância do projeto para as famílias mais pobres que não tem moradia. E os parlamentares Isac Silveira, José Valter e Juvêncio Oliveira ressaltaram a dedicação dos vereadores para a aprovação desse projeto para benefício da população.

De acordo com o líder do prefeito na CMA, Vinícius Porto, o prefeito Edvaldo Nogueira visitou a região das Mangabeiras e presenciou a situação em que elas moravam.  “Ainda existem muitas pessoas em Aracaju que não tem como comprar ou financiar uma casa própria. Quando Edvaldo visitou essa comunidade ele fez o cadastro de mais de 800 famílias. Com a aprovação do projeto do empréstimo na Câmara a prefeitura vai adquirir recursos para construir mais de mil casas, portanto, o prefeito de Aracaju e todos os vereadores estão de parabéns e quem ganha com isso são essas famílias”, enfatizou.

Segundo o vereador Armando Batalha Júnior, empossando nesta terça-feira para substituir provisoriamente o vereador Palhaço Soneca, é uma gratificação participar deste ato que beneficiará a população. “A minha estreia na Câmara foi um dia especial. No mesmo dia da minha posse tive a oportunidade de votar neste projeto de empréstimo que vai beneficiar mais de mil famílias. Habitação é um problema nacional e o prefeito Edvaldo está de parabéns pela iniciativa, que com a ajuda dos vereadores irá beneficiar muitas famílias carentes. Isso que nos motiva para estar na política”, finalizou.