Vereadores prestigiam lançamento da Câmara Portuguesa de Sergipe
O presidente em exercício, vereador Fabiano Oliveira (PP), o 1º secretário, vereador Eduardo Lima (Republicanos), e o vereador Sargento Byron (Republicanos) estiveram presentes na posse do Conselho Consultivo, Diretoria e Conselho Fiscal da Câmara Portuguesa de Sergipe para o biênio 2023/2024. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, no Hotel Sesc Atalaia.
O evento contou também com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu; do presidente da Câmara Portuguesa de Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho; do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, além de outras autoridades.
A Câmara de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo Brasil – Portugal / Sergipe é a 19ª integrante da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. Com sede em Aracaju, a nova Câmara atuará no fortalecimento da integração entre os setores comerciais, de serviços, da indústria e do turismo do Estado, estabelecendo assim um elo entre as relações luso-brasileiras nos diversos âmbitos empresariais e visando promover a internacionalização das empresas sergipanas e as relações entre os países de língua de portuguesa.
O vereador Sargento Byron (Republicanos) reforçou a importância do lançamento da Câmara Portuguesa no Estado. “A gente fica feliz em Sergipe receber a 19ª Câmara Portuguesa. Um instrumento como esse vai trazer o aperfeiçoamento das relações comerciais entre empresários sergipanos e portugueses”, afirmou. O parlamentar Eduardo Lima (Republicanos) também enalteceu a presença da unidade em Sergipe. “Toda forma de fazer engajamento para o turismo, comércio, tecnologia, inovação vai trazer melhorias para Aracaju. Esse networking, essa aproximação da Câmara Portuguesa vai trazer muitas novidades para Sergipe”, assinalou.
Segundo o presidente da Câmara Portuguesa de Sergipe, o objetivo é desenvolver, nos Estados brasileiros, as relações bilaterais entre os dois países. “É uma iniciativa coletiva que visa trazer, sobretudo, para o nosso Estado desenvolvimento econômico sustentável a partir dos quatro pilares de atuação da Câmara: comércio, serviços, indústria e turismo. A gente nasce para atrair recursos, investimentos, promover Sergipe para o mundo com esse relacionamento com Portugal”, explicou José Gabriel Beltrão.
Para Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, “o nosso papel é estreitar relações e aproximar os países e os empresários. Em relação ao Brasil e principalmente a Sergipe, é primeiro fazer uma apresentação de Sergipe a Portugal e ao mundo para ver quais são os setores, quais são as atividades nas quais poderemos atrair investimento”.
O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, revelou a satisfação em prestigiar o lançamento e a posse do Conselho Consultivo, Diretoria e Conselho Fiscal da Câmara Portuguesa em Sergipe. “Eram dezoito e, a partir de hoje, são dezenove. É uma grande satisfação para mim, como Embaixador de Portugal, estar aqui testemunhando esse momento importante para aprofundar as relações comerciais entre Portugal, o meu país, e os vários estados do Brasil”, concluiu.