Vereadores prestigiam inauguração da Unidade de Internamento Pediátrico da Oncologia do Huse

por Fernanda Sales — publicado 18/02/2019 12h29, última modificação 18/02/2019 12h29
Vereadores prestigiam inauguração da Unidade de Internamento Pediátrico da Oncologia do Huse

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 18, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Dr. Gonzaga (MDB), Lucas Aribé (PSB) e Zé Valter (PSD) prestigiaram a inauguração das novas instalações da Unidade de Internamento Pediátrico da Oncologia do Huse - Maria Ruth Wynne Cardoso “Tia Ruth”. A inauguração celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil, no dia 15 de fevereiro, e é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos).

Nitinho parabenizou o governador do Estado, Belivaldo Chagas, toda a sua equipe e a Avosos por proporcionarem esse lindo espaço para as crianças com câncer. “Tia Ruth tem uma história de vida em prol dos pacientes com câncer e eu sei a luta dela para poder fazer com que os pacientes fossem atendidos com dignidade. A entrega dessa unidade é a realização de um sonho, principalmente para atender os pacientes e as famílias do interior, que muitas vezes não tem onde descansar, onde se alimentar quando vem em busca de atendimento. Agora os pacientes terão um ambiente agradável. Parabéns a todos que se somaram para a realização desse projeto”, informou.

“Esse espaço era algo necessário há um bom tempo e agora chega em boa hora, apesar de toda essa demora e de toda expectativa. Nós estamos aqui para comemorar algo fantástico, está lindo o ambiente. Tia Ruth deve estar feliz onde ela estiver nesse momento. O povo sergipano merece isso aqui”, falou Lucas Aribé.

O vereador Zé Valter destacou importância dessa unidade de internamento. “Ficamos felizes com essa inauguração porque servirá, principalmente, para as famílias mais necessitadas. É motivo de orgulho para todos nós. Essa parceria do poder público com o poder privado é essencial. Tanto o governo como a Avosos estão de parabéns”.

Para Zezinho do Bugio, esse é um momento histórico para as crianças com câncer. “Estava precisando muito desse espaço para cuidar melhor dessas crianças. E com o empenho de todos, do governo do estado e da Avosos, esse sonho está sendo concretizado”, disse o vereador.

“Parabenizo o governador Belivaldo Chagas, o secretário da Saúde Valberto de Oliveira, e o superintendente do Huse Darcy Tavares, pela inauguração desse internamento para as crianças com câncer. Tenho certeza que as crianças serão tratadas nesse local com muito carinho, amor e atenção”, ressaltou Dr. Gonzaga.

Segundo o superintendente do Huse, Darcy Tavares Pinto, hoje é um dia de muita alegria com a inauguração desta unidade que leva o nome de Tia Ruth. “A Avosos há mais de 10 anos vinha tentando fazer essa parceria com o Estado e, graças à Deus, nessa gestão conseguimos concretizar esse sonho. A homenagem a tia Ruth é justa, pois ela dedicou sua vida ao acolhimento aos pacientes com câncer. Estamos seguindo o que o governador Belivaldo sempre determinou que é humanizar ainda mais o atendimento do hospital. Com essa nova estrutura estamos oferecendo um outro ambiente de atendimento, o mais moderno possível, e com isso estamos de forma efetiva humanizando o atendimento aos pacientes do Huse”, disse.

De acordo com o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, a construção da unidade foi realizada com recursos do fundo de reservas de parceiros da instituição e recursos provenientes do Centro de Oncologia. “Ao longo de 30 anos acompanhamos muitas famílias do interior sem alojamento, sem um local digno para ficar enquanto seus filhos estavam em tratamento. Esse momento aqui é uma alegria, temos muitos desafios ainda a vencer, mas para gente já é um grande avanço ter esse espaço para essas famílias. Não queremos aqui só a beleza física, mas o lado humano, uma boa estrutura para dar um bom atendimento às crianças com câncer”, explicou.

O internamento possui 5 enfermarias, 17 leitos, um leito da Sala de Estabilização, um leito da Sala de isolamento, sala de Prescrição Médica, posto de enfermagem, sala de estar da equipe de enfermagem, copa, depósito e sete banheiros.