Vereadores prestigiam assinatura da cessão de área para ampliação do Parque da Sementeira

por Fernanda Sales — publicado 19/07/2018 10h50, última modificação 20/07/2018 01h11
Vereadores prestigiam assinatura da cessão de área para ampliação do Parque da Sementeira

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 19, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Jason Neto (PDT), Dr. Manuel Marcos (PSDB) e Fábio Meireles (PPS) estiveram presentes na assinatura do termo aditivo para cessão de área para ampliação do Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O local vai ganhar três hectares de área ou 30 mil metros quadrados graças a uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O espaço cedido tinha prazo inicial de quatro anos e após negociação com a Embrapa, a Prefeitura conseguiu a prorrogação para 10 anos para a realização de investimentos na área. Com essa parceria, o Parque terá sua melhor área aproveitada com novos espaços de passeios e práticas de atividades esportivas e de lazer, além de atividades em contato com a natureza.

Para o presidente da CMA, Nitinho, o Parque da Sementeira é o pulmão de Aracaju. “Essa parceria da prefeitura e da Embrapa é muito importante para que sejam realizados grandes projetos num espaço de área verde, para atender não só as pessoas que praticam atividades físicas, mas também um espaço cultural, ecológico, com boas áreas de lazer. Espero que esse projeto se concretize até o final da gestão de Edvaldo Nogueira, pois tenho certeza que com seu empenho e sua dedicação ele construirá um grande parque para a população de Aracaju”, destacou.

Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a parceria com a Embrapa é importante para realização de novos projetos no parque, com o objetivo de torná-lo um novo cartão postal da cidade. “Estamos incorporando uma nova área, que era da Embrapa e agora está sendo incorporada ao espaço do parque. Vou criar um grupo de trabalho, envolvendo a Embrapa e algumas instituições da sociedade civil, não-governamentais e empresariais para que juntos possamos transformar o Parque da Sementeira, num grande parque para a nossa cidade, melhorando ainda mais aquele espaço, que tem uma vasta área verde”, enfatizou.

Os vereadores Jason Neto e Zezinho do Bugio parabenizaram a iniciativa da prefeitura e da Embrapa com esta parceria e descaram que são frequentadores do espaço do parque da sementeira. “Espero que com essa parceria entre a prefeitura e a Embrapa meu projeto seja aprovado, que é a construção de um complexo esportivo na área do parque. Tenho certeza que o público que frequenta o parque, como eu que sou um frequentador assíduo, utiliza muito aquela área para a prática de atividades físicas e de lazer”, afirmou Zezinho do Bugio.

Dr. Manuel Marcos ressaltou a importância do Parque da Sementeira para estimular a prática de atividades físicas e melhorar a saúde das pessoas. “Essa parceria melhorará a vida e a saúde porque o espaço tem uma grande área verde que está sendo preservada, com lagos, árvores, pássaros. Nesse espaço as pessoas também respiram oxigênio puro e tudo isso é cuidar da saúde”.

O chefe geral da Embrapa, Marcelo Fernandes, destacou que o contrato já havia sido assinado por quatro anos e agora está sendo prorrogado para mais 10 anos com o objetivo de melhorar cada vez mais o espaço do parque. “Para nós da Embrapa também é uma oportunidade que nós temos de contribuir com a prefeitura e participar de ações de conservação ambiental, além de ser um espaço para apresentação de vitrines tecnológicas, onde podemos expor naquele espaço as tecnologias que estamos produzindo em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade em nossa região”, salientou.