Vereadores prestigiam anúncio de prontuário eletrônico no sistema de saúde

por Abrahão Crispim — publicado 17/07/2018 11h55, última modificação 17/07/2018 12h53
Vereadores prestigiam anúncio de prontuário eletrônico no sistema de saúde

Foto: Gilton Rosas

Os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Fábio Meireles (PPS) e Bigode do Santa Maria (MDB) estiveram presentes na solenidade de implementação do prontuário eletrônico no Sistema Municipal de Saúde. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 17, no Auditório Centro Administrativo Prefeito Aloísio Teixeira.

"O programa traz benefícios a todos. Ao cidadão, por proporcionar melhor acesso e maior agilidade e modernidade à rede hospitalar do Estado. Ao profissional de saúde, com padronização de informações e uma base de dados do paciente. E aos gestores, que poderão melhor planejar a administração, com eficácia e melhores resultados. É uma verdadeira revolução na gestão da saúde pública”, afirmou Fábio Meireles.

Bigode do Santa Maria ressaltou que o sistema vai facilitar a rotina nas unidades, para os profissionais que atuarão diretamente com a tecnologia o ganho também é muito positivo. "É, de fato, um grande salto para a saúde da nossa cidade", destacou.

A secretária de Saúde, Waneska de Souza Barboza, explica que no prontuário eletrônico o médico já registra todo o atendimento feito ao paciente no momento da consulta, assim como as medicações receitadas e os exames que serão realizados, se necessário. “Quando todas as unidades de saúde estiverem com este sistema, teremos condições de integrar as informações. Em qualquer unidade municipal que o paciente for atendido os profissionais poderão consultar o seu prontuário e já obter de forma imediata o histórico de sua saúde”, avalia.

O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou que o prontuário eletrônico é um sistema de gestão em saúde pública que leva às unidades de saúde um modelo de serviço inovador, tecnológico e, principalmente, transparente, seguro que controla as ações realizadas. “Inicialmente, as 18 das 44 unidades de saúde que estão passando por revitalizações, reformas e ampliações irão receber a instalação do sistema. Logo neste mês, as unidades Amélia Leite, Marx Carvalho e Manoel de Souza Pereira, já poderão utilizar a nova tecnologia”.