Vereadores participam do Encontro de Fé e Política no TCE

por Equipe CMA — publicado 23/10/2017 17h35, última modificação 24/10/2017 14h22
Vereadores participam do Encontro de Fé e Política no TCE

Heribaldo Martins

Na tarde desta segunda, 23, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), aconteceu o 5° seminário de Fé e Política Dom Helder Câmara, com o tema: 'Fraternidade e Políticas Públicas' e lema: ‘Justiça e paz se abraçarão’. O evento, realizado em parceria com a Arquidiocese de Aracaju, foi resultado da discussão nascida em debate com autoridades, por um período de 12 meses.

O objetivo do seminário foi servir de farol e estímulo para que o povo exercite o bem comum, levando à redução das desigualdades presentes na sociedade. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), o vereador Iran Barbosa (PT), o governador e vice-governador do Estado, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas (PMDB), o presidente do TCE, Clóvis Barbosa além de outras autoridades.

De acordo com Dom João José da Costa, o seminário tem dois pontos principais. "Primeiro lugar é importante que nós vejamos a dimensão da fraternidade, que é a expressão de uma única família, o nosso povo, a nossa sociedade. E por outro lado, as políticas públicas que devem estar a serviço dessa fraternidade, ou promovendo essa fraternidade de todos. Temos consciência de que se não tivermos justiça, provavelmente não vamos ter paz, porque a paz é fruto da justiça", explicou.

"A gente percebe que ao longo dos últimos anos, ocorreu uma fragmentação no modo como se desenvolveram as políticas públicas, sobretudo porque parte de uma visão fragmentada da sociedade, uma visão conflitual de disputas ideológicas e que não abrangem no todo as necessidades da população. Então é necessário refundar a política, devolver a ela seu princípio comunitário, seu princípio da inclusão de todos", afirmou o presidente da Civitas Brasil - Associação Cultural e de Cidadania, Marconi Aurélio e Silva.

O presidente da CMA, Nitinho destacou a importância de eventos como este. “É importante esse movimento da Igreja Católica junto com o Conal, integrando e puxando a discussão junto aos poderes públicos de Sergipe, para ampliar os debates de políticas públicas para a população".

"Eu acho que é papel de todo homem público e de toda pessoa que milita na política, de estar acompanhando as pautas dos mais variados setores, e estamos aqui pra dialogar, colocar pontos de vistas e ouvir também, evidentemente procurando contribuir para aprofundar políticas voltadas especialmente para interesse da população que é mais vulnerável”, pontuou o vereador Iran Barbosa.