Vereadores participam de Desfile Cívico Estudantil Municipal

por Abrahão Crispim — publicado 03/09/2018 09h10, última modificação 03/09/2018 10h43
Vereadores participam de Desfile Cívico Estudantil Municipal

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e o primeiro secretário da CMA, Dr. Gonzaga (MDB), participaram do tradicional Desfile Cívico Estudantil Municipal, no Bairro Siqueira Campos. Mais de três mil alunos da rede municipal participaram do evento, além de soldados das instituições militares, da Guarda Municipal, da Superintendência de Transporte e Trânsito, da Federação dos Bandeirantes e dos Desbravadores e Aventureiros.

A abertura do desfile ocorreu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju. Em seguida foi à vez das Forças Armadas desfilarem pela avenida. Ao todo 20 unidades de ensino, junto a 360 estudantes de duas escolas particulares, além das instituições civis e militares. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) retornou neste ano com o tema: “Aracaju: minha cidade faz a história”.

Para Nitinho, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem como objetivo não só comemorar o Dia da Pátria, mas oferecer aos parentes dos alunos e ao público em geral uma aula pública sobre Civismo e Educação. “Este é um dia muito importante porque precede o Dia da Independência e desperta a importância para preservar os valores principais da pátria”, destacou.

Dr. Gonzaga fez questão de enfatizar que o Desfile Cívico Escolar da rede municipal de Aracaju tem como principal proposta, não apenas comemora o Dia da Pátria, mas principalmente oferecer aos pais, mães e parentes dos alunos, como o público em geral, uma aula pública sobre Civismo e Educação.

“O município sente-se muito orgulhoso por poder homenagear mais uma vez a pátria brasileira. Este é um momento de mostrar nosso patriotismo e refletir sobre os rumos do país”, afirmou Edvaldo Nogueira. “É muito gratificante perceber que a população participa cada vez mais deste ato tão tradicional porque a independência do Brasil é um dos maiores marcos da vida política, econômica e social da nossa história, um marco importantíssimo para que o Brasil se tornasse o grande país que é hoje”, acrescentou.

O Desfile Cívico Estudantil de Aracaju acontece desde a década de 70, quando o ex-prefeito Cleovansóstenes de Aguiar instituiu que o domingo anterior ao 7 de setembro seria dedicado às comemorações da data pelas escolas municipais. Prestigiaram ao evento a primeira-dama de Aracaju, Danusa Silva, o Capitão dos Portos de Sergipe, Alessandro Pires Black Pereira, além de diversos secretários municipais e outras autoridades.