Vereadores participam de lançamento do Mapa Cultural

por Danilo Silva Cardoso publicado 09/10/2017 10h00, última modificação 09/10/2017 13h28
Vereadores participam de lançamento do Mapa Cultural

Ascom/CMA

Na manhã desta segunda-feira, 9, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Professor Bittencourt (PCdoB) e os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB) e Bigode do Santa Maria (PMDB) participaram da solenidade de lançamento do Mapa Cultural de Aracaju. O evento aconteceu no Centro Administrativo. A ferramenta, criada por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), é totalmente gratuita e colaborativa de mapeamento, que ajudará aracajuanos e turistas a se programarem.

A plataforma já está no ar para o cadastramento dos agentes culturais da cidade, que podem apresentar seus trabalhos. O aplicativo on-line vem sendo utilizado em algumas capitais brasileiras, como São Paulo e Belo Horizonte. No Nordeste, Aracaju é a segunda capital a implantar o serviço, ficando apenas atrás de João Pessoa (PB).

Para o vereador Professor Bittencour, a prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju, está de parabéns pela iniciativa. “A Prefeitura de Aracaju e a Funcaju estão de parabéns por adequar a nossa capital com toda modernidade e facilidade ao turista e ao cidadão local que precisam e querem viver momentos culturais. O campo artístico de Aracaju é amplo e, através dessa plataforma, será muito mais expandido. Sem dúvida, é um  divisor de águas para a valorização cultural”, destacou o vereador.

Além de divulgar trabalhos de agentes culturais e comerciais da cidade, o mapa funciona como uma agenda semanal, onde as pessoas ficam por dentro de tudo que acontece na capital sergipana. De acordo com o presidente da Funcaju, Silvio Santos, além do portal que já foi implantado, também será criado um aplicativo com as mesmas informações. “Vai facilitar os consumidores de cultura e arte a ter acesso fácil e rápido por meio do site: mapa.cultura.aracaju.se.gov.br”, explicou.

O prefeito Edvaldo Nogueira explicou durante o lançamento que esse é um passo importante da Prefeitura de Aracaju, que tem a ideia de "Cidade Inteligente". “É fundamental que utilizemos o desenvolvimento tecnológico a favor da vida das pessoas. Essa é a minha ideia de cidade inteligente, pois a administração pública tem que incorporar as tecnologias para tornar a cidade melhor e permita que os cidadãos tenham uma vida mais decente. O mapa cultural vai valorizar muito a nossa cultura e os artistas”, informou o prefeito.

Segundo o vereador Bigode do Santa Maria, o prefeito sempre apoiou a cultura do município. “Essa proposta vai beneficiar muitas pessoas e valorizar os artistas. Cultura gera emprego e renda e todos estão de parabéns”, finalizou.