Vereadores participam de lançamento de obras do ‘Programa Aracaju Cidade do Futuro’

por Wellington Amarante, Agência Câmara Aracaju — publicado 16/10/2023 12h52, última modificação 16/10/2023 12h52
Serão investidos mais de R$ 500 milhões em obras estruturantes nas zonas Norte e Sul.

Foto: China Tom

Diversos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram nesta segunda-feira, 16, da solenidade de apresentação e autorização das licitações das primeiras obras do Programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’. O evento foi realizado no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, anunciou que serão iniciados os processos licitatórios de onze obras referentes ao contrato de financiamento entre a Prefeitura de Aracaju e o New Development Bank (NDB), o Banco de Desenvolvimento dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Ao todo, o convênio prevê o aporte de US$ 105 milhões, cerca de R$ 530 milhões, sendo US$ 84 milhões oriundos do financiamento e mais US$ 21 milhões de contrapartida do Município. Os recursos serão aplicados em obras estruturantes nas zonas Norte e Sul.

A contratação do empréstimo foi aprovada inicialmente pela CMA em agosto de 2021.  Após a autorização do Parlamento Municipal, o projeto tramitou na Secretaria do Tesouro Nacional, Casa Civil e Senado Federal e, após seguir todos os requisitos legais exigidos, seguiu para a etapa da assinatura do contrato, que foi realizada no último dia 12, em Marrakech, no Marrocos, pela presidente do NDB, Dilma Rousseff.

O Programa

Segundo a prefeitura, o programa busca promover a melhoria no espaço urbano e nas condições socioambientais com ações de saneamento e de mobilidade, impactando de forma positiva na saúde e na segurança da população. O objetivo é reduzir em 22% os pontos de alagamentos e em 30% as áreas de inundação do município, além de ampliar em 5% a extensão da Rede de Esgotamento Sanitário e recuperar e pavimentar em torno de 40 km de vias.

Entre as obras anunciadas pelo prefeito estão a construção do canal da antiga Zona de Expansão, a reestruturação da Avenida Presidente Tancredo Neves e ações de saneamento integrado em loteamentos na Soledade, Porto D´Antas, Santa Maria, Capucho, Cidade Nova, Farolândia, Atalaia e Aeroporto. Somente nessa primeira etapa serão investidos cerca de R$ 289 milhões, o que corresponde a 55% de todo o investimento.

“Estamos preparando a nossa cidade para o futuro e criando as condições para que ela continue sendo um polo de desenvolvimento e de atração de investimentos. É o maior pacote de investimentos já realizado em Aracaju e hoje estamos dando um passo importante para levar progresso e qualidade de vida para a população”, destacou Edvaldo Nogueira.

O prefeito fez questão de agradecer o apoio dos parlamentares municipais para a aprovação do financiamento. “Se não fosse o apoio dos vereadores não teríamos aprovado esse projeto. Encaminhei a proposta para a Câmara e lá recebi o apoio da nossa base. Depois das discussões, que são extremamente relevantes, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade. Vocês foram fundamentais para que esse sonho fosse concretizado”.

O Programa Aracaju Cidade do Futuro foi dividido em três componentes, sendo eles saneamento, drenagem e pavimentação e recuperação de vias, que totalizam 25 obras. De todo o montante, serão investidos US$ 10 milhões em indenizações

Vereadores elogiam iniciativa

Os vereadores presentes ao evento destacaram a importância do Programa para o desenvolvimento da cidade.

“É um dia muito feliz para todos que fazem a Câmara porque estamos vendo o sonho de 2021, quando aprovamos este empréstimo, se concretizar. Essas obras pretendem resolver diversos problemas da nossa cidade e temos uma expectativa positiva em relação a isso. Vamos cobrar ainda mais o Poder Executivo para que ele solucione as questões que diariamente nos são apresentadas pela população”, ressaltou o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos.

“Enxergamos um projeto que vai ajudar a valorizar a nossa cidade para que ela continue crescendo de forma organizada. Esse contrato de financiamento vai beneficiar principalmente aquelas regiões mais pobres, onde as pessoas necessitam da presença do Estado”, ressaltou Vinícius Porto (PDT).

“São obras que vão contemplar vários bairros da capital com infraestrutura, obras de drenagem, macrodrenagem e pavimentação. A Câmara foi protagonista nesse processo, já que o projeto foi aprovado inicialmente lá e depois seguiu para outras casas e assim pudéssemos celebrar esse momento tão importante para a população”, frisou Sargento Byron (Republicanos)

“Hoje é um dia muito feliz por vermos que obras tão demandadas pela população irão sair do papel, principalmente no Santa Maria e Zona de Expansão. É um momento de alegria e tenho certeza que é um momento importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou Cícero do Santa Maria (Podemos).

Também participaram da solenidade os vereadores Binho (PMN), Breno Garibalde (União Brasil), Eduardo Lima (Republicanos), Élber Batalha (PSB), Fabiano Oliveira (PP), Miltinho (PDT), Paquito de Todos (Solidariedade), Pastor Diego (PP), Professor Bittencourt (PDT), Soneca (PSD) e Zezinho do Bugio (PSB).