Vereadores participam de Audiência Pública que apresenta a PLOA
O primeiro passo para a construção do futuro da capital sergipana foi dado nesta quarta-feira, 30, no auditório da Prefeitura de Aracaju, com a realização da Audiência Pública que apresentou o Projeto de Lei Orçamentário Anual 2020 (PLOA). O presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Thiaguinho Batalha (PMB), participou do ato ao lado dos vereadores Américo de Deus (Rede) e Lucas Aribé (PSB), que junto com líderes comunitários e demais pessoas interessadas nas melhorias da comunidade onde vivem.
Os números apresentados mostram que a previsão de crescimento do orçamento do executivo para 2020 é de apenas 0,75%, saltando de 2.382 bilhões para pouco mais de 2.400 bilhões.
De acordo com os dados apresentados pelo coordenador Geral do Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Lenilton Almeida, o crescimento é pequeno, mais números são positivos. “Estamos apresentando os Projeto de Lei que posteriormente irá para a Câmara. O orçamento de 2020 basicamente ficará com os mesmo dados de 2019, em decorrência com as dificuldades financeiras que passam os municípios, além do próximo ano ser ano eleitoral e ter um período mais curto para despesas”.
Os próximos passos do PLOA foram ressaltados pelo presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Thiaguinho Batalha. “Este é o projeto mais importante enviado do Poder Executivo para o Poder Legislativo, que trata de onde serão aplicados os recursos no próximo ano. Na Câmara iremos tratar sobre o tema com o secretário de Finanças e com o secretário de Planejamento”.
O vereador Américo de Deus ressaltou que uma das suas prioridades será observar os investimentos em Meio Ambiente e Mobilidade Urbana. “Como representantes do povo temos que observar onde serão destinados os recursos da prefeitura. É importante a participação dos vereadores e da comunidade para que as prioridades do seu bairro entrem no projeto e sejam solucionados com urgência”.
Lucas Aribé destacou que este é o início dos debates para a construção do Projeto de Lei Orçamentário Anual para exercício de 2020. “Viemos ouvir as informações que construíram o Projeto de Lei Orçamentário Anual e esperamos que está mesma Audiência Pública seja promovida pela Câmara, assim como acontece todos os anos, para que os vereadores, representantes das comunidades e sindicalistas emitam sua opinião sobre o tema”.