Vereadores participam de ação de limpeza no Santa Maria

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 17/01/2017 14h10, última modificação 31/08/2017 15h18
Vereadores participam de ação de limpeza no Santa Maria

César de Oliveira

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram até o bairro Santa Maria na manhã desta terça-feira, 17, para acompanhar o lançamento do programa “Agora Aracaju vai ficar limpa” feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).  A ação vai garantir a limpeza e recolhimento de lixo e entulho descartado de forma irregular em diversos pontos da cidade.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD) destacou que esse é um momento oportuno para iniciar este projeto. “Edvaldo encontrou a cidade abandonada e suja. Nada melhor do que começar a gestão tentando reorganizar a cidade. Aracaju tem que voltar ao que era há quatro anos, quando teve o título de a cidade com a qualidade de vida. Na época em que ele foi prefeito , eu estava com oposição mas, eu reconheço que no tempo de Edvaldo a cidade era mais organizada”, elogiou.

Já o vice-presidente, Juvêncio Oliveira (DEM) relatou as grandes dificuldades que o ex-prefeito João Alves Filho enfrentou na questão da limpeza urbana de Aracaju. “Esse não é o momento de levantarmos bandeiras partidárias e sim, de nos somarmos”, opinou. Além disso, o parlamentar disse que Edvaldo já se mostrou interessado em cuidar da cidade para os aracajuanos e para recepcionar os turistas. “Aracaju é uma cidade muito acolhedora e vejo que os turistas gostam da cidade. Então, é muito importante esse trabalho de retomada da limpeza da cidade”, afirmou.

A Emsurb, por determinação do prefeito é a secretaria que ficará responsável pela coordenação do projeto. Segundo informações do assessor de comunicação da pasta, Augusto Aranha, nos bairros Santa Maria e 17 de Março, a gestão anterior, há mais de três meses não fazia a coleta diária do lixo. “Como consequência disso, a população jogou o lixo em esquinas, canais e em terrenos baldios. Hoje, essa foi uma ação inicial para irmos buscar nesses pontos, o lixo acumulado”, explicou.

Aranha disse ainda que em locais como o Morro do Avião, dentro do Santa Maria, tem uma concentração de lixo fora do habitual e que será necessário pelo menos três dias para conseguir normalizar a limpeza neste bairro.

De acordo com o prefeito, esse é o primeiro passo para fazer a limpeza de entulhos e lixo colocado de maneira irregular. “Que possemos recuperar o tempo perdido na limpeza da cidade, abandonada pela gestão passada. Então, escolhemos o Santa Maria para ser o primeiro da lista porque de fato é o local onde se concentra a maior quantidade de lixo acumulado na cidade. Logo depois vamos de bairro em bairro”, afirmou.

Vereadores

Além do presidente e vice-presidente da CMA, os vereadores Antônio Bittencourt (PCdoB), Evando Franca (PSD) e Bigode do Santa Maria (PMDB) estiveram na visita ao bairro Santa Maria.

O líder da bancada do prefeito, vereador Antônio Bittencourt  acha fundamental essa iniciativa, pois, trata dos serviços básicos e essenciais da cidade. “O acúmulo de lixo não tem implicação apenas na questão estética, mas também, na questão da saúde pública”, opinou.

Evando Franca observou a quantidade de lixo existente e o mau cheiro na avenida Alexandre Alcino e disse que é necessário uma equipe grande de garis para colocar a limpeza em ordem outra vez. “Esse trabalho não deve ser feito apenas aqui no Santa Maria, mas em todos os bairros”, frisou.

Morador do bairro Santa Maria, o vereador Bigode pediu que o prefeito nunca se esqueça das comunidades carentes da capital sergipana. “Graças às cobranças dos vereadores e agora, com trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira, estamos vendo uma ponta de esperança para esse bairro aqui”, ressaltou.