Vereadores participam das celebrações do aniversário de 167 anos de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Vereadores participam das celebrações do aniversário de 167 anos de Aracaju

Foto: China Tom

As celebrações em comemoração dos 167 anos de Aracaju nesta quinta-feira, 17, iniciou com a missa em Ação de Graças na Igreja da Colina do Santo Antônio e, logo após, as homenagens a Inácio Barbosa, realizada no monumento dedicado ao fundador da Capital. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), participou dos atos.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa, tendo o padre Marcelo Conceição de auxiliar. Também participaram das celebrações os vereadores Binho (PMN), Professor Bittencourt (PCdoB), Vinícius Porto (PDT), Pastor Diego (PP), Breno Garibalde (União), Manoel Marcos (PSD), Ricardo Vasconcelos (Rede).

O presidente da Câmara comentou sobre a contribuição da Casa Legislativa Municipal no desenvolvimento da cidade. “Aracaju é uma cidade que enche os olhos de todos que por aqui passam e vivem. A cidade possui uma flexibilidade do trânsito, com apenas pequenos gargalos, como nenhuma cidade deste país, tudo isso graças à Câmara. Quero parabenizar Inácio Barbosa, que iniciou toda essa história”, disse Nitinho.

Os vereadores Binho e Breno Garibalde falaram sobre as belezas da cidade e do povo acolhedor. “É uma cidade linda e muito boa de se viver”. Já o vereador Vinícius Porto comentou os presentes que Aracaju vem recebendo. “A cidade está recebendo tantos presentes, nos últimos anos, tanto por parte da Câmara de Aracaju, como por parte da Prefeitura, com tantas realizações e investimentos”, disse.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, o vereador Professor Bittencourt, frisou seu papel importante dentro do parlamento. “Está na condição de um dos seus representantes dentro da Câmara, como a população me colocou, e ainda ser líder do prefeito, é de muita responsabilidade. Fico feliz, na cidade eu nasci e me criei, que nasceu meus filhos, que estudei, me formei e construir uma história, ter um privilégio desse e poder contribuir para o futuro da cidade”.

Ricardo Vasconcelos externou sua felicidade. “É um dia muito feliz para todos nós, não só para os aracajuanos, mais também para todos que escolheram essa bela cidade para morar e construir sua vida”. O vereador Pastor Diego comentou da grandeza da cidade. “Hoje é o dia desta pequena mais notável cidade do Brasil, que completa 167 anos. Uma cidade que foi planejada e tem crescido constantemente. Como representante do povo, trabalho pela qualidade de vida”, ponderou.

O vereador Manoel Marcos comentou um pouco da sua história na cidade. “Esta é uma cidade com generosidade e uma beleza incomparável, comemorei os 150 anos de Aracaju ao lado do então prefeito Marcelo Deda, hoje estou comemorando os 167 anos ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, isso é uma felicidade ímpar”, descreveu.

Após dois anos, são retomadas as celebrações em homenagem a Inácio Barbosa, fundador de Aracaju, conforme falou o prefeito em seu discurso. “Depois do início da pandemia, retomamos as homenagens em celebração a Inácio Barbosa, fundador desta belíssima capital. É um ato singelo, simbólico, mas de extrema importância. Somente aqueles que tem visão de futuro seriam capazes de fazer o que Inácio fez. Não é fácil ser um visionário hoje, imagina há 167 anos”, destacou Edvaldo Nogueira ao citar um verso do poeta Fernando Pessoa.

Obelisco

As homenagens no monumento dedicado a Inácio Barbosa iniciaram com o hasteamento das bandeiras, o acendimento da pira cívica por um aluno da Escola Municipal Manoel Bomfim, a colocação da coroa de flores no obelisco e a salva de tiros feita pela Polícia Militar. A banda marcial do 28º Batalhão de Caçadores também participou do ato.