Vereadores manifestam apoio à reforma da Catedral Metropolitana
Os vereadores que integram a Frente Parlamentar Católica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram de uma reunião nesta sexta-feira, 1, na Cúria da Arquidiocese de Aracaju, para conhecer o atual estágio da reforma da Catedral Metropolitana e viabilizar apoio para a conclusão da obra.
O encontro, conduzido pelo administrador apostólico da Igreja Católica no estado, Dom Vitor Agnaldo de Menezes, contou com as presenças dos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Cícero do Santa Maria (Podemos) e Sheyla Galba (Cidadania), além dos deputados federais Yandra de André, Ìcaro de Valmir e Gustinho Ribeiro.
O projeto de restauração da Catedral teve início em 2015, abrangendo o monumento e seus elementos artísticos, bens móveis e integrados. Segundo a Igreja, a obra foi iniciada por uma construtora e, por motivos superiores, seu contrato foi rescindido. A partir de 2017, a reforma vem sendo realizada em etapas com apoio financeiro de emendas parlamentares.
As duas primeiras foram executadas por empresas contratadas pelo Governo do Estado, por meio de processo licitatório, ficando o poder público estadual responsável pela fiscalização da obra e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe com a fiscalização do contrato, por conter verbas federais.
A terceira etapa, que inclui a conservação e restauração de pinturas artísticas na nave central e na capela mor e dos forros da capela mor, tem a previsão de ser concluída em outubro deste ano.
Conclusão
A Igreja busca agora recursos para financiar a quarta e última etapa. Nesta fase estão previstos serviços de conservação e restauração nas paredes, corredores laterais, altares e forros da sacristia. A previsão é que sejam necessários cerca de R$6,5 milhões para finalizar a obra.
“A catedral é um patrimônio de Sergipe e faz parte da história religiosa de Aracaju. Estamos buscando unir a Igreja, os parlamentares e a sociedade para reformar esse monumento tão importante para a nossa cidade”, ressaltou Dom Vitor.
O presidente em exercício da CMA, Fabiano Oliveira, destacou a importância da catedral para o turismo religioso no estado e reforçou o apoio do parlamento municipal à reforma. “Vamos nos unir às bancadas federal e estadual para conseguir esses recursos. A Câmara, por meio das emendas impositivas, dará a sua contribuição. A Catedral é um patrimônio de Sergipe, um monumento com muita história e que precisa ser reaberto”.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Cícero do Santa Maria, também reafirmou apoio ao pleito da Igreja. “Viemos aqui conhecer as dificuldades que ela está enfrentando e avaliar de que forma podemos ajudar. A reforma da Catedral não interessa somente aos católicos, mas a toda a sociedade. Os vereadores darão a sua contribuição para viabilizarmos essa reforma.
Também presente à reunião, o deputado federal Gustinho Ribeiro manifestou o apoio da bancada federal. “ A Catedral reflete toda a fé do povo sergipano e é um importante ponto turístico. A sua restauração também é fundamental para resgatarmos o nosso centro histórico. Vamos fazer uma reunião com todos os nossos parlamentares em Brasília para viabilizar uma emenda de bancada e conseguir recursos para essa obra”.