Ricardo Vasconcelos: "Nós somos servidores do povo"

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
“Nós somos remunerados com o dinheiro público e nós sabemos que devemos lealdade primeiramente ao povo”, afirmou o presidente da CMA, durante a Sessão Especial que abriu o ano legislativo
Ricardo Vasconcelos: "Nós somos servidores do povo"

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) iniciou o ano legislativo nesta quinta-feira, 02, em Sessão Especial no Plenário Vereador Abrahão Crispim. A ocasião contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que fez a leitura da mensagem aos parlamentares, apresentou um balanço do trabalho do Executivo Municipal e o planejamento para este terceiro ano de gestão, além de diversos secretários municipais.

O presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), ocupou a Tribuna, logo após o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para ressaltar a importância da presença do Chefe do Executivo Municipal na Sessão de início do ano legislativo. “Quando Vossa Excelência vem a este Parlamento, quando procura se aproximar, dialogar, isso mostra como o senhor quer fazer a política com esse Poder. É muito importante, salutar,  pois nós estamos aqui para andar de mãos dadas com o senhor em tudo aquilo que for do interesse do povo de Aracaju”, comentou.

O parlamentar acrescentou ainda que o prefeito realizou um balanço de forma inteligente e organizada, mostrando que o Parlamento Municipal ajudou a prefeitura a dar os passos certos, rumo ao futuro e ao que o povo espera. “O que o povo quer é que a gente gaste energia com algo que vai melhorar a vida deles, não é com picuinha política. O povo quer que a gente trabalhe para mudar a realidade daquelas comunidades que passam por problemas de moradia, por insegurança alimentar, que não têm uma educação satisfatória, que dependem muito do Poder Público. E o que a gente tem que ajudar é para que as pessoas, cada vez mais, se tornem independentes”, afirmou o presidente da CMA.

O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) também enalteceu o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em fazer o melhor para o povo de Aracaju. “Então, nós aqui no Parlamento também temos esse mesmo sentimento e, quando fazemos as sugestões, as cobranças e as críticas, são mais no sentido de auxiliá-lo, de contribuir nesse mesmo propósito. É muito gratificante fazer parte de uma legislatura que não só quer dar essa contribuição como também entende que a Câmara de Vereadores precisa ser, cada vez mais, protagonista, independente, forte e, acima de tudo, antenada com os clamores sociais”, assinalou.

Em seguida, o presidente da CMA reforçou que os 24 vereadores assumem diariamente o compromisso de realmente melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos. “Nós somos servidores do povo, nós somos remunerados com o dinheiro público e nós sabemos que devemos lealdade primeiramente ao povo. O sentimento que paira aqui nessa Legislatura é de muita responsabilidade, é de muito compromisso porque nós representamos essas pessoas que estão lá fora, esperando essas melhorias, esperando desenvolvimento, esperando que a gente realmente trabalhe com esse afinco”, esclareceu.

Para finalizar, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) desejou que a relação entre os Poderes Legislativo e Executivo continue de maneira parceira, respeitosa e harmônica, voltada, sobretudo, aos interesses do povo de Aracaju. “Um feliz 2023 para todos, vamos somar esforços, vamos com os pés no chão, com muita responsabilidade ajudar a Aracaju a se desenvolver ainda muito mais e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, concluiu.

No início deste ano, uma nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 tomou posse na CMA. De forma inédita, em mais de 167 anos de história, o Parlamento Municipal está sendo conduzido por vereadores de primeiro mandato. O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) ocupa o cargo de presidente da CMA, tendo, como vice-presidente, o vereador Fabiano Oliveira (PP); como 1º secretário, o vereador Eduardo Lima (Republicanos);  como 2º secretário, o vereador Binho (PMN) e, como a 3ª secretária, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania).

Sessões Legislativas

O período legislativo compreende o intervalo relativo às Sessões Legislativas Ordinárias que, no primeiro semestre, começa em 02 de fevereiro e segue até 17 de julho.

Após essa Sessão Especial de retomada dos trabalhos, as Sessões Ordinárias serão realizadas, semanalmente, às terças-feiras, às quartas-feiras e às quintas-feiras, sempre a partir das 9h, com quórum mínimo para iniciar de um quarto (1/4) dos membros, o que equivale a seis vereadores, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju. O presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), convocou para a próxima terça-feira, 07, a primeira Sessão Ordinária deste ano.

A Sessão Ordinária pode ser deliberativa e não deliberativa. Ambas são compostas pela leitura do Expediente, Pequeno e Grande Expediente. A diferença é que a deliberativa possui ainda a ordem do dia, em que acontecem discussão e votação de proposições e somente ocorre se estiver presente a maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa.