Vereadores fazem visita às obras do prédio da Câmara Municipal de Aracaju

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 29/06/2020 15h50, última modificação 29/06/2020 17h16
Vereadores fazem visita às obras do prédio da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira, 29, iniciou-se o cronograma de visitas dos vereadores às obras do prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Alguns parlamentares estiveram no local para fazer as vistorias, a convite do presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD), que também esteve presente e coordenou toda a visita.

Além de Nitinho, estiveram presentes os vereadores Américo de Deus (PSD), Bigode do Santa Maria (PSD), Cabo Didi (PSC), Elber Batalha (PSB), Lucas Aribé (Cidadania) e Pastor Alves (Republicanos). Todos foram acompanhados pela equipe da empresa responsável pela obra, que explicou todos os detalhes do que esta sendo feito.

O representante da empresa, Bruno Pessoa, explicou que por conta da pandemia e das chuvas houve um atraso, mas que agora os trabalhos estão sendo adiantados. “Tivemos primeiro a questão da pandemia, com problemas de logística e a impossibilidade de comprar materiais de construção. E em seguida vieram as chuvas. Como o primeiro passo era substituir o telhado, isso atrasou. Mas conseguimos adiantar muita coisa e finalizar algumas partes do projeto, como a do prédio Administrativo. O Plenário será o último passo, pois é um espaço com mais detalhes. A previsão é que em mais três meses nós finalizaremos todo o projeto da Casa”, afirmou.

O presidente Nitinho destacou as três frentes em que a obra está sendo tocada e trouxe mais detalhes das reformas. “Estamos trabalhando em três frentes. Fizemos a reforma do prédio Administrativo, o Arquivo está em obras, e a terceira frente é a sede da CMA. Estamos fazendo a reforma de todo o Plenário, acabamos o telhado, que terá uma durabilidade de 50 anos. Estamos reformando o gabinete da presidência e construindo três novos gabinetes para que os vereadores possam atender as pessoas que os procuram. É mais conforto aos aracajuanos, aos vereadores e aos funcionários do Legislativo”, disse Nitinho.

Elogios dos parlamentares

Os vereadores presentes elogiaram o andamento da obra e a transparência da gestão da Casa. “Nitinho está de parabéns, a reforma está saindo, e pelo que estamos vendo vai ficar um prédio moderno e bonito. Muito positiva essa atitude do presidente em convidar todos os vereadores para visitar a obra, demonstra transparência na sua gestão e respeito aos demais parlamentares ”, afirmou Cabo Didi.

“Desde o início dos meus trabalhos nesta Casa, Nitinho sempre trabalhou com transparência. Dos presidentes com os quais já trabalhei como vereador, ele foi o mais transparente. Ele tem essa visão, e tenho certeza que todo o povo ficará muito contente”, declarou Pastor Alves. “O presidente já vinha falando dessa obra há algum tempo. Ele está de parabéns por essa reforma maravilhosa”, completou Bigode.

Os parlamentares Elber Batalha e Américo de Deus afirmaram que, com as visitas, foi comprovado que o valor gasto realmente está sendo bem destinado. “É importante essa reforma, é feita dentro de padrões e sem gastos excessivos, visando a melhoria dos trabalhos dos parlamentares que representam a população. A criação de gabinetes de atendimento, a modernização das transmissões da Sessões e outras coisas irão tornar o Parlamento mais democrático e perto da sociedade”, disse Elber.

“Essa reforma foi projetada para se iniciar em março, mas aconteceu tudo isso que estamos vivendo. Agora ela continua, podemos verificar in loco que está fluindo. Será algo benéfico a todos, e os valores investidos foram necessários. Teremos um Plenário condizente com a nossa sociedade”, acrescentou Américo.

Durante a vistoria, os responsáveis técnicos explicaram que será feita a adaptação razoável na estrutura para atender aos critérios de acessibilidade. “Ao longo do nosso mandato, sempre realizamos Sessões Especiais com pessoas com deficiência na parte de baixo do Plenário para que todos pudessem ficar no mesmo nível. Com a reforma, a pessoa que estiver em cadeira de rodas poderá ocupar a tribuna e também a Mesa Diretora, além da aplicação do piso tátil e do braille nos espaços”, detalhou Lucas Aribé.