Vereadores de estados do Nordeste visitam a CMA para troca de experiências

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 24/05/2019 16h10, última modificação 24/05/2019 16h10
Vereadores de estados do Nordeste visitam a CMA para troca de experiências

Foto: Heribaldo Martins

Na tarde desta sexta-feira, 24, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), recebeu a visita de parlamentares nordestinos que vieram participar do 2° Congresso Brasileiro de Vereadores. O evento é realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB) e pela União de Vereadores e Câmaras de Sergipe (UVCS), e o encontro em questão serviu para uma troca de experiência entre os poderes.

Thiaguinho frisou a importância do bom relacionamento entre os poderes e do 2° Congresso Brasileiro de Vereadores. Além disso, defendeu a união entre os vereadores nos estados. “A troca de experiências é fundamental. O Congresso é de suma importância para qualificação do mandato do vereador, se aproximando da população, qualificando-se e aprendendo leis e funções legislativas. Fizemos questão de chamar vereadores da Bahia e de Alagoas para fazer o intercâmbio. Os vereadores precisam desta união em todos os estados brasileiros”, disse ele.

Vários parlamentares de diferentes estados do Nordeste estiveram presentes. O superintendente da União de Vereadores para o Nordeste e parlamentar em Murici (AL), Anísio Amorim, agradeceu pelo convite e convidou o presidente interino da CMA para participar de Congresso em Pernambuco, este ano.

“É com muito prazer que estou visitando a Câmara de Vereadores de Aracaju, a pedido do presidente em exercício Thiaguinho Batalha. Foi com muita participação que participei do evento aqui em Aracaju nesta semana. É importante essa relação, para que os vereadores se qualifiquem ainda mais e tenham a oportunidade de receber a Câmara, onde fomos muito bem recebidos. Já fizemos o convite ao presidente Thiaguinho, para que compareça a Pernambuco em junho, para o Encontro Estadual dos Vereadores de Pernambuco”, afirmou.

O vereador Fernando Malta, do município de Capela (AL) e superintendente da União dos Vereadores do Brasil em Alagoas (UVB-AL), defendeu a maior aproximação dos parlamentares com o povo. “É de suma importância esse compartilhamento de conhecimento e ideias, para o aperfeiçoamento do vereador. Estou superintendente da UVB em Alagoas e já participamos de encontros em Maceió, Rio Grande do Sul, Brasília e Rio Grande do Norte. É importante o fortalecimento do Legislativo, mostrando ao vereador o que e como fazer. O vereador é a primeira pessoa perto do povo, é dele que o povo cobra, e o seu aperfeiçoamento ajuda muito”, lembrou.

A maior participação das mulheres no cenário da política também foi uma das pautas. Quem defendeu a aproximação foi a presidente da Uveal Mulher e vereadora em Piaçabuçu (AL), Loura Amaral: “Viemos a Aracaju para este grande evento e percebemos que há uma grande troca de conhecimento entre os vereadores. Inclusive, clamamos por participação feminina. É disso que precisamos, que a mulher se torne ainda mais próxima do Legislativo. Nós chamamos as mulheres a participar da política, precisamos deste toque para melhorar cada vez mais o parlamento”.