Vereadores de Aracaju tomam posse para exercer mandato de 2025 a 2028
Nesta quarta-feira (01/01), 26 vereadores tomaram posse para exercer mandato de 2025 a 2028, na 44° legislatura, em Aracaju. A solenidade de posse ocorreu no Teatro Tobias Barreto e reuniu autoridades e familiaresNeste mandato, a Câmara de Aracaju ganhou mais 02 novos vereadores, justificado pelo aumento do tamanho populacional da cidade.
. Em Aracaju, o vereador mais votado foi o atual presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), com 11.120 votos, seguido pelo vereador Breno Garibalde (Rede), 7.834 votos e Moana Valadares (PL), com 7.216 votos. Inclusive, ela também foi a mulher mais votada para assumir o mandato. Neste mandato, a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) será a mais jovem, com 23 anos.
O presidente reeleito da Casa Parlamentar, vereador Ricardo Vasconcelos, destacou que " todos temos a mesma missão e objetivo, que é tornar Aracaju uma cidade próspera, acolhedora, que realmente transborda o sentimento de qualidade de vida, de segurança, e não só na retórica, no discurso. Por isso que temos procurado reunir forças e fazer uma discussão muito madura em tudo aquilo que interessa à cidade. As questões políticas, as questões que não interessam a boa política em si, a gente tem deixado de lado, mantendo sempre o compromisso e a lealdade com todo o nosso povo".
O segundo vereador mais votado da capital, Breno Garibalde, pontuou que " a responsabilidade é muito maior. Mas, muito feliz com o resultado. Quase 8 mil votos, o segundo mais votado. É fruto do reconhecimento de um trabalho que a gente fez na Câmara de Vereadores. Sempre lutando pelo meu ambiente, lutando pela nossa cidade, para que cresça de maneira organizada. A pauta animal também é muito forte. Então, iremos continuar com esse trabalho, defendendo a população".
A vereadora mais jovem eleita vereadora em Aracaju,Thannata da Equoterapia, disse que " é uma emoção muito grande. Fui eleita a vereadora mais jovem de Aracaju. Então, eu sei a responsabilidade que a gente vai ter durante o nosso mandato. São quatro anos de muita luta. A gente vai representar justamente quem mais precisa: as pessoas com deficiência e as mães atípicas, até porque é uma causa nossa. Há mais de três anos que a gente cuida dessas pessoas através da equoterapia".
A vereadora Moana Valadares, uma das 04 vereadoras dessa legislatura e a mulher que mais recebeu votos, disse que " é muito bom trazer essa presença feminina na Câmara de Aracaju. Eu creio que a mulher tem uma sensibilidade que deve ser explorada na política também. Tem uma forma de sentir as coisas de uma forma diferente. E a gente precisa, cada vez mais, de mulheres engajadas politicamente, que gostam de política de verdade, que têm paixão pela política .Então, eu acredito e tenho muita vontade de poder ser uma inspiração para outras mulheres também se engajarem nesse propósito".
O vereador Lúcio Flávio, que será o presidente da frente parlamentar em defesa da vida e da família disse que "esse é o meu primeiro mandato, com quase 4 mil aracajuanos que escolheram pela pauta, em defesa da vida e da família. Não é à toa que eu fui escolhido pra ser presidente dessa frente parlamentar. Então, a gente está com uma expectativa muito positiva, mantendo uma ligação direta com a população, com o povo e gente acredita que a Aracaju vai tomar um novo destino a partir de agora".
O vereador Iran Barbosa, que retorna a Casa Parlamentar para o seu quarto mandato, disse que " a sensação é de satisfação, mas também de muita responsabilidade. Mais uma vez, o povo de Aracaju me conduz para representá-lo na Câmara Municipal e acho que essa é uma responsabilidade muito grande. . A expectativa é, como sempre, de muito trabalho, mas também que nós tenhamos uma legislatura muito produtiva, uma legislatura, claro, de embates, de debates, de marcação de posições políticas, ideológicas, mas a expectativa é que cada parlamentar tenha a verdadeira noção da responsabilidade que tem, qual é a importância do cenário da Câmara Municipal para uma cidade como Aracaju, com respeito aos princípios da constituição".
O vereador Binho, que é um dos vereadores negros da Casa Parlamentar, foi reeleito e disse que "a expectativa é as melhores possíveis, continuar o trabalho, forte, firme, de continuidade nas comunidades e nos bairros. Esse é nosso papel, nosso dever, fiscalizar o máximo que for preciso e buscar sempre a melhoria para o nosso povo aracajuano".
O vereador Levi Oliveira, que está em seu primeiro mandato e está entre os 10 vereadores mais votados disse que " chegamos agora na Câmara dos vereadores e que façamos um mandato muito transparente, sempre na busca do melhor para Aracaju e é isso que a gente espera. Minha pauta principal é a geração de emprego e renda, com qualificação profissional".
A vereadora Selma França, primeira mulher eleita pelo PSD como vereadora em Aracaju, disse que " isso é muito tão gratificante para nós e para o nosso partido. Eu espero cumprir com tudo aquilo que eu prometi ao meu povo durante a campanha".
A vereadora Sônia Meire, que havia assumido o mandato de Linda Brasil na legislatura passada e agora, foi eleita, destacou que " vamos dar continuidade ao nosso trabalho na defesa da população aracajuana, combatendo todas as formas de exploração e de opressão que existam na cidade. Então, a nossa luta vai continuar. O parlamento brasileiro tem poucas mulheres. É muito importante representar a maior parte das mulheres de Aracaju, mulheres trabalhadoras, as mulheres periféricas, as mulheres que lutam todos os dias para sobreviver. Como uma feminista, a nossa luta permanecerá sempre por dignidade, por direito e contra todas as formas de violência que as mulheres sofrem".
O vereador Nitinho, que vai para o seu 7° mandato como vereador, disse que "vou trabalhar agora para fazer um mandato realmente voltado mais ainda para o povo de Aracaju e acompanharemos a futura prefeita Emília Corrêa, tentando ajudá-la a fazer uma gestão a altura do povo de Aracaju".