Vereadores comemoram lançamento do Programa Município + Cidadão

por Danilo Cardoso — publicado 18/10/2019 09h14, última modificação 18/10/2019 09h14
Vereadores comemoram lançamento do Programa Município + Cidadão

Foto: Heribaldo Martins

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, lançou na capital sergipana o Programa Município + Cidadão, além de entregar 46 veículos para 39 cidades sergipanas. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, na sede da Prefeitura de Aracaju contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), do vice-presidente, Thiaguinho Batalha (PMB), e do líder do prefeito na Câmara, Vinicius Porto (DEM), Juvêncio Oliveira (DEM), Palhaço Soneca (Sem Partido) e Dr. Gonzaga (MDB).

O programa Município + Cidadão visa transformar a vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social através do incentivo da cultura, do esporte e do desenvolvimento social. Um dos critérios exigidos pelo Ministério é a realização de Jogos Escolares municipais. Também foi anunciando na solenidade a Bolsa Atleta Estudantil, onde cinco mil estudantes de todo Brasil serão beneficiados com R$ 300 mensais.

Anunciando diversas atividades que beneficiarão diretamente à população, o ministro Osmar Terra visa combater a vulnerabilidade social com incentivos aos municípios. “É comprovado que a diminuir do consumo de drogas e da violência se dão quando trabalham os jovens no contra turno escolar. Iremos premiar os municípios que estarão desenvolvendo ações no esporte, realizando concursos musicais, dança e audiovisual, além de adquirir produtos de agricultura familiar”.

Para o presidente da Câmara, Aracaju já havia ganhado um prêmio em 2018 através da aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar. “O ministro veio lançar o programa Município + Cidadão e Aracaju já atende os pré-requisitos, sendo premiado em 2018 com o projeto ‘Cultivando Cidadania’, ficando na primeira colocação na Região Nordeste. Fico muito feliz em saber que Aracaju está sempre à frente e inovando”, salientou Nitinho.

O vereador Juvêncio Oliveira ressaltou a satisfação de poder participar da solenidade. “É com muita satisfação que participo desta solenidade que beneficia não só Aracaju, como também várias cidades do interior. Este projeto é uma forma de acolhimento da sociedade, principalmente, aos que mais necessitam do Poder Público Federal. Aracaju tornou-se hoje um modelo para todo o Brasil”.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que a cidade atende aos pré-requisitos do programa. “O ministro Osmar Terra vem trazer uma mensagem muito importante para todo Sergipe e escolheu a cidade de Aracaju para sediar este evento. Serão entregues ônibus e carros para diversas cidades do interior, sendo que Aracaju foi contemplado no início do ano e está funcionando devidamente. Aracaju se encaixa em todos os pré-requisitos do novo programa Município + Cidadão”.

Presença

Também participaram da solenidade o governador Belivaldo Chagas; os deputados federais Fábio Reis e Laercio Oliveira; os deputados estaduais Capitão Samuel e Diná Almeida; vereadores, secretários municipais e estaduais; e prefeitos de várias cidades sergipanas.