Vereadores comemoram convênio entre PMA e Tribunal de Justiça

por Danilo Cardoso — publicado 19/02/2018 12h50, última modificação 20/02/2018 00h13
Vereadores comemoram convênio entre PMA e Tribunal de Justiça

Foto: Gilton Rosas

Com o intuito de preparar a Capital sergipana para o futuro através do uso da tecnologia, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) assinaram nesta segunda-feira, 19, um convênio para que o executivo utilize a rede de fibra ótica do judiciário favorecendo a população. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), prestigiou a solenidade ao lado dos vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Dr. Gonzaga (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Professor Bittencourt (PCdoB) e Zezinho do Bugio (PTB).

O termo de cooperação entre os Poderes executivo municipal e Judiciário será voltado para aperfeiçoar o processamento de dados da Prefeitura melhorando os serviços prestados para a população de uma forma geral, já que a fibra ótica irá contribuir para a integração das informações nas áreas da saúde, educação e segurança pública, principalmente no monitoramento das câmeras de segurança e no trânsito.

Destacando o pioneirismo do Tribunal de Justiça sergipano no uso de fibra ótica no Brasil, o presidente do órgão, desembargador Cezário Siqueira, demonstrou sua satisfação em contribuir para o crescimento da cidade. “Começamos nos investimentos na área da tecnologia da informação na década de 80 e até hoje estamos avançando atingindo 100% em virtualização dos processos iniciados. Em termos de fibra ótica abrangemos quase toda Grande Aracaju aumentando a velocidade na transmissão de dados”.

O prefeito Edvado Nogueira agradeceu o gesto do Tribunal de Justiça em ceder à rede de fibra ótica para que a Prefeitura de Aracaju pudesse melhorar a transmissão de dados e proporcionar uma melhor qualidade de vida. “Aparentemente parece ser um gesto pequeno, mas trará um avanço muito grande para a cidade porque sem a tecnologia da informação não temos como pensar em cidade inteligente. As escolas poderão ser informatizadas, os dados da Rede de Saúde serão sincronizados e Guarda Municipal e a SMTT terão acesso a informação mais rápida”.

O presidente da CMA, Nitinho, elogiou a parceira entre os Poderes que trarão muitos benefícios para a população. “Toda cidade moderna necessita do uso da fibra ótima onde trafegam os dados mais rápido e de forma segura. Esta parceria irá melhorar a área da educação, a área da saúde, o servidor público em geral e o monitoramento das câmeras de segurança espalhadas pela cidade”.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, Professor Bittencourt, declarou que o termo de cooperação será um passo importante na construção de uma cidade inteligente. “A chamada cidade inteligente e criativa só será possível graças à cooperação entre os poderes ampliando a oferta de serviços da Prefeitura, em especial em setores muito importantes a exemplo da saúde, educação e segurança”.

Comemoraram a assinatura do convênio os vereadores Dr. Gonzaga e Bigode do Santa Maria. “Com este convênio a Prefeitura vai poder proporcionar uma melhor qualidade nos serviços para a população”. Da mesma opinião compartilhou Bigode. “Com a utilização da fibra ótica a interligação das unidades de saúde e da rede de educação irá contribuir muito na prestação dos serviços”.

“Quem ganha com isso é a população porque todos os serviços prestados pela Prefeitura serão otimizados. Além disso, o circuito de monitoramento da cidade ajudará em transformar a cidade mais segura”, declarou o vereador Fábio Meireles. A celeridade das informações no favorecimento da mobilidade urbana foi o que destacou o vereador Zezinho do Bugio. “As câmeras espalhadas pela cidade irão proporcionar mais segurança para as pessoas”.