Vereadores celebram os 162 anos de Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 17/03/2017 13h10, última modificação 13/11/2017 13h09
Vereadores celebram os 162 anos de Aracaju

China Tom

Do alto da Colina do Santo Antônio, na igreja onde tudo começou há 162 anos, foi celebrada a tradicional missa em homenagem ao aniversário de Aracaju pelo arcebispo metropolitano Dom João José Costa, nas primeiras horas desta sexta-feira, 17. O ato religioso contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e dos parlamentares Professor Bittencourt (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Américo de Deus (Rede), Zezinho do Bugio (PTB), Bigode do Santa Maria (PMDB), Jason Neto (PDT) e Dr. Gonzaga (PMDB).

 

Também participaram da celebração da fé católica o prefeito da Capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB); a vice prefeita, Eliane Aquino (PT); o governador da Estado, Jackson Barreto (PMDB); o vice governador, Belivaldo Chagas (PMDB); além de secretários, autoridades e pessoas comuns. Após a missa, as homenagens foram dedicadas ao fundador benemérito de Aracaju, Inácio Barbosa, na Praça que leva o mesmo nome, localizada Avenida Ivo do Prado.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju mostrou toda sua satisfação em poder estar contribuindo com o crescimento da cidade à frente do poder legislativo. "Estamos ajudando a escrever a história iniciada por Inácio Barbosa há 162 anos. Sou um conhecedor da realidade de diversos bairros da cidade, onde tenho uma história de vida nos meus cinco mandatos. Parabéns a Aracaju e principalmente aos aracajuanos que vem dando sua contribuição", comentou o vereador Nitinho.

Em seu discurso durante a solenidade, o prefeito da Capital comentou sobre o desafio enfrentado por Inácio Barbosa para transferir a Capital para Aracaju. "Aqui era um povoado infestado por epidemia, mesmo assim, com um visão futurista, Inácio Barbosa elevou Aracaju a Capital de Sergipe e nem pode desfrutas das suas benefíces, já que morreu sete meses depois. E nos temos a obrigação
de cuidar desta cidade", frisou Edvaldo Nogueira.

Para o celebrante do ato religioso, Aracaju é uma cidade onde todos se orgulham de morar. "Nos orgulhamos de viver na menor e em uma das mais novas Capitais brasileira pelos indices favoráveis, como uma das menores desigualdades sociais, menos indice de fumante e um dos melhores indices de hábitos saudáveis", destacou o acerbispo metropolitano, Dom João José Costa.

Vereadores

Se espelhando nas palavras do prefeito de Aracaju, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) parabenizou a cidade. "Nos temos que trabalhar para retomar o crescimento da cidade com responsabilidade e empenho. Para isto fui eleito e é atrás da construção de melhorias na zona norte, em especial, que estamos pautando o nosso mandato", disse o parlamentar.

Deixando transparecer a felicidade de participar das comemorações aos 162 anos de Aracaju, vereador Américo de Deus (Rede) destacou a cidade como acolhedora. "Sou muito feliz em residir nesta cidade que além de acolhedora é formado por pessoas trabalhadoras que tem orgulho de morar aqui. Estarei direcionando minhas ações para as questões sistémicas, sem politicagem", destacou.

Obelisco

Na Praça Inácio Barbosa, mais conhecida como Mini Golf, localizada na Avenida Ivo do Prado, bairro São José, está erguido o monumento dedicado ao fundador benemérito de Aracaju, Inácio Joaquim Barbosa. Em sua homenagem, foi acesso uma pira pelo prefeito, através do fogo conduzido pelo estudante Genilson Júnior e depois depositada uma cora de flores. A banda marcial do 28 BC e os soldados da Polícia Militar completaram as homenagens.