Vereadores aprovam PL que defende reutilização de pneus na arborização da cidade

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/06/2020 08h40, última modificação 04/06/2020 08h43

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã da quarta-feira, 3, durante a 31º Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Anderson de Tuca (PDT) apresentou o Projeto de Lei nº 233/2018 de sua autoria, que dispõe sobre a reutilização de pneus empregados como matéria-prima na plantação de mudas em espaços públicos no município de Aracaju. A propositura foi apreciada e aprovada em primeira instância pelos demais parlamentares da casa.

Segundo Anderson, a PL discutida foi elaborada com vista aos problemas ambientais enfrentados atualmente, os quais, são ocasionados em sua maioria pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, como pneus. Quando deixados em vias públicas, estes materiais acumulam água e lixo, servindo de habitat para proliferação de doenças que afetam a população há tempos, como por exemplo, a dengue. Além disso, os pneus muitas vezes são incinerados pela população, trazendo danos irreparáveis para a atmosfera – diante da emissão de grandes quantidades de gases tóxicos e fuligem no ar.

O vereador Anderson de Tuca elucida que, diante desta situação é necessário instituir em âmbito municipal, a reutilização destes pneus de forma criativa, dentro de um contexto socioambiental que traga a reciclagem das rodas como matéria-prima, na plantação de mudas em praças e demais áreas que careçam de arborização. Além disso, reforça que a iniciativa não trará custos à Prefeitura, que por sua vez, fará seu papel na conscientização do povo aracajuano, através do estímulo para a reutilização de materiais descartáveis.

“Na semana do meio ambiente, precisamos voltar o nosso olhar para a natureza e reconhecer que precisamos cuidá-la para ter um futuro melhor. O nosso projeto se volta para que a Prefeitura possa fazer com que a ideia da reutilização de pneus na arborização se solidifique, pois, muitas vezes esse material é descartado de forma desastrosa e causa prejuízos gravíssimos para a sociedade. O projeto não traz custos e sim benefícios, pois colabora com o visagismo da cidade, além de trazer uma consciência ambiental ao cidadão de descartar os pneus de forma adequada, com a disponibilização de pontos de coleta distribuídos nos pontos principais do município. As pessoas precisam entender seu papel diante da sociedade, tornando a prática da reciclagem rotineira em seu cotidiano. Nada mais justo do que dar um empurrão nisso, tornando a gestão municipal mais responsável para o despertar desta iniciativa”, elucida o parlamentar..

O Projeto de Lei nº 233/2018 tem como bases a resolução nº 416, de 30 de setembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio ambiente – CONAMA, bem como a Lei nº 12.305, de 2 agosto de 2010, que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos. A vereadora Emília Correia e o vereador Lucas Aribé foram dois dos parlamentares que subscreveram ao projeto e teceram considerações positivas ao PL do vereador Anderson de Tuca.

“Gostaria de parabenizar ao vereador pelo projeto, que além de despertar a consciência ambiental na cidade, desperta também o toque artístico com a reutilização dos pneus como objeto de decoração e arborização da cidade, a exemplo de vários municípios do país que já realizam essa prática. O projeto foi bem colocado, diante da retirada recente das árvores para a duplicação da Avenida Hermes Fontes. Trará com certeza mais oxigenação para cidade e mais cuidado com o meio ambiente”, reforça Emília Correia.

“Felicito o vereador pelo PL e digo que é extremamente representativo para a comunidade aracajuana. Anderson é um parlamentar que qualifica o seu mandato com projetos relevantes, a exemplo deste, que traz a questão ambiental em foco e estimula o reaproveitamento de itens que possuem difícil degradação no meio ambiente, reaproveitando-os de maneira digna e em benefício da sociedade”, endossa Elber Batalha.