Vereadores acompanham reinauguração do Centro de Convenções
Mais um passo foi dado em Sergipe para a retomada do desenvolvimento da economia e do turismo com a reinauguração do Centro de Convenções de Sergipe nesta segunda-feira, 9. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e outros parlamentares acompanharam a entrega do principal espaço voltado para a realização de feiras de negócios, exposições e eventos.
O governador Belivaldo Chagas (PSD), entregou o espaço ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e dos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Pastor Diego (PP) e Sargento Byron (Republicanos); além de deputados estaduais, federais, secretários e demais autoridades.
O presidente da Câmara elogiou a infraestrutura do empreendimento onde foram investidos aproximadamente 30 milhões de reais. “Em virtude da pandemia a obra demorou, mesmo assim, temos que parabenizar a iniciativa do ex-governador Jackson Barreto e do empenho do governador Belivaldo Chagas que está entregando este grande empreendimento a sociedade. Em nome de Seu Mamede, que é um grande empresário que administra diversos shoppings pelo país e outros empreendimentos no nosso país, veio abraçar o Centro de Convenções de Sergipe”, disse Nitinho.
O ministro do Turismo destacou a infraestrutura do Centro de Convenções e o investimento realizado pelo Governo Federal. “Um equipamento desse porte mostra que o Governo Federal está acabando com o estoque de obras inacabadas, priorizando as entregas e a responsabilidade com o dinheiro público. Estamos terminando as obras inacabadas para que a população tenha o uso de um bem perene. Para funcionar o Centro de Convenções será feita uma PPP e este é o papel do Governo, deixar de atrapalhar os empresários, assim gerando empregos”, declarou.
O governador Belivaldo Chagas comentou sobre a luta para concluir a obra de ampliação do Centro de Convenções. “Nossa luta foi grande e finalmente chegou o dia D. Agora temos um Centro de Convenções ampliado e com capacidade para 8.500 pessoas em pé e 6.500 pessoas sentadas. É bom frisar que estamos entregando a estrutura física pronta, mas, no decorrer da obra nós fizemos uma Parceria de Público Privado e hoje a empresa irá receber oficialmente a gestão do local pelo período de 30 anos, mais um investimento de 10 milhões de reais para equipar”.
Vereadores
O vereador Fabiano Oliveira (PP), que é o presidente da Frente de Turismo da Casa Legislativa e diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), reforçou a importância do espaço para potencializar a economia do Estado. “Eu não tenho dúvidas que vários setores serão movimentados com o Centro. Ao lado nós temos também o Teatro Tobias Barreto, dois locais que atraem feiras, congressos, eventos e assim irão gerar mais emprego e renda para todos os sergipanos. Essa reinauguração marca uma nova fase para o turismo de negócios de Sergipe”, comentou.
Pastor Diego (PP) falou da importância da entrega da obra. “A reinauguração do Centro de Convenções é fundamental para que Sergipe volta a rota de grandes eventos no Nordeste. Esta obra se arrastava há muitos anos e teve a participação fundamental do Governo Federal, Governo Estadual para que pudesse sair do papel, quem ganha com isso são os empresários e a população”.
O vereador Sargento Byron (Republicanos) destacou a retomada do turismo de eventos. “O turismo de eventos em Sergipe vai ter sua retomada com este empreendimento que vai acolher tudo e a Parceria Público Privada vai fazer com que o governo deixe de investir diretamente e colocar o dinheiro em outras áreas”, frisou.
Obra
O Centro de Convenções de Sergipe, após reforma, passa a ter cerca de 14,1 mil metros quadrados de área construída e 23,2 mil metros quadrados de área total. A obra teve investimentos totais de R$ 29.678.421,87, entre recursos federais e estaduais. O local dispõe de 196 vagas de estacionamentos, das quais 130 são cobertas.
O centro conta com acessibilidade com elevador, escada rolante e sistema de refrigeração que serão instalados pela empresa vencedora do processo de concessão; além de espaço reservado para cafeteria e livraria. Já o pavimento superior terá cinco auditórios, com um espaço multiuso com capacidade para 600 novos assentos, além de restaurantes, coworking, escritórios, estações de trabalho, espaço para turismo-cultural e espaço connected (transmissões de eventos virtuais).