Vereadores aprovam criação da Área de Proteção para Ciclismo

por Fernanda Sales — publicado 28/08/2017 08h25, última modificação 28/08/2017 13h02
Vereadores aprovam criação da Área de Proteção para Ciclismo

Foto: Heribaldo Martins

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), juntamente com os vereadores Jason Neto (PDT), Professor Bittencourt (PCdoB), Thiaguinho (PMB), Isac Silveira (PCdoB), Anderson de Tuca (PRTB) e Kitty Lima (Rede), participaram na manhã desta segunda-feira, 28, da solenidade de assinatura do Decreto para a criação da Área de Proteção para a prática de Ciclismo. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloisio Campos e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, esse decreto beneficiará muitos ciclistas de Aracaju. “Parabenizo o secretário de Esporte e o superintendente da SMTT pela grande parceira que estão fazendo. Os dois vêm usando criatividade em meio a essa crise econômica. Esse decreto é um incentivo para a prática de atividade física e o fortalecimento do esporte. Nada melhor do que reservar uma área como aquela na Orla da Atalaia para beneficiar os ciclistas que precisam de um lugar para fazer seus treinamentos”, destacou.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a prefeitura vem mantendo um diálogo permanente com os ciclistas. “Percebemos a necessidade de reservar um local para eles. Então decidimos que em alguns dias da semana reservaremos cerca de 2,5 km, desde o antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário. Em horários determinados os ciclistas poderão utilizar a área sem nenhum problema, pois uma das questões para tomarmos essa decisão é a segurança que os ciclistas terão”, disse o prefeito.

O vereador Anderson de Tuca frisou que esse projeto valoriza o esporte e espera que não só os ciclistas sejam beneficiados. “Espero que essas ações possam se estender também para as pessoas que realizam caminhadas e corridas. O prefeito acerta nessa atitude e espero que algumas ciclovias de Aracaju também sejam recuperadas”.

“Todas as ações que a administração municipal vem tomando é, sobretudo, voltadas para a qualidade de vida. E essa ação vem ao encontro dessa lógica para que a prática do ciclismo, tanto profissional quanto amadora, seja realizada da melhor forma possível”, ressaltou Isac. Os vereadores Jason Neto, Thiaguinho, Professor Bittencourt e Kitty Lima também elogiaram e parabenizaram a prefeitura pela iniciativa do decreto.

Segundo o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, esse projeto consiste na interdição de uma área da Orla para acesso exclusivo dos ciclistas nos dias de terças e quintas das 4h30 às 6h30 da manhã e aos sábados das 5h às 10h da manhã. “Este é um projeto que tem também como finalidade reduzir os acidentes envolvendo ciclistas, além de fomentar a prática de atividade física na área do ciclismo”, informou.

O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, afirma que esse é um marco para o ciclismo em Aracaju. “Os ciclistas terão a liberdade de praticar seu esporte sem ter que se preocupar com os veículos e outros tipos de transportes, trafegando com tranquilidade e segurança”, finalizou.