Vereadora professora Sonia Meire defende recursos federais para garantir transplante de órgãos

por Priscila Viana, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 27/09/2023 10h43, última modificação 27/09/2023 10h43

Foto: Gilton Andrade

A vereadora professora Sonia Meire (PSOL) defendeu a ampliação de investimentos públicos para garantir o transplante de órgãos às pessoas que estão na fila de espera, durante a Tribuna Livre realizada na manhã dessa terça, 26, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A Tribuna dessa terça contou com a presença do presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), Elvis Cavalcante.

“A questão do transplante de órgãos é muito delicada e precisa ser prioridade no nosso sistema público de saúde. Além de ações de educação voltadas à promoção da saúde, precisamos também defender que recursos públicos federais sejam destinados à garantia dos transplantes necessários”, afirmou a vereadora.

Sonia Meire também destacou a importância dos Hospitais Universitários para o fortalecimento do sistema público de saúde. “A saúde pública só será efetiva se barrarmos as tentativas de privatização. Defender o nosso Hospital Universitário e os outros hospitais públicos deve ser prioridade em Sergipe, pois são centros de referência. A nossa Gabineta está à disposição para essa causa que não é só nossa, mas também de toda a sociedade”, complementou.

De acordo com o presidente da Arcrese, Elvis Cavalcante, há atualmente em Sergipe cerca de 1500 pacientes em tratamento e mais de 130 pacientes transplantados. Além disso, Sergipe conta com apenas dois locais habilitados para a realização de cirurgia de transplantes de órgãos: o Hospital Universitário e o Hospital Cirurgia.