Vereadora Linda palestra para trabalhadores/as dos Shoppings

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 18/03/2021 08h15, última modificação 18/03/2021 08h19
Vereadora Linda palestra para trabalhadores/as dos Shoppings

Foto: Assessoria da parlamentar

A convite dos/das trabalhadores/as, a vereadora Linda Brasil (PSOL) recebeu o convite para palestrar para a equipe de funcionários/as dos Shoppings Jardins e RioMar, na tarde desta terça-feira, 16, com o tema “A importância do respeito à diversidade nas relações interpessoais”.

A parlamentar ressaltou a pertinência da questão, uma vez que os shoppings têm uma grande rotatividade. Por isso, é muito importante tratar desse tema com toda a equipe, para que todas as pessoas sejam respeitadas em sua singularidade, e, dessa forma, enfrentemos a LGBTfobia institucional.

Linda ainda refletiu sobre como a transfobia institucional e estrutural, leva muitas mulheres trans a terem como única alternativa de sobrevivência a prostituição, além da invisibilidade em diversos espaços de poder, como ela mesma sofreu quando era estudante na UFS. A parlamentar conta que foi através da sua experiência, do período em que seu nome social não foi reconhecido pela universidade, e após mover processo contra a instituição, que algumas conquistas foram efetivadas. “A partir do processo contra a universidade, hoje tem uma portaria que regulamentou o uso do nome social, e do respeito à identidade de gênero de todas as pessoas trans e travestis”, informou.

Hoje, 7 anos depois, já passaram mais de 40 pessoas pela universidade, nessa luta, ocupando esses espaços, seja na Academia, na Arte ou na Política. São essas pessoas que contribuem para a desconstrução de estereótipos e estigmas que invisibilizam essas corpas.

“Como me perguntaram o significado de cada letra na sigla LGBTQIA+ (pode parecer óbvio, mas muita gente ainda não sabe), deixo, aqui, um conceito bem breve de cada letra que, no fundo, é muito mais do que isso, porque somos seres únicos e temos nossas próprias identidades. Por isso, o "+", também da sigla, é que tende a crescer a cada dia.”, elucidou Linda.

Na ocasião, Linda explicou as siglas LGBTQIA+ e seu significados. Ao longo da palestra, a vereadora e ativista falou dos avanços que a população LGBTQIA+ teve, como a retificação do nome e a criminalização da Lgbtfobia. Ela acrescenta que, quando o assunto é sexualidade, diversidade e gênero, todas, todos e todes sempre têm o que aprender.