Vereadora Linda Brasil lança nota sobre retorno às aulas presenciais

por Anderson Muniz, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 15/01/2021 11h10, última modificação 15/01/2021 15h49
Vereadora Linda Brasil lança nota sobre retorno às aulas presenciais

Foto: Assessoria do parlamentar

A vereadora Linda Brasil (Psol) repudia o retorno às aulas presenciais anunciado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), na quarta-feira, 13. "Achamos inoportuna e irresponsável essa decisão que levará à aglomeração de profissionais da Educação, crianças, jovens e adolescentes em um momento de aumento do número de casos de infecção e morte por Covid-19 na capital", afirmou.
Até o momento Sergipe registrou mais de 124.270 casos de infecção da doença e mais de 2.590 mortes. Até o momento, Aracaju responde por mais de 50% desses casos de infecção e 36% dos óbitos no estado.
Os professores da rede não se sentem seguros em relação ao conhecimento das medidas, protocolos sanitários e plano de vacinação, consequentemente estarão expostos a um contexto de "normalização" da doença e negação da existência do vírus, demonstrados no período de flexibilização, com a abertura e funcionamento do comércio, juntamente com as festas de fim de ano.
Infelizmente, como as autoridades nos níveis federal, estadual e municipal acabaram optando por não formar uma rede de proteção das vidas humanas, buscando pactos com o setor econômico que garantissem medidas eficientes de proteção, isolamento social e renda básica para as pessoas mais vulneráveis, o número de casos aumenta.
Vale lembrar que as consequências do funcionamento presencial das escolas e universidades não se restringem à zona intramuros, para dentro de seus portões, de modo que estudantes, seus familiares e toda a comunidade ficam expostas aos riscos.
Entendemos que este não é o momento para o retorno das aulas presenciais. Essa medida pode colocar em xeque a saúde e a vida de milhares de pessoas. Por isso, esperamos que o Senhor Prefeito reveja seu posicionamento, ouça o Sindicato dos Professores, invista em mecanismos remotos e tenha a sensibilidade humana de perceber que ainda não é possível um retorno seguro às aulas presenciais