Vereador Vinícius Porto enfatiza importância da expansão da Rede de Acolhimento em Saúde Mental em Aracaju

por Iris Valéria de Azevedo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador Vinícius Porto enfatiza importância da expansão da Rede de Acolhimento em Saúde Mental em Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju em ampliar a rede de acolhimento a pessoas com transtornos psicológicos e em sofrimento demonstra o compromisso da atual gestão em atender às necessidades da população de forma integral. É o que avalia o vereador Vinícius Porto ao referir-se à construção da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo III David Capistrano Filho, localizada no bairro 17 de Março. Para o parlamentar, essa iniciativa representa um marco significativo na expansão dos serviços de saúde mental na cidade.

Para Vinícius Porto, a atenção à saúde mental é um aspecto crucial da administração pública, refletindo o compromisso em cuidar do bem-estar emocional e psicológico dos cidadãos. “A ampliação da rede de acolhimento evidencia que a Prefeitura está atenta às demandas da população, priorizando áreas sensíveis que requerem apoio especializado”, enfatiza Vinícius ao frisar que a nova sede do Caps simboliza a abordagem proativa da Prefeitura em atender às necessidades dos aracajuanos. “A construção desse novo espaço é uma prova tangível de que a gestão municipal tem sido ativa em toda cidade, direcionando esforços para áreas que mais necessitam de intervenção e suporte”, afirma Vinícius.

Vinícius Porto ressalta a importância de proporcionar locais adequados e acolhedores para o tratamento e o acompanhamento de pessoas com transtornos psicológicos, criando ambientes que promovam a saúde mental e contribuam para a qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias. O vereador enfatiza que a saúde mental é uma pauta prioritária e deve ser tratada com sensibilidade e eficácia.

Para viabilizar a obra, a gestão municipal investe R$ 4.011.705,45. O Caps vai contar com consultórios, salas de acolhimento, observação, observação acessível, acolhimento noturno, de reuniões, de técnicos, posto de enfermagem, arquivo, espaço de vivência, auditório, almoxarifado, oficina, sanitários, copa e estacionamento.

Centro de Atenção Psicossocial


Caps III David Capistrano Filho é uma unidade direcionada ao atendimento multiprofissional da população adulta, em sofrimento mental considerado severo e/ou persistente.

O Caps oferta atendimento coletivo e individual, atividades em grupo, oficinas, atividades externas, práticas corporais e expressivas, dentre outras atividades. Sua equipe técnica é composta por profissionais de diversas categorias, como oficineiros, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, profissionais de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem.