Vereador Sargento Byron tem 4 Projetos de Lei e 1 Moção aprovados nesta terça-feira, 14
Nesta terça-feira, 14, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) teve 4 Projetos de Lei e 1 moção de sua autoria aprovados no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Entre as proposituras, está o PL nº12/2024, de autoria conjunta ao vereador licenciado Nitinho Vitale, que declara o restaurante e casa de show Cariri como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Aracaju.
“Nós vimos uma escola de samba de São Paulo, a X9 Paulistana, reconhecendo a importância da Casa de Forró Cariri, que não é só visitada por sergipanos. Todas as pessoas do Brasil quando vêm a Sergipe não deixam de ir lá. Sendo assim, a gente entende que é um Patrimônio, pois o local tem forró o ano inteiro. Junto com o vereador Nitinho, buscamos trazer para essa Casa a importância do Cariri”, defendeu o parlamentar.
Redação Final
Em Redação Final, foi aprovado o PL nº 425/2023, que dispõe sobre o atendimento preferencial e diferenciado aos profissionais da contabilidade no âmbito das repartições públicas.
“Conversando com os profissionais da contabilidade e com o Conselho Regional da categoria, percebemos que em outras capitais há esse projeto que traz prioridade nas repartições públicas para o profissional no exercício de sua função. Esses trabalhadores contribuem com a arrecadação do município, por isso enxergamos a oportunidade de quebrar um pouco da burocracia para que esses profissionais consigam exercer sua função com plenitude”, explicou.
1ª Discussão
O parlamentar ainda teve dois projetos de lei aprovados em primeira discussão. O PL nº 343/2023, que reconhece de utilidade pública a Associação Team Vini Vôlei Sergipe. E o PL nº 391/2023, que reconhece o Wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município de Aracaju.
Em resposta às dúvidas dos outros parlamentares, Byron explicou que wheeling é uma modalidade esportiva praticada com motocicleta, assim como existe o motocross. A diferença dessa modalidade é que os motociclistas fazem manobras com apenas uma roda.
“Existe em Nossa Senhora do Socorro um local específico para a prática desse esporte. E fui provocado por alguns esportistas aqui em Aracaju para que a gente pudesse tornar essa modalidade reconhecida no município. Existe uma associação que organiza as pessoas que praticam esse esporte, que atentas às regras, podem executá-lo em local determinado e específico. O intuito de reconhecer a atividade é justamente disciplinar e organizar a prática esportiva, para que esse grupo de pessoas esteja de acordo com a legislação”, falou.
Moção
Foi aprovada também uma moção de aplausos ao 3º sargento Silvério Vieira Dantas Junior, ao cabo Alex Costa Andrade e ao soldado Maurício Silva da Invenção, em razão do resgate de um homem em sua residência em chamas. O fato aconteceu no dia 15 de fevereiro, em Cristinápolis.