Vereador Sargento Byron pontua urgência de investimento em aspectos básicos da Segurança Pública
por Jacqueline Vasconcelos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
12/11/2024 13h10,
última modificação
12/11/2024 13h10
O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), ao participar da Audiência Pública de debate do Projeto de Lei 20/2024, de autoria da vereadora Sônia Meire, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), registrou a importância da discussão acerca da segurança pública, evidenciando o olhar para o servidor público.
"A partir deste PL , que propõe a implantação de câmeras corporais nos uniformes dos guardas municipais de Aracaju, precisamos também analisar os impactos reais, tanto na operação dos agentes quanto na segurança e privacidade dos cidadãos, por isso quis colaborar com alguns pontos que acho importante dialogarmos. Muito se fala sobre dignidade e saúde mental, mas ainda é preciso um olhar mais cuidadoso e realista sobre as necessidades diárias e emergenciais para esses servidores, são investimentos nos aspectos básicos antes de se pensar em avanços. Eu, enquanto policial, assemelho as necessidades da guarda municipal à polícia, em que, por anos, vimos policiais exercerem suas atividades com coletes vencidos, com revólver com risco de o tambor cair. Por isso, acredito que a Audiência Pública realizada nesta Casa deve ser o início de uma conversa e mapeamento de urgências, urgências estas que vêm antes do uso de câmeras, por exemplo", justificou Sargento Byron que, junto a parlamentares da Casa, também fez apartes para investimentos em novos armamentos para a Guarda Municipal, destacando a melhora da execução do serviço, da preparação profissional e da condição de trabalho.
Nesse contexto, o parlamentar ainda reforçou a ausência de um Programa Nacional Formal, com diretrizes específicas, além do impacto na operação dos agentes e as questões de privacidade e segurança de dados. "Enquanto representantes da sociedade, precisamos buscar soluções que sejam realistas e sustentáveis, tanto para os nossos agentes quanto para a comunidade. Precisamos ter cautela para que as medidas implementadas realmente fortaleçam o serviço prestado e não se tornem obstáculos para aqueles que trabalham diariamente na linha de frente da segurança pública", concluiu o vereador.