Vereador Sargento Byron participa de reunião sobre direitos da pessoa com fibromialgia

por Jaqueline Reis- Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2024 12h52, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Sargento Byron participa de reunião sobre direitos da pessoa com fibromialgia

Foto: Assessoria do Parlamentar

Dando continuidade às atividades do ano, junto à população aracajuana, o vereador Sargento Byron (Republicanos) esteve na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em diálogo com a diretora de Atenção à Saúde, Janaína Souza Alves, sobre o encerramento do prazo de solicitação da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO) em Aracaju.
Com o prazo de encerramento na quarta-feira, 10, o vereador articulou a reunião como forma de entender os próximos passos e viabilizar um movimento contínuo para a ação. "Fico muito feliz em saber que teremos uma ação contínua de cadastramento para a solicitação da carteirinha, quando o prazo estipulado, neste primeiro momento, é apenas a fase inicial do processo, em que a partir da solicitação, com a conferência dos dados do formulário preenchido, o documento ao ser emitido, os pacientes diagnosticados com fibromialgia passam a ser reconhecidos como pessoas com deficiência e garantem, por exemplo, atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais. Agora, é aguardar a próxima fase de novos cadastramentos, que será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, sendo a emissão por parte da Secretaria Estadual da Saúde", explicou o vereador.
O tratamento de fibromialgia e fadiga crônica foi regulamentado no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2023, em que 12% da população adulta brasileira tem o diagnóstico. No âmbito municipal, Byron é autor do Projeto de Lei 61/2023 , que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência em Aracaju.