Vereador Sargento Byron defende melhorias para a segurança dos agentes de trânsito

por Jacqueline Reis — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador Sargento Byron defende melhorias para a segurança dos agentes de trânsito

Foto: China Tom

O vereador Sargento Byron (Republicanos) colocou em pauta , na Câmara Municipal de Aracaju (CMA),  a segurança dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) no exercício de suas funções. "Trago esse assunto como forma de alerta. Além das notícias dos últimos dias sobre a morte de um agente em São Luís , no Maranhão, também fui procurado por agentes da SMTT , na saída do Forró Caju, para falar sobre o assunto. É essencial que esses agentes públicos tenham reconhecida a periculosidade de suas atividades, uma vez que eles se enquadram nas funções de promoção da Segurança Pública", declarou.
Dentre os pontos conversados e apontados pelos agentes com o  parlamentar , além do papel essencial na organização e segurança das vias, contribuindo para a fluidez do tráfego de trânsito, prevenção de acidentes, além das atividades de proteção de bens, serviços e instalações do município, existe a necessidade indiscutível de investimento em equipamentos de segurança. "Tem sido recorrentes os episódios de violência sofrida pelos agentes de trânsito em todo país. Um trabalho que, muitas vezes, não é avaliado nas entrelinhas da sua vulnerabilidade diante da fiscalização e busca pela ordem. Por isso, trago para a Câmara o pedido de que invistamos em emendas para a aquisição de equipamentos de proteção individual, como colete balístico e armas não letais, além dos EPIs de uso comum, assim como maior investimento em equipamentos eletrônicos , como câmeras de segurança e rádios de comunicação mais eficientes", exemplificou Byron.
Ainda sobre as ações a serem desenvolvidas com o apoio do Poder Executivo, o parlamentar ressaltou: " aproveito para reforçar a importância de que os Poderes Legislativo e Executivo atuem juntos em busca da promoção de conscientização e educação no trânsito, seja através de campanhas ou proposituras. Devemos priorizar a importância do respeito ao agente de trânsito, enquanto figura policial do trânsito, assim como a importância de que as orientações e leis sejam seguidas dentro da sociedade com o objetivo de se reduzir e, até mesmo, eliminar os impactos das atitudes irresponsáveis no trânsito. A gentileza, educação e gratidão fazem sempre diferença em todo trabalho, não seria diferente com os agentes da SMTT", enfatizou.