Vereador Professor Bittencourt entrega título de cidadania aracajuana ao casal de professores e escritores, Beatriz Góis Dantas e José Ibarê Costa Dantas

por Jamile Pavlova- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 24/04/2024 09h34, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Professor Bittencourt entrega título de cidadania aracajuana ao  casal de professores e escritores, Beatriz Góis Dantas e José Ibarê Costa Dantas

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PDT) entregou o título de Cidadania Aracajuana ao casal de professores e escritores, Beatriz Góis Dantas e José Ibarê Costa Dantas, na tarde dessa terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Aracaju.


O parlamentar se diz satisfeito em poder contribuir com uma homenagem tão honrosa para o reconhecimento desse casal.

"Fico muito feliz em ser um instrumento que formalizou essa demanda, eu fui aluno da Universidade Federal de Sergipe, aluno da professora Beatriz, e do professor Ibarê fiz muitas leituras, muitas ouvidas de palestras e seminários. Portanto, fico muito feliz em homenagear essas extraordinárias referências da produção intelectual sergipana. O título de cidadão, a meu ver, é a mais significativa homenagem que essa Casa pode prestar a alguém, alguém que, de fato, tenha uma colaboração para cidade de Aracaju, ou serviços prestados para essa cidade, e esse casal não precisa de muita apresentação para que a gente possa reconhecer as contribuição que eles deram, dão, e darão a nossa cidade", disse Bittencourt.

A homenageada Beatriz Góis Dantas agradeceu ao vereador Bittencourt pela iniciativa da propositura e relembrou momentos de sua trajetória do interior até chegar à capital.
"Minhas palavras são de agradecimento aos senhores vereadores que aprovaram o título como cidadã aracajuana, acatando a propositura do Professor Bittencourt que vem se destacando na sua atuação nesta Casa legislativa a quem expresso um especial agradecimento. Aqui, relembro minha relação com Aracaju, como por exemplo, minhas visitas aos meus avós na época de natal, participava das feirinhas Teófilo Dantas e da procissão de Bom Jesus dos Navegantes (...) Por fim, quero agradecer a todos que vieram nos prestigiar, em especial a minha filha Silvia", discursou Beatriz.
O professor José Ibarê Costa Dantas também recordou momentos especiais e alguns trabalhos que têm Aracaju como cenário.
 
"São 64 anos vividos em Aracaju, acompanhando as mudanças, participando de sua história. Entre as minhas lembranças, recordo de um passeio na rua da frente de onde vi hidroaviões deslizarem nas águas do Rio Sergipe. Falando das minhas pesquisas, meu primeiro objeto de estudo teve como tema a revolta de 24, que nesse ano faz 100 anos, que abalou a população de Aracaju (...) Quero agradecer ao vereador Bittencourt e a todos os presentes pela honra do título de cidadão aracajuano", afirmou o homenageado.

Sobre os homenageados:

Beatriz Góis Dantas nasceu no município de Lagarto/SE, é graduada em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, dedicou-se ao estudo, ensino e pesquisa no campo da Antropologia, tornando-se Mestra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) em 1982. Pesquisou aspectos da cultura, da sociedade e da história de Sergipe e ocupou-se de diferentes temas, como folclore, cultos afro-brasileiros, etno-história indígena, patrimônio cultural e artesanato. Escreveu dez livros e tem dezenas de trabalhos publicados em obras coletivas e revistas especializadas. Atualmente, desenvolve pesquisas e consultoria na área de patrimônio imaterial, tendo integrado o grupo do Iphan que preparou o dossiê sobre a renda irlandesa, reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural do Brasil.
 
Beatriz é casada com o historiador José Ibarê Costa Dantas, que também  é homenageado com a cidadania aracajuana. Ele é  natural de Riachão do Dantas, foi aluno da Faculdade de Direito, do curso de História da Faculdade de Filosofia. Publicou seu primeiro livro, O Tenentismo em Sergipe, em 1974 e ingressou por concurso como professor na Universidade Federal de Sergipe em 1975. Lecionou Sociologia e Ciência Política na Universidade Federal de Sergipe, cursou mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, sendo um dos fundadores e primeiro coordenador do Núcleo de Pós-Graduação de Pesquisa em Ciências Sociais (NPPCS) da UFS.